Sie sind auf Seite 1von 4

O advogado como testemunha em juzo.

1. Das normas ticas relativas ao sigilo profissional do Advogado. O sigilo das informaes disponibilizadas pelos clientes a seus Advogados um dos princpios bsicos da advocacia, inerente ao exerccio da profisso. Da mesma forma que o Advogado inviolvel por seus atos e manifestaes, nos termos do art. 133 da Constituio Federal, as informaes confidenciais de seus clientes tambm so inviolveis. Nesse sentido, o Cdigo de tica e Disciplina da OAB e o Estatuto da Advocacia (Lei n 8.906/94) conferem especial proteo s informaes que os clientes fornecem a seus Advogados para o patrocnio de suas causas, punindo, com rigor, os desvios de conduta. Entretanto, questo bastante interessante surge quando se analisa a possibilidade do Advogado, solicitado e autorizado por seu cliente, prestar testemunho em juzo sobre fato de que tenha conhecimento em razo do exerccio da profisso. Nos termos do art. 26 do Cdigo de tica, o advogado deve guardar sigilo, mesmo em depoimento judicial, sobre o que saiba em razo de seu ofcio, cabendo-lhe recusar-se a depor como testemunha em processo no qual funcionou ou deva funcionar, ou sobre fato relacionado com pessoa de quem seja ou tenha sido advogado, mesmo que autorizado ou solicitado pelo constituinte. Nesse mesmo sentido, o Estatuto da Advocacia, ao enumerar os direitos do Advogado dispe que entre estes se inclui o de recusar-se a depor como testemunha em processo no qual funcionou ou deva funcionar, ou sobre fato relacionado com pessoa de quem seja ou foi advogado, mesmo quando autorizado ou solicitado pelo constituinte, bem como sobre fato que constitua sigilo profissional(art. 7, XIX). Desta forma, o fato de um Advogado testemunhar sobre assuntos que constituam sigilo profissional pode, em tese, configurar infrao disciplinar tica, punvel com a pena de censura, nos termos do art. 34, VII c/c art. 36, I, da Estatuto da Advocacia, podendo, alm disso, ser caracterizado como crime de violao de segredo profissional, previsto no art. 154 do Cdigo Penal, punvel com deteno de 3 meses a um ano. Por outro lado, a divulgao de segredo profissional permitida por lei em hipteses bastante restritas. Nos termos dos arts. 25 do Cdigo de tica, o sigilo profissional pode ser quebrado quando houver grave ameaa ao direito vida, honra, ou quando o advogado se veja afrontado pelo prprio cliente e, em defesa prpria, tenha de revelar segredo, porm sempre restrito ao interesse da causa. E ainda, nos termos do art. 27, as confidncias feitas ao advogado pelo cliente podem ser utilizadas nos limites da necessidade da defesa, desde que autorizado aquele pelo constituinte. 2. Das normas processuais sobre o testemunho de Advogado.

Como regra, a todos incumbe o dever de colaborar com a Justia na apurao da verdade, a fim de que os litgios sejam legitimamente compostos e resolvidos. H, contudo, hipteses na lei processual civil nas quais a pessoa, seja por seu estado pessoal, seja por sua relao com as partes, est desobrigada de tal dever e, mais ainda, no pode prestar testemunho em juzo, em razo de impedimento, suspeio ou incapacidade. No caso do Advogado que esteja assistindo ou tenha assistido s partes, temos que este, nos termos do art. 405, 2, III, do Cdigo de Processo Civil, est impedido de depor. Assim, seu testemunho apenas pode ser colhido caso tal providncia seja estritamente necessria a esclarecimento de fato controverso na demanda. Neste caso, todavia, o testemunho ser prestado independentemente de compromisso, funcionando o Advogado como informante do Juzo, devendo o juiz atribuir s suas declaraes o valor que possa merecer (CPC, art. 405, 4). Ocorre que h casos em que nem em tal hiptese o Advogado pode ser compelido a prestar testemunho. Versando a prova testemunhal sobre fato relativo relao profissional do Advogado com uma das partes, incide o disposto no art. 406 do CPC, segundo o qual a testemunha no pode ser obrigada a depor sobre fatos a cujo respeito, por estado ou profisso, deva guardar sigilo. De outro lado, o Cdigo de Processo Penal estabelece, em seu art. 207, que so proibidas de depor as pessoas que, em razo de funo, ministrio, ofcio ou profisso, devam guardar segredo, salvo se, desobrigadas pela parte interessada, quiserem dar seu testemunho. Verifica-se, portanto, que na lei processual penal o Advogado no perde a qualidade de testemunha, podendo, autorizado por seu cliente, depor em seu favor. 3. Do entendimento do Tribunal de tica da OAB/SP sobre a questo. Conforme precedente do Tribunal de tica e Disciplina da OAB/SP, o testemunho de Advogado sobre fatos que constituem sigilo profissional, mesmo quando autorizado pelo cliente, pode caracterizar infrao tica: SIGILO PROFISSIONAL - TESTEMUNHA - DEPOIMENTO JUDICIAL DE ADVOGADO AUTORIZADO PELO CLIENTE Advogado que tenha oficiado em medida cautelar preparatria, quer constitudo diretamente, quer por fora de substabelecimento de procurao, est impedido de depor como testemunha, no processo principal, ainda que a pedido e com autorizao de quebra do sigilo profissional pelo ex-cliente. O sigilo profissional de ordem pblica e a sua quebra est regulamentada. Imperativo de observncia estrita dos arts. 25 e 26 do CED e arts. 33 e 34, inciso VII do EAOAB. (Proc. E-1.797/98 - V.U. em 11/02/99 do parecer e voto do Rel. Dr. CLODOALDO RIBEIRO MACHADO - Rev. Dra. MARIA CRISTINA ZUCCHI- Presidente Dr. ROBISON BARONI.

