Sie sind auf Seite 1von 7

Fundao Casa de Rui Barbosa

www.casaruibarbosa.gov.br

Roteiro para Herman Lima*


Isabel Lustosa

DOS JOGOS DE SOL E DE SOMBRA NA dana dos coqueiros da Praia de Iracema; das jangadas embaladas pelo vento; da trama da renda de bilro; passando pelos altos e baixos da Bahia, at desembocar na livraria Jos Olmpio, no Rio de Janeiro, percorre-se a trilha que leva ao escritor e ao homem que foi Herman Lima. De tudo se ocupa e por tudo se interessa o homem sensvel e inteligente. E s quando reunidas as to variadas coisas que fez, resplandece a generosidade de sua contribuio definitiva para as letras e as artes brasileiras. Herman Lima um escritor pr modernista. Na forma de escrever, no culto s belas letras, nos objetos que exalta, at mesmo no universo de relaes pessoais, reconhece-se por inteiro o tpico intelectual da virada do sculo. Amigo de Olegrio Mariano, o poeta das Cigarras, de quem faria sempre o elogio, Herman Lima lamentava nunca ter podido escrever sua biografia crtica. Olegrio, o menino da Casa Grande que, como disse num verso, tinha tudo que queria: braso de famlia, baixela de prata e cavalo de sela. Olegrio era quase um estandarte das maneiras de ser poeta e homem de sociedade no Rio de Janeiro do comeo do sculo.

Texto publicado no catlogo da exposio "Outros cus, outros mares", comemorativa do centenrio de

Herman Lima, realizada na Casa de Rui Barbosa de 5 nov. a 4 jan. 1998.

Fundao Casa de Rui Barbosa


www.casaruibarbosa.gov.br

O belo Olegrio, o elegante Olegrio, o influente Olegrio, o Prncipe dos Poetas, herdeiro de Bilac e de Alberto de Oliveira, por quem ainda hoje suspiram algumas senhoras, aparece nesta exposio, em todo seu esplendor, numa excelente foto que o rene a grupo formado por Roquete Pinto, lvarus e Herman Lima. Amizade que se prolongaria pela vida afora. Olegrio foi quem deu um dos primeiros autgrafos para o lbum de autgrafos de Herman Lima. lbum que uma verdadeira preciosidade, pois rene autgrafos coletados por Herman Lima ao longo de muitas dcadas. Teve o escritor a preocupao de fazer com que o autor produzisse, alm do autgrafo, uma frase, um verso, um desenho, um trecho de algum de seus livros. Esto l: Stefan Zweig, durante sua curta e trgica aventura no Brasil e Hermes Fontes, o poeta simbolista, de final igualmente trgico, perguntando chistoso: "Um apontamento, uma rima/ uma idia rea e pura/ sob a minha assinatura,/ para o lbum do Herman Lima?" Muita gente autografou o lbum de Herman, comeando por Bernard Shaw, seguido, duas pginas depois, pelo desesperado poeta Jos Albano que ali escreveu, em 1918, com sua letra garranchuda e nervosa o soneto que diz: "Poeta fui e do spero destino/ senti bem cedo a mo pesada e dura/ conheci mais tristeza que ventura/ e sempre andei errante e peregrino". Brito Broca registra que seu autgrafo e o texto que o antecedeu foram escritos na Livraria S. Jos, numa tarde de muito humor. E todo um Rio de Janeiro e um tempo da histria cultural do pas emergem desta frase, das pginas amarelecidas do livro de autgrafos de Herman Lima. Vista com os olhos de hoje, a caa aos autgrafos parece coisa pueril. E, no entanto, para o rapaz de letras de provncia e para os escritores do comeo do sculo era um hbito da vida cultural. Tal como os cadernos das moas do sculo dezenove onde os poetas e os admiradores fixavam versinhos galantes, tal como as atas do Sabadoyle, so prticas de outros tempos. Prticas do tempo dos sales literrios. Tempo em que se cultuava os homens de letras e os mais clebres deles eram vistos como entidades quase intocveis.

