Sie sind auf Seite 1von 71

REFERENCIAL DE FORMAO

EM VIGOR

rea de Formao Itinerrio de Formao Cdigo e Designao do Referencial de Formao

862. Segurana e Higiene no Trabalho


86201. Segurana e Higiene no Trabalho

862208 - Tcnico/a de Segurana e Higiene do Trabalho


Nvel de Formao:

Modalidades de desenvolvimento

Educao e Formao de Adultos Tipologias de nvel secundrio Formao Modular

Observaes

Esta sada profissional pode permitir o acesso ao exerccio de uma profisso regulamentada, pelo que a Entidade Formadora que pretender com o desenvolvimento desta formao conferir o acesso ao Certificado de Aptido Profissional para o exerccio da profisso de Tcnico de Segurana e Higiene do Trabalho, dever submeter Autoridade das Condies do Trabalho o respectivo processo de homologao do curso de formao, de acordo com as regras definidas no D.L. n 110/2000, de 30 de Junho e o Manual de Certificao.

REFERENCIAL DE FORMAO

Sada Profissional: Tcnico/a de Segurana e Higiene do Trabalho

Nvel 3

ndice

1. Introduo

2. Perfil de Sada

3. Organizao do Referencial de Formao para Acesso Qualificao 3.1. Qualificao de nvel 3 - Curso EFA ou Formao Modular Condio de acesso: 9 ano 3.2. Qualificao de nvel 3 - Curso EFA ou Formao Modular Condio de acesso: 10 ano 3.3. Qualificao de nvel 3 - Curso EFA ou Formao Modular Condio de acesso: 11 ano

5 5 7 7

4. Referencial de Formao Global

5. Desenvolvimento das Unidades de Formao de Curta Durao (UFCD) 5.1. Formao de Base 5.2. Formao Tecnolgica 5.3. Formao especfica para efeitos de homologao 6. Sugesto de Recursos Didcticos

10 10 48 64 67

REFERENCIAL DE FORMAO

Sada Profissional: Tcnico/a de Segurana e Higiene do Trabalho

Nvel 3

2/71

1.

INTRODUO

As questes relacionadas com a segurana, higiene e sade no trabalho tm sido preocupao crescente nas sociedades ocidentais. A ateno qualidade de vida e bem-estar dos cidados, tambm nos contextos laborais, constitui-se como um factor preponderante. Mas as evolues tecnolgicas e organizacionais sentidas no tecido produtivo levam ao reequacionar das condies em que a actividade profissional desenvolvida e procura dos meios mais eficazes para as melhorar. O desenvolvimento e a consolidao de uma cultura de segurana nos locais de trabalho vai-se transformando, cada vez mais, num valor dominante. A primeira responsabilidade para com a sade e segurana dos trabalhadores , necessariamente, das organizaes patronais, que beneficiam directamente da sua actividade laboral. A permanente mutao tecnolgica e organizativa no trabalho obriga as empresas a reunir competncias no domnio da preveno de riscos profissionais, tendo a obrigao generalizada de assegurarem o desenvolvimento de servios de preveno contra riscos profissionais, quer organizando servios internos, quer recorrendo a servios de empresas especializadas. Salienta-se a importncia da contratao e formao de tcnicos superiores e de tcnicos de segurana e higiene no trabalho, de mdicos e enfermeiros do trabalho, bem como o investimento em equipamentos e recursos tcnicos, tendo em vista a melhoria generalizada dos servios de preveno. Todavia, quer o Estado, quer os cidados/trabalhadores, a ttulo individual e associativo, tm responsabilidades na implementao das medidas adequadas de segurana, higiene e sade nos postos de trabalho. Um destaque a um grupo em particular: os jovens. Os jovens trabalhadores tendem a registar uma taxa de acidentes superior dos trabalhadores mais velhos, designadamente nas primeiras semanas de trabalho. Entre os motivos apontados contam-se a sua falta de experincia, maturidade fsica e psicolgica dos jovens, bem como a falta de sensibilizao para as questes de sade e segurana. Embora actuando tambm em situao de crise, esta rea tem uma forte componente de aco na promoo da preveno e combate sinistralidade laboral. De facto, a aco sobre a preveno joga um papel fundamental, procurando alcanar de forma mais eficaz, nomeadamente, a reduo dos acidentes de trabalho e das doenas profissionais, um impacto directo positivo nos custos com a segurana social, um conhecimento efectivo da legislao e a aplicao de novos procedimentos por parte dos industriais, bem como evidenciar a associao entre a viabilizao e rentabilizao das empresas e a segurana, higiene e sade no trabalho. Neste contexto, revela-se fundamental uma oferta de formao profissional especfica que permita aumentar as competncias numa rea com nveis de exigncia to elevados. A formao em segurana e higiene no trabalho deve visar a identificao, avaliao e controlo dos factores que tm influncia sobre o ambiente profissional, reflectindo sobre reas como o ambiente de trabalho, ergonomia, higiene, proteco, segurana, stress etc.

(Fonte: www.ishst.pt)
REFERENCIAL DE FORMAO Sada Profissional: Tcnico/a de Segurana e Higiene do Trabalho Nvel 3

3/71

2.

PERFIL DE SADA

Descrio Geral

O/A Tcnico/a de Segurana e Higiene do Trabalho o/a profissional que, de forma autnoma ou integrado numa equipa, aplica os instrumentos, metodologias e tcnicas especficas para o desenvolvimento das actividades de preveno e proteco contra riscos profissionais, tendo em vista a interiorizao na empresa de uma verdadeira cultura de segurana e a salvaguarda da segurana e sade dos trabalhadores, de acordo com a Legislao e as normas em vigor.

Actividades Principais

Colaborar no planeamento e na implementao do Sistema de Gesto de Preveno da Empresa. Colaborar no processo de avaliao de riscos profissionais e desenvolver e implementar as medidas de preveno e proteco. Desenvolver e implementar medidas de preveno e de proteco. Colaborar na concepo ou reengenharia de locais, postos e processos de trabalho. Colaborar no processo de utilizao de recursos externos nas actividades de preveno e proteco. Assegurar a organizao da documentao necessria ao desenvolvimento da preveno na empresa. Colaborar nos processos de informao e formao dos trabalhadores e demais intervenientes nos locais de trabalho. Colaborar na integrao da preveno no sistema de comunicao da empresa. Colaborar no desenvolvimento de processos de consulta e de participao dos trabalhadores. Colaborar no desenvolvimento das relaes da empresa com os organismos da rede de segurana e preveno.

REFERENCIAL DE FORMAO

Sada Profissional: Tcnico/a de Segurana e Higiene do Trabalho

Nvel 3

4/71

3. ORGANIZAO DO REFERENCIAL DE FORMAO PARA ACESSO QUALIFICAO 3.1. Qualificao de Nvel 3 Curso EFA ou Formao Modular Condio de acesso: 9 ano
Cdigo
CP_1 CP_4 CP_5

UFCD
Liberdade e responsabilidade democrticas Processos identitrios Deontologia e princpios ticos Redes de informao e comunicao Modelos de urbanismo e mobilidade Sociedade, tecnologia e cincia - fundamentos

Horas
50 50 50 50 50 50

STC_5

Formao de Base

STC_6 STC_7

CLC_5 CLC_6 CLC_7

Cultura, comunicao e mdia Culturas de urbanismo e mobilidade Fundamentos de cultura lngua e comunicao UFCD opcional UFCD opcional Total NOTA: as UFCD opcionais devem ser seleccionadas a partir do referencial de formao global na sua componente de formao de base constante no ponto 4.
1

50 50 50 50 50 550

rea de Carcter Transversal PORTEFLIO REFLEXIVO DE APRENDIZAGEM - PRA 85 h


Cdigo 3769 3770
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 Probabilidades e estatstica Desenho tcnico interpretao de plantas Normativos legais aplicados actividade profissional Informtica na ptica do utilizador fundamentos Tcnicas de planeamento de preveno de riscos profissionais Planos especficos de preveno de riscos profissionais Ergonomia do posto de trabalho Informtica - folha de clculo e base de dados Fundamentos gerais de higiene do trabalho Agentes qumicos e biolgicos Agentes fsicos

UFCD

Horas
50 25 50 25 50 25 50 25 25 25 50

Formao Tecnolgica2

3771 3772 3773 3774 3775 3776 3777 3778 3779

1 Estas UFCD podem ser mobilizadas a partir das UFCD de lngua estrangeira (caso o adulto no detenha competncias neste domnio) ou de qualquer uma das reas de competncias chave. 2 carga horria da formao tecnolgica sero acrescidas obrigatoriamente 210 horas de formao prtica em contexto de trabalho.
REFERENCIAL DE FORMAO Sada Profissional: Tcnico/a de Segurana e Higiene do Trabalho Nvel 3

5/71

Cdigo 3780 3781


12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23

UFCD (Cont.)
Fundamentos gerais de segurana no trabalho Segurana no trabalho avaliao e controlo de riscos Segurana no trabalho equipamentos Fases do projecto Planificao do projecto Metodologias de avaliao de riscos profissionais Controlo de riscos profissionais Plano de emergncia - definio Plano de emergncia implementao Projecto de Segurana e Higiene do Trabalho definio Projecto de Segurana e Higiene do Trabalho planeamento Projecto de Segurana e Higiene do Trabalho implementao

Horas
25 50 25 25 50 25 50 50 50 50 50 50

Formao Tecnolgica

3782 3783 3784 3785 3786 3787 3788 3789 3790 3791

Cdigo 5372 Formao Especfica3 5373 5374 5375


24 25 26 27

UFCD
Organizao do trabalho gesto das organizaes Psicossociologia do trabalho Informao e comunicao Noes de pedagogia

Horas
25 25 25 25

Para efeitos de homologao das aces de formao, as quatro UFCD identificadas como formao especfica, com uma durao total de 100 horas, devem ser obrigatoriamente ministradas sem prejuzo do desenvolvimento da formao tecnolgica.

REFERENCIAL DE FORMAO

Sada Profissional: Tcnico/a de Segurana e Higiene do Trabalho

Nvel 3

6/71

3.2. Qualificao de Nvel 3 Curso EFA ou Formao Modular Condio de acesso: 10 ano
Cdigo
STC_7

UFCD
Sociedade, tecnologia e cincia - fundamentos

Horas
50

Formao de Base

CLC_7

Fundamentos de cultura lngua e comunicao UFCD opcional UFCD opcional Total NOTA: as UFCD opcionais devem ser seleccionadas a partir do referencial de formao global na sua componente de formao de base constante no ponto 4.
4

50 50 50 200

rea de Carcter Transversal PORTEFLIO REFLEXIVO DE APRENDIZAGEM - PRA 70 h Formao Tecnolgica5 e Formao Especfica6 Totalidade das UFCD da componente de formao tecnolgica e da formao especfica para efeitos de homologao constante no referencial de formao global identificado no ponto 4.

3.3. Qualificao de Nvel 3 Curso EFA ou Formao Modular Condio de acesso: 11 ano
Cdigo UFCD
Sociedade, tecnologia e cincia - fundamentos

Horas
50

Formao de Base

STC_7

CLC_7

Fundamentos de cultura lngua e comunicao Total

50 100

rea de Carcter Transversal PORTEFLIO REFLEXIVO DE APRENDIZAGEM - PRA 65 h Formao Tecnolgica5 e Formao Especfica6 Totalidade das UFCD da componente de formao tecnolgica e da formao especfica para efeitos de homologao constante no referencial de formao global identificado no ponto 4.

4 Estas UFCD podem ser mobilizadas a partir das UFCD de lngua estrangeira (caso o adulto no detenha competncias neste domnio) ou de qualquer uma das reas de competncias chave. 5 carga horria da formao tecnolgica sero acrescidas obrigatoriamente 210 horas de formao prtica em contexto de trabalho. 6 Para efeitos de homologao das aces de formao, as quatro UFCD identificadas como formao especfica, com uma durao total de 100 horas, devem ser obrigatoriamente ministradas sem prejuzo do desenvolvimento da formao tecnolgica.

REFERENCIAL DE FORMAO

Sada Profissional: Tcnico/a de Segurana e Higiene do Trabalho

Nvel 3

7/71

4.

REFERENCIAL DE FORMAO GLOBAL

Educao e Formao de Adultos (EFA)


reas de Competncia Chave

Cdigo
CP_1

UFCD
Liberdade e responsabilidade democrticas Processos sociais de mudana Reflexo e critica Processos identitrios Deontologia e princpios ticos Tolerncia e mediao Processos e tcnicas de negociao Construo de projectos pessoais e sociais

Horas
50 50 50 50 50 50 50 50

Cidadania e Profissionalidade

CP_2 CP_3 CP_4 CP_5 CP_6 CP_7 CP_8

Sociedade, Tecnologia e Cincia

STC_1 STC_2 STC_3 STC_4 STC_5 STC_6 STC_7

Equipamentos princpios de funcionamento Sistemas ambientais Sade comportamentos e instituies Relaes econmicas Redes de informao e comunicao Modelos de urbanismo e mobilidade Sociedade, tecnologia e cincia - fundamentos

50 50 50 50 50 50 50

Formao de Base

CLC_1 CLC_2

Equipamentos impactos culturais e comunicacionais Culturas ambientais Sade lngua e comunicao Comunicao nas organizaes Cultura, comunicao e mdia Culturas de urbanismo e mobilidade Fundamentos de cultura lngua e comunicao Lngua estrangeira - iniciao Lngua estrangeira - continuao

50 50 50 50 50 50 50 50 50

Cultura, Lngua e Comunicao

CLC_3 CLC_4 CLC_5 CLC_6 CLC_7 CLC_LEI CLC_LEC

rea de Carcter Transversal PORTEFLIO REFLEXIVO DE APRENDIZAGEM - PRA 10-85h

REFERENCIAL DE FORMAO

Sada Profissional: Tcnico/a de Segurana e Higiene do Trabalho

Nvel 3

8/71

Cdigo 3769 3770 3771 3772 3773 3774 3775 3776


1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 Probabilidades e estatstica

UFCD

Horas
50 25 50 25 50 25 50 25 25 25 50 25 50 25 25 50 25 50 50 50 50 50 50

Desenho tcnico interpretao de plantas Normativos legais aplicados actividade profissional Informtica na ptica do utilizador fundamentos Tcnicas de planeamento de preveno de riscos profissionais Planos especficos de preveno de riscos profissionais Ergonomia do posto de trabalho Informtica - folha de clculo e base de dados Fundamentos gerais de higiene do trabalho Agentes qumicos e biolgicos Agentes fsicos Fundamentos gerais de segurana no trabalho Segurana no trabalho avaliao e controlo de riscos Segurana no trabalho equipamentos Fases do projecto Planificao do projecto Metodologias de avaliao de riscos profissionais Controlo de riscos profissionais Plano de emergncia - definio Plano de emergncia implementao Projecto de Segurana e Higiene do Trabalho definio Projecto de Segurana e Higiene do Trabalho planeamento Projecto de Segurana e Higiene do Trabalho implementao

Formao Tecnolgica7

3777 3778 3779 3780 3781 3782 3783 3784 3785 3786 3787 3788 3789 3790 3791

Cdigo 5372 Formao Especfica8 5373 5374 5375


24 25 26 27

UFCD
Organizao do trabalho gesto das organizaes Psicossociologia do trabalho Informao e comunicao Noes de pedagogia

Horas
25 25 25 25

carga horria da formao tecnolgica sero acrescidas obrigatoriamente 210 horas de formao prtica em contexto de trabalho. 8 Para efeitos de homologao das aces de formao, as quatro UFCD identificadas como formao especfica, com uma durao total de 100 horas, devem ser obrigatoriamente ministradas sem prejuzo do desenvolvimento da formao tecnolgica.

REFERENCIAL DE FORMAO

Sada Profissional: Tcnico/a de Segurana e Higiene do Trabalho

Nvel 3

9/71

5. DESENVOLVIMENTO DAS UNIDADES DE FORMAO DE CURTA DURAO (UFCD)


5.1. Formao de Base

CP_1

Liberdade e responsabilidade democrticas

Carga horria 50 horas

Resultados de Aprendizagem Contedos

Reconhece as responsabilidades inerentes liberdade pessoal em democracia. Assume direitos e deveres laborais enquanto cidado activo. Identifica os direitos fundamentais de um cidado num estado democrtico contemporneo. Participa consciente e sustentadamente na comunidade global.

Compromisso Cidado/Estado Conceitos-chave: identidade; liberdade; igualdade; participao; cidadania; Estado; democracia; sociedade civil; organizao poltica dos estados democrticos. Conceito de liberdade pessoal em democracia Exerccio da liberdade e da responsabilidade de cada cidado Direitos/Liberdades e Deveres/Responsabilidades do cidado no Portugal contemporneo Direitos e deveres pessoais, laborais e sociais em confronto Papel da sociedade civil na Democracia - Funo reguladora das instituies da sociedade civil na construo da democracia - Instituies da sociedade civil com impacto na construo da democracia: instituies polticas; associaes da defesa do consumidor; corporaes; associaes profissionais; associaes ambientalistas, entre outras - Construo social e cultural de novas prticas de cidadania Direitos, liberdades e garantias dos trabalhadores Conceitos-chave: representao; direitos, liberdades e garantias dos trabalhadores; direitos e deveres de cidadania; direitos civis, direitos sociais; direitos polticos; responsabilidade social empresarial; condio perante o trabalho. Mecanismos reguladores dos direitos laborais - O Cdigo do Trabalho - Organismos e servios de proteco dos direitos laborais, nacionais e transnacionais Direitos laborais, direitos econmicos e/ou de mercado: problematizao do jogo entre os direitos dos trabalhadores - adquiridos ou pretendidos - e a lgica liberal regente na maioria das estruturas empresariais Democracia representativa e participada Conceitos-chave: Estado; rgos de soberania; organizao poltica dos Estados Democrticos; descentralizao; cultura poltica, representao. Organizao do Estado Democrtico portugus - A Constituio da Repblica Portuguesa - Os rgos de soberania: competncias e interligao Regies Autnomas e especificidades do seu regime poltico-administrativo O Poder Local - rgos e atributos - Os novos desafios do poder local Contributos do cidado na promoo, construo e defesa dos princpios democrticos de participao e representatividade: a responsabilidade e capacidade de fazer escolhas

REFERENCIAL DE FORMAO

Sada Profissional: Tcnico/a de Segurana e Higiene do Trabalho

Nvel 3

10/71

CP_1

Liberdade e responsabilidade democrticas

Carga horria 50 horas

Contedos (Continuao)
Comunidade global Conceitos-chave: norma; igualdade; fronteira; direitos e deveres de cidadania; comunidade; transnacionalidade. Cidadania europeia - Tratado de Maastricht - Tratado de Lisboa - Direitos dos cidados europeus - Livre circulao de pessoas: residir, estudar e trabalhar no espao comum europeu Direitos fundamentais do Homem: Declarao Universal dos Direitos do Homem e outros documentos-chave reas do Saber: Sociologia; Filosofia; Direito; Relaes Internacionais; Geografia; Economia; Psicologia.

REFERENCIAL DE FORMAO

Sada Profissional: Tcnico/a de Segurana e Higiene do Trabalho

Nvel 3

11/71

CP_2

Processos sociais de mudana

Carga horria 50 horas

Resultados de Aprendizagem

Integra informao diversa necessria resoluo de problemas nas vrias dimenses da vida quotidiana, recorrendo a novas tcnicas e tecnologias. Reconhece novas tcnicas e modelos organizacionais de trabalho e implementa, fundamentadamente, esses processos. Identifica os constrangimentos pessoais e institucionais para a participao associativa e ultrapassa conscientemente esses obstculos. Reconhece factos, factores e dinmicas de interveno numa comunidade global, integrandoos na sua actuao como profissional e cidado.

