Sie sind auf Seite 1von 21

Mtodos Contracetivos

Mtodos Contracetivos
Introduo

Mtodos contracetivos so processos que permitem reduzir as

hipteses de ocorrer uma gravidez no desejada e prevenir a transmisso das doenas sexualmente transmissveis (DST).

A escolha mtodo contracetivo a utilizar deve ser feita com o auxilio

de um mdico.

Nenhum mtodo contracetivo o mais adequado para todas as

pessoas, de todas as idades e em todas as situaes.

importante participar em consultas de planeamento familiar para

determinar, juntamente com o seu medico, o mtodo mais adequado s suas necessidades, sua idade e ao seu estado de sade, nas diferentes fases da sua vida frtil.

necessrio ter em ateno que, qualquer que seja o mtodo

Mtodos Contracetivos
Classificao dos mtodos contracetivos
Reversveis Irreversveis

Destinam-se a casais que no So mtodos que ao deixarem de ser utilizados permitem uma gravidez. desejam ter filhos. A sua eficcia quase total e exigem uma interveno cirrgica: Laqueao de Trompas Vasectomia

Mtodos Contracetivos
Classificao dos mtodos contracetivos reversveis
Naturais Mecnicos Abstinncia Coito interrompido Mtodo do Calendrio Mtodo do Muco Mtodo da Temperatura Abstinncia Diafragma Contraceptivo Dispositivo Intra Uterino Anel Vaginal Laqueao de Trompas Preservativo Masculino Preservativo Feminino Vasectomia No Naturais Qumicos Plula Implante Contraceptivo Espermicidas Adesivo Contraceptivo

Mtodos Contracetivos Naturais


Abstinncia - evitar relaes sexuais e pode ser considerada um mtodo contracetivo.

Vantagens

Inconvenientes
firmeza e determinao dos parceiros. Numa situao de relao sexual

A abstinncia gratuita e acessvel aExige o nico mtodo 100% eficaz na das doenas

toda a gente.

preveno da gravidez e transmissveis.

inesperada, o risco de uma gravidez sexualmente torna-se muito real.

Pode ser iniciado e terminado em Para muitas pessoas, no ter relaes sexuais pode ser frustrante e trazer qualquer altura.

mesmo alguns problemas psicolgicos.

Mtodos Contracetivos - Naturais Coito interrompido:


O coito interrompido consiste em retirar o pnis da vagina antes de haver ejaculao. um mtodo Contraceptivo muito pouco seguro porque antes da ejaculao so produzidos fluidos seminais que tm uma funo lubrificante que podem conter espermatozoides. Este mtodo no protege das doenas sexualmente transmissveis. Vantagens

Inconvenientes gravidez.

grtis e toda a gente podeA reduzida eficcia em prevenir a uma hiptese como mtodoImplica uma sexual interrupo o que tambm da pode ser

experimentar.

contracetivo quando no se disperelao de mais nenhum. parceiros causa

provocar ansiedade em ambos os podendo de futuros distrbios

psicossexuais.

Mtodos Contracetivos - Naturais

Mtodo do Calendrio:

Consiste em anotar durante mais ou menos 1 ano a durao dos ciclos menstruais. Uma vez feita esta contagem, tem de se subtrair ao ciclo mais curto (18 dias) e ao ciclo mais longo (11 dias).

A partir do momento em que estes resultados esto encontrados, o intervalo entre ambos, do menor para o maior, indica o espao de tempo no qual a mulher se encontra no perodo mais frtil.

Por exemplo, imaginemos que uma mulher contabilizou o seu ciclo mais curto com 26 dias e o seu ciclo mais longo com 30 dias. Ento: 26 18 = 8 e 30 11 = 19. Quer isto dizer que os dias mais frteis desta mulher so entre o oitavo e o dcimo nono dia do ciclo, dias em que no deve ter relaes sexuais.

Convm no esquecer que o primeiro dia do ciclo o primeiro dia em que aparece a menstruao.

Vantagens

Inconvenientes

No necessrio utilizar outroNo um mtodo contracetivo tipo de mtodo de contraceo. eficaz. Este mtodo permite mulherNo protege das doenas conhecer bem os seus perodos desexualmente transmissveis. menstruao e fertilidade. Exige disciplina nas anotaes No apresenta efeitosmensais de seu ciclo menstrual. secundrios. No podem haver relaes sexuais

Mtodo do muco Mais usado para engravidar do que propriamente para a prevenir. O muco uma substncia gelatinosa, produzida pelas glndulas do colo do tero que sofre alteraes ao longo do ciclo menstrual. Na altura da ovulao adquire uma aparncia de clara de ovo com grande elasticidade. Este muco facilita a entrada de espermatozoides no tero. Para aumentar a eficcia contracetiva deste mtodo a mulher s dever ter relaes sexuais 3 dias depois da ocorrncia do ponto mximo de elasticidade do muco. Assim, para evitar uma gravidez, bastar abster-se de relaes sexuais a partir do momento em que notar essa fluidificao do muco cervical e at seis ou sete dias depois desse momento.

