Sie sind auf Seite 1von 14

PRTICAS RELIGIOSAS VIRTUAIS: A SALVAO PELA INTERNET SANCHES, Raphael Lugo A histria na internet: uma nova fonte documental

O presente trabalho focar sua anlise no site da "Associao Apostolado do Sagrado Corao de Jesus", onde oferecida aos fiis a possibilidade de acender velas online, bem como fazer pedidos em torno desse ato simblico. Discutiremos como esses espaos modificam a relao dos fiis com as instituies religiosas. Na clebre obra Apologia da Histria Marc Bloch cita de um ditado rabe que se constitui em uma sntese sobre a relao dos homens com a histria: Os homens se parecem mais com seu tempo do que com seus pais. Dessa forma, nada mais digno ao historiador do sculo XXI do que a insero da internet em seu rol documental, bem como sua utilizao como instrumento de armazenamento, banco de dados, etc, para que assim, sejamos, de fato, homens de nosso tempo como cita Bloch e no nos esqueamos que "a diversidade dos testemunhos histricos quase infinita. Tudo que o homem diz ou escreve, tudo que fabrica, tudo que toca pode e deve informar sobre ele" (BLOCH, 2001, p. 79). Alm disso, devemos levar em considerao que a difuso massiva dos computadores pessoais trouxe aos homens uma nova concepo de tempo, em especial do tempo presente. Como demonstrou Ciro Flamarion Cardoso, no bojo do movimento de idias que se pode, simplificando um pouco, chamar, de ps-modernismo (FLAMARION, 2005, p. 14) surgiram novas concepes acerca da temporalidade. O passado transforma-se em Histria em uma temporalidade mais acelerada, sobretudo, quando mediado pelos meios de comunicao atuais, como a internet. Para Muniz Sodr, por exemplo, a mdia (jornais, rdio, televiso, TV a cabo, Internet etc.) um dos principais espaos de produo histrica, introduzindo novas prticas de linguagem, novos ambientes culturais, novas relaes de poder e parindo uma nova concepo de histria (SODR, 1996, 27-28). Mas, como de se esperar, novas ferramentas/instrumentos implicam em novas metodologias, novos problemas, novas possibilidades e, tambm, novas limitaes. Nesse sentido, vlida a observao de Antonio Fernando de Arajo S:

Trabalho realizado como resultado parcial de Projeto de Pesquisa sob orientao da Profa. Ms. Thas Leo Vieira. Graduando em Histria pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

1668

Um problema que ilustra a fragilidade da evidncia na era digital o apagamento de arquivos e sites da Internet. Assim, a simultnea fragilidade e a heterogeneidade dos dados digitais precisam tambm de uma reconsiderao quanto responsabilidade pela preservao do passado e como podemos encontrar e definir a evidncia histrica. Vale ressaltar que, diferentemente da era do papel, a preservao dos itens digitais relativamente cara (S, 2008).

Este talvez seja um dos problemas mais relevantes quando almejamos fazer uso da internet como documento histrico; as evidncias se tornam mais fugidias. Outra limitao que se sobressai a legitimidade das informaes que circulam nestes sites. Como avaliar esses sites sobretudo as Comunidades Religiosas Virtuais que nos propomos investigar? Fernando de Arajo S nos d pistas indispensveis. Em primeiro lugar, diz ele, faz-se necessrio identificar o autor ou criador do site, onde esto hospedados e qual o seu domnio. Essa prtica inicial nos ajuda a filtrar e identificar os sites de maior credibilidade, bem como os que contenham informaes fidedignas, fazendo assim um uso mais seguro deste documento. Sobre essa mesma problemtica que o uso da internet pelo historiador implica, Odilon Caldeira Neto em seu artigo intitulado Breves reflexes sobre o uso da internet em pesquisas historiogrficas, aponta que vrios sites veiculam uma grande quantidade de informaes sem identificar seus autores, idealizadores, gestores, etc, isso se apresenta como um empecilho ao pesquisador que procura trabalhar com fontes seguras. No entanto, ele ainda adverte que
Essas questes, porm, no deslegitimam a Internet como instrumento de pesquisa, ou mesmo como fontes para tal, em categoria primria ou secundria. H, na Internet, um fluxo contnuo de discursos e concepes sobre o presente e o passado que interagem com meios no virtuais na criao e modificao da memria social (NETO, 2009)

