Sie sind auf Seite 1von 10

A Situao De Vulnerabilidade Social Da Famlia Dos Apenados Da Penitenciria Lemos Brito

Tweet

Introduo O estudo tem como objetivo caracterizar a situao de vulnerabilidade social da famlia dos apenados da Penitenciria Lemos Brito, que desassistida pelas polticas pblicas, se vm impossibilitadas de responderem s necessidades bsicas de sobrevivncia, fato esse que ocasiona o no comparecimento das mesmas visitao, provocando at mesmo a fragilizao dos vnculos scio-familiares. O referido estudo surgiu a partir dos atendimentos onde Servio Social da Penitenciria lemos Brito percebeu com base na fala dos apenados, que a questo da reduo de visitas tem como um de seus fatores as dificuldades financeiras das famlias para se locomoverem at a unidade prisional. Estas dificuldades podem acabar afastando os mesmos, fazendo com que no compaream s visitaes, e como conseqncia, a possibilidade at mesmo da fragilizao dos vnculos scio-familiares. A famlia tem um papel muito importante no crcere que dar suporte ao apenado no ambiente prisional, sendo que a vulnerabilidade dessa famlia pode vir a contribuir para desarticular esse papel. A participao da famlia ao longo do cumprimento da pena poder reduzir o sofrimento da recluso, ao mesmo tempo em que mantm preservados os laos afetivos, podendo favorecer o processo de reinsero, pois aqueles que no possuem esse apoio podero estar mais vulnerveis reincidncia e o retorno ao crcere. extremamente importante e necessria a caracterizao da situao de vulnerabilidade social das famlias dos apenados da unidade prisional Lemos Brito, visando assim compreender se o no comparecimento dos familiares na visitao est relacionado situao do acesso aos programas socioassistenciais, analisando as implicaes e os modos atravs dos quais esta realidade encarada pelos apenados e seus familiares.

O estudo acerca dessa problemtica ir permitir evidenciar que o no acesso aos programas socioassistencias, poder interferir na relao da famlia com os apenados no processo de recluso, como tambm na ampliao e na melhoria do acesso dessas famlias aos programas socioassistenciais, possibilitando ainda a se criar uma poltica voltada diretamente para a famlia. Entendendo que a precariedade na dimenso da visitao devido s dificuldades financeira mostra-se relacionada ao acesso aos programas socioassistenciais [1], o presente estudo se prope caracterizar a situao de vulnerabilidade social das famlias dos apenados da Penitenciria Lemos Brito; Identificar o perfil scio-econmico das famlias dos apenados da Penitenciaria Lemos Brito; Diagnosticar as dificuldades apresentadas pelas famlias no decorrer do cumprimento da pena do individuo encarcerado e Identificar as relaes entre o acesso das famlias dos internos da Penitenciaria Lemos Brito aos programas socioassistenciais e a situao de vulnerabilidade em que se encontram.

[1] Programas socioassistenciais de transferncia de renda designados s famlias como bolsa famlia, cheque cidado caracterizado pela PNAS - Poltica Nacional de Assistncia Social. Desenvolvimento Como fundamentao terica pesquisa fez um debate terico sobre a funo social do sistema prisional na contemporaneidade onde foi retratado que as prises so aparelhos de reproduo da ideologia do capital que procuram comprovar que a no prtica do trabalho a certeza e a conduo para a criminalidade, isentando ento a participao do sistema capitalista na produo da delinqncia e criminalidade, e a idia de que a sociedade e as oportunidades que nela se encontram disponveis para todos, depende de que cada um se enquadre individualmente. Foram criadas com a inteno de serem um lugar onde o preso pagaria por todos os seus crimes, o criminoso experimentaria o isolamento da famlia, dos amigos e de outras relaes sociais, seria a escola do sofrimento e arrependimento.

