Sie sind auf Seite 1von 20

REVELLI

Revista de Educao, Linguagem e Literatura da UEG-Inhumas ISSN 1984-6576 - v. 1, n. 2, outubro de 2009

INTERDISCIPLINARIDADE NA PRTICA PEDAGGICA: UM DESAFIO POSSVEL1

THE INTERDISCIPLINARITY IN PEDAGOGICAL PRACTICE: ONE POSSIBLE CHALLENGE


Marlene Barbosa de Freitas Reis2
Resumo: O presente artigo descreve os resultados obtidos com a realizao do Projeto de Pesquisa A Interdisciplinaridade na Prtica Pedaggica: um Desafio Possvel , desenvolvido na UEG UnU Inhumas, nos anos de 2005 e 2006. O objetivo geral do projeto foi conhecer a prtica pedaggica de professores que atuam nas sries iniciais do ensino fundamental na rede regular pblica na cidade de Inhumas. Os objetivos especficos foram contribuir para o incentivo pesquisa na graduao e identificar a concepo dos professores acerca da interdisciplinaridade no ensino. Os resultados da pesquisa apontam que a prtica pedaggica reflete a formao de professores para a perspectiva interdisciplinar, tendo em vista que a fragmentao e a compartimentalizao dos contedos ainda a forma mais utilizada no processo ensino-aprendizagem. Palavras-chave: Formao de professores. Interdisciplinaridade. Prtica pedaggica. Abstract: The present article describes the results of the Research Project called The Interdisciplinarity in the Pedagogical Practice: a Possible Challenge . It was developed at the University UEG Inhumas (Gois Brazil), in the years 2005 and 2006. The general aim of the project was to verify the pedagogical practice of professors who teaches in the initial series of primary education in the regular public education system in the city of Inhumas. The specific aims were to contribute to incentive the research in graduation and to identify the professors conception about the interdisciplinarity in Education. The research`s results inform that the pedagogical practice reflects the professors training to the interdisciplinary perspective, knowing that the fragmentation and the division in parts of the contents still are the more used forms in the process teach-learning. Key words: Training of professors. Interdisciplinarity. Pedagogical Practice.

Projeto de pesquisa desenvolvido no curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Gois UnU Inhumas no ano de 2005 e 2006. 2 Pedagoga, Especialista em Planejamento Educacional e Mestre em Cincias da Educao Superior. Professora de Prtica Pedaggica no curso de Pedagogia, Coordenadora Adjunta de Pesquisa, Coordenadora do Curso de Ps-Graduao Lato Sensu em Psicopedagogia da Universidade Estadual de Gois, Unidade Universitria de Inhumas. E-mail: marlenebfreis@hotmail.com.

REVELLI

Revista de Educao, Linguagem e Literatura da UEG-Inhumas ISSN 1984-6576 - v. 1, n. 2, outubro de 2009

Introduo

Este trabalho resultado de uma pesquisa realizada na rede pblica estadual de ensino com o objetivo maior de conhecer a prtica pedaggica dos professores que atuam nas sries iniciais do ensino fundamental numa escola pblica na cidade de Inhumas. O interesse em desenvolver esta pesquisa surgiu da necessidade de articular teoriaprtica no curso regular de Pedagogia, onde ministro a disciplina Prtica Pedaggica, o referencial bibliogrfico levantado e o desenvolvimento da mesma serviro de suportes para as discusses em sala de aula, uma vez que sua ementa contempla observaes de situaes escolares, registro das observaes realizadas, reflexo e resoluo de situaes-problema contextualizadas e articulao teoria/prtica. Um dos desafios postos para a reflexo hoje, refere-se universidade e a seu compromisso com a formao de professores, o qual pode ser concretizado por meio de propostas inovadoras de formao. Nesse sentido, este olhar sobre a realidade de prticas pedaggicas, mostra que ainda incipiente o desenvolvimento de experincias voltadas para a efetivao de uma prtica interdisciplinar no ensino brasileiro. Como profissional da educao compartilho da idia de que um sistema educativo eficiente ser aquele capaz de dar educao de qualidade numa perspectiva interdisciplinar, mostrando que os contedos ensinados no so isolados, minimizando assim o engavetamento e a compartimentalizao dos mesmos. Da, a relevncia de se investigar a educao numa perspectiva interdisciplinar ainda no ensino fundamental, momento em que os alunos esto iniciando sua compreenso e abstrao de mundo com toda sua complexidade e pluralidade. A pesquisa foi bibliogrfica e de campo, pois pretendeu verificar in loco como os professores desenvolvem suas prticas pedaggicas nas sries iniciais do ensino fundamental. Teve como suporte terico bsico obras de Ivani Fazenda (1993), Nilda Alves (1999), Slvio Gallo (1999) e Helosa Luck (2003) que discutem a perspectiva interdisciplinar, alm de outros autores que refletem a formao de professores, como Maria Lcia Cmara (1999) e Selma Garrido Pimenta (2002). No sentido de viabilizar a realizao desta pesquisa e, buscando envolver os alunos neste processo investigativo, participaram da pesquisa seis acadmicos voluntrios de iniciao cientfica (PVIC/UEG), previamente selecionados e devidamente orientados e treinados para a execuo dos procedimentos requeridos para o projeto, sendo 03 (trs) do 1. ano e 03 (trs) do 2. ano do curso regular de Pedagogia.

27

REVELLI

Revista de Educao, Linguagem e Literatura da UEG-Inhumas ISSN 1984-6576 - v. 1, n. 2, outubro de 2009

A formao de professores para a perspectiva interdisciplinar

O contexto escolar hoje abrange preocupaes que vo desde a valorizao do tempo/espao que o professor dispe para trabalhar na sala de aula, at a relao de mediao entre o educando e a construo do conhecimento, levando em conta o aproveitamento de seus alunos. Transformar velhos conceitos em novas realidades, recriar, renovar. Eis um grande desafio... Nesse sentido um dos caminhos a ser seguido pelo professor o trabalho numa perspectiva interdisciplinar, integrando as vrias disciplinas que compem o currculo escolar, mostrando aos alunos que no existe fronteira ente as disciplinas, mas que uma perpassa pela outra, complementando-a. Para Cmara (1999, p.15),

A interdisciplinaridade deve ser pensada como entre cincias, por um lado, considerando o territrio de cada uma delas e, ao mesmo tempo, identificando possveis reas que possam se entrecruzar, buscando as conexes possveis. E essa busca se realiza por meio de um processo dialgico que permite novas interpretaes, mudana de viso, avaliao crtica de pressupostos, um aprender com o outro, uma nova reorganizao do pensar e do fazer.