Portanto, apesar das limitaes apresentadas, possvel extrair da internet, com cautela, uma srie de indcios histricos sobre determinados grupos sociais, como por exemplo, a construo de determinados discursos, memrias, ideologias, prticas, entre outros neste caso, prticas religiosas virtuais. Os religiosos na internet: uma nova maneira de buscar o sagrado Nos ltimos anos a internet tem alterado as maneiras de se relacionar entre as pessoas e isso tem se manifestado, inclusive, no campo religioso. Muitas instituies religiosas criam sites para angariar fiis e propagar suas idias: transmitem cultos e missas online, cursos bblicos, do conselhos, etc.; algumas vo alm, criando as denominadas Igrejas Virtuais, onde os fiis podem realizar prticas religiosas on-line, sem se deslocar a uma 1669

Igreja fsica. Nesse sentido, a internet e, em especial, esses espaos de convvio on-line (cyber espaos) se tornam um amplo e complexo campo de investigao para o historiador. Segundo Airton Luiz Jungblut, os evanglicos so os pioneiros na colonizao da internet (JUNGBLUT, 2002). Os sites so das mais variadas espcies, desde blogs pessoais a sites institucionais. Neles encontram-se disponveis alguns traos em comum, como por exemplo: localizao, princpios bsicos de f, objetivos institucionais, fotos de templos, escritrio e integrantes das instituies, e-mails para contato, links para outras pginas correlatas, indicao de textos da Bblia para estudo, etc (IDEM). Ou ainda pginas mais complexas, que dispe de recursos de interatividade, como por exemplo,
Bblia on-line para pesquisa, livros de visitas onde se pode deixar registrado as impresses dos visitantes sobre o que viu, fruns de debates do tipo mural, diretrios de download de onde se pode copiar arquivos e programas, recursos para ouvir msica ao fundo e mais raramente salas de conversao do tipo chat (bate-papo), onde se pode conversar em tempo real com outras pessoas que ali estiverem. (IDEM)

Apesar dos evanglicos serem os pioneiros no uso da internet para a propagao da f crist, no tardou muito para que as demais vertentes religiosas sobretudo, como veremos adiante, a catlica se apropriassem desse meio de comunicao e dos demais, como o rdio e os programas televisivos. Portanto, so criados cyber espaos de cunho religioso, como por exemplo, as comunidades virtuais e as igrejas virtuais 1. As primeiras foram analisadas e conceituadas na dissertao de Valcenir do Vale Costa, Comunidade Virtual e Comunicao: o site da Igreja Advenstista do Stimo Dia (COSTA, 2003.). O autor demonstra que todo esse cenrio tecnolgico tem suscitado uma transformao no conceito de comunidade, pois as novas e emergentes formas de comunicao passam a coabitar com as formas tradicionais de comunidade (IDEM, p.14). Faz-se necessrio, portanto, dar uma nova conceituao s comunidades j que essa forma de comunidade, gerada no ciberespao, traz consigo uma nova dinmica de atuao a distncia dissociada das limitaes espaciais e temporais, prprias das comunidades tradicionais2 (IDEM, p.14). Segundo Costa o provvel criador da expresso "comunidade virtual" Howard Rheingold, que a conceitua da seguinte maneira: so agregaes sociais que surgem na
1

No abordaremos aqui esse fenmeno religioso especfico, mas podemos citar a ttulo de exemplo alguns endereos eletrnicos: http://www.igrejaevangelicavirtual.com/?pag=conheca; http://www.impacto.org/ibv/; http://igrejavirtualdoreinodedeus.blogspot.com/;http://www.nbz.com.br/igrejavirtual/doutrina.htm;http://www.ig rejacomcristo.org/. 2 Essa conceituao de comunidade est vinculada a um territrio geogrfico limitado onde as pessoas se conhecem entre si. Tal conceito passou a ser questionado frente as crescentes e emergentes comunidades virtuais, que implicam uma nova conceituao desvinculada dessa questo territorial. o que o autor trabalha em sua dissertao buscando novos conceitos que se encaixe as realidades dos cyber espaos, das comunidades virtuais.

1670

internet, quando pessoas suficientes mantm suficientes debates pblicos, com suficiente sentimento humano para formar redes de relacionamentos pessoais no ciberespao (IDEM, p. 22). Mas a definio adotada por Costa em sua pesquisa a formulada por Pierre Lvy3, para quem:
Uma comunidade virtual no irreal, imaginria ou ilusria: trata-se unicamente de uma coletividade mais ou menos permanente, que se organiza por intermdio do novo correio eletrnico mundial. (...) Os amantes da cozinha mexicana, os loucos por gatos angors, os fanticos por certa linguagem de programao ou os intrpretes apaixonados por Heidegger, antes dispersos pelo planeta, muitas vezes isolado ou pelo menos sem contatos regulares entre si, dispem agora de um lugar familiar de encontro e troca. Podemos, portanto, sustentar que as chamadas comunidades virtuais realizam de fato uma verdadeira atualizao (no sentido da criao de um contato efetivo) de grupos humanos que eram somente potenciais antes do surgimento do ciberespao (LVY, 1999, p. 130).