Contedos
Aprendizagem ao longo da vida Conceitos-chave: aprendente; competncia; autonomia; desenvolvimento pessoal e social; tecnologias da informao e comunicao; aprendizagem ao longo da vida; sociedade do conhecimento. A condio de aprendente - Noo de aprendente - Noes de Lifelong e lifewide - Apropriao do conceito de aprendizagem significativa - Dinmicas formais, informais e no formais de aquisio e renovao de competncias ao longo e nos vrios domnios da vida - Importncia de prticas de reflexo e auto-avaliao criteriosas e conscientes - Dimenses da aprendizagem ao longo da vida: saber-ser, saber-estar, saber-saber e aprender a aprender - Aprendizagem ao longo da vida enquanto motor de regenerao local e nacional e prtica fundamental para a participao sustentada na sociedade do conhecimento Recurso s novas tecnologias - Pesquisa, organizao, reformulao e gesto da informao - Construo de novas prticas inerentes gesto complexa e multidimensional da vida pessoal e profissional, designadamente no que diz respeito facilitao de acesso a servios e prticas de trabalho cooperativo (nomeadamente a distncia) Novos processos de trabalho Conceitos-chave: autonomia; organizao e gesto do trabalho; responsabilidade social empresarial. Recurso a novas tcnicas/ferramentas de organizao e gesto de trabalho, com o objectivo de solucionar problemas atravs da adopo de prticas inovadoras: os exemplos do teletrabalho e da transformao organizacional (organigramas horizontais e verticais) Implicaes da responsabilidade social das empresas Movimentos associativos na sociedade civil Conceitos-chave: actores de desenvolvimento; interveno social; sociedade civil; empreendedorismo social. Funo social dos movimentos colectivos Princpios de organizao e dinamizao das associaes civis Gesto da vida pessoal e profissional com vista participao associativa: empreendedorismo social

REFERENCIAL DE FORMAO

Sada Profissional: Tcnico/a de Segurana e Higiene do Trabalho

Nvel 3

12/71

CP_2

Processos sociais de mudana

Carga horria 50 horas

Contedos (Continuao)
Instncias supranacionais dinamizadoras da interveno comunitria Conceitos-chave: globalizao; local/global; unidade na diversidade; cidadania mundial. Instituies de interveno escala macro-social, de acordo com vrias reas - Sustentabilidade e meio ambiente; sade; solidariedade/direitos sociais; direitos humanos; comrcio; entre outros Impactos da globalizao na interveno comunitria (e vice-versa) - Os novos desafios da cidadania: existe uma cidadania planetria? - A interdependncia das escalas global-local - Os actores da globalizao - O papel da globalizao na construo de uma nova cidadania - Papel das novas tecnologias no funcionamento e dinamizao em rede das entidades - Contributos da globalizao para o reconhecimento e a promoo da multiculturalidade e da diversidade reas do Saber: Sociologia; Psicologia; Filosofia; Geografia; Direito; Relaes Internacionais; Economia.

REFERENCIAL DE FORMAO

Sada Profissional: Tcnico/a de Segurana e Higiene do Trabalho

Nvel 3

13/71

CP_3

Reflexo e critica

Carga horria 50 horas

Resultados de Aprendizagem Contedos

Identifica as condicionantes pessoais de preconceito e age com vista sua desconstruo. Reconhece a importncia de uma cultura de rigor no desempenho profissional, como uma nova atitude de civismo apurado. Distingue modelos institucionais de escala local e nacional e respectivas atribuies. Interpreta criticamente os mecanismos de formao de esteretipos culturais e sociais, com vista a um distanciamento crtico.

Representaes pessoais e sociais de esteretipos e preconceitos: Conceitos-chave: preconceito; esteretipo; discriminao; diferena; unidade na diversidade. Noo de esteretipos e preconceitos dominantes Distino e inter-relao dos conceitos de esteretipo e de preconceito Identificao de comportamentos de preconceito na relao com a diferena, nomeadamente quanto a: etnias, religies, gnero, portadores de necessidades especiais, grupos profissionais, grupos sociais, entre outros Paradigma de uma cultura de rigor no desempenho profissional: Conceitos-chave: competncia/performance; organizao; cultura de rigor; desempenho profissional; multiculturalidade Relao com: cultura de cooperao, cultura de ambio, cultura de participao e empreendedorismo e cultura de inovao Esprito de cooperao, integrao e abertura multiculturais Dinmicas de regulao/diferenciao qualitativa positiva - Cumprimento de horrios, cronogramas e objectivos, na promoo do respeito pelos factores tempo e qualidade - Rotinas de avaliao - Posicionamento profissional entre a disciplina e a inovao e mudana - Sentido de crtica e Sentido de responsabilidade Anlise e comparao crtica de modelos institucionais: Conceitos-chave: local/global; identidade territorial; metodologias de trabalho; diviso administrativa. Modelos de administrao territorial: gesto das competncias ao nvel local e nacional Instituies de interveno/impacto local e nacional Funes, atribuies e contedos funcionais de diferentes modelos institucionais, nomeadamente quanto a - Metodologias de trabalho e gesto institucional, com vista promoo da eficcia - Implementao de uma cultura de rigor Sociedade da informao Conceitos-chave: comunicao; mdia; sociedade da informao; globalizao. Virtualidades e problemticas de uma cultura de massas: relao entre os mdia e o espao pblico - opinio pblica e publicada Mecanismos de adeso e difuso dos mdia quanto a esteretipos e preconceitos dominantes Papel das novas tecnologias na formao da opinio pblica reas do Saber: Sociologia; Psicologia; Filosofia; Direito; Economia.

REFERENCIAL DE FORMAO

Sada Profissional: Tcnico/a de Segurana e Higiene do Trabalho

Nvel 3

14/71

CP_4

Processos identitrios

Carga horria 50 horas

Resultados de Aprendizagem Contedos

Assume condutas adequadas s instituies e aos princpios de lealdade comunitria. Integra o colectivo profissional com noo de pertena e lealdade. Reconhece a diversidade de polticas pblicas de insero e incluso multicultural. Valoriza a interdependncia e a solidariedade enquanto elementos geradores de um patrimnio comum da humanidade.

Fundamentao dos princpios de conduta na relao com o outro Conceitos-chave: igualdade; diferena; unidade na diversidade; equidade; direitos civis; direitos sociais; prospectividade. Princpios de conduta: empatia, reaco compassiva e solidariedade Princpios de igualdade e equidade - A diversidade, a aceitao e a tolerncia como elementos prospectivos das sociedades contemporneas - As principais manifestaes de intolerncia diferena: racismo e xenofobia, desigualdades de gnero, estado civil, homofobia e transfobia, portadores de necessidades especiais, religio ou crenas religiosas, edasmo Papel da deontologia na construo de uma cultura organizacional Conceitos-chave: motivao; tica; deontologia; organizao; relaes interpessoais; multiculturalidade. Cdigos de conduta no contexto profissional - Pertena e lealdade no colectivo - Relacionamento e insero multicultural no trabalho Participao na construo dos objectivos organizacionais luz de uma cultura de rigor - Mecanismos de motivao e realizao pessoal e profissional e sua relao com a produtividade - Convergncia entre os objectivos organizacionais e as motivaes pessoais O papel da autonomia e da responsabilidade no planeamento e estruturao de metas Polticas pblicas de incluso Conceitos-chave: condio humana; fluxos migratrios; unidade e diversidade; educao para a cidadania; organizao poltica dos Estados democrticos. Dispositivos e mecanismos de concertao social Organismos institucionais de combate discriminao, escala nacional e internacional A educao para a cidadania e a preservao da unidade na diversidade Impactos econmicos, culturais e sociais dos fluxos migratrios no Portugal Contemporneo Uma nova identidade europeia em construo: o papel da multiculturalidade e da diversidade Conceitos-chave: democracia; justia; cultura; cidadania mundial; multiculturalidade; Direito Internacional. Dimenso supranacional dos poderes do Estado Explorao do conceito de Patrimnio Comum da Humanidade e suas implicaes na actuao cvica escala mundial Respeito/solidariedade entre identidades culturais distintas Relaes jurdicas a um nvel macro: agentes de nvel governamental e sociedade civil Explorao de documentos estruturantes da construo europeia reas do Saber: Filosofia, Psicologia; Economia; Direito, Relaes Internacionais; Geografia; Histria, Sociologia.

REFERENCIAL DE FORMAO

Sada Profissional: Tcnico/a de Segurana e Higiene do Trabalho

Nvel 3

15/71

CP_5

Deontologia e princpios ticos

Carga horria 50 horas

Resultados de Aprendizagem Contedos

Posiciona-se, em conscincia, relativamente a valores ticos e culturais. Articula responsabilidade pessoal e profissional, adoptando normas deontolgicas e profissionais. Identifica factores ticos de promoo do desenvolvimento institucional. Reconhece condutas ticas conducentes preservao da solidariedade e do respeito numa comunidade global.

Princpios fundamentais da tica Conceitos-chave: tica, deontologia, conscincia. tica, Doutrina, Deontologia e Moral - Explorao dos conceitos - Distino e interseco entre campos de reflexo/interveno - O mtodo analtico como fundamentao da tica Valores fundamentais de um cdigo de tica A tica e a liberdade: responsabilidade e intencionalidade Cdigos de tica e padres deontolgicos Conceitos-chave: deontologia, cdigos de tica; conduta profissional, dever. Os cdigos de tica pessoal e a deontologia profissional: da cincia dos costumes ao conjunto de deveres, princpios e normas especficos de um grupo profissional O papel das normas de conduta profissional na definio da deontologia de uma profisso Relao entre as normas deontolgicas e a responsabilidade social de um grupo profissional Dinmica entre a responsabilidade profissional e os diferentes contextos sociais tica e desenvolvimento institucional Conceitos-chave: igualdade; diferena; organizao comunitria. Relao entre a tica individual e os padres de tica institucional Os cdigos de tica e conduta institucional como elementos de identidade e formao de princpios reguladores das relaes inter-pessoais e socioculturais O papel dos princpios ticos e deontolgicos institucionais na mediao de conflitos colectivos Comunidade Global Conceitos-chave: nexo local/global; globalizao. A globalizao e as novas dimenses de atitudes: local, nacional, transnacional e global Internacionalizao, transnacionalidade e os problemas ticos colocados pela globalizao As ambivalncias do processo de globalizao, nomeadamente - Abertura de mercados: tica na competitividade - Esbatimento de fronteiras: tica para a igualdade/incluso A construo de uma cidadania mundial inclusiva - Importncia da criao de plataformas de convergncia e desenvolvimento, com vista a uma integrao econmica mundial - Dimenso tica do combate s desigualdades econmico-sociais, no mbito da globalizao reas do Saber: Filosofia; Antropologia; Sociologia; Geografia; Histria; Psicologia.

REFERENCIAL DE FORMAO

Sada Profissional: Tcnico/a de Segurana e Higiene do Trabalho

Nvel 3

16/71

CP_6

Tolerncia e mediao

Carga horria 50 horas

Resultados de Aprendizagem

Age sobre a diversidade e a diferena com tolerncia, enquanto valor democrtico consciente. Intervm aplicando princpios de negociao em contexto profissionais. Reconhece a comunidade poltica enquanto representativa de um projecto de interveno plural. Participa activamente na mediao intercultural, enquanto factor de gesto de tolerncia e de abertura moral.

Contedos
Democracia representativa Conceitos-chave: democracia; participao poltica; cidadania; comunidade poltica. Conceito de democracia - Mecanismos da democracia e formas de participao ao dispor do cidado - Papel da cidadania participativa na relao entre sociedade civil, estado e mercado Cidadania representativa e integradora da diferena - Dispositivos e mecanismos de concertao social - Importncia da concertao social na defesa dos diferentes interesses dos cidados O respeito pela diversidade cultural e os direitos de cidadania - Diversidade cultural com elemento potenciador da identidade comunitria Tolerncia e abertura na actividade profissional Conceitos-chave: interveno; tolerncia; abertura. A tolerncia nas relaes profissionais como - Premissa de uma cultura de rigor e exigncia - Respeito das diferenas: abertura face a opinies e posturas diferentes e/ou divergentes Deontologia profissional e tolerncia: processos de negociao ao nvel pessoal e institucional Multiculturalidade e heterogeneidade no local de trabalho: processos de desconstruo de preconceitos e esteretipos, como factores de incluso e desenvolvimento Portugal como pas multitnico e multicultural Conceitos-chave: comunidade poltica; fluxos migratrios; pluralidade; multiculturalidade. Pluralidade e heterogeneidade nas sociedades contemporneas: diferentes contributos para a construo da identidade territorial A comunidade poltica e a identidade partilhada: a importncia das diversas perspectivas polticas na construo de uma sociedade plural ( Anlise de programas polticos diversos relativamente a uma dada temtica de interesse nacional) Efeitos da multiculturalidade - Portugal como pas de acolhimento: efeitos econmicos, culturais e sociais dos novos fluxos migratrios em Portugal - Reflexo fundamentada sobre a emigrao e a imigrao em Portugal (por exemplo, a partir da anlise de dados estatsticos) O respeito pela diversidade cultural: direito ou dever da cidadania? Conceitos-chave: mediao; patrimnio tico comum. A importncia das atitudes de abertura face ao outro e diferena na construo de um patrimnio tico comum. - Explorao do conceito de mediao intercultural - A mediao intercultural como recurso para o desenvolvimento social reas do Saber: Sociologia, Antropologia; Direito; Psicologia; Filosofia.

REFERENCIAL DE FORMAO

Sada Profissional: Tcnico/a de Segurana e Higiene do Trabalho

Nvel 3

17/71

CP _7

Processos e tcnicas de negociao

Carga horria 50 horas

Resultados de Aprendizagem Contedos

Integra opinies divergentes, revelando abertura e receptividade. Reconhece e assume a assertividade como factor de mediao de conflitos entre vida pessoal e profissional. Assume a importncia da participao em instituies deliberativas, reconhecendo os seus mecanismos de funcionamento. Distingue e aplica formas democrticas de interveno pblica.

A conciliao da vida privada, familiar e profissional Conceitos chave: papis sociais; proteco social; responsabilidade social das empresas. Transformaes sociais emergentes na sociedade portuguesa e consequncias na vida privada, familiar e profissional dos cidados - Novos papis sociais de gnero, novas atitudes e novas identidades na vida familiar - Noo de distribuio equilibrada das tarefas (domsticas e de apoio famlia), como elemento promotor da conciliao entre o privado, o familiar e o profissional Processos de conciliao entre a vida privada, familiar e profissional - Reorganizao dos processos de trabalho e da gesto dos tempos de trabalho - Servios de apoio ajustados s novas necessidades A legislao portuguesa e as directivas europeias sobre a conciliao da vida privada, familiar e profissional Comportamento assertivo Conceitos-chave: direitos e deveres de cidadania; assertividade. Assertividade como motor da realizao e legitimao nos contextos pessoal, familiar e profissional Importncia das tcnicas assertivas de comunicao e os impactos nas relaes humanas no trabalho - Articulao consciente dos direitos pessoais com os interesses do colectivo profissional - Auto-afirmao, positividade e aceitao dialogada - Princpio regulador de compromissos produtivos no espao profissional Mudanas sociais e novas dimenses de interveno: as instituies deliberativas informais Conceitos-chave: Mediao; negociao; interveno; interveno social. Elementos dinamizadores do desenvolvimento local e comunitrio: o exemplo do associativismo Negociao e Mediao: definio e elementos distintivos fundamentais Estratgias de negociao e construo de acordos, segundo princpios assertivos Cidadania representativa e os dispositivos de concertao social Novos espaos democrticos de interveno: os exemplos dos media e da internet As plataformas digitais e os movimentos de cidadania: novos poderes e novas responsabilidades na regulao das polticas pblicas Formas democrticas de interveno pblica: a importncia dos processos de discusso pblica Mudanas sociais e novas dimenses de interveno: as instituies deliberativas formais Conceitos-chave: democracia participativa; instituies deliberativas; sistema eleitoral. Princpios gerais da democracia participativa Princpios gerais do sistema eleitoral portugus Os sistemas eleitorais e legislativos como mecanismos reguladores da aco poltica O Poder executivo e a administrao do interesse pblico Dinmicas eleitorais no Portugal contemporneo Instituies deliberativas de diferente escala Novos poderes e responsabilidades do cidado na regulao das polticas pblicas reas do Saber: Sociologia; Antropologia; Economia; Filosofia; Direito; Psicologia.

REFERENCIAL DE FORMAO

Sada Profissional: Tcnico/a de Segurana e Higiene do Trabalho

Nvel 3

18/71

CP_8

Construo de projectos pessoais e sociais

Carga horria 50 horas

Resultados de Aprendizagem Contedos

Explora recursos para uma gesto prospectiva e eficaz da vida pessoal. Convoca saberes e novas formas de gesto profissional para a resoluo de problemas complexos. Coopera e planifica projectos colectivos, em contextos no directivos e no formais. Mobiliza competncias e altera comportamentos luz de novos contextos de incerteza e de ambiguidade.

Gesto prospectiva da vida pessoal Conceitos-chave: papis sociais; inovao; prospectividade; sociedade da informao; condio perante o trabalho; conciliao vida pessoal e profissional; responsabilidade social empresarial. Papel das novas tecnologias na gesto da vida pessoal em toda a sua complexidade Planificao de projectos pessoais, tendo em conta variantes de constrangimento sua concretizao: gesto do tempo e do(s) espao(s), enquadramento familiar, qualificaes/competncias pessoais e profissionais, factores econmicos, entre outros A importncia da criao de servios inovadores de apoio ajustados s novas necessidades de conciliao da vida pessoal e profissional: o exemplo dos servios de proximidade Estratgias de revitalizao de empresas e instituies: os novos papis do indivduo na organizao Conceitos chave: empowerment; sinergia; autonomia; delegao, responsabilidade. Polticas de empowerment - Liderana e delegao de poderes - Autonomia, descentralizao e competitividade - Empowerment na promoo da interveno social Mtodos de prospeco - Marketing e anlise de mercado - Prospeco e fidelizao Envolvimento e responsabilizao na construo dos projectos colectivos: a construo de uma sociedade mais plural e solidria Conceitos chave: interveno comunitria; empowerment; organizao comunitria; discriminao. A importncia dos conceitos de negociao, planificao, dinamizao e avaliao na definio de uma estratgia de interveno comunitria Tcnicas diversificadas de trabalho em equipa Aplicao de estratgias de empowerment em projectos colectivos de ndole no directiva e no formal Agentes de promoo da igualdade a nvel governamental: o Estado Portugus, a Unio Europeia, o Poder Local, Comisses para a Igualdade, entre outros Agentes de promoo da igualdade da sociedade civil: os cidados, as empresas, a escola, a comunicao social, as ONG, entre outros Responsabilidades pessoais e institucionais em fenmenos colectivos Conceitos-chave: prticas individuais; responsabilidade social; direitos e deveres de cidadania; identidade partilhada. As prticas individuais como conceito: o papel do indivduo na valorizao e construo da conscincia colectiva O respeito da comunidade pela projeco da identidade individual Implicaes do conceito de identidade partilhada Explorao de conceitos e prticas: os exemplos da reciclagem, do consumo sustentvel, da preveno e reutilizao, da compostagem e do ecodesign reas do Saber: Sociologia, Filosofia, Psicologia; Servio Social; Geografia; Economia, Direito.

REFERENCIAL DE FORMAO

Sada Profissional: Tcnico/a de Segurana e Higiene do Trabalho

Nvel 3

19/71

STC_1

Equipamentos princpios de funcionamento

Carga horria 50 horas

Resultados de Aprendizagem

Opera com equipamentos e sistemas tcnicos em contextos domsticos, identificando e compreendendo as suas normas de boa utilizao e os seus diferentes utilizadores. Opera com equipamentos e sistemas tcnicos em contextos profissionais, identificando e compreendendo as suas normas de boa utilizao e seus impactos nas organizaes. Interage com instituies, em situaes diversificadas, discutindo e solucionando questes de teor tcnico para a reparao ou melhor utilizao de equipamentos e sistemas tcnicos. Compreende e apropria-se das transformaes nos equipamentos e sistemas tcnicos.