Mtodos Contracetivos - Naturais

Vantagens
Pode ser usado para planear uma gravidez.

Inconvenientes
prevenir ouExige muita disciplina.

No necessita de prescrio mdica. No tem efeitos secundrios. No h despesas.

A mulher tem que ficar longos perodos sem ter relaes sexuais com penetrao.

O risco de gravidez maior que o de outros mtodos. No evita doenas transmissveis.

sexualmente

Mtodo da Temperatura mais usado para conseguir a gravidez do que propriamente para a prevenir. Identifica o perodo de ovulao da mulher atravs da verificao da sua temperatura corporal. Quando h aumento de temperatura, que identifica o perodo frtil, a mulher no deve ter relaes sexuais ou ento deve t-las usando preservativo para no correr risco de engravidar. A temperatura basal do corpo de uma mulher que medida logo ao acordar, sempre mesma hora, antes de comer e sem ter feito esforo muscular. A temperatura, nos dias entre a ovulao e a menstruao seguinte sobe cerca de 2 a 5 dcimos de grau. Ento, s trs dias depois desta subida de temperatura ter acontecido, que menor o risco da mulher engravidar.

Mtodos Contracetivos - Naturais

Vantagens Inconvenientes No necessrio outro tipo Tem uma eficcia muito reduzida a prevenir a gravidez. de contraceo. O casal no pode ter relaes No gasta dinheiro comsexuais desprotegidas durante os outros mtodos. dias frteis.

A temperatura precisa ser medida

Mtodos Contracetivos - No Naturais - Qumicos


A plula

o mtodo contracetivo mais eficaz para prevenir uma gravidez dentro dos mtodos contracetivos reversveis. A plula um comprimido que contm hormonas sintticas semelhantes s que so produzidas pelos ovrios das mulheres: progesterona. Atua atravs da inibio da ovulao e dessa forma enquanto a plula for tomada no a mulher no ter perodo frtil. As hormonas que compem a plula tm como misso principal suspender a produo hormonal normal, impedindo a ovulao, ou seja a libertao mensal do vulo.

vantagens

Inconvenientes

As plulas diferenciam-se umasA plula no confere qualquer tipo das outras, tanto pela dosagemde proteo das doenas em estrognio e progesterona,sexualmente transmissveis como quanto pelo tipo de progesteronao VIH, Hepatite B e C, sfilis e a utilizada, o que permite adaptarherpes genital. uma plula a cada caso concreto. Deve-se usar o preservativo em Existem vrios tipos de plulas,simultneo com a plula: s assim assim tambm como existemexiste uma dupla proteo e at vrios tipos de mulheres, por esseuma maior segurana e outros motivos que nocontracetiva. aconselhvel fazer o uso do medicamento s porque uma amiga indicou, no adianta tem

Mtodos Contracetivos - No Naturais - Qumicos


Implante Contracetivo um mtodo que utiliza um bastonete(varinha) que inserido debaixo da pele do brao. Adicionalmente administrada anestesia local na zona do brao para a insero pelo que o implante rpido e praticamente indolor. O implante deve ser colocado at ao 5 dia do ciclo menstrual e comea a ser eficaz 8 horas aps a sua insero. Atua inibindo a ovulao e aumentando a viscosidade do muco cervical o que vai dificultar a movimentao dos espermatozoides em direo ao vulo. Tem uma eficcia muito elevada e uma durao de trs anos, ainda que possa ser retirado em qualquer momento se assim for decidido. um mtodo contracetivo que no protege das doenas sexualmente transmissveis.

vantagens

inconvenientes

A utilizao prtica e o efeito de longaNormalmente verificam-se irregularidades do durao. ciclo menstrual. No tem os efeitos secundrios dosEm algumas mulheres verifica-se, ao longo do estrognios. tempo, um ligeiro aumento de peso. No interfere com o aleitamento. Necessita de um profissional treinado para a

Mtodos Contracetivos - No Naturais - Qumicos


Adesivo Contraceptivo um autocolante e tem a mesma eficcia da plula e o mesmo modo de atuao. Liberta uma dose diria das hormonas que vo inibir a ovulao ficando a mulher mais protegida de uma gravidez. Coloca-se durante trs semanas consecutivas e, tal como na plula, descansa-se na quarta semana, quando ocorrer a menstruao. Tal como a plula, o adesivo contracetivo um mtodo contracetivo que no protege das doenas sexualmente transmissveis.

vantagens

inconvenientes
contras as infees transmissveis.

