Sie sind auf Seite 1von 13

Servio Pblico Federal Universidade Federal do Par Campus Universitrio de Tucuru CAMTUC Faculdade de Engenharia Civil

Pablo Virgolino Freitas

ANLISE DOS ESFOROS EM TRELIAS

Tucuru/PA 2011

Pablo Virgolino Freitas

ANLISE DOS ESFOROS EM TRELIAS

Este trabalho apresentado ao prof. MSc. Agleilson na Borges disciplina como de requisito Anlises

avaliativo

Computacionais de Estruturas, que faz parte de disciplinas obrigatrias do curso de Engenharia Civil, da Universidade Federal do Par.

Tucuru/PA 2011

APRESENTAO
O presente relatrio foca a anlise de estruturas treliadas por meio do uso do software SAP2000, a fim de verificar as tenses presentes nas barras das trelias, assim como suas reaes de apoio; sendo ento possvel calcular suas tenses, deformaes, entre outros.

Tucuru/PA 2011

SUMRIO 1. INTRODUO ............................................................................................ 4 2. TRELIA ........................................................................................................5 3. SEMI-TRELIA ......................................................................................... 10 4. CONSIDERAES FINAIS ................................................................... 12 5. REFERNCIAS ......................................................................................... 12

1. INTRODUO
A quantidade de esforos presentes nas estruturas extensa, devido a isso, o clculo manual esses esforos em certas situaes invivel; ento, objetivando a otimizao desse processo criou-se uma srie de softwares que realizam esse trabalho, onde se enquadra o SAP2000.

2. TRELIA
Uma trelia uma forma de estrutura composta por tringulos, onde os esforos so distribudos pelas barras, de maneira que neste tipo de estrutura apenas encontram-se esforos axiais de trao e compresso. Dado que os tringulos so mais estveis do que os retngulos, sendo resistentes rotao, logo, no possuindo momento em seus elementos. Foras cisalhantes no atuam nesta forma de estrutura.

Para esta primeira trelia realizou-se os clculos de seus esforos tanto no SAP2000, quanto manuscrito, para a aplicao de carregamentos em seus ns; para a comparao dos resultados obtidos, utilizando-se os seguintes fatores: E = 205GPa V= 0,2 Seo em C = 100x50x6 (mm) Material = ao Peso = 0

a) SAP2000

Para as barras 1 e 2 obteve-se os valores de 15,5kN com esforo de compresso,e 13,3kN com esforo de trao, respectivamente. Sendo que os esforos verticais dos apoios A e B so iguais a 8kN, no havendo reao horizontal no apoio A. b) Manuscrito

3. SEMI-TRELIA
Sendo a primeira trelia simtrica, realizou-se a anlise da sua meia parte a fim de comparar seus resultados no SAP2000 com os resultados manuais, para isso, inseriu-se apoios em suas extremidades livres, para que se assemelhasse com a primeira trelia.

E visto os resultados chegou-se a concluso que os apoios cabveis para comparao das trelias so:

Apoio superior

Apoio inferior

Para tanto, os valores das tenses axiais que se igualam aos encontrados na primeira trelia so: Barra 3 = 0 kN Barra 5 = -2,9 kN Barra 8 = -3,9 kN Barra 9 = 1,5 kN Sendo que na barra 11 o valor de trao obtido foi igual a metade do valor da tenso da mesma barra na primeira trelia.

4. CONSIDERAES
Observando os valores de tenses obtidos em anlises distintas, pde-se observar que apesar da segunda trelia ser metade da primeira, seus valores so divergentes em certas barras, devido ao tipo de apoio utilizado para a comparao de ambas as estruturas; e que apesar da simetria da primeira trelia, quando se calcula os esforos de sua metade deve-se levar em considerao a atual estado de apoio e carregamento da mesma.

5. REFERNCIAS
HIBBELER, R.C. Resistncia dos Materiais. 5a Ed. So Paulo. Pearson Prentice Hall, 2009.

Das könnte Ihnen auch gefallen