Sie sind auf Seite 1von 15

PROTENAS

CONCEITO GERAL

As protenas so as molculas orgnicas mais abundantes e importantes nas clulas e perfazem 50% ou mais de seu peso seco. So encontradas em todas as partes de todas as clulas, uma vez que so fundamentais sob todos os aspectos da estrutura e funo celulares. Existem muitas espcies diferentes de protenas, cada uma especializada para uma funo biolgica diversa. Alm disso, a maior parte da informao gentica expressa pelas protenas. Pertencem classe dos peptdeos, pois so formadas por aminocidos ligados entre si por ligaes peptdicas. Uma ligao peptdica a unio do grupo amino (-NH 2 ) de um aminocido com o grupo carboxila (-COOH) de outro aminocido, atravs da formao de uma amida.

So os constituintes bsicos da vida: tanto que seu nome deriva da palavra grega "proteios", que significa "em primeiro lugar". Nos animais, as protenas correspondem a cerca de 80% do peso dos msculos desidratados, cerca de 70% da pele e 90% do sangue seco. Mesmo nos vegetais as protenas esto presentes. A importncia das protenas, entretanto, est relacionada com suas funes no organismo, e no com sua quantidade. Todas as enzimas conhecidas, por exemplo, so protenas; muitas vezes, as enzimas existem em pores muito pequenas. Mesmo assim, estas substncias catalisam todas as reaes metablicas e capacitam aos organismos a construo de outras molculas - protenas, cidos nuclicos, carboidratos e lipdios - que so necessrias para a vida.

COMPOSIO

Todas contm carbono, hidrognio, nitrognio e oxignio, e quase todas contm enxofre. Algumas protenas contm elementos adicionais, particularmente fsforo, ferro, zinco e cobre. Seu peso molecular extremamente elevado. Todas as protenas, independentemente de sua funo ou espcie de origem, so construdas a partir de um conjunto bsico de vinte aminocidos, arranjados em vrias seqncias especficas.

FUNO

Elas exercem funes diversas, como: - Catalisadores; - Elementos estruturais (colgeno) e sistemas contrteis; - Armazenamento(ferritina); - Veculos de transporte (hemoglobina); - Hormnios; - Anti-infecciosas (imunoglobulina); - Enzimticas (lipases); - Nutricional (casena); - Agentes protetores.

Devido as protenas exercerem uma grande variedade de funes na clula, estas podem ser divididas em dois grandes grupos: - Dinmicas - Transporte, defesa, catlise de reaes, controle do metabolismo e contrao, por exemplo;

- Estruturais - Protenas como o colgeno e elastina, por exemplo, que promovem a sustentao estrutural da clula e dos tecidos.

CLASSIFICAO DAS PROTENAS

Quanto a Composio: - Protenas Simples - Por hidrlise liberam apenas aminocidos. - Protenas Conjugadas - Por hidrlise liberam aminocidos mais um radical no peptdico, denominado grupo prosttico. Ex: metaloprotenas, hemeprotenas, lipoprotenas, glicoprotenas, etc.

Quanto ao Nmero de Cadeias Polipeptdicas: - Protenas Monomricas - Formadas por apenas uma cadeia polipeptdica. - Protenas Oligomricas - Formadas por mais de uma cadeia polipeptdica; So as protenas de estrutura e funo mais complexas.

Quanto Forma: - Protenas Fibrosas - Na sua maioria, as protenas fibrosas so insolveis nos solventes aquosos e possuem pesos moleculares muito elevados. So formadas geralmente por longas molculas mais ou menos retilneas e paralelas ao eixo da fibra. A esta categoria pertencem as protenas de estrutura, como colgeno do tecido conjuntivo, as queratinas dos cabelos, as esclerotinas do tegumento dos artrpodes, a conchiolina das conchas dos moluscos, ou ainda a fribrina do soro sanguneo ou a miosina dos msculos. Algumas protenas fibrosas, porm, possuem uma estrutura diferente, como as tubulinas, que so formadas por mltiplas subunidades globulares dispostas helicoidalmente. - Protenas Globulares - De estrutura espacial mais complexa, so mais ou menos esfricas. So geralmente solveis nos solventes aquosos e os seus pesos moleculares situam-se entre 10.000 e vrios milhes. Nesta categoria situam-se as protenas ativas como os enzimas, transportadores como a hemoglobina, etc.

