Sie sind auf Seite 1von 2

Culinria

Receita cazra minra de: i di repi nu i ii


INGRIDIENTI: 5 denti di i 3 cui di i
1 cabsss di repi 1 cui di mastumati s agosto

Modi faz
Casca o i, pica o i i soca o i cum s. Quenta o i na cassarola i foga o i socado no i quentim. Pica o repi beeemmm finim. Foga o repi no i quentim junto cum o i fogado. Pim a mastumati i mxi cum a cui pra faz o mi. Sirva cum ris i melti. Isso bom dimais da conta s.

Existem muitas brincadeiras a respeito do modo como falam certos grupos de pessoas de vrios Estados brasileiros. A receita lida um exemplo, pois imita, com certo exagero, a fala de mineiros de certas regies e, para isso, deixa de seguir as regras da lngua escrita. Reescreva a receita de acordo com as normas da lngua escrita. a) Na receita foram usados verbos: picar, socar, pr. Que outros verbos ou expresses poderamos usar no lugar desses, sem modificar o sentido das frases? b) No trecho "Casca o i, pica o i i soca o i cum s. Quenta o i na cassarola i foga o i socado no i quenrim", h repetio de duas palavras. Identifique-as. c) A repetio de palavras muito comum na lngua falada. Como voc reescreveria o trecho a fim de evitar ou amenizar as repeties? d)Na receita lida, o locutor emite sua opinio a respeito do prato, embora esse procedimento no seja comum nas receitas. Identifique o trecho em que isso ocorre. e)No trecho "beeemmm finim", observe a forma como a palavra bem foi escrita. O que essa grafia sugere quanto ao modo de pronunciar a palavra? f)Embora a receita seja uma brincadeira, voc acha que esses ingredientes e as indicaes do modo de fazer podem resultar num prato saboroso? g)A lngua empregada na receita lida diferente daquela utilizada por jornais, revistas e livros. Apesar disso, possvel compreender a receita? Correo ortogrfica O gerente de vendas recebeu o seguinte fax de um dos seus novos vendedores: Seo Gomis, o criente de belzonte pidiu mais cuatrucenta pessa. Faz favor toma as providenssa. Abrasso, Nirso Aproximadamente uma hora depois recebeu outro. Seo Gomis, os relatorio di venda vai xega atrazado proque to fexando umas venda. Temo que manda treiz miu pessa. Amanha to xegando. Abrasso, Nirso No dia seguinte: Seo Gomis, num xeguei pucausa de que vendi mais deis miu em Beraba. To indo pra Brazilha. No outro: Seo Gomis, Brazilha fexo 20 miu. Vo pra Frolinoplis e de l pra Sum Paulo no vinho das cete hora. E assim foi o ms inteiro.

O gerente, muito preocupado com a imagem da empresa, levou ao presidente as mensagens que recebeu do vendedor. O presidente, um homem muito preocupado com o desenvolvimento da empresa e com a cultura dos funcionrios, escutou atentamente o gerente e disse: - Deixa comigo que eu tomarei as providncias necessrias. E tomou. Redigiu de prprio punho um aviso que afixou no mural da empresa, juntamente com os faxes do vendedor: - A parti de oje nois tudo vamo faz feito o Nirso. Si priocup menos em iscrev serto mod a vende maiz. Acinado, O Prezidenti (Texto em circulao na internet, set. 2001) Exerccios O texto acima circulou pela internet como uma piada, sempre identificado por correo ortogrfica. Essa piada nos faz refletir sobre avaliao que se faz das pessoas a partir de um determinado uso que fazem da lngua, seja na sua forma oral ou escrita. a) Por que, no texto, podemos dizer que a viso do gerente reflete uma viso lingstica preconceituosa? b) De que maneira a atitude tomada pelo presidente da empresa demonstra que o uso de uma variante lingstica no pode ser associado avaliao que se faz do falante que a utiliza? c) Voc identifica trechos desse texto que so comuns nossa fala? Quais? e) No texto, sabemos que o novo vendedor um bom funcionrio e que apresenta um grande volume de vendas. H algumas expresses temporais que indicam a sua evoluo no decorrer do tempo, indique-as.
Variao e adequao lingstica Utilizamos uma variedade lingustica diferente em cada situao. Falar e escrever bem significa ter o mnio do maior nmero possvel de variedades lingsticas e utiliz-Ias nas mais diferentes situaes, de acordo com o interlocutor e a situao de comunicao. Por exemplo, a gria pode ser bem-aceita numa conversa informal entre amigos skatistas ou surfistas; j em outra situao, como numa conversa com o diretor da escola, a gria normalmente no adequada, pois a situao e os interlocutores so diferentes e linguagem mais comum nesse contexto a variedade padro. Lngua e identidade Alm de ser um meio de interao social, a lngua tambm uma forma de identidade cultural e grupal. Falar a mesma lngua de outra pessoa geralmente equivale a ter com ela muitas coisas em comum: referncias culturais, esportivas, musicais, hbitos alimentares, etc. A lngua , portanto, um elemento importante na definio da identidade de um povo ou de um grupo social. Mas no s isso. Alm da nossa identidade social, a lngua revela tambm muito do que somos individualmente. Ela mostra nossa agressividade, afetividade, formalidade, gentileza, educao, et . A tira abaixo um exemplo de corno a lngua cria uma identidade grupal.

(Angeli. Os skrotinhos. so Paulo Devir/Jacarand, 2000. p. 42.)

Das könnte Ihnen auch gefallen