ISABEL LUSTOSA: roteiro para Herman Lima

Fundao Casa de Rui Barbosa


www.casaruibarbosa.gov.br

Revirando as pginas do riqussimo livro de Herman Lima que a gente percebe o que a memria cultural perdeu, ou deixou de conquistar com o fim do mundanismo literrio. Aventuras cercam as histrias da conquista de alguns autgrafos como o de H.G. Wells, contada por Herman em seu livro de memrias, Poeira do tempo. E quando, depois de ler esta crnica, a gente v em seu lbum, alinhados na mesma pgina, mas separados por uma distncia de dezesseis anos, os autgrafos de Sacadura Cabral, que Herman obteve na Bahia em 1922 e de Gago Coutinho, obtido no Rio em 1931, tende-se a especular sobre que caminhos teria percorrido o escritor para chegar at eles. O lbum tem tambm belos originais de Aldemir Martins, Estrigas, Carib, De Chirico, etc.; de caricaturista, como a trinca preferida pelo escritor: J. Carlos, Kalixto e Raul. Sendo que o deste ltimo certamente um de seus melhores desenhos. Kalixto, na melhor tradio do comeo do sculo, rene texto e trao. Junta sua prpria caricatura, usando os inconfundveis fraque e chapu e saindo da sala, em fuga desabalada, a uma quadrinha que diz: "Aqui fica tudo junto.../ papel, tinta, lpis, pena/ A borracha, tudo. Apenas/ vou ali buscar o assunto". Ali tem tambm originais de Guevara (uma belssima caricatura de Olegrio Mariano), Lus S, (surpreendente, com um dos seu melhores desenhos), Figueiroa, Mendez, Tho, Rian, Storni, Yantok, Augusto Rodrigues e do amigo lvarus. Este, homenageia o escritor com uma caricatura que tem como legenda: Neste deserto de homens e de idias, Tigipi um osis gostoso para o estrangeiro que sabe ler. Era 1932 e o artista datou: segundo ano da ditadura. Nem por isso falta no livro o autgrafo de Getlio Vargas, um dos pouco polticos que ali figuram. Mas o livro de autgrafos de Herman Lima apenas um aspecto desta bela exposio que a Casa de Rui Barbosa mostra ao seu pblico. Aqui se podem ver originais antolgicos de J. Carlos. Deles destaco aquele maravilhoso desenho de Vargas na porta do Catete atirando cascas de banana e uma das caricaturas da srie que J. Carlos fez, valendo-se de colagens. Magnfico trabalho de caricaturista e artista grfico..

ISABEL LUSTOSA: roteiro para Herman Lima

Fundao Casa de Rui Barbosa


www.casaruibarbosa.gov.br

grande o nmero de caricaturas do escritor feitas por vrios artistas. O culos de aro pesado, o leve prognatismo, o rosto duro e marcado, so os elementos persistentes do personagem, exagerados pelas caricaturas. Delas, a melhor, a mais bem resolvida e engraada sem dvida a de Carlos Estevo. Muito do Cear se v nesta exposio. A terra de Herman Lima, to presente em trs de seus livros: Tigipi, Imagens do Cear e Poeira do Tempo, se apresenta nas belas fotos que o prprio escritor gostava de fazer. A paixo pelo Cear se manteria distncia, como quase sempre acontece com o cearense que emigra: vai embora, logo se adapta, aprende as manhas do novo lugar, mas nunca perde o jeito de ser cearense. Uma referncia teimosa que, por mais que o sujeito inicialmente se distancie, acaba retornando. Era sentando na sua rede que o escritor recebia de quando em vez as visitas. E muitas so em seus lbuns as fotografias em que conversam, embalados em redes que enfeitam arejados alpendres de boas casas de Fortaleza, o escritor e seus amigos.

Em uma das fotos tiradas em Fortaleza, Herman Lima est sentado no degrau de uma casa ao lado de Moreira Campos. Moreira Campos um homem ainda jovem, j casado, como sempre muito magro, delicado, tmido, doce, como um passarinho. Daquela doura que acompanhou at morte o maior contista cearense. Tambm em outro grupo, quem do Cear, reconhece logo a figura simptica do pintor Estrigas, junto com o livreiro Lus Maia (que l de Fortaleza manteve uma longa correspondncia com Mrio de Andrade), do escritor Raimundo Giro Barroso e do visitante ilustre Herman Lima. Amizades do meio artstico e literrio da capital cearense que Herman Lima freqentava desde os tempos de Antnio Sales e Gustavo Barroso. Desde os tempos em que, no Caf Riche, na Praa do Ferreira, podia-se ver a figura imponente do j louco poeta Jos Albano, s vsperas de partir definitivamente para a Europa.

ISABEL LUSTOSA: roteiro para Herman Lima

Fundao Casa de Rui Barbosa


www.casaruibarbosa.gov.br

O escritor comparece nesta exposio tambm com seus livros. O primeiro, Tigipi, lanado em 1924, mereceu o prmio da Academia Brasileira de Letras do ano seguinte e selou a ligao do escritor com o mundo cultural do Rio de Janeiro. Transformou-se, por artes do cineasta cearense Pedro Jorge, em 1982, em um excelente filme que manteve o mesmo nome do livro. Em Tigipi, como bem o percebeu M. de Cavalcanti Proena, o que predomina o regionalismo anterior e diverso do que se consagrar depois da Semana de Arte Moderna. Esta diferena evidenciada nas construes quase parnasianas, aqui e acol quebradas por uma legtima manifestao do linguajar local. Mas, os contos de Tigipi esto tambm prenhes daquele erotismo cru, da corrupo quase primitiva dos instintos que marca o naturalismo. A mistura de amor, seduo e sexo, que provoca quase sempre o desfecho trgico. Tipo de naturalismo do qual, dentre os escritores nascidos no Cear, Adolfo Caminha foi a mais significativa expresso.

