Sie sind auf Seite 1von 21

CARTA DE QUALIDADE CENTRO DE NOVAS OPORTUNIDADES

O Nosso Compromisso Consigo! QUALIDADE INVESTIMENTO!

FICHA TCNICA

Ttulo Carta de Qualidade - Centro Novas Oportunidades do INOVINTER Coordenao Conselho de Administrao e Direco do INOVINTER Autoria Equipa de Auto-Avaliao do CNO Ferramenta de Gesto da Qualidade Total Common Assessment Framework (CAF)
Ano de Realizao 2011 Aprovado pelo Conselho de Administrao em 27/Abril/2011 Propriedade INOVINTER Centro de Formao e de Inovao Tecnolgica Av. Almirante Reis, n. 45 R/C Dto 1150-010 Lisboa

Carta de Qualidade do Centro Novas Oportunidades do Inovinter


ndice
Nota de Apresentao Misso Viso Valores e Princpios Orientadores: Responsabilidade Social Igualdade de Oportunidades tica Valorizao do investimento de cada candidato Desenvolvimento contnuo do candidato (pessoal e profissional) Economia na gesto dos recursos Cooperao institucional Equidade no tratamento Compromisso com os candidatos Sigilo Procura permanente da qualidade Identidade, pertena e partilha Profissionalismo Rigor e flexibilidade 7 9 9 10 10 10 11 11 11 11 12 12 12 12 13 13 13 14 14 15 16 16

Poltica da Qualidade Compromisso da Qualidade Requisitos de Estruturao do Trabalho Organograma do Inovinter

Etapas do servio, requisitos de competncia e de funcionamento da Equipa do CNO 17

Pg. 3

Carta de Qualidade do Centro Novas Oportunidades do Inovinter

Pg. 4

Carta de Qualidade do Centro Novas Oportunidades do Inovinter

Lista de Abreviaturas: ANQ Agncia Nacional para as Qualificaes; CNO Centro Novas Oportunidades; RVCC Reconhecimento, Validao e Certificao de Competncias;

Pg. 5

Carta de Qualidade do Centro Novas Oportunidades do Inovinter

Pg. 6

Carta de Qualidade do Centro Novas Oportunidades do Inovinter


Nota de Apresentao
O Centro Novas Oportunidades (CNO) assume-se como uma rea de interveno do INOVINTER que tem como finalidade o aumento das qualificaes escolares e profissionais dos/as adultos/as maiores de 18 anos, numa articulao e convergncia entre as ofertas formativas qualificantes e o sistema de Reconhecimento Validao e Certificao de Competncias.

Enquadrado nas polticas pblicas de educao e formao de adultos/as, no caso concreto na Iniciativa Novas Oportunidades, o CNO desenvolve a sua actividade sustentada na estrutura de gesto, na metodologia de interveno e nos resultados, que so definidos pelas entidades pblicas de tutela. No entanto, e considerando a natureza distintiva do INOVINTER enquanto Centro de Formao de gesto participada, tambm o CNO incorpora as reas estratgicas que so e venham a ser definidas internamente, nomeadamente ao nvel do pblico-alvo, das reas geogrficas e das parcerias a desenvolver.

Neste sentido, a presente Carta de Qualidade reveste-se de particular importncia, enquanto documento estruturante e orientador para a criao de exigncia e procura incessante da qualidade ao enunciar os compromissos do Centro em matria de qualidade, bem como as linhas orientadoras para a sua actuao.

Pg. 7

Carta de Qualidade do Centro Novas Oportunidades do Inovinter

Pg. 8

Carta de Qualidade do Centro Novas Oportunidades do Inovinter


Misso O CNO do Inovinter tem como Misso contribuir para o esforo de elevao das qualificaes escolares e profissionais dos/as candidatos/as, prestando-lhes um servio de qualidade, com vista melhoria da sua empregabilidade e valorizao das suas competncias.

Viso A Viso do CNO : Consciencializar para o exerccio da cidadania e valorizar as competncias dos/as candidatos/as; Valorizar e promover a educao e formao ao longo da vida; Ter um papel activo no aumento do nvel de empregabilidade e da progresso da carreira dos/as candidatos/as; Promover parcerias com o intuito de proporcionar uma resposta efectiva s necessidades dos/as candidatos/as; Adoptar metodologias de trabalho, considerando as necessidades sociais e profissionais dos/as intervenientes no Processo Novas Oportunidades, com vista promoo da excelncia e conducentes ao reconhecimento de um CNO de referencia.