Esquemas de protenas globulares e fibrosas

PROTENAS HOMLOGAS

So protenas que desempenham a mesma funo em tecidos ou em espcies diferentes. Estas protenas possuem pequenas diferenas estruturais, reconhecveis imunologicamente. Os segmentos com seqncias diferentes de aminocidos em protenas homlogas so chamados "segmentos variveis", e geralmente no participam diretamente da atividade da protena. Os segmentos idnticos das protenas homlogas so chamados "segmentos fixos", e so fundamentais para o funcionamento bioqumico da protena.

ORGANIZAO ESTRUTURAL DAS PROTENAS

As protenas possuem complexas estruturas espaciais, que podem ser organizadas em quatro nveis, crescentes em complexidade:

1 - Estrutura Primria - Dada pela seqncia de aminocidos e ligaes peptdicas da molcula. - o nvel estrutural mais simples e mais importante, pois dele deriva todo o arranjo espacial da molcula.

- A estrutura primria da protena resulta em uma longa cadeia de aminocidos semelhante a um "colar de contas", com uma extremidade "amino terminal" e uma extremidade "carboxi terminal". - A estrutura primria de uma protena destruda por hidrlise qumica ou enzimtica das ligaes peptdicas, com liberao de peptdeos menores e aminocidos livres. - Sua estrutura somente a seqncia dos aminocidos, sem se preocupar com a orientao espacial da molcula.

Frmulas

estruturais de amino cidos

alanina

glutamina

cido amino butrico serina

arginina asparagina

cido asprtico

fenilalanina

cistena

cido glutmico

glicina

leucina

histidina

lisina

homocistena

serina

valina

tirosina

metionina

triptofano

norvalina

2 - Estrutura Secundria

- dada pelo arranjo espacial de aminocidos prximos entre si na seqncia primria da protena. - o ltimo nvel de organizao das protenas fibrosas, mais simples estruturalmente. - Ocorre graas possibilidade de rotao das ligaes entre os carbonos a dos aminocidos e seus grupamentos amina e carboxila. - O arranjo secundrio de um polipeptdeo pode ocorrer de forma regular; isso acontece quando os ngulos das ligaes entre carbonos a e seus ligantes so iguais e se repetem ao longo de um segmento da molcula.

3 - Estrutura Terciria - Dada pelo arranjo espacial de aminocidos distantes entre si na seqncia polipeptdica. - a forma tridimensional como a protena se "enrola". - Ocorre nas protenas globulares, mais complexas estrutural e funcionalmente. - Cadeias polipeptdicas muito longas podem se organizar em domnios, regies com estruturas tercirias semi-independentes ligadas entre si por segmentos lineares da cadeia polipeptdica. - Os domnios so considerados as unidades funcionais e de estrutura tridimensional de uma protena.

4 - Estrutura Quaternria - Surge apenas nas protenas oligomricas. - Dada pela distribuio espacial de mais de uma cadeia polipeptdica no espao, as subunidades da molcula. - Estas subunidades se mantm unidas por foras covalentes, como pontes dissulfeto, e ligaes no covalentes, como pontes de hidrognio, interaes hidrofbicas, etc. - As subunidades podem atuar de forma independente ou cooperativamente no desempenho da funo bioqumica da protena.

AMINOCIDOS

CARACTERSTICAS GERAIS - So as unidades fundamentais das protenas.

- Todas as protenas so formadas a partir da ligao em seqncia de apenas 20 aminocidos. - Existem, alm destes 20 aminocidos principais, alguns aminocidos especiais, que s aparecem em alguns tipos de protenas. Os aminocidos que intervm na composio das protenas (existem outros) so nmero de 20 e obedecem estrutura geral representada na figura abaixo:

ESTRUTURA QUMICA GERAL - Os 20 aminocidos possuem caractersticas estruturais em comum, tais como: A presena de um carbono central, quase sempre assimtrico. Ligados a este carbono central, um grupamento carboxila, um grupamento amina e um tomo de hidrognio. O quarto ligante um radical chamado genericamente de "R", responsvel pela diferenciao entre os 20 aminocidos. a cadeia lateral dos aminocidos. o radical "R" quem define uma srie de caractersticas dos aminocidos, tais como polaridade e grau de ionizao em soluo aquosa.
O termo protena deriva do grego proteos, "que tem prioridade", "o mais importante". As protenas so consideradas as macromolculas mais importantes das clulas. E para muitos organismos, constituem quase 50% de suas massas. As protenas so formadas a partir da unio de muitos aminocidos. Elas possuem diversas funes nos mais diversos organismos. A partir disso, pode-se notar que as protenas no so somente as mais abundantes macromolculas, mas tambm, so muito importantes para a vida. As milhares de enzimas que um organismo possui so todas protenas com funes importantes. As informaes genticas, por exemplo, so expressas atravs de protenas.

