Sie sind auf Seite 1von 11

Superior Tribunal de Justia

RECURSO ESPECIAL N 822.517 - DF (2006/0038086-0) RELATOR RECORRENTE ADVOGADO RECORRIDO : : : : MINISTRO GILSON DIPP DANIEL DA SILVA ANTUNES CLEBER LOPES DE OLIVEIRA E OUTRO MINISTRIO PBLICO DO DISTRITO TERRITRIOS

FEDERAL

EMENTA CRIMINAL. RESP. DELITO DE TRNSITO. RESPONSABILIDADE PENAL. DELITO CULPOSO. RISCO PERMITIDO. NO OCORRNCIA. IMPUTABILIDADE OBJETIVA. MATRIA FTICO-PROBATRIA. SMULA 07/STJ. INCIDNCIA. PENA PECUNIRIA SUBSTITUTIVA. AUSNCIA DE CORRESPONDNCIA COM A PENA SUBSTITUDA. RECURSO PARCIALMENTE CONHECIDO E DESPROVIDO. I. De acordo com a Teoria Geral da Imputao Objetiva o resultado no pode ser imputado ao agente quando decorrer da prtica de um risco permitido ou de uma ao que visa a diminuir um risco no permitido; o risco permitido no realize o resultado concreto; e o resultado se encontre fora da esfera de proteo da norma. II. O risco permitido deve ser verificado dentro das regras do ordenamento social, para o qual existe uma carga de tolerncia genrica. o risco inerente ao convvio social e, portanto, tolervel. III. Hiptese em que o agente agiu em desconformidade com as regras de trnsito (criou um risco no permitido), causando resultado jurdico abrangido pelo fim de proteo da norma de cuidado - morte da vtima, atraindo a incidncia da imputabilidade objetiva. IV. As circunstncias que envolvem o fato em si no podem ser utilizadas para atrair a incidncia da teoria do risco permitido e afastar a imputabilidade objetiva, se as condies de sua aplicao encontram-se presentes, isto , se o agente agiu em desconformidade com as regras de trnsito, causando resultado jurdico que a norma visava coibir com sua original previso. V. O fato de transitar s 3 horas da madrugada e em via deserta no pode servir de justificativa atuao do agente em desconformidade com a legislao de trnsito. Isto no risco permitido, mas atuao proibida. VI. Impossvel se considerar a hiptese de aplicao da teoria do risco permitido com atribuio do resultado danoso ao acaso, seja pelo fato do agente transitar embriagado e em velocidade acima da permitida na via, seja pelo que restou entendido pela Corte a quo no sentido de sua direo descuidada. VII. A averiguao do nexo causal entre a conduta do ru, assim como da vtima, que no teria feito uso do cinto de segurana, com o resultado final, escapa via especial, diante do bice da Smula 07 desta Corte se, nas instncias ordinrias, ficou demonstrado que, por sua conduta, o agente, em violao ao Cdigo de Trnsito, causou resultado abrangido pelo fim de proteo da norma de cuidado. VIII. No h simetria entre a pena pecuniria substitutiva e a quantidade da pena privativa de liberdade substituda. IX. Recurso parcialmente conhecido e desprovido.

Documento: 642408 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJ: 29/06/2007

Pgina 1 de 11

Superior Tribunal de Justia

ACRDO Vistos, relatados e discutidos os autos em que so partes as acima indicadas, acordam os Ministros da QUINTA TURMA do Superior Tribunal de Justia. "A Turma, por unanimidade, conheceu parcialmente do recurso e, nessa parte, negou-lhe provimento."Os Srs. Ministros Arnaldo Esteves Lima, Napoleo Nunes Maia Filho e Felix Fischer votaram com o Sr. Ministro Relator. Impedida a Sra. Ministra Laurita Vaz. SUSTENTOU ORALMENTE: DR. CLEBER LOPES DE OLIVEIRA (P/ RECTE) Braslia (DF), 12 de junho de 2007.(Data do Julgamento)

MINISTRO GILSON DIPP Relator

Documento: 642408 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJ: 29/06/2007

Pgina 2 de 11

Superior Tribunal de Justia


RECURSO ESPECIAL N 822.517 - DF (2006/0038086-0)