Esse entendimento leva-nos a refletir sobre o sentido da escola na sociedade atual, pois da forma como est, ela no dar conta de sobreviver disputa com a dinamicidade dos conhecimentos e aos questionamentos do sculo XXI. Qualquer um de ns, disposto a repensar a escola precisa esvaziar cabeas cheias e transform-las em espaos dinmicos onde se entrelaam os infinitos ns que compem as redes de conhecimentos. A interdisciplinaridade um exerccio de recuperao da idia de unicidade do conhecimento humano que, com o avano da cincia, foi se ramificando e se especializando de tal forma que as partes parecem no estar mais ligadas ao todo. Somente os professores podem ter uma participao extremamente importante no processo de romper com essa tradio alienante e superar essa contradio histrica entre o saber e a realidade. Segundo Fazenda (1993, p. 41), [...] interdisciplinaridade proposta de apoio aos movimentos da cincia e da pesquisa. possibilidade de eliminao do hiato existente entre a atividade profissional e a formao escolar . condio de volta ao mundo vivido e recuperao da unidade pessoal, a tomada de conscincia sobre o sentido da presena do homem no mundo.

28

REVELLI

Revista de Educao, Linguagem e Literatura da UEG-Inhumas ISSN 1984-6576 - v. 1, n. 2, outubro de 2009

Essa perspectiva defende a idia de que preciso formar os estudantes de tal forma que, quando adultos, sejam capazes de continuar sua educao aps sair da escola, possibilitando, assim um verdadeiro engajamento na vida social e poltica do pas. E para que isso ocorra, faz-se necessrio, sobretudo, uma preparao, um compromisso e vontade do professor, visto que a interdisciplinaridade uma proposta bastante difcil para qualquer professor trabalhar, uma vez que nossa formao se deu e ainda se d de maneira compartimentalizada, abstrata e distante da realidade. Gallo (1999, p. 38) afirma que [...] se, no lugar de partirmos de racionalizaes abstratas de um saber
previamente produzido, comearmos o processo educacional na realidade que o aluno vivencia em seu cotidiano, poderemos chegar a uma educao muito mais integrada, sem dissociaes abstratas.

Para o autor, tambm experimentaramos, com essa postura pedaggica, uma sensvel melhoria no aproveitamento e rendimento dos alunos..

Procedimentos metodolgicos da pesquisa

Segundo LdKe e Andr (2001, p. 3), como membro de um determinado tempo e de uma sociedade especfica, [...] o pesquisador ir refletir em seu trabalho de pesquisa os valores, os princpios considerados importantes naquela sociedade e naquela poca .

Consequentemente, a sua viso de mundo, e os fundamentos para compreenso e explicao desse mundo iro influenciar a maneira como ele prope suas pesquisas, ou seja, os pressupostos que orientam seu pensamento vo tambm nortear sua abordagem de pesquisa. Conforme Trivios (1995, p. 130), [...].a pesquisa qualitativa busca as razes dos significados, as causas de sua
existncia, suas relaes num quadro amplo do sujeito como ser social e histrico, tratando de explicar e compreender o desenvolvimento da vida humana e de seus diferentes significados no devir dos diversos meios culturais.

Em consenso com tais concepes, a questo metodolgica desta pesquisa esteve centrada na abordagem qualitativa, por considerar que seus pressupostos permitem uma criao terica e prtica acerca de uma realidade interativa e histrica. Considerando que o objeto de estudo proposto para a investigao a prtica interdisciplinar e, dada a abrangncia do tema, a pesquisa foi delimitada em uma escola da Rede Estadual de Ensino na cidade de Inhumas. 29

REVELLI

Revista de Educao, Linguagem e Literatura da UEG-Inhumas ISSN 1984-6576 - v. 1, n. 2, outubro de 2009

A Escola Estadual pesquisada localiza-se em um bairro perifrico, tendo como vizinhana, em maior parte residncias, porm conta tambm em suas proximidades o SIAMA (Entidade Filantrpica), Posto de Sade, Praa, Quadra de Esportes e alguns comrcios de pequeno porte. H vrios anos vem atendendo uma clientela carente e diversificada, pois a maioria de seus alunos so provenientes de uma comunidade familiar cujos pais trabalham no corte de cana, limpeza urbana, servios domsticos e outros. Com o propsito de obter um maior nvel de profundidade na pesquisa, foi feita uma seleo de amostragem intencional em relao ao diretor, a todos os coordenadores,

secretrio e professores como sujeitos focais da pesquisa por entender que so elementos essenciais para o esclarecimento do assunto em discusso e em funo de sua representatividade social no contexto escolar e pela posio privilegiada em relao s tomadas de decises. Alm de que, para colocar em pauta um processo de sensibilizao, discusso e implementao e seguimento de qualquer poltica educacional, o apoio dos lderes condio fundamental. Assim, esse estudo se efetuou com o diretor, coordenadores, secretrio e professores das sries iniciais do ensino fundamental da escola pesquisada. Para o processo de construo de dados recorreu-se a mltiplas fontes, tais como anlise documental e de contedo do projeto poltico-pedaggico da escola selecionada, entrevistas semi-estruturadas com diretor, coordenador, secretrio e professores e observao participante junto aos professores das sries Iniciais do Ensino Fundamental.

Anlise documental

A anlise documental, segundo Ldke e Andr (2001), embora pouco explorada no s na rea da educao como em outras reas de ao social, pode-se constituir numa tcnica valiosa de abordagem de dados qualitativos, seja complementando as informaes obtidas por outras tcnicas, seja desvelando aspectos novos de um tema ou problema. Alm disso, o material escrito uma fonte rica de informao para a identificao de questes de interesse do pesquisador. Por isso, a anlise documental foi aqui utilizada em atendimento necessidade de verificao do suporte legal que d sustentao ao funcionamento da escola com a finalidade de conhecer os pressupostos filosficos que os permeiam. Para tanto, foram analisadas duas grandes esferas no Projeto Poltico-Pedaggico da escola: Concepo predominante sobre a perspectiva de uma educao interdisciplinar. 30

REVELLI

Revista de Educao, Linguagem e Literatura da UEG-Inhumas ISSN 1984-6576 - v. 1, n. 2, outubro de 2009 Como se d a implementao desta perspectiva na realidade educacional.