O sistema prisional no representa apenas uma simples questo de grades e muros, de celas e trancas, como pensam muitos. Ao contrrio, concentra um universo oculto, coercitivo, inacessvel e muito particular. O objetivo maior dessa instituio fechada est, exatamente, na manuteno da ordem interna, mediante seu poder repressivo. Trata-se de um mundo complexo. Sem objetivos comuns definidos, exceto o da segregao social e de seu custodiamento intramuros. A priso no pode ser vista socialmente como depsito de homens indesejveis, mas sim como um espao onde estes pagaro por seus crimes, e tendo a devida oportunidade de sair para uma vida melhor, com alguma perspectiva de uma insero diferenciada, e positiva, no s de forma individual, mas para toda a sociedade. Deveria haver investimento de fato, para que o trabalho de reinsero social, fosse estruturado com seriedade e compromisso, desde o momento do ingresso do infrator no crcere, fugindo da perspectiva que no respeita direitos e transforma o espao prisional em uma escola de aperfeioamento de criminosos. Foi feito uma discusso sobre o papel das polticas sociais frente realidade atual na qual foi discutido o surgimento do Welfare state devido a expanso do sistema capitalista,, o chamado Estado de Bem Estar Social que veio como resposta s demandas sociais em virtude dos impactos nocivos do Capitalismo na sociedade. Segundo (DRAIBE: 1988, 21) seu incio efetivo d-se exatamente com a superao dos absolutismos e a emergncia das democracias de massa. Mediante a essas questes expostas pelo capitalismo e neoliberalismo surgem as polticas sociais, onde o Estado tenta dar respostas para essas questes, questes essas que para o Estado fruto de uma presso. As polticas sociais surgiram como forma de responder s questes sociais geradas a partir da implantao deste novo modelo. As polticas sociais contundo, caracterizam-se como sendo de carter compensatrio, uma vez que no garante a emancipao humana nem altera, significadamente, o padro de vida, ocupa-se em amortecer os impactos ocasionados com a adoo do modelo neoliberal, sobretudo na rea trabalhista. Nacionalmente falando, a assistncia ganha status de direito ao ser inserido no trip da seguridade social e como poltica pblica, atravs da promulgao da Constituio de 1988 conhecida por priorizar os direitos sociais democrticos

A assistncia social responsvel por garantir praticamente, a incluso e a proteo social a crianas, adolescentes, jovens e idosos e a grupos freqentemente marginalizados como: os portadores de necessidades especiais, os submetidos explorao sexual e ao trabalho infantil, s crianas e adolescentes drogadicios,s crianas, idosos e mulheres vitimas de violncia, as crianas abandonadas,s pessoas em situao de rua e migrantes. Com a reformulao estatal, atravs da nova constituio, outras inovaes foram feitas como a implementao da Lei Orgnica da Assistncia Social (LOAS) n 8.742/93. Esta lei esclarece sobre o direito civil e dever do Estado de acessar e oferecer, respectivamente,a Assistncia Social de forma gratuita quem dela necessitar, o que se configura como contraditria uma vez que apregoa a universalizao mas se utiliza de critrios focalistas. A LOAS prope uma inovao em todos os aspectos, voltando suas foras para o enfrentamento da pobreza, visto que somente o assistencialismo emergencial insuficiente para extinguir o problema. O pblico alvo da poltica de assistncia social so aqueles includos na linha de pobreza (os que ganham ate salrio mnimo) e da indigncia (aqueles cuja renda corresponde a do salrio mnimo). Segundo a PNAS- Poltica nacional de Assistncia Social (2004) em consonncia com o LOAS, para a consecuo de seus objetivos, a Assistncia Social trabalha numa perspectiva de intersetorialidade com aquelas polticas voltadas para garantia de diretos. Em seu 1 captulo, a LOAS dispe sobre as definies e objetivos da assistncia no que tange a proteo famlia, infncia, adolescncia, velhice e pessoa portadora de necessidades especiais. Em seu 2 captulo trata os princpios de Diretrizes. Estabelece como princpios a universalizao, dignidade e autonomia. Como diretriz essencial, a LOAS prev a descentralizao, o comando nico em esfera de cada governo e a participao da populao na formulao das polticas sociais e no controle das aes da rea da assistncia social.