RELATRIO EXMO. SR. MINISTRO GILSON DIPP(Relator): Trata-se de recurso especial interposto por DANIEL DA SILVA ANTUNES, com fulcro na alnea "a" do permissivo constitucional, em face de acrdo proferido pelo Tribunal de Justia do Distrito Federal e Territrios, que deu parcial provimento ao apelo da defesa, nos termos da seguinte ementa: "PENAL - DELITO DE TRNSITO - HOMICDIO CULPOSO INOBSERVNCIA DO DEVER DE CUIDADO OBJETIVO - IMPRUDNCIA - CULPA DA VTIMA - CAUSA RELATIVAMENTE INDEPENDENTE MESMA LINHA DE DESDOBRAMENTO FSICO DO CURSO CAUSAL CIRCUNSTNCIAS JUDICIAIS DESFAVORVEIS - FIXAO DA PENA ACIMA DO MNIMO LEGAL. Mantm-se a condenao do acusado, se constado que foi a inobservncia do seu dever de cuidado objetivo que deu causa ao acidente fatal. No h como afastar a responsabilidade penal do agente se a causa relativamente independente decorre da mesma linha de desdobramento fsico do curso causal." 9fl. 257). DANIEL DA SILVA ANTUNES foi denunciado como incurso nas penas do art. 302, caput , da Lei 9.503/97. Sobreveio sentena que o condenou pena de 2 anos e 6 meses de deteno e suspenso da Carteira Nacional de Habilitao pelo perodo de 1 ano. A pena privativa de liberdade foi substituda por 360 dias-multa, e no dever de comparecer em juzo trimestralmente, sem se ausentar por mais de 15 dias. Em sede de apelao, na qual a defesa pugnava pela absolvio do ru ou pela desclassificao do delito para leses corporais e pela fixao da pena no mnimo legal, o Tribunal de Justia do Distrito Federal e Territrios reduziu a pena privativa de liberdade para 2 anos de deteno, bem como a suspenso do direito de dirigir para 2 meses, mantidas as demais condies e a substituio operada na sentena. Opostos embargos de declarao, os mesmos foram rejeitados, em acrdo assim ementado: "PROCESSUAL PENAL - EMBARGOS DE DECLARAO OMISSO - INEXISTNCIA - REEXAME DE QUESTO J DECIDIDA IMPOSSIBILIDADE.
Documento: 642408 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJ: 29/06/2007 Pgina 3 de 11

Superior Tribunal de Justia


Os embargos de declarao no se prestam ao reexame de tese jurdica adotada quando do julgamento da apelao. No cabe a suspenso da pena quando indicada ou cabvel a substituio prevista no art. 44 do mesmo diploma legal." (fl. 259). No presente recurso especial, aponta o recorrente negativa de vigncia ao caput do art. 13 do Cdigo Penal, argumentando no sentido da impossibilidade de se imputar ao recorrente a responsabilidade pela morte da vtima, "eis que a corte local desconsiderou a temtica da relevncia causal entre a conduta do primeiro e o evento lutuoso." (fl. 279). Elabora questionamentos acerca da conduta do ru, argumentando no sentido de que o mesmo teria agido dentro do que a doutrina moderna denomina de "risco permitido", ao transitar em via pblica deserta, s 3 horas da madrugada, em velocidade de apenas 10 Km acima do permitido no local. Aduz que a percia no logrou demonstrar que a causa do acidente tenha sido o excesso de velocidade, e alega que a pequena imprudncia cometida estaria dentro dos limites do risco permitido, estando ausente a tipicidade por crime culposo. Argumenta que a morte da vtima ocorreu porque a mesma no estava utilizando cinto de segurana. Aponta, subsidiariamente, negativa de vigncia ao art. 59, IV, do Cdigo Penal, ante a injusta manuteno da pena de multa no patamar originariamente fixado, no obstante a reduo da pena corporal em sede de recurso apelativo. Foram apresentadas contra-razes (fls. 295/298). Admitido o recurso (fls. 300/302), a Subprocuradoria-Geral da Repblica opinou pelo seu no conhecimento (fls. 311/315). No memorial apresentado, o recorrente reafirma a negativa de vigncia ao caput do art. 13 do Cdigo Penal, questionando a frmula de demonstrao do nexo causal atravs do mtodo de eliminao. Pugna pela adoo daquilo que a doutrina moderna denomina de risco permitido, apto a afastar a imputabilidade objetiva. Define o risco permitido como "o risco oriundo de atividades relativamente perigosas, mas absolutamente imprescindveis vida, onde h maior tolerncia em torno das mesmas.". Reitera a argumentao no sentido de que a morte da vtima ocorreu pelo fato da mesma no estar utilizando cinto de segurana e aquela em torno da suposta injustia na manuteno da pena de multa. o relatrio.
Documento: 642408 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJ: 29/06/2007 Pgina 4 de 11

