Sie sind auf Seite 1von 5

Comunicado 35 Tcnico

Foto: Csar Antonio Cordeiro

ISSN 1517-1116 So Carlos, SP Outubro, 2002

Caractersticas Agronmicas das Principais Plantas Forrageiras Tropicais

Brachiaria brizantha cv. Marandu

Luciano de Almeida Corra1

A Gramneas
A maioria das pastagens cultivadas no Brasil constituda apenas por gramneas. Dentre as gramneas estabelecidas por sementes, destacam-se as espcies e as cultivares pertencentes aos gneros descritos a seguir.

cultivar Ipean de difuso restrita, com baixa produo de sementes e no est mais disponvel no mercado de sementes. Apresenta hbito de crescimento prostrado e melhor distribuio de produo de matria seca no ano. A cultivar Basilisk ou Australiana a mais difundida. Segundo dados mais recentes, ela na verdade um ecotipo de B. brizantha. Atributos positivos: facilidade de estabelecimento, tolerncia a solos cidos e de baixa fertilidade, elevada resposta adubao, elevada produo de sementes, adequada como pasto vedado (feno-em-p). Atributos negativos: suscetibilidade cigarrinha das pastagens, no adaptada a solo mal drenado, valor alimentcio mdio, difcil erradicao, pode provocar a fotossensibiblizao em bovinos jovens, no consumida por eqinos.

Gnero Brachiaria
Teve papel extremamente importante no Brasil, pois viabilizou a pecuria de corte nos solos cidos e de baixa fertilidade, predominantes na regio dos Cerrados, e constitui ainda hoje a base das pastagens cultivadas no Pas. Alm disso, propiciou o desenvolvimento de expressiva indstria de sementes, colocando o Brasil como o maior exportador desse insumo para o mundo tropical. -

Brachiaria decumbens
Esta espcie tem dois ecotipos reconhecidos no Brasil. A

Engo. Agron., Dr., Pesquisador da Embrapa Pecuria Sudeste, Rod. Washington Luiz, km 234, Caixa Postal 339, 13560-970, So Carlos, SP. Endereo eletrnico: luciano@cppse.embrapa.br.

Caractersticas Agronmicas das Principais Forrageiras Tropicais

Brachiaria humidicola
No Brasil, o ecotipo difundido no recebeu denominao de cultivar. Atributos positivos: hbito estolonfero, adaptao a solos cidos e de baixa fertilidade, excelente cobertura do solo, tolerncia cigarrinha das pastagens, suporta pastejo mais intensivo, tolera solos mal drenados. Atributos negativos: alto teor de oxalatos, baixo valor nutritivo e alimentcio, baixa produo de sementes, pode provocar cara-inchada em eqinos, estabelecimento lento, drstica perda da qualidade de forragem no inverno, baixo crescimento na seca. Encontra-se no mercado outra cultivar de B. humidicola (Llanero), lanada na Colmbia como B. dictyoneura. Apresenta melhor valor nutritivo do que B. humidicola, mais susceptvel cigarrinha das pastagens e no tolera alagamento ou encharcamento.

Outra cultivar disponvel comercialmente a La Libertad, lanada no Brasil como MG4. Atributos positivos: menor exigncia em fertilidade de solo, boa tolerncia ao frio e seca. Atributos negativos: susceptvel cigarrinha das pastagens.

B. brizantha CIAT 26110 (Pasto Toledo).


outra cultivar lanada no Brasil, mas no h ainda sementes amplamente disponveis. Atributos positivos: resistncia seca, adaptao a solos midos. boa qualidade de forragem, vigor no estabelecimento e na rebrota, elevada produo de forragem. Atributos negativos: No adaptada a solos cidos e de baixa fertilidade, susceptvel cigarrinha das pastagens.

B. brizantha cv. Marandu


Foi liberada em 1984 pela Embrapa para uso comercial. uma das forrageiras mais plantadas no Brasil. Destaca-se principalmente pelo seu maior porte em relao s outras espcies de braquiria. Atributos positivos: resistncia cigarrinha das pastagens (exceto aquelas pertencentes ao gnero Mahanarva), elevada produo e alta qualidade de forragem, elevada resposta adubao, boa produo de sementes, boa competio com invasoras, adequada como pasto vedado (feno-em-p), estabelecimento rpido. Atributos negativos: baixa adaptao a solos cidos e de baixa fertilidade, exige manejo mais cuidadoso, nenhuma adaptao a solos mal drenados, susceptvel cigarrinha da cana-de-acar, rebrote lento, no consumida por eqinos.

