Sie sind auf Seite 1von 61

Caio Lima Fbio Tasco Nikolas Kraschowetz Roberth Ramos William Matsuguma

rea de Conhecimento que emprega os

processos necessrios para assegurar que as informaes do projeto sejam geradas, coletadas, distribudas, armazenadas, recuperadas e organizadas de forma oportuna e adequada.

Ricardo Viana Vargas Ricardo Vargas especialista em

gerenciamento de projetos, portflio e riscos. Foi, nos ltimos 15 anos, responsvel por mais de 80 projetos de grande porte em diversos pases, nas reas de petrleo, energia, infraestrutura, telecomunicaes, informtica e finanas, com um portflio de investimentos gerenciado superior a 18 bilhes de dlares.

As partes interessadas so

pessoas e organizaes tais como clientes, patrocinadores, a organizao executora e o pblico, que esto ativamente envolvidas no projeto ou cujos interesses podem ser positivamente ou negativamente afetados pela execuo ou pelo trmino do projeto. As partes interessadas podem estar em diversos nveis ou externas organizao.

As principais partes interessadas em

geral so fceis de identificar. Incluem todas as pessoas com papel gerencial ou de tomada de decises que so afetadas pelo resultado do projeto, como o patrocinador, o gerente de projetos e o principal cliente. Atravs da anlise de documentos como o termo de abertura, j possvel identific-las. A identificao de outras partes interessadas geralmente feita entrevistando as partes interessadas j identificadas e expandindo a lista at que todas as partes sejam includas.

O processo de planejar as

comunicaes responde s necessidades de informaes e comunicao das partes interessadas; por exemplo, quem precisa de quais informaes, quando sero necessrias, como sero fornecidas e por quem. A identificao das necessidades de informaes e determinao dos meios adequados so fatores importantes para o sucesso do projeto.

Na maioria dos projetos, o

planejamento das comunicaes feito bem no incio, por exemplo durante o desenvolvimento do plano de gerenciamento do projeto.
Isso permite que os recuros

adequados, tais como tempo e oramento, sejam alocados s atividades de comunicao.

Processo de colocar as

informaes necessrias disposio das partes interessadas do projeto.

Este processo executado

durante todo o ciclo de vida do projeto e em todos os processos de gerenciamento.

Gerenciar as expectativas das

partes interessadas o processo de comunicao e interao com as partes interessadas para atender s suas necessidades e solucionar as questes medida que ocorrerem.

Envolve atividades de comunicao

dirigidas s partes interessadas para influenciar suas expectativas, abordar as preocupaes e solucionar as questes, tais como:
Gerenciar as expectativas para aumentar a

probabilidade de aceitao do projeto.

Abordar as preocupaes que ainda no se

tornaram questes. (Preveno de futuros problemas)

Esclarecer e solucionar as questes que

foram identificadas. (solicitao de mudana. Pode tanto ser tratada fora do projeto como ser adiada para um outro projeto)

O gerenciamento de expectativas

ajuda a aumentar a probabilidade de sucesso do projeto, garantindo que as partes interessadas entendam os benefcios e os riscos do projeto. O gerente de projetos responsvel pelo gerenciamento das expectativas, e isso diminui o risco de que o projeto deixe de cumprir suas metas e seus objetivos devido a questes nosolucionadas das partes interessadas e limita os transtornos durante o projeto.

Processo de coleta e distribuio

de informaes sobre o desempenho, inclusive relatrios de andamento, medies do progresso e previses.


O processo envolve a coleta e a

anlise peridica da linha de base em relao aos dados reais, com o objetivo de entender e comunicar o andamento e o desempenho, bem como prever os resultados do projeto.

Um relatrio de andamento simples

pode mostar informaes do desempenho, como o percentual completo ou painis de indicadores da situao de cada rea (escopo, cronograma, custo e qualidade. Um relatrio mais elaborado pode incluir informaes como anlises de desempenho anterior e de situao atual dos riscos, os trabalhos j concludos assim como os trabalhos ainda a serem executados. Um relatrio completo tambm deve fornecer o trmino previsto do projeto, incluindo tempo e custo.

PMBOK 4 Edio www.pmi.org Ricardo Viana Vargas - http://www.ricardo-vargas.com

Das könnte Ihnen auch gefallen