Entrevista A entrevista, embora represente um dos instrumentos bsicos mais utilizados para a coleta de dados em diversas instncias do cotidiano, na pesquisa qualitativa tem o seu valor pelo carter de interao que a permeia. Para Ldke e Andr (2001, p. 33),

[...] mais do que outros instrumentos de pesquisa, que em geral estabelecem


uma relao hierrquica entre o pesquisador e o pesquisado, na entrevista a relao que se cria de interao, havendo uma atmosfera de influncia recproca entre quem pergunta e quem responde. Especialmente nas entrevistas semi-estruturadas, onde no h imposio de uma ordem rgida de questes, o entrevistado discorre sobre o tema proposto com base nas informaes que ele detm e que no fundo a verdadeira razo da entrevista. Na medida em que houver um clima de estmulo e de aceitao mtua, as informaes fluiro de maneira notvel e autntica.

Nesta investigao, especificamente, a entrevista semi-estruturada foi considerada como um momento ativo de construo de conhecimento e como instrumento legtimo que permite captar as mltiplas manifestaes prprias de quem fornecer as informaes, as opinies e as impresses sobre o objeto no qual a pesquisa est interessada, pois a relao que se cria de interao recproca entre quem pergunta e quem responde. Para a realizao das entrevistas foi agendado, previamente, data e horrio que melhor atendesse a populao-alvo, isto , diretor, coordenadores, secretrio geral e professores. Cada entrevista teve uma durao mdia de 40 (quarenta) minutos, s vezes excedendo este tempo devido ao processo caloroso de discusso acerca do tema em questo. Foi elaborado um roteiro prvio para nortear as discusses. As entrevistas foram gravadas e transcritas para serem examinadas qualitativamente, luz do referencial terico selecionado.

Observao participante A observao participante consiste na interao do pesquisador com a situao estudada. Para Ldke e Andr (2001, p. 26), na medida em que o observador acompanha in loco as experincias dirias dos sujeitos, pode tambm apreender a sua viso de mundo, isto , o significado que eles atribuem realidade que os cerca e s suas prprias aes. Assim, a observao uma fonte valiosa para captar a dinmica do quefazer permitindo conhecer a realidade e a peculiaridade do processo pedaggico. 31 dos professores

REVELLI

Revista de Educao, Linguagem e Literatura da UEG-Inhumas ISSN 1984-6576 - v. 1, n. 2, outubro de 2009

A observao ocorreu durante o primeiro semestre de 2006 em salas de aula de 1. a 5.anos, uma vez por semana, durante quatro meses num processo de interao contnua para captar a dinmica da prtica pedaggica destes professores. As condutas dos professores foram registradas na forma de relatrio e, posteriormente, as informaes agrupadas de acordo com os objetivos desta pesquisa.

Resultados e discusso

A evidncia dos dados na anlise documental A anlise desta varivel teve como intuito verificar no projeto poltico pedaggico da escola qual a proposta legal que norteia a prtica pedaggica dos professores em questo. Por isso, buscou averiguar dois pontos fundamentais: a concepo predominante sobre a perspectiva de uma educao interdisciplinar e como a proposta de implementao desta perspectiva na realidade escolar. O Projeto Poltico pedaggico define diretrizes e bases para garantir o cumprimento da misso escolar. Primeiro, por se tratar de um planejamento que procura refletir o projeto coletivo da escola, de estar em consonncia com a legislao em vigor. Ademais, porque prev as aes a serem realizadas, definindo as necessidades a atender e objetivos a atingir dentro das possibilidades reais da instituio. Como no foi possvel analisar o Projeto Poltico Pedaggico (ainda em processo de construo), previsto no projeto de pesquisa, optou-se por averiguar o Projeto Aprender que tambm norteia as prticas pedaggicas da escola pesquisada. O Projeto Aprender foi concebido em 2003, pela Secretaria Estadual de Educao, e desenvolvido em parceria com o Instituto Ayrton Senna e o Instituto VIVO. Foi implementado no ano de 2005, em carter experimental, com a principal meta de alfabetizar, efetivamente, os alunos da rede pblica nos dois primeiros anos de escola, ou seja, o 1. e o 2. anos. Pelo projeto, o Ensino Fundamental passa de oito para nove anos. A mudana est prevista na nova Lei de Diretrizes e Bases da Educao (LDB, n9394/ 96). No entanto, apenas alguns Estados levaram a norma prtica. Gois foi pioneiro. Embora o balano de aprovao dos mais de 26 mil alunos ainda no esteja concludo, estima-se que 92,1% foram aprovados. Um total de 11.152 alunos matriculados no ano passado, aos seis anos de idade, concluiu a primeira srie. De acordo com o Projeto Aprender, a interdisciplinaridade aparece como meio de promover a interao das disciplinas sem fragmentao entre si. Observe o trecho a seguir:

32

REVELLI

Revista de Educao, Linguagem e Literatura da UEG-Inhumas ISSN 1984-6576 - v. 1, n. 2, outubro de 2009


A interdisciplinaridade surge para propiciar a interdependncia entre as cincias e /ou entre as disciplinas evitando a fragmentao entre elas, pois a compartimentalizao das cincias impede o homem de conhecer e analisar a teia de relaes complexas existente entre elas, prejudicando uma viso de unidade, ou seja, a de globalidade entre os conhecimentos disciplinares. (Projeto Aprender, 2004, p.63)

Neste aspecto verifica-se que o documento analisado est em consonncia com os princpios pedaggicos que articulam as estruturas curriculares de forma a estabelecer a sistematizaco do conhecimento entre os diversos campos do saber. Desta maneira, constituise numa tentativa de promover a elaboraco de sntese que desenvolva a contnua

recomposicoda unidade ente os mltiplo fragmentos que esto postos no acervo de conhecimentos da humanidade , conforme ressalta Luck (2003, p.59). Consta ainda no documento que

[...] ao planejar uma aula, o professor precisa buscar relaes, formas de


integraes e articulao interdisciplinar entre os diversos contedos estudados, para possibilitar ao aluno uma viso mais abrangente, mais global sobre o que esta sendo objeto de estudo, evitando assim, o estudo de disciplinas estanques descontextualizados, isolados... respeitando nvel do conhecimento e compreenso dos alunos frente ao que tiver sendo enfocado. (Projeto Aprender, 2004, p.65).