B. ruziziensis
Atributos positivos: elevada qualidade de forragem e elevado valor alimentcio, elevada produo de sementes, facilidade de estabelecimento, resposta adubao, alta palatabilidade e alta aceitabilidade por bovinos. Atributos negativos: no adaptada a solos cidos e de baixa fertilidade, susceptvel cigarrinha das pastagens, baixo crescimento na seca, baixa competio com invasoras, no tolera solos midos.

Gnero Panicum
Inclui vrias cultivares importantes para a produo de bovinos nas regies tropical e subtropical. A cultivar Colonio foi introduzida acidentalmente no Brasil, possivelmente no sculo XVIII. A demanda de sementes dessa cultivar vem diminuindo, em conseqncia de lanamentos de novas cultivares mais produtivas.

Caractersticas Agronmicas das Principais Forrageiras Tropicais

Atributos positivos: elevada qualidade e elevado valor alimentcio, elevada resposta adubao. Atributos negativos: no adaptada a solos cidos e de baixa fertilidade, exige manejo mais cuidadoso, menor produo em relao a outras cultivares, no tolera solo mal drenado, baixo crescimento na seca, no recomendado como reserva para seca, susceptvel cigarrinha das pastagens.

Atributos negativos: no adaptada a solos cidos e de baixa fertilidade, no adaptada a solos midos, menor produo do que a cultivar Tanznia.

Cultivar Massai
Atributos positivos: elevada produo de forragem, boa resistncia ao fogo e ao frio, excelente cobertura de solo, boa adaptao a solos de baixa fertilidade, boa resistncia cigarrinha das pastagens, suporta pastejo mais intensivo. Atributo negativo: baixo valor alimentcio.

Cultivar Tanznia
Atributos positivos: elevado valor nutritivo e alimentcio, elevada resposta adubao, facilidade quanto uniformidade de pastejo, boa resposta sob pastejo rotacionado, resistncia moderada cigarrinha das pastagens. Atributos negativos: no adaptada a solos cidos e de baixa fertilidade, necessita de maior cuidado no plantio e no manejo sob pastejo, no tolera solos encharcados.

Cultivar Tobiat
Foi liberada pelo Instituto Agronmico de Campinas, em 1982; destaca-se pelo porte elevado. Atributos positivos: elevada qualidade de forragem e elevado valor alimentcio, elevada resposta adubao. Atributos negativos: no adaptada a solos cidos e de baixa fertilidade, maior dificuldade de manejo, no tolera solos mal drenados, menor produo de sementes, susceptvel cigarrinha das pastagens.

Cultivar Mombaa
Atributos positivos: elevada produo sob adubao intensiva, elevada qualidade e elevado valor alimentcio, resistncia mdia cigarrinha das pastagens, indicada para produo de silagem, Atributos negativos: no adaptada a solos cidos e de baixa fertilidade, dificuldade quanto uniformidade de pastejo, no tolera solos encharcados.

Cultivar Centenrio
Foi lanada pelo Instituto Agronmico de Campinas, em 1986. Atributos positivos: elevada qualidade de forragem e elevado valor alimentcio, adaptada a solos cidos com alto teor de alumnio. Atributo negativo: menos produtiva sob alta adubao, quando comparada s cultivares de lanamento mais recente.

Cultivar Aruana
uma cultivar estolonfera de P. maximum lanada pelo Instituto de Zootecnia em 1989. Apresenta maior nmero de perfilhos e tem porte menor do que o capimcolonio comum. Atributos positivos: boa produo e boa qualidade de forragem, resistncia geada e ao pastejo mais intenso, recomendado tambm para ovinos e eqinos.

Caractersticas Agronmicas das Principais Forrageiras Tropicais

Cultivar Vencedor
Foi lanada pela Embrapa Cerrados, em 1990. Atributos positivos: adaptada a solos de mdia fertilidade, boa tolerncia a solos cidos. Atributo negativo: menos produtiva do que outras cultivares de lanamento mais recente, susceptvel cigarrinha das pastagens.

Atributos positivos: resistncia cigarrinha das pastagens, adaptao a solos cidos e de baixa fertilidade, indicado para solos rasos e pedregosos, rebrota rpida na primavera, boa resistncia ao fogo e seca. Atributos negativos: estabelecimento lento, pouca competio com invasoras, perda da qualidade no inverno, no indicado como reserva para a seca, valor nutritivo mdio.