A mulher no tem que pensar todos os dias emNo protege contraceo, apenas tem que se lembrar de mudar sexualmente uma vez por semana o adesivo.

fcil de usar.

Ao contrrio da plula, as hormonas no necessitam de ser absorvidas pelo aparelho digestivo, permitindo que a eficcia deste mtodo no seja posta em causa, em caso de vmitos ou diarreia.

Normalmente torna as hemorragias regulares, mais curtas e menos dolorosas.


um mtodo reversvel.

Mtodos Contracetivos - No Naturais - Qumicos


Espermicida Os espermicidas so substncias qumicas que imobilizam e destroem os espermatozoides. A eficcia deste mtodo contracetivo reduzida pelo que deve ser utilizado em conjunto com outros mtodos contracetivos como, por exemplo, o diafragma ou o preservativo.

Vantagens negativamente a sade. Fornece lubrificao. No interfere com o ciclo menstrual.

Inconvenientes

um mtodo contracetivo que no afetaPodem causar irritaes na pele.

um mtodo contracetivo muito pouco eficaz. No protege contra sexualmente transmissveis

doenas

Mtodos Contracetivos - No Naturais - Mecnicos


Preservativo masculino Muito eficaz quando utilizado regular e corretamente. feito em ltex que um material bastante resistente e flexvel. fcil de comprar, e fcil de utilizar; No necessita de receita mdica, nem apresenta efeitos secundrios; Previne com eficcia a gravidez e a transmisso de doenas sexualmente transmissveis. Atua como uma barreira fsica que impede o contacto com os fluidos sexuais como os espermatozoides. Para que a sua eficcia seja garantida, deve ser utilizado de acordo com as instrues que o acompanham.

vantagens

inconvenientes

Protege das doenas sexualmenteRaramente, podem haver transmissveis. manifestaes alrgicas, ligadas ao ltex ou ao lubrificante. No necessita de superviso Se mdica. no for usado corretamente, pode rasgar durante o coito ou Pode contribuir para diminuir as ficar retido na vagina.

Mtodos Contracetivos - No Naturais - Mecnicos


Preservativo Feminino Feito de um tubo de borracha fina, tem um tem um anel em cada extremidade. Um dos anis deste mtodo contracetivo de barreira fechado e inserido na vagina, de modo a tapar o colo do tero evitando o contacto com o smen, como se fosse um diafragma. A outra extremidade aberta e ajusta-se em volta da abertura da vagina e da vulva.

vantagens

inconvenientes

O preservativo feminino tem 10 vezes menosO preservativo feminino mais probabilidade de romper durante o ato sexualcaro e mais difcil de encontrar devido a ser feito de poliuretano em vez de que o preservativo masculino. ltex. mais tempo a adquirir Proporciona uma boa proteo contra Leva prtica para o colocar doenas sexualmente transmissveis. Pode ser colocado em qualquer momento,corretamente. antes da relao sexual genital mesmo horasPode produzir alguns barulhos antes.

Mtodos Contracetivos - No Naturais - Mecnicos


Diafragma Contracetivo um mtodo contracetivo constitudo por uma capa de borracha flexvel que se introduz na vagina de modo a que o colo do tero fique tapado, impedindo a entrada de espermatozoides no tero. Deve ser utilizado juntamente com um espermicida, para aumentar a sua eficcia. Deve ser colocado at cinco horas antes da relao sexual e deve permanecer colocado nas 6 a 8 horas seguintes. Aps a remoo o diafragma deve ser lavado em gua morna e sabo neutro, secado e guardado em seu estojo. Um nico diafragma costuma durar aproximadamente dois anos.

vantagens

inconvenientes

A escolha da medida do diafragma e o ensino da sua No tem efeitos hormonais no organismo. aplicao devem ser feitos por um mdico; No interfere com o ato sexual, podendo ser Deve ser usado conjuntamente com um espermicida; colocado algumas horas antes de ter S deve ser retirado 6 a 8 horas aps a relao sexual; relaes sexuais. Quando mal aplicado, pode provocar fstulas ou laceraes Durante o perodo menstrual evita que hajavaginais; sada de sangue menstrual para a vagina, Pode haver alergias borracha ou ao espermicida; facilitando as relaes nessas ocasies. No protege das doenas sexualmente transmissveis.

