Sie sind auf Seite 1von 8

ICPG

Instituto Catarinense de Ps-Graduao www.icpg.com.br

O AMBIENTE DAS ORGANIZAES NA ERA DA GLOBALIZAO


Leocdio Meneghelli Associao Educacional Leonardo Da Vinci Curso de Especializao em Gesto Empresarial RESUMO Um novo cenrio se mostra presente nas empresas em todo o mundo. Desde a primeira Revoluo Industrial at os dias atuais, houve grandes mudanas de ordem poltica, social e econmica. As empresas esto cada vez mais presentes nas economias dos pases, gerando riquezas e status para as sociedades a que pertencem. Nas ltimas dcadas do sculo XX, notaram-se profundas e contnuas mudanas nas reas tecnolgicas e sociais e nas estruturas organizacionais das empresas, procurando atender a uma nova ordem que se aproximava do terceiro milnio: o mercado globalizado. Este artigo foca algumas destas mudanas e os reflexos notados nos produtos, nas pessoas, nas organizaes e nas sociedades.

Palavras-chave: Globalizao, Ambiente Organizacional, Empresas. 1.INTRODUO A nova onda que circunda as empresas nesta virada de sculo o propalado mercado globalizado. Conseqentemente, apareceram novas prticas nas reas de produo, administrao e gerenciamento da empresa como um meio social e cultural de produo de bens e servios. importante ressaltar que esta forma de buscar novos mercados e consumidores no de hoje. Desde o sculo XVI, as naes j buscavam atingir este objetivo. Pode-se destacar como fatos histricos a poca das grandes navegaes, o mercantilismo, a primeira Revoluo Industrial, entre outros. A Segunda Guerra Mundial influenciou diretamente na produo das empresas, e o comrcio internacional se expandiu pelos cinco continentes. Mas, o final do sculo XX marca, definitivamente, a nova forma mercadolgica a ser adotada pelas empresas. O mundo como um mercado nico imposto pela nova ordem. As empresas so surpreendidas e procuram se moldar rapidamente dentro desse novo ambiente, objetivando o atendimento ao consumidor, a qualidade dos seus produtos e buscando a competitividade. Os produtos e os clientes so o alvo da ateno das empresas. Atender a uma nova exigncia e tratar cada um de seus clientes como se fosse nico tem sido uma das caractersticas desta nova era. A inovao tecnolgica provocou profundas transformaes dentro das empresas, nas reas de produo, administrativa ou mercadolgica. As relaes trabalhistas, como o todo tambm, sofreram profundas mudanas. Os desafios enfrentados pelas empresas so, igualmente, exigidos de seus funcionrios. A relao patro e empregado se situa mais no mbito do trabalho em equipe, o que divide tanto as responsabilidades como os resultados, sendo que a competncia algo exigvel em todos os nveis.

ICPG

Instituto Catarinense de Ps-Graduao www.icpg.com.br

Certamente, as empresas do sculo XXI devero atender a um novo modelo organizacional, procurando adaptar-se aos novos procedimentos organizacionais. Tanto na rea produtiva quanto administrativa e mercadolgica, as prticas aplicveis so de cooperao scio-tcnicas atravs da relao capital e trabalho. As formas de gesto inovadora so de superao aos modelos implementados por Taylor, exigindo maior conhecimento e compreenso de todo o processo produtivo.(Passos, 1999, p.66). A informtica parte integrante e indispensvel neste novo ambiente organizacional. Sem a tecnologia da informao, as empresas tornam-se lentas e inoperveis dentro dos padres exigidos pela nova ordem, universo este de clientes internos e externos que estabelecem uma viso e princpios operacionais dentro do conceito de uma empresa atuante num mundo globalizado.