A partir dessa definio, Costa sistematiza as principais caractersticas das comunidades virtuais, enfatizando as condies necessrias para que uma comunidade se constitua como tal:
Todavia, para que o fluxo infocomunicacional possa ser caracterizado como uma comunidade virtual, faz-se necessrio que algumas condies coordenadas sejam cumpridas: (1) um nvel mnimo de interatividade entre seus membros; (2) o sentimento de pertencimento; (3) um nvel mnimo de permanncia de seus membros; (4) o sentimento de colaborao em busca dos interesses comuns. (COSTA, 2003, P. 24).

Por fim, podemos abordar umas das perguntas mais freqentes quando se fala em comunidades religiosas e igrejas virtuais: elas vm para substituir ou complementar as igrejas fsicas?4 Ou melhor, na nossa anlise em especfico: as comunidades religiosas virtuais vm para substituir ou complementar as comunidades fsicas? Na comunidade que investigaremos a seguir, fica clara a preocupao dos mantenedores em torn-la uma extenso da comunidade fsica, j que possuem uma sede prpria e at mesmo estimulam os seguidores
3

um filsofo da informao que se ocupa em estudar as interaes entre a Internet e a sociedade. Suas principais obras que abordam o assunto so: LVY, P. A conexo planetria: o mercado, o ciberespao e a conscincia. So Paulo, Editora 34, 2001. LVY, P. A inteligncia coletiva: por uma antropologia do ciberespao. So Paulo, Loyola, 1998. LVY, P. A netiqueta do ciberespao: a reciprocidade a moral implcita das comunidades virtuais. Folha de S. Paulo. 09 de Novembro de 1997, p. 3. LVY, P. Cibercultura. So Paulo, Editora 34, 1999. 4 Valcenir do Vale aponta em sua tese o significado do terno em questo (igreja), onde: o significado literal de ekklesia chamar para fora. A palavra ekklesia, portanto, no se referia a qualquer representao material como, prdio, altar, banco, sino, plpito ou qualquer outro objeto que aluda materialidade, como est arraigado no idioma portugus e em muitos outros. Quando a palavra igreja (ekklesia) foi pronunciada por Jesus no Novo Testamento (Mat. 16:18), ela no se referia s associaes que hoje se fazem de 'igreja'. Como j referido, a palavra ekklesia remetia a "uma reunio de cidados chamados para fora de suas casas para irem em algum lugar pblico", ou seja, pessoas eram chamadas (kaleo) de seus lares para participarem, em qualquer local pblico, de reunies decisrias, deliberativas. Tais reunies tinham suas regras e seus sistemas polticos definidos conforme seus interesses (COSTA, 2003, p.34).

1671

a se dirigirem pessoalmente ou por telefone at ela; ao contrrio de muitas Igrejas Virtuais que existem apenas no plano virtual.

Prticas religiosas virtuais: um fenmeno ps-moderno? Sobre o conceito ps-modernidade, Steven Connor j apontara que notvel precisamente o grau de consenso no discurso ps-moderno quanto ao fato de j no haver possibilidade de consenso (CONNOR, 1996, p. 17). Encontraremos, portanto, pesquisadores que defendem a existncia da mesma e outros que preferem postular a poca em que vivemos como uma extenso da modernidade. Segundo M. Berman,
esse discurso (ps-modernista) comeou a ser propagado a partir da Frana no final dos anos 1970, sendo seus principais proponentes os rebeldes de 1968, agora desiludidos, orbitando em torno do ps-estruturalismo: Roland Barthes, Michel Foucault, Jacques Derrida, Jean-Franois Lyotard, Jean Baudrillard e seus incontveis seguidores. Na dcada de 1980, o ps-modernismo tornou-se um tema obrigatrio das discusses estticas e literrias dos Estados Unidos (BERMAN, 2007, p.16).

