Sie sind auf Seite 1von 9

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM PSICOLOGIA

PROJETO DE PESQUISA - MESTRADO

A reestruturao produtiva, e sua influncia na construo da identidade profissional dos cobradores de nibus.

Daniel Santos de Carvalho Proposto ao professor orientador: Pedro Fernando Bendassoli

INTRODUO

Dentre as pocas de maiores transformaes, o sculo XX, em especial, marca o mundo do trabalho por grandes mutaes, crises e desafios, tanto no que se refere ao modelo de organizao, quanto nos aspectos produtivos que atingem diretamente a fora trabalhista. Tal fato pode ser caracterstico da estruturao de formas de gesto de trabalho inovadoras onde, desde ento, passou a ser cobrada da classe trabalhadora, uma maior produo em um espao de tempo cada vez mais curto, nos orienta Zanelli, BorgesAndrade & Bastos (2004) Os autores enfocam ainda, que em meio a essa dinmica de transformaes, o fenmeno denominado Reestruturao Produtiva se firma como um processo que atingi uma grande variedade de categorias ocupacionais, produzindo impactos expressivos na classe trabalhadora, se configurando como um elemento que pode agenciar e possibilitar o desenvolvimento das polticas econmicas do sistema capitalista.

Segundo Antunes (2000) tal processo poderia ser definido como um novo mtodo de reestruturao da produo e do trabalho, dando inicio a um modelo que estabelece uma maior flexibilidade dos mesmos. Suas caractersticas envolvem as aes de reordenamento da produo, e acumulaes de capital, afetando os processos e as relaes trabalhistas, mediante inovaes no sistema produtivo e nas modalidades de gesto, consumo e controle da fora de trabalho. Entre as vrias categorias de trabalho atingidas pela forte expresso desse fenmeno, se destacam algumas que se ligam produo industrial, telefonia, aos bancos e as redes de transportes. Estas, alm de experimentarem modificaes profundas em seu espao de trabalho, em sua maioria, tiveram que assistir transferncia de seu saber e de suas atividades para os terminais eletrnicos e/ou servios computadorizados. Lopes (2009) nos relata que a tecnologia assume cada vez mais a parte mecnica da produo e substitui um quantitativo grande de mo-de-obra. A partir disso cabe ao sujeitotrabalhador um novo espao, extremamente disputado e competitivo, que abrange novas regulaes, exigncias e requisitos, impelindo tais sujeitos construo de novos padres, valores e relaes no trabalho, assim como fora dele. Visualizando esse contexto, o presente estudo debrua-se sobre a seguinte questo: de que maneira esse novo papel que o sujeito-trabalhador obrigado a assumir interfere/impacta no movimento de construo sua identidade profissional? Considerando tal identidade como "a auto-percepo, ao longo do tempo, em termos de papis ocupacionais", desenvolvida a partir da contnua interao entre fatores internos e externos ao indivduo, se configurando como um elemento de grande relevncia na vida dos sujeitos, pois na sociedade capitalista moderna, ela chega at mesmo a ser confundida com a identidade pessoal como um todo, nos relata Bohoslavsky (1987).

Objetivando analisar o contexto referenciado, o anteprojeto que aqui se desenvolve, buscar trabalhar com os cobradores de nibus, enquanto categoria profissional, tendo em vista que os mesmos se encontram diretamente ligados as exigncias e modificaes advindas do processo de reestruturao produtiva na atualidade, segundo evidencia Cruz (1998), podendo assim expressar uma legitima e rica descrio e interpretao das influncias mencionadas anteriormente, para o movimento de construo da identidade profissional dos trabalhadores. Refletindo um pouco sobre o assunto, Clot (2006) nos alerta para um importante fato que pode ser observado no processo de reorganizao da produo, que seria a substituio do trabalho humano por um artefato tecnolgico. Desse modo, mais uma vez observamos que as formas de pensar e sentir a organizao de trabalho no so as mesmas, nesse caso, de quando inexistia a ferramenta de tecnologia, e por isso, comum o sujeitotrabalhador necessitar conceber o trabalho de outros modos, e essa nova forma de concepo pode gerar a esse sujeito sofrimentos diante os possveis impedimentos de suas atividades. importante frisar que a remodelagem produtiva afeta significativamente a classe trabalhadora, que submetida s exigncias desse cenrio, sofre cada vez mais com as tenses exageradas, ansiedade, instabilidade das pessoas em seus cargos, possveis adoecimentos, etc. Estas conseqncias, por sua vez, podem ser elementos geradores de manifestaes como: baixa auto-estima, sensao de abandono, de incompetncia, de frustrao, culpa, instabilidade emocional, entre outras, que afetam diretamente o desenvolvimento psicossocial dos trabalhadores e promovem, muitas vezes, a supresso de suas potencialidades, alertam Djours, Dessors & Desriaux (1993). possvel visualizar questes como essa de maneira muito clara, segundo Tolfo, Silva & Luna (2009), principalmente quando se evidencia cotidianamente, uma srie de