2. OS CAMINHOS DO MUNDO GLOBALIZADO J faz pelo menos duzentos anos que o escocs Adam Smith, na observao da ento Revoluo Industrial, elaborou a teoria clssica onde, em tese, aplica-se o benefcio do livre comrcio e da liberdade econmica. Nessa mesma poca surgiram as primeiras profisses. Para Adam Smith, a soluo para o funcionamento da economia na sociedade deve ser encontrada nas leis de mercado, na interao do interesse individual e na concorrncia, uma vez que o empresrio se v obrigado pelas foras da concorrncia a vender suas mercadorias a um preo prximo do custo de produo: preciso ser o mais eficiente possvel para manter seus custos baixos e permanecer em condies competitivas. A mo invisvel do mercado no s designa as tarefas, mas tambm dirige as pessoas na escolha da profisso, fazendo com que se levem em conta as necessidades sociais. (TROSTER, 1999, p. 61) O mundo perfeito aquele em que no existe tipo algum de obstculo nas transaes comerciais, nas pessoas e nas informaes. Nesse ambiente, a economia funciona de forma harmoniosa e em equilbrio. Do contrrio, trunca-se a liberdade, elevam-se custo e preos, trazendo desperdcio de energia e baixa condio de vida para a sociedade. Desde a Segunda Guerra Mundial, o comrcio internacional aumenta a uma taxa que o dobro do crescimento do PIB global. As grandes empresas mundiais se estendem hoje pelos cinco continentes, ignorando fronteiras e jogando por terra as antigas barreiras nacionais.( LAHZ, 2000, p.135). Os anos 80 e 90, culminando com a entrada do sculo XXI, trouxeram uma nova ordem mundial. Os efeitos da globalizao esto abrindo as fronteiras, adentrando em diferentes lnguas e costumes, criando uma aldeia global nica e inteiramente nova. Esta nova situao oferece oportunidades inditas de prosperidade, mas pode ser extremamente exigente no preparo das organizaes e da nao como um todo para delas usufruir. As organizaes funcionam dentro de um conjunto de interesses prprios e gerais que, com outras organizaes, formam uma grande rede de relacionamentos, tornando-se aptas a participarem do complexo competitivo. O que se quer afirmar que todo processo produtivo e de gerao de riquezas s se torna vivel atravs da participao conjunta de diversos parceiros, escala esta elevada com o efeito do processo de globalizao. Nesta nova realidade

ICPG

Instituto Catarinense de Ps-Graduao www.icpg.com.br

de negcios, as organizaes precisam modernizar no s os aspectos estruturais e tecnolgicos, mas tambm em relao aos aspectos humanos, culturais e intelectuais. 2. O MERCADO DE BENS E SERVIOS E OS CONSUMIDORES O processo de comercializao globalizado proporciona ao consumidor a imposio de sua marca preferida, seu estilo, e ele se torna exigente na obteno de um atendimento personalizado. Para atender a este novo perfil do consumidor, as empresas modernas procuram prestar o atendimento personalizado, investindo cada vez mais em pessoal qualificado. Assim sendo, o surgimento das empresas globalizadas decorrncia de um consumidor globalizado, que deseja produtos globais, como por exemplo, as cadeias fast food, dos cartes de crditos, dos servios bancrios, das marcas de tnis e outros (Stortti, p. 69). A busca de produtos globais uma constante na vida de qualquer consumidor em qualquer parte do mundo. Conseqentemente, existe uma empresa globalizada com o objetivo de alcanar este consumidor, utilizando-se de mecanismos globais de apoio mercadolgico e poltico. 3. A INOVAO TECNOLGICA As mudanas econmicas e sociais trazidas pela revoluo da microeletrnica refletiram no s no crescimento de novas indstrias ligadas ao complexo eletrnico, como na transformao de todos os outros setores industriais e das atividades de servios, a partir da utilizao das tecnologias de informao e comunicaes. As transformaes dentro das empresas, tais como desing, P&D, produo, mercadolgica e administrativa, levaram a um novo tipo de organizao e a uma nova forma de administrao. Tiveram, como conseqncia, no apenas a integrao dessas vrias funes, mas tambm o estabelecimento de novas relaes entre as instituies. esse tipo de mudana que est na raiz da tendncia em direo a out-sourcing de muitas atividades e servios por parte das grandes empresas e na direo a redes de fornecedores. Segundo Cassiolato (1999, p.172), a mudana organizacional apenas um componente importante e integral de mudanas tecnolgicas que se originam principalmente no desenvolvimento dos equipamentos de base eletrnica (hardware) e do software neles utilizados. Desta forma, a importncia dos investimentos em inovao tecnolgica est associada ao fato de que o recurso mais fundamental para a competitividade na moderna economia mundial o conhecimento (Lundval e Johnson, 1994). Uma crescente intensificao da mudana tecnolgica se relaciona fundamentalmente ao processo de produo de conhecimento e suas relaes com a atividade econmica. De fato, o trabalho de simples manuseio de bens no processo produtivo tem se tornado cada vez menos significativo em relao ao trabalho de produo, distribuio e processamento do conhecimento. O aumento das atividades e dos setores intensivos em conhecimento tem caracterizado os processos de desenvolvimento nas ltimas dcadas. Assim sendo, torna-se fundamental a discusso do papel do conhecimento e de sua produo nas atividades econmicas. (Cassiolato, 1999, p.172 e 173).