Mtodos Contracetivos - No Naturais - Mecnicos


Dispositivo Intra Uterino O dispositivo intrauterino, tambm conhecido simplesmente como DIU, um dispositivo anticoncecional que inserido no tero. Ele impede o processo de nidao, onde o vulo se fixa no endomtrio. A colocao do Dispositivo Intrauterino deve ser efetuada por um tcnico de sade experiente. O Dispositivo Intrauterino muito eficaz, reversvel e de longa durao. A eficcia do Dispositivo Intrauterino faz com que apenas 0,1 a 2 mulheres em 100 engravidem e essa eficcia aumenta com os anos de utilizao.

Vantagens

Inconvenientes

No protege contra as doenas sexualmente No interfere no ato sexual. transmissveis. No interfere com a amamentao. Necessita de profissional treinado para a sua Pode permanecer no tero por muitos anos. colocao. Permite um rpido retorno aos nveis No aconselhvel a mulheres com um risco anteriores de fertilidade. grande de contrair doenas sexualmente Contribui para a reduo do nmero detransmissveis. espermatozoides que atinge a trompa. A utilizao do DIU pode tornar o fluxo menstrual mais abundante e prolongado.

Mtodos Contracetivos - No Naturais - Mecnicos


Vasectomia
considerada a forma de contraceo definitiva mais eficaz. uma operao feita por um mdico, sem necessitar de hospitalizao com utilizao de anestesia local, consistindo num corte feito no canal deferente, que a via que transporta os espermatozoides. O homem que fez uma vasectomia, deve continuar a utilizar o preservativo para evitar doenas sexualmente transmissveis.

Vantagens
No afeta: o desejo sexual. a ereo,. a ejaculao . o orgasmo.

Inconvenientes
Os riscos so muito pequenos e iguais aos inerentes a todo e qualquer procedimento cirrgico: Infeo. Hemorragia. Hematomas. Dor ps-operatria.

Mtodos Contracetivos - No Naturais - Mecnicos

Laqueao de Trompas

A laqueao de trompas um mtodo de contraceo definitivo e consiste na interrupo das trompas de Falpio atravs de um corte ou da colocao de um anel que bloqueia a passagem dos espermatozoides. uma operao simples, pode ser realizada em sistema ambulatrio e a mulher pode regressar a casa poucas horas depois do procedimento.

No infere com o ciclo menstrual uma vez que os ovrios e o tero no so afetados, a mulher continua a menstruar e no interfere no relacionamento sexual.

uma operao que tem de ser feita por um mdico, com anestesia local ou geral e que exige algum tempo de hospitalizao.

Vantagens

Inconvenientes
complexa, cara e com pouca garantia de eficcia.

No apresenta efeitos secundrios a longo A mulher pode arrepender-se mais tarde o que requer nesse caso a reverso com uma cirurgia prazo. No interfere nas as relaes sexuais ou Riscos e efeitos colaterais da cirurgia. funo sexual. Dor e desconforto de curta durao

aps

No interfere na produo de hormonas pelosprocedimento. No protege contra ovrios.

as

doenas

sexualmente

transmissveis.

Anel Vaginal O anel vaginal um mtodo contracetivo mensal de baixa dosagem, alternativo plula contracetiva e igualmente eficaz.

Mtodos Contracetivos - No Naturais - Mecnicos

Apresenta-se sob a forma de um anel com cerca de 5cm de dimetro e transparente. O anel constitudo por uma substncia flexvel (vinil acetato), material suave e no absorvente, o que significa que nele no se desenvolvem bactrias, impedindo infees.

Tambm as hormonas tornam mais espesso o muco existente no colo do tero, dificultando assim tambm a penetrao das bactrias e prevenindo infees genitais.

O anel deve permanecer na vagina durante 3 semanas seguidas, ininterruptamente.

Ao fim de 3 semanas, o anel vaginal tem que ser retirado. Depois de retirar o anel a paciente deve permanecer uma semana sem o mesmo.

Durante essa semana surgir normalmente uma hemorragia vaginal (vulgarmente designada por perodo).

Vantagens
A comodidade de uma aplicao mensal

Inconvenientes
O anel no atua como um mtodo de contraceo de

A elevada eficcia com uma dose hormonal muitobarreira e no protege das doenas sexuais baixa transmissveis (DSTs). Para as prevenir deve ser Evita as flutuaes hormonais dirias das plulas utilizado o preservativo como complemento. Poucos efeitos indesejados como nuseas, dores de cabea e tenso mamria Sem efeito no aumento de peso.

Mtodos Contracetivos

Webgrafia http://metodoscontraceptivos.net/

Das könnte Ihnen auch gefallen