transposies de valores da sociedade contempornea capitalista (tidos principalmente como produto, mercado, ideologia, idias de propriedade etc) para as estruturas organizacionais, que dentre outros modos, se expresso atravs da poltica, da cultura, da gesto de pessoas e qualidade de vida no trabalho, influenciando extraordinariamente na formao das identidades pessoal e ocupacional dos trabalhadores. Continuando a refletir sobre as idias de Tolfo, Silva & Luna (2009), isso que dizer que a influncia acima citada, atua diretamente na forma com que os sujeitos enxergam e compreendem as relaes entre o processo de produo de seus trabalhos e as demandas socialmente incorporadas a eles. Tendo em vista que o desenvolvimento psicossocial pode se constituir de forma sistemtica e organizada, refletindo as variveis internas e externas de cada individuo como relatam Papalia & Olds, (2000), o trabalho se configura como uma ferramenta fundamental nesse processo pelas possibilidades de interao social que o mesmo expressa, e se esse espao no apresenta, no possibilita, ou at mesmo suprime os estmulos que o desenvolvimento citado necessita, mais uma vez possvel evidenciar a significativa interferncia que esse lugar expressa, no movimento de construo da identidade profissional dos trabalhadores.

JUSTIFICATIVA

O tema proposto se faz importante pela necessidade de ampliar nossa viso diante das transformaes decorrentes no mundo do trabalho, analisando as influncias que as mudanas produzem no movimento de construo da identidade profissional dos trabalhadores, que se encontram em meio ao processo de reestruturao produtiva.

Para a academia, sua relevncia configura-se no favorecimento de discusses e problematizaes que envolvem o estudo cientfico do processo de reestruturao mencionado, assinalando suas conseqncias no cenrio laboral, bem como a anlise dos impactos associados ao desenvolvimento psicossocial do trabalhador. Ainda nessa perspectiva, o presente trabalho iria se configurar como mais um elemento de pesquisa, que referenciaria os estudos e reforaria a produo cientfica nessa rea, que se encontra razoavelmente escassa de material, principalmente no que se refere aos cobradores de nibus, a categoria profissional que se objetiva trabalhar. Socialmente, o tema se torna relevante por englobar questes que envolvem as novas configuraes de trabalho, e como estas produzem conseqncias que esto ligadas diretamente a vida em sociedade. Em consonncia a isso, encontra-se ainda a possibilidade de realizar uma anlise das condies de trabalho da categoria escolhida, e das suas relaes com as temticas que abrangem o desenvolvimento psicossocial e a identidade profissional dos sujeitos, dentro do contexto referenciado. Portanto, estudar essa temtica, a qual se expressa cotidianamente, atravs do contato com uma categoria profissional fortemente inserida no contexto trabalhista discutido, proporcionaria o esclarecimento a cerca dos processos reestruturantes e de seus mtodos de explorao da fora de trabalho, viabilizando assim, uma reflexo sob a necessidade de adoo de novas posturas das classes trabalhadoras acometidas pelo

processo aqui discutido, e intermediadas pelas mutaes do mundo do trabalho.

OBJETIVO GERAL

Analisar a relao entre a reestruturao produtiva e o movimento de formao da identidade profissional dos cobradores de nibus.

OBJETIVOS ESPECFICOS

Contextualizar historicamente a reestruturao produtiva e seus reflexos no mbito das transformaes do mundo do trabalho, referenciando a categoria ocupacional escolhida. Elencar os principais fatores que incidem no desenvolvimento psicossocial dos cobradores, em seu contexto de trabalho. Discutir sobre a influncia dos valores sociais capitalistas e suas expresses na estrutura organizacional em que os cobradores se inserem.

PROPOSTA METODOLGICA

No presente anteprojeto, a pesquisa qualitativa, baseada no mtodo de estudo de caso, caracteriza-se como recurso metodolgico a ser utilizado, este se expressa como uma modalidade de pesquisa que manifesta um forte cunho descritivo, onde o pesquisador no pretende intervir na situao, mas sim conhecer e se aprofundar sobre ela, tal como a mesma surge, nos relata Martins (2002). A autora nos fala ainda que para a realizao dessa atividade o pesquisador pode utilizar diversos instrumentos e estratgias, o estudo de caso um deles, este manifesta caractersticas descritivas mas que no deve se limitar somente a elas, podendo ter um profundo alcance analtico, interrogar a situao, confrontar a situao com outras j conhecidas e com teorias existentes, podendo tambm ajudar a gerar novas teorias e novas questes para futura investigao. Tal mtodo busca um exame, bastante detalhado, de um ambiente, de uma situao em particular, ou ate mesmo de um sujeito. Godoy (1995) afirma que essa forma de