Partindo destes registros veiculados no Projeto Aprender, fica evidenciado de forma bastante clara e precisa uma proposta interdisciplinar ao destacar que o estudo de um objeto mais completo e mais significativo quando so estabelecidas relaes entre o estudado, evitando desta maneira que o aluno apenas acumule informaes, mas que realmente pode transform-la em conhecimento, como refora Fazenda (1993, p.35), ao enfocar que o que se aprende com a interdisciplinaridade, um fato ou soluo nunca isolado, mas sim conseqncia da relao entre muitos outros.

A evidncia dos dados nas entrevistas Para efetivar o estudo desta varivel optou-se pela tcnica da entrevista semiestruturada com o grupo gestor e professores da escola pesquisada. De acordo com as necessidades do Projeto, foram realizadas duas entrevistas; uma com a equipe gestora em dezembro de 2005 e outra com a equipe de professores em maro de 2006. A entrevista, de carter coletivo, foi realizada com base em cinco pontos bsicos: concepo de interdisciplinaridade;

33

REVELLI

Revista de Educao, Linguagem e Literatura da UEG-Inhumas ISSN 1984-6576 - v. 1, n. 2, outubro de 2009 importncia de que a escola proponha e desenvolva uma prtica

interdisciplinar; o desenvolvimento da prtica interdisciplinar recebe o apoio da equipe; aes propostas pelo grupo gestor para a efetivao de uma prtica interdisciplinar na escola; sugestes da equipe para o desenvolvimento de uma prtica interdisciplinar na escola.

Da entrevista com os gestores A primeira pessoa entrevistada foi a Secretria Geral da escola que, e ao ser interrogada sobre as respectivas questes bsicas, disse no ter muito conhecimento sobre as prticas pedaggicas, tampouco sobre a questo de interdisciplinaridade, pois trabalha com o sistema burocrtico. Entretanto tem clareza de que todos os contedos tm que ser trabalhados de forma interdisciplinar, pois exigido que se trabalhe desta maneira. A partir da implantao do Projeto Aprender na escola, a prtica interdisciplinar passou a ser trabalhada com mais nfase, tanto que na 1 ano, s trabalham os contedos de Lngua portuguesa e Matemtica. Assim, a secretria considera que uma forma tima de se trabalhar, e que se aproveita tudo do aluno, qualquer palavrinha que ele fala, qualquer assunto numa aula de Lngua Portuguesa a professora vai trabalhar tudo: Geografia, Histria, Cincias, uma palavra se desdobra" (Entrev. 1, 2005). Como pode ser percebido, ela apontou ser essencial e importante que a escola trabalhe de forma interdisciplinar. Cr que todas as professoras da escola trabalham desta forma, e que o professor consciente, responsvel tem a viso que esta a melhor forma de se trabalhar dentro da sala de aula. Em seu depoimento, a entrevistada ressaltou tambm a resistncia dos pais, que reclamam e cobram muito, pois no conhecem bem o Projeto Aprender, e, por isso, consideram um absurdo os filhos terem apenas dois cadernos e no boletim constarem apenas duas notas. Possuem outros filhos que estudam em escolas municipais onde os professores trabalham todas as disciplinas de forma separada. Ela ressalta que a mudana deve ser gradativa, pois gera conflitos. J a diretora da escola, destaca que a interdisciplinaridade seria o ideal para todas as escolas. Em seu ponto de vista essa a melhor maneira de melhorar o processo de ensinoaprendizagem. Diz tambm que as escolas e professores no esto preparados para

34

REVELLI

Revista de Educao, Linguagem e Literatura da UEG-Inhumas ISSN 1984-6576 - v. 1, n. 2, outubro de 2009

trabalharem essa prtica. Existem muitas dificuldades como, falta informao, alm de tudo os professores esto totalmente despreparados e at mesmo resistem a essas mudanas. Segundo ela ainda vai levar tempo para eles se acostumarem com a idia, pois falar em interdisciplinaridade fcil, difcil mesmo e pratic-la. Fazenda (1993, p. 35), nos lembra que

A construo de uma didtica interdisciplinar pressupe, antes de mais nada a questo de perceber-se interdisciplinar. Quando se pra a fim de observar os aspectos em que caminhou, resulta mais fcil perceber a necessidade de caminhar em aspectos ainda duvidosos, seja no pensar, seja no fazer didtica.

A coordenadora pedaggica do Projeto Aprender, explicou a forma de se trabalhar com o mesmo na escola. Segundo ela a equipe tem que seguir a matriz de habilidades, que o planejamento dos contedos e de tudo o que a professora vai trabalhar na sala de aula. S existe a matriz de Lngua Portuguesa e Matemtica, sendo assim, a professora vai trabalhar a interdisciplinaridade dentro dessas duas disciplinas. s vezes a professora no trabalha como deveria mas como a diretora falou, j o comeo (Entrev. 2, 2005). Para Fazenda (1994, p.29), a ousadia da busca e da pesquisa, a transformao da insegurana num exerccio do construir . Vale lembrar que a aprendizagem dos contedos se d de forma permeada a essas duas disciplinas, o que no deixa de ser um exerccio do pensamento lgico-reflexivo. Ela destacou ainda que a avaliao se d de forma globalizante, pois os conhecimentos de Geografia, Histria e Cincias so avaliados dentro de Portugus e Matemtica. O planejamento quinzenal e dirio feito com o acompanhamento das coordenadoras que prestam uma assessoria pedaggica contnua aos professores da escola. Ao indagar sobre como realizado esse trabalho na prtica, no dia a dia com os alunos, ela explicou que atravs de textos, tomando como exemplo uma data comemorativa. A professora traz um texto sobre a Semana da Ptria e trabalha dentro dele a Lngua Portuguesa, explorando os tipos de frases, tipos de textos e a prpria Histria e a Matemtica, usando as datas, as quatro operaes, tudo ao mesmo tempo. Comentou que esta ainda no uma prtica adotada por toda a equipe de professores, pois nem todos se habituaram a essas mudanas. Tendo em vista que a questo da interdisciplinaridade ainda no um enfoque muito compreendido pelos educadores, em sua grande maioria, essa mudana de atitude deve constituir-se na pedra angular para a orientao e superao de todas as dicotomias , como muito bem nos lembra, Luck (2003, p.53). 35

REVELLI

Revista de Educao, Linguagem e Literatura da UEG-Inhumas ISSN 1984-6576 - v. 1, n. 2, outubro de 2009

A sugesto para o desenvolvimento de uma prtica interdisciplinar na escola, segundo o grupo gestor, que fosse estabelecida no projeto da escola o trabalho com projetos didticos , pois consideram a melhor maneira de se trabalhar interdisciplinarmente. Pde-se verificar que o grupo gestor unnime em considerar a interdisciplinaridade como uma forma ideal da efetivao de uma prtica pedaggica necessria para a superao da fragmentao dos conhecimentos, apesar de todas as dificuldades ainda enfrentadas no mbito da formao profissional. Todos os entrevistados comentaram sobre as crticas que vm recebendo por estarem trabalhando com a prtica interdisciplinar, principalmente pelos pais de alunos. Mas reconhecem que hoje o nvel de ensino-aprendizagem outro, que a escola vive uma outra realidade. E que a tendncia melhorar cada vez mais. Percebeu-se em toda a equipe gestora, muita empolgao com este trabalho interdisciplinar do Projeto Aprender.

