Sie sind auf Seite 1von 14

ABNT NBR 14724:2005 Informao e documentao Trabalhos acadmicos - Apresentao

1. Estrutura A estrutura de tese, dissertao ou de um trabalho acadmico compreende: elementos pr-textuais; elementos textuais; elementos ps-textuais.
Estrutura Elemento Capa (obrigatrio) Lombada (opcional) Folha de rosto (obrigatrio) Errata (opcional) Folha de aprovao (obrigatrio) Dedicatria(s) (opcional) Agradecimento(s) (opcional) Epgrafe (opcional) Resumo na lngua verncula (obrigatrio) Resumo na lngua estrangeira (obrigatrio) Lista de ilustraes (opcional) Lista de tabelas (opcional) Lista de abreviaturas e siglas (opcional) Lista de smbolos (opcional) Sumrio (obrigatrio) Introduo Desenvolvimento Concluso Referncias (obrigatrio) Glossrio (opcional) Apndice(s) (opcional) Anexo(s) (opcional) ndice(s) (opcional)

Pr-textuais

Textuais

Ps-textuais

1.1. Elementos pr-textuais Elementos que antecedem o texto com informaes que ajudam na identificao e utilizao do trabalho. 1.1.1. Capa Proteo externa do trabalho e sobre a qual se imprimem as informaes indispensveis sua identificao. Elemento obrigatrio, onde as informaes so transcritas na seguinte ordem:

nome da instituio (opcional); nome do autor; ttulo;

subttulo, se houver; nmero do volumes (se houver mais de um, deve constar em cada capa a especificao do respectivo volume); local (cidade) da instituio onde deve ser apresentado; ano de depsito (da entrega).

1.1.2 Lombada conforme ABNT NBR 12225 Ttulos de lombada Parte da capa do trabalho que rene as margens internas das folhas, sejam elas costuradas, grampeadas, coladas ou mantidas juntas de outra maneira. 1.1.2.1 Elementos da lombada

O ttulo de lombada deve ser complementado com o nome do autor, da instituio e outros elementos alfanumricos de identificao (P.ex.: v.2); O ttulo do trabalho deve ser impresso da mesma forma que o nome do autor; Ttulo de lombada descendente, ttulo de lombada escrito longitudinalmente e legvel do alto para o p da lombada. Esta forma possibilita a leitura quando o livro est deitado com a face voltada para cima; Identificao para a biblioteca, espao reservado, sem comprometer outras informaes de lombada, para colocao de identificao que possibilite a publicao na biblioteca.

1.1.3 Folha de rosto Folha que contm os elementos essenciais identificao do trabalho. 1.1.3.1 Anverso da folha de rosto, os elementos devem figurar na seguinte ordem:

nome do autor: responsvel intelectual do trabalho; ttulo principal do trabalho: deve ser claro e preciso, identificando o seu contedo e possibilitando a indexao e recuperao da informao; subttulo: se houver, deve ser evidenciada a sua subordinao ao ttulo principal, precedido de dois-pontos; nmero de volumes (se houver mais de um, deve constar em cada folha de rosto a especificao do respectivo volume); natureza (tese, dissertao) e objetivo (aprovao em disciplina, grau pretendido e outros); nome da instituio a que submetido; rea de concentrao; nome do orientador e, se houver, do co-orientador; local (cidade) da instituio onde deve ser apresentado; ano de depsito (da entrega).

1.1.3.2 Verso da folha de rosto Deve conter a ficha catalogrfica, conforme o Cdigo de Catalogao AngloAmericano vigente. 1.1.4 Errata Lista das folhas e linhas em que ocorrem erros, seguidas das devidas correes. Apresenta-se quase sempre em papel avulso ou encartado, acrescido ao trabalho depois de impresso. Elemento opcional que deve ser inserido logo aps a folha de rosto, constitudo pela referncia do trabalho e pelo texto da errata e disposto da seguinte maneira: Exemplo: ERRATA Folha 32 Linha Onde se l Leia-se 3 publiaco publicao

