Sie sind auf Seite 1von 6

ILUMINAO Docente: Dr.

Elaine Cristina Cintra Discentes: Elaine Amlia de Morais Josely Iris Fernandes Miranda

MA

1. U/ma/ pa/la/vra a/briu/ o /rou/po/ pra/ mim/ 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9.

Vi/ tu/do /de/la: a es/co/va /fo/fa, o /pen/te a /do/ce/ ma// A/ mes/ma /ma// que /per/deu/ A/do/. Ten/tei /pe/gar/ na/ fru/ta Meu/ bra/o /no/ se/ mo/veu/. (Acho/que eu es/ta/va/ em /so/nho.) Ten/tei/ de/ no/vo O/ bra/o /no/ se /mo/veu/. De/pois a /pa/la/vra/ te/ve /pie/da/de

10. E es/fre/gou/ a /les/ma /de/la em/ mim./

Esse poema de Manoel de Barros1 encontra-se no livro Poemas Rupestres. (falar do livro) Antes de falarmos do poema convm um pouco falarmos do autor. Segundo diz Vasconcelos (2005), Manoel de Barros parte de uma proposta imaginativa, de forma a
1

Manoel Wenceslau Leite de Barros (Cuiab, 19 de dezembro de 1916) um poeta brasileiro do sculo XX, pertencente, cronologicamente Gerao de 45, mas formalmente ao Modernismo brasileiro, se situando mais prximo das vanguardas europias do incio do sculo e da Poesia Pau-Brasil e da Antropofagia de Oswald de Andrade. Recebeu vrios prmios literrios, entre eles, dois Prmios Jabutis. o mais aclamado poeta brasileiro da contemporaneidade nos meios literrios.

testar a sintonia da metalinguagem, usa uma postura prpria com a escolha da forma e de um estilo caracterstico. Ao refletir sobre a obra potica de Manoel de Barros, que parte da inveno, pode-se perceber que ela se refere ao seu prprio fazer.
Nessa perspectiva, entendemos a potica como obra de inveno apenas quando o poeta, Manoel de Barros, no caso, remete a uma forte capacidade de manipulao da linguagem, a exemplo de criaes lexicais, jogos de palavras, paradoxos, linguagem contestadora com formas e sintaxes invertidas, com estranhezas semnticas e com lxico renovador. A revoluo da palavra, bem como da sintaxe e semntica em Manoel de Barros, o que alimenta possibilidades, criatividade, liricidade e poeticidade a partir desse jogo de palavras (VASCONCELOS, 2005. p3)

Como podemos ver em: Vi tudo dela: a escova fofa, o pente a doce ma. () E esfregou a lesma dela em mim, que
Manoel de Barros busca incansavelmente essa ruptura, isto , a transposio de uma linguagem nova para chegar a uma esttica inaugural, convergindo para um conceito de Potica que leva a inveno de uma obra de arte. Isto , o conceito de potica que prioriza o conjunto de referenciais estticos, os quais se refletem sobre toda a obra, tanto nos aspectos formais quanto nos conceptuais (VASCONCELOS, 2005. p-3)

Percebemos que Manoel de Barros tem ciente o emprego da potica, como reflexo de uma arte que aponta para o amanh. Ele um crtico da sua prpria arte, um poeta que causa efeitos de estranhamento. A metalinguagem est presente nesta esttica inovadora, o poeta conduz ao leitor o entendimento de usa obra. Acredito agora podermos falar do poema exatamente. Em primeira leitura o poema chama ateno por ser uma nica estrofe de dez versos, sendo os dois primeiros versos maiores que os que vm a seguir. Ao se deparar com o ttulo: MA natural que se pense no fruto proibido, e o que sugere o poema em primeira instncia. J em primeiro momento o tratamento que se d palavra lhe confere um carter de humanidade. Por comear com uma palavra feminina que abre seu roupo, quem poderia abrir um roupo seno uma mulher? Ele (o EU) diz ver tudo: a escova e o pente, aqui h certo estranhamento, o que seria esta escova e esse pente? Em seguida fala de uma doce ma, a mesma de Ado, seria esta o fruto proibido, mas que fruto proibido esse, seno o sexo? Ele tenta pegar na fruta e no consegue, pensa ser um sonho, ento tenta de novo e novamente no consegue. Esse brao seria mesmo um brao, ou um pnis? Poderia se pensar em homem com impotncia sexual, pelo brao no conseguir tocar na

