Sie sind auf Seite 1von 5

Voc ainda NO conhece Lenz? Venha conosco e aprenda sobre mais um FSICO!

Apresentao

A criao da revista educacional Fsica em Redes tem como principal objetivo transmitir conhecimentos fsicos atravs da internet, da vem o nome. Como a nossa revista voltada para o publico jovem, esta edio ser escrita pelos prprios. Contamos desta forma, com a autoria das alunas Ariana Mota, Ndia Moraes, Priscila Silva, Ramona Queiroz e Sulen Costa do Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia da Bahia IFBA. Desde j agradecemos ao professor Dielson Hohenfeld pelas orientaes. LENZ a capa da primeira edio da revista Fsicos em Rede. O fsico concede entrevista e conta com elegncia um pouco da sua historia de vida, influencias e suas contribuies para o estudo do eletromagnetismo. Confira!

A Editora.

Entrevista com Heinrich Friedrich Emil Lenz

Hoje, 12 de Setembro de 1864, completando quase um ms aqui na Itlia, temos em nossa frente o ilustre, reconhecido Fsico, Geofsico e Matemtico Heinrich Friedrich Emil Lenz. Revista: Bom dia querido Fsico, Geofsico e Matemtico Heinrich Friedrich Emil Lenz. um prazer imenso poder estar entrevistando-o! Lenz : E por favor, pode me chamar apenas de Lenz. (risos) O prazer todo meu! uma honra dar entrevista para uma revista de tanto prestigio. Alem de ser de carter totalmente cientifico, o que muito bom. Parabns a toda equipe. Revista: Como quiser. Lenz muito difcil vermos uma entrevista com algum fsico e por isso queremos iniciar com um pouco de quem o Fsico Lenz, um pouco de voc. Lenz: Olha eu nasci em 12 de Fevereiro de 1804. Em Dorpat na Rusia. Comecei trabalhando com geofsica. Entre 1823 e 1826 viajei em uma terceira expedio volta ao mundo com meu amigo e companheiro de estudos Otto von Kotzebue, na qual estudei aspectos climticos e aspectos fsicos da gua do mar. Que mais?! Estudei teologia, qumica e fsica na Universidade de Tartu, em Dorpat, fui especialista de magnetismo e tornei-me professor de fsica na Academia de Cincias de So Petersburgo em 1836, onde dei incio a carreira de pesquisador e onde tambm fui professor de
Figura 1 Heinrich Friedrich Emil Lenz

matemtica e de fsica. Pesquisei a condutividade de vrios materiais sujeito s correntes eltricas, efeito da temperatura sobre a condutividade e recebi credito pela descoberta da reversibilidade das mquinas eltricas. Revista: Ainda cabe mais alguma coisa nessa histria? (risos). Lenz: Se me lembrar de mais alguma coisa eu te digo certo? (risos)

1 Edio Fsica Em redes | 12.12.2011| Pag. 1

Revista: Lenz, quando comeou o gosto pela fsica ? LENZ: [...] Acredito que tenha surgido quando comecei a estudar fsica na Universidade de Tartu, em Dorpat. Depois, torneime especialista de magnetismo e professor de fsica na Academia de Cincias de So Petersburgo em 1836, onde dei incio a minha carreira de pesquisador e onde tambm fui deo de matemtica e de fsica.

Revista: A partir de 1831 o senhor dedica-se ao estudo do eletromagnetismo, sendo o seu resultado mais famoso a lei de Lenz, que foi um enorme passo para a fsica. Porm, fundamental ressaltar que essa Lei foi formulada a partir de influencias de Faraday. O que o senhor tem a dizer sobre essa importante contribuio? Revista: Alm dos estudos com a lei de Lenz, o senhor formulou Lenz: Grande Faraday! Baseeime nos seus experimentos sobre outras leis? Lei da Induo eletromagntica, LENZ: Em 1842, estudei o calor e logo aps repeti os produzido pela corrente ao experimentos. S depois disso passar em um condutor, e formulei a Lei de Lenz, e formulei uma lei que hoje coloquei o sinal de menos na expresso da lei de Faraday. Ou conhecida por Lei de Joule, que expressa a relao entre seja, a contribuio dele para o o calor gerado e a corrente sucesso das minhas teorias eltrica que percorre foram fundamentais. um condutor em determinado tempo. Revista: O que o senhor tem a dizer
sobre a Lei de Lenz?

LENZ: A Lei de Lenz sem duvida foi o que me tornou reconhecido. Na verdade, com a ajuda do meu caro amigo Faraday, como j citamos na entrevista, me ajudou a compreender melhor algumas concepes e a partir de algumas consideraes pude tirar minhas concluses de que a corrente eltrica induzida produzia efeitos opostos suas causas, ou seja, qualquer corrente induzida tem um sentido tal que o campo magntico que ela gera se ope a variao do fluxo magntico que a produziu. Havendo diminuio do fluxo magntico, a corrente criada gerar um campo magntico de mesmo sentido do fluxo magntico da fonte. Havendo aumento, a corrente criada gerar um campo magntico oposto ao sentido do fluxo magntico da fonte.

Revista: Caro Lenz, obrigada mais uma vez pela entrevista. LENZ: Foi imenso prazer. um

Figura 2 Aproximao e afastamento de um m prximo a uma espira.

1 Edio Fsica Em redes | 12.12.2011| Pag. 2

Das könnte Ihnen auch gefallen