Superior Tribunal de Justia


RECURSO ESPECIAL N 822.517 - DF (2006/0038086-0)

VOTO EXMO. SR. MINISTRO GILSON DIPP(Relator): Trata-se de recurso especial interposto por DANIEL DA SILVA ANTUNES, em face de acrdo proferido pelo Tribunal de Justia do Distrito Federal e Territrios, que deu parcial provimento ao apelo da defesa, para reduzir a pena imposta em primeiro grau. Em razes, aponta o recorrente negativa de vigncia ao art. 13 do Cdigo Penal, argumentando no sentido da impossibilidade de se imputar ao recorrente a responsabilidade pela morte da vtima, "eis que a corte local desconsiderou a temtica da relevncia causal entre a conduta do primeiro e o evento lutuoso." (fl. 279). Elabora questionamentos acerca da conduta do ru, argumentando no sentido de que o mesmo teria agido dentro do que a doutrina moderna denomina de "risco permitido", ao transitar em via pblica deserta, s 3 horas da madrugada, em velocidade de apenas 10 Km acima do permitido no local. Aduz que a percia no logrou demonstrar que a causa do acidente tenha sido o excesso de velocidade, e alega que a pequena imprudncia cometida estaria dentro dos limites do risco permitido, estando ausente a tipicidade por crime culposo. Argumenta que a morte da vtima ocorreu porque a mesma no estava utilizando cinto de segurana. Aponta, subsidiariamente, negativa de vigncia ao art. 59, IV, do Cdigo Penal, ante a injusta manuteno da pena de multa no patamar originariamente fixado, no obstante a reduo da pena corporal em sede de recurso apelativo. O recurso tempestivo. O acrdo foi publicado no dia 14/10/2005 (fl. 264), e a petio de interposio do recurso especial foi protocolada no dia 26/10/2005 (fl. 267). A matria foi devidamente prequestionada. Satisfeitos os requisitos de admissibilidade, passo anlise da irresignao. Eis o teor do decreto condenatrio, relativamente materialidade delitiva: "A materialidade objetiva do fato que modifica a aparncia externa do mundo pode ser ou no fato tpico penal, precisando, para tanto de serem encontrados outros elementos formadores da composio do crime, os quais procuraremos a seguir. O ru e a vtima estavam em uma boate, Aple, e dali saram juntos, por volta das 03h00 da madrugada, no mesmo carro, com destino a
Documento: 642408 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJ: 29/06/2007 Pgina 5 de 11

Superior Tribunal de Justia


algum lugar, que ru prefere afirmar ser a Qd. 509 na Asa Sul, destino da vtima. Na boate o ru fez uso de bebida alcolica, como confessou s fls. 69, que tomou apenas duas latinhas de cerveja, afirmando que isto no seria capaz de embriaga-lo. Tomou o caminho da EPIG, a pista que liga o Setor Grfico ao Octogonal, passando na frente da Central de Polcia. Neste trecho h um controle eletrnico (pardauzinho), prximo a entrada norte da Imprensa Nacional, pelo qual no passou o ru e outro, j no setor Sudoeste defronte ao Bloco "J" da SQSW 102, por onde passou o ru. A pista de tima conservao com suave curva em "S", fls. 79 e 34, iniciando na quadra 104 e terminando no final da quadra 103. Neste trecho fcil desenvolver maior velocidade, especialmente quela hora da madrugada, quando no tem nenhum carro na pista, tanto que no houve testemunha do acidente. Esta situao possibilitou ao ru desenvolver maior velocidade, animado pela euforia da bebida e por estar acompanhado da garota que conquistara na noite, sem atentar para o pardauzinho a sua frente. Quando se deu contra de que estava em alta velocidade e poderia ser flagrado pelo pardauzinho acionou os freios na entrada da primeira curva, se descontrolando e colidindo com a guia de calada, perdendo o domnio do carro e capotando. Trata-se de um veculo GM/corsa, muito leve, curto e macio, que oferece pouca aderncia de solo especialmente se estiver com pouco peso sobre si. No h dvida de que o ru estava desenvolvendo alta velocidade diversa daquela apontada pelo laudo (80 Km) fls. 29 item "d", no que haja erro no laudo mas porque este tece como elementos de informao bsica a frico no solo e no antes do acionamento dos freios ou reduo de velocidade atravs do retorno da marcha, que no deixa sinal na pista, porm, desgoverna o veculo se estiver em alta velocidade, e ainda incentivado pelo lcool no sangue em face da bebida ingerida durante uma noite de farra. O fato do DETRAN no haver encontrado registro de alta velocidade no controle eletrnico est explicado pelo fato de que ao chegar no equipamento eletrnico o ru j havia procedido a reduo da velocidade e j estava em processo de arrastamento, fls. 79 e 34. A prpria defesa confessa esta assertiva s fls. 162: 'Um possvel argumento para a ausncia de registro comprobatrio da velocidade acima do permitido seria o fato de ser prxis a frenagem antes da fiscalizao eletrnica e, em seguida, empreender-se maior acelerao do veculo.' cmodo afirmar ou atribuir que a culpa foi exclusiva da vtima pelo simples fato, no comprovado, de que no estivesse fazendo uso do cinto de segurana. Esquece a Defesa de que o dever de cuidado objetivo do condutor do veculo. Este e o comandante do blido que
Documento: 642408 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJ: 29/06/2007 Pgina 6 de 11