Contedos
Processos socio-histricos de apropriao dos equipamentos e sistemas tcnicos Conceitos-chave: gnero, diviso social do trabalho, competitividade, poder, sociedade industrial, estrutura sociocultural. Desigualdades de gnero na diviso social do trabalho e, em particular, das tarefas domsticas (Re)estruturao das organizaes em funo das competncias e qualificaes necessrias para a sua modernizao e competitividade Relaes de poder e instncias mediadoras na introduo e uso dos equipamentos e sistemas tcnicos (assistncia, fiscalizao, consultoria, etc.) Emergncia e metamorfoses das sociedades industriais, atravs da interaco (dialctica) entre estruturas socioculturais e desenvolvimento tecnolgico Dimenses cientficas da aquisio, utilizao e gesto dos equipamentos e sistemas tcnicos Conceitos-chave: sistema, matria, energia, eficincia, (des)equilbrio sistmico, evoluo tecnolgica. Princpios fsicos e qumicos elementares, segundo os quais operam os sistemas fundamentais (mecnicos, elctricos e qumicos) para o funcionamento dos equipamentos Diferentes fases que constituem o ciclo de vida dos equipamentos Modos de quantificar os equipamentos, enquanto elementos consumidores de matria e de energia; Distintas alternativas tecnolgicas, numa perspectiva comparativa, em funo da eficincia com vista satisfao das (diferentes) necessidades do utilizador Desequilbrios no funcionamento dos equipamentos e formas de comunic-los com eficincia aos agentes competentes (reparao, deposio, etc.) Fases, agentes e dinmicas da evoluo histrica dos equipamentos, no sentido de um processo contnuo e gradual de aproximao ao homem e satisfao das suas necessidades Aspectos do raciocnio matemtico fundamentais para a utilizao e gesto de equipamentos e sistemas tcnicos Conceitos-chave: lgica, experimentao emprica, sucesso, varivel, probabilidade, desempenho, fiabilidade. Critrios de lgica na concepo dos equipamentos, distinguindo-se processos racionalizveis e processos de experimentao emprica Procedimentos bsicos de estatstica na gesto do equipamento, compreendendo o perodo de vida til de um equipamento como uma sucesso de utilizaes discretas Formas de medio do desempenho de um equipamento ao longo de um certo perodo de tempo, relacionando-o com factores intrnsecos e extrnsecos Modos de traduo da fiabilidade de um equipamento (e de um sistema que inclua diversos equipamentos) em termos probabilsticos reas do Saber: Fsica, Qumica, Sociologia, Economia, Histria, Matemtica.

REFERENCIAL DE FORMAO

Sada Profissional: Tcnico/a de Segurana e Higiene do Trabalho

Nvel 3

20/71

STC_2

Sistemas ambientais

Carga horria 50 horas

Resultados de Aprendizagem

Promove a preservao e melhoria da qualidade ambiental, atravs de prticas quotidianas que envolvem preocupaes com o consumo e a eficincia energtica. Pondera a aplicao de processos de valorizao e tratamento de resduos nas medidas de segurana e preservao ambiental. Diagnostica as tenses institucionais entre o desenvolvimento e a sustentabilidade, relativamente explorao e gesto de recursos naturais. Interpreta as transformaes ambientais ao longo dos tempos, sob diferentes pontos de vista, incluindo as suas consequncias nas dinmicas sociais e populacionais.

Contedos
Abordagem socio-histrica das formas de representao e actuao sobre o ambiente Conceitos-chave: cosmo-vises, modernidade, padro demogrfico, poltica ambiental, sociedade de risco, reflexividade, sustentabilidade. Diferentes relaes dos povos e civilizaes com o ambiente, associados a distintas cosmo-vises e diferentes recursos tecnolgicos Emergncia da modernidade como aprofundamento do controlo e manipulao sobre o ambiente, nas suas vrias vertentes Associao desta mudana profunda na relao com o ambiente com a transformao dos padres demogrficos e migratrios Anlise da relao complexa que os indivduos estabelecem hoje com as polticas ambientais, particularmente visvel nas polmicas pblicas sobre a instalao de novos equipamentos com um impacto ambiental considervel As sociedades contemporneas como sociedades de risco, implicando um aumento da reflexividade e sensibilidade social para formas mais sustentveis (e seguras) de relao com o ambiente Perspectivas poltico-geogrficas sobre o ambiente e, em particular, a explorao e gesto dos recursos naturais Conceitos-chave: recurso natural, nveis de desenvolvimento, modelos de desenvolvimento, dependncia energtica, energia renovvel. Os diversos recursos naturais: distino entre renovveis e no renovveis e debate sobre os desafios que se colocam gesto dos segundos Relao das desigualdades na distribuio e consumo energticos com os nveis e modelos de desenvolvimento das regies A dependncia de Portugal relativamente aos recursos do subsolo (em particular, em termos energticos): implicaes financeiras e ambientais da aposta em energias renovveis Quantidade e qualidade dos recursos hdricos, em funo quer de factores climticos quer da actividade humana Diversas instncias administrativas e comerciais que regulam a aquisio e explorao dos recursos naturais, explorando tenses entre elas Distintos modelos de desenvolvimento, em contexto urbano e em contexto rural, caracterizados por diferentes modos de relao com o meio ambiente

REFERENCIAL DE FORMAO

Sada Profissional: Tcnico/a de Segurana e Higiene do Trabalho

Nvel 3

21/71

STC_2

Sistemas ambientais

Carga horria 50 horas

Contedos (Continuao)
Dimenso fsica e qumica dos sistemas ambientais Conceitos-chave: sistema ambiental, (des)equilbrio sistmico, interveno antropognica, ciclo, matria, energia, escala, contaminao. Os diferentes elementos que constituem os sistemas ambientais: ar, gua, solo e ecossistemas Princpios fsicos e qumicos que comandam os sistemas ambientais nos diferentes elementos, conhecendo os modelos tericos desenvolvidos para interpretar a forma segundo aqueles operam Quantificao dos desequilbrios nos sistemas ambientais, diagnosticando as causas associadas e, em particular, a dimenso da interveno antropognica sobre o ambiente A evoluo dos sistemas ambientais: causas de desequilbrios e modos de interveno sobre as mesmas com vista correco dos seus efeitos Perspectiva sistmica dos sistemas ambientais, segundo o funcionamento em ciclos interligados de matria e energia, em diferentes escalas Multidisciplinaridade e transversalidade dos problemas ambientais, ao nvel da contaminao biolgica e fsicoqumica dos vrios compartimentos ambientais (gua, ar, solo, biota), resultante da emisso de poluentes, e das suas solues, considerando as dimenses ecolgica, social e econmica do desenvolvimento sustentvel Conceitos matemticos para o diagnstico e interveno de sistemas ambientais Utilidade(s) da matemtica na interpretao e sistematizao dos ciclos ambientais Modelos tericos explicativos dos ciclos ambientais e sua explicitao formal em equaes Grandezas fundamentais para o diagnstico dos desequilbrios em sistemas ambientais Mtodos matemticos para relacionar as causas dos desequilbrios em sistemas ambientais e para dimensionar as solues Leitura e construo de funes, na sua forma grfica, numrica e analtica, na representao do comportamento dos sistemas ambientais reas do Saber: Fsica, Qumica, Sociologia, Histria, Geografia, Matemtica.

REFERENCIAL DE FORMAO

Sada Profissional: Tcnico/a de Segurana e Higiene do Trabalho

Nvel 3

22/71

STC_3

Sade comportamentos e instituies

Carga horria 50 horas

Resultados de Aprendizagem

Adopta cuidados bsicos de sade em funo de diferentes necessidades, situaes e contextos de vida. Promove comportamentos saudveis e medidas de segurana e preveno de riscos, em contexto profissional. Reconhece diversas componentes cientficas e tcnicas na tomada de decises racionais no campo da sade, na sua interaco com elementos ticos e/ou polticos. Previne patologias, tomando em considerao a evoluo das realidades sociais, cientficas e tecnolgicas.

Contedos
Modos psicolgicos de relao com o corpo, quer nas rotinas de preveno de riscos quer na resposta a crises originadas por doenas prprias ou de pessoas dependentes Conceitos-chave: cognio, percepo, memria, aprendizagem, inteligncia, sistema fisiolgico, emoo, representao, apoio psicolgico. A importncia da cognio nos comportamentos relativamente ao corpo e s doenas, atravs dos processos de percepo, memria, aprendizagem e inteligncia Perspectiva dos fundamentos biolgicos do comportamento, em termos dos principais sistemas fisiolgicos relacionados com o comportamento (nervoso, endcrino e imunitrio), e da sua inter-relao Processos fundamentais da cognio social que medeiam a relao do indivduo com os demais, em particular, nos contextos de sade (relao com mdico, enfermeiro, farmacutico, etc.) Integrao dos aspectos cognitivos e emocionais na representao que o indivduo constri sobre si mesmo e nos cuidados de sade que desenvolve Importncia do apoio psicolgico a indivduos em situao de doena, distinguindo caractersticas do apoio profissionalizado e do apoio fornecido por familiares ou amigos Transformaes histricas da forma como os indivduos se representam e actuam sobre si mesmos e sobre terceiros, nos cuidados de higiene e sade Conceitos-chave: civilizao, representao, antropocentrismo, cincia, democracia, controlo urbano, patologia, classe social. Diferentes representaes do indivduo, do corpo e da medicina, associadas a distintas cosmo-vises e matrizes civilizacionais A revoluo das concepes cosmolgicas ocorrida ao longo dos sculos XV e XVI: o novo enfoque no indivduo (antropocentrismo) e a emergncia da cincia moderna (matematizao do real) Existncia de um processo civilizacional que, progressivamente, tem tornado mais sofisticada a relao dos indivduos com o corpo e os seus cuidados de higiene e sade Generalizao dos sistemas nacionais de sade, nos sculos XIX-XX, enquanto requisito quer da democracia quer de controlo urbano Principais patologias em diferentes pocas histricas, relacionando-as com as condies sociais, de higiene e de sade vigentes Diferenas e assimetrias actuais entre classes sociais na sua relao com o corpo, no acesso a cuidados de sade e, assim, na sua vulnerabilidade a diversas patologias

REFERENCIAL DE FORMAO

Sada Profissional: Tcnico/a de Segurana e Higiene do Trabalho

Nvel 3

23/71

STC_3

Sade comportamentos e instituies

Carga horria 50 horas

Contedos (Continuao)
Processos biolgicos e fisiolgicos que sustentam a vida Conceitos-chave: organismo, sistema, clula, substncia qumica, (des)equilbrio, doena. Sistemas constituintes dos seres humanos (nervoso, circulatrio, linftico, respiratrio, digestivo, estrutura ssea) Da clula como unidade bsica dos sistemas vivos existncia de diferentes tipos de clulas com funes especficas Interaco dos sistemas intrnsecos ao ser vivo com elementos extrnsecos, incluindo substncias qumicas, que intervm em processos como a alimentao, a respirao, a medicao, etc. Conceito de equilbrio de cada um dos sistemas constituintes e do ser vivo como um todo, diagnosticando e interpretando possveis desequilbrios Relao entre o aparecimento de novas doenas e os desequilbrios dos sistemas no ser vivo, compreendendo as intervenes necessrias para a retoma do seu funcionamento normal Contedos matemticos para a adopo de cuidados bsicos de sade Conceitos-chave: dose, proporo, concentrao, variao, regulao, distribuio, disseminao, probabilidade, varivel. O conceito de dose e sua adequao em funo das caracterstica do organismo (propores) A medio dos nveis de concentrao de substncias no organismo e sua variao ao longo do tempo Quantidades de substncia necessria para agir sobre os desequilbrios do sistema e necessidade de regular os perodos de toma de medicamentos Distribuio e evoluo, no tempo e no espao, da disseminao de certas doenas numa populao e num territrio Incidncia (ou probabilidade) de uma doena sobre um determinado grupo ou populao, em funo das suas variveis (genticas, comportamentais, ambientais) reas do Saber: Psicologia, Biologia, Qumica, Histria, Matemtica.

REFERENCIAL DE FORMAO

Sada Profissional: Tcnico/a de Segurana e Higiene do Trabalho

Nvel 3

24/71

STC_4

Relaes econmicas

Carga horria 50 horas

Resultados de Aprendizagem

Organiza oramentos familiares, tendo em conta a influncia dos impostos e os produtos e servios financeiros disponveis. Aplica princpios de gesto de recursos na compreenso e melhoria do funcionamento de organizaes produtivas (pblicas ou privadas). Perspectiva a influncia dos sistemas monetrios e financeiros na economia e na sociedade. Compreende os impactos dos desenvolvimentos sociais, tecnolgicos e cientficos, nos usos e gesto do tempo.

Contedos
Dimenso socio-antropolgica da organizao das actividades produtivas e sua relao com as estruturas culturais Conceitos-chave: famlia, unidade de produo, unidade de consumo, modo de produo, matriz cultural, tempo, modernidade. Diferentes modelos de famlia, enquanto unidade de produo e de consumo, bem como os seus referentes histricos e culturais Relao dos modos de produo com as estruturas e dinmicas familiares em sociedades e pocas distintas Matrizes culturais que permitem (e condicionam) o desenvolvimento dos sistemas econmicos O tempo enquanto construo social: a transformao radical da sua representao associada ao advento da modernidade Dimenso econmica das organizaes produtivas e das sociedades Conceitos-chave: consumo, poupana, rendimento, coeficiente oramental, produtividade marginal, economia de escala, moeda, custo de produo. O consumo e a poupana enquanto actos (econmicos e sociais) de utilizao dos rendimentos, reconhecendo diferentes tipos de consumo e de poupana nas sociedades contemporneas Evoluo dos coeficientes oramentais, relativamente evoluo dos nveis de rendimento Clculo dos valores relativos evoluo da produo total e da produtividade marginal, em funo das variaes do factor trabalho Definio de economias de escala, explicitando-se os factores que as podem originar ou bloquear A importncia da moeda no desenvolvimento econmico, relacionando a evoluo tecnolgica com o processo de desmaterializao da moeda Distintos custos de produo, incluindo a varivel tempo e explorando situaes para os optimizar Tcnicas contabilsticas elementares para a gesto de unidades produtivas e de agrupamentos familiares Conceitos-chave: folha de clculo, balano contabilstico, activo, passivo, capital prprio, elemento patrimonial, dinmica patrimonial, gesto sustentvel. Elaborao de folhas de clculo, utilizando frmulas na resoluo de operaes fundamentais da rea econmico-financeira Estrutura de um balano: distino entre activo, passivo e capital prprio, bem como entre os variados elementos patrimoniais A dinmica patrimonial, a partir da elaborao de balanos sucessivos Distino entre balano inicial e final e desenvolvimento de modelos de previso/simulao, com vrios cenrios, orientados para uma gesto sustentvel

REFERENCIAL DE FORMAO

Sada Profissional: Tcnico/a de Segurana e Higiene do Trabalho

Nvel 3

25/71

STC_4

Relaes econmicas

Carga horria 50 horas

Contedos (Continuao)
Contedos matemticos fundamentais para a gesto corrente de unidades produtivas e seu crescimento sustentvel Conceitos-chave: deciso optimal, funo, taxa de variao instantnea, taxa de variao mdia, programao linear. Contributo da matemtica para a tomada de decises optimais, assim como as suas limitaes Utilizao de estudos grfico, numrico e analtico de funes no clculo da relao receitas/despesas, ao longo do tempo Conceitos de taxa de variao instantnea e taxa de variao mdia num intervalo Resoluo numrica, graficamente e com recurso a programas computacionais (na folha de clculo) de problemas de programao linear reas do Saber: Economia, Contabilidade, Antropologia, Matemtica.

REFERENCIAL DE FORMAO

Sada Profissional: Tcnico/a de Segurana e Higiene do Trabalho

Nvel 3

26/71

STC_5

Redes de informao e comunicao

Carga horria 50 horas

Resultados de Aprendizagem Contedos

Entende as utilizaes das comunicaes rdio em diversos contextos. Perspectiva a interaco entre a evoluo tecnolgica e as mudanas nos contextos organizacionais, bem como nas qualificaes profissionais. Discute o impacto dos media na construo da opinio pblica. Relaciona a evoluo das redes tecnolgicas com a transformao das redes sociais.

Aspectos socio-econmicos do desenvolvimento e da implementao das tecnologias da informao e da comunicao Conceitos-chave: diversidade social, desigualdade social, investimento, inovao, meio de comunicao de massas, sociedade em rede. Diferentes modos de relao com a tecnologia que coexistem nas sociedades contemporneas, bem como a sua correlao com certas variveis sociais (idade, qualificaes, recursos econmicos, formao especfica, grupos de sociabilidade, etc.) Relao entre competncias tecnolgicas e crescimento econmico, a nvel individual, organizacional e societal Ponderao de solues tecnolgicas sustentveis, a nvel organizacional, a partir de uma estimativa dos seus custos e benefcios A importncia do investimento em inovao tecnolgica e em investigao e desenvolvimento na actividade econmica A importncia dos meios de comunicao de massas no desenvolvimento da democracia e da reflexividade social, em particular, atravs do fortalecimento (e possvel controlo ou regulao) de uma opinio pblica Implicaes socio-econmicas da difuso das redes tecnolgicas, em particular, no desenvolvimento de uma nova configurao social, a sociedade em rede Elementos tecnolgicos centrais que estruturam o funcionamento dos sistemas de informao e comunicao Conceitos-chave: tecnologia da informao e comunicao, terminal, rede, intranet, internet, desempenho. Os sistemas funcionais bsicos das tecnologias de informao e comunicao (armazenagem e transferncia de dados, construo, articulao e apresentao de informao) Os diversos tipos de tecnologias de informao e comunicao, caracterizando as suas dimenses individual e colectiva (terminais e redes) Principais elementos, estrutura e dinmicas das redes informticas fechadas (intranet) e abertas (internet) Aplicao das tecnologias de informao e comunicao nas mltiplas actividades humanas (produo, comrcio, servios, comunicao social, etc.) Limitaes no desempenho e aplicao associadas componente tecnolgica das tecnologias de informao e comunicao Conhecimentos cientficos e matemticos fundamentais para a compreenso e boa utilizao das tecnologias da informao e da comunicao Conceitos-chave: princpio fsico, cdigo binrio, linguagem, base de dados, estatstica. Os princpios fsicos fundamentais que permitem a realizao de operaes pelos sistemas de informao e comunicao O cdigo binrio como linguagem da programao: estrutura e operaes bsicas Operaes estatsticas bsicas: construo de bases de dados, produo e interpretao de resultados estatsticos, na forma numrica e grfica reas do Saber: Economia, Sociologia, Fsica, Matemtica.

REFERENCIAL DE FORMAO

Sada Profissional: Tcnico/a de Segurana e Higiene do Trabalho

Nvel 3

27/71

STC_6

Modelos de urbanismo e mobilidade

Carga horria 50 horas

Resultados de Aprendizagem

Associa conceitos de construo e arquitectura integrao social e melhoria do bem-estar individual. Promove a qualidade de vida atravs da harmonizao territorial em modelos de desenvolvimento rural ou urbano. Compreende os diferentes papis das instituies que trabalham no mbito da administrao, segurana e territrio. Reconhece diferentes formas de mobilidade territorial (do local ao global), bem como a sua evoluo.