ICPG

Instituto Catarinense de Ps-Graduao www.icpg.com.br

4. O MERCADO DE TRABALHO O verdadeiro sentido da globalizao no est em dizer que as empresas devem se submeter ao processo de reengenharia ou terceirizao para obterem sucesso. Mas, sim, devem analisar suas aes do ponto de vista de uma empresa internacional, pois esto inseridas neste ambiente globalizado necessariamente. No tocante aos empregados, no diferente; medida que as empresas enfrentam estes novos desafios de vital importncia a participao deles em todo o processo evolutivo. As empresas devem se preocupar com os recursos humanos, no apenas com a diretoria e gerncia, deixando de fora a grande maioria das pessoas que so partes integrantes de toda organizao. Desta forma, as empresas no podem s se preocupar com a evoluo tecnolgica de suas mquinas, mas tambm com as pessoas que fazem parte do meio social. De acordo com Stortti (p.61): No basta a indstria criar mquinas com elevada tecnologia para o aumento da produo primria, se o agricultor no perceber o verdadeiro espao e o momento em que sua atividade encontra-se numa etapa tambm globalizada. fcil observar algumas empresas que se apresentam com maior desempenho do que outras, so mais competitivas, crescem mais, preparando para o confronto com seus concorrentes fora e dentro do pas. Este mesmo comportamento certamente exigido dos seus trabalhadores, pois a preparao da organizao e de seus recursos humanos de extrema importncia para enfrentar qualquer situao, desde um intercmbio tecnolgico at mesmo mudanas permanentes de produtos, mercados e clientes. Em resumo, h exigncia tanto para as organizaes como para os seus colaboradores. No caso das organizaes, comum o atendimento s normas ISO, regras tarifrias para o ingresso em mercados mais competitivos, reduo de preos e tecnologia, se destacando como exigncia do sculo que, conseqentemente, exigir maiores investimentos por parte delas. J para seus colaboradores, inevitavelmente, no diferente. A maior competitividade externa dos produtos de suas organizaes implicar maiores exigncias quanto mo-deobra em geral e, at, o aparecimento de novas profisses. Mas de todos sero exigidos: o domnio de idiomas, o conhecimento de informtica, viso cosmopolita dos mercados e ampla noo do momento poltico mundial. Diante deste novo cenrio que se apresenta de forma inevitvel e de evoluo constante e permanente, o caminho para a maior competitividade, no s para as organizaes, mas tambm para os seus colaboradores, exigindo cada vez mais a participao do trabalho, do capital e a competncia de todos os envolvidos. 5. NOVO MODELO ORGANIZACIONAL A insero das empresas no ambiente globalizado, juntamente com a terceira revoluo industrial, tratada como a era da informao, vem confirmando um novo paradigma produtivo, tendo como origem as transformaes scio-tcnicas e o novo padro tecnolgico, baseado nas experincias japonesas, suecas e alems. De acordo com Passos (1999, p. 58): Com o toyotismo, desenvolveram-se as empresas com enorme capacidade de absorver inovaes, tanto as resultantes do esforo interno em pesquisa e desenvolvimento, como as adquiridas de terceiros. Mas onde residiria a diferena