As protenas, como dito, so formadas a partir da combinao de aminocidos. Entretanto, s existem 20 aminocidos primrios, a partir dos quais so formados outros aminocidos e as milhares de protenas. Mas, o qu as diferenciam? Uma protena tem funo de defesa (anticorpos, veneno de serpentes), outra, funo de reserva ( ovoalbumina, encontrada no ovo, casena, encontrada no leite) e outras, a funo estrutural (queratina, colgeno). Qual a diferena entre elas? A diferena a seqncia na qual os aminocidos se organizam. A partir dessa seqncia de organizao dos 20 aminocidos que a funo se destaca. Os aminocidos primrios so: (clique no nome para ver a estrutura, ser aberta outra janela) glicina, alanina, valina, leucina, isoleucina, fenilalanina, triptofano, serina, treonina, tirosina, cido asprtico, cido glutmico, lisina, arginina, histidina, metionina, cistena, cistina. Asparagina, glutamina e hidroxilisina so derivaes de outros aminocidos. A combinao destes aminocidos possibilita 1011 ou mais possveis seqncias de aminocidos, ou melhor, protenas. Dos 23 aminocidos, alguns so essenciais, ou seja, no so produzidos pelos organismos. Para o homem, 10 so essenciais(valina, leucina, isoleucina fenilalanina, triptofano, treonina, lisina, arginina, histidina e metionina). Eles so necessrios ao organismo e devem ser ingeridos, atravs da alimentao, por exemplo. As principais fontes de protenas so as carnes (de frango, de peixe e de boi), os ovos, os laticnios (leites, queijos e iorgutes) e as leguminosas (feijo, soja, lentilha). Como cada alimento possui alguns tipos de aminocidos e no outros, a necessidade de uma alimentao diversificada assencial. Como dito, as protenas possuem muitas funes biolgicas, entre elas, as enzimas, as protenas transportadoras, de reserva, estruturais e de defesa. Enzimas Protenas altamente especializadas e com atividade cataltica. Mais de 2000 enzimas so conhecidas, cada uma capaz de catalisar um tipo diferente de reao qumica. Protenas transportadoras So as responsveis por transportar especificadamente molculas ou ons de um rgo para outro. Um exemplo a hemoglobina, responsvel pelo transporte de oxignio dos pulmes aos outros rgos e tecidos. Protenas Contrteis ou de movimento So elas as responsveis pela funo de contrao de algumas clulas. So elas, tambm, as responsveis pela mudana de forma e movimento de algumas clulas. Exemplos deste tipo de protena so a actina e a miosina, que esto presentes no sistema contrtil de msculos esquelticos. Protenas Estruturais So protenas que servem para dar firmeza e proteo organismos. Um exemplo muito comum deste tipo de protena o colgeno, altamente encontrado em cartilagem e tendes, sendo bastante resistente tenso. Unhas e cabelos so formados, basicamente, por queratina, um outro tipo de protena estrutural. Protenas de defesa So protenas com funo de defesa de organismos contra invases de outras espcies. Exemplo disso, so os leuccitos (glbulos brancos, anticorpos), protenas especializadas com funo de reconhecer e neutralizar vrus, bactrias e outras protenas estranhas. Fibrinognio e trombina so outras protenas responsveis pela coagulao do sangue e preveno de perda sangunea em casos de cortes e machucados.

Alm dessas protenas, existem vrias outras, com funes o mais diversificadas possveis. No entanto, elas no sero discutidas aqui. A casena, protena presente no leite uma protena bastante completa, pois ela possui todos os aminocidos essenciais, ou seja, os aminocidos que so necessrios para o corpo humano e no so produzidos pelo organismo.