Para Berman, os ps-modernistas veiculam um discurso de contraposio ao que se entende por modernidade, colocando-os como valores superados e no existentes mais entre ns. justamente o contrrio que Berman defende em sua obra, para ele o pensamento e os valores modernos possuem uma capacidade de autocrtica e auto-renovao (BERMAN,
2007, p. 17) e, desta forma, apesar de alguns nuances, perduram at os dias atuais com fora e

vitalidade. Em outras palavras, a modernidade no acabou, est em plena atuao e constante renovao para atender aos anseios culturais e intelectuais do homem. E, ainda no primeiro pargrafo da Introduo de sua obra, ele defende que:
Existe um tipo de experincia vital experincia de tempo e espao, de si mesmo e dos outros, das possibilidades e perigos da vida que compartilhada por homens e mulheres em todo o mundo hoje. Designarei esse conjunto de experincias de modernidade. Ser moderno encontrar-se em um ambiente que promove aventura, poder, alegria, crescimento, autotransformao, e transformao das cosias em redor mas ao mesmo tempo ameaa destruir tudo o que temos, tudo o que sabemos, tudo o que somos. A experincia ambiental da modernidade anula todas as fronteiras geogrficas e raciais, de classe e nacionalidade, de religio e ideologia: nesse sentido, pode-se dizer que a modernidade une a espcie humana. Porm, uma unidade paradoxal, uma unidade de desunidade: ela nos despeja a todos num turbilho de permanente desintegrao e mudana, de luta e contradio, de ambigidade e angstia. Ser moderno fazer parte de um universo no qual, como disse Marx, tudo que slido desmancha no ar (BERMAN, 2007, p. 24).

Existindo ps-modernidade ou no, alguns valores postos por Berman como sendo tpicos do pensamento moderno, podem ser facilmente identificveis nas relaes sociais (nesse caso, de cunho religioso) mediadas pela informatizao; nestas, as fronteiras

1672

geogrficas e raciais, de classe e nacionalidade, de religio e ideologia so nitidamente sobrepostas pela dinmica dos cyber espaos, onde pessoas de diferentes nacionalidades mas com interesses em comum, encontram-se, relacionam-se e empreendem projetos em comum, no obstante estarem distantes geograficamente e pertencerem a diferentes nacionalidades etc. Isso gera o que Berman chama de unidade paradoxal, pois apesar de unir indivduos de diferentes nacionalidades, ideologias, idades etc. num mesmo espao (virtual), acabam por desintegrar as relaes tradicionais que os indivduos travam em suas localidades de origem; isso ficar ntido quando verificarmos que num mesmo cyber espao correlacionamse indivduos das mais diferentes localidades, idades e at mesmo ideologias. J Stuart Hall, trilha o caminho dos mesmos autores citados por Berman como sendo ps-modernistas; ele dedicou sua obra A identidade cultural na ps-modernidade para demonstrar que a partir da dcada de 1960, novas maneiras de identificao cultural se impunham, baseadas na crtica a modernidade e em novos valores sociais e culturais- valores ps-modernos. Para ele, as identidades (culturais) esto sendo descentradas e fragmentadas na modernidade tardia. Ainda assim, salienta o carter provisrio de suas argumentaes, apontando a complexidade do conceito identidade, ainda pouco explorado e bastante controverso, sobretudo entre os cientistas sociais. Hall afirma que a partir do sculo XX ocorreu uma mudana estrutural que est transformando a sociedade moderna. Conseqentemente ocorre uma fragmentao nas paisagens culturais que antes nos forneciam slidas localizaes como indivduos sociais; isso somado a perda de um sentido de si estvel, resultaria no que ele chama de crise de identidade. Esse o problema central de sua obra: ele postula que na ps-modernidade, ou na modernidade tardia, ocorre uma crise de identidade. Utilizaremos sua conceituao para a anlise a seguir, demonstrando que algumas das prticas religiosas virtuais esto imbudas desses valores classificados como ps-modernos; por fim, buscaremos situar essa crise de identidade no mbito religioso, especificamente, na religiosidade mediada pela

informatizao.

A Associao Apostolado do Sagrado Corao de Jesus: um estudo de caso Uma indagao permeia toda a obra de Hall: O que est deslocando as identidades culturais no fim do sculo XX (HALL, 1997 p. 67). Para ele, seria o fenmeno que, simplificadamente, chamamos de globalizao. E cita Anthony McGrew para melhor classificar esse conceito to vasto: a globalizao se refere queles processos, atuantes numa escala global, que atravessam fronteiras nacionais, integrando e conectando 1673