Da entrevista com os professores A entrevista com a equipe de professores foi realizada durante o momento coletivo que acontece uma vez por ms onde se renem para discutirem assuntos relacionados ao projeto, sala de aula e aos alunos. Aproveitamos essa oportunidade para realizarmos essa entrevista de carter coletivo. Em relao concepo de interdisciplinaridade uma professora destacou que interdisciplinaridade em seu ponto de vista significa ligao, uma disciplina caminhando ao lado de outra, idia de global, de conjunto sem fragmentao (Entrev. 3, 2006). A essa mesma entrevistada, foi questionado sobre a importncia de a escola desenvolver a prtica interdisciplinar e ela assim enfatizou: acho importante sim, mas hoje ainda vivemos o rano da antiga prtica (Entrev. 3, 2006). Segundo ela a maior dificuldade enfrentar a realidade dos pais, pois eles esto acostumados com um caderno para cada matria. Destacou ter tentado trabalhar interdisciplinarmente, mas no obteve sucesso, porque os pais cobravam muito, alegavam que as disciplinas estavam misturadas, uma baguna e falta de organizao. Por esse motivo acabou voltando fragmentao, cada matria com seu respectivo caderno. Disse trabalhar textos de Lngua Portuguesa e deles puxar para outras disciplinas, falou estar ciente que no est trabalhando exclusivamente a interdisciplinaridade, disse estar sendo multidisciplinar porque vai trocando o material de acordo com cada disciplina, acarretando uma quebra na interdisciplinaridade. Sugeriu que o trabalho interdisciplinar seja concomitante, medida que

36

REVELLI

Revista de Educao, Linguagem e Literatura da UEG-Inhumas ISSN 1984-6576 - v. 1, n. 2, outubro de 2009

vai trabalhando essa prtica, estar reunindo os pais para inteir-los de que as professoras no so desorganizadas, que a escola no bagunada. Outro argumento apontado foi o de que at mesmo a escola, na hora de avaliar, tem que fazer uma avaliao separada para cada disciplina, para apresentar aos pais, pois eles cobram no boletim. Conforme depoimento de uma das professoras entrevistadas, quando a escola prope este trabalho, todos os professores devem estar conscientes do que a interdisciplinaridade, para no haver essa cobrana fora de contexto. Ela diz ser a favor do desenvolvimento da prtica interdisciplinar na escola, s que ainda existem muitos problemas, e muitos obstculos a serem rompidos. A escola est caminhando, mas ainda no esto no mago da questo . (Entrev. 4, 2006). Este relato Os discursos dos entrevistados condizem com o que escreveu Maria de Los Dolores apud Fazenda (1994, p.57), quando afirma que acredito que seja difcil pensar em

interdisciplinaridade, quando fomos acostumados durante 20 anos a pensar a educao compartimentalizada, produto da escola tecnicista . No entanto, a autora sugere a formao de grupos de estudos, que, segundo ela, deve haver um ponto em comum: o compromisso e o interesse pela educao pblica de qualidade. Neste sentido a autora (1994, p. 63), ainda ressalta:

H necessidade de o professor apropriar-se do conhecimento cientfico, de saber organiz-lo e articul-lo, de ter competncia. Mas essa competncia, para o verdadeiro educador, deve estar impregnada de humildade, de simplicidade de atitudes. necessrio enxergar o outro, construir com ele o alicerce do conhecimento, no s para servir a sociedade, mas para enaltecer a vida.

Indagados sobre as aes a serem propostas para a efetivao e o desenvolvimento dessa prtica interdisciplinar, o discurso recorrente foi de que o melhor a fazer se aprofundar, estudar mais sobre este assunto, e que todos se dispuserem realmente a realizar este trabalho, e conscientizar os pais do que o trabalho interdisciplinar. Entretanto existem barreiras que ainda precisam ser rompidas. Levando em considerao tais depoimentos e, destacando que o professor o grande responsvel pelo processo de transformao da realidade, faz-se, de fato, necessrio por parte da equipe gestora, realizar a eliminao de um dos obstculos a que se refere Fazenda (1994, p. 55), no tocante efetivao da interdisciplinaridade na escola que o da formao continuada. Para a autora, a introduo da interdisciplinaridade implica simultaneamente uma transformao profunda da Pedagogia e um novo tipo de formao de professores, 37

REVELLI

Revista de Educao, Linguagem e Literatura da UEG-Inhumas ISSN 1984-6576 - v. 1, n. 2, outubro de 2009

caracterizando-se esta por uma mudana na atitude e na relao entre quem ensina e quem aprende . De fato, uma ao pedaggica interdisciplinar s se d a partir do entendimento e do desenvolvimento de uma formao adequada capaz de despertar a capacidade inventiva daquele que ensina. Afinal, interdisciplinaridade no cincia pura, um movimento de renovao de atitudes, e, neste sentido, preciso concordar com Fazenda, (1993, p.13), quando faz o seguinte questionamento:

Atitude de qu? Atitude de busca de alternativas para conhecer mais e melhor; atitude de espera perante atos no consumados; atitude de reciprocidade que impede troca, ao dilogo com pares idnticos, com pares annimos ou consigo mesmo; atitude de humildade diante da limitao do prprio saber; atitude de perplexidade ante a possibilidade de desvendar novos saberes; atitude de desafio diante do novo, desafio de redimensionar o velho; atitude de envolvimento e comprometimento com os projetos e as pessoas neles implicadas; atitude, pois de compromisso de construir sempre da melhor forma possvel; atitude de responsabilidade, mas, sobretudo de alegria, de revelao, de encontro, enfim, de vida.