Contedos
Processos de mudana fundamentais na geografia das populaes, em particular, os intensos fluxos de migrao, emigrao e imigrao que ocorreram no territrio portugus, desde o incio do sculo XX Conceitos-chave: densidade populacional, rea urbana, xodo rural, terciarizao, modelo de desenvolvimento, emigrao, imigrao. Distribuio da populao no territrio portugus, enfatizando as grandes assimetrias regionais em termos de densidade populacional e a emergncia de grandes reas urbanas O processo de xodo rural, litoralizao e progressivo despovoamento do interior, a partir da transformao profunda dos critrios de atractividade e repulsividade dos diferentes locais Relao entre o crescimento das cidades, a melhoria das acessibilidades e a industrializao e terciarizao dos sistemas econmicos Diferentes modelos de desenvolvimento sustentvel e de qualidade de vida, tanto em contexto urbano como em contexto rural Novas tendncias na relao espao-campo e, em particular, novos padres residenciais, impulsionados pela melhoria das acessibilidades e das telecomunicaes A situao de Portugal como um pas de emigrao e imigrao: novas facetas deste fenmeno resultantes da criao de um territrio europeu de livre circulao Princpios psicolgicos associados integrao e bem-estar, com enfoque nos contextos de desenvolvimento e nos processos de mudana de meio envolvente Conceitos-chave: comunidade, bem-estar, modelo ecolgico do desenvolvimento, adaptao, transferncia cognitiva. O funcionamento e o papel social das comunidades como promotoras de desenvolvimento e bem-estar pessoais Os diferentes contextos no modelo ecolgico do desenvolvimento (macro-sistema, meso-sistema, exo-sistema, micro-sistema) Factores de risco e de proteco em cada um dos sistemas Mecanismos de adaptao e transferncia cognitiva, inerentes a qualquer processo de mobilidade individual entre diferentes comunidades (possibilidades e limitaes) Conceitos fundamentais nos processos de construo do espao de vivncia (arquitectura) e de ordenamento do territrio Conceitos-chave: necessidade, satisfao, habitat, espao, urbanidade, modelo territorial. As necessidades do Homem no seu habitat (habitao, trabalho, convvio, alimentao, deslocao, etc.) A dimenso fsica do espao de vivncia, considerando as componentes de estar e deslocar Relao da organizao e da construo do espao urbano, entre o estar e o deslocar, com a satisfao das necessidades do Homem Caracterizao dos modelos territoriais de organizao do espao de vivncia: formas de medio e anlise dos padres de ocupao de solo e configurao de vias de comunicao de diferentes tipos de transporte As variveis fsicas que limitam o desenvolvimento do espao urbano

REFERENCIAL DE FORMAO

Sada Profissional: Tcnico/a de Segurana e Higiene do Trabalho

Nvel 3

28/71

STC_6

Modelos de urbanismo e mobilidade

Carga horria 50 horas

Contedos (Continuao)
Princpios fsicos na organizao e gesto do espao habitvel Conceitos-chave: fluxos, matria, energia, circulao, resduo, eficincia. Fluxos materiais e energticos no interior dos espaos urbanos e entre estes e os espaos adjacentes Medio, anlise e interpretao da circulao de ar, gua e seres vivos, bem como da produo de resduos e o consumo de energia no espao urbano Medio, anlise e interpretao dos fluxos materiais e energticos do lar, associando as variveis determinantes para a gesto eficiente daqueles (equipamentos utilizados, construo do espao, orientao solar, comportamentos de utilizao de energia, etc.) reas do Saber: Psicologia, Geografia, Arquitectura/Ordenamento do Territrio, Fsica, Matemtica.

REFERENCIAL DE FORMAO

Sada Profissional: Tcnico/a de Segurana e Higiene do Trabalho

Nvel 3

29/71

STC_7

Sociedade, tecnologia e cincia - fundamentos

Carga horria 50 horas

Resultados de Aprendizagem

Reconhece os elementos fundamentais ou unidades estruturais e organizativas que baseiam a anlise e o raciocnio cientficos. Recorre a processos e mtodos cientficos para actuar em diferentes domnios da vida social. Intervm racional e criticamente em questes pblicas com base em conhecimentos cientficos e tecnolgicos. Interpreta leis e modelos cientficos, num contexto de coexistncia de estabilidade e mudana.

Contedos
Conceitos nucleares para a compreenso e desenvolvimento dos vrios ramos das cincias Conceitos-chave: tomo, molcula, clula, rgo, indivduo, cultura, sistema, rede, fenmeno. O tomo e a molcula como elementos base do universo (cincias fsico-qumicas) A clula e o rgo como elementos base dos seres vivos (cincias biolgicas) O indivduo e a cultura como elementos base das sociedades (cincias sociais) Estruturao destes elementos em sistemas ou redes alargadas, produtoras de fenmenos complexos (no redutveis soma dos elementos) Aspectos metodolgicos elementares da cincia enquanto prtica social e modo especfico de produo de conhecimento Conceitos-chave: cincia, mtodo, conceito, modelo, teoria, investigao cientfica, experimentao, lgica, conhecimento. O mtodo enquanto base do trabalho cientfico Conceitos, modelos e teorias como ponto de partida e de chegada da investigao cientfica As vrias formas de experimentao emprica (controlada) como forma de verificao (refutao ou confirmao) das hipteses resultantes das teorias e modelos abstractos Procedimentos lgicos como base do raciocnio cientfico (deduo e induo) A matemtica enquanto linguagem e forma de raciocnio fundamental para o desenvolvimento e a expresso do conhecimento cientfico Processos atravs dos quais a cincia se integra e participa nas sociedades Conceitos-chave: interaco, argumentao, controvrsia pblica, participao, competncia cientfica, tomada de deciso. Modos diferenciados como os cidados interagem com a cincia e utilizam os conhecimentos cientficos no seu quotidiano Formas como os argumentos cientficos so mobilizados em controvrsias pblicas, a par de outro tipo de argumentos (polticos, econmicos, ticos, religiosos, etc.), na busca de solues Importncia actual das competncias cientficas para a participao dos indivduos em diversas questes pblicas Limitaes do conhecimento cientfico e da actuao dos cientistas na tomada de deciso em polmicas pblicas Compreenso dos processos e conhecimentos cientficos como base de um novo tipo de cultura e de desenvolvimento social Conceitos-chave: dogma, preconceito, evoluo, democracia, industrializao, dialctica, sociedade do conhecimento. O conhecimento cientfico enquanto aproximao (sempre provisria) ao real, no qual o maior rigor e funcionalidade resultam de uma contnua evoluo A ruptura com os dogmas, preconceitos e esteretipos enquanto atitude central no pensamento cientfico A relao entre a emergncia da cincia moderna e a eroso dos sistemas de poder tradicionais, dando origem s sociedades democrticas e industriais A relao dialctica entre investimento em investigao & desenvolvimento e os nveis de progresso e de bemestar das sociedades Intensificao da presena da cincia nos variados campos da vida contempornea, dando origem a sociedades do conhecimento ou da reflexividade

REFERENCIAL DE FORMAO

Sada Profissional: Tcnico/a de Segurana e Higiene do Trabalho

Nvel 3

30/71

CLC_1

Equipamentos impactos culturais e comunicacionais

Carga horria 50 horas

Resultados de Aprendizagem

Reconhece a multiplicidade de funes utilitrias e criativas dos equipamentos e sistemas tcnicos, em contexto privado. Conjuga saberes especializados relativos a equipamentos e sistemas tcnicos no estabelecimento e desenvolvimento de contactos profissionais. Convoca conhecimentos sobre equipamentos e sistemas tcnicos com o objectivo de facilitar a integrao, a comunicao e a interveno em contextos institucionais. Relaciona transformaes e evolues tcnicas com as novas formas de acesso informao, cultura e ao conhecimento, reconhecendo o contributo dos novos suportes tecnolgicos de comunicao.

Contedos
Reflexos da evoluo dos equipamentos e sistemas tcnicos na Cultura e na Arte Conceitos-chave: arte; cultura; tradio; conforto; progresso; memria colectiva; cultura de massas; esttica artstica. A Arte como produto e motor das mentalidades, das condies materiais e do contexto ideolgico, na sincronia e diacronia Tradio, conforto e progresso: abrangncia e inter-relao entre os conceitos Noo tradicional de Cultura e noo integradora de Cultura - Memria individual e memria colectiva - Dimenso tnica e popular da cultura e a cultura de massas confrontos e influncias Implicaes da integrao de equipamentos e sistemas tcnicos no quotidiano privado artstico e cultural - A acessibilidade da Arte e consequente alterao do conceito de cultura - A inovao das/nas manifestaes artsticas (nomeadamente, na alterao dos padres da esttica artstica) - Relao entre as diversas expresses/manifestaes de Arte A Lngua como factor de apropriao dos equipamentos e sistemas tcnicos Conceitos-chave: linguagem icnica; instrues; crnica; reclamao; protesto; relatrio crtico; artigos tcnicos; mensagem publicitria; hipertexto. Interpretao de instrues de montagem e uso de equipamentos atravs da descodificao de folhetos e manuais de instrues (linguagem icnica e verbal; rede de relaes semnticas especficas) Pesquisa, seleco e aplicao de informao especfica em documentao tcnica de cariz diverso (artigos tcnicos ou outros), sobre as potencialidades, vantagens e multiplicidade de opes dos equipamentos, adequando ao contexto de utilizao Construo e expresso de opinio especializada em relao a equipamentos e sistemas tcnicos, com base em artigos cientficos e recurso a uma interaco discursiva adequada Comunicao, em contexto profissional e/ou institucional, atravs de formatos textuais e de equipamentos diversos: fax, mensagem electrnica, SMS, carta, telegrama, entre outros meios Acessibilidade e produo de informao em suportes diversos, como forma de integrar eficazmente uma rede de relaes profissionais e/ou institucionais: a crnica, a reclamao e o protesto como estruturas facilitadoras da interveno Os efeitos da produo de relatrios crticos e de sntese na melhoria do funcionamento das instituies. Argumentao oral, escrita verbal e escrita no verbal: o poder da palavra e da imagem nos processos comunicacionais, adequados aos contextos especficos do acto de comunicao A importncia e o impacto da mensagem publicitria na percepo das evolues tcnicas: publicidade comercial e institucional A internet e o hipertexto como ferramentas inovadoras de acesso s manifestaes culturais e artsticas: leitura por associao de ideias e escrita interactiva

REFERENCIAL DE FORMAO

Sada Profissional: Tcnico/a de Segurana e Higiene do Trabalho

Nvel 3

31/71

CLC_1

Equipamentos impactos culturais e comunicacionais

Carga horria 50 horas

Contedos (Continuao)
Reflexos da evoluo dos equipamentos e sistemas tcnicos no perfil comunicacional das relaes interpessoais Conceitos-chave: comunicao funcional, de lazer e artstica; identidade e alteridade; comunicao institucional; Mdia; equipamentos inovadores; comportamento social Diferenciao dos referentes da comunicao funcional, de lazer e artstica e funo comunicativa contextualizada dos diversos meios tcnicos disponveis Alterao dos referentes comunicacionais de espao e tempo pela utilizao generalizada dos equipamentos e sistemas tcnicos no quotidiano privado e profissional Equipamentos e sistemas tcnicos como elementos facilitadores e globalizantes da comunicao a todos os nveis da interveno humana - Adequao dos equipamentos e sistemas tcnicos contemporneos s exigncias da comunicao profissional e/ou institucional (eficcia e fluidez) - Novas prticas de trabalho (colectivo e individual) e alterao dos perfis de comportamento em contextos profissionais e institucionais - Impactos no perfil das relaes humanas, em variados contextos da sua utilizao - Apropriao de sistemas e equipamentos inovadores na construo de uma nova gerao mdia Evoluo e transformao dos equipamentos e sistemas tcnicos desde de Vannevar Bush at aos nossos dias reas do Saber: Lngua Portuguesa; Lngua Estrangeira; Histria; Tecnologias de Informao e Comunicao.

REFERENCIAL DE FORMAO

Sada Profissional: Tcnico/a de Segurana e Higiene do Trabalho

Nvel 3

32/71

CLC_2

Culturas ambientais

Carga horria 50 horas

Resultados de Aprendizagem

Aplica conhecimentos tcnicos e competncias interpretativas na gesto equilibrada de consumos energticos. Comunica eficazmente, de acordo com a percepo das implicaes e mais-valias de processos de reciclagem em contexto profissional. Participa conscientemente em actividades de proteco e salvaguarda dos recursos naturais. Constri opinies criticas fundamentadas sobre os diversos impactos das actividades humanas nas alteraes climticas.

Contedos
Cultura de Reduo, Reutilizao e Reciclagem Conceitos-chave: qualidade ambiental; equilbrio ambiental; reciclar; reduzir; reutilizar; consumo; desperdcio; recursos naturais; demografia; alteraes climticas; aquecimento global. Aplicaes da poltica dos trs erres em contexto privado e profissional Noes de consumo, desperdcio e qualidade ambiental Hbitos de vida e tempos de lazer verdes: percepo universal do impacto das tradies culturais no ambiente Energias alternativas: estilos de vida e prticas culturais em confronto com o ambiente e sua sustentabilidade A identidade geogrfica e cultural das populaes e sua relao com os recursos naturais: caracterizao regional - Perfil humano e demogrfico das regies - A influncia das alteraes ambientais nessa identidade A Arte reciclada: processos de inovao artstica com recurso reciclagem A Lngua como factor de interveno ambiental sustentvel Conceitos-chave: discurso argumentativo; artigos de apreciao crtica; construo de opinio crtica; texto expositivo-argumentativo; reclamao; protesto; texto criativo; texto literrio; iconografia; linguagem panfletria; comunicao em linha; ciberespao; publicidade institucional. Sntese de conhecimentos e informaes tcnicas de forma a orientar a (auto)regulao de consumos energticos Aperfeioamento do discurso argumentativo oral como instrumento de sensibilizao e persuaso para as prticas de reduo, reutilizao e reciclagem Explorao de recursos de Lngua e tipologias de texto estruturantes na formulao de opinio crtica - Domnio e uso quotidiano de universos semnticos relacionados com reciclagem, como forma de induo de prticas - Leitura de artigos de apreciao crtica, para informao e documentao acerca da salvaguarda dos recursos naturais - Textos expositivo-argumentativos e a mobilizao para movimentos de sensibilizao em relao s alteraes climticas - Redaco de reclamaes e/ou protestos de salvaguarda dos recursos naturais na interaco institucional Leitura e anlise de textos criativos e literrios que forneam uma perspectiva crtica e diacrnica em relao s alteraes climticas, transformao da paisagem e evoluo do conceito de Qualidade de Vida Utilizao da funo argumentativa/persuasiva da iconografia em aces promotoras da reduo dos consumos energticos, nomeadamente atravs da composio grfica e verbal de mensagens panfletrias e informativas Participao em comunidades online como prtica de sensibilizao para processos de preservao do meio ambiente (os trs erres) em vrios contextos da vida quotidiana (atravs de fruns, subscries e salas de conversao temticas)

REFERENCIAL DE FORMAO

Sada Profissional: Tcnico/a de Segurana e Higiene do Trabalho

Nvel 3

33/71

CLC_2

Culturas ambientais

Carga horria 50 horas

Contedos (Continuao)
Aspectos comunicacionais dos direitos e deveres ambientais, individuais e colectivos Conceitos-chave: Informao; sensibilizao; defesa ambiental; sustentabilidade; direitos e deveres laborais; rede cvica; movimento global; Mdia Adequao dos direitos e deveres individuais e colectivos problemtica do ambiente e sustentabilidade, com recurso anlise da legislao ambiental em vigor A Informao e a sensibilizao, nomeadamente em contextos profissionais e institucionais, como bases do sucesso das polticas de defesa ambiental Importncia das redes cvicas alargadas de sensibilizao para as questes ambientais: co-responsabilizao institucional A casa Global: muitas culturas, uma s Terra - Posicionamento crtico face aos movimentos globais de utilizao/gesto desequilibrada dos recursos naturais (relao entre consumo e desperdcio) - O papel dos mdia no movimento global de sensibilizao: posicionamento crtico face informao veiculada reas do saber: Lngua Portuguesa; Lngua Estrangeira; Geografia; Histria; Formao Cvica

REFERENCIAL DE FORMAO

Sada Profissional: Tcnico/a de Segurana e Higiene do Trabalho

Nvel 3

34/71

CLC_3

Sade lngua e comunicao

Carga horria 50 horas

Resultados de Aprendizagem

Interpreta informao e comunica com objectivos de preveno na adopo de cuidados bsicos de sade, em contexto domstico. Apreende regras e meios de segurana, participando conscientemente na construo de uma cultura de preveno no colectivo profissional. Relaciona a multiplicidade de teraputicas com a diversidade cultural, respeitando opes diferenciadas. Mobiliza saberes culturais, lingusticos e comunicacionais no contacto com patologias e cuidados preventivos, nomeadamente no que diz respeito ao envelhecimento da populao e ao aumento da esperana de vida.

Contedos
Perspectivas culturais e socio-profissionais da Qualidade de Vida: gesto consciente dos Tempos de Lazer, da Higiene e Segurana no Trabalho e da Esperana de Vida Conceitos-chave: desenvolvimento; qualidade de vida; lazer; Higiene e Segurana no Trabalho; Estado de Providncia; Sade Pblica; esperana de vida; equilbrio e sustentabilidade. O Desenvolvimento como elemento proporcionador da Qualidade de Vida e relao entre esta e as prticas de Lazer Hbitos quotidianos e domsticos que promovem a qualidade de vida Princpios de Higiene e Segurana no Trabalho: especificidades de alguns grupos laborais no que respeita a Higiene e Segurana no Trabalho Prticas teraputicas tradicionais e alternativas: traos distintivos O Estado de Providncia e o Sistema Nacional de Sade - O conceito de Sade Pblica e o papel das instituies na sua promoo e defesa - O aumento da Esperana de Vida e seu reflexo na organizao e dinmica das instituies Sade: uma cultura de preveno - Esperana de Vida e modo de vida: implicaes do aumento daquela na perspectivao desta - Equilbrio e sustentabilidade universal: desafios de uma macro-sociedade envelhecida A Lngua como forma de apropriao e interveno na gesto quotidiana dos cuidados bsicos de sade Conceitos-chave: tcnicas de resumo; texto panfletrio; texto informativo; intencionalidade comunicativa; relato; meios de comunicao; estruturas legislativas; circular; comunicado; informao institucional; discurso expositivoargumentativo. Tcnicas de resumo de informao, proveniente de fontes e suportes diversos como forma de adoptar, em conscincia, cuidados bsicos de sade em contexto privado, profissional e institucional Explorao da intencionalidade comunicativa de textos panfletrios e informativos, em revistas e jornais, de forma a construir um leque de opes em torno de actividades de lazer como factor preventivo Recursos para difuso de prticas de preveno em contexto profissional e institucional - Instrumentos de comunicao eficazes e cleres (exemplos do fax e da mensagem electrnica) - As estruturas legislativas como suporte das opes prescritivas: Lei, Decreto-Lei, Despacho e Portaria - As circulares e os comunicados como veculos de informao institucional acerca de prticas teraputicas e prescritivas - Leitura, interpretao e metodologias de implementao de regulamentos relacionados com Higiene e Segurana no Trabalho Interpretao de textos metalngusticos e metacognitivos: dicionrio e simposium como suportes para pesquisa de informao que fundamenta prticas teraputicas de ndole variada Pesquisa e seleco de informao pertinente sobre as patologias do envelhecimento e cuidados de preveno em suportes diversificados: relatos, textos autobiogrficos, Internet, entre outros possveis O debate pblico e a dissertao crtica como veculos de opinio fundamentada acerca dos problemas que afectam a sade pblica universal

REFERENCIAL DE FORMAO

Sada Profissional: Tcnico/a de Segurana e Higiene do Trabalho

Nvel 3

35/71

CLC_3

Sade lngua e comunicao

Carga horria 50 horas

Contedos (Continuao)
A Comunicao como elemento fundamental no processo de mudana de mentalidades e atitudes em relao preveno Conceitos-chave: preveno; Higiene e Segurana no Trabalho; comunicao inter-institucional; rede cvica; sade pblica. Informao publicitria e informao tcnica especializada sobre cuidados bsicos de sade: caractersticas e princpios estruturantes Prticas de Higiene e Segurana no Trabalho - Importncia da circulao de informao e da comunicao inter-institucional na promoo de hbitos e prticas., nomeadamente quanto legislao em vigor - Perfil das empresas e instituies antes e depois da implementao de cuidados de Higiene e Segurana no Trabalho: consciencializao e comunicao Papel e pertinncia da comunicao na construo de uma rede cvica de informao no combate e preveno de problemas de sade pblica escala global: Doenas Sexualmente Transmissveis, Obesidade, Toxicodependncia, Cardiovasculares; Diabetes; Raquitismo, patologias derivadas do envelhecimento, entre outras reas do Saber: Lngua Portuguesa; Lngua estrangeira; Formao Cvica; Sociologia.