comunidades e organizaes em novas combinaes de espao-tempo, tornando o mundo, em realidade e experincia, mais interconectado (p.67). Mas chama ateno para o fato de que o capitalismo sempre foi globalizante e que, portanto, a globalizao no um fenmeno recente. Um dos pontos que mais nos iteressam abordado no tpico supresso espaotempo; Hall argumenta que sob a globalizao o mundo se tornou menor e as distncias mais curtas, bem como os eventos passaram a ter consequncias globais. E, citando David Harvey, demonstra que tanto o tempo como o espao so coordenadas bsicas de todos os sistemas de representao. No campo religioso, esse fenmeno denominado globalizao, teve bastante impacto, sobretudo com a crescente utilizao da internet pelas instituies religiosas, resultando no encurtamento do tempo e do espao atravs das prticas virtuais, como por exemplo, a transmisso de missas e cultos em tempo real ou o envio de-mails com mensagens bblicas aos fis. A Associao do Apostolado Corao de Jesus uma instituio de natureza civil, cujas atividades no visam o fim lucrativo. de inspirao catlica e seu objetivo tal como informado em seu site promover a restaurao da F Catlica e da prtica religiosa nas famlias brasileiras. Para tal, vem empreendendo diversas campanhas, sobretudo virtuais, onde enviam artigos religiosos (bens materiais que auxiliam na execuo da religiosidade) aos fiis em troca de uma simblica doao financeira. No site podemos encontrar os seguintes artigos (bens materiais): o Tero das Chagas (que j vem benzido por um sacerdote); a Novena das Rosas de Santa Teresinha; Estampa do sagrado Corao de Jesus (imagem); Escudo do sagrado Corao de Jesus (que garante proteo no dia-a-dia); Escudo do Lar (responsvel pela proteo das residncias); e o Livro e Tero da Divina Misericrdia. Sabemos que as mais diversas intituies religiosas no precisaram esperar o advento da internet para colocar venda artigos religiosos e promessas em torno da aquisio dos mesmos; mas com o uso da rede de computadores, essa venda tornou-se muita mais explcita e disseminada, atravesando fronteiras geogrficas, tnicas e raciais. No site em questo, os fiis podem se cadastrar gratuitamente e receber novenas, oraes e novidades publicadas em seu boletim on-line. Alm disso, existe a possibilidade de

1674

seguir a associao em questo no Twitter5 e at mesmo no Orkut, podendo travar um contato mais direto com os demais membros e seguidores. Quanto a esses ltimos, o site contava com 1863 (mil oitocentos e sessenta e trs) no momento da pesquisa (http://boletim-ultimasemana.blogspot.com). Um nmero bastante significativo, mas pequeno frente ao nmero de velas virtuais acesas no mesmo momento, cerca de 13 447 (treze mil quatrocentos e quarenta e sete) e do nmero de velas j acesas durante todo o funcionamento do oratrio, cerca de 1436511 (quatorze milhes trezentos e sessenta e cinco mil). Essa prtica religiosa virtual acender velas on-line nos interessa mais na presente investigao. O fiel levado a um Oratrio Virtual depois de ler as seguintes indagaes: Voc precisa de oraes ou tem algum ente querido que esteja passando por alguma provao ou problema de sade? Adentrando no Oratrio Virtual, prometido ao fiel que Todos os pedidos que voc fizer sero inscritos no Livro de Oraes da Associao Apostolado Sagrado Corao de Jesus e suas intenes sero lembradas nas Missas, no Grupo de Oraes, nos Conventos e Casas Religiosas que participam deste apostolado, durante o perodo de 7 dias, da durao de sua vela virtual6. Portanto, quando um fiel resolve acender uma vela e realizar um pedido em torno desse ato simblico, ele est reforando os requisitos supracitados referentes s comunidades virtuais: o sentimento de pertencimento e o sentimento de colaborao em busca de interesses comuns, bem como um nvel mnimo de interao entre seus membros. Em seguida, o fiel arrebatado com uma frase bblica que vai totalmente ao encontro de seus anseios e que legitima essa prtica religiosa: meu Jesus, que dissestes: Em verdade, vos digo, qualquer coisa que peais ao meu Pai, no meu nome, Ele vo-la conceder!7 A sala virtual na qual, de fato, se acende as velas, apresenta-se como um interessante, amplo e complexo campo de investigao. Nela nos deparamos com milhares de velas on-line acesas e outras ainda por acender e, alm disso, algumas delas com os seus respectivos pedidos. A primeira constatao que a Associao no exige a real identificao do fiel com o intuito de preservar a privacidade individual. Isso leva a maioria dos fiis a colocarem pseudnimos, siglas ou apenas o primeiro nome. A segunda constatao que a Associao tambm no exige que seja exposto pelo fiel o seu pedido, bastando, para ter seu
5

uma rede social e servidor para microblogging que permite aos usurios que enviem e recebam atualizaes pessoais de outros contatos (em textos de at 140 caracteres, conhecidos como "tweets"), atravs do website do servio, por SMS e por softwares especficos de gerenciamento. 6 http://www.velavirtual.com.br/asc/ 7 http://www.velavirtual.com.br/asc/mensagem.asp.