1.1.5 Folha de aprovao Folha que contm os elementos essenciais aprovao do trabalho. Elemento obrigatrio, colocado logo aps a folha de rosto, constitudo pelo nome do autor do trabalho, ttulo do trabalho e subttulo (se houver), natureza, objetivo, nome da instituio a que submetido, rea de concentrao, data de aprovao, nome, titulao e assinatura dos componentes da banca examinadora e instituies a que pertencem. A data de aprovao e assinaturas dos membros componentes da banca examinadora so colocadas aps a aprovao do trabalho. 1.1.6 Dedicatria(s) Elemento opcional, onde o autor presta homenagem ou dedica seu trabalho. Colocado aps a folha de rosto. 1.1.7 Agradecimento(s) Elemento opcional, onde o autor faz agradecimentos dirigidos queles que contriburam de maneira relevante elaborao do trabalho. Colocado aps a dedicatria. 1.1.8 Epgrafe Elemento opcional, onde o autor apresenta uma citao, seguida de indicao de autoria, relacionada com a matria tratada no corpo do trabalho. Colocado aps os agradecimentos. Podem tambm constar epgrafes nas folhas de abertura das sees primrias. 1.1.9 Resumo na lngua verncula - conforme ABNT NBR 6028 Elemento obrigatrio.

Apresentao concisa dos pontos relevantes de um texto, fornecendo uma viso rpida e clara do contedo e das concluses do trabalho.

o resumo deve ressaltar o objetivo, o mtodo, os resultados e as concluses do documento; o resumo deve ser composto de uma seqncia de frases concisas, afirmativas e no de enumerao de tpicos .; recomenda-se o uso de pargrafo nico; a primeira frase deve ser significativa, explicando o tema principal do documento. A seguir, deve-se indicar a informao sobre a categoria do tratamento(memria, estudo de caso, anlise da situao etc.); deve-se usar o verbo na voz ativa e na terceira pessoa do singular; as palavras-chave devem figurar logo abaixo do resumo, antecedidas da expresso Palavras-chave: , separadas entre si por ponto e finalizadas tambm por ponto; quanto a sua extenso o resumo de trabalhos acadmicos(teses, dissertaes e outros)devem ter de 150 a 500 palavras; devem-se evitar: 1. smbolos e contraes que no sejam de uso corrente; 2. frmulas, equaes, diagramas etc., que no sejam absolutamente necessrios; quando seu emprego for imprescindvel, defini-los na primeira vez que aparecerem.

1.1.10 Resumo em lngua estrangeira Elemento obrigatrio, com as mesmas caractersticas do resumo em lngua verncula, digitado ou datilografado em folha separada (em ingls Abstract, em espanhol Resumen, em francs Rsum, por exemplo). Deve ser seguido das palavras representativas do contedo do trabalho, isto , palavras-chave e/ou descritores, na lngua. 1.1.11 Listas de ilustraes Elemento opcional, que deve ser elaborado de acordo com a ordem apresentada no texto, com cada item designado por seu nome especfico, acompanhado do respectivo nmero da pgina. Quando necessrio, recomenda-se a elaborao de lista prpria para cada tipo de ilustrao (desenhos, esquemas, fluxogramas, fotografias, grficos, mapas, organogramas, plantas, quadros, retratos e outros). 1.1.12 Lista de tabelas Elemento opcional, elaborado de acordo com a ordem apresentada no texto, com cada item designado por seu nome especfico, acompanhado do respectivo nmero da pgina. 1.1.13 Lista de abreviaturas e siglas Elemento opcional, que consiste na relao alfabtica das abreviaturas e siglas utilizadas no texto, seguidas das palavras ou expresses correspondentes grafadas por extenso. Recomenda-se a elaborao de lista prpria para cada tipo.

1.1.14 Lista de smbolos Elemento opcional, que deve ser elaborado de acordo com a ordem apresentada no texto, com o devido significado. 1.1.15 Sumrio Elemento obrigatrio, cujas partes so acompanhadas do(s) respectivo(s) nmero(s) da(s) pgina(s). Havendo mais de um volume, em cada um deve constar o sumrio completo do trabalho, conforme ABNT NBR 6027: sumrio, enumerao das divises, sees e outras partes de uma publicao, na mesma ordem e grafia em que a matria nele se sucede; o sumrio deve ser localizado: como ltimo elemento pr-textual; quando houver mais de um volume, deve ser includo o sumrio de toda a obra em todos os volumes, de forma que se tenha conhecimento do contedo, independente do volume consultado; a palavra sumrio deve ser centralizada e com a mesma tipologia da fonte utilizada para as sees primrias; a subordinao dos itens do sumrio deve ser destacada pela apresentao tipogrfica utilizada no texto; os elementos pr-textuais no devem constar no sumrio; os indicativos das sees que compem o sumrio, se houver, devem ser alinhados esquerda, conforme a NBR 6024 Informao e documentaoNumerao progressiva das seces de um documento escritoApresentao; os ttulos e subttulos, se houver, sucedem os indicativos das sees. Recomenda-se que sejam alinhados pela margem do ttulo do indicativo mais extenso; o nome do(s) autor(es), se houver, sucede(m) os ttulos e os subttulos; a paginao deve ser apresentada sob uma das formas abaixo: nmero da primeira pgina (ex.: 27); nmeros das pginas inicial e final, separadas por hfen (ex.:91143); nmeros das pginas em que se distribui o texto (ex.: 27, 35, 64 ou 27-30, 35-38, 64-70).