Cola de casena
Este experimento tem por objetivo o preparo de uma cola que utiliza leite como matria prima. QUESTO PRVIA Como voc acha que pode ser produzida uma cola a partir de leite? TEMPO PREVISTO 30 minutos. MATERIAL E REAGENTES 2 bqueres de 200 mL 1 proveta de 50 mL 2 pedaos de pano de aproximadamente 30 cm x 30 cm (malha de algodo d bons resultados) o 1 g de bicarbonato de sdio o 125 mL de leite desnatado o 1 limo
o o o

OBSERVAO

O bquer pode ser substitudo por um copo de vidro e a pipeta por seringa de injeo descartvel. PROCEDIMENTO Esprema o limo e coe o suco utilizando um pedao de pano. Adicione 30 mL de suco de limo a 125 mL de leite desnatado e agite bem. Coloque o outro pedao de pano sobre o segundo bquer e coe a mistura de casena e soro obtida. Este procedimento lento e poder ser acelerado se pequenas quantidades da mistura forem adicionadas, sempre com a posterior retirada da casena. As pores de casena retiradas (quase secas) podem ser colocadas sobre um pedao de jornal para que a umidade da massa obtida seja reduzida.

Aps a separao da casena, que dever ter consistncia semelhante a de um queijo cremoso, adicione o bicarbonato de sdio e misture bem at que a mistura se torne homognea. Acrescente 15 mL de gua e agite at que toda a massa seja dissolvida. A reao do cido restante (do limo) com o bicarbonato de sdio dever produzir uma pequena quantidade de espuma que em pouco tempo se desfaz. Utilize pequenos pedaos de madeira ou de papel para testar a sua cola. O resultado poder ser observado em algumas horas. Divida a cola restante em duas pores e armazene em frascos com tampa. Em um deles adicione algumas gotas de merthiolate incolor. Feche e agite. Guarde os dois frascos por quinze dias (no coloque em geladeira) e aps este perodo abra-os e observe. Teste a cola que foi conservada com merthiolate e verifique se ela mantm propriedades adesivas. DISCUSSO As colas tm sido utilizadas por milhares de anos para uma grande diversidade de aplicaes, sendo que at o incio deste sculo as principais matrias primas utilizadas eram de origem animal ou vegetal, como o sangue de alguns animais ou resinas naturais extradas de folhas e troncos de algumas rvores. Atualmente uma grande variedade de colas so produzidas industrialmente a partir de substncias sintticas, com a finalidade de se obter propriedades adequadas aos novos materiais, como polmeros, cermicas especiais e novas ligas metlicas. Algumas das colas produzidas pela indstria moderna apresentam alto poder de adeso combinado a uma aprecivel resistncia temperaturas elevadas; outras mantm uma considervel flexibilidade mesmo depois de curadas. Certas colas, como a de carpetes por exemplo, embora eficientes podem apresentar problemas para a sade por eliminarem substncias orgnicas volteis por muito tempo depois de aplicadas. As colas naturais ainda so recomendadas para aplicaes consideradas no especiais, como para colar papis ou peas de madeira na construo de pequenos objetos de uso domstico. A cola de casena, por exemplo, tem um grande poder de adeso e pode ser facilmente preparada. Na Primeira Guerra Mundial esta cola era muito utilizada na construo de avies que tinham sua estrutura montada quase exclusivamente por peas de madeira. Uma desvantagem que esta cola apresentava, assim como outras colas "naturais", era a possibilidade de absorver umidade e assim, desenvolver fungos que se alimentavam dela. Algumas ocorrncias deste tipo levaram os construtores de avies a abandonar a cola de casena, o que parece ter sido uma deciso bastante razovel. As protenas so macromolculas constitudas de unidades de aminocidos. O termo protena deriva da palavra grega proteios e foi sugerido pela primeira vez por Berzelius em 1.838 e quer dizer "mantendo o primeiro lugar", devido a sua importncia como alimento. A casena a principal protena presente no leite (aproximadamente 3% em massa) e bastante solvel em gua por se apresentar na forma de um sal de clcio. Sua solubilidade fortemente afetada pela adio de cidos que, pela reduo do pH, que reduz a presena de cargas na molcula, fazendo