Superior Tribunal de Justia


pilota, e cabe a ele faz-lo com segurana para si e para outrens. A verdade que a causa primria foi provocada pelo autor/ru e no pela vtima. Reconheo que o ru agiu com culpa strictu sensu na modalidade de imprudncia, seja por dirigir em alta velocidade, seja por dirigir movido por efeito alcolico, seja ainda pela negligncia de no se ater ao cuidado objetivo de fiscalizar o uso do cinto de segurana pela passageira/vtima. Reconheo a materialidade tpica penal na forma do art. 302 do Cdigo de Trnsito Brasileiro, merecendo o ru Daniel da Silva Martins a reprimenda penal, uma vez que no h qualquer causa de excluso de crime ou de iseno de pena." (fls. 181/183). O Tribunal a quo, por sua vez, manteve a condenao por seus prprios fundamentos, entendendo pela responsabilidade do recorrente pelo evento, pois, mesmo se considerando as condies favorveis de fluxo de carros, de qualidade da pista e boa sinalizao, o condutor colidiu com o meio-fio "sem uma razo objetiva declinada e provada" , inferindo "desateno no conduzir do veculo que implica negligncia." . (fl. 244). Vislumbra-se que nas instncias ordinrias entendeu-se pela responsabilidade criminal do ru, porque o mesmo teria agido em inobservncia ao dever de cuidado objetivo. Nas razes recursais, reforadas pelo teor do Memorial apresentado, o recorrente pugna pela aplicao da teoria do risco permitido como forma de afastar a imputabilidade objetiva. Inicialmente, deve ser salientado que o Tribunal a quo afastou a possibilidade de incidncia da doutrina do risco permitido, sob a fundamentao de que a relevncia causal ou nexo causal no decorrera do acrscimo de velocidade, mas da direo descuidada ou inbil do apelante, vindo, em primeiro lugar, a colidir com a guia da calada ou da pista e, em seguida, desgovernando-se, fez com que o veculo capotasse e, no capotamento, a passageira ao seu lado sofreu leses que lhe causaram a morte. (fl. 246). O recorrente afirma, no entanto, que a questo merece ser analisada sob o prisma do que a moderna doutrina chama de risco permitido , na medida em que transitava com velocidade de apenas 10 Km acima do permitido, sem que a percia tenha sido conclusiva no sentido de que a velocidade tenha sido causa do fatdico. Pondera no sentido da razoabilidade de sua conduta porque transitava s 3 horas da madrugada em via deserta. Inicialmente, a anlise de tais argumentaes em torno do fato refoge alada desta Corte Especial, na medida em que necessitaria de reexame de contedo ftico-probatrio dos autos.
Documento: 642408 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJ: 29/06/2007 Pgina 7 de 11