REFERENCIAL DE FORMAO

Sada Profissional: Tcnico/a de Segurana e Higiene do Trabalho

Nvel 3

36/71

CLC_4

Comunicao nas organizaes

Carga horria 50 horas

Resultados de Aprendizagem

Utiliza terminologias adequadas na definio de oramentos familiares e no preenchimento de formulrios de impostos, aplicando tecnologias que facilitam clculos, preenchimentos e envios. Adequa-se a modelos de organizao e gesto que valorizam o trabalho em equipa, em articulao com outros saberes especializados. Compreende e aplica os princpios de funcionamento dos sistemas monetrios e financeiros, enquanto elementos de configurao cultural e comunicacional das sociedades actuais. Identifica os impactos de evolues tcnicas na gesto do tempo, reconhecendo os seus efeitos nos modos de processar e transmitir informao.

Contedos
A influncia da Cultura nos modelos de organizao, oramentao e gesto financeira Conceitos-chave: cultura; arte; gesto oramental; oferta cultural; financiamento cultural; defesa patrimonial; cultura e multiculturalidade; organizao hierrquica e organizao sistmica do trabalho. Gesto da oramentao privada reservada a vivncias culturais e artsticas Oferta cultural gratuita e oferta cultural paga: distino e opo Dimenso econmica da Cultura e da Arte - Propsitos dos investimentos financeiros (pblicos e privados) na Arte, Cultura e Lazer - Papel das instituies no desenvolvimento de estratgias de sustentabilidade financeira das actividades culturais Cultura de defesa patrimonial regional, nacional e internacional: cultura e multiculturalidade Paradigmas organizacionais das empresas e instituies e suas implicaes na comunicao nas/entre as organizaes - Organizao hierrquica e organizao sistmica do Trabalho: vantagens e desvantagens dos dois modelos - Vectores de percepo de uma cultura do rigor: cultura de cooperao, cultura de ambio, cultura de participao, cultura de inovao consequncias nas necessidades e caractersticas da comunicao Vivncia egotista e em diferido, ou vivncia partilhada e em tempo real: uma opo macro-estrutural de gesto da comunidade global

REFERENCIAL DE FORMAO

Sada Profissional: Tcnico/a de Segurana e Higiene do Trabalho

Nvel 3

37/71

CLC_4

Comunicao nas organizaes

Carga horria 50 horas

Contedos (Continuao)
Suportes lingusticos indispensveis aos processos de gesto pessoal, profissional, institucional e macroestrutural Conceitos-chave: formulrio; declarao; artigo tcnico; folheto informativo; documentrio; texto publicitrio; requerimento; petio; acordo; tratado; hiperonmia e hiponmia; identidade e alteridade; texto de carcter autobiogrfico. Estruturas lingusticas especficas para a correcta gesto financeira privada: preenchimento de cheques, interpretao de extractos, construo de folhas de receitas e despesas Instrumentos de execuo oramental em contexto privado: formulrios e declaraes em suporte papel e digital Leitura, interpretao e sntese de artigos tcnicos e folhetos informativos acerca da gesto privada de bens e valores Recursos e estruturas de Lngua necessrios ao registo de informao em folha de clculo: hiperonmia e hiponmia Adequao do registo discursivo aos suportes e interlocutores em contexto profissional: carta, fax, mensagem electrnica, discurso oral sustentado e estruturado Papel regulador e orientador dos relatrios crticos na gesto de equipas de trabalho Importncia da escuta/visionamento para integrao de informao - Os textos publicitrios udio e scriptovisuais como forma de percepo do funcionamento dos sistemas financeiros - Documentrios especializados em movimentos financeiros nacionais e internacionais Tipologias textuais de interaco com/entre instituies, no plano cultural e financeiro: requerimento, petio, outros Leitura e interpretao crtica de textos com objectivos geoestratgicas: papel dos acordos e dos tratados na gesto da comunidade global Implicao do Eu no discurso e gesto dos vectores espcio-temporais: apresentao e defesa de pontos de vista, convices, ideias e ideais em textos de carcter autobiogrfico, a saber, memrias, cartas, dirios, relatos Enquadramentos informativos e comunicacionais da gesto: construo de uma rede de interaces Conceitos-chave: privacidade; sobre-endicidamento; Oramento Geral do Estado; crescimento econmico; progresso social. O exerccio do direito de privacidade Sobre-endividamento: conceito, preveno e estruturas sociais de apoio Importncia dos sistemas de informao e respectivos mecanismos de comunicao nos ambientes profissionais Oramento Geral do Estado: contemplao financeira da cultura na generalidade e na especialidade Servios pblicos de informao: objectivos culturais e limites financeiros Distino entre crescimento econmico e progresso social, com base em informao veiculada pelos mdia Adequao das estratgias de comunicao ao pblico-alvo e aos vectores espcio-temporais Estratgias de seleco de informao na sociedade contempornea - Massificao da iconografia e dos textos informativos - Exerccio do pensamento crtico prprio reas do Saber: Lngua Portuguesa; Lngua estrangeira; Geografia; Histria; Marketing; Contabilidade.

REFERENCIAL DE FORMAO

Sada Profissional: Tcnico/a de Segurana e Higiene do Trabalho

Nvel 3

38/71

CLC_5

Cultura, comunicao e mdia

Carga horria 50 horas

Resultados de Aprendizagem

Compreende as diferentes utilizaes da Lngua nas comunicaes rdio, adequando-as s necessidades da organizao do seu quotidiano. Identifica as mais valias da sistematizao da informao disponibilizada por via electrnica em contextos socioprofissionais. Reconhece os impactos dos mass media na constituio do poder meditico e sua influncia na regulao institucional. Desenvolve uma atitude crtica face aos contedos disponibilizados atravs da internet e dos meios de comunicao social no geral.

Contedos
Novos formas e expresses de Cultura: evoluo e impacto social das tecnologias de informao e comunicao Conceitos-chave: Tecnologias de Informao e Comunicao; memria colectiva; arte digital; museu virtual; arte interactiva; lazer; optimizao e rentabilizao do trabalho; macro-electrnica; micro-electrnica; ergonomia do trabalho. As tecnologias de informao e comunicao (TIC) ao servio da memria colectiva A difuso da arte e da cultura pelas tecnologias de informao e comunicao quanto acessibilidade e celeridade no acesso informao/formao; consequncias no conceito de cultura A Reinveno da Arte atravs do ciberespao: a Arte Digital e os Museus Virtuais Alterao do conceito de propriedade autoral: Arte Interactiva Reflexos da alterao das coordenadas espao/tempo do ciberespao na construo e apropriao de elementos culturais Gesto das diversas dimenses do quotidiano com recurso s TIC: gesto dos recursos domsticos, novas formas de lazer e novas noes de qualidade de vida Vantagens trazidas pela evoluo das tecnologias de informao e comunicao no colectivo profissional: - Novos mtodos de optimizao e rentabilizao do trabalho e de gesto da comunicao - Micro e macro electrnica ao servio da ergonomia do trabalho - Armazenamento e recuperao de dados

REFERENCIAL DE FORMAO

Sada Profissional: Tcnico/a de Segurana e Higiene do Trabalho

Nvel 3

39/71

CLC_5

Cultura, comunicao e mdia

Carga horria 50 horas

Contedos (Continuao)
Construo lingustica da interveno cultural e comunicacional com recurso s tecnologias de informao e comunicao Conceitos-chave: pesquisa, seleco e tratamento de informao; iconografia; comunicao em suporte electrnico; intencionalidade comunicativa; discurso oral; texto argumentativo; crnica; base de dados; hipertexto; anncio; curriculum vitae; resumo; sntese; texto informativo. Tcnicas de pesquisa, seleco e tratamento de informao, com objectivos pessoais e profissionais, atravs do recurso a ferramentas disponibilizadas pelas tecnologias de informao e comunicao (processador de texto e folha de clculo) Adequao a situaes de comunicao em suporte electrnico - Percepo das intencionalidades comunicativas implcitas e explcitas na comunicao em linha - Produo de discurso oral em presena e a distncia: consciencializao dos mecanismos lingusticos supressores da ausncia do interlocutor - Construo de uma ou mais identidades electrnicas e mobilizao de recursos lingusticos adequados participao em comunidades cibernticas (Netiquette) - Interpretao de textos argumentativos, crnicas e discursos polticos para interveno sustentada em comunidades de opinio em linha Mecanismos de Lngua para sistematizao da informao, em contexto socioprofissional - Adequao lingustica e caracterizao comunicacional das diversas ferramentas das tecnologias de informao e comunicao: mensagens electrnicas, fax, texto processado, folhas de clculo, ASCII, visual Basic, HTML - Resposta a anncios e construo de Curriculum Vitae em modelos diversos - O hipertexto como recurso comunicativo lingustico verbal e no verbal ao servio da capacidade de interveno na aco das instituies: pginas pessoais, blogs, entre outros Formas de interveno crtica sobre a informao mediatizada: resumo e sntese de textos informativos e construo de folhetos informativos para apropriao e esclarecimento das mensagens veiculadas pelos mdia Os mdia e a alterao dos processos de comunicao, interveno e participao pblica Conceitos-chave: Comunidade; comunicao global; identidade local; identidade electrnica; opinio publica; pensamento crtico escala global. Reformulao do conceito de comunidade por efeito das potencialidades comunicativas das tecnologias de informao e comunicao - Alterao do perfil das inter-relaes humanas; noo de Identidade electrnica - Comunicao global vs identidade local - O poder dos mdia: importncia da imagem e de novas formas de linguagem e de comunicao na formulao e preservao de uma opinio pblica A importncia da segurana dos sistemas de informao em contextos profissionais e institucionais: enquadramento legal e explorao dos instrumentos disponveis para uma comunicao organizacional com vista minimizao de riscos Percepo da iconografia como linguagem preferencial dos diversos suportes tecnolgicos e seu relacionamento pertinente com os tipos de texto e de comunicao inerentes A universalizao dos grandes debates da Humanidade: a interveno comunitria e a formulao de pensamento crtico numa conjuntura de globalizao reas do Saber: Lngua Portuguesa; Lngua Estrangeira; Histria; Marketing; Tecnologias de Informao e Comunicao.

REFERENCIAL DE FORMAO

Sada Profissional: Tcnico/a de Segurana e Higiene do Trabalho

Nvel 3

40/71

CLC_6

Culturas de urbanismo e mobilidade

Carga horria 50 horas

Resultados de Aprendizagem

Recorre a terminologias especficas no mbito do planeamento e ordenao do territrio, construo de edifcios e equipamentos. Compreende as noes de ruralidade e urbanidade, compreendendo os seus impactos no processo de integrao socioprofissional. Identifica sistemas de administrao territorial e respectivos funcionamentos integrados. Relaciona a mobilidade e fluxos migratrios com a disseminao de patrimnios lingusticos e culturais.

Contedos
Questes culturais que envolvem o planeamento e o ordenamento do territrio Conceitos-chave: urbanismo; mobilidade; arquitectura; planeamento habitacional; equilbrio paisagstico; ruptura paisagstica; equipamento cultural; ordenamento e coeso territorial; Plano Director Municipal; turismo; fluxo migratrio; patrimnio cultural. Critrios de qualidade no Planeamento Habitacional: - Equipamentos culturais de suporte habitao: espaos verdes, zonas de lazer, espaos de interaco cultural. - Influncia dos equipamentos culturais no ordenamento e coeso territorial. - Arquitectura tradicional e sistemas construtivos. - Ambientes rurais e ambientes urbanos. - Histria oral das Comunidades e Socializao. - A memria dos lugares e a Epifania dos espaos. - Traos arquitectnicos distintivos: integrao e ruptura paisagstica. - A polissemia da Polis. Plano Director Municipal: conceito, objectivos e concretizao. Fomento, oportunidade e mobilidade laborais aliados valorizao do patrimnio urbano e rural. - Novas reas de oferta profissional: Turismo urbano, turismo rural, turismo de habitao, turismo cultural e turismo de aventura. - Reconstruo de percursos profissionais e projectos de vida atravs da qualificao profissional em reas associadas reclassificao urbanstica. Fluxos Migratrios: causas e consequncias econmicas, polticas e culturais dos fenmenos de migrao, emigrao, imigrao e xodo. Consequncias dos fluxos migratrios na expresso cultural e artstica e o papel dos equipamentos culturais nos processos de integrao.

REFERENCIAL DE FORMAO

Sada Profissional: Tcnico/a de Segurana e Higiene do Trabalho

Nvel 3

41/71

CLC_6

Culturas de urbanismo e mobilidade

Carga horria 50 horas

Contedos (Continuao)
A Lngua como suporte indispensvel gesto e interveno no urbanismo e na mobilidade Conceitos-chave: preveno rodoviria; caderno de encargos; projecto; licena; planta; mapa; topografia; resumo; sntese; reclamao; requerimento; debate; patrimnio lingustico; relato; crnica; texto literrio; texto informativo. Terminologia e estrutura de documentos e situaes de comunicao especficas, relacionados com a temtica do urbanismo e mobilidade. - Descodificao de folhetos informativos relativos ao cdigo da estrada, preveno rodoviria e outros. - Caderno de encargos, projecto de construo, licena de construo, planta, mapa, carta topogrfica. - Tcnicas de pesquisa, seleco e resumo/sntese de informao, nomeadamente na Internet, acerca dos sistemas de administrao territorial e de instituies relacionadas com urbanismo e mobilidade. - Documentos de interaco formal em processos de planeamento e construo (reclamao e o requerimento). - Percepo da hierarquia e teor dos documentos legais e sua articulao com o planeamento: Lei, Decreto-Lei, Despacho e Portaria. - Expresso oral e escrita coesa e coerente num debate/participao institucional pblico. Os processos de migrao e seus impactos na configurao do urbanismo e da mobilidade. - Recolha de informao acerca dos fluxos migratrios e ao patrimnio lingustico e cultural a eles associado: (crnicas, textos literrios, textos informativos diversos, relatos de vivncias, entre outros). - Pesquisa e tratamento de informao, a partir de textos de apreciao crtica sobre a importncia da Lngua Portuguesa no mundo. Apropriao e uso lingustico apropriado para insero em contextos socioprofissionais: - Mapas, cartas topogrficas, projecto de construo, plantas, escalas, licena de construo, iconografia associada, folhetos e cartazes informativos. - Apropriao de variantes regionais de realizao do portugus como forma de integrao socioprofissional. - Leitura e interpretao de textos literrios que exemplifiquem fenmenos de superao da excluso social e profissional. A Comunicao nos processos contemporneos de mobilidade humana e interveno urbanstica Conceitos-chave: mobilidade humana; interveno urbanstica; espao rural; espao urbano; mercado de trabalho; recuperao; reclassificao; coeso humana e paisagstica do territrio; impacto visual; impacto ambiental; Qualidade de Vida. Importncia da Lngua Portuguesa na criao de laos humanos e culturais e na sensibilizao para atitudes comunitrias. Problemtica da integrao e relacionamento com as sociedades imigrantes em Portugal. Preservao e dinamizao do espao rural e do espao urbano com vista recuperao da memria colectiva dos espaos. - A recuperao e reclassificao dos espaos e suas consequncias no mercado de trabalho. - Campanhas institucionais: cruzamento do seu teor com a coeso paisagstica e humana do territrio. Formas de comunicao entre operrios e agentes especializados, de forma a adequar o planeamento construo. Integrao espacial e temporal da construo e seu impacto visual e ambiental. Ordenamento da construo e Qualidade de Vida: princpios e regras (anlise da legislao em vigor). reas do Saber: Lngua Portuguesa; Lngua Estrangeira; Geografia; Filosofia; Histria; Sociologia; Formao Cvica.

REFERENCIAL DE FORMAO

Sada Profissional: Tcnico/a de Segurana e Higiene do Trabalho

Nvel 3

42/71

CLC_7

Fundamentos de cultura lngua e comunicao

Carga horria 50 horas

Resultados de Aprendizagem

Intervm de forma pertinente, convocando recursos diversificados das dimenses cultural, lingustica e comunicacional. Revela competncias em cultura, lngua e comunicao adequadas ao contexto profissional em que se inscreve. Formula opinies crticas, mobilizando saberes vrios e competncias culturais, lingusticas e comunicacionais. Identifica os principais factores que influenciam a mudana social, reconhecendo nessa mudana o papel da cultura, da lngua e da comunicao.

Contedos
Uma Cultura de programao: trajectos pessoais e mudana social Conceitos-chave: contexto de vida; trajecto pessoal; famlia; trabalho; interaco social; mudana social; recurso financeiro; aprendizagem no formal; investigao cultural intensiva e extensiva; urbanismo; patrimnio; sistemas de comunicao; cultura artstica; literatura; patrimnio cultural e artstico; globalizao. Relao entre os contextos de vida e os trajectos pessoais: - Novas dinmicas de famlia, trabalho e de redes de interaco social. - Importncia dos recursos financeiros, dos equipamentos culturais e das interaces sociais nas opes e nas trajectrias individuais. - Conscincia da presena e da representao do Outro na construo do Eu. A importncia das aprendizagens no formais nas manifestaes culturais e artsticas e destas naquelas. Metodologias disponveis de diagnose e prospeco ao servio da actividade cultural: inqurito, entrevista, observao directa e anlise documental. Investigao cultural intensiva e extensiva: objectivos, propsitos e adequao da opo. Arte privada e Arte pblica: - Consequncias na gesto do urbanismo e do patrimnio. - Manifestaes artsticas diferenciadas: interveno e apropriao. - Instituies, Museus e Arquivos. A influncia dos factores culturais, polticos e fsicos nos processos de mudana social ao longo da histria: - Evoluo dos princpios estticos da Arte e sua relao com o real. - A Cultura artstica e seu impacto nas sociedades. - A Importncia da Literatura na consolidao do patrimnio cultural e artstico de um povo. Factores de acelerao da mudana social e cultural na histria recente: os adventos da Revoluo industrial, do cientismo, do racionalismo, dos confrontos blicos, entre outros. Efeitos da globalizao das polticas financeiras e seus impactos na gesto da promoo da Cultura, nos seus diferentes aspectos e dimenses (por exemplo, arte popular e arte das elites).

REFERENCIAL DE FORMAO

Sada Profissional: Tcnico/a de Segurana e Higiene do Trabalho

Nvel 3

43/71

CLC_7

Fundamentos de cultura lngua e comunicao

Carga horria 50 horas

Contedos (Continuao)
A Lngua e a Literatura portuguesas no mundo como elementos de unio e interveno cvica Conceitos-chave: texto criativo; texto literrio; registo autobiogrfico; realidade e fico; texto informativo; notas; resumo; sntese; texto argumentativo; texto expositivo-argumentativo; debate; leitura; interpretao; escrita; variao e mudana; Lngua; Literatura; metalinguagem; identidade global e local. O texto criativo como expresso de vivncias: - Mecanismos de reconhecimento do Outro na construo de Si. - Registo autobiogrfico de trajectos de vida individuais e colectivos: memrias, dirios, cartas, relatos entre outros. - Memria colectiva e imaginrio, traados pelo recurso consciente e estruturado a crnicas, entrevistas, descries e relatos. - Percursos individuais e colectivos no texto literrio: realidade e fico. Registos lingusticos/textuais de interveno socioprofissional: - Recurso consciente e estruturado a diversos tipos de texto como forma de interveno profissional: narrativa literria, textos de carcter autobiogrfico. - Domnio de mecanismos lingusticos que viabilizem metodologias de diagnose e prospeco: inquritos, entrevistas, formulrios entre outros. - Tomada de notas, resumo e sntese de textos informativos como preparao da produo de textos reflexivos em contexto profissional. Construo de opinies fundamentadas num contexto institucional: - Os textos de apreciao crtica e as dinmicas de interveno na vida social, econmica, poltica e cultural. - O texto argumentativo e expositivo-argumentativo como instrumento de formulao e apresentao de opinies crticas de amplitude institucional. - Tcnicas de estruturao de um guio para debate/participao institucional pblico. Conscincia da Lngua viva, em constante mudana: - Os fenmenos de variao e mudana na Lngua Portuguesa, como causas e consequncias da interveno cvica e social no campo do conhecimento. - Percepo da Lngua como elemento construtor do universo e impulsionador da evoluo das sociedades: exemplo do hipertexto e usos lingusticos especficos das tecnologias de informao e comunicao. - Fontes de informao terminolgica e cultural: o movimento constante entre a estabilizao de conceitos e o acompanhamento da mudana (exemplos das enciclopdias e dos dicionrios). O papel da Literatura na formao de opinio para a interveno social: leitura e interpretao de textos literrios de autores portugueses e/ou estrangeiros de mrito reconhecido como forma de fortalecer e mobilizar competncias culturais, lingusticas e comunicacionais. Recursos lingusticos pertinentes para a construo de pginas pessoais na Internet e a participao em fruns, subscries, salas de conversao, entre outros. Importncia da explorao e produo de documentrios e artigos de apreciao crtica acerca da identidade global e local, na construo da opinio pessoal fundamentada.

