Sie sind auf Seite 1von 3

RESUMO DE FSICA Captulo 12 Calor Calor a energia em movimento entre dois corpos de diferentes temperaturas.

s. As suas unidades mais comuns so a caloria (cal) e o Joule (J SI), sendo que 1 cal = 4,18J. O calor pode ser transmitido entre dois corpos de diversas maneiras. A Conduo mais comum em slidos e dada pela passagem da vibrao de uma molcula para as molculas vizinhas. A conveco acontece em fluidos e ocorre quando a parte aquecida (menor densidade) sobe e a fria (maior densidade) desce criando uma corrente. Os dois tipos anteriormente citados necessitam de um meio para ocorrer. J a Radiao a nica que pode ocorrer no vcuo e acontece atravs de transmisso de ondas que quando chegam a outro corpo provocam o aumento de temperatura. Capacidade trmica a quantidade de calor necessria para elevar a temperatura de determinado objeto em determinado valor. C=Q/t. A capacidade trmica de um material tem relao direta com a massa, mas existe uma constante para cada tipo de material que chamada Calor Especfico. C = C/m. Com estas constantes podemos calcular o calor total absorvido por um corpo. Q = m.c.t. Trabalho realizado em uma Variao de Volume Sistema um conjunto ou apenas um s corpo no qual fixada a ateno. Todo o restante do universo chamado de vizinhana. O sistema pode trocar energia com a vizinhana. Quando o sistema se expande realiza trabalho sobre a vizinhana (+), quando se contrai a vizinhana realiza trabalho sobre ele (-). Esse trabalho realizado dado pela multiplicao da fora pelo deslocamento e no caso de presso constante T = p.(Vf Vi). 1 Lei da Termodinmica A Energia Interna (U) de um sistema dada por toda energia existente em seu interior. A primeira Lei da Termodinmica diz que quando um sistema recebe ou perde calor, e sofre ou realiza trabalho, h uma variao da energia interna que dada por U = Q T. Essa lei tambm chamada de Lei da Conservao de Energia e possui algumas aplicaes. Em uma transformao adiabtica o sistema no recebe nem perde calor, tendo sua energia interna variada de acordo com o trabalho: U = T. Quando o trabalho positivo a energia interna diminui e a temperatura abaixa. Quando negativo a energia interna aumenta e a temperatura tambm.

Em uma transformao isotrmica no h variao na energia interna do sistema, ou seja, U = 0. J em uma transformao isovolumtrica a variao de energia interna equivale ao calor cedido ou recebido: Em uma transformao isotrmica no h variao na energia interna do sistema, ou seja, U = Q. Um calormetro um aparelho usado para medir trocas de calor e assim determina o calor especifico de determinado material. um sistema adiabtico em que um corpo aquecido sede calor para um liquido que agitado por uma p e tem sua temperatura medida por um termmetro. O total de calor cedido igual ao calor recebido pelo liquido e pelo prprio calormetro. Mquinas Trmicas O vapor, que pode ser gerado por calor, tem a capacidade de realizar trabalho mecnico. Uma mquina trmica no nada mais que uma mquina que transforma calor em trabalho mecnico. A maquina de Watt foi uma grande inovao no campo de maquinas trmicas. Hoje esse princpio utilizado em diversas funes, como em locomotivas a vapor, turbinas a vapor e no motor de combusto. No geral uma maquina trmica formada por uma fonte quente e uma fonte fria, alm de trabalhar em ciclo. O calor recebido da fonte quente em parte transformado em trabalho, e tem seu resto encaminhado para a fonte fria. O rendimento de uma maquina trmica dado pela frmula: R = T/Q1, ou tambm por R= 1 (Q2/Q1), j que T = Q1 Q2. Atravs do calculo deste rendimento pode se dar a 2 Lei da termodinmica que diz: No existe uma mquina que transforme todo o calor recebido em trabalho, ou seja, nenhuma maquina trmica tem rendimento de 100% Nenhuma maquina trmica que opere entre duas fontes ter um rendimento maior que a maquina de Carnot operando entre as mesmas fontes.

O Rendimento de uma mquina de Carnot dado por R = 1 (T2/T1), sendo que as temperaturas devem estar em Kelvin. essa teoria que confirma que o Zero absoluto no pode ser atingido j que se T2 fosse 0K, o rendimento seria de 100% o que contraria a 2 Lei da Termodinmica.

Refrigerador O Refrigerado uma maquina trmica que funciona em um ciclo inverso, pois ele tira um calor Q2 da fonte fria, tem trabalho realizado sobre ele e rejeita uma quantidade de calor Q1 para a fonte quente. Neste caso Q1 = T + Q2. Resumindo, o gs refrigerador retira calor do congelador (fonte fria), sofre o trabalho do compressor do motor, e libera uma maior quantidade de calor para o ambiente (fonte quente). Quanto maior a quantidade de calor retirado da fonte fria, maior o desempenho do refrigerador, ou seja, maior sua eficincia dada por: e = Q2/T ou e = Q2/(Q1 Q2).

Das könnte Ihnen auch gefallen