ICPG

Instituto Catarinense de Ps-Graduao www.icpg.com.br

especfica entre essas empresas e as demais? Procedimentos organizacionais e conhecimentos cientficos aplicveis aos processos produtivos sempre foram fortemente desenvolvidos nas universidades e empresas dos pases ocidentais. Administradores, engenheiros e capitalistas japoneses no so (e no foram) mais competentes do que os homlogos atuando em empresas no Ocidente. Breve e indo logo ao ponto, aparentemente um peculiar ambiente de cooperao entre capital e trabalho, a que designamos engajamento proativo do conjunto e em todos os nveis do corpo de profissionais ali empregados, que constitui a essncia explicativa diferenciadora Nota-se que o ponto mais importante do sucesso do modelo de gesto aplicado nas empresas orientais foi no tocante relao de cooperao scio-tcnica atravs do processo de mobilizao da informao a todos os seus colaboradores. Muda-se o conceito da relao capital e trabalho. As empresas so caracterizadas como unidades scio-tcnicas de produo. Scio, constitui-se do conjunto de relaes sociais entre os seres humanos internos da empresas, bem como das relaes com fornecedores, clientes e outros.Tcnicas, constituise do conjunto de regras que conduzem os seres humanos a agir e mobilizar equipamentos e materiais em processos produtivos de bens e servios. Nos ltimos 25 anos, os padres tecnolgicos e os de gesto das empresas capitalistas baseavam-se nos desdobramentos e avanos ocorridos ao longo deste sculo. Com a intensidade e a velocidades das mudanas, as empresas capitalistas adotaram novos modelos de produo de alta performance, o que caracteriza que se est diante de um fenmeno chamado de Terceira Revoluo Industrial. Para Passos (1999, p.69), a gesto de alta performance a ser adotada pelas empresas no Brasil exige uma revoluo tanto nas formas de relao entre o capital e trabalho quanto nas alteraes sobre o tipo de base de informaes requeridas para viabilizar esta nova forma de gesto. As novas formas de gesto inovadora vm sendo implementadas de modo a superar a antiga organizao de postos de trabalho dos modelos de Taylor, exigindo um maior conhecimento e compreenso de todo o processo produtivo, no s pelo empresrio, gerente ou quadro tcnico, mas tambm por todos os seus colaboradores, que s ser possvel com maior nvel de educao geral, qualificao profissional e polivalncia nas funes. A reestruturao nos processos organizacionais, nas estratgias e na cultura das organizaes empresariais fazem parte do novo cenrio das empresas. A ampliao do ganho de escala, a conquista de novos mercados de consumidores e a necessidade de produzir os preos cadentes para ampliar faixas de mercado e enfrentar a concorrncia s se realizaro se a organizao estiver num ambiente de trabalho cooperativo, onde prevalecem a segurana do emprego e a contnua formao e qualificao do pessoal. Este novo paradigma produtivo que, mais cedo ou mais tarde, todas a empresas devero praticar para no perecer economicamente - resulta num aumento de produtividade, de rendimento fabril, de rentabilidade econmica e de elevada qualidade. As organizaes preocupadas com o seu futuro esto sintonizadas com os seguintes desafios: Globalizao: a preocupao com a viso global do negcio, mapeando os concorrentes e avaliando a posio dos seus produtos e servios.