REFERENCIAL DE FORMAO

Sada Profissional: Tcnico/a de Segurana e Higiene do Trabalho

Nvel 3

44/71

CLC_7

Fundamentos de cultura lngua e comunicao

Carga horria 50 horas

Contedos (Continuao)
Os sistemas de Comunicao na expresso do pensamento crtico, na construo da relao entre a opinio pessoal e a opinio pblica Conceitos-chave: identidade cultural; relao interpessoal; inteno comunicativa; o quarto poder Mdia; suporte terico; competncia. A comunicao entre indivduos, atravs de suportes diversos, como forma de construo de uma identidade cultural comum. O papel dos mdia e da opinio pblica nas relaes interpessoais: - Percepo de intenes comunicativas de alcance cultural e ideolgico. - Construo de um posicionamento crtico face construo de opinio pblica pelos mdia, atravs da seleco da informao veiculada. - O quarto poder: influncia dos mdia e dos sistemas de comunicao na face das sociedades e nos ritmos de alterao de paradigmas culturais. Percepo da complementaridade Teoria/Prtica em contexto profissional e institucional: - Noo de suporte terico das prticas profissionais. - Noo de mobilizao pragmtica de competncias e percepo integradora do desempenho profissional. - Estratgias de sensibilizao para planos formativos integradores. Cultura de globalizao e Cultura de preservao de identidades: confronto ou complementaridade? - Influncia dos movimentos globalizantes no quotidiano individual. - Mudana dos modelos e ritmos de acesso informao. - Alterao de paradigmas de actuao e de abrangncia da interveno cvica. reas do Saber: Lngua Portuguesa; Literatura Portuguesa; Lngua estrangeira; Filosofia; Geografia; Histria; Formao Cvica.

REFERENCIAL DE FORMAO

Sada Profissional: Tcnico/a de Segurana e Higiene do Trabalho

Nvel 3

45/71

CLC_LEI

Lngua Estrangeira - iniciao

Carga horria 50 horas

Introduo

No definida uma lngua estrangeira em particular. A opo da Lngua Estrangeira em concreto que operacionalizar este conjunto de competncias de uso depender do perfil/necessidade de aprendizagem do adulto/formando, de acordo com a disponibilidade das entidades formadoras. A presente elencagem de competncias tem como referncia a ocorrncia da Lngua em contexto de realizao, no se referindo a aspectos especficos do funcionamento da Lngua uma vez que estes variam de acordo com a que estiver a ser trabalhada. Trata-se de um nvel de iniciao, pelo que se destina a adultos que no tenham quaisquer noes estruturadas de uma lngua estrangeira.

Competncias de Uso de Lngua Iniciao


Competncias de interpretao Ouvir/Ver Compreenso de textos simples, breves e claros relacionados com aspectos da vida quotidiana e/ou com as reas de interesse dos adultos. Compreenso das ideias gerais de um texto em lngua corrente sobre aspectos relativos aos tempos livres, bem como a temas actuais e assuntos do interesse pessoal e/ou profissional dos adultos, quando o discurso claro, pausado e adequado ao seu nvel lingustico. Compreenso do contedo informativo simples de material audiovisual (entrevista, conversa telefnica, conversa informal entre pares, outros). Ler Compreenso de textos curtos e simples sobre assuntos do quotidiano, variando o grau de complexidade dos textos de acordo com as competncias evidenciadas pelos adultos. Deteco de informao previsvel concreta em textos simples de uso comum (conversa telefnica, entrevista, outros). Compreenso de textos simples em lngua corrente sobre assuntos do quotidiano e relacionados com as reas de formao e/ou actividade profissional dos adultos. Percepo de acontecimentos relatados, assim como sentimentos e desejos expressos. Comunicao em situaes do quotidiano implicando troca de informao simples e directa sobre assuntos e actividades correntes, variando o grau de complexidade dos textos de acordo com as competncias evidenciadas pelos adultos. Participao em conversaes curtas, com recurso a vocabulrio circunscrito, sem necessidade de sustentar, aprofundar ou prolongar os dilogos. Participao, com preparao prvia, em conversas simples sobre assuntos de interesse pessoal ou geral da actualidade. Competncias de produo Falar/Escrever Uso de frases simples e curtas para falar da famlia, dos outros e do seu percurso pessoal, variando o grau de complexidade dos textos de acordo com as competncias evidenciadas pelos adultos. Produo, simples e breve mas articulada, de enunciados para narrar, descrever, expor informaes e pontos de vista. Comunicao em situaes do quotidiano que exigem apenas troca de informao simples e directa sobre assunto e actividades correntes. Participao em conversaes curtas, com recurso a vocabulrio circunscrito, sem necessidade de sustentar, aprofundar ou prolongar os dilogos. Participao, com preparao prvia, em conversas simples sobre assuntos de interesse pessoal ou geral da actualidade. Escrita de textos curtos e simples relacionados com aspectos da vida quotidiana. Escrita de textos simples e estruturados sobre assuntos conhecidos e do seu interesse. Intervir tendo em conta que os percursos individuais so afectados pela posse de diversos recursos, incluindo competncias ao nvel da cultura, da lngua e da comunicao. Agir em contextos profissionais, com recurso aos saberes em cultura, lngua e comunicao. Formular opinies crticas mobilizando saberes vrios e competncias culturais, lingusticas e comunicacionais. Identificar os principais factores que influenciam a mudana social, reconhecendo nessa mudana o papel da cultura, da lngua e da comunicao.

REFERENCIAL DE FORMAO

Sada Profissional: Tcnico/a de Segurana e Higiene do Trabalho

Nvel 3

46/71

CLC_LEC

Lngua Estrangeira - continuao

Carga horria 50 horas

Introduo

No definida uma lngua estrangeira em particular. A opo da Lngua Estrangeira em concreto que operacionalizar este conjunto de competncias de uso depender do perfil/necessidade de aprendizagem do adulto/formando, de acordo com a disponibilidade das entidades formadoras. A presente elencagem de competncias tem como referncia a ocorrncia da Lngua em contexto de realizao, no se referindo a aspectos especficos do funcionamento da Lngua uma vez que estes variam de acordo com a que estiver a ser trabalhada. Trata-se de um nvel de iniciao, pelo que se destina a adultos que no tenham quaisquer noes estruturadas de uma lngua estrangeira.

Competncias de Uso de Lngua Continuao


Competncias de interpretao Ouvir/Ver Compreenso de discursos fluidos e capacidade de seguir linhas de argumentao dentro dos tpicos abordados nos domnios de referncia, integrando a sua experincia e mobilizando conhecimentos adquiridos em outros mdulos de formao. Compreenso de noticirios e programas de actualidade sobre assuntos correntes, em suportes variados. Compreenso de informaes sobre tpicos do quotidiano e relacionados com o trabalho. Identificao de aspectos gerais e especficos de mensagens orais. Ler Compreenso de diversos tipos de texto, dentro dos tpicos abordados nos domnios de referncia, recorrendo, de forma adequada, informao visual disponvel, integrando a sua experincia e mobilizando conhecimentos adquiridos em outros mdulos de formao. Compreenso de textos extensos, de carcter literrio e no literrio. Compreenso de informaes tcnicas, como livros de instrues e folhetos informativos, entre outros, de equipamentos usados no dia-a-dia. Leitura de textos de forma autnoma, apropriando-se do texto lido atravs da utilizao de pausas, inflexes e velocidades diferentes, de forma a criar expressividade na leitura. Leitura e interpretao de textos longos de forma a reunir e cruzar informaes de fontes diversas. Leitura e interpretao de textos literrios de autores de mrito e impacto reconhecidos. Compreenso de instrues escritas complexas. Competncias de produo Falar Interaco eficaz em lngua estrangeira, participando activamente em discusses dentro dos tpicos abordados nos domnios de referncia, defendendo pontos de vista e opinies, integrando a sua experincia e mobilizando conhecimentos adquiridos em outras situaes de aprendizagem formal, informal e no formal. Mobilizao de recursos lingusticos de forma a relacionar informao proveniente de fontes e reas diversificadas. Resumo e sntese de informao de modo lgico e coerente. Exposio oral de raciocnios, opinies, ideias e ideais de forma estruturada e sustentada com argumentao adequada. Construo de respostas estruturadas e coerentes recorrendo a mecanismos de encadeamento de conversao. Escrever Elaborao de textos claros e variados, de modo estruturado, atendendo sua funo e destinatrio, dentro dos tpicos abordados nos domnios de referncia, integrando a sua experincia e mobilizando conhecimentos adquiridos em outros mdulos de formao. Mobilizao de recursos lingusticos de forma a relacionar informao proveniente de fontes e reas diversificadas. Resumo e sntese de informao de modo lgico e coerente. Registo de notas como forma de regulao do quotidiano. Produo de textos de carcter autobiogrfico: cartas, memrias, dirios. Produo de textos de carcter transaccional. Descrio de experincias, sentimentos e acontecimentos do contexto pessoal, profissional ou institucional. Produo de textos de reflexo crtica e argumentativa sobre assuntos de carcter abstracto, relacionados com as suas vivncias, o seu iderio e, sempre que possvel, cruzados com as temticas dos diversos mdulos de formao.

REFERENCIAL DE FORMAO

Sada Profissional: Tcnico/a de Segurana e Higiene do Trabalho

Nvel 3

47/71

5.2. Formao Tecnolgica

3769

Probabilidades e estatstica

Carga horria 50 horas

Objectivo(s) Contedos

Identificar os fundamentos gerais de estatstica e de probabilidades.

Obteno, anlise e classificao de amostras Tratamento estatstico de amostras (parmetros estatsticos) Intervalos de confiana Conceito de probabilidade

3770

Desenho tcnico Interpretao de planta

Carga horria 25 horas

Objectivo(s)

Identificar, interpretar e enunciar as formas de representao, vistas e normas de projeces ortogonais utilizadas no desenho tcnico. Proceder representao grfica de figuras simples e identificar e interpretar a simbologia convencional utilizada no desenho tcnico. Ler e interpretar desenhos tcnicos em geral e da construo civil em particular (plantas).

Contedos

Equipamentos, materiais e ferramentas para a execuo de desenho tcnico Desenho geomtrico Projeces ortogonais e perspectivas Representao de vistas, corte e seces Cotagem, normalizao e simbologia Mtodos convencionais de representao de desenho tcnico, especialmente os utilizados na construo civil (plantas)

REFERENCIAL DE FORMAO

Sada Profissional: Tcnico/a de Segurana e Higiene do Trabalho

Nvel 3

48/71

3771

Normativos legais aplicados actividade profissional

Carga horria 50 horas

Objectivo(s) Contedos

Interpretar e aplicar a legislao, regulamentos e normas relativos a Segurana, Higiene e Sade no Trabalho.

tica e deontologia da actividade profissional Evoluo do quadro normativo de segurana, higiene e sade ocupacional Legislao de carcter especfico Normas vinculativas e normas de recomendao Quadro normativo da preveno de riscos profissionais relativo gesto de um sistema de preveno na empresa Decreto-lei n. 441/91, de 14 de Novembro Organizao e funcionamento dos servios de segurana, higiene e sade no trabalho Legislao relativa elaborao de planos detalhados de preveno e proteco Legislao de mbito sectorial Legislao relativa segurana e sade de grupos particularmente vulnerveis Legislao relativa preveno de acidentes graves Legislao aplicvel ao licenciamento industrial e segurana de produtos Reparao de acidentes de trabalho e doenas profissionais

3772

Informtica na ptica do utilizador fundamentos

Carga horria 25 horas

Objectivo(s) Contedos

Utilizar um processador de texto. Pesquisar informao na Internet . Utilizar uma aplicao de correio electrnico.

Informtica conceitos gerais Operaes elementares com o sistema operativo Processamento de texto Caractersticas e vantagens do processador de texto Criao, gravao e edio de documentos Formatao de documentos Impresso de documentos Internet Caractersticas e vantagens da Internet e do correio electrnico Pesquisa de informao Elaborao, envio, recepo e leitura de mensagens de correio electrnico

REFERENCIAL DE FORMAO

Sada Profissional: Tcnico/a de Segurana e Higiene do Trabalho

Nvel 3

49/71

3773

Tcnicas de planeamento de preveno de riscos profissionais

Carga horria 50 horas

Objectivo(s) Contedos

Aplicar tcnicas de planeamento num sistema de gesto da preveno de riscos profissionais.

Conceitos associados gesto da preveno de riscos profissionais Trabalho Sade Perigo Risco, acidente e acidente grave Incidente Doena profissional e doena relacionada com o trabalho Condies de trabalho Preveno e preveno integrada Proteco Avaliao e controlo de riscos Terminologia especfica em francs e ingls Principais funes da gesto Recursos humanos Organizao do trabalho Formao e informao Produo Aprovisionamento Manuteno Qualidade Ambiente Preveno de riscos profissionais Sistemas de informao e de comunicao Princpios e as tcnicas de planeamento Indicadores de segurana, higiene e sade no trabalho Custos directos e indirectos de Acidentes de trabalho, Doenas profissionais, Absentismo Indicadores estatsticos de sinistralidade e doenas profissionais

REFERENCIAL DE FORMAO

Sada Profissional: Tcnico/a de Segurana e Higiene do Trabalho

Nvel 3

50/71

3774

Planos especficos de preveno de riscos profissionais

Carga horria 25 horas

Objectivo(s) Contedos

Identificar situaes que exigem a elaborao de planos especficos de preveno. Reconhecer as tcnicas e procedimentos de verificao dos sistemas e equipamentos de preveno.

Modelos de gesto da preveno de riscos profissionais Medicina do trabalho Conceitos Objectivos Metodologia Planos de preveno Competncias e capacidades dos organismos da rede nacional de preveno de riscos profissionais mbitos, metodologias e tcnicas de auditorias e de inspeces Sistemas e critrios de qualidade relativos aos recursos externos existentes no mercado Elementos e contedos a considerar nos cadernos de encargos Critrios de seleco de recursos externos rgos de consulta e participao dos trabalhadores no mbito da preveno de riscos profissionais Domnios e momentos da consulta e participao dos representantes dos trabalhadores Princpios de tica e de deontologia aplicveis aos profissionais da preveno dos riscos profissionais Domnios de interveno das diferentes valncias que resultam de normativos legais

REFERENCIAL DE FORMAO

Sada Profissional: Tcnico/a de Segurana e Higiene do Trabalho

Nvel 3

51/71

3775

Ergonomia do posto de trabalho

Carga horria 50 horas

Objectivo(s) Contedos

Aplicar as tcnicas adequadas avaliao dos riscos profissionais associados s condies de segurana e higiene no trabalho devido a factores ergonmicos.

Ergonomia Conceito Objectivos Metodologia de estudo Fisiologia Antropometria Postos de trabalho ergonomia Equipamentos de trabalho ergonomia Interface homem-mquina Factores ambientais incmodos Rudo Vibraes Ambiente trmico Qualidade do ar Sistemas de iluminao Tipos Parmetros e unidades de medio Equipamentos de medio tipos e funcionamento Efeitos sobre a viso Critrios para avaliao do risco Medidas de preveno e de proteco Parmetros bsicos de dimensionamento de sistemas de iluminao artificial Localizao, Intensidade luminosa Seleco de armaduras Critrios de manuteno e limpeza do sistema de iluminao Nveis de iluminao recomendados Normas tcnicas Trabalho com ecrs de visualizao Riscos Medidas de preveno e de proteco Legislao

REFERENCIAL DE FORMAO

Sada Profissional: Tcnico/a de Segurana e Higiene do Trabalho

Nvel 3

52/71

3776

Informtica - folha de clculo e base de dados

Carga horria 25 horas

Objectivo(s) Contedos

Utilizar aplicaes informticas de folha de clculo e de base de dados.

Folha de clculo Caractersticas Vantagens e desvantagens Criao, gravao e edio de uma folha de clculo Formatao Grficos com recurso a modelos pr-definidos Preparao de contedos para a Internet Base de dados Caractersticas Vantagens e desvantagens Modo de funcionamento Componentes de uma base de dados Manuteno de bases de dados Publicao de contedos para a Internet.

3777

Fundamentos gerais de higiene do trabalho

Carga horria 25 horas

Objectivo(s) Contedos

Identificar os princpios e domnios da Higiene do Trabalho.

Princpios e domnios da Higiene do Trabalho Noes de toxicologia (vias de penetrao dos txicos no organismo, concentraes e doses letais, toxicidade aguda e crnica, efeito dose-resposta, efeitos fisiolgicos dos txicos) Efeitos resultantes de exposies combinadas (exposio simultnea ou sequencial a vrios factores de risco) Procedimentos de calibrao dos instrumentos de medio Sistemas de ventilao e condicionamento do ar: parmetros bsicos de dimensionamento (taxas de renovao, caudal, localizao e tomadas de ar), critrios de manuteno e limpeza dos sistemas

REFERENCIAL DE FORMAO

Sada Profissional: Tcnico/a de Segurana e Higiene do Trabalho

Nvel 3

53/71

3778

Agentes qumicos e biolgicos

Carga horria 25 horas

Objectivo(s) Contedos

Aplicar mtodos e tcnicas de avaliao e controlo da exposio aos agentes qumicos e biolgicos.

Agentes qumicos Tipos e classificao de perigo Vias de penetrao no organismo Efeitos da exposio e valores limite de exposio e nveis de aco ndices biolgicos de exposio Instrumentos de medio e seus princpios de funcionamento Metodologia e estratgia de amostragem Localizao dos pontos de recolha de amostras Durao e momentos da amostragem Nmero e frequncia de amostras Tratamento estatstico de resultados Medidas de preveno e de proteco colectiva e individual Exposio a agentes qumicos especficos Cancergenos Amianto Chumbo Cloreto de vinilo Legislao aplicvel Agentes biolgicos Noes de microbiologia e epidemiologia Classificao Perigos Efeitos da exposio Critrios de avaliao da exposio Medidas de preveno e de proteco colectiva e individual Legislao

REFERENCIAL DE FORMAO

Sada Profissional: Tcnico/a de Segurana e Higiene do Trabalho

Nvel 3

54/71

3779

Agentes fsicos

Carga horria 50 horas

Objectivo(s) Contedos

Aplicar mtodos e tcnicas de avaliao e controlo da exposio aos agentes fsicos.

Agentes fsicos Rudo, vibraes e radiaes Parmetros e unidades de medio Equipamentos de medio - funcionamento Efeitos da exposio Valores limite de exposio e nvel de aco Metodologia e estratgia de amostragem Medidas de preveno e de proteco colectiva e individual Legislao e normas tcnicas Amostragem Localizao dos pontos de medio Durao e momentos da amostragem Nmero e frequncia de amostras Tratamento estatstico de resultados Medidas de preveno e de proteco colectiva e individual Legislao Ambiente trmico Stress trmico e conforto trmico Parmetros e unidades de medio Equipamentos de medio funcionamento Efeitos da exposio ao stress trmico Valores limite de exposio Metodologia e estratgia de amostragem Medidas de preveno e de proteco colectiva e individual Critrios para avaliao do conforto trmico Legislao e normas tcnicas

3780

Fundamentos gerais de segurana no trabalho

Carga horria 25 horas

Objectivo(s) Contedos

Identificar os conceitos fundamentais de segurana do trabalho e as principais causas e consequncias dos acidentes de trabalho.