No seu 3 captulo, a LOAS dispe sobre a organizao e gesto da assistncia social, ficando a cargo do Ministrio do Bem Estar Social a coordenao da Poltica Nacional de Assistncia Social. No 4 captulo da lei, verificamos os assuntos referentes a benefcios como o BPC (Benfico de Prestao Continuada que oferece um salrio aos idosos e portadores de necessidades especiais incapazes de prover a subsistncia) servios, programas e projetos da Assistncia. A questo do financiamento da assistncia social ser abordado no captulo 5, registrando que devera contar com recursos da Unio, Estados e Municpios, estando responsvel por gerir o Fundo Nacional da Assistncia Social FNAS- o rgo da administrao federal e responsvel pela poltica nacional de assistncia social. Em seu ltimo captulo, so observadas as Disposies Gerais e Transitrios, que ligam-se diretamente ao reagrupamento dos rgos federais de assistncia social no vigor da lei. Logo, a LOAS deixa claro que a Assistncia Social poltica bsica, por ser direito de todos e dever do Estado, incluindo-se na seguridade social de forma no-contributiva, sendo que ao provimento dos mnimos sociais deve-se buscar aes integradas de iniciativas pblicas da sociedade. Para garantir unidade s necessidades assistenciais populao, pensou-se num sistema integrado de aes e servios especficos na rea de assistncia social SUAS (Sistema nico de Assistncia Social) que foi oficializado pelo decreto presidencial n 5047, 11 de maio de 2004, descentralizado e participativo, afim de eqalizar a proteo social e a cidadania. Atravs do LOAS, o SUAS reequaciona os rgos e servios para que cumpram adequadamente suas funes. Segundo Paura: O SUAS constitudo pelo conjunto de servios, programas, projetos e benficos no mbito da assistncia social prestados diretamente ou por meio de convnios com organizaes sem fins lucrativos, por rgos e instituies pblicas federais, estaduais e municipais da administrao direta e indireta e das funes mantidas pelo poder pblico. Pressupe a unificao de aes por categorias e segmentos sociais e entre as

esferas do governo, considerando sua implantao de forma gradual, respeitando diferenas regionais de cada municpio.(2006:01) O SUAS tem como objetivo garantir a concretude dos preceitos da LOAS,e torna parte integrante o governo federal, com o estadual e o municipal numa ao pblica afim da garantia de direitos universais. Remetendo novamente ao SUAS, atravs da lei nacional ele deve ser institucionalizado, regulando em todo territrio nacional, adequando-se a condies para a extenso e universalizao da proteo social de seguridade social aos brasileiros, atravs da poltica de assistncia social, mantendo a vigilncia social, regulaes socioassistenciais e proteo social bsica e especial para as delimitadas situaes de risco social e vulnerabilidade, defesa social e institucional de direitos socioassistenciais. Por ultimo foi feito uma discusso sobre as implicaes do sistema capitalista na realidade das famlias dos indivduos encarcerados, onde nos retratamos que a difuso do sistema capitalista pelo mundo veio trazendo consigo a idia da individualizao, do lucro e o pensamento neoliberal; com isso a abertura dos mercados e a dominao do capital e do lucro pelos pases desenvolvidos fazem crescer a situao de pobreza, ao mesmo tempo em que cresce a desigualdade social das populaes. O Estado vai ficando cada vez mais debilitado, perdendo suas mais nobres funes, comeando com a dominao econmica. Esta debilidade em seu poder de interveno reflete-se, sobretudo, na sua falta de condies de enfrentar essa onda crescente. O desemprego e a falta de investimentos em polticas pblicas ditas universais, como educao e sade, diminuem cada vez mais. Empregos que antes eram garantidos, hoje, no so mais do que meros trabalhos temporrios. Em busca da mo de obra barata, as empresas passaram a terceirizar trabalhos, deixando de se responsabilizar pelos encargos trabalhistas. Operrios que antes exerciam o trabalho no interior das fbricas, com carteira assinada, plano de sade, creche para os filhos, hoje acabam por se contentar em exercer um trabalho informal, muitas vezes dentro de sua prpria casa, com o auxlio de toda a famlia, utilizando-se do trabalho infantil, sem as mnimas condies de salubridade. Hoje, as fbricas usam, na sua maioria, grandes mquinas computadorizadas, onde antes eram usados inmeros empregados.