2. Elementos textuais Parte do trabalho em que exposta a matria. Constitudos de trs partes fundamentais: introduo, desenvolvimento e concluso.

2.1 Introduo Parte inicial do texto, onde devem constar a delimitao do assunto tratado, objetivos da pesquisa e outros elementos necessrios para situar o tema do trabalho.

2.2 Desenvolvimento Parte principal do texto, que contm a exposio ordenada e pormenorizada do assunto. Divide-se em sees e subsees, que variam em funo da abordagem do tema e do mtodo. 2.3 Concluso Parte final do texto, na qual se apresentam concluses correspondentes aos objetivos ou hipteses. Nota opcional apresentar os desdobramentos relativos importncia, sntese, projeo, repercusso, encaminhamento e outros. 3. Elementos ps-textuais Elementos que complementam o trabalho. 3.1 Referncias - conforme a ABNT NBR 6023 Elemento obrigatrio. Consiste em uma lista alfabtica das publicaes utilizadas para elaborao do trabalho; As referncias so alinhadas somente margem esquerda do texto e de forma a se identificar individualmente cada documento, em espao simples e separadas entre si por espao duplo. Quando aparecerem em notas de rodap, sero alinhadas, a partir da segunda linha da mesma referncia, abaixo da primeira palavra, de forma a destacar o expoente e sem espao entre elas; A pontuao segue padres internacionais e deve ser uniforme para todas as referncias; As abreviaturas devem ser conforme a NBR 10522; O recurso tipogrfico (negrito, grifo ou itlico) utilizado para destacar o elemento ttulo deve ser uniforme em todas as referncias de um mesmo documento. Isto no se aplica s obras sem indicao de autoria, ou de responsabilidade, cujo elemento de entrada o prprio ttulo, j destacado pelo uso de letras maisculas na primeira palavra, com excluso de artigos (definidos e indefinidos) e palavras monossilbicas; As referncias constantes em uma lista padronizada devem obedecer aos mesmos princpios. Ao optar pela utilizao de elementos complementares, estes devem ser includos em todas as referncias daquela lista; 3.1.1 Ordenao das referncias As referncias dos documentos citados em um trabalho devem ser ordenadas de acordo com o sistema utilizado para citao no texto, conforme NBR 10520. Os sistemas mais utilizados so: alfabtico (ordem alfabtica de entrada) e numrico (ordem de citao no texto).

3.1.1.1 Sistema alfabtico As referncias devem ser reunidas no final do trabalho, em uma nica ordem alfabtica. As chamadas no texto devem obedecer forma adotada na referncia, com relao escolha da entrada, mas no necessariamente quanto grafia, conforme NBR10520. 3.1.1.2 Sistema numrico A lista de referncia deve seguir a mesma ordem crescente. O sistema numrico no pode ser usado concomitantemente para notas de referncia e notas explicativas. 3.2 Glossrio Elemento opcional, elaborado em ordem alfabtica. 3.3 Apndices Elemento opcional. O(s) apndice(s) so identificados por letras maisculas consecutivas, travesso e pelos respectivos ttulos. Excepcionalmente utilizam-se letras maisculas dobradas, na identificao dos apndices, quando esgotadas as 23 letras do alfabeto. Ex.: APNDICE A Avaliao numrica de clulas inflamatrias totais... APNDICE B Avaliao de clulas musculares... 3.4 Anexos Elemento opcional. O(s) anexo(s) so identificados por letras maisculas consecutivas, travesso e pelos respectivos ttulos. Excepcionalmente utilizam-se letras maisculas dobradas, na identificao dos anexos, quando esgotadas as 23 letras do alfabeto. Ex.: ANEXO A Representao grfica de contagem... ANEXO B Representao grfica de contagem de clulas.... 4. Regras gerais de apresentao 4.1 Formato