Princpios e domnios da Segurana do Trabalho Causas e consequncias dos acidentes de trabalho

REFERENCIAL DE FORMAO

Sada Profissional: Tcnico/a de Segurana e Higiene do Trabalho

Nvel 3

55/71

3781

Segurana no trabalho avaliao e controlo de riscos

Carga horria 50 horas

Objectivo(s) Contedos

Avaliar e proceder ao controlo de riscos, de mbito geral e especfico, associados s condies de segurana do trabalho.

Avaliao e controlo de riscos associados a Locais e postos de trabalho Riscos Medidas preventivas e de proteco Legislao aplicvel Equipamentos de trabalho Riscos Medidas preventivas e de proteco Legislao aplicvel Armazenagem - utilizao e eliminao de produtos qumicos perigosos Riscos Medidas preventivas e de proteco Legislao aplicvel Transporte mecnico de cargas Riscos Medidas preventivas e de proteco Legislao aplicvel Actividades e operaes particularmente perigosas Soldadura, Trasfega de lquidos inflamveis Processamento de produtos qumicos Trabalhos em espaos confinados Trabalhos hiperbricos Trabalhos em altura Avaliao e controlo de riscos especficos Riscos da electricidade Tcnicas de avaliao de riscos Medidas preventivas e de proteco Legislao aplicvel Risco de incndio e exploso Tcnicas de avaliao de riscos Medidas preventivas e de proteco Legislao aplicvel Riscos de emisso e disperso de produtos txicos Tcnicas de avaliao de riscos Medidas preventivas e de proteco Legislao e normalizao

REFERENCIAL DE FORMAO

Sada Profissional: Tcnico/a de Segurana e Higiene do Trabalho

Nvel 3

56/71

3782

Segurana no trabalho equipamentos

Carga horria 25 horas

Objectivo(s) Contedos

Seleccionar equipamentos de proteco individual em funo das caractersticas dos utilizadores, da natureza dos riscos e dos tipos de trabalho. Identificar os instrumentos de deteco e de medio de leitura directa no domnio da segurana.

Seleco de equipamentos de proteco individual face aos riscos, natureza e tipo de trabalho Metodologias para concepo de listas de verificao a partir de diplomas legais Normas tcnicas Cdigos de boas prticas Informao tcnica Manuais de instrues dos equipamentos Por sector de actividade Por tipo de risco Por profisso Por operao Por componente material do trabalho Instrumentos de deteco e de medio de leitura directa no domnio da segurana e seus princpios de funcionamento Explosivmetros Detectores de gases Vapores manmetros

3783

Fases do projecto

Carga horria 25 horas

Objectivo(s) Contedos

Identificar as diferentes fases de um projecto.

Diagnstico da situao Objectivos Prioridades Descrio de meios Planificao das actividades Realizao do projecto Avaliao Divulgao dos seus resultados mais significativos Reflexo sobre o trabalho realizado

REFERENCIAL DE FORMAO

Sada Profissional: Tcnico/a de Segurana e Higiene do Trabalho

Nvel 3

57/71

3784

Planificao do projecto

Carga horria 50 horas

Objectivo(s) Contedos

Definir a rea de interveno do projecto. Planificar um projecto de higiene e segurana do trabalho.

Identificao da rea de interveno higiene e segurana do trabalho Princpios Metodologias Tcnicas Procedimentos Diagnstico e anlise das condies laborais da organizao Definio dos objectivos do projecto Efeitos esperados Planificao das etapas do projecto e das respectivas actividades Identificao temporal Seleco das actividades que exijam colaborao Mtodos de colaborao Identificao dos recursos Tipologias Recursos existentes e recursos necessrios Internos e externos Identificao dos equipamentos e materiais Preparao do projecto Estudos prospectivos e de viabilidade e consecuo do projecto Anlise da exequibilidade do projecto Tomada de deciso Aceitao ou rejeio do projecto Execuo do projecto Formas e fases de avaliao Parecerias Avaliao, controlo e difuso dos resultados do projecto

REFERENCIAL DE FORMAO

Sada Profissional: Tcnico/a de Segurana e Higiene do Trabalho

Nvel 3

58/71

3785

Metodologias de avaliao de riscos profissionais

Carga horria 25 horas

Objectivo(s) Contedos

Aplicar as tcnicas adequadas avaliao e controlo dos riscos associados s condies de segurana e higiene no trabalho.

Processo de avaliao de riscos - conceitos e a terminologia Metodologias de avaliao dos riscos Por sector de actividade Por tipo de risco Por profisso Por operao Por componente material do trabalho Metodologias e tcnicas de avaliao de riscos potenciais na fase de concepo Metodologias e tcnicas de identificao de perigos Observao directa Entrevistas Consulta dos trabalhadores Informao tcnica especializada Listas de matrias-primas Produtos intermdios Subprodutos Resduos e produtos finais Rotulagem e fichas de segurana de produtos qumicos Listas de absentismo De doenas profissionais e de acidente de trabalho Investigao de acidentes e incidentes Tcnicas qualitativas e quantitativas de estimativa de riscos Tcnicas de anlise indutivas e dedutivas Critrios e valores de referncia contemplados nomeadamente na legislao, na normalizao e nos cdigos de boas prticas aplicveis aos riscos profissionais Valores limite de concentrao Indicadores biolgicos de exposio Indicadores estatsticos de sinistralidade e de doenas profissionais ndices de explosividade Presses mximas admissveis Tenses de segurana

REFERENCIAL DE FORMAO

Sada Profissional: Tcnico/a de Segurana e Higiene do Trabalho

Nvel 3

59/71

3786

Controlo de riscos profissionais

Carga horria 50 horas

Objectivo(s) Contedos

Identificar instrumentos, domnios e contedos dos registos relativos preveno dos riscos profissionais. Seleccionar medidas de preveno e proteco em funo da avaliao dos riscos e da legislao vigente.

Princpios gerais de preveno Medidas de preveno e de proteco Medidas de engenharia Organizao do trabalho Formao Informao Proteco colectiva e individual Medidas de engenharia Modificao de processos e equipamentos Processos por via hmida Manuteno Ventilao Acstica Isolamentos Barreiras Amortecedores Medidas organizacionais Gesto dos tempos de exposio aos factores de risco Procedimentos Rotao e permuta de trabalhadores Sistemas de coordenao Arrumao e limpeza dos locais de trabalho Medidas de informao e de formao Medidas de proteco colectiva Critrios de seleco Manuteno e conservao dos equipamentos de proteco colectiva Equipamentos de proteco individual Tipos Componentes rgos a proteger Classes de proteco Critrios de seleco Equipamentos de proteco individual Critrios de utilizao, manuteno e conservao Sinalizao de segurana Critrios de seleco, instalao e manuteno Medidas de preveno e proteco adequadas fase do projecto Critrios para a programao da implementao de medidas Hierarquizao das medidas Recursos disponveis Articulao com os diferentes departamentos da empresa Tcnicas de acompanhamento e controlo da execuo das medidas de preveno

REFERENCIAL DE FORMAO

Sada Profissional: Tcnico/a de Segurana e Higiene do Trabalho

Nvel 3

60/71

3786

Controlo de riscos profissionais

Carga horria 50 horas

Contedos (Continuao)

Manuteno de equipamentos e sistemas Metodologias e tcnicas para avaliao do grau de cumprimento de procedimentos Critrios de avaliao do custo e beneficio das medidas de preveno e de proteco Tcnicas de avaliao da eficcia das medidas Reavaliao dos riscos Entrevistas Questionrios

3787

Plano de emergncia - definio

Carga horria 50 horas

Objectivo(s) Contedos

Identificar as situaes que exigem planos de emergncia e recolher informao relativa aos recursos disponveis.

Planos de emergncia Recolha de informao Recursos disponveis Metodologias Meios Equipamentos Procedimentos Adequao situao

3788

Plano de emergncia implementao

Carga horria 50 horas

Objectivo(s) Contedos

Aplicar tcnicas de primeira interveno em socorrismo. Reconhecer os procedimentos estabelecidos nos planos de emergncia.

Procedimentos de emergncia Conforme o previsto no plano de emergncia delineado Equipamentos de combate Critrios de localizao e manuteno Equipamentos de evacuao Critrios de localizao e manuteno Equipamentos de primeiros socorros Critrios de localizao e manuteno Equipamentos de proteco individual Caractersticas Utilizao pelas equipas de interveno Entidades e organismos responsveis pela proteco civil

REFERENCIAL DE FORMAO

Sada Profissional: Tcnico/a de Segurana e Higiene do Trabalho

Nvel 3

61/71

3789

Projecto de Segurana e Higiene do Trabalho definio

Carga horria 50 horas

Objectivo(s) Contedos

Identificar a rea de higiene e segurana do trabalho. Reconhecer os mtodos utilizados na definio de um projecto.

Enquadramento do projecto fundamentos relativos rea de interveno Planeamento e implementao do sistema de gesto de preveno da empresa Avaliao dos riscos profissionais Desenvolvimento e implementao de medidas de preveno e de proteco Concepo de locais, postos e processos de trabalho Utilizao de recursos externos nas actividades de preveno e de proteco Organizao da documentao necessria ao desenvolvimento da preveno na empresa/instituio Processos de informao, formao e participao dos trabalhadores no mbito da preveno e proteco Identificao do projecto Definio do projecto Metodologias Objectivos Recursos humanos e financeiros Estratgias especificas Definio de mtodos de consecuo dos objectivos Participantes Equipamentos e materiais Formas e fases de avaliao Anlise da viabilidade do projecto

3790

Projecto de Segurana e Higiene do Trabalho planeamento

Carga horria 50 horas

Objectivo(s) Contedos

Aplicar as tcnicas de planeamento de um projecto.

Planeamento do projecto Elaborao do plano Definio da data de incio Definio de actividades Definio de duraes Alocao de recursos Ligao de actividades Impresso do plano Ajustamento ao plano

REFERENCIAL DE FORMAO

Sada Profissional: Tcnico/a de Segurana e Higiene do Trabalho

Nvel 3

62/71

3791

Projecto de Segurana e Higiene do Trabalho implementao

Carga horria 50 horas

Objectivo(s) Contedos

Implementar um projecto na rea da Segurana e Higiene do Trabalho.

Execuo e controlo do projecto Gesto e acompanhamento do plano Definio da linha base Actualizao Ajustamentos ao plano Encerramento/concluso do projecto Avaliao do projecto Observao Anlise Difuso dos resultados obtidos Reflexo

REFERENCIAL DE FORMAO

Sada Profissional: Tcnico/a de Segurana e Higiene do Trabalho

Nvel 3

63/71

5.3. Formao especfica para efeitos de homologao

5372

Organizao do trabalho gesto das organizaes

Carga horria 25 horas

Objectivo(s) Contedos

Identificar os principais modelos e formas de organizao do trabalho. Reconhecer as metodologias e critrios de avaliao de riscos associados carga fsica e mental do trabalho e organizao do tempo de trabalho.

Componentes fundamentais dos processos produtivos Modelos e formas de organizao do trabalho Organizao do trabalho conceitos, metodologia e critrios de avaliao de riscos associados : Carga fsica do trabalho Esforos Posturas Trabalho sedentrio Trabalho em p Carga mental do trabalho Trabalho montono e repetitivo Organizao do tempo de trabalho Trabalho por turnos Trabalho nocturno

5373

Psicossociologia do trabalho

Carga horria 25 horas

Objectivo(s) Contedos

Aplicar os mtodos e tcnicas de avaliao dos factores psicossociais. Reconhecer a importncia da interveno psicossocial no mbito de alteraes na organizao do trabalho e no indivduo. Aplicar medidas preventivas que favoream o controlo do stress e do erro humano.

Metodologia e tcnicas de avaliao dos factores psicossociais Interveno psicossocial Alteraes na organizao do trabalho Alteraes no indivduo Stress Conceito Factores de risco Avaliao do risco Consequncias Medidas preventivas Erro humano Conceito Causas e consequncias Medidas preventivas

REFERENCIAL DE FORMAO

Sada Profissional: Tcnico/a de Segurana e Higiene do Trabalho

Nvel 3

64/71

5374

Informao e comunicao

Carga horria 25 horas

Objectivo(s) Contedos

Identificar o papel da informao na organizao do trabalho. Reconhecer os principais tipos de informao no mbito da preveno de riscos profissionais. Aplicar os mtodos e as tcnicas de informao e comunicao no mbito da preveno de riscos profissionais

Informao como recurso Papel da informao na organizao do trabalho Tipos de informao De suporte a realizao de operaes e de tarefas Informao para deciso Informao para a qualificao Metodologias e tcnicas de identificao de necessidades de informao, em funo dos diversos pblicos-alvo Tcnicas de informao e comunicao Metodologias e tcnicas de avaliao da fiabilidade e eficcia da informao e comunicao Instrumentos de informao e seus domnios de aplicao utilizados na preveno de riscos profissionais Cartaz Boletim Videograma Diaporama Princpios e tcnicas bsicas utilizadas na concepo/elaborao de instrumentos de informao Tcnicas de utilizao de suportes de informao Script udio Multimdia Tipos de informao especfica no mbito da preveno de riscos profissionais Sinalizao de segurana Rotulagem de produtos perigosos e respectivas fichas de segurana Manuais de instrues de mquinas Normas internas de procedimentos Manuais de segurana e higiene no trabalho Metodologias e tcnicas de comunicao individual e grupal Negociao e concertao Tcnicas de utilizao de equipamentos de comunicao Domnios e contedos e momentos dos registos Tcnicas de organizao de arquivo e gesto do arquivo Domnios, contedos e momentos das notificaes obrigatrias Metodologias e tcnicas de animao no domnio da preveno de riscos profissionais Organizao e animao de reunies Organizao e animao de grupos de discusso

REFERENCIAL DE FORMAO

Sada Profissional: Tcnico/a de Segurana e Higiene do Trabalho

Nvel 3

65/71

5375

Noes de pedagogia

Carga horria 25 horas

Objectivo(s) Contedos

Aplicar os mtodos e tcnicas de identificao de necessidades de formao. Aplicar os mtodos e tcnicas de concepo de programas de formao. Aplicar os mtodos e tcnicas de desenvolvimento da formao. Aplicar as tcnicas de avaliao dos formandos e da qualidade e eficcia da formao.

Metodologias e tcnicas de identificao de necessidades de formao, em funo dos diversos pblicos-alvo Metodologias e tcnicas de concepo de programas de formao Definio de objectivos e contedos pedaggicos Recursos e condies de execuo da formao Metodologias e tcnicas de formao adequadas s estratgias definidas Tcnicas de utilizao de equipamentos de formao Tcnicas de avaliao dos formandos Metodologias e tcnicas adequadas para a avaliao da qualidade e eficcia da formao

REFERENCIAL DE FORMAO

Sada Profissional: Tcnico/a de Segurana e Higiene do Trabalho

Nvel 3

66/71

6.

SUGESTO DE RECURSOS DIDCTICOS


Manual de certificao: tcnico superior de segurana e higiene do trabalho, tcnico de segurana e higiene do trabalho; IDICT; Instituto para o Desenvolvimento e Inspeco das Condies de Trabalho, Instituto de Emprego e Formao Profissional; 2002 Direito do Trabalho A. Lemos M. Fernandes, Almedina Direito do Trabalho, Vol. I Relaes Individuais do Trabalho Jlio M. Vieira Gomes, Coimbra Editora Direito do Trabalho, parte II Situaes Individuais de Trabalho Maria do Rosrio P. Ramalho, Almedina Direito do Trabalho Anotado - Pedro Romano Martinez et al., Almedina Segurana e Sade do Trabalho, Legislao Anotada Fernando Cabral e Manuel Roxo, Almedina Segurana e Higiene do Trabalho Manual Tcnico Fernando M. D. Oliveira Nunes, Edio da Cooptcnica Gustave Eiffel, 2006 Segurana Integrada C. Gomes de Oliveira e C. Moutinho de Macedo, Edio da Companhia de Seguros Bonana, S.A., 1996 Gesto da Segurana e Sade no Trabalho Lus C. Freitas, Universidade Lusfona Gua para la Implantacin de un Sistema de Riesgos Laborales, Fundacin Confemetal, 2 edicin Enciclopedia de Salud y Seguridad en el Trabajo, traduo da Encyclopaedia of Occupational Health and Safety (OIT), 4th edition, Ministerio de Trabajo y Assuntos Sociales, Subdireccin General de Publicaciones, 1998 Manual de Higiene do Trabalho na Indstria Ricardo Macedo, Lisboa, Fundao Calouste Gulbekian, 1988 Manual de Higiene Industrial Departamento de Prevencin da MAPFRE, Editorial Mapfre, Madrid, 1999 Segurana contra substncias perigosas Maria Fernanda Carvalho, Curso de Especializao SHT, Instituto Superior Tcnico, 2000 Ambiente trmico - Lisboa, Direco-Geral de Higiene e Segurana no Trabalho, 1985 Proteccin Contra Incendios Anlisis y Diseo de Sistemas Andres Aznar Carrasco, Editorial Alcin, Madrid, 1990 Plano de Preveno e Emergncia para Estabelecimentos de Ensino - Cmara Municipal de Lisboa, Departamento de Proteco Civil, 2005 Construo Civil: manual de segurana no estaleiro - Lus Fontes Machado, AECOPS, 1996 Efeitos fisiolgicos e fsicos da corrente elctrica - EDP, Lisboa, rgo Central Formao Fogo: definio, caractersticas, extino, classificao - Lisboa, Quimiparque Hazards (The) of Work: how to fight them - Patrick Kinnersly, London, Pluto Press, 1979 Higiene, segurana e sade no local de trabalho: indstria metalomecnica - Lisboa, Instituto de Soldadura e Qualidade, 1993 Higiene, segurana, sade e preveno de acidentes de trabalho, F. Cabral e R. Veiga, Lisboa, Verlag Dashofer, 2000 Iluminao - Ana Paula Soromenho, Lisboa, Escola Profissional Bento de Jesus Caraa, 1997 Manual de higiene do trabalho na indstria - Ricardo Macedo, Lisboa, Fundao Calouste Gulbenkian, 1988 Manual de higiene e segurana do trabalho - Alberto Srgio S. R. Miguel, Porto Editora, 2007 Manuseamento de substncias perigosas - Joo Fernando P. Gomes, Oeiras, Instituto de Soldadura e Qualidade, 1996 New Frontiers in Occupational Health and Safety Management System: A Management System Approach and ISO Model - American Industrial Hygiene Association , USA, Virginia, 1996 Occupational Health and Safety Management System: An AIHA guidance document - American Industrial Hygiene Association , USA, Virginia, 1996 Riscos da armazenagem - Anbal Fernandes, Lisboa, Ministrio do Trabalho e da Segurana Social - DirecoGeral de Higiene e Segurana do Trabalho, 1989 Riscos de intoxicao e exploso nas garagens, tneis de lavagem e oficinas de reparao de automveis Olga Mayan, Ministrio do Emprego e da Segurana Social, Lisboa, Direco-Geral de Higiene e Segurana no Trabalho, 1986 Sade e segurana no Trabalho: guia das PME - Comisso das Comunidades Europeias, Luxemburgo, Servio das Publicaes Oficiais das Comunidades Europeias, 1993 Segurana e sade no local de trabalho: manual de auto-auditoria para as PME - Comisso Europeia, Luxemburgo, 1996 Segurana, higiene e sade no trabalho - Carlos Otero, Cristina Matos e Joo Costa, Lisboa, Instituto de Soldadura e Qualidade, 2001 Utilizao de pesticidas agrcolas; IDICT; Srie Divulgao, N. 01; Filomena Teixeira; 2000 Movimentao manual de cargas; IDICT; Srie Divulgao, N. 02; Filomena Teixeira; 2000