ICPG

Instituto Catarinense de Ps-Graduao www.icpg.com.br

Pessoas: treinamento, educao, motivao, liderana paras as pessoas que trabalham na organizao, despertando o esprito empreendedor e oferecendo a elas uma cultura participativa ao lado de oportunidades de plena realizao pessoal. Clientes: a capacitao de conquistar, manter e ampliar o universo de clientes, sendo este o melhor indicador de sobrevivncia e crescimento da organizao. Produtos e servios: a necessidade de diferenciar os produtos e servios em termos de qualidade e de atendimento. Conhecimento: esta a era da informao, onde o recurso organizacional mais importante o capital financeiro est cedendo espao para outro recurso imprescindvel o capital intelectual. Resultados: a necessidade de fixar objetivos e perseguir resultados positivos, com a aplicao de reduo de custos e aumento de receitas. Tecnologia: a necessidade de avaliar e atualizar a organizao para acompanhar e aproveitar os progressos tecnolgicos; a melhor organizao no aquela que detm a tecnologia mais avanada, mas aquela que sabe extrair o mximo proveito de suas tecnologias atuais. De acordo com Chiavenato (1999, p.30),Na era da informao, as organizaes requerem agilidade, mobilidade, inovao e mudanas necessrias para enfrentar as novas ameaas e oportunidades em um ambiente de intensa mudana e turbulncia. Fica claro que a globalizao real e presente. Independente da parte do mundo em que estejam instaladas as empresas, no devem permanecer nos modelos antigos de gesto pelo fato de no conhecerem as novas prticas ou de no se sentirem ameaadas pelos concorrentes. Os sistemas de gesto afetam profundamente o comportamento humano e no podem ser implementados repentinamente. No momento em que a concorrncia se fizer presente pode ser tarde demais para a sobrevivncia da organizao. Estando os novos paradigmas tecnolgicos e de gesto ainda em conformao, o ambiente scio-tcnico de sua implementao se torna um objeto de experimentao empresarial e social em cada espao econmico mundial. A utilizao do conhecimento, aliado a ferramentas de modelos de produo e gesto baseados intensamente na aplicao da cincia e da tecnologia, difundidos e comprometidos pelo conjunto do corpo de funcionrios da organizao, caracteriza um diferencial competitivo neste novo mercado globalizado. 6. A TECNOLOGIA DA INFORMAO Neste novo ambiente dos negcios, identifica-se a revoluo proporcionada pela informtica como uma vantagem eminentemente estratgica. Como diz Lobatto (1997, p.36), a mundializao do conhecimento atravs da Internet constri um ciberespao para os negcios que passam a ser regidos por uma velocidade vertiginosa. As tecnologias da informao vm promovendo uma ampla mudana nas formas de organizao da produo, constituindo um instrumento para o aumento da produtividade e da competitividade das empresas. A tecnologia da informtica empregada pelas organizaes as torna muito geis tanto no campo do relacionamento operacional como em relao aos clientes. A tendncia transformadora sustentada pela tecnologia da informao obriga que os negcios sejam reestruturados com nfase nos clientes, estabelecendo uma nova viso e novos princpios operacionais dentro do novo conceito de empresa atuante no mundo globalizado. A Era Informacional transforma a viso de negcio dos lderes executivos. (Lobato,1997, p.38).

ICPG

Instituto Catarinense de Ps-Graduao www.icpg.com.br

7. O PERFIL DO PROFISSIONAL A maior parte das organizaes foram estruturadas dentro de padres de estabilidade e permanncia. So organizaes feitas para durar para sempre, como se fossem prontas, perfeitas e acabadas e que no necessitam de melhorias e adaptaes ao longo dos tempos.(Chiavenato, 1999, p 314). Mas, hoje, em plena era da informao e da globalizao do mundo dos negcios, a crescente mudana e a instabilidade ambiental no comportam mais o antigo modelo organizacional. Atualmente, as organizaes se tornam instveis e imprescindveis so as mudanas e adaptaes. O profissional atuante nas organizaes desta nova era deve possuir um perfil criativo e inovador, buscando a engenhosidade e a imaginao para proporcionar uma nova idia, uma diferente abordagem ou uma nova soluo para o problema. Os gerentes, em especial, precisam utilizar todas as vantagens da participao, envolvimento e empoderamento (empowerment) das pessoas para estimular a criatividade individual e grupal.(Chiavenato, 1999, p.317). As organizaes esto cada vez mais exigindo de seus gerentes a criao de ambientes novos para o trabalho, que estimulem a criatividade e o surgimento de novas idias nas pessoas. 8. CONCLUSO O termo globalizao est cada vez mais presente na vida das pessoas. Este um fenmeno que envolve a integrao econmica, cultural, governamental e poltica dos povos em todo o mundo. A internacionalizao nada tem de novo ao longo do sculo. O comrcio e os investimentos entre pases j so conhecidos h mais de quinhentos anos. O que se percebe, na atualidade, uma acelerao exponencial deste processo de integrao. Aliada a algumas transformaes sociais em todo o mundo, a chegada do sculo XXI implica uma nova ordem a ser incorporada pelas organizaes no atendimento aos seus objetivos, que a produo de bens e servios em atendimento a uma sociedade consumidora mais exigente. Nesta nova ordem mundial, as organizaes precisam modernizar tanto os aspectos estruturais e tecnolgicos quanto os humanos, culturais e intelectuais. As organizaes procuram atender ao novo perfil do consumidor, prestando atendimento personalizado, tratando-o como se fosse o nico cliente, e este, por sua vez, j est sendo caracterizado como consumidor global, buscando produtos globais fornecidos por empresas globalizadas. As inovaes tecnolgicas dentro das organizaes trouxeram profundas transformaes, levando a um novo tipo de organizao e a uma nova forma de administrao. Houve mudanas no apenas na integrao das vrias funes dentro da organizao, mas tambm no estabelecimento de novas relaes entre as instituies. A utilizao da informtica tornou as organizaes mais geis na rea operacional e na relao com os clientes e fornecedores. Esta tendncia obriga que os negcios sejam reestruturados, estabelecendo uma nova viso e novos princpios operacionais.