Superior Tribunal de Justia


Por outro lado, analisando a imputabilidade objetiva e o que a doutrina denomina de risco permitido, entendo pelo afastamento de sua aplicao no presente caso. No estudo da Teoria Geral da Imputao Objetiva, criada por Claus Roxin, para haver imputao objetiva, faz-se necessria a concorrncia das seguintes condies: a) a criao ou aumento de um risco no permitido; b) a realizao deste risco no resultado concreto; e c) que o resultado se encontre na esfera de proteo da norma. Por outro lado, o resultado no pode ser imputado ao agente quando: a) o resultado decorrer da prtica de um risco permitido ou de uma ao que visa a diminuir um risco no permitido; b) o risco permitido no realize o resultado concreto; c) o resultado se encontre fora da esfera de proteo da norma. Gunter Jakobs esclarece a impossibilidade do cidado de eliminar todo o risco de leso ao outro e que a proibio de qualquer colocao em perigo tornaria impossvel a realizao de qualquer comportamento social. De acordo com Luis Flvio Gomes, risco permitido aquele razovel, no juridicamente desaprovado e, portanto, no juridicamente imputvel ao agente. Para Paulo Queiroz, risco permitido significa, em ltima anlise, ausncia de imprudncia, impercia ou negligncia, ausncia de culpa, enfim. . Na tentativa de diferenciar o risco permitido do risco proibido, a doutrina aponta elementos de distino concluindo no sentido de que o risco permitido pode ser entendido como aquele constante nas aes perigosas autorizadas pelo legislador, seja pela sua utilidade social, seja pela inevitabilidade do risco ou em face da necessidade advinda dos avanos tecnolgicos ou cientficos; bem como no comportamento conforme o Direito com base no que se denomina de princpio da confiana; ou quando o resultado danoso no depender exclusivamente da vontade do agente. Ao que interessa ao presente feito, o risco permitido, assim, deve ser verificado dentro das regras do ordenamento social, para o qual existe uma carga de tolerncia genrica. Sendo assim, o risco inerente ao convvio social e, portanto, tolervel, deve ser considerado risco permitido. No presente caso, trata-se da ocorrncia de um risco proibido, pois o recorrente agiu em total desconformidade com o ordenamento jurdico, ao dirigir aps ingesto de bebida alcolica e, acompanhado da vtima, trafegar em via pblica empreendendo velocidade acima da permitida. Tal conduta no tolervel, mas proibida pelo legislador, tendo causado o resultado morte, previsto no Cdigo de Trnsito, em seu art. 302.
Documento: 642408 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJ: 29/06/2007 Pgina 8 de 11

Superior Tribunal de Justia


As circunstncias que envolvem o fato em si no podem ser utilizadas para atrair a incidncia da teoria do risco permitido e afastar a imputabilidade objetiva, se as condies de sua aplicao encontram-se presentes, isto , se o agente agiu em desconformidade com as regras de trnsito, causando resultado jurdico que a norma visava coibir com sua original previso. O fato de transitar s 3 horas da madrugada e em via deserta no pode servir de desculpa ao agente para agir em desconformidade com a legislao de trnsito, como quer fazer crer o recorrente. Isto no risco permitido, mas atuao proibida. Nas instncias ordinrias, ficou demonstrado que, por sua conduta, o agente, em violao ao Cdigo de Trnsito, causou resultado abrangido pelo fim de proteo da norma de cuidado. Sendo assim, impossvel se considerar a hiptese de aplicao da teoria do risco permitido com atribuio do resultado danoso ao acaso, seja pelo fato do agente transitar embriagado e em velocidade acima da permitida na via, seja pelo que restou entendido pela Corte a quo no sentido de sua direo descuidada. Em qualquer das hipteses, a averiguao do nexo causal entre a conduta do ru, assim como da vtima, que no teria feito uso do cinto de segurana, com o resultado final, escapa via especial, diante do bice da Smula 07 desta Corte. Sendo assim, resta inviabilizado o questionamento do ru acerca dos antecedentes causais. Ora, se a concluso das instncias ordinrias, nas quais a apreciao da prova ampla, se deu no sentido da sua condenao, no h como modificar tal entendimento na via especial, na qual incide o bice da Smula 07/STJ. Sendo assim, no se conhece do recurso especial com relao apontada ofensa ao art. 13, caput , do Cdigo Penal. No que diz respeito ao pleito de reduo da pena de multa fixada, embora conhecido, o recurso no merece provimento. Conforme bem ressaltado pelo Tribunal a quo, no h simetria entre a pena pecuniria substitutiva e a quantidade da pena privativa de liberdade imposta. Sendo assim, a diminuio da pena privativa de liberdade no interfere na pena de multa cominada de forma substitutiva. O Cdigo Penal, com efeito, em seu art. 55 dispe que as penas restritivas de direitos previstas nos incisos III (vetado), IV, V e VI do art. 43 do mesmo Estatuto - quais sejam,
Documento: 642408 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJ: 29/06/2007 Pgina 9 de 11