Ao questionamento sobre qual seria uma ao para o desenvolvimento da prtica interdisciplinar na escola, as professoras foram unnimes ao sugeriram que fossem elaborados projetos semanais para trabalhar a prtica interdisciplinar com mais facilidade. Destacaram o desenvolvimento de um projeto elaborado coletivamente pela escola, chamado Valores que trabalhado com as crianas o respeito, a verdade, a amizade e a justia, pois acreditam que esses elementos so essenciais para o desenvolvimento do comportamento em sociedade. Dentro desse projeto, realizado um momento de religiosidade muito importante, que ocorre uma vez por semana, onde os alunos participam ativamente nas atividades propostas e so eles que falam, e no as professoras. Neste aspecto, o discurso das professoras comunga o mesmo discurso de Fazenda (1994, p. 77) quando a autora ressalta que

necessrio despojar-se de preconceitos, questionar os valores arraigados no consciente e transcender busca do ser maior que est dentro de ns mesmos. sentir-se livre para poder falar e, principalmente ouvir. Ouvir voc e o outro. assim que concebo o ato de educar. assim que entendo o educador interdisciplinar.

Na opinio da maioria dos entrevistados, os professores esto passando por um momento muito difcil na sala de aula, pois hoje os pais trabalham demais, no tm tempo

38

REVELLI

Revista de Educao, Linguagem e Literatura da UEG-Inhumas ISSN 1984-6576 - v. 1, n. 2, outubro de 2009

para educarem seus filhos, para lhes ensinar os valores como o respeito, os limites. Ento, os professores alm de estarem ensinando os conhecimentos cientficos esto ensinando tambm a formao moral. Neste sentido, cabe aos professores buscarem alternativas para viabilizar uma educao de qualidade. E uma destas alternativas a educao interdisciplinar. As professoras entrevistadas destacaram tambm que o ser humano foi habituado, historicamente, a executar aquilo que lhe imposto, principalmente os professores que recebem tudo pronto , bastando apenas transmitir aos alunos aquilo que no foi planejado por eles. E que, por isso mesmo a interdisciplinaridade no pode depender de iniciativas superiores para se concretizar a partir da obrigatoriedade e da imposio. Diante do ponto de vista acima, Luck em seu livro Pedagogia Interdisciplinar (2003, p. 15), afirma:

O homem a medida de todas as coisas. Dele e para ele, enquanto humana e concretizadamente considerado, partem todos os empreendimentos que valem a pena. E com esse enfoque que a interdisciplinaridade proposta, vindo ela, portanto, a se constituir em um movimento a ser assumido e construdo pelos professores no podendo ser impostos a eles levando em considerao a sua interao com os alunos, na condio de intermediar a (re) elaborao do conhecimento como um processo pedaggico dinmico, aberto e interativo.

Vale ressaltar que h uma preocupao geral por parte das professoras em lidar com a prtica interdisciplinar. s vezes, por isso, houve muita resistncia em participarem da entrevista; elas no queriam falar, mas aos poucos fomos quebrando o gelo . Percebemos que estavam aflitas e preocupadas com o que iriam expor. A cada colocao afirmavam que concordavam com o que as outras professoras j haviam falado e que elas j haviam dito tudo. Fazenda (1993, p.18), afirma que, a solido dessa insegurana individual que vinca o pensar interdisciplinar pode transmutar-se na troca, no dilogo, no aceitar o pensamento do outro. As entrevistadas foram unnimes ao concordarem que as editoras deveriam distribuir livros didticos interdisciplinares para facilitar o trabalho do professor. Alegaram estarem perdidas , pois em sala de aula comeam a trabalhar a interdisciplinaridade e sem perceberem voltam ao mtodo tradicional de ensino fragmentando os contedos. Uma das entrevistadas questionou a prtica interdisciplinar dizendo o seguinte: A professora deve trabalhar a interdisciplinaridade e como que ela vai elaborar uma prova interdisciplinar para o aluno? Isso um problema srio, (Entrev. 5, 2006) enfatizou. possvel verificar no discurso da entrevistada, obstculos psicossociolgicos e culturais, que, segundo Fazenda (1994, p.54).: 39

REVELLI

Revista de Educao, Linguagem e Literatura da UEG-Inhumas ISSN 1984-6576 - v. 1, n. 2, outubro de 2009

Vrias so as causas que podem provocar essa atitude: um desconhecimento do real significado do projeto interdisciplinar, que muitas vezes tomado estritamente em seu aspecto metodolgico; a falta de formao especfica para esse tipo de trabalho, constituindo-se este, no principal obstculo eliminao das barreiras entre as pessoas; a acomodao pessoal e coletiva, pois toda a mudana requer uma nova sobrecarga de trabalho, um certo medo em perder prestgio pessoal , pois o esprito interdisciplinar, chega at o anonimato. O trabalho de um (embora talvez at mais valorizado do que num sistema tradicional), anula-se em favor de um objetivo maior.

De maneira geral, o discurso das professoras entrevistadas revela que a prtica interdisciplinar ainda no faz parte da formao e inteno de todas, pois promover a integrao das disciplinas implica no domnio epistemolgico das mesmas. E nota-se as limitaes do conhecimento interdisciplinar e as dificuldades enfrentadas por algumas em estabelecer relaes, conexes entre as disciplinas, pois mais fcil e cmodo ser disciplinar. Como disse a prpria gestora: ...falar em interdisciplinaridade fcil difcil mesmo pratic-la .(Entrv. 6, 2006). Ficou claro que as entrevistadas na sua maioria, tm somente uma noo do enfoque interdisciplinar, entretanto isto no suficiente para a execuo desta prtica. preciso ter uma preparao, uma vontade de ser interdisciplinar, pois o profissional e no s o aluno, tambm necessita de uma formao na sua totalidade, como ser integral . Dentre as professoras entrevistadas uma concepo ilustra o que o grupo considera uma prtica competente e interdisciplinar: Interdisciplinaridade significa ligao, uma disciplina caminhando ao lado da outra, idia de conjunto, mas sem fragmentao (Entrev. 7, 2006). Ficou evidenciado no discurso dos gestores e professores entrevistados que a prtica pedaggica interdisciplinar a melhor forma de melhorar o processo de ensino aprendizagem e que uma pratica que contribui para a formao de alunos sujeitos e ativos. Entretanto, ficou evidenciado tambm que ainda no esto preparados para desenvolv-la. De maneira geral, o discurso dos dirigentes e professores converge para a idia de que a educao interdisciplinar poder levar superao de uma viso simplista da realidade e permitir a formao do cidado. Reconhecem que isso um desafio e que as propostas pedaggicas tm que se verticalizarem para a abertura ao dilogo e flexibilizao de projetos e metodologias que se desencadeiem em prticas interdisciplinares.

