Sie sind auf Seite 1von 5

Uso de um teclado numrico para PC, com o PIC!

Existe no comrcio, vrios tipos de teclados numricos para o PC, normalmente com conexo USB, a baixo custo. Este projeto descreve a utilizao destes teclados (sem a perda de sua funcionalidade), nos circuitos com o PIC, que necessitem de um teclado matricial para o seu funcionamento. Segue abaixo, as fotos de dois exemplares de teclado: clique na imagem para ampliar! Teclado 01: Teclado 02:

Vamos escolher ento, o teclado 02, pois apresenta um melhor acabamento (o outro com teclas emborrachadas do tipo chiclete). Para comparao, compramos o teclado 01 por R$ 15,00 e o teclado 02 por R$ 24,00. O preo no muito alto, e podemos ter um teclado profissional nas nossas montagens. Segue abaixo, ento as fotos do teclado escolhido, com as conexes a serem feitas: Foto 01: (Frente) clique na imagem para ampliar!

- Note que existem quatro linhas (R1 R4) e cinco colunas (C1 C5).

Foto 02: (Verso) clique na imagem para ampliar!

Foto 03: (Montado / Frente) clique na imagem para ampliar!

Foto 04: (Montado / Verso) clique na imagem para ampliar!

- Ento, tudo o que temos de fazer conectar os nove (9) fios ao PIC, na configurao para a varredura de teclado (pode ser menos fios, para menos teclas ativas). - Vamos utilizar a placa de testes Monte suas prprias placas para teste dos PICs! (02), como exemplo para este post. - Na placa para teste do PIC (02), o que se precisa identificar os componentes que sero utilizados neste projeto, montar o diagrama, e interligar tudo que necessrio com fios rgidos, conforme esquemtico abaixo: clique na imagem para ampliar!

- Conforme imagem acima, interessante identificar como foi representado o teclado (com suas linhas e colunas), e os seus resistores, com valores que protegem contra possveis curto-circuitos (sem, falar no circuito USB, que continua inalterado na placa do teclado). As linhas so conectadas aos Ports B (pois possuem resistores internos habilitados via software, que na ausncia de coneco ao pino, este entende que est ligado ao positivo - valor binrio 1). Poderia se utilizar tambm qualquer outro Port, porm teria de se acrescentar ao circuito mais 4 resistores para a polarizao (as linhas R1 R4 so configuradas como Input/Entrada, e as Colunas de C1 C5 so configuradas como Output/Sada). - O LED estar representando a ativao da tecla Num Lock, aceso ele identifica o uso de nmeros, apagado, de teclas de controle, como no uso normal (nada impede tambm que se crie qualquer modo diferente para o teclado a rotina de varredura pode ter qualquer comportamento desejado). - No Display LCD, ser mostrado os caracteres referentes s teclas pressionadas, e uma representao do uso do NumLock para uma melhor visualizao e entendimento do seu funcionamento ( exemplo: se tecla Home imprime letra H, se tecla Ins imprime letra I), bem como o controle do cursor (backspace), e a tecla Enter, em que o display limpo dos caracteres. um exemplo bem simples, pois o objetivo conferir o correto funcionamento do teclado numrico! - Foto 05: Placa com o circuito montado e funcionando: clique na imagem para ampliar!

- Foto 06: (Zoom) Placa com o circuito montado e funcionando: clique na imagem para ampliar!

- O cdigo-fonte do programa foi escrito em C, para o compilador PCW (PIC MCU C Compiler - CCS Compilers ), e se encontra aqui para download ( TecladoMatricialNumericoMaxprint.zip ) incluindo tambm o arquivo .hex j pronto para a gravao. - Compilador com o cdigo fonte no PCW: clique na imagem para ampliar!

- Segue abaixo video do seu funcionamento:

O link para assistir o: http://www.youtube.com/watch?v=kIHYzwrFAZc Espero que este pequeno projeto ajude a esclarecer como se torna fcil construir o que se quer, gastando bem pouco e aproveitando equipamentos que podem ser modificados para funcionarem de maneira mais sofisticada e interessante. Boa montagem, e at o prximo Post!
This entry was written by leoadm, posted on 2 de dezembro de 2010 at 17:33, filed under Circuitos. Bookmark the permalink. Follow any comments here with the RSS feed for this post. Comments are closed, but you can leave a trackback: Trackback URL.

Das könnte Ihnen auch gefallen