1675

pedido atendido e realizado, apenas o ato de acender a vela, ter f e idealizar tal pedido. Como conseqncia, praticamente nenhuma das velas consultadas dispe de pedidos ou depoimentos, fato que nos leva a afirmar a enorme preocupao dos fiis na preservao de suas identidades e privacidades. Algumas excees so os testemunhos deixados em anonimato no dia 16 de maro de 2009 e outro de 12 abril de 2001; o fiel nos conta que
A talvez dois meses atrs acendia uma vela virtual, pedindo que desse ao meu irmo doente, esquizofrenico, a paz espirital, que tanto precisava, visto estar sofrendo muito. A ultima que acendi foi no dia 20/02.E no dia 10/03, s 20h, meu irmo foi atropelado na dutra e faleceu. Fica-nos a saudade, porm a certeza de que o Pai o acolheu em seus braos, libertando-o de todo sofrimento aqui da terra e o conduzindo-o para vida eterna. Agradeo ao apostolado a oportunidade de conhecer e divulgar a minha f no Sagrado Corao de Jesus (Postado no Blog em anonimato em 16 de Maro de 2009).

J a segunda testemunha relata que:


Umas 19h30 de sexta falei com minha irm por telefone e ela reclamava de dor de cabea e dores nas costas, no corpo todo. Eu fiquei angustiada com aquela situao, passava um pouco da meia noite e eu estava preocupada com ela, que teve febre e foi ao hospital tarde e a mdica disse que poderia ser dengue. Quando era vivo, meu pai me disse: filha se voc precisar de ajuda pea ao Sagrado Corao de Jesus. Ento, procurei no google vela virtual do Sagrado Corao de Jesus e encontrei este site. Acendi uma vela e apareceram duas, uma surpresa, talvez um milagre. Mas, a surpresa maior foi saber, de meu cunhado, que na mesma hora que acendi a vela, minha irm estava tendo um AVC hemorrgico, tinha passado muito mal, teve nuseas, vomitou, o corpo ficou mole at desmaiar. No foi coincidncia, foi um milagre. Graas a Deus e ao Sagrado Corao de Jesus, ela operou a cabea e est viva, se recuperando. Por isso vim dar este testemunho de f, para que todos os que necessitarem de ajuda, creiam e no sero abandonados nas horas difceis, de aflio e desespero. Vocs ainda podem visualizar a vela com nome SELMA (12 de Abril de 2010).

Tendo o pedido atendido ou no, vemos que o ato simblico de acender uma vela virtual conforta o fiel a enfrentar momentos de dificuldades em sua vida; no primeiro caso, a perda de um ente querido, no segundo, a atribuio de uma melhora na sade a esse ato simblico. Campo mais profcuo em informaes devocionais e que, portanto, nos permite melhor auferir o impacto das prticas religiosas virtuais sobre a relao entre fiis e suas instituies religiosas, assim como na busca pelo sagrado, a parte reservada aos testemunhos. Nela, fiis narram suas experincias, curas, acontecimentos, agradecimentos, etc. relacionando muitas vezes tais feitos com a aquisio de algum artigo religioso, tal como os j citados anteriormente. Vejamos o que diz um deles sobre aquisio do artigo religioso Escudo do Sagrado Corao8:
8

Trata-e um amuleto de tamanho reduzido onde consta a seguinte inscrio Alto! O corao de Jesus est comigo. Venha a ns o Vosso reino. Sua aquisio pode ser requerida no site da prpria instituio, em troca o

1676

Quase um ano atrs, como gosto de pedalar, s vezes venho trabalhar de bicicleta. O local de trabalho fica a 4,5 km da minha casa. Vindo para o trabalho numa manh, ao atravessar um sinal, um automvel me fechou e eu com a bicicleta bati na lateral do carro. A roda do carro passou to rente que chegou a queimar meu brao. Tenho certeza que naquela hora houve uma proteo especial, pois carrego sempre na carteira o Escudo do Sagrado Corao. Foi como se uma mo me empurrasse ao lado do carro. Somente quebrei meu culos, e sofri uns arranhes. Agradeo ao Sagrado Corao de Jesus que cuidou de mim naquela hora. (enviado por e-mail mantendo o anonimato atravs das possveis siglas do nome F.R./BLOG BOLETIM LTIMA SEMANA, 2010).

