Sie sind auf Seite 1von 4

1 1. O que a Declarao de Jomtien?

? Documento elaborado durante a Conferncia Mundial sobre Educao para Todos, realizada na cidade de Jomtien, na Tailndia, que fornece definies e novas abordagens sobre as necessidades bsicas de aprendizagem, tendo em vista estabelecer compromissos mundiais para garantir a todas as pessoas os conhecimentos bsicos necessrios a uma vida digna, visando uma sociedade mais humana e mais justa. 2. Objetivos da Declarao de Jomtien Tambm chamada Declarao Mundial de Educao para Todos, seu objetivo satisfazer as necessidades bsicas da aprendizagem de todas as crianas, jovens e adultos... e o esforo de longo prazo para a consecuo deste objetivo pode ser sustentado de forma mais eficaz, uma vez estabelecidos objetivos intermedirios e medidos os progressos realizados. No Brasil, o Ministrio da Educao divulgou o Plano Decenal de Educao Para Todos para o perodo de 1993 a 2003, elaborado em cumprimento s resolues da Conferncia. 3. Importncia da Declarao de Jomtien A Declarao de Jomtien considerada um dos principais documentos mundiais sobre educao, ao lado da Conveno de Direitos da Criana (1988) e da Declarao de Salamanca de 1994. De acordo com a Declarao: Cada pessoa - criana, jovem ou adulto - deve estar em condies de aproveitar as oportunidades educativas voltadas para satisfazer suas necessidades bsicas de aprendizagem. Essas necessidades compreendem tanto os instrumentos essenciais para a aprendizagem (como a leitura e a escrita, a expresso oral, o clculo, a soluo de problemas), quanto os contedos bsicos da aprendizagem (como conhecimentos, habilidades, valores e atitudes), necessrios para que os seres humanos possam sobreviver e desenvolver plenamente suas potencialidades, viver e trabalhar com dignidade, participar plenamente do desenvolvimento, melhorar a qualidade de vida, tomar decises fundamentadas e continuar aprendendo. 4. Histrico da Declarao de Jomtien H mais de quarenta anos, as naes do mundo afirmaram na Declarao Universal dos Direitos Humanos que "toda pessoa tem direito educao". No entanto, apesar dos esforos realizados por pases do mundo inteiro para assegurar o direito educao para todos, persistem as seguintes realidades:

Mais de 100 milhes de crianas, das quais pelo menos 60 milhes so meninas, no tm acesso ao ensino primrio; Mais de 960 milhes de adultos - dois teros dos quais mulheres - so analfabetos, e o analfabetismo funcional e um problema significativo em todos os pases industrializados ou em desenvolvimento; Mais de um tero dos adultos do mundo no tm acesso ao conhecimento impresso, s novas habilidades e tecnologias, que poderiam melhorar a qualidade de vida e ajud-los a perceber e a adaptar-se s mudanas sociais e culturais; Mais de 100 milhes de crianas e incontveis adultos no conseguem concluir o ciclo bsico, e outros milhes, apesar de conclu-lo, no conseguem adquirir conhecimentos e habilidades essenciais. Aumento da dvida interna e externa de muitos pases; Ameaa de estagnao e decadncia econmicas;

5. Fatores associados a esse quadro sombrio


Rpido aumento da populao dos

pases pobres;

Diferenas econmicas crescentes entre as naes e dentro delas, a guerra, a ocupao, as lutas civis, a violncia e a morte de milhes de crianas; Degradao generalizada do meio-ambiente; Cortes nos gastos pblicos com educao. Satisfazer as necessidades bsicas de aprendizagem: cada pessoa - criana, jovem ou adulto - deve estar em condies de aproveitar as oportunidades educativas voltadas para satisfazer suas necessidades bsicas de aprendizagem. Enriquecimento dos valores culturais e morais comuns. Esses valores definem a identidade e dignidade dos indivduos e da sociedade. A educao bsica mais do que uma finalidade em si mesma. Ela a base para a aprendizagem e o desenvolvimento humano permanentes, sobre a qual os pases podem construir, sistematicamente, nveis e tipos mais adiantados de educao e capacitao. Lutar pela satisfao das necessidades bsicas de aprendizagem para todos exige mais do que a ratificao do compromisso pela educao bsica. necessrio um enfoque abrangente, capaz de ir alm dos nveis atuais de recursos, das estruturas institucionais. Este enfoque abrangente compreende o seguinte: universalizar o acesso educao e promover a eqidade; concentrar a ateno na aprendizagem; ampliar os meios e o raio de ao da educao bsica; propiciar um ambiente adequado aprendizagem; fortalecer alianas.