40

REVELLI

Revista de Educao, Linguagem e Literatura da UEG-Inhumas ISSN 1984-6576 - v. 1, n. 2, outubro de 2009

Das observaes Com propsito de verificar como os professores das sries iniciais do Ensino Fundamental pblico lidam com as tentativas de realizar uma prtica pedaggica interdisciplinar, foram feitas 27 (vinte e sete) observaes no perodo de maro a junho de 2006 nos turnos matutino e vespertino, em salas de aula dos anos iniciaias do Ensino Fundamental. De maneira geral as observaes demonstraram uma prtica pedaggica ainda pautada na concepo tradicional de ensino, tendo em vista que as professoras observadas ainda utilizam mtodos conservadores de ensino: aula expositiva, horrio especfico e caderno separado para cada matria. Como afirma Fazenda (1994, p.23) compreender a sendo

interdisciplinaridade em seus fundamentos e a partir de sua existncia como

e existindo no mundo vida dos educadores se coloca, neste momento como nosso objetivo . Partindo das observaes, percebe-se a necessidade de ousadia por parte dos professores, para o desenvovimento de uma prtica interdisciplinar, j que esta ainda uma incgnita para alguns. Observou-se que existe uma carncia de conhecimento e entendimento por parte dos educadores, pois no demonstraram conhecimento amplo sobre a interdisciplinaridade, que em determinados momentos da observaco puderam ser notados. Neste sentido, deve-se ocorrer ento uma transformao no mbito escolar, fornecendo subsdios didticos-pedaggicos aos professores. Fazenda (1994, p.75) assim enfatiza: [...] penso que necessrio tomarmos conhecimentos desses estudos antes de empreendermos o caminho da ao interdisciplinar, pois uma reflexo epistemolgica cuidadosa possibilita considerveis avanos . De acordo com o resultado obtido durante as observaces, percebeu-se que os educadores, ainda esto muito ligados ao senso comum, numa viso pragmatista imposta pela lgica neoliberal em que a formaco do ser humano no contemplada por uma formaco omnilateral, o que justifica o despreparo da maioria dos professores. No esforo de levar seus alunos a aprender, ainda o fazem de maneira a dar importncia ao contedo em si e no a sua interligao com a situao com a qual emerge. Trabalham as disciplinas de forma bastante fragmentadas, tornando assim a aula muita cansativa, usando, na maioria das vezes, apenas o mtodo expositivo, provocando a disperso e a desateno dos alunos durante a aula. Tal prtica, refora a idiada necessidade da ousadia, da inovaco, da busca de novos caminhos que impulsionem a busca interdisciplinar nas aulas. preciso que se descubram tanto no nvel de pesquisa quanto no ensino, novas estruturas mentais, novos contedos e uma nova metodologia. Essa concepco aponta para a importncia da crtica e do 41

REVELLI

Revista de Educao, Linguagem e Literatura da UEG-Inhumas ISSN 1984-6576 - v. 1, n. 2, outubro de 2009

questionamento sobre o saber, em busca de conhecimentos novos, de novos enfoques, discutindo o saber institudo e institucionalizado, o saber como paacote, como mercadoria pr-fabricada para ser transmitida e reproduzida , conforme muito bem pontua Cmara, (1999, p. 59). Em relaco forma de avaliao verificou-se que esta realizada semanalmente, momento em que as professoras observadas avaliam o aproveitamento do aluno durante toda a semana, caso o aluno no tenha obtido bons resultados, a avaliao feita novamente de uma forma mais pontual. Pois a escola tem o papel de transmissora de cultura , pelo motivo de ser a detectora de uma educao sistematizada, cabe ao professor o papel de conhecer o seu aluno, para que possa compreend-lo e modific-lo. Durante as observaes constatou-se que a relao professor-aluno bastante positiva, pois o professor participa intensamente do crescimento de seu aluno. Segundo Fazenda (1993, p. 46) [...] o papel do educador ser o de acompanhar o aluno, de maneira que ambos vivam a comunicao educacional como uma intersubjetividade, atitude esta que ir possibilitando a troca contnua de experincias. O conjunto das observaces revelou que as atividades interdisciplinares so enfrentadas como problemticas, uma vez que a organizaco escolar est ainda atrelada concepco de contedos isolados, compartimentalizados, sem significado para o aluno, com provas especficas para cada matria e com a cobranca dos prprios pais que no compreendem o enfoque interdisciplinar, conforme destacado nas entrevistas com os professores. Sob a viso de Cmara (1999, p. 91), interdisciplinaridade exige mais do que o cumprimento de um programa ou de uma matriz curricular, ela se constitui em um movimento a ser assumido e construdo pelos professores Para a autora, preciso construir e assumir a vivncia da interdisciplinaridade, pois ela no se faz por decreto ou por encanto. Apesar de todas as dificuldades descritas, o grupo observado demonstrou muita vontade em mudar a prtica pedaggica, as tentativas esto sendo colocadas prova a partir do Projeto Aprender que prope uma organizaco curricular voltada par a superaco da fragmentaco do conhecimento e dos seus efeitos na formaco dos alunos. Alm disso, h um compromisso coletivo na busca de uma educaco de melhor qualidade, de uma mudanca de postura profissional, o que sinaliza a possibilidade de uma experincia verdadeiramente interdisciplinar.

