Sie sind auf Seite 1von 5

Colises Introduo Em fsica, uma coliso consiste no choque entre partculas elementares.

importante referir as caractersticas de uma coliso: uma interao entre corpos, sendo possvel distinguir os instantes correspondentes ao antes e ao depois da interao; durante uma coliso no atuam foras exteriores (que se desprezam) no sistema. Trata-se de um sistema isolado no qual se verifica a lei da conservao do momento linear. Conforme h conservao ou no conservao da energia cintica, as colises podem ser classificadas em colises elsticas, colises inelsticas e colises perfeitamente inelsticas. Desenvolvimento

Choque entre dois corpos obedecem leis fsicas


Em uma partida de bilhar, muito provvel que os jogadores no tenham idia de que eles esto diante de um excelente laboratrio de colises. Durante a partida, as bolas colidem, trocam energia e alteram o sentido dos seus movimentos obedecendo a leis fsicas que os jogadores talvez at j tenham estudado na sua vida escolar, mas nem se lembram delas. Essas leis so de carter geral e no se restringem ao jogo de bilhar: elas so vlidas para qualquer tipo de coliso, como por exemplo, uma batida entre carros ou o choque de uma bolinha contra a raquete durante uma partida de tnis. Vamos estudar aqui a dinmica das colises unidimensionais, que so aquelas em que os centros de massa se encontram sobre a mesma linha reta antes e depois da coliso.

Velocidades de afastamento e de aproximao


natural que, para colidirem, dois corpos antes precisam se aproximar e - depois do choque - se afastar. Com isso, eles possuem uma velocidade relativa de aproximao e uma velocidade relativa de afastamento. Para ilustrar essa situao considere dois corpos A e B, que se movem sobre a mesma linha reta com o mesmo sentido, sendo que o A, mais rpido, vai atrs do B, mais lento, de modo que teremos a aproximao do A em relao ao B. A velocidade relativa de aproximao desses corpos ser a velocidade de A menos a velocidade do B. Observe a figura abaixo:

Durante a coliso, haver uma troca de energia entre os corpos. Considerando que aps o choque os corpos se separam, o corpo A ir transferir certa quantidade de energia cintica para o B, e o resultado disso ser um corpo A, mais lento e um corpo B mais rpido, ocasionando o afastamento entre os dois corpos. Desse afastamento, podemos tirar a velocidade relativa de afastamento que ser a velocidade de B, menos velocidade de A.

A conservao da quantidade de movimento


Toda coliso pode ser considerada como um sistema isolado, ou seja, durante a batida a resultante das foras externas igual a zero. Isso ocorre porque o intervalo de tempo durante uma coliso to curto, que o impulso das foras externas se torna praticamente desprezvel. Como se descreveu no artigo sobre dinmica impulsiva, quando temos um sistema isolado, vale a conservao da quantidade de movimento e por isso podemos us-la no estudo das colises. Aplicando esse conceito ao exemplo dos corpos A e B, pode-se afirmar que a quantidade de movimento antes da coliso igual a quantidade de movimento depois dela.

Os termos com a linha sobrescrita representam as grandezas velocidade e quantidade de movimento aps a coliso.

O coeficiente de restituio
Existem duas fases durante uma coliso: a deformao e a restituio. Quando dois corpos que colidem entram em contato, inicia-se a fase da deformao, que se encerra quando os dois corpos ficam em repouso entre si. Imediatamente depois, inicia-se a fase da restituio que ir terminar com a separao dos corpos. Vale a pena assinalar que nem sempre temos a restituio, ou seja, os corpos deformam e no voltam a sua forma original. Podemos tomar como exemplo as colises entre automveis. Considere os dois corpos A e B que foram usados de exemplo anteriormente. Observe que antes da coliso existe uma velocidade relativa de aproximao e aps temos uma velocidade relativa de afastamento. O coeficiente de restituio definido como sendo a diviso entre a velocidade de afastamento pela velocidade de aproximao.

O coeficiente de restituio uma grandeza adimensional, isto , no tem unidade, o seu resultado deve estar no intervalo de 0 a 1 e com esse resultado possvel avaliar o tipo de coliso que ocorreu entre os corpos.

Extrado dos sites http://educacao.uol.com.br/fisica/colisoes-1-choque-entre-doiscorpos-obedecem-leis-fisicas.jhtm e http://educacao.uol.com.br/fisica/colisoes-2tipos.jhtm. Escritos por Paulo Augusto Bisquolo, que professor de fsica do colgio COC-Santos (SP).
Exerccios Resolvidos

01. Em um coliso com o cho, aps uma queda livre vertical, uma esfera dissipa 36% de sua energia mecnica. Supondo que a esfera partiu do repouso de uma altura H = 1,0m e desprezando a resistncia do ar, calcule: a) a altura mxima h atingida aps a coliso b) o coeficiente de restituio na coliso. Respostas
a) 64cm b) 8,0 . 10-1

02. (FUVEST) Um vago A, de massa 10t, move-se com velocidade escalar igual a 0,40m/s sobre trilhos horizontal sem atrito at colidir com um outro vago B, de massa 20t, inicialmente em repouso. Aps a coliso, o vago A fica parado. A energia cintica final do vago B vale: a) 100J b) 200J c) 400J d) 800J e) 1 600J
Resposta Letra C 400J

3. (FUND. CARLOS CHAGAS) Uma esfera de massa 2,0kg abandonada, a partir do repouso, de uma altura de 25m. Aps o choque com o solo a esfera atinge a altura de 16m. O coeficiente de restituio no choque entre a esfera e o solo vale: a) 0,20 b) 0,32 c) 0,50 d) 0,64 e) 0,80
Resposta Letra E 0,80 Concluso Exerccios extrados do site http://www.coladaweb.com/exerciciosresolvidos/exercicios-resolvidos-de-fisica/colisao-mecanica.

Concluso

Coliso um evento isolado, no qual dois ou mais corpos em movimento exercem foras relativamente fortes entre si, por um tempo relativamente curto. Colises envolvem foras (ocorrem mudanas de velocidade). Colises podem ser elsticas, o que significa que h conservao de energia e momento, inelsticas, o que significa que h conservao de momento mas no de energia, ou totalmente inelsticas (ou plsticas), quando o momento conservado mas os dois objetos ficam juntos aps a coliso.

Das könnte Ihnen auch gefallen