Pg. 9

Carta de Qualidade do Centro Novas Oportunidades do Inovinter


Valores e Princpios Orientadores: Os valores e princpios orientadores identificados nesta Carta de Qualidade aplicam-se s partes interessadas (Entidades tutelares, Candidatos/as, Equipa CNO, Trabalhadores/as do Inovinter e restantes parceiros como clientes, fornecedores, sindicatos etc.): Responsabilidade Social Estamos conscientes da importncia que este processo pode ter para os/as candidatos/as na sua valorizao pessoal e profissional e, consequentemente, a nvel social. Contribumos para a satisfao das necessidades dos candidatos/as, gerindo

simultaneamente as expectativas dos/as trabalhadores/as, dos fornecedores e da comunidade local, levando em conta os impactos ambientais da organizao.

Igualdade de Oportunidades Procuramos que todos os/as candidatos/as e entidades que recorrem aos nossos servios tenham as mesmas oportunidades de obter o que pretendem. Demonstramos, sem discriminar religio ou crena, incapacidade, orientao sexual, nacionalidade, opinio, afiliaes, origem social ou tnica, respeito e empatia pelos/as nossos/as candidatos/as e colaboradores/as evidenciando o nosso interesse pelas suas competncias, opinies e ideias.

Pg. 10

Carta de Qualidade do Centro Novas Oportunidades do Inovinter


tica Esforamo-nos para garantir que as nossas decises sejam honestas e justas e defendemos as nossas posies com franqueza, imparcialidade e correco. A relao entre candidatos/as, colaboradores/as, entidade promotora e outras entidades pauta-se pela mxima transparncia e respeito mtuo.

Valorizao do investimento de cada candidato Tornamos vlidas e valorosas todas as opes de investimento pessoal (formativas, educativas e outras) levadas a cabo pelos/as candidatos/as ao longo da sua vida, ao nvel pessoal, profissional e social.

Desenvolvimento contnuo do candidato (pessoal e profissional) Fomentamos nos/as candidatos/as o gosto de querer saber mais e de progredir na senda da realizao de novos projectos.

Economia na gesto dos recursos Gerimos os recursos (humanos e materiais) de forma a maximizar a sua rentabilidade numa ptica econmica, social e ambiental.

Pg. 11

Carta de Qualidade do Centro Novas Oportunidades do Inovinter


Cooperao institucional Partilhamos metodologias, instrumentos e prticas com outros Centros RVCC. Estabelecemos parcerias com entidades que possam identificar e encaminhar potenciais candidatos/as ou realizar actividades complementares ao processo RVCC, criando com elas uma relao de equidade e transparncia e de respeito pela cultura organizacional.

Equidade no tratamento Tratamos todos/as os/as candidatos/as com justia, rigor, imparcialidade e respeito independentemente da sua raa, sexo, idade, religio ou crena, orientao sexual ou deficincia.

Compromisso com os candidatos Apoiamos os/as candidatos/as a alcanar os objectivos a que se propem, da melhor forma possvel e adaptada s suas necessidades reais, atravs do reconhecimento e autoaprendizagem, pela (re) descoberta das suas competncias.

Sigilo Asseguramos a confidencialidade da informao manifestada no decurso do processo RVCC e que consta no dossier pessoal dos/as candidatos/as.

Pg. 12

Carta de Qualidade do Centro Novas Oportunidades do Inovinter


Procura permanente da qualidade Procuramos desenvolver as competncias da equipa numa perspectiva de melhoria contnua; Flexibilizamos o modelo de funcionamento, proporcionando um processo dinmico, interpessoal e reflexivo, tendo em conta a satisfao e as necessidades de cada candidato/a; Promovemos a inovao, a criatividade e cidadania activa; Desenvolvemos os nossos melhores esforos no sentido de cumprir os objectivos anuais propostos pelo INOVINTER ANQ. Adequao, flexibilidade e rapidez de resposta.

Identidade, pertena e partilha Respeitamos, na equipa, o que nos distingue individualmente, promovemos o esprito de grupo e promovemos a troca recproca dos mtodos de trabalho.

