Sie sind auf Seite 1von 8

1 INTRODUAO

A proposta filosfica do Epicurismo era diferente de Plato e Aristteles. Epicuro por te presenciado a decadncia da polis, onde o ideal do homemcidado, to defendido por Plato e Aristteles fora abandonado. A poltica no era mais o centro, a tica ganhou espao. A preocupao epicurista passou a ser o homem e sua felicidade Epicuro tinha por objetivo libertar o homem dos falsos desejos, dos falsos problemas da vida, isto , ele queria que o homem vivesse o prazer dentro do padro humano, sem exageros. Sem a busca de prazeres desenfreados. Segundo a concepo de Epicuro, a felicidade decorrncia do prazer; de um prazer que nasce da sade do corpo e da serenidade do Esprito. Este estado de alma atingido - segundo seus ensinos - pelo conhecimento e controle dos desejos, dentre outras posturas diante da vida. Por ser uma doutrina que fala do prazer quase sempre mal interpreta por pensar em se tratar dos prazeres do mundo.

2 O EPICURISMO

Essa escola filosfica surgiu com Epicuro (341-270 a.C), que nasceu em Samos, e mais tarde foi para Atenas. Em 306 a. C., ele fundou sua escola no jardim de uma grande casa, local que ficou conhecido com Jardim de Epicuro. Nesta escola ele desenvolveu sua doutrina, o epicurismo, que ensinava que a vida humana uma mistura de dores e prazeres. O prazer representa o bem e a dor o mal. A finalidade da filosofia de Epicuro no era terica, mas sim bastante prtica. Buscava sobretudo encontrar o sossego necessrio para uma vida feliz e aprazvel, na qual os temores perante o destino, os deuses ou a morte estavam definitivamente eliminados. Para isso, fundamentava-se em uma teoria do conhecimento empirista, em uma fsica atomista e na tica. Epicuro acreditava que o maior bem era a procura de prazeres moderados, de forma a atingir um estado de tranquilidade (ataraxia) e de libertao do medo, assim como a ausncia de sofrimento corporal (aponia), atravs do conhecimento do funcionamento do mundo e da limitao dos desejos. A combinao desses dois estados constituiria a felicidade na sua forma mais elevada. A idia que Epicuro tinha era que para ser feliz o homem necessitava de trs coisas: liberdade, amizade e tempo para filosofar.

3 DEDICAO A FILOSOFIA

Epicuro escreve uma Carta a Meneceu explicitando que nunca tarde para ser feliz, desde que se faa a coisa certa. Disto advm a importncia do ensino de filosofia para todos alcanarem a felicidade independente de idade, visto que todo conhecimento verdadeiro nos leva a boas escolhas sem causar dano sade do corpo. Ele ressaltava no primeiro pargrafo que ningum muito jovem ou velho demais para alcanar a

felicidade, e que esta o resultado obtido por meio da filosofia que nos ensina a moderar nossos desejos e com isso atingir o pice, sendo este a sade
Que ningum hesite em se dedicar filosofia enquanto jovem, nem se canse de faz-lo depois de velho, porque ningum jamais demasiado jovem ou velho para alcanar a sade do esprito. Quem afirma que a hora de dedicar-se filosofia ainda no chegou, ou que ela j passou, como se dissesse que ainda no ou que j passou a hora de ser feliz. (EPICURO. 2002; p.21)

4 A libertao do medo da morte e das divindades caminho da felicidade Segundo o Epicurismo, a filosofia deve servir para libertar o homem do medo do destino, como o medo da morte e das divindades. Epicuro afirmava, assim como

Demcrito, que a alma seria composta de partculas materiais, muito leves, os tomos, que com a morte se dispersavam, desfazendo a alma; ele ressaltava tambm que quando ns estamos presente a morte est ausente, sendo que a recproca vlida. O fundador do epicurismo sustentava que no havia vida aps a morte e, por isso, no havia motivo para se preocupar com o alm. Logo, tambm no havia razo para os homens se preocuparem com os deuses, visto que eles (os deuses) tinham uma vida feliz e no se interessavam com a vida das pessoas. Pois, os deuses existem e evidente o conhecimento que temos deles; j a imagem que deles faz a maioria das pessoas, no existe: as pessoas no costumam preservar a noo que tem dos deuses. (EPICURO. 2002; p.) Para alcanar o caminho certo da felicidade sem sofrer dor, que causada pelo prazer do momento, necessrio o uso da maior das virtudes que, para Epicuro, seria a prudncia, e a partir desta se desenvolvia as outras virtudes, pois para ele sbio quem perde o medo da morte e tem coragem para enfrentar as adversidades. Essa coragem nos d animo para aproveitar a vida.
[...] a prudncia o principio e o supremo bem, razo pela qual ela mais preciosa do que a prpria filosofia; dela que se originaram todas as demais virtudes; ela que nos ensina que no existe vida feliz sem prudncia, beleza e justia, e no existe prudncia, beleza e justia sem felicidade. Porque as virtudes esto intimamente ligadas felicidade, e a felicidade inseparvel delas. (EPICURO. 2002; p.45,47)

