Sie sind auf Seite 1von 5

Apresentao Com a recente globalizao , e os meios de comunicao e tecnologias cada vez mais aprimorados, fez com que o mercado

se tornasse mais disputado e com isso pequenos pontos porm significantes que revelam o valor como tambm o diferencial das empresas. Um exemplo desses pontos e com certeza o mais importante o modo de conduta da empresa para com as pessoas que tem contato e participa do dia a dia da empresa. E assim que como ferramenta fundamental para a credibilidade da empresa a tica se apresenta, ela que far com que a empresa seja vista como confivel e transparente com todos que a cercam e consequentemente aos futuros contatos. Podemos notar que existe um grande confronto entre filsofos e pesquisadores na tentativa de diferenciar tica e Moral por serem distintas mas ao mesmo tempo muito parecidas.

Origem e Conceitos de Autores Segundo Stukart (2003, p.14), a tica uma palavra que vem do grego ETHOS, que significa estudo de carter, juzo do ser humano e reflete sobre a situao vivida, para ele, A tica no analisa o que o homem faz, como a psicologia e a sociologia, mas o que ele deveria fazer. um juzo de valores, como virtude, justia, felicidade, e no um julgamento da realidade. Aurlio Buarque de HOLANDA (1976)[2], a moral um conjunto de regras de conduta ou hbitos julgados vlidos para qualquer tempo ou lugar, para grupo, ou pessoa determinada. Adolfo Snches VZQUEZ (1982)[1]. Entrementes, a tica se advm dos conhecimentos racionais e objetivos, contudo, a prpria coisa ser racional e objetiva deve ter um ponto de partida, isto significa dizer, o racional e objetivo vai servir a quem? Quem est dizendo o que certo ou errado? E a onde entra a questo da tica dos tempos hodiernos que no tem nada de racional e objetivo. Segundo Lisboa (2009, p.24), A moral, como sinnimo de tica, pode ser conceituada como o conjunto das normas que, em determinado meio, granjeiam a 16 aprovao para o comportamento dos homens. Assim, ainda seguindo o pensamento do autor, podemos dizer que A tica, como expresso nica do pensamento correto, conduz a idia da universalidade moral.

Princpios QUADRO 1 - FILSOFOS GREGOS E SUAS CONTRIBUIES

SCRATES(470399 a.C) No deixou livros, seus dilogos foram eternizados por Plato (seu aluno).Dizia que a principal caracterstica humana a razo. Seus provrbios Conhece-te a ti mesmo e, Sei que nada sei so

clebres. Para ele o saber era fundamental. O vcio, a ignorncia do bem. Para ensinar ele usou o dilogo e criou a Academia, que hoje a Universidade. Ele criou uma nova lgica. Para os filsofos gregos, o mal era somente uma falta, uma ausncia do bem. Foi reconhecido como o homem mais sbio de Atenas, mas ele disse: Eu sei que nada sei. PLATO (427347 a.C) Discpulo de Scrates e mestre de Aristteles. Para ele, a alma era imortal, separada do corpo. O lugar da razo a cabea, a medula faz a ligao da cabea e do corpo. Segundo ele, a idias existem apenas quando so percebidas pela razo. Exemplo: Um crculo feito a lpis pode ser apagado com a borracha, mas a idia do crculo perdura para sempre. Para Plato, Deus a idia do bem, a idia mais alta a que todas as outras se subordinam como meios. ARISTTELES (384 322 a. C) Foi aluno de Plato e o primeiro a criar uma profunda lgica e uma sistemtica tica orientada para razo, diferentemente da de Plato, orientada para o bem. Aristteles criou tambm silogismo, que o conjunto de trs proposies nas quais a terceira a concluso verdadeira desde que a primeira e a segunda sejam tambm verdadeiras. Por exemplo: 1 Ricardo jogador de futebol; 2 Todo jogador ser humano; 3 Ricardo humano. Fonte: Quadro elaborado pela Prof Ms. Andra Baggio Amaral, baseado em STUKART (2003).