Quando lanou Tigipi, Herman Lima, que nascera em Fortaleza em 11 de maio de 1897, estava na Bahia, onde fora estudar Medicina. Demoraria ainda at 1931, para chegar ao Rio de Janeiro, de que sempre viveram enamorados os jovens literatos de provncia. Durante aquele tempo, publicaria ainda dois livros: A Me d'gua(1926), cuja belssima ilustrao de capa de J. Carlos e Literatura do Norte. Herman Lima viveu durante um ano, logo depois de sua formatura em 1928, em Lenis, cidade da regio das ento chamadas Lavras Diamantinas, no interior da Bahia, onde ficou fascinado pela vida dos garimpeiros. Aquele experincia o inspirou a escrever o romance Garimpos, publicado em 1932, quando o escritor j vivia no Rio. Mistura de funcionrio pblico e homem de letras, a roubar das poucas horas de lazer que lhe sobravam, tempo para a faina do escrever, Herman Lima dividiu a vida profissional entre duas mesas de trabalho: a do burocrata do Ministrio da Fazenda e a do escritor. Esta, em sua casa na Rua Peri, no aprazvel bairro da Gvea, onde criaram-se seus cinco filhos. Esteve, a servio do ministrio, por quatro anos em Londres, quando familiarizou-se com a

ISABEL LUSTOSA: roteiro para Herman Lima

Fundao Casa de Rui Barbosa


www.casaruibarbosa.gov.br

caricatura europia. Publicou, na volta, dois livros. Um que traduzia suas impresses da Inglaterra, Na ilha de John Bull (1941) e outro, sobre os demais pases da Europa que conheceu: Outros cus, outros mares (1942). De 1943 a 1963, Herman Lima esteve envolvido com o grande projeto de sua vida: a Histria da Caricatura no Brasil. Tanto tempo para escrever um livro... Herman escreveu-o quase todo nas horas que lhe sobravam, depois do cumprimento das rotineiras obrigaes a que lhe obrigava o emprego no Ministrio da Fazenda. Apenas por dois anos, esteve cedido Biblioteca Nacional para dedicar-se exclusivamente sua pesquisa. Teve tambm, durante os dois primeiros anos de trabalho, o apoio do editor Jos Olmpio que o estimulara a empreender a jornada, propondo-se a lhe pagar vinte mil ris por ms durante dois anos. A empreitada saiu maior do que autor e editor tinham inicialmente imaginado.

Os quatro volumes da Histria da Caricatura no Brasil foram escritos por um homem sozinho, sem estagirios, sem equipe, em trabalho obsessivo de fantico, a arruinar a vista na Seo de Obras Raras da Biblioteca Nacional. A vista que j quase no lhe valia, quando afinal morreu em 21 de junho de 1981. Ao longo daqueles vinte anos, Herman Lima publicou alguns trabalhos avulsos que, depois, acabariam por se incorporar ao grande livro. No se incluem neste caso os hoje rarssimos lbuns tambm publicados naquela fase: Rui e a Caricatura (1949), J. Carlos (1950) e lvarus e seus bonecos (1954); nem as crnicas reunida no Roteiro da Bahia (1953) e nem seu trabalho de crtica literria. As maiores qualidades da Histria da Caricatura no Brasil esto no longo e profundo levantamento da caricatura do sculo dezenove e do comeo deste. Talvez Herman Lima devesse ter se limitado ao que inicialmente se propusera: cobrir o primeiro sculo de histria da nossa caricatura, de 1837 a 1937. No entanto, esta opo significaria deixar de fora parte importante da obra de seu caricaturista preferido, J. Carlos e de muitos caricaturistas que o autor comeava a conhecer e a apreciar, como: Nssara, Augusto Rodrigues, Carlos Estevo. Significaria sacrificar a incluso de todo o ciclo da caricatura brasileira que contemplou o governo Vargas, aps o golpe do Estado Novo e a Segunda

ISABEL LUSTOSA: roteiro para Herman Lima

Fundao Casa de Rui Barbosa


www.casaruibarbosa.gov.br

Grande Guerra. E, por conta do enorme perodo que abrange, o livro peca por omisso. Nem por isso se pode recusar Histria da Caricatura no Brasil os ttulos que, pelos seus mritos, lhe pertencem. Em que pesem suas imperfeies, a Histria da Caricatura no Brasil o mais abrangente painel da histria da nossa imprensa de humor que se conhece. A Histria da Caricatura no Brasil tambm a maior contribuio para a histria da imprensa brasileira j empreendida por um escritor. Obra de referncia obrigatria para os que estudam a vida cultural brasileira, o livro que os especialistas procuram e j no encontram, est por merecer uma nova edio.

ISABEL LUSTOSA: roteiro para Herman Lima

Das könnte Ihnen auch gefallen