Essa racionalizao, relativa mo-de-obra, passa a ter conseqncias desastrosas na sociedade. A primeira conseqncia o empobrecimento da populao em que a parte que no perde seus empregos acaba tendo seus salrios reduzidos. As riquezas, dessa forma, passam para as mos de poucos, enquanto a grande maioria acaba sendo sacrificada, marginalizando parte da sociedade e criando uma diviso entre os mais favorecidos e os que nada tem. Outro aspecto que tem de ser entendido como forte gerador de desigualdade salarial a falta de acesso do trabalhador educao. A falta do trabalho isola o ser humano, deixando sem condies de acesso escolaridade a ele prprio e seus filhos, produzindo-se um crculo vicioso. Realmente, sem trabalho digno no h condies dignas de sobrevivncia, nem de educao. Sem educao no se pode disputar um mercado de trabalho restrito e qualificado. Contudo, para assegurar sua existncia, o capitalismo necessita de mo-de-obra interessada em vender sua fora de trabalho. Ocorre, ento a to propalada rivalidade entre aqueles que detm os meios de produo e aqueles que possuem, apenas, a fora de trabalho. Portanto muitas pessoas se encontram excludas da riqueza socialmente produzida, pois vivemos numa sociedade marcada pelas desigualdades sociais, na qual o papel do Estado cada vez mais minimizado no que se refere ateno da populao como todo. A situao de vulnerabilidade social da famlia pobre se encontra diretamente ligada misria estrutural, agravada pela crise econmica que lana o homem ou a mulher ao desemprego ou subemprego, impedindo-as de cumprirem suas funes bsicas. A situao socioeconmica o fator que mais tem contribudo para a desestruturao da famlia, repercutindo diretamente nos mais vulnerveis desse grupo onde os filhos, vtimas da injustia social, se vem ameaados e violados em seus direitos fundamentais. A pobreza, a misria, a falta de perspectiva de um projeto existencial que vislumbre a melhoria da qualidade de vida, impe a toda a famlia uma luta desigual e desumana pela sobrevivncia. Segundo Kaloustian: ... a situao de vulnerabilidade das famlias encontra-se diretamente associada sua situao de pobreza e ao perfil de distribuio de renda do pais. (2005:12)

Entretanto trata-se de um estudo de campo, pautado na pesquisa quali-quantitativa. O instrumento utilizado foi a entrevista semi-estruturada com 12 companheiras dos apenados da Penitenciaria Lemos Brito, que possuem mais de 3 filhos. Para a realizao da anlise de dados foi utilizada a anlise de contedo, a qual se remeteu aos seguintes eixos: situao scio-econmica da famlia dos apenados da Penitenciaria Lemos Brito; Diagnostico das dificuldades apresentadas pelas famlias dos apenados da Penitenciaria Lemos Brito e a relao entre o acesso das famlias dos apenados da Penitenciaria Lemos Brito aos programas socioassistenciais e a situao de vulnerabilidade em que se encontram. O estudo chegou aos seguintes resultados: H um nvel de precariedade nas condies que so caracterizadas por famlias numerosas, sendo 42% composta por mais de seis membros, onde 92% tem como renda familiar de at 1 salrio mnimo; H um baixo nvel de escolaridade nestas famlias, onde 75% possui somente o ensino fundamental, com uma ausncia de qualificao profissional, onde 59 % vinculam-se ao trabalho domstico, sendo 92% destas mesmas famlias no mercado so marcadas tambm pela ausncia do vnculo empregatcio; H um percentual de 58% das famlias que acessam estes referidos programas, embora 42% das famlias dos apenados no obtiveram o respectivo acesso, no conseguindo assim de suprir as necessidades bsicas de sobrevivncia; Verificamos que 100% das entrevistadas dizem que as maiores dificuldades vivenciadas consistem na criao dos filhos e as dificuldades financeiras para a manuteno da sobrevivncia. A causa do no comparecimento na visitao advindo da distancia e das dificuldades financeiras, onde 50% comparecem na visitao quinzenalmente. Concluses Este estudo tem como objetivo caracterizar a situao de vulnerabilidade da famlia dos apenados da Penitenciaria Lemos Brito, tal inquietao surgiu ao percebermos que h uma precariedade na dimenso da visitao, muitas vezes relacionada s dificuldades financeiras, bem como s formas tambm restritas de acesso aos programas scioassistenciais de transferncia de renda. Para chegarmos aos resultados da pesquisa ns analisamos o perfil socioeconmico da famlia dos apenados da Penitenciria Lemos Brito, identificando as formas de obteno de renda, assim como estratgias de