6. Satisfao das Necessidades Bsicas de Aprendizagem

7. Educao para todos: uma viso abrangente

A concretizao do enorme potencial para o progresso humano depende do acesso das pessoas educao e da articulao entre o crescente conjunto de conhecimentos e os novos meios de difuso desses conhecimentos. Todas as crianas, jovens e adultos devem ter acesso educao bsica. Para tanto, necessrio universaliz-la e melhorar sua qualidade, bem como tomar medidas efetivas para reduzir as desigualdades. Para que a educao bsica se torne eqitativa, preciso oferecer a todas as crianas, jovens e adultos, a oportunidade de alcanar e manter um padro mnimo de qualidade da aprendizagem. Uma das prioridades mais urgentes garantir o acesso educao para meninas e mulheres, e superar os obstculos que impedem sua participao ativa do processo educativo. Os grupos excludos - os pobres: os meninos e meninas de rua ou trabalhadores; as populaes das periferias urbanas e zonas rurais, nmades e trabalhadores migrantes; povos indgenas; minorias tnicas, raciais e lingsticas: refugiados; deslocados pela guerra; e povos submetidos a um regime de ocupao - no devem sofrer qualquer tipo de discriminao no acesso s oportunidades educacionais.

8. Universalizao do acesso educao e promoo da equidade

3 As necessidades bsicas de aprendizagem das pessoas portadoras de deficincias requerem ateno especial. preciso tomar medidas que garantam a igualdade de acesso educao aos portadores de todo e qualquer tipo de deficincia, como parte integrante do sistema educativo. A educao bsica deve estar centrada na aquisio e nos resultados efetivos da aprendizagem, e no mais exclusivamente na matrcula, freqncia aos programas estabelecidos e preenchimento dos requisitos para a obteno do diploma. A aprendizagem comea com o nascimento e implica cuidados bsicos e educao inicial na infncia, proporcionados atravs de estratgias que envolvam as famlias/comunidades ou programas institucionais. O principal sistema de promoo da educao bsica fora da esfera familiar a escola fundamental. A educao fundamental deve ser universal, garantindo a satisfao das necessidades bsicas de aprendizagem de todas as crianas, levando em considerao a cultura, as necessidades e as possibilidades da comunidade. Programas complementares alternativos podem ajudar a satisfazer as necessidades de aprendizagem das crianas cujo acesso escolaridade formal limitado ou inexistente, desde que observem os mesmos padres de aprendizagem adotados na escola e disponham de apoio adequado. As necessidades bsicas de aprendizagem de jovens e adultos so diversas, e devem ser atendidas mediante uma variedade de sistemas. Os programas de alfabetizao so indispensveis, dado que saber ler e escrever constitui-se uma capacidade necessria em si mesma, sendo ainda o fundamento de outras habilidades vitais. A alfabetizao na lngua materna fortalece a identidade e a herana cultural. Todos os instrumentos disponveis e os canais de informao, comunicao e ao social podem contribuir na transmisso de conhecimentos essenciais, bem como na informao e educao dos indivduos quanto a questes sociais. As sociedades devem garantir a todos os educandos assistncia em nutrio, cuidados mdicos e apoio fsico e emocional essencial para que participem ativamente de sua prpria educao e dela se beneficiem. As autoridades responsveis pela educao nos nveis nacional, estadual e municipal tm por obrigao proporcionar educao bsica para todos. No se pode supram a totalidade dos requisitos humanos, financeiros e organizacionais necessrios a esta tarefa. Novas e crescentes articulaes e alianas sero necessrias em todos os nveis. Polticas de apoio aos setores social, cultural e econmico so necessrias concretizao da plena proviso e utilizao da educao bsica para a promoo individual e social. A educao bsica para todos depende de um compromisso poltico e de uma vontade poltica, respaldados por medidas fiscais adequadas e ratificados por reformas na poltica educacional e pelo fortalecimento institucional.

9. Concentrar a ateno na aprendizagem

10. Ampliar os meios e o raio de ao da educao bsica

11. Propiciar um ambiente adequado aprendizagem

12. Fortalecer as alianas

13. Desenvolvimento de uma poltica contextualizada de apoio educao bsica

4 A sociedade deve garantir um slido ambiente intelectual e cientfico educao bsica, o que implica na melhoria do ensino superior e desenvolvimento da pesquisa cientfica. essencial a mobilizao de recursos financeiros e humanos, pblicos, privados ou voluntrios. Todos os membros da sociedade tm uma contribuio a dar, lembrando sempre que o tempo, a energia e os recursos dirigidos educao bsica constituem no investimento mais importante que se pode fazer em prol do povo e do futuro de um pas. Apoio mais amplo por parte do setor pblico atraindo recursos de todos os rgos governamentais responsveis pelo desenvolvimento humano, mediante o aumento em valores absolutos e relativos, das dotaes oramentrias aos servios de educao bsica. A satisfao das necessidades bsicas de aprendizagem constitui-se uma responsabilidade comum e universal a todos os povos, e implica solidariedade internacional e relaes econmicas honestas e eqitativas, a fim de corrigir as atuais disparidades econmicas. necessrio um aumento substancial, a longo prazo, dos recursos destinados educao bsica. A comunidade mundial, incluindo os organismos e instituies intergovernamentais, tem a responsabilidade urgente de atenuar as limitaes que impedem algumas naes de alcanar a meta da educao para todos. As necessidades bsicas de aprendizagem dos adultos e crianas devem ser atendidas onde quer que existam. Os pases menos desenvolvidos e com baixa renda apresentam necessidades especiais que exigiro ateno prioritria no quadro da cooperao internacional educao bsica, nos anos 1990.

14. Mobilizao de recursos

15. Fortalecimento da solidariedade internacional

Das könnte Ihnen auch gefallen