Os textos devem ser apresentados em papel branco, formato A4(21 cm x 29,7 cm), digitados no anverso das folhas, com exceo da folha de rosto cujo verso deve conter a ficha catalogrfica, impressos em cor preta, podendo utilizar outras cores somente para as ilustraes; Recomenda-se, para digitao, a utilizao de fonte tamanho 12 para todo o texto, excetuando-se as citaes de mais de trs linhas, notas de rodap, paginao e legendas das ilustraes e das tabelas que devem ser digitadas em tamanho menor e uniforme;

No caso de citaes de mais de trs linhas, deve-se observar tambm um recuo de 4 cm da margem esquerda. 4.2 Margem

As folhas devem apresentar margem esquerda e superior de 3cm; direita e inferior de 2cm. 4.3 Espacejamento Todo o texto deve ser digitado com espao 1,5, excetuando-se as citaes de mais de trs linhas, notas de rodap, referncias, legendas das ilustraes e das tabelas, ficha catalogrfica, natureza do trabalho, objetivo, nome da instituio a que submetida e rea de concentrao, que devem ser digitados em espao simples. As referncias, ao final do trabalho, devem ser separadas entre si por dois espaos simples. Os ttulos das sees devem comear na parte superior da mancha e ser separados do texto que os sucede por dois espaos 1,5, entrelinhas. Da mesma forma, os ttulos das subsees devem ser separados do texto que os precede e que os sucede por dois espaos1,5. Na folha de rosto e na folha de aprovao, a natureza do trabalho, o objetivo, o nome da instituio a que submetido e a rea de concentrao devem ser alinhados do meio da mancha para a margem direita. 4.3.1 Notas de rodap Devem ser digitadas dentro das margens, ficando separadas do texto por um espao simples de entrelinhas e por filete de 3 cm, a partir da margem esquerda. 4.3.2 Indicativos de seo O indicativo numrico de uma seo precede seu ttulo, alinhado esquerda, separado por um espao de caractere. 4.3.3 Ttulos sem indicativos numrico Errata, agradecimentos, lista de ilustraes, lista de abreviaturas e siglas, lista de smbolos, resumos, sumrio, referncias, glossrio, apndice(s), anexo(s) e ndice(s) devem ser centralizados, conforme ABNT NBR 6024.
4.3.4 Elementos sem ttulo e sem indicativo numrico

Folha de aprovao, dedicatria e epgrafe. 4.4. Paginao Todas as pginas do trabalho, a partir da folha de rosto, devem ser contadas seqencialmente, mas no numeradas. A numerao colocada, a partir da primeira folha da parte textual, em algarismos arbicos, no canto superior direito da folha, a 2 cm da borda superior, ficando o ltimo algarismo a 2 cm da borda direita da folha. No caso de o trabalho ser constitudo de mais de um volume, deve ser mantida uma nica seqncia de numerao das folhas, do primeiro ao ltimo volume. Havendo apndice e anexo, as suas folhas

devem ser numeradas de maneira contnua e sua paginao deve dar seguimento do texto principal. 4.5 Numerao progressiva Para evidenciar a sistematizao do contedo do trabalho, deve-se adotar a numerao progressiva para as sees do texto. Os ttulos das sees primrias, por serem as principais divises de um texto, devem iniciar em folha distinta (ver 4.3.2). Destacam-se gradativamente os ttulos das sees, utilizando-se os recursos de negrito, itlico ou grifo e redondo, caixa alta ou versal, e outro conforme ABNT NBR 6024, no sumrio e de forma idntica, no texto. 4.5.1 ABNT NBR 6024 - Informao e documentao Numerao progressiva das sees de um documento escrito Apresentao 4.5.1.1 Definies Alnea: cada uma das subdivises de um documento, indicada por uma letra minscula e seguida de parnteses; Indicativo de seo: nmero ou grupo numrico que antecede cada seo do documento; Seo: parte em que se divide o texto de um documento, que contm as matrias consideradas afins na exposio ordenada do assunto; Seo primria: principal diviso do texto de um documento; Seo secundria, terciria, quaternria, quinria: diviso do texto de uma seo primria, secundria, terciria, quaternria, respectivamente; Subalnea: Subdiviso de uma alnea. 4.5.1.2 Apresentao:

so empregados algarismos arbicos na numerao; o indicativo de seo alinhado na margem esquerda, precedendo o ttulo, dele separado por um espao; deve-se limitar a numerao progressiva at a seo quinria; o indicativo das sees primrias deve ser grafado em nmeros inteiros a partir de 1; o indicativo de uma seo secundria constitudo pelo indicativo da seo primria a que pertence, seguido do nmero que lhe for atribudo na seqncia do assunto e separado por ponto. Repete-se o mesmo processo em relao s demais sees; no se utilizam ponto, hfen, travesso ou qualquer sinal aps o indicativo de seo ou de seu ttulo; destacam-se gradativamente os ttulos das sees, utilizando os recursos de negrito, itlico ou grifo e redondo, caixa alta ou versal e outro. O ttulo das sees (primria, secundrias etc.) deve ser colocado aps sua numerao, dele separado por um espao. O texto deve iniciar-se em outra linha.