Nesse primeiro testemunho, e em muitos outros similares, nota-se a atribuio de uma proteo/salvao ao artigo religioso adquirido atravs da associao. No site so fornecidas informaes referentes a violncia como nos ltimos anos, a sociedade brasileira entrou no grupo das sociedades mais violentas do mundo e, enfaticamente, complementa sem essa proteo especial dos cus, est se tornando uma temeridade transitar pelas ruas cada vez mais violentas de nosso dias (BLOG BOLETIM LTIMA SEMANA, 2010). Nesse sentido, aquisio do escudo apresentada como uma necessidade bsica para se viver no mundo em que vivemos. Outros testemunhos reforam essa crena, como por exemplo, esse abaixo:
Quero deixar registrado um fato que ocorreu comigo e meu marido. Um dia fomos fazer compras, e meu filho tinha ficado na casa de minha me. Enquanto retornvamos, meu marido ficou no carro, e eu, que sempre levo a minha bolsa comigo, deixei-a no carro e fui pegar o meu filho. Uns 10 minutos aps, meu marido subiu apavorado, pois dois rapazes, um deles armado, assaltaram ele. A minha bolsa estava bem vista. Eles levaram algumas das compras, a pasta de trabalho de meu marido, mas NO viram a minha bolsa onde dentro estava o Escudo do Sagrado Corao, mais o meu celular, dinheiro, cartes... Quando os rapazes correram, deixaram cair a carteira com os documentos do meu marido, que caiu dentro do carro. Graas ao Escudo eles no machucaram o meu marido, no levaram o carro, como tambm no viram o rdio do carro. E para mim, a maior prova de proteo foi que a minha bolsa estava bem vista, mas eles no a viram, e o nosso prejuzo foi pequeno. Sei que no foi toa eu ter deixado a bolsa com o Escudo no carro. E agora fico feliz em poder dividir essa proteo com o meu marido, filho e quem mais precisar. (L.S.B. por e-mail, s/d, BLOG BOLETIM LTIMA SEMANA, 2010).

Boa parte dos testemunhos atribui algum tipo de milagre ou melhoramento em suas vidas ao Sagrado Corao de Jesus. Sobre isso, um fiel diz:
Conheci o site do Sagrado Corao atravs da prpria internet. Fiz a minha inscrio e recebi uma estampa do Sagrado Corao. A estampa foi colocada numa moldura e fixada em minha casa. Tambm fiz dela uma foto, que hoje o papel de parede do meu celular. Depois disso, algumas coisa boas passaram a acontecer em minha vida. Um verdadeiro milagre que pode ser atribudo ao Sagrado Corao de Jesus (Elcio Tampieri/Belo
Horizonte MG; 02 Agosto, 2008, BLOG BOLETIM LTIMA SEMANA, 2010).

fiel deve fazer o depsito de uma contribuio financeira para auxiliar nas atividades empreendidas pela associao.

1677

Outro testemunho atribui sua aprovao em concurso pblico execuo da Novena de Santa Teresinha, dizendo:
Ol, bom dia a todos!! Bom, ano passado, ao olhar meus e-mails, vi a propaganda do sagrado corao de Jesus e pedi a novena de santa teresinha. H 4 anos estudo p/ concursos, mas nunca tinha sucesso, eu no passava ou ento a minha classificao ficava muito longe do nmero de vagas. Resolvi pedir a Santa Teresinha p/ intercedir por mim p/ eu passar no concurso do TRE-GO. Vrias vezes eu duvidei, achando que no iria receber minha rosa. Eu ficava com tanto medo de no receber, que toda hora eu pedia a ela p/ no se esquecer de mim e at prometi que se eu recebesse minha rosa, faria uma outra novena. Umas duas semanas depois recebi minha rosa. Nossa, eu fiquei to feliz que chorei!!! Esse ano, em fevereiro fiz a prova e em maro recebi a nota e a classificao. Passei e fiquei em uma boa classificao!!! Agora s preciso ter pacincia p/ o Tribunal me chamar. Estou muito ansiosa e muito feliz!!! Obrigada Santa Teresinha do Menino Jesus e rogai por ns!! Amm (Aurilene Alves/07 de Abril de 2009, BLOG BOLETIM LTIMA SEMANA, 2010).