Superior Tribunal de Justia


prestao de servios comunidade, interdio temporria de direitos e limitao de fim de semana - tero a mesma durao da pena privativa de liberdade substituda Ora, se o legislador no relacionou, no referido dispositivo, a pena pecuniria substitutiva, porque a mesma no deve guardar correspondncia com a pena substituda, isto , a esta modalidade delitiva no se aplica a simetria na durao das penas. por essa razo que o Tribunal a quo, no obstante tenha reduzido a pena privativa de liberdade fixada, bem como o prazo de suspenso do direito de dirigir - este fixado em conformidade com o novo Cdigo de Trnsito Brasileiro -, no modificou a pena pecuniria. Esta Corte j se pronunciou a respeito do tema, conforme ilustra o precedente desta Quinta Turma, verbis : "PENAL. PENA DE MULTA SUBSTITUTIVA DA PENA PRIVATIVA DE LIBERDADE. EQUIVALENCIA QUANTITATIVA ENTRE ESTAS. DESNECESSIDADE. 1. NA FIXAO DA MULTA SUBSTITUTIVA NO E NECESSARIO HAVER CORRESPONDENCIA ENTRE A QUANTIDADE DE DIAS-MULTA E A QUANTIDADE DA PENA PRIVATIVA DE LIBERDADE SUBSTITUIDA. 2. PREENCHIDOS OS REQUISITOS LEGAIS QUE PERMITEM A SUBSTITUIO, O JUIZ DEVE, A PARTIR DAI, ORIENTAR-SE POR REGRAS PROPRIAS ESTABELECIDAS NA LEI PARA A FIXAO DA PENA PECUNIARIA. 3. RECURSO CONHECIDO E IMPROVIDO." (REsp 63.830/PR, Rel. Min. Edson Vidigal, DJ de DJ 06.05.1996). Ante o exposto, conheo em parte do recurso para negar-lhe provimento. como voto.

Documento: 642408 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJ: 29/06/2007

Pgina 1 0 de 11

Superior Tribunal de Justia


CERTIDO DE JULGAMENTO QUINTA TURMA

Nmero Registro: 2006/0038086-0


MATRIA CRIMINAL Nmero Origem: 20020111062614 PAUTA: 12/06/2007

REsp 822517 / DF

JULGADO: 12/06/2007

Relator Exmo. Sr. Ministro GILSON DIPP Ministra Impedida Exma. Sra. Ministra : LAURITA VAZ

Presidente da Sesso Exmo. Sr. Ministro ARNALDO ESTEVES LIMA Subprocurador-Geral da Repblica Exmo. Sr. Dr. ALCIDES MARTINS Secretrio Bel. LAURO ROCHA REIS AUTUAO
RECORRENTE ADVOGADO RECORRIDO : DANIEL DA SILVA ANTUNES : CLEBER LOPES DE OLIVEIRA E OUTRO : MINISTRIO PBLICO DO DISTRITO FEDERAL E TERRITRIOS

ASSUNTO: Penal - Leis Extravagantes - Cdigo de Trnsito Brasileiro (Lei 9.503/97) - Delitos

SUSTENTAO ORAL SUSTENTOU ORALMENTE: DR. CLEBER LOPES DE OLIVEIRA (P/ RECTE) CERTIDO Certifico que a egrgia QUINTA TURMA, ao apreciar o processo em epgrafe na sesso realizada nesta data, proferiu a seguinte deciso: "A Turma, por unanimidade, conheceu parcialmente do recurso e, nessa parte, negou-lhe provimento." Os Srs. Ministros Arnaldo Esteves Lima, Napoleo Nunes Maia Filho e Felix Fischer votaram com o Sr. Ministro Relator. Impedida a Sra. Ministra Laurita Vaz. Braslia, 12 de junho de 2007

LAURO ROCHA REIS Secretrio


Documento: 642408 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJ: 29/06/2007 Pgina 1 1 de 11

Das könnte Ihnen auch gefallen