Sie sind auf Seite 1von 8

Fazendo Escola, Educando para Novos Valores no Trnsito Professor do Ensino Fundamental I uma das opes em EAD para

a atender educadores e interessados pelo tema.

Autor Antonio Elias Coelho da Silva

TRANSITAR NO TRNSITO

So Paulo Novembro de 2011

INTRODUO Tendo em vista que nossa sociedade atualmente caminha em busca de um desenvolvimento tecnolgico e em busca da competitividade, este tem a importncia de transmitir para as crianas a relevncia da educao e segurana em seu deslocamento no trnsito, os cuidados que se devem ter no dia a dia sem que precise atuar com esprito de rivalidade. Com isso, procuramos amenizar o estresse entre as crianas em brincadeiras, jogos, enfim na convivncia social. A idia de trabalhar este tema a necessidade de conscientizar sobre a questo da segurana no trnsito e alguns problemas causados por ele. Este projeto ampliar no s o conhecimento como despertar o senso critico da criana e proporcionar atividades relacionadas ao tema, partindo da realidade cotidiana de cada um, valorizando e percebendo a importncia da educao no trnsito e a formao do cidado.

JUSTIFICATIVA Trabalhar a problemtica do trnsito hoje em dia uma realidade compreendida entre as diversas atividades exercidas pelos educadores no apenas das sries iniciais, mas em todas as demais. Sendo esta uma atividade que requer muita dedicao e comprometimento; pois sendo uma fase de formao de conceitos e preparao para o exerccio da cidadania, o papel do professor se torna indispensvel. Todavia apenas o falar muitas vezes no se torna suficiente para despertar na criana o interesse por um assunto que parece coisa de gente grande. A criana precisa se sentir importante nesse contexto, partindo da perspectiva de que ela parte fundamental nessa dinmica, pois seja para se deslocar para a escola, seja em um passeio, na ida ao supermercado, etc, ela esta tambm participando do trnsito. E o que mais importante ainda, que precisa estar em segurana sempre, assim como a sua famlia e todas as demais pessoas que tambm estiverem envolvidas no trnsito. A utilizao de jogos manuais ou interativos atravs de sites especficos, brincadeiras, desenhos, etc podem se tornar facilitadores desse trabalho. De acordo com Queiroz e Martins (2002)
Em oposio, as atividades cooperativas fomentam a segurana nas competncias individuais e contribuem para o desenvolvimento do senso coletivo,da solidariedade,da unio de pessoas rumo a um objetivo.Assim,cabe ao educador estimular a independncia entre seus educandos por meio de situaes compartilhadas,por meio de atividades que valorizem a ao e o respeito com o outro,que valorizem o jogador e no o jogo,que promovam a apreciao de uns com os outros,a cumplicidade,de forma que os benefcios sejam distribudos para todos.

Desta forma a utilizao de diferentes recursos e uma metodologia mais ldica, certamente far com que esse aprendizado seja mais eficaz e apresente melhores resultados.

OBJETIVOS Objetivo Geral Despertar para a conscientizao do problema que o andar nas ruas da cidade e para a compreenso da dinmica do trnsito e do espao urbano, partindo das ruas do bairro onde reside.

Objetivos Especficos Dinamizar o trabalho da referida temtica atravs de atividades prticas como jogos e brincadeiras. Desenvolver na criana o senso de responsabilidade para que sejam observadoras das atitudes de seus pais em situaes cotidianas no trnsito. Estimular a criana para que desde cedo j desenvolva senso de respeito ao prximo e compromisso com a vida.

METODOLOGIA Total de 05 etapas divididas em duas semanas: 1- Na primeira etapa da aplicao do projeto, em roda de conversas nos apresentaremos, falando sobre a importncia do projeto e destacaremos a razo pela escolha do tema. Em seguida contaremos para as crianas a histria da cigarra que s queria cantar e tocar enquanto a formiga ficava trabalhando, colhendo alimentos e se preparando para o inverno. Questionar no final sobre a relao da histria com o tema apresentado. 2- Na segunda etapa, apresentaremos uma caixa com diversas tarefas engraadas, aplicaremos a brincadeira da caixa de surpresa. As crianas ficaro em crculo, a caixinha rodar de mo em mo, quando a msica parar a criana que estiver com a caixa, retirar o papel com a tarefa. Tarefas que as crianas tero que danar, abraar um amigo, apertar a mo, etc. Aplicaremos a brincadeira cumprimento amigo. Pediremos que as crianas caminhem livremente pela sala, ao som de um apito, elas cumprimentaro seu colega mais prximo, com um abrao e aperto de mo. 3- Na terceira etapa, brincaremos com chocalhos para simbolizar o barulho no transito. Simularemos faixas de segurana e travessias de pedestres, as criana iro se deslocar imitando um veiculo e alguns fazendo barulhos e apressando os outros que estiverem na frente.Alguns iro andar com os olhos vendados. Com isso as crianas podero perceber um pouco do estresse e percebero tambm como se deslocar sem conscincia ou sem viso. 4- Na quarta etapa, levaremos as crianas para sala de tecnologia e apresentaremos filmes educativos sobre o tema e depois faremos questionamentos e debates sobre o assistido. Em seguida faremos cartazes utilizando fotos, revistas e desenhos elaborados pelas crianas sobre o tema. 5- Na quinta etapa faremos uma nova roda de conversa e discutiremos sobre o aprendizado e fecharemos com uma exposio dos trabalhos feitos pelas crianas atravs de fotos e cartazes que sero exibidos no espao da escola, e convidaremos os pais e amigos das crianas para visitar esta exposio.

Material necessrio Vdeos e CDs Revistas e jornais Livros pedaggicos. Brinquedos e fantoches.

CONSIDERAES FINAIS Com este projeto as crianas percebero a importncia de cooperar com o prximo. Por meio de brincadeiras, vdeos e jogos enfatizamos como abordagem principal, o problema no trnsito, a falta de educao e a individualidade que vivemos hoje em dia, onde as pessoas s olham e se preocupam consigo mesma esquecendo-se dos outros, Temos a conscincia que isso ainda muito pouco e que tem muito ainda a ser feito, com certeza sabendo que esse um problema de todos e assim conseguiremos passar um pouco dos objetivos de nosso projeto para que elas compreendam que no vivemos sozinhos e isolados e que precisamos do outro, de amigos que nos ajudem a compartilhar saberes, pensamentos e idias, assim poderemos perceber e reconhecer o valor da educao para todos a nossa volta, tornando a vida mais humana e significativa. Desta forma, visamos a conscientizao das crianas sobre a importncia de refletirmos sobre a educao no transito, para pensarmos sobre nossos atos afim de corrigir erros futuros, construindo assim uma sociedade mais solidaria e humana.

Referencia Bibliogrfica

QUEIROZ, Tnia Dias;MARTINS,Joo Luiz.Pedagogia Ldica Jogos e Brincadeiras de A a Z.1 Ed,So Paulo:Rideel,2002, http://www.blackboard.sp.senac.br/webapps/portal/frameset.jsp?tab_id=_2_1&url= %2fwebapps%2fblackboard%2fexecute%2flauncher%3ftype%3dCourse%26id %3d_17382_1%26url%3d Acesso em 16/11/2011

Das könnte Ihnen auch gefallen