Profissionalismo Garantimos o acompanhamento de profissionais qualificados que desempenham a sua funo de forma adequada, responsvel, dedicada, diligente e dentro do mbito do Cdigo de Conduta e tica Profissional e demais legislao aplicvel. Valorizamos uma postura activa e a capacidade de iniciativa.

Pg. 13

Carta de Qualidade do Centro Novas Oportunidades do Inovinter


Rigor e flexibilidade Cumprimos as exigncias e adaptamo-nos a diferentes situaes, tendo em conta os contextos regionais, locais, institucionais e pessoais.

Poltica da Qualidade A poltica da Qualidade do CNO do Inovinter baseia-se no seguinte diagrama:

Recursos Materiais Candidatos (Requisitos)

Recursos Humanos Candidatos (Satisfao)


Pg. 14

Sistema de Gesto da Qualidade Melhoria Continua

Deste modo a Poltica da Qualidade do CNO do Inovinter foi estabelecida atravs dos seguintes princpios: Melhoria contnua da eficcia do Sistema de Gesto da Qualidade; Cumprimento dos requisitos legais e estatutrios, nomeadamente aos referentes prestao do servio e dos relacionados com a Segurana e Sade no trabalho; Identificao das necessidades dos/as beneficirios/as de modo a ir ao encontro dos seus requisitos. Valorizao e envolvimento de todos/as os/as colaboradores/as. Eficcia e Qualidade dos Servios.

Carta de Qualidade do Centro Novas Oportunidades do Inovinter


Comportamento tico e responsvel nas relaes com as partes interessadas (Entidades Tutelares, Formandos/as, Fornecedores/as, Trabalhadores/as, etc.).

Compromisso da Qualidade Comprometemo-nos a cumprir com os padres de referncia para a qualidade referidos no ponto seguinte.

Pg. 15

Carta de Qualidade do Centro Novas Oportunidades do Inovinter


Requisitos de Estruturao do Trabalho Organograma do Inovinter

Pg. 16

Carta de Qualidade do Centro Novas Oportunidades do Inovinter

Etapas do servio, requisitos de competncia e de funcionamento da Equipa do CNO O servio prestado pelo CNO do Inovinter obedece s etapas do fluxograma seguinte, no qual so tambm indicados os objectivos de qualidade associados a cada etapa:

Pg. 17

Carta de Qualidade do Centro Novas Oportunidades do Inovinter

So considerados requisitos fundamentais para o funcionamento do CNO do Inovinter: Possuir uma equipa tcnica com formao adequada de acordo com a legislao em vigor (com as funes e requisitos de competncia conforme art. 7 a 12 da Portaria 370/2008 de 21 de Maio); A equipa tcnica partilha informao e responsabilidades mantendo o esprito de cooperao e de entreajuda; Realizar reunies quinzenais das equipas tcnico-pedaggicas locais; Realizar reunies de coordenao com as equipas locais mensalmente e anualmente com a totalidade da equipa do CNO;
Pg. 18

Carta de Qualidade do Centro Novas Oportunidades do Inovinter


Possuir instalaes e equipamento adequados s vrias etapas do funcionamento do CNO; Ter um horrio compatvel com as necessidades do publico alvo que forma o CNO, devidamente afixado, respeitando os requisitos das instituies que tutelam o CNO; Registar sistematicamente e de forma organizada a informao utilizando o sistema de informao em vigor de acordo com as orientaes das instituies que tutelam o CNO; Avaliar periodicamente a actividade no que diz respeito aos seguintes itens: Execuo face s metas anuais; Nveis de eficcia; Avaliao qualitativa dos processos; Avaliao de impacto Divulgar os resultados das avaliaes a todas as partes interessadas do CNO e do Inovinter; Financiamento indexado aos resultados atingidos e aos compromissos assumidos nesta Carta de Qualidade; Desenvolver parcerias locais que tenham em vista a captao de novos pblicos bem como o encaminhamento de candidatos para ofertas formativas a estabelecer preferencialmente com: Sindicatos; Administrao Publica;

Pg. 19

Carta de Qualidade do Centro Novas Oportunidades do Inovinter


Empresas Privadas; Entidades Formadoras. Promover e participar na partilha de experiencias metodolgicas e praticas com a restante rede CNO; Disponibilizar livro de reclamaes a todos os candidatos do CNO de acordo com a legislao em vigor.

Pg. 20

Das könnte Ihnen auch gefallen