Seo primria 1 2 3 . . . 8 9 10 11

Seo secundria 1.1 2.1 3.1 . . . 8.1 9.1 10.1 11.1

Seo terciria 1.1.1 2.1.1 3.1.1 . . . 8.1.1 9.1.1 10.1.1 11.1.1

Seo quaternria 1.1.1.1 2.1.1.1 3.1.1.1 . . . 8.1.1.1 9.1.1.1 10.1.1.1 11.1.1.1

Seo quinria 1.1.1.1.1 2.1.1.1.1 3.1.1.1.1 . . . 8.1.1.1.1 9.1.1.1.1 10.1.1.1.1 11.1.1.1.1

4.6 Citaes conforme ABNT NBR 10520 Informao e documentao Citaes em documentos apresentao 4.6.1 Definies:

Citao: meno de uma informao extrada de outra fonte; Citao de citao: citao direta ou indireta de um texto em que no se teve acesso ao original; Citao direta: transcrio textual de parte da obra do autor consultado; Citao indireta: texto baseado na obra do autor consultado; Notas de rodap: notas que indicam fontes consultadas ou remetem a outras partes da obra onde o assunto foi abordado; Notas explicativas: notas usadas para comentrios, esclarecimentos ou explanaes, que no possam ser includos no texto.

4.6.2 Localizao As citaes podem aparecer: a) no texto; b) em notas de rodap. 4.6.3 Apresentao

As citaes diretas, no texto, de at trs linhas, devem estar contidas entre aspas duplas. As aspas simples so utilizadas para indicar citao no interior da citao; As citaes diretas, no texto, com mais de trs linhas, devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra menor que a do texto utilizado e sem aspas; A numerao das notas de rodap feita por algarismos arbicos, devendo ter numerao nica e consecutiva para cada captulo ou parte. No se inicia a numerao a cada pgina; A primeira citao de uma obra, em nota de rodap, deve ter sua referncia completa; A numerao das notas explicativas feita em algarismos arbicos, devendo ter numerao nica e consecutiva para cada captulo ou parte. No se inicia a numerao a cada pgina.

ABNT NBR 14724:2005 Informao e documentao - Trabalhos acadmicos Apresentao


Esta norma especifica os princpios gerais para a elaborao de trabalhos acadmicos (teses, dissertaes e outros), visando sua apresentao instituio (banca, comisso examinadora de professores, especialistas designados e/ou outros).

ABNT NBR 6023:2002 Informao e documentao Referncia Elaborao ABNT NBR 6024:1989 Numerao progressiva das sees de um documento Procedimento ABNT NBR 6027:1989 Sumrio Procedimento ABNT NBR 6028:1990 Resumos Procedimento ABNT NBR 6034:1989 Preparao de ndice de publicaes Procedimento ABNT NBR 10520:2002 Informao e documentao Apresentao de citaes em documentos ABNT NBR 12225:1992 Ttulos de lombada Procedimento

Epgrafe

Ningum to grande que no possa aprender nem to pequeno que no possa ensinar. (PNDARO)

Lista de ilustraes gravuras

LISTA DE ILUSTRAES GRAVURAS

GRAVURA 1 XXXXXXXXXXXXXXXXXXXX......................... 5 GRAVURA 2 YYYYYYYYYYYYYYYYYYYY...........................8 GRAVURA 3 - ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ ZZZZZZZ............................................................... 10

Sumrio

SUMRIO

PREFCIO..................................................................................................6 1 INTRODUO .......................................................................................7 2 GUIAS DE NORMALIZAO .............................................................8 2.1 Furg normalizada..................................................................................10 3 CONCLUSO ........................................................................................14

Paginao
7 1 INTRODUO TEXTOTEXTOTEXTOTEXTO TEXTOTEXTOTEXTOTEXTEXTOTE XTOTEXTOTEXTTEXTOTEXTOTEX TOTEXTTEXTOTEXTOTEXTOTEXT OTEXTOTEXTOTEXTOTEXTEXTOT EXTOTEXTOTEXTOTEXTOTEXTOT EXTOTEXTO.

N de pgina

Das könnte Ihnen auch gefallen