FILSOFOS MODERNOS A PARTIR DO SCULO XVI -FILSOFOS CONTRIBUIES THOMAS HOBBES (1588 1679) Filsofo e poltico ingls acreditava que, entre a anarquia e despotismo, a monarquia era a melhor organizao do Estado. Ele pontificou: O mtodo dedutivo com premissas verdadeiras leva concluses indiscutveis, o mtodo indutivo s d probabilidades. RENN DESCARTES (1596 1650) Foi o fundador do racionalismo francs. Conciliou religio e cincia, autor da frase Cogito, ergo sun (penso, logo existo). Era matemtico e fsico. Sua principal obra, Discurso do mtodo, definiu quatro regras aplicveis tambm s pesquisas sobre tica e outros aspectos: 1 Jamais acolher algo como verdadeiro, que no se conhea como tal. 2 Dividir cada uma das dificuldades em tantas parcelas quantas forem possveis e necessrias para melhor resolv-las. 3 Conduzir os pensamentos por ordem,

comeando pelos objetos mais simples at atingir os mais complexos. 4 Fazer enumeraes to completas at ter certeza de nada omitir. BARUCH DE SPINOZA (1632 1677) Judeu holands de origem portuguesa. Foi expulso como ateu porque considerava Deus e a Natureza, a mesma realidade. Ele acreditava que tudo estava em Deus, tudo vive e se move em Deus. Uma paixo sem razo cega, e uma razo sem paixo morta. Suas obras so: tica em forma de geometria e Princpios da filosofia de Descartes. VOLTAIRE (1694 1778) Pertenceu ao movimento iluminista e era muito liberal. Introduziu a mecnica de Newton e a Psicologia de Locke, dando incio ao Iluminismo (movimento filosfico do sculo XVII que se caracterizava pela confiana no progresso e na razo, pelo desafio tradio e autoridade e pelo incentivo liberdade de pensamento). Escreveu 99 volumes e erigiu uma capela em Farney, de acordo com sua f em Deus (uma divindade). EMANUEL KANT (1724 1804) Foi o primeiro a separar a f da cincia, exaltando a razo em si mesmo. Seu pensamento o comeo da filosofia moderna. S podemos conhecer a matria pelo pensamento e pelos sentidos. A matria uma forma do esprito. A primazia do esprito restaura as bases religiosas. Viver com base na f. O bem maior deve ser criado pelo nosso livre arbtrio. Nossa felicidade o bem, que necessariamente est ligado virtude e felicidade. JOHN STUART MILL (1806 1873) Acreditava que tica deveria se harmonizar com a liberdade de cada um. A influncia que as aes exercem sobre a felicidade o que constitui o princpio da moral e da responsabilidade tica. SOREN KIERKEGAARD (1813 1855) Foi ele quem deu incio moderna filosofia existencialista e pensava que medo e solido faziam parte da religio. Afirmou: Fazer o bem pelo prprio bem e no por orgulho, recompensa ou premiao. FRIEDRICH NIETZSCHE (1844 1900) Escreveu incansavelmente sobre a imoralidade. Achava absurdo que pudssemos saber o que bom e o que mau. Considerava o cristianismo a religio dos fracos e sua moralidade, dos escravos.

Defendia a existncia do super-homem, livre de convenes do bem e do mal. Mas criativo. Ele foi tambm filsofo dos nazistas, defendeu que Aos opressores pertence o mundo. As conseqncias dessa antitica e corrupo dos costumes resultaram na destruio da sociedade durante a 2 guerra mundial. A sociedade que no observa um cdigo de tica e tolera a corrupo fatalmente desmorona. JEAN PAUL SARTRE (1905 1980) Sua tentativa foi a de inculcar nos homens um novo humanismo, sem Deus. A humanidade pode decidir livremente. A liberdade a nica fonte de valor. Cada um deve criar livremente suas normas de comportamento. Criou o existencialismo, que durou por 15 a 20 anos e foi superado pelo estruturalismo e pelo ps-modernismo.

Fonte: Quadro elaborado pela Prof Ms.Andra Baggio Amaral, baseado em STUKART (2003).

Cdigo de tica A necessidade da implantao do cdigo de tica em empresas necessria para definir quais so os mtodos de condutas e regras que vo ser adotadas para que possa haver uma forma de trabalho adotada na qual atravs dela ser transmitida a todos que possam ter um convvio direto e indireto com a entidade envolvida. Segundo Lisboa (2009, p.59) o cdigo de tica varia de organizao para organizao. Ele difere quanto contedo, extenso e formato, alm disso, uma das caractersticas importantes do cdigo de tica que ele um instrumento da 26 realizao da empresa com base em seus princpios de misso, viso e valores.

Importncia

Das könnte Ihnen auch gefallen