REFERENCIAL DE FORMAO

Sada Profissional: Tcnico/a de Segurana e Higiene do Trabalho

Nvel 3

67/71

Utilizao de produtos qumicos perigosos; IDICT; Srie Divulgao, N. 03; Maria Helena Franco; 1999 Sinalizao de segurana e sade nos locais de trabalho; IDICT; Srie Divulgao, N. 04; Maria Helena Franco, Lus Vieira, Antnio Brando Guedes, Jos Azevedo; 1999; reeditado em 2006;ISHST Reparao automvel: segurana no trabalho em fossas de visita; IDICT; Srie Divulgao, N. 05; Vtor Rocha Ribeiro; 1999 Reparao automvel: segurana no trabalho em pneus de veculos pesados; IDICT; Srie Divulgao, N. 06; Vtor Rocha Ribeiro; 1999 Reparao automvel: aparelhos de proteco respiratria em pintura; IDICT; Srie Divulgao, N. 07; Vtor Rocha Ribeiro; 1999 Reparao automvel: sinalizao de segurana nas oficinas; IDICT; Srie Divulgao, N. 08; Vtor Rocha Ribeiro; 1999 Semana Europeia 2000: preveno das perturbaes msculo-esquelticas de origem profissional; IDICT; Srie Divulgao, N. 09; Ana Curto, Ana Maria Amaral, Alexandra Santos, Antnio Coelho, A. Paes Duarte, Graa Nunes, Joo Paulo Sousa, Jos Manuel Santos, Leonor Figueira, Maria Bernardete Oliveira, Maria Helena Franco, Maria Sofia Brito Av, M. Viana de Queiroz, Rui Silva; 2000 Directivas sociais; IDICT; Srie Divulgao, N. 10; Maria Manuela Calado Correia; 2001 Notificaes/comunicaes obrigatrias no domnio da SHST; IDICT; Srie Divulgao, N. 11; Maria Manuela Calado Correia, Alice Costa Rodrigues; 2002 Exposio a agentes biolgicos; IDICT; Srie Divulgao, N. 12; Alice Rodrigues, Anabela Oliveira, Bernardete Oliveira, Emlia Telo, Helena Franco; 2003 Exposio a agentes qumicos; IDICT; Srie Divulgao, N. 13; Alice Rodrigues, Anabela Oliveira, Bernardete Oliveira, Emlia Telo, Helena Franco; 2003 Riscos qumicos na indstria cermica; IDICT; Srie Divulgao, N. 14; Maria Elizabete da Cruz Lima, Maria de Ftima Silva; 2003 Resduos; IDICT; Srie Divulgao, N. 15; Maria dos Santos Correia; 2004 Exposio potencial a microrganismos no local de trabalho; IDICT; Srie Divulgao, N. 16; Maria Manuela Parreira Cano; 2004 Metais: riscos de exposio profissional; IDICT; Srie Divulgao, N. 17; Ana Freitas Cruz Nogueira; 2004 Exposio ao amianto; IDICT; Srie Divulgao, N. 18; Maria do Carmo Verssimo Proena; 2004 Agentes carcinognicos no local de trabalho; IDICT; Srie Divulgao, N. 19; Hermnia Rodrigues Pinhal; 2004 Riscos qumicos em meio hospitalar: manual de boas prticas; ISHST; Srie Divulgao, N. 20; Antnio Paulo Costa Rebelo, Adlia Maria Silveira da Rosa Santana, Joo Antnio Amado Couto, Joaquim Martinho Cartaxo Arraiolos, Cristina Maria Paulino Rosa Pinto Ribeiro, Ana Catarina Alves Gllego; 2006 Avaliao de riscos em adegas cooperativas: guia de apoio; ISHST; Srie Divulgao, N. 21; Sofia Andr; 2005 Produtos qumicos perigosos na construo civil; ISHST; Srie Divulgao, N. 22; Ernesto Ragendra Dias; 2006 Trabalho agrcola: manual de boas prticas; ISHST; Srie Divulgao, N. 23; Instituto para a Segurana, Higiene e Sade no Trabalho, Universidade Aberta, Direco Regional de Agricultura da Beira Interior, Associao de Produtores de Ovinos do Sul da Beira, Cooperativa de Suinicultores da Beira Interior, Associao das Mulheres Agricultoras Portuguesas; 2006 Livro branco dos servios de preveno das empresas; IDICT; Srie Estudos, N. 01; Comisso do Livro Branco dos Servios de Preveno; 1999 Coordenao de segurana na construo: perspectivas de desenvolvimento; IDICT; Srie Estudos, N. 02; Jos Manuel Santos, Fernanda Rodrigues, Maria Antnia Baptista, Sandra reis, Manuel Roxo; 2001 Coordenao de segurana na construo: que rumo?; IGT; Jos Manuel Santos, Maria Antnia Baptista, Ftima Palos, Manuel Roxo; 2003 As fibras industriais e a sade; IDICT; Srie Estudos, N. 03; Ricardo Macedo; 2001 Avaliao das condies de trabalho em postos de caixa de supermercados; IDICT; Srie Estudos, N. 04; Jos Miquel Cabeas, Lus Graa; 2001 Sistemas pblicos de saneamento de guas residuais urbanas; IDICT; Srie Estudos, N. 05; Maria dos Santos Boaventura Candeias Correia; 2002 Contributo para a melhoria das condies de trabalho na recolha e transporte de resduos slidos urbanos do municpio de Lisboa (suporte papel); IDICT; Srie Estudos, N. 06; Dinis de Barros, Ernesto Dias, Ftima Silva, Francisco Borralho, Joo Estanislau, Jos Baptista, Jos Bela, Manuel Balala, Manuela Nascimento, Maria dos Santos, Cristina Paulino, Cristina Pinho, Joo Pernas, Maria do Rosrio Pedrosa; 2004 Economia da segurana e dos acidentes na construo: simulao e anlise; ISHST; Srie Estudos, N. 07; Cristina Madureira dos Reis, Alfredo Soeiro; 2005 Construo: a aplicao dos princpios gerais de preveno na fase de projecto;ISHST; Srie Estudos, N. 08; Arlindo Jos Ribeiro Mendes Cabrito; 2005

REFERENCIAL DE FORMAO

Sada Profissional: Tcnico/a de Segurana e Higiene do Trabalho

Nvel 3

68/71

Exposio profissional a agentes qumicos na indstria da fundio portuguesa; ISHST; Srie Estudos, N. 09; Joo Carlos Costa, Ana Maria Dias, Ana Raquel Peixoto, Manuel Botelho Chaves, Carlos Silva Ribeiro, Lus Filipe Malheiros, Horcio Maia e Costa; 2005 Riscos para a sade na indstria da cortia: avaliao e preveno; ISHST; Srie Estudos, N. 10; Olga Mayan, Ana Filipa Pires, Carla Gonalves, Paula Neves; 2005 Exposio profissional a chumbo indicadores biolgicos de exposio; ISHST; Srie Estudos, N. 11; Joo Prista, Antnio Sousa Uva, Manuela Abreu, Teresa Dias e Pedro Aguiar; 2006 Efeitos genotxicos em agricultores; ACT; Srie Estudos, N. 12; Carla Trindade Costa, Susana Silva e Olga Mayan; 2006 Potencialidades da anlise ergonmica do trabalho na construo de uma preveno integrada e participada; ISHST; Srie Estudos, N. 13; Maria Manuela de Melo Massena; 2006 Estudo antropomtrico da populao portuguesa; ISHST; Srie Estudos, N. 14; Pedro Arezes, Mnica Barroso, Patrcio Cordeiro, Lus Gomes da Costa, A. Srgio Miguel; 2006 (Re)Organizao do trabalho e adequao ergonmica na indstria cermica; ISHST; Srie Estudos, N. 15; Honrio Campante, Ana Sofia Amaral, Nuno Prata, Victor Vinheiras, Conceio Baptista; 2006 Anlise ergonmica de postos de trabalho na indstria cermica portuguesa: loua sanitria e loua utilitria e decorativa; ISHST; Srie Estudos, N. 16; Mnica Paz Barroso, Lus Gomes da Costa; 2006 Diagnstico e gesto do risco em sade ocupacional; ISHST; Srie Estudos, N. 17; Antnio Sousa Uva; 2006 Representantes dos trabalhadores: mdulo de formao; IDICT; Srie Formao, N. 01; Eduardo Leandro, Filomena Teixeira, Margarida Passos, J. M. Santos, Joo Fraga Oliveira, Manuel Roxo, Paula Flor Dias, Jos Gaspar, Incio Mota Silva, Fernando Cabral; 1999 Representantes dos trabalhadores: guia do formador; IDICT; Srie Formao, N. 02; Eduardo Leandro, Filomena Teixeira, Manuel Roxo, Margarida Passos, Fernando Cabral; 1999 Representantes dos empregadores: mdulo de formao; IDICT; Srie Formao, N. 03; Eduardo Leandro, Manuel Nunes de S, Afonso Ayres de S, Joo V. Barros, Joo Alcino Dias, Jos S. Pina, Fernando Cabral; 1999 Representantes dos empregadores: guia do formador; IDICT; Srie Formao, N. 04; Eduardo Leandro, Filomena Teixeira, Manuel Roxo, Margarida Passos, Fernando Cabral, Aurlio P. Pereira; 1999 Apicultura: mdulo de formao; IDICT; Srie Formao, N. 05; Filomena Teixeira, Jos Joaquim Gardete; 1997 Apicultura: guia de apoio ao formador; IDICT; Srie Formao, N. 06; Filomena Teixeira, Jos Joaquim Gardete; 1997 Apicultura: manual de formao; IDICT; Srie Formao, N. 07; Filomena Teixeira, Jos Joaquim Gardete; 1997 Tcnico superior de segurana e higiene do trabalho. tcnico de segurana e higiene do trabalho: guia de apoio; IDICT; Srie Formao, N. 08; IDICT/Diviso de Promoo da Investigao e da Formao (DPIF); 2004 Ergoshow: Movimentao Manual de Cargas e Trabalho Sentado; ISHST; Srie Formao, N. 09; Francisco Ribeiro, Ernesto Filgueiras; 2006 Ergoshow: Fbrica Segura e Saudvel; ISHST; Srie Formao, N. 10; Francisco Ribeiro, Ernesto Figueiras; 2006 Segurana na construo: glossrio; IDICT; Srie Informao Tcnica, N. 01; Germano Rodrigues, Fernando A. Cabral, Cristina Faria, Custdio Ramos; 2000 Concepo dos locais de trabalho: guia de apoio; IDICT; Srie Informao Tcnica, N. 02; Antnio Fonseca, Maria Fernanda Rodrigues, Jos S. Pina, Maria Antnia Baptista; 1998 Servios de preveno das empresas: livro verde; IDICT; Srie Informao Tcnica, N. 03; Instituto para o Desenvolvimento e Inspeco das Condies de Trabalho; 1997 Trabalho florestal: manual de preveno; IDICT; Srie Informao Tcnica, N. 04; Filomena Teixeira, Jos Joaquim Gardete; 2001 Trabalho agrcola: tractores e mquinas agrcolas; IDICT; Srie Informao Tcnica, N. 05; Fausto Briosa; 1999 Reparao automvel: manual de preveno; IDICT; Srie Informao Tcnica, N. 06; Vtor Rocha Ribeiro; 1998 Construo: qualidade e segurana no trabalho; IDICT; Srie Informao Tcnica, N. 07; L. M. Alves Dias, Jorge M. H. Pires; 1998 Sector das pedras naturais: manual de preveno; IDICT; Srie Informao Tcnica, N. 08; Snia Pereira, Humberto Guerreiro, Antnio Leito; 1999 Sector do material elctrico e electrnico: manual de preveno (suporte papel); IDICT; Srie Informao Tcnica, N. 09; Ana Cavalleri, Ana Ivo Gonalves, Ana Maria Antunes, Jorge Neves, Lus Coelho; 2000 Riscos dos agentes biolgicos: manual de preveno; IDICT; Srie Informao Tcnica, N. 10; Joo Paulo Sousa, Maria Helena Franco, Maria Alice Rodrigues, Maria dos Santos, Sandra Reis; 2001

REFERENCIAL DE FORMAO

Sada Profissional: Tcnico/a de Segurana e Higiene do Trabalho

Nvel 3

69/71

Sector dos matadouros industriais de reses: manual de preveno; IDICT; Srie Informao Tcnica, N. 11; Augusto Tarrinho, Jos Azevedo, Joaquim Silva, Joo Salto; 1999 Riscos dos processos de electrodeposio: manual de preveno; IDICT; Srie Informao Tcnica, N. 12; Fernanda Rodrigues, Joo Paulo Sousa, Emlia Telo, Graa Gonalves, Ildia Aleixo, Fernando Vicente, Isabel Cristina Gonalves; 2000 Indstria da cortia: manual de preveno; IDICT; Srie Informao Tcnica, N. 13; Centro Tecnolgico da Cortia; 2001 Sector do calado: manual de preveno; IDICT; Srie Informao Tcnica, N. 14; Maria Jos Ferreira, Joaquim Leandro Melo, Anabela Neves, Clara Stokler; 2001 Sistemas de gesto da segurana e sade no trabalho: directrizes prticas da OIT; IDICT; Srie Informao Tcnica, N. 15; Organizao Internacional do Trabalho; 2002 Indstria cermica: noes gerais: manual de preveno; ISHST; Srie Informao Tcnica, N. 16; Francisco Silva, Honrio Campante, Joo Marques, Antnio Baio Dias; 2005 Indstria cermica: subsector de cermica estrutural: manual de preveno; ISHST; Srie Informao Tcnica, N. 17; Francisco Silva, Honrio Campante, Joo Marques, Antnio Baio Dias; 2005 Indstria cermica: subsector de loua utilitria e decorativa: manual de preveno; ISHST; Srie Informao Tcnica, N. 18; Francisco Silva, Honrio Campante, Joo Marques, Antnio Baio Dias; 2005 Indstria cermica: subsector de cermica de acabamentos: manual de preveno; ISHST; Srie Informao Tcnica, N. 19; Francisco Silva, Honrio Campante, Joo Marques, Antnio Baio Dias; 2005 Hotelaria e restaurao: manual de preveno; ISHST; Srie Informao Tcnica, N. 20; UNIHSNOR Unio das Associaes de Hotelaria e Restaurao do Norte de Portugal; 2005 Construo: manual de preveno; ISHST; Srie Informao Tcnica, N. 21; Jos de Freitas Gaspar, Ana Margarida de Abreu Gerardo; 2005 Metalurgia e metalomecnica: manual de preveno; ISHST; Srie Informao Tcnica, N. 22; AIMMAP, CATIM, Fernando Cabral, Alberto Silveira, Manuel Roxo; 2006 Preveno de riscos profissionais no perodo de maternidade: Guia de boas prticas; ISHST; Srie Informao Tcnica, N. 23; Emlia Telo e Manuela Calado; 2006 Anlise e controlo de riscos profissionais nos bombeiros voluntrios portugueses; ISHST; Srie Informao Tcnica, N. 24; Pedro Zany Caldeira e Brigite Vicente; 2006 Segurana e sade dos trabalhadores expostos a atmosferas explosivas: guia de boas prticas; ISHST; Srie Informao Tcnica, N. 25; Comisso das Comunidades Europeias (autor) Instituto para a Segurana, Higiene e Sade no Trabalho (adaptao); 2006 Melhoria das condies de trabalho nas microempresas cermicas: guia prtico; ISHST; Srie Informao Tcnica, N. 26; Lus Neves Rocha, Antnio Jos F. Duarte, Joo Pedro Ferreira (CEARTE), Francisco Silva (CTCV), Hlder Simes, Jos Rolim (Escola Profissional de Montemor-o-Velho); 2006 Construo civil e obras pblicas: a coordenao de segurana; IDICT; Fernando A. Cabral, Manuel M. Roxo; 1996 Construo civil e obras pblicas: escavaes em solos e sua estabilidade; IDICT; Francisco Jos Freire Lucas; 1996 Construo civil: manual de segurana no estaleiro; IDICT; Lus Fontes Machado; 1996 Cordoaria e redes: manual de preveno dos riscos profissionais; IDICT; Maria Jos Carvalho, Emdio Maia, Georgina Cunha, Jorge Maia, Vasco Jcome, Suzana Blattman; 2002 Lanifcios: manual de preveno dos riscos profissionais; IDICT; Nuno Menaia, Hlder Rosendo, Accio Coelho; 2001 Malhas: manual de preveno dos riscos profissionais; IDICT; Maria Jos Carvalho, Emdio Maia, Georgina Cunha, Jorge Maia, Vasco Jcome, Suzana Blattman, Jos Morgado, Rosa Maria Silva, Augusta Silva; 2002 Txtil algodoeira: manual de preveno dos riscos profissionais; IDICT; Maria Jos Carvalho , Emdio Maia, Georgina Cunha, Jorge Maia, Vasco Jcome, Alberto Rodas, Jos Morgado, Rosa Maria Silva, Augusta Silva; 2002 Vesturio: manual de preveno dos riscos profissionais; IDICT; Maria Jos Carvalho, Emdio Maia, Georgina Cunha, Jorge Maia, Ana Florinda Ramoa, Gilda Santos, Paula Gomes; 2002 Subsector algodoeiro: movimentao manual de cargas: guia prtico de ergonomia; IDICT; Maria Jos Carvalho, Emdio Maia, Jorge Maia, Georgina Cunha, Vtor Vinheiras, Maria da Conceio Baptista, Nuno Lapa; 2003 Subsector de cordoaria e redes: movimentao manual de cargas: guia prtico de ergonomia; IDICT; Maria Jos Carvalho, Emdio Maia, Jorge Maia, Georgina Cunha, Vtor Vinheiras, Maria da Conceio Baptista, Nuno Lapa; 2003 Subsector de lanifcios: movimentao manual de cargas: guia prtico de ergonomia; IDICT; Maria Jos Carvalho, Emdio Maia, Jorge Maia, Georgina Cunha, Vtor Vinheiras, Maria da Conceio Baptista, Nuno Lapa; 2003

REFERENCIAL DE FORMAO

Sada Profissional: Tcnico/a de Segurana e Higiene do Trabalho

Nvel 3

70/71

Subsector de malhas: movimentao manual de cargas: guia prtico de ergonomia; IDICT; Maria Jos Carvalho, Emdio Maia, Jorge Maia, Georgina Cunha, Vtor Vinheiras, Maria da Conceio Baptista, Nuno Lapa; 2003 Subsector de vesturio: movimentao manual de cargas: guia prtico de ergonomia; IDICT; Maria Jos Carvalho, Emdio Maia, Jorge Maia, Georgina Cunha, Vtor Vinheiras, Maria da Conceio Baptista, Nuno Lapa; 2003 Alguns sites com interesse para a Segurana e Sade no Trabalho Autoridade para as Condies do Trabalho (ACT): www.act.gov.pt, com vrias ligaes a outros sites nomeadamente a: Centre Internacional dInformations de Scurit et de Sant (CIS), cuja actividade principal a publicao de anlises bibliogrficas de documentos relativos a higiene e segurana no trabalho produzidos em todo o mundo; Agncia Europeia para a Segurana e Sade no Trabalho; Organizao Internacional do Trabalho (ILO); Ministrio do Trabalho e da Solidariedade Social (MTSS); Institut National de Recherche et de Scurit pour la prvention des accidents du travail et des maladies professionnelles (INRS) -Frana: www.inrs.fr; Organisme Professionnel de Prvention du Btiment et des Travaux Publics- (OPPBTP)- Frana: www.oppbtp.fr; Agence Nationale pour lAmlioration des Conditions de Travail (ANACT)- Frana: www.anact.fr; European Trade Union Confederation (TUTB)-UE: www.etuc.org; Instituto Nacional de Seguridad e Higiene en el Trabajo (INSHT) Espanha: www.mtas.es/insht/; Health& Safety Executive (HSE) Reino Unido: www.hse.gov.uk; Canadian Centre for Occupational Health and Safety (CCOHS) Canad: www.ccohs.ca/; Gabinete de Estratgia e Planeamento (MTSS): www.dgeep.mtss.gov.pt/;com ligao a estatsticas europeias (Eurostat); Organizao Mundial de Sade (OMS): www.who.int/en; Dirio da Repblica: www.dre.pt; Nova Estratgia Comunitria para a Segurana e Sade no Trabalho, para o perodo de 2008-2012: http://eurlex.europa.eu/pt/index.htm.

REFERENCIAL DE FORMAO

Sada Profissional: Tcnico/a de Segurana e Higiene do Trabalho

Nvel 3

71/71

Das könnte Ihnen auch gefallen