Gnero Paspalum Cultivar Baeti Paspalum atratum cv. Pojuca


Atributos positivos: elevada produo de forragem, estabelecimento rpido, pouco atacado por pragas e doenas, no exigente em fertilidade, adaptada a solos mal drenados. Atributos negativos: baixa produo na seca, em solos bem drenados, valor alimentcio baixo. Foi lanada pela Embrapa Pecuria Sudeste, em 1993, obtida a partir de seleo feita dentro da cultivar Planaltina. Principal atributo positivo: estabelecimento mais rpido do que a cultivar Planaltina.

B - Leguminosas
Pastagens tropicais consorciadas ainda constituem um desafio para a pesquisa, fazendo com que a adoo dessa tecnologia pelos produtores seja muito restrita.

Gnero Setaria (Setaria sphacelata)


As principais cultivares so: Kazungula, Narok e Nandi. Kazungula a cultivar mais difundida. a mais resistente geada e a solos midos. Atributos positivos: tolera solos mal drenados, boa resistncia a geadas leves, crescimento em regies frias com precipitao, boa resistncia cigarrinha das pastagens, qualidade nutricional mdia. Atributos negativos: floresce continuamente entre dezembro e maio, perda rpida da qualidade, produo baixa na seca, em regies com pouca precipitao, presena de altos teores de oxalato na forragem.

Gnero Stylosanthes
o que apresenta o maior nmero de cultivares em estudo. Apresenta elevada produo e elevada qualidade de forragem e boa adaptao a solos de baixa fertilidade. Os maiores problemas tm sido a suscetibilidade antracnose, a baixa produo de sementes e a baixa persistncia nas consorciaes.

S. guianensis cv. Mineiro


Atributos positivos: apresenta boa produo de matria seca em solos de baixa fertilidade, tolerante antracnose, permanece verde no perodo da seca. Atributos negativos: baixa produo de sementes, baixa persistncia em reas consorciadas com gramneas.

Gnero Andropogon (A. gayanus)


Foi liberada inicialmente a cultivar Planaltina pela Embrapa Cerrados, em 1990.

Caractersticas Agronmicas das Principais Forrageiras Tropicais

S. Macrocephala cv. Pioneiro


Atributos positivos: boa adaptao a solos cidos e de baixa fertilidade, boa produo de sementes, resistncia antracnose. Atributos negativos: baixa persistncia das plantas, sob pastejo, sobrevivncia tem de ser garantida por ressemeadura natural, menor contribuio como forragem na seca.

Leucena
Atributos positivos: elevada palatabilidade, boa qualidade da forragem. Atributos negativos: no adaptao a solos cidos e de baixa fertilidade, estabelecimento lento, baixo poder de competio, manejo difcil sob pastejo, susceptvel a pragas.

Cultivar Campo Grande (S. capitata + S. macrocephala)


Atributos positivos: maior resistncia antracnose, maior persistncia nas consorciaes, boa produo de sementes.

Gnero Arachis (A. pintoi)


uma espcie nativa do Brasil. Atributos positivos: boa qualidade de forragem, estolonfera, boa persistncia sob pastejo, baixa exigncia em fertilidade. Atributos negativos: adaptado apenas s regies tropicais midas, dificuldade na colheita das sementes, em virtude da frutificao geocrpica, susceptvel a caros.

Gneros Cajanus e Leucaena


Guandu (Cajanus cajan) e leucena (Leucaena leucocephala) so indicados para uso em bancos de protena.

Guandu Gnero Calopogonium


Atributos positivos boa adaptao a solos de baixa fertilidade, facilidade de estabelecimento. Atributos negativos susceptvel a doenas, falta de persistncia, baixa palatabilidade da forragem, manejo difcil sob pastejo. Atributos positivos: facilidade no estabelecimento, boa adaptao a solos de cerrado de baixa fertilidade, boa produo de sementes. Atributos baixa baixa baixa negativos: palatabilidade, persistncia das plantas, resistncia seca.

Apoio:

Comunicado Tcnico, 35

Exemplares desta edio podem ser adquiridos na: Embrapa Pecuria Sudeste Endereo: Rod. Washington Luiz, km 234 Fone: (16) 261-5611 Fax: (16) 261-5754 E-mail: sac@cppse.embrapa.br 1a edio 1a impresso (2002): 500 exemplares

Comit de publicaes

Presidente: Edison Beno Pott Secretrio-Executivo: Armando de Andrade Rodrigues Membros: Ana Cndica Primavesi, Carlos Roberto de Souza Paino, Snia Borges de Alencar Reviso de texto: Edison Beno Pott Editorao eletrnica: Maria Cristina Campanelli Brito

Expediente

Das könnte Ihnen auch gefallen