42

REVELLI

Revista de Educao, Linguagem e Literatura da UEG-Inhumas ISSN 1984-6576 - v. 1, n. 2, outubro de 2009

Consideraes finais

Os resultados obtidos da pesquisa corroboram e legitimam as reflexes tecidas por professores que esto percebendo os resultados de suas prticas como um exerccio de resgate histrico do valor do conhecimento. Tal desvelamento certamente contribuir para a problematizar o processo histrico que deu origem fragmentao dos saberes e provocou a fragilizao da sua compreenso, tanto da parte de quem ensina quanto da parte de quem aprende , quando se trata do ensino formal. Na anlise documental, a perspectiva interdisciplinar apareceu de forma clara e explcita no Projeto Aprender. Implica em uma proposta estratgica que perpassa claramente uma proposta pedaggica interdisciplinar, pois valoriza desde o processo do planejamento do professor at a forma da avaliao da aprendizagem. O aluno visto como um ser possuidor de conhecimentos, um sujeito ativo que deve ser respeitado dentro de seus limites. Alm disso, o projeto prope uma interao entre os diversos contedos estudados para possibilitar ao aluno uma viso mais abrangente e mais global sobre o objeto de estudo. J o discurso veiculado nas entrevistas, revelou que existe uma tendncia positiva em relao concepo de educao interdisciplinar e necessidade de sua implementao na realidade escolar, o que permitir elaborar, executar e avaliar uma proposta sustentada nos princpios da interdisciplinaridade no mbito do ensino fundamental pblico. Em relao s observaes realizadas foi possvel perceber que a falta de aquisio do conhecimento terico e metodolgico do professor em relao pratica interdisciplinar, na maioria das vezes acabam por esbarr-lo no mtodo tradicional de ensino e as aulas no so ministradas de acordo com a proposta do Projeto Aprender e a prtica interdisciplinar no acontece verdadeiramente. Neste sentido, existem questes que precisam ser atentamente analisadas, pois viabilizar uma prtica interdisciplinar pressupe mudanas. Faz-se necessrio organizar de tal forma os espaos e atividades escolares para que todos os segmentos tenham condies de questionar, discutir, analisar, opinar, decidir e participar da execuo e avaliao do processo de construo de uma proposta pedaggica verdadeiramente interdisciplinar. imprescindvel que a luta pela educao pblica de qualidade pressuponha transformaes concretas no contexto das relaes interpessoais e no processo de tomada de decises. Isto requer esforo e participao efetiva de todos: equipe administrativa, professores, alunos, pais, comunidade acadmica com um objetivo estratgico no processo de

43

REVELLI

Revista de Educao, Linguagem e Literatura da UEG-Inhumas ISSN 1984-6576 - v. 1, n. 2, outubro de 2009

superao do autoritarismo, do individualismo, da fragmentao dos conhecimentos e da falta de relao entre os contedos escolares e o cotidiano dos alunos. Insisto, pois como uma proposio, que preciso continuar ousando e buscando alternativas sobre uma prxis interdisciplinar. A partir dos discursos dos sujeitos pesquisados, ficou evidente a necessidade de formao de grupos de estudo para refletirem mais sobre a proposta interdisciplinar contida no Projeto Aprender, de palestras com pessoas especializadas sobre o assunto, debates ancorados em uma literatura especfica sobre o tema em questo, a fim de que o processo interdisciplinar possa ser implementado em todas as turmas da escola e no apenas no 1 e 2 anos, conforme ocorria. Entretanto, o mais importante de tudo que a interdisciplinaridade possa se tornar prtica e vivncia na escola pesquisada. Entendo que os problemas e as dificuldades ressaltadas pelo universo pesquisado, refletem a complexidade do processo pedaggico sustentado no paradigma reprodutivista onde a escola espao de reproduo e transmisso de um saber pronto e acabado e no espao de reflexo e construo de conhecimentos, ou seja de uma prxis interdisciplinar. Fica, pois o desafio aos educadores, no sentido de que se esforcem por assumir uma atitude interdisciplinar que, associada ao empenho por mudar no exerccio da prtica, acreditamos h de tornar o trabalho educacional mais significativo e mais produtivo, conforme o convite de Helosa Luck (2003).

Referncias ALVES, Nilda e GARCIA, Regina Leite (Orgs.). O sentido da escola. Rio de Janeiro: DP&A, 1999 BRANDO, Carlos Rodrigues. (Org.). Repensando a pesquisa participante. So Paulo: Brasiliense, 1984. CMARA, Maria Lcia Botlho. Interdisciplinaridade e formao de professores na UCG: uma experincia em construo. Braslia, 1999. Dissertao (mestrado). Faculdade de Educao, Universidade de Braslia. FAZENDA, Ivani Catarina. Interdisciplinaridade: um projeto em parceria. So Paulo: Loyola, 1993. FAZENDA, Ivani Catarina (Org.) Prticas interdisciplinares na escola. 2. ed. So Paulo: Cortez, 1994 GALLO, Slvio. Transversalidade e educao: pensando uma educao no-disciplinar. In: ALVES, Nilda e GARCIA, Regina Leite (Orgs.). O sentido da escola. Rio de Janeiro: DP&A, 1999, p. 17-42. 44

REVELLI

Revista de Educao, Linguagem e Literatura da UEG-Inhumas ISSN 1984-6576 - v. 1, n. 2, outubro de 2009

GANDIN, Danilo. A prtica do planejamento participativo. Petrpolis: vozes, 1995. GLUECK, M. I. R. Um trabalho interdisciplinar com base na teoria de Jean Piaget. In: Revista Psicopedaggica. 12 (27): p.19-22, 1993. LIBNEO, Jos Carlos. Organizao e gesto da escola: teoria e prtica. 3. ed. Revista e ampliada. Goinia: Alternativa, 2001. LUCK, Helosa. Pedagogia interdisciplinar: fundamentos terico-metodolgicos. 11. ed. Petrpolis, RJ: Vozes, 2003. ______. Metodologia de projetos: uma ferramenta de planejamento e gesto. Petrpolis, RJ: Vozes, 2003 LDKE, Menga (coord.). O professor e a pesquisa. Campinas, SP.: Papirus, 2002. (Srie Prtica pedaggica). LDKE, Menga e ANDR, Marli. Pesquisa em educao: abordagens qualitativas. 6. ed. So Paulo: EPU, 2001. MENEGOLA, Maximiliano e SANT ANNA, Ilza Martins. Por que planejar? Como planejar? 10. ed. Petrpolis: Vozes, 2001. MORIN, Edgar. Os sete saberes necessrios educao do futuro. 3.ed. So Paulo: Cortez, 2001 PIMENTA, Selma Garrido (org.). Saberes pedaggicos e atividade docente. 3. ed. So Paulo: Cortez, 2002. TRIVIOS, Augusto Nibaldo Silva. Intoduo pesquisa em cincias sociais: a pesquisa qualitativa em educao. 4. ed. So Paulo: Atlas, 1995. VEIGA, Ilma Passos. Repensando a Didtica. 15. ed. So Paulo: Papirus, 1999 VASCONCELOS, Maria Lcia M. Carvalho. A formao do Professor do Ensino Superior. 2. ed. So Paulo: Pioneira, 2001. Texto recebido em 01/06/09 Aprovado em 03/09/09

45

Das könnte Ihnen auch gefallen