Sie sind auf Seite 1von 5

UEG-Universidade Estadual de Gois Unidade Universitria da UEG de Porangatu Curso: Geografia

Os conceitos geogrficos Espao, paisagem, regio, lugar, territrio. Luiz Carlos da Costa

Porangatu/Go Novembro 2011

Consideraes Iniciais
Dentro da Geografia muitos conceitos, entendidos tambm como categorias de anlise, so importantes para seus estudos, alguns deles mais antigos e outros mais recentes, que surgem em razo da necessidade de compreenso da complexidade do mundo atual. Os principais conceitos so: espao, paisagem, regio, lugar, territrio. Neste trabalho busca-se uma breve compreenso desses conceitos e a discusso de sua importncia para o estudo dos contedos geogrficos. Definio de Espao

Dentre os conceitos da Geografia, o espao geogrfico o mais abrangente, apresentando-se como um todo do qual derivam os demais conceitos e com o qual eles se relacionam. O espao um conceito chave da geografia e trata-se de um termo muito utilizado em nosso dia-a-dia com significaes distintas. Corra (2003) afirma que, com a Geografia terico-quantitativa, a partir de 1950, que o espao aparece como um conceito-chave. J na dcada de 70 com a geografia crtica o espao reaparece concebido como lcus da reproduo das relaes sociais de produo, isto , reproduo da sociedade. (p.26). O espao geogrfico resultado da dinmica social, da reproduo das relaes sociais, de dominao e subordinao. Segundo Santos (1980), sua definio rdua, porque a tendncia mudar com o processo histrico, uma vez que o espao geogrfico tambm o espao social, a natureza modificada pelo homem atravs de seu trabalho. O espao deve ser considerado como um conjunto de relaes realizadas atravs de funes e de formas que se apresentam como testemunho de uma histria escrita por processos do passado e do presente (p.122). Tambm afirma que, o espao , ento, um verdadeiro campo de foras cuja acelerao desigual. O que explica porque a evoluo espacial no se faz de forma idntica em todos os lugares. Para Saquet (2002), o espao geogrfico um produto da dinmica scio espacial, ou seja, das relaes sociais que os homens mantm entre si, com a natureza nata e consigo mesmo. Este espao dia-a-dia reproduzido atravs do trabalho e demais atividades do homem e revela as contradies e desigualdades sociais, o espao geogrfico , simultaneamente, resultado e condio dos processos sociais. Assim, espao e sociedade condicionam-se mutuamente. Sobre o processo de apropriao e construo do espao geogrfico, Saquet (2000) afirma que, o novo no chega a todos os lugares no mesmo momento histrico, pois:
das desigualdades scio-econmicas e poltico-culturais, no espao, que o capitalismo se renova cada vez mais forte, integrando ao movimento de reproduo do capital no s atividades capitalistas clssicas como tambm atividades no especificamente capitalistas (p.110).

Desse modo, o processo de construo do espao geogrfico registra os diversos momentos da dinmica da sociedade e, as peculiaridades dos lugares. Os agentes desta dinmica materializam-se e marcam os tempos, os quais esto subordinados s foras do modo de produo capitalista. A caracterizao destes momentos faz com que o espao geogrfico seja: Produto, resultado e condio da contraditria dinmica, scio - espacial. (SAQUET, 2002, p.26). Definio de Paisagem A discusso em torno do conceito de paisagem um tema antigo. Desde a sistematizao da Geografia como cincia no sculo XIX, vem sendo discutido para a efetiva compreenso das relaes sociais e naturais de um determinado espao. Em diferentes regies do planeta o conceito paisagem em sendo utilizado, divergindo dentro de mltiplas abordagens. Segundo Figueir (2001: p.5):
A maior parte dos estudos ambientais atualmente realizados reporta-se a diferentes modelos e concepes tericas do conjunto unitrio da natureza visvel, ou seja, aquilo que chamamos Paisagem.

Na atualidade, a noo de paisagem tem sido para os gegrafos e cientistas de outras reas (bilogos, agrnomos, eclogos, arquitetos, entre outros), o ponto de partida para o entendimento das complexas relaes entre o homem e a natureza, buscando atravs dela uma compreenso global da natureza, bem como possibilita projees de uso, gesto de espao e planejamento territorial. De acordo com essa premissa,
Paisagem o conjunto de formas que num dado momento, exprimem as heranas que representam as sucessivas relaes localizadas entre o homem e a natureza. Ou ainda, a paisagem se d como conjunto de objetos concretos. (SANTOS,1997 apud Suertegaray:p.5)

Nesse sentido pode-se conceber que a paisagem constitui-se como resultado do estabelecimento de uma inter-relao entre a esfera natural e a humana, na medida em que a natureza percebida e apropriada pelo homem, que historicamente constitui o reflexo dessa organizao. Por ser uma cincia social, o debate em relao paisagem, suscita na Geografia uma diversidade conceitual. Georges Bertrand (1971, apud MAXIMIANO. P.88), enfatiza que:
a paisagem no seria a simples juno de elementos geogrficos..., mas a combinao dinmica, estvel, dos elementos fsicos, biolgicos e antrpicos, porque a paisagem no apenas natural, mas total, com todas as implicaes da participao humana.

Nessa analogia, o autor no privilegia uma definio conceitual onde recaia a conotao natural ou cultural. Demonstra entender a paisagem de forma sistmica, percebendo na mesma uma unidade que na sua acepo indissocivel. Tambm o gegrafo Arturo Garca Romero, destaca que a interao entre os elementos naturais e antrpicos essencial no entendimento da paisagem. A dinmica da paisagem se

define por sua complexidade, pela integrao de todas as partes numa nica unidade (sic!) que existe e age em conjunto. (ROMERO: 2002, p.23).

Definio de Territrio O conceito de territrio muitas vezes confundido com o de espao. Este problema constituiu se devido aos tnues limites fronteirios entre as categorias geogrficas. Portanto, a necessidade de se discutir a conceituao de territrio como categoria geogrfica, se expressa por um imperativo epistemolgico. Ao trabalharmos com a categoria territrio, estamos nos reportando automaticamente ao tempo. A temporalidade est expressa no territrio, tornando-se uma referncia necessria. A preocupao da Geografia com o territrio antiga. Em conjunto com as categorias espao, regio, paisagem e lugar, o territrio estabelece-se como um de seus pilares. Na ltima dcada, ocupou o lugar do espao como categoria central, tornandose prioritrio nos trabalhos epistemolgicos. Esta tendncia visualizada desde o final dos anos 1980, quando se iniciou uma reformulao das tendncias da cincia geogrfica. A partir desta fase, o territrio passou a ser considerado como uma de suas categorias chave.

Definio de Lugar

O conceito de lugar faz referncia a uma realidade de escala local ou regional e pode estar associado a cada indivduo ou grupo. O lugar pode ser entendido como a parte do espao geogrfico efetivamente apropriada para a vida, rea onde se desenvolvem as atividades cotidianas ligadas sobrevivncia e s diversas relaes estabelecidas pelos homens.

Das könnte Ihnen auch gefallen