pesquisa, em particular, vem sendo utilizada de maneira muito ampla em estudos de administrao, se tornando a modalidade de preferncia dos que procuram descobrir como e por que certos fenmenos se manifestam, assim como daqueles que pretendem se debruar e analisar eventos que se mostram com uma possibilidade mnima de controle, ou ainda quando a analise faz referncia a um fenmeno muito atual, e que por isso s faz sentido dentro de um especificado contexto. Para o desenvolvimento da pesquisa proposta, ser imprescindvel o contato com a categoria ocupacional selecionada (cobradores de nibus), almejando a apreenso dos relatos de suas vivncias. Para tanto as narrativas dos trabalhadores sero exploradas a partir da aplicao de entrevistas semi-estruturadas, sendo estas compostas por questes disparadoras, onde as mesmas serviro de base aos discursos dos entrevistados na busca de compreender o significado que os trabalhadores do a realidade que vivenciam. A coleta de dados ser estruturada por meio de gravaes das falas, posteriormente estas sero transcritas literalmente e s depois interpretadas e avaliadas a partir dos pontos mais emergentes no discurso. Questes como rotinas da atividade, relacionamento com os cliente, relacionamento com os parceiros de trabalho e com as hierarquias, caractersticas pessoais e preferncias, identificao com as normas e regras, caractersticas do ambiente de trabalho, costumes e hbitos mais freqentes no desenvolvimento das aes de trabalho, entre outras, podero ser exploradas a medida que se manifestem no desenrolar da pesquisa. A participao na pesquisa estar condicionada a disponibilidade dos trabalhadores, e ao interesse destes em relatar suas vivencias profissionais, no ser atribuda nenhuma categorizao por faixa etria, por instituio ou mesmo por percurso de trabalho, buscando contemplar a categoria ocupacional de maneira geral, desde que essa desenvolva suas atividades dentro da cidade do Natal e/ou regies circunvizinhas (Grande Natal).

Caso seja necessria a confirmao de algum fator no qual a descrio e a interpretao no estejam claras, poder ser aplicada escalas de comprometimento que venham a corroborar, por meio de um respaldo quantitativo, com os objetivos propostos pela metodologia aqui posta.

CRONOGRAMA

ATIVIDADES PLANEJAMENTO SELEO DOS PARTICIPANTES REVISO BIBLIOGRAFICA ENTREVISTAS TRANSCRIO DAS ENTREVISTAS INTERPRETAO DAS ENTREVISTAS ELABORAO DA DISCERTAO DEFESA

2012. 1 X

2012.2 X X

2013.1

2013.2

X X X X X X X X

BIBLIOGRAFIA INICIAL

ANTUNES, R. L. C.; Adeus ao Trabalho? : Ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho. 7a. ed. ampl. So Paulo: Cortez; Campinas, SP: Editora da Universidade Estadual de Campinas, 2000.

BOHOSLAVSKY, R. Orientao vocacional: a estratgia clnica. So Paulo: Martins Fontes, 1987.

CLOT, Y.; A funo psicolgica do trabalho. Petrpolis: Vozes, 2006. CRUZ, M. V. G. Produo do servio de transporte pblico urbano por nibus: aspectos da organizao do trabalho. Revista de Administrao Contempornea, 2(3), 45-65, 1998.

DJOURS, C., DESSORS, D. DESRIAUX, F. Por um trabalho, fator de equilbrio. Revista de Administrao de Empresas. So Paulo, n. 33, p.98-104, mai/jun. 1993.

GODOY, A. S. Introduo pesquisa qualitativa e suas possibilidades, In Revista de Administrao de Empresas, v.35, n.2, Mar./Abrr. 1995.

LOPES, M. C. R.; Subjetividade e Trabalho na Sociedade Contempornea. Trab. Educ. Sade, Rio de Janeiro, v. 7 n. 1, p. 91-113, mar./jun.2009.

MARTINS,

M.

A.

H.

Metodologia

da

Pesquisa.

Disponvel

em:

<http://mariaalicehof5.vilabol.uol.com.br/> Acesso em: 25/10/2011 PAPALIA, D. & OLDS, S. (2000). Desenvolvimento Humano. (Trad. D. Bueno) Porto Alegre: Artmed. TOLFO, S. da R.; SILVA, N. & LUNA, I. N. Cultura organizacional, identidade e qualidade de vida no trabalho: articulaes e sugestes de pesquisas em organizaes. Pesquisas e Prticas Psicossociais 4(1), So Joo del-Rei, Dez. 2009 ZANELLI, J. C., BORGES-ANDRADE, J. E. & BASTOS, A. V. B. (2004). Psicologia, organizaes e trabalho no Brasil. Porto Alegre: Artmed.

Das könnte Ihnen auch gefallen