Mediante isto, na doutrina epicurista se distinguem dois grupos de prazeres. O primeiro grupo esta relacionado ao intelecto, que so prazerem mais duradouros e que

encantam ao esprito, como, por exemplo, a boa conversao, a contemplao das artes, a audio da musica etc. Entretanto, para desfrutarmos os grandes prazeres do intelecto precisamos aprender a dominar os prazeres exagerados da paixo, que so, por exemplo, os medos, os apegos, a cobia e a inveja. Os epicuristas buscavam a atarxica, termo grego usado para designar o estado de ausncia de dor, onde reina a quietude, serenidade e imperturbabilidade da alma. Alm disso, eles visavam a valores importantes como amizade e solidariedade, obtidas por meio do dialogo. O segundo grupo dos prazeres so os imediatos, muitos movidos pela exploso das paixes e que, ao final, poderiam resultar em dor e sofrimento. O epicurismo defende uma administrao racional e equilibrada do prazer, evitando ceder aos desejos insaciveis que, inevitavelmente, terminem em sofrimentos; eles sabiam que era justamente o conhecimento dos desejos que permitiam selecion-los. O uso da razo permite escolher, entre todos os prazeres, aqueles que so naturais, teis, ou seja, em suma, necessrios. Entre os prazeres fundamentais esta a auto-suficincia, um estilo de vida sem luxos e a inclinao as coisas simples De acordo com essa lgica epicurista, no existem uma identificao da felicidade com o prazer desenfreado, visto que a felicidade tem a ver com o prazer verdadeiro, que consiste na ausncia de dor no corpo e na falta da perturbao na alma. O filosofo deixa claro que no o excesso de bebida e de comida, uma vida luxuosa e tambm os prazeres sexuais que trazem felicidade.
Quando dizemos que o ultimo fim o prazer, no nos referimos aos prazeres dos intemperantes ou aos que consistem no gozo dos sentidos, como acreditam certas pessoas que ignoram o nosso pensamento, ou no concordam com ele, ou o interpretam erroneamente mas ao prazer que ausncia de sofrimento fsicos e de perturbaes da alma. No so, pois, bebidas nem banquetes contnuos, nem a posse de mulheres e rapazes, nem o sabor dos peixes ou de outras iguarias de um uma mesa farta que torne doce a vida, mas um exame cuidadoso que investigue as causas de toda escolha e toda rejeio e que remova as opinies falsas em virtude das quais uma imensa perturbao toma conta dos espritos. (EPICURO. 2002; p. 43,45)

Epicuro explicita, assim, que nem sempre o prazer est naquilo que pensamos, e sim nas coisas simples, uma vez que o prazer baseado na meracidade do acaso geralmente traz conseqncias desagradveis.

5 CONSIDERAES FINAIS

Para finalizar a escola epicurista cujo objetivo a felicidade e esta se d com a libertao do medo da morte que consequncia da vida e tambm com relao aos deuses. Segundo a doutrina de Epicuro, para se alcanar a felicidade preciso viver, mas o viver bem est relacionado s nossas escolhas que ao faz-las sobre o que ser melhor e pesar as consequncias, uma vez que esta pode trazer dor e sofrimento. Configurando que a felicidade est no presente, por isso a importncia de aproveitar o momento e a oportunidade que significa cuidar de cada dia como se fosse o ultimo, mas tudo na medida certa sem exagero. A filosofia da felicidade de Epicuro, procurava conscientizar as pessoas que comprar, e possuir bens materiais, no as tornaria mais felizes como elas acreditavam.

REFERENCIAS: EPICURO. Carta sobre a felicidade . Traduo e apresentao de lvaro Lorencini e Enzo de Carratore. So Paulo. UNESP, 2002. DIMENTEIN, G. Dez lies de filosofia para um Brasil cidado: volume nico. So Paulo. FTD, 2008 CHALITA, Gabriel. Vivendo a filosofia. 3. ed. So Paulo. tica, 2009 COTRIM, Gilberto. Fundamentos da filosofia: Histria e grandes temas. 16. ed. So Paulo. Saraiva, 2006. PARISI, M. e COTRIM, G. V. TDF, trabalho dirigido de filosofia. So Paulo. Saraiva, 1977. Revista Rainha. Ano; 88 n 1036 set, 2011 EPICURO.Carta-sobre-felicidade.Disponvel em: http://humoreideias.blogspot.com/2009/09 Acesso: 29/11/11 Epicurismo. Disponvel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Epicurismo.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARABA CENTRO DE EDUCAO DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA E CINCIAS SOCIAIS CURSO DE GRADUAO EM FILOSOFIA (LICENCIATURA PLENA) CONPONENTE CURRICULAR: HISTRIA DA FILOSOFIA ANTIIGA Prof. Dr. SOLANGE MARIA NORJOSA GONZAGA

GRUPO DE ESTUDO: ELZA DE BRITO RIBEIRO. MARIA SONEIDE GOMES DOS SANTOS. FRANCISCO DE ASSIS SIQUEIRA DE MEDEIROS.

Das könnte Ihnen auch gefallen