com que a sua estrutura terciria seja alterada e, consequentemente, levando-a precipitao. Esta reduo de pH provoca a perda do clcio, na forma de fosfato de clcio, que eliminado no soro. A adio de bicarbonato de sdio leva formao do caseinato de sdio, que tem propriedades adesivas, alm de eliminar resduos de cido do limo. Industrialmente a precipitao da casena feita pela adio de cido clordrico ou sulfrico ou ainda pela adio de uma enzima presente no estmago de bovinos, a renina. Quando a precipitao da casena tem por objetivo a produo de alimentos, como o queijo por exemplo, so utilizados microrganismos que produzem cido ltico, a partir da lactose. QUESTES 1 Durante a realizao do experimento um grande volume de casena foi obtido aps a precipitao Sabendo-se que o teor de casena no leite de 3% em massa, como voce explica este fato? 2- Algumas colas base de casena so utilizadas para colar rtulos de papel em garrafas de vidro, em indstrias de bebidas. Se uma fbrica que fornece cola para um fabricante de cervejas utiliza 500 Kg de casena por ms, qual o volume de leite necessrio para a obteno desta quantidade de casena? 3 Explique porqu a cola que foi armazenada sem merthiolate deteriorou? BIBLIOGRAFIA BEHMER, M. L. A.; Tecnologia do leite. 15 Ed. So Paulo: Livraria Nobel, 1984.

COLA DE CASENA
Objetivo Preparar cola utilizando leite como matria prima. Descrio

O leite de composto de 87,1% de gua, 3,4% de protenas, 3,9% de gordura, 4,9% de carboidr e 0,7% de sais minerais, alm de vrias vitaminas. importante salientar que o leite, apesar de apresenta uma quantidade menor de gua em sua composio que muitos vegetais como o chu melancia (93,9) e o pepino (95,5%) que so slidos. Esta composio torna o leite um dos alime nutricionalmente. A gordura est presente como emulso de pequenos glbulos, a maior parte d esto na forma de uma suspenso coloidal e o resto dos componentes est realmente dissolvido soluo. As protenas so macromolculas constitudas de unidades de aminocidos. A casena protena presente do leite (cerca de 80% de todas as protenas).

Material 2 bqueres de 200mL. 1 proveta de 50mL. 30mL de vinagre (cido actico). 1 pedao de pano de aproximadamente 30cm x 30cm;( malha de algodo d bons resultados). 1g de bicarbonato de sdio (NaHCO3). 125mL de leite desnatado. Basto de vidro ou palito de sorvete. Papel toalha ou jornal Observao: O bquer pode ser substitudo por um copo de vidro e a pipeta por seringa descartvel. Procedimento

Adicione 30mL de vinagre nos 125mL de leite desnatado e agite bem com o basto de vidro ou p sorvete.

Coloque o pedao de pano sobre o segundo bquer e coe a mistura de casena e soro obtidos. E procedimento lento e pode ser acelerado se pequenas quantidades da mistura forem adicionad com a posterior retirada da casena.

As pores de casena (quase secas) devem ser colocadas sobre um pedao de papel toalha ou que a umidade da massa obtida seja reduzida.

Aps a separao da casena, que dever ter uma consistncia semelhante a de um queijo crem bicarbonato de sdio e misture bem at se obter uma mistura homognea. Acrescente 10ml de que toda a massa seja dissolvida. Anlise

A casena bastante solvel em gua por se apresentar na forma de um sal de clcio. Sua solub fortemente afetada pela adio de cidos que, pela reduo do pH, que reduz a presena de car molcula, que leva a precipitao. Esta reduo de pH provoca a perda do clcio, na forma de fo que eliminado do soro.

Como a casena se tornou insolvel em gua ao adicionarmos o vinagre, precisamos dissolv-la us-la como cola. Para se tornar a casena solvel novamente (pelo menos o suficiente para se pasta), ns devemos neutralizar o cido adicionado com bicarbonato de sdio, que uma base. uma liberao de bolhas. Essas bolhas so o resultado da reao do cido actico contido no vi bicarbonato de sdio. O gs liberado o CO2(gs carbnico).

A adio de bicarbonato de sdio leva tambm formao da casena de sdio, que tem proprie adesivas, alm de eliminar resduos de cido do vinagre. Utilize pequenos pedaos de madeira o para testar a sua cola. O resultado poder ser observado em alguns minutos. Divida a cola resta pores e armazene em frascos com tampa. Em um deles, adicione algumas gotas de merthiola Feche e agite. Guarde os dois frascos por quinze dias (no coloque em geladeira) e aps este p e observe. Teste a cola que foi conservada com merthiolate e verifique se ela mantm proprieda

- CIDOS NUCLICOS - ENZIMAS

Das könnte Ihnen auch gefallen