sobrevivncia; diagnostico das dificuldades enfrentadas pelas famlias, analisando as dificuldades que enfrentam ao longo do cumprimento da pena do individuo encarcerado; a relao entre o acesso dessas famlias aos programas socioassistencias e a situao de vulnerabilidade em que se encontram analisando como essas famlias que se encontram em situao de vulnerabilidade acessam os programas socioassistenciais. Ao vivenciar a experincia de estagio na Penitenciaria Lemos Brito, pude obter um novo olhar, sobre a realidade do Sistema, dos apenados e familiares desmistificando pr-noes, muitas delas exteriorizadas a partir de um senso comum deflagrado pela mdia. A sociedade fecha os olhos realidade cotidiana desses homens e dessas famlias, os quais so precariamente amparados pelo aparelho estatal, e se vem, a todo o momento, subtrado de sua dignidade e da retirada de suas identidades pessoais. A famlia, enquanto instituio de suma importncia no processo de reintegrao social do individuo encarcerado, no se enxerga como detentora desse poder uma vez que, para tanto deveria ter o respaldo social necessrio o que configura um crculo vicioso de reproduo da dualidade: excluso X marginalidade por esta no possuir condies de cumprir suas funes bsicas que faz referncia socializao de seus membros. O desgaste da famlia em todos os seus aspectos afeta sobremaneira os vnculos sciofamiliares, sendo por mim constatado o protagonismo do fator econmico que segrega, exclui e lana mulheres e crianas ao mercado a fim de suprir suas necessidades, ou dependendo de ajuda emergenciais, num quadro de total incerteza e sem perspectiva de futuro. A partir destes quase dois anos de estgio o desenvolvimento desta pesquisa me levou a concluir que a famlia a base que da sustentabilidade ao individuo, principalmente ao apenado, um dos principais fatores de ligao com a sociedade livre, sem falar que a mesma acaba contribuindo como principal agente da reinsero social. Sendo que a situao de vulnerabilidade em que se encontram desarticula esse papel, podendo assim impossibilitar um melhor cumprimento da pena desse individuo encarcerado.

O estudo aponta essa situao de vulnerabilidade da famlia do apenado da Penitenciria Lemos Brito que desassistida pelas polticas pblicas se v impossibilitada de responder as necessidades bsicas de seus membros. Penso que, somente atravs de uma poltica pblica diferenciada para esse segmento familiar em questo, conhecido seu histrico de discriminao e vulnerabilidade, que alcanaramos ao patamar de humanizao e civilidade pretendido, com vistas ao pleno exerccio da participao, cidadania e emancipao pelos quais lutamos. Portanto, como proposta a ser apresentada sugiro a possibilidade de se reverter a concepo de famlia pela prpria poltica penitenciria com a colocao da mesmo como sujeito com direitos a uma poltica emancipatoria e no clientelista Referncia Bibliogrfica: BRASIL Presidncia da Repblica Federativa. Lei Orgnica de Assistncia Social - lei n 8.742/93 DRAIBE, Snia & Henrique, Wilns. Welfare State, Crise e Gesto da Crise. IN: Revista Brasileira de Cincias Sociais, vol.3, n 6, So Paulo: ANPOCS, 1988, P.53-78. KALOUSTIAN SM & FERRARI M. Introduo p. 11. In Kaloustian SM (org.). Famlia brasileira, a base de tudo. Ed. Cortez-Unicef, So Paulo-Braslia 2005. PAURA, Simone G., Assistncia Social e o SUAS Sistema nico de Assistncia Social, Apostila sobre o Trabalho Profissional. PNAS- Poltica nacional de Assistncia Social- Braslia , setembro de 2004. SUAS Sistema nico de Assistncia Social- lei n 5.047 / 04.

Das könnte Ihnen auch gefallen