Sie sind auf Seite 1von 18

OBTENO DE LICENAS AMBIENTAIS

CONAMA
O Conselho Nacional do Meio Ambiente CONAMA o rgo consultivo e deliberativo do Sistema Nacional do Meio Ambiente - SISNAMA, foi institudo pela Lei 6.938/81, que dispe sobre a Poltica Nacional do Meio Ambiente, regulamentada pelo Decreto 99.274/90.

IMPACTO AMBIENTAL
A modificao no meio ambiente causada pela ao do homem. Segundo o CONAMA representa: Qualquer alterao das propriedades fsicas, qumicas e biolgicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam:

IMPACTO AMBIENTAL
I a sade, a segurana e o bem-estar da populao; II as atividades sociais e econmicas; III a biota; IV as condies estticas e sanitrias do meio ambiente; V a qualidade dos recursos ambientais.

IMPACTO AMBIENTAL
Atividades modificadoras do meio ambiente que dependem da Elaborao de Estudos de Impactos Ambientais (EIA) e Relatrio de Impacto Ambiental ( RIMA), exemplos:

Rodovias; Ferrovias; Portos; Aeroportos; Oleodutos; Gasodutos; Emissrios de esgotos sanitrios; Obras hidrulicas; Barragens; Aterros

LEGISLAO AMBIENTAL BRASILEIRA

Prev: A localizao, construo, instalao, ampliao, modificao, e


operao de empreendimento e atividades utilizadoras de recursos ambientais consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras, bem como os empreendimentos capazes, sob qualquer forma, de causar degradao ambiental

Dependero de prvio licenciamento do rgo ambiental competente. ( Resoluo CONAMA 237, 19 de dezembro de 1997).

LICENA AMBIENTAL
Depender de Estudo Prvio de Impacto Ambiental (EIA) e respectivo Relatrio de Impacto sobre o Meio Ambiente ( RIMA);
Abrange nveis de competncia ( Municipal, Estadual e Federal), dependendo da abrangncia do impacto ambiental;

Na legislao existe trs nveis de licenas ambientais, segundo ( Resoluo CONAMA, 237, de 1997). I. Licena Prvia ( LP); II. Licena de Instalao (LI); III. Licena de Operao (LO);

Etapas de anlise do EIA ( Estudo do Impacto Ambiental)


1. Alternativas tecnolgicas e de localizao do projeto. 2. Impactos ambientais nas fases de implantao e operao. 3. Limites de rea geogrfica atingida pelo projeto. 4. Planos e programas governamentais existentes na regio.

Relatrio de Impacto Ambiental - Rima


Resoluo Conama n 1/1986, Pargrafo nico: O Rima deve ser apresentado de forma objetiva e adequada sua compreenso. As informaes devem ser traduzidas em linguagem acessvel, ilustradas por mapas, cartas, quadros, grficos e demais tcnicas de comunicao visual, de modo que se possam entender as vantagens e desvantagens do projeto, bem como todas as consequncias ambientais de sua implantao.

Diferenas entre EIA e RIMA


O EIA responsvel pela coleta de material, analise, textos, estudo das provveis conseqncias ambientais que podem ser causados pela obra. Este estudo tem por finalidade analisar os impactos causados pela obra, propondo condies para sua implantao e qual o procedimento que dever ser adotado para sua construo.

Diferenas entre EIA e RIMA


O RIMA um relatrio conclusivo que traduz os termos tcnicos para esclarecimento, analisando o Impacto Ambiental. Este relatrio responsvel pelos levantamentos e concluses, devendo o rgo pblico licenciador analisar o relatrio observando as condies de empreendimento. O mesmo ser publicado em edital, anunciado pela imprensa local abrindo o prazo de 45 dias para solicitao de audincia pblica que poder ser requerida por 50 ou mais cidados ou pelo Ministrio Pblico, onde aps a realizao de quantas audincias forem necessrias elaborado o parecer final, podendo ser autorizado um licenciamento prvio para realizao da obra ou o indeferimento do projeto.

LICENAS AMBIENTAIS
Licenas Ambientais, segundo ( Resoluo CONAMA, 237, de 1997). I. LICENA PRVIA ( LP)- Fase preliminar do planejamento do empreendimento, aprovando sua localizao, atestando a viabilidade ambiental e estabelecimento de requisitos a serem atendidos nas prximas fases de implementao;

LICENAS AMBIENTAIS
II. LICENA DE INSTALAO (LI) Autoriza a instalao do empreendimento de acordo com as especificaes constantes dos planos, programas e projetos aprovados e medidas de controle ambiental. III. Licena de Operao (OP) Autoriza a operao da atividade ou empreendimento, aps a verificao do cumprimento do que consta as licenas anteriores, com as medidas de controle ambiental e condicionantes determinados para a operao

Atividades com potencial poluidor elevado


Estradas de rodagem com duas ou mais faixas de rolamento; Ferrovias; Portos e terminais de minrio, petrleo e produtos qumicos; aeroportos; Oleodutos, gasodutos, minerodutos, troncos coletores e emissrios de esgotos sanitrios; Linhas de transmisso de energia eltrica acima de 230KW; Usinas de gerao de eletricidade, qualquer que seja a fonte de energia primria, acima de 10MW;

Atividades com potencial poluidor elevado

Obras hidrulicas para explorao de recursos hdricos; Extrao de minrio, inclusive os de classe II, definida no cdigo de minerao; Aterros sanitrios, processamento e destino final de resduos txicos ou perigosos; Distritos industriais e zonas estritamente industriais ZEI;

Atividades com potencial poluidor elevado


Complexo e unidades industriais e agroindustriais (petroqumicos, siderrgicos, cloroqumicos, destilarias de lcool, extrao e cultivo de recursos hdricos); Explorao da madeira ou da lenha, em reas acima de 100 hectares ou menores, quando atingir reas significativas de importncia do ponto de vista ambiental; Projetos urbansticos, acima de 100 h ou em reas de interesse ambiental a critrio da Sema e dos rgos municipais e estaduais competentes; Atividade que utilize carvo vegetal, em quantidade superior a dez toneladas por dia.

Suspenso ou cancelamento de licenas Violao ou inadequao de quaisquer condicionantes ou normas legais; Omisso ou falsa descrio de informaes relevantes que subsidiaram a expedio; Supervenincia de grave riscos ambientais e de sade.

Questionamentos
O que o CONAMA? O que impacto ambiental e o que afeta? O que EIA e sua etapas? O que RIMA? Quais so as trs modalidades de licena ambiental? Que atividades precisam se submeter ao processo de licenciamento?

Das könnte Ihnen auch gefallen