Sie sind auf Seite 1von 3

ARTIGO

Aumente a produtividade e o lucro da sua empresa.

A soluo especialista em vendas e negociaes.

O QUE CRM E QUAIS SUAS VANTAGENS?


por Camilla Greco - publicitria e assessora de marketing da Engecompany

CRM como conceito CRM (Customer Relationship Management) um conceito aplicado como estratgia de marketing com o objetivo de aperfeioar as informaes sobre clientes e potenciais clientes visando melhorar significativamente o relacionamento com os mesmos. O conceito abrange trs reas distintas, porm interdependentes: automao da gesto de marketing, gesto comercial e gesto dos produtos/servios aos clientes. Portanto, estes trs setores trabalham integrados com o CRM, uma vez que o conceito prima o entendimento e atendimento eficiente das necessidades dos clientes e consequentemente sua fidelizao. Sistemas de CRM comum ainda hoje as pessoas confundirem o "conceito de CRM" com "sistemas de CRM". O que aceitvel uma vez que CRM uma estratgia de negcios que posteriormente tratada atravs de solues tecnolgicas. Para ser desenvolvido com eficincia nas empresas o conceito de CRM conta com ajuda de uma ferramenta adequada, que deve ser implantada e treinada: o sistema de CRM. Uso positivo do CRM: Para a estratgia e os sistemas de CRM funcionarem de maneira correta e eficaz, as empresas devem aceitar e mudar totalmente sua filosofia organizacional e cultural. isso mesmo que voc leu. De nada adianta uma ferramenta maravilhosa em mos se no h esforo conjunto para sua aplicao. E quando digo "conjunto", vou muito alm dos colaboradores. O esforo deve partir da compreenso de toda a diretoria da empresa para o sucesso da estratgia. - CRM cultura: mudar a cultura comercial e organizacional da empresa essencial. Suas atividades devem estar voltadas a servio das necessidades do cliente. Fidelizar clientes tudo. - Comprometimento dos usurios e gerentes: o sistema no surte efeito algum sem a participao efetiva de seus usurios. No existe sistema de CRM to inteligente a ponto de no depender da alimentao correta e fidedigna das informaes recolhidas. Como escolher um sistema de CRM? Chegamos ao ponto chave da nossa discusso. Como escolher um sistema de CRM? Comece do comeo. Porm comece bem. Esteja consciente de que ser um processo criterioso e muito analtico. No adianta ter pressa neste momento. 1 - Aceitao das mudanas: importante levantar as mudanas necessrias na empresa para a aplicao de uma gesto do relacionamento com o cliente. Liste essas mudanas e aplique-as. 2 - Adaptao ao negcio: Verifique se a tecnologia analisada se adapta ao seu tipo de negcio para facilitar a utilizao. importante que os sistemas de CRM sejam bem flexveis para personalizaes de acordo com cada negcio. 3 - Metodologia de vendas: avalie a possibilidade de encaixar a metodologia de vendas utilizada na sua empresa dentro do software. Desta maneira a estratgia de utilizao ser padronizada para toda a equipe, sem margem para erros nas fases da venda e ps venda.

Rua Joo Dornas, 60 - Centro Cep 35680-335 - Itana - MG - www.engecompany.com.br

O QUE CRM E QUAIS SUAS VANTAGENS?

4 - Consultoria e Implantao: escolha um fornecedor que garanta um projeto de investimento adequado s suas necessidades e lhe preste consultoria comprometida em alinhar sua equipe s novas estratgias de CRM que sero adotadas. Por fim, atrevo-me a completar: No finja que sua empresa no tem necessidade de otimizar e monitorar o relacionamento com seus clientes por ser tempo perdido ou um grande investimento de pouco retorno. Isso no existe quando se trata de investir no cliente. O mercado est cada vez mais concorrido e as empresas precisam entender que reter clientes satisfeitos uma estratgia que pouqussimas empresas conseguem e exatamente a que sua empresa precisa agir com eficincia.

Conhea o sistema, acesse: www.engevendas.com.br


Camilla Greco formada em Comunicao Social com Habilitao em Publicidade e Propaganda pelo Instituto Joo Alfredo de Andrade. Possui oito anos de experincia no trabalho com assessoria de marketing e planejamento de comunicao. H dois anos e meio trabalha com softwares de gesto empresarial pela Engecompany onde tambm integra a equipe de marketing digital.

Rua Joo Dornas, 60 - Centro Cep 35680-335 - Itana - MG - www.engecompany.com.br

Das könnte Ihnen auch gefallen