fruta dela. Depois ela se aproxima e torna-se o ser ativo da relao. Assim como o pente (palavra masculina) que no verso segundo causou uma estranheza, no ltimo verso a palavra lesma causa a mesma estranheza. O que seria esta lesma, o que seria isto pegajoso, malevel? Seria a lesma e o pente referenciais de uma mesma coisa, no caso, possivelmente, um pnis? Mas diferente do brao, que no se moveu. Esse primeiro sentido vlido. Porm o ar de mistrio leva a crer que o poema mais do que sugere a primeira leitura. O poema nos provoca uma srie de ideias a partir de muitas imagens representadas pelas metforas e tambm pelos smbolos. Um smbolo muito presente neste poema a ma, como smbolo do proibido, do pecado. um poema de nica estrofe dcima. Uma estrofe de dez versos que poderia ser dividido em duas estrofes, sendo a primeira de seis versos e a segunda de quatro versos. Esta separao seria possvel por serem as primeiras seis linhas a exposio de algo que, possivelmente, se encontra no espao do sonho. E as quatro linhas posteriores se encontrarem em espao real. Observando um pouco mais o poema, podemos dividir o poema em quatro perodos de tempo, pela ocorrncia e disposio da pontuao, todos os perodos contam com o ponto para demarcar o fim. O primeiro perodo o que apresenta mais pontuao, caracterizando introduo / exposio do tema. No primeiro perodo, que constam os trs primeiros versos, a exibio da iniciativa da palavra. Aqui encontramos o uso da prosopopia: uma palavra abriu o roupo pra mim, tambm a assonncia do som [a] que se repete seis vezes, simbolizando o feminino, possivelmente. Ainda, o uso da dicope, com a repetio da palavra ma com a expresso a mesma permeando-as, nos versos dois e trs. Os versos do terceiro perodo so os maiores do poema, o primeiro um hendecasslabo que dividido por uma cesura e, portanto na verdade so dois hemistquios, sendo o primeiro de seis slabas e o segundo de cinco slabas. O segundo verso composto de dezesseis slabas, esse dividido por duas cesuras, sendo, portanto, trs hemistquios: o primeiro de cinco slabas, o segundo de quatro slabas, e o terceiro de sete slabas. Nesse verso tambm h a ocorrncia de rima voclica (escova fofa) e rima toante (fofa, o pente a doce ma). O terceiro verso composto de dez slabas, com uma cesura, o que faz dele dois hemistquios de cinco slabas.

O segundo perodo expe a reao do (EU) diante da atitude da palavra. disposto por dois versos (versos 4 e 5), e apresenta um nico ponto que demarca o fim do momento e h a seguir a ocorrncia de um verso (6) isolado por parnteses que, por no conseguir efetuar o querido no momento anterior, o (EU) cogita ser um sonho. O segundo perodo composto de trs versos de sete slabas, que de acordo com M. Said Ali so estes hendecasslabos quebrados. Nestes versos ocorre uma cesura em cada na mesma posio, ou seja, dividindo-os em um hemistquio de quatro slabas e outro de trs slabas. Ocorrendo um momento totalmente simtrico no poema. O terceiro perodo demarcado pela segunda tentativa de reao atitude da palavra que novamente no alcana xito. Esse perodo composto por dois versos (verso 7 e 8), o verso sete o menor do poema, com quatro slabas, caracterizando uma mudana de, talvez, tempo e espao. O verso oito, como os versos 4,5 e 6 um verso de sete slabas. H ocorrncia de epstrofe, ou seja, a expresso no se moveu se repete no fim dos versos cinco e oito. E tambm ocorre anfora pela repetio da palavra tentei do verso quatro no verso sete e, ainda, a repetio da expresso meu brao do verso cinco no verso oito com a expresso o brao. O quarto perodo a concluso do poema, disposto em dois versos (versos 9 e 10). No verso nove ocorre uma prosopopia, j o verso dez, continuando a idia do verso anterior, uma metfora, pois a palavra ganha um carter de humanidade e ainda passa a possuir uma lesma como parte do corpo. Os dois so eneasslabos. No verso nove, ocorre ainda, uma sinrese com a palavra piedade, ou seja, a slaba (pie)dade pronunciada como uma nica slaba, havendo casos em que ocorra como duas slabas: (pi-e)dade. No ltimo verso ocorre tambm a assonncia do som [e]: "E esfregou a lesma dela em mim." e a rima voclica: lesma dela. Os verbos indicam primeira pessoa do singular o que d ao poema um carter predominante de subjetividade. Fazendo uma comparao entre o poema de Manuel Bandeira intitulado tambm MA e anterior ao de Manoel de Barros, percebemos algumas particularidades, tais como:

No poema de Manuel Bandeira desde o incio impe o objeto da ma. Nos primeiros versos o poeta lembra a arte de um pintor, a maneira de compor a natureza morta. Neste contexto v-se o vermelho da fruta e o reduto da interioridade do sujeito, ele tambm v a ma como o fruto proibido como em Manoel de Barros. Existe um paradoxo entre a ma e a imagem da mulher em Bandeira, um poema dividido em estrofes, o que no ocorre no poema de Barros que de apenas uma estrofe de dez versos. No poema de Bandeira a estrutura diferente, os dois primeiros versos so muito extensos e vo diminuindo at o fim, aonde se chega a um equilbrio. Como podemos perceber o poema de Manuel Bandeira leva ao reconhecimento do valor do humilde, a valorizar o que pequeno, e o de Manoel de Barros leva ao conhecimento da palavra, o que reflete uma forte capacidade que o autor tem de manipular a linguagem, linguagem esta que o autor trabalha com maestria. O poema leva, aps o primeiro momento, a uma boa reflexo e a um sentido oculto. Indo mais alm da primeira anlise. bvio, com a presena da palavra [palavra] no incio do poema que se trata de um poema metalingustico. Aceitando esta perspectiva, poderamos pensar que no caso a palavra refere-se poesia, e ento que ele (o EU) seria o poeta que foi agraciado com o conhecimento potico. Vamos para o poema. O primeiro verso introduz e diz tudo: "uma palavra abriu o roupo pra mim", ou seja, uma palavra se refere palavra ma, e esta deu o caminho para todo o campo da poesia. No verso segundo e terceiro tem a confirmao de que foi esta palavra que deu caminho a ele que a partir dela ele pode ver tudo, "a doce ma - A mesma ma que perdeu Ado.", seria o doce conhecimento, o mesmo que teve Ado no texto bblico ao comer a ma, fruto proibido que estava no meio do jardim do dem. Do verso quatro at o verso oito, ele conta a experincia dele ao tentar escrever a partir de seu conhecimento, primeiro no d certo e ele reflete (Acho que eu estava em sonho.), depois ele tenta outra vez e de novo no consegue. At que nos versos nove e dez, a palavra, melhor dizendo, a poesia chegou a ele por meio de inspirao. Fazendo com que ele fosse dela e no ela dele, como ele antes pensava que devia ser. (falta uma concluso)
BIBLIOGRAFIA

Vasconcelos, Vnia Maria de

Departamento de Letras (CCHS) Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) http://www.gel.org.br/estudoslinguisticos/edicoesanteriores/4publica-estudos2005/4publica-estudos-2005-pdfs/a-poetica-de-manoel-de-barros-661.pdf? SQMSESSID=a38ffc79c82bcbe561e1c641326fd16c Arrigucci Junior, Davi, 1943 Humildade, Paixo e Morte: a poesia de Manuel Bandeira / Davi Arrigucci Jr. So Paulo: Companhia da Letras, 1990. Ali, Manoel Said Versificao Portuguesa / M. Said Ali: prefcio de Manuel Bandeira So Paulo: Editora da Universidade de So Paulo, 1999.

Das könnte Ihnen auch gefallen