Assim, em regra, o Advogado no pode prestar depoimento sobre fatos que constituem sigilo profissional, por se tratar de vedao de ordem pblica. Nesse sentido, o Tribunal de tica e Disciplina da OAB/SP acabou editando a Resoluo n 17/2000, que em seu art. 2 dispe: Art. 2 - No permitida a quebra do sigilo profissional na advocacia, mesmo se autorizada pelo cliente ou confidente, por se tratar de direito indisponvel, acima de interesses pertinentes, decorrente da ordem natural, imprescindvel liberdade de conscincia, ao direito de defesa, segurana da sociedade e garantia do interesse pblico. Por outro lado, o Advogado, quando solicitado pelo cliente, pode prestar depoimento sobre fatos que, em seu entendimento, so necessrios defesa dos interesses de seu cliente, estando, assim, liberado do sigilo profissional. Como juiz de seus prprios atos, cumpre ao Advogado discernir sobre quais fatos podem ser revelados no estrito interesse da causa, respondendo pelos excessos cometidos. Nesse sentido, o entendimento do Tribunal de tica e Disciplina da OAB/SP: SIGILO PROFISSIONAL - ADVOGADO CONVOCADO PARA DEPOR COMO TESTEMUNHA EM PROCESSO ENVOLVENDO EX-CLIENTE - LIBERAO LIMITADA - INTERESSE SOCIAL E DA CIDADANIA. Advogado convocado para prestar depoimento em audincia como testemunha em processo envolvendo ex-cliente, neste caso, est liberado para o depoimento, desde que observado o estrito interesse da causa, tendo em mente que ele, advogado, o melhor juiz de seus atos. Na consulta verifica-se a supremacia do interesse social sobre o particular e, mesmo sendo o sigilo profissional preceito de ordem pblica, caracteriza-se a presente consulta na exceo da lei e da Res. n.17/2000 deste Sodalcio. H responsabilidade do advogado pelo excesso que venha a cometer, conforme previsto no art. 6, pargrafo nico, da j citada Resoluo. No h violao tica, no caso de confirmar o advogado a autenticidade de sua assinatura em documento lavrado e levado a conhecimento do cliente. (Proc. E-2.846/03 v.u. em 16/10/03 do parecer e ementa da Rel Dr ROSELI PRNCIPE THOM Rev. Dr. CARLOS AURLIO MOTA DE SOUZA Presidente Dr. ROBISON BARONI). Sobre esta exceo e o procedimento para sua implementao, a mesma Resoluo n 17/2000 do Tribunal de tica e Disciplina da OAB/SP dispe: Art. 6 - No caso das confidncias feitas ao advogado pelo cliente para instruo da causa, podero elas ser utilizadas nos limites da defesa, convindo ao advogado obter a autorizao do confidente, por escrito, em documento prprio ou no petitrio judicial. Pargrafo nico A medida do limite da defesa fica a critrio do advogado, que no est, em princpio, na dependncia de autorizao da Ordem, mas responde pelo excesso praticado.

4. Concluso. O Advogado, quando tiver atuado ou atue como patrono de uma das partes, poder sempre declarar-se impedidode testemunhar, quer em razo da liberdade que precisa ter no exerccio de sua profisso, quer pelo dever de observncia do sigilo profissional que lhe inerente. No processo civil, caso concorde e entenda o Juiz ser pertinente, o Advogado poder depor sobre fatos que conhea, mas, caso envolva seu exerccio profissional, dever o depoimento ser tomado como o de um informante(ao qual o juiz ir atribuir o valor probatrio que julgar conveniente). J no processo penal, o testemunho pode ser tomado sempre que houver autorizao de seu cliente, sem perder a qualidade de testemunha. De qualquer maneira, no ponto de vista tico-profissional, vedado ao Advogado, ainda que autorizado ou solicitado por seu cliente, prestar depoimento sobre fatos confidenciais relativos a seus clientes. Apesar de ser esta a regra, diante de cada situao concreta, o depoimento, conforme precedentes do Tribunal de tica e Disciplina da OAB/SP, poder ser admitido no estrito interesse da causa, ficando o Advogado responsvel pelos excessos que cometer. Importante lembrar, e isto para finalizar, que o Advogado deve ser livre para atuar segundo suas prprias convices e aconselhar o seu cliente da maneira mais ampla possvel, esclarecendo todas as questes (positivas ou negativas) em relao ao assunto tratado. Se o advogado se torna testemunha em processo judicial, ou mesmo arbitral, pode perder a independncia de falar livremente com seu cliente a respeito de suas convices. A conduta, sub exame, poder, assim, abrir precedente perigoso, dificultando, ou at mesmo vedando, as atividades do advogado em defesa dos interesses e pretenses de seus clientes.

Das könnte Ihnen auch gefallen