ICPG

Instituto Catarinense de Ps-Graduao www.icpg.com.br

No s a evoluo tecnolgica alvo de preocupao das organizaes. Igualmente, a rea de recursos humanos tem elevado peso no contexto das mudanas organizacionais. As pessoas so partes integrantes e inseparveis no processo e tm que ser preparadas paralelamente evoluo das mquinas de um modo geral. Criar condies para a educao, treinamento e motivao caracterstica tpica das organizaes que se preocupam com o seu futuro. Demonstrar o ambiente externo com transparncia a todos os funcionrios, no somente na diretoria e gerncia, transfere responsabilidade e comprometimento com o resultado, disponibilizando a organizao para um ambiente mercadolgico globalizado. No possvel conceituar empresa globalizada sem referenciar a nova modelagem de suas estruturas. As teses de Taylor foram, durante muitos anos, aplicadas com efetivo resultado nos ambientes em que as organizaes se encontravam. Contudo, nos ltimos anos, com a intensidade e a velocidades das mudanas, foi preciso adotar novos modelos de produo de alta performance, caracterizando o fenmeno chamado de Terceira Revoluo Industrial. Aes inovadoras, reestruturao nos processos organizacionais, nas estratgias e na cultura fazem parte do novo cenrio das empresas, resultando em um aumento de produtividade, de rentabilidade econmica e de elevao da qualidade. O momento de ateno aos novos paradigmas porque, cedo ou tarde, todas as empresas devero colocar em prtica e, para quem no o fizer, poder ser tarde demais para a sobrevivncia da organizao 9. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS CASSIOLATO, Jos Eduardo. A Economia do Conhecimento e as Novas Polticas Industriais e Tecnolgicas. Albagli, Sarita, Lastres, Helena M.M.(org).In:Informao e Globalizao na Era do Conhecimento. 1a.ed., Rio de Janeiro: Editora Campus,1999. CHIAVENATO, Idalberto. Gesto de Pessoas. 1a. ed., Rio de Janeiro: Editora Campus, 1999. LOBATO, David Menezes. Administrao Estratgica. 1a. ed. Rio de Janeiro: Papeis e Cpias de Botafogo, 1997. LOHZ, Andr. No hora de Chorar.Revista Exame. Edio 726, So Paulo:Editora Abril, n.22, p.135-143, nov.2000. PASSOS, Carlos Artur Krger. Novos Modelos de Gesto e as Informaes. Albagli, Sarita, Lastres, Helena M.M.(org).In: Informao e Globalizao na Era do Conhecimento. 1a.ed., Rio de Janeiro: Editora Campus, 1999. STORTTI, Maurnio.Globalizao: Mitos e Verdades. Porto Alegre: SENAC. Edies-rs. TROSTER, Roberto Luiz, MONCHON Francisco. Introduo Economia. 3.ed., So Paulo: Makron Books do Brasil Editora Ltda, 1999.

Das könnte Ihnen auch gefallen