Ao analisarmos tais testemunhos e os considerarmos como indcios do real, buscamos extrair de seus contedos o que chegou at ns (e indagarmos: como e porque chegou at ns) e tambm o que nos foi omitido (e indagarmos: como e porque nos foi omitido). Procedendo assim, podemos refletir e ver o documento no apenas como mero objeto, mas, e inclusive, como sujeito (MARSON, 1984, p. 52). Dessa forma, indagamos tais testemunhos levando em considerao que um documento no espelho da realidade, mas essencialmente representao do real, de momentos particulares da realidade, sendo o texto um ato de poder, e por ser uma representao, parte do real (MARSON, 1984, p. 53). Frente a todos os testemunhos j analisados, nos surge a indagao: no h nenhum testemunho que relate a ineficcia dos artigos religiosos e sua conseqente insatisfao? No h nenhum fiel que critique a necessidade de colaboraes financeiras para aquisio dos tais artigos? Os mantenedores do site poderiam omitir os testemunhos desfavorveis imagem da associao, reproduzindo na Web apenas os que lhes fossem favorveis? Dentre os vrios testemunhos, encontramos um que manifesta uma opinio crtica em relao contribuio financeira; o testemunho diz ah uma pena eu queria muito faser a doaao e ter um adesico do sagrado coraao, mas elas pedem de kra 15 reais. eu tenho condioes , queria doar uns 05 reais , assim vou ficar sem faser a doaao. e sem o adesivo que achei lindo.... (Milton; 13 de outubro de 2008). Fora isso, nenhum outro argumento de crtica ou contrariedade foi encontrado. Por fim, gostaramos de situar essas prticas religiosas virtuais no contexto do que Hall conceitua como ps-modernidade. Uma caracterstica bem marcante a diversidade de origem dos fiis; apesar da maioria dos testemunhos omitirem a cidade onde residem, 1678

encontramos testemunhos de Vitria (ES), So Paulo (SP), Braslia (DF), Gois e Minas Gerais. Isso reflete muito bem seu carter de comunidade religiosa virtual, onde indivduos de diferentes localidades, mas com interesses em comum, encontram-se em um cyber espao para partilharem experincias, construrem projetos etc. Essas comunidades e, em especial a analisada aqui, proporciona aos indivduos o que Stuart Hall chama de identidades culturais descentradas que, segundo ele, seria um fenmeno tpico da modernidade tardia, j que o indivduo moderno o sujeito individual9 que possua uma identidade centrada e pouco alterada ao longo de sua vida, teria sido solapado. J na modernidade tardia, as sociedades e, por conseqncia, os indivduos, seriam marcados pela diferena, pela existncia de vrios posicionamentos do sujeito, ou seja, de vrias identidades possveis. Em outras palavras, trata-se de uma jogo de identidades; as usamos e trocamos na medida que se tornam convenientes. Os sujeitos no se identificam mais exclusivamente em termos de classe; a pluralidade de indentificaes que caracteriza o sujeito da modernidade tardia. Assim ocorre com a identificao religiosa contempornea, sobretudo sob o impacto da informatizao das instituies e prticas religiosas. Os indivduos no ficam mais presos a uma nica identidade religiosa; no se restrigem mais a frequentar apenas a igreja local; nas comunidades religiosas virtuais, por exemplo, o indivduo de qualquer outra comunidade ou at mesmo crena religiosa, pode partilhar das atividades e fazer parte das discusses sem se identificar ou se compromissar diretamente. Alm disso, pode, ao mesmo tempo, participar de vrias comunidades religiosas, se identificando ora com uma, ora com outra, fazendo o que Hall chama de jogo das identidades. Em suma, a constituio do sujeito ps-moderno para Hall seria onde ocorre uma fragmentao da identidade unificada e estvel; um sujeito composto de vrias identidades, algumas vezes contraditrias e mal resolvidas. Hall afirma que as paisagens culturais tambm esto entrando em colapso, o que resulta em um processo de identificao mais provisrio, varivel e problemtico. Tal como as identificaes religiosas que se delineiam nas comunidades virtuais, nos cyber espaos. Em sntese, e concatenando com o ditado rabe citado por Bloch os homens se parecem mais com seu tempo do que com seus pais -, Hall aponta que A identidade definida historicamente, e no biologicamente (HALL, 1997, p.13). Ou seja, homens da era

Hall cita John Locke, para quem a identidade de um sujeito permanecia sempre a mesma e era contnua, acompanhava o sujeito por toda sua vida sem alteraes; nesse sentido, a identidade do sujeito moderno seria inata e inalterada (HALL, 1997, p. 27)

1679

informatizada, da era da informao, sero inevitavelmente marcados pelo tempo, espao ainda que seja um espao virtual/global e condies sociais de suas pocas nas mais diversas esferas de suas vidas, inclusive na religiosidade. Sendo assim, nas palavras de Hall A identidade plenamente unificada, completa, segura e coerente uma fantasia (HALL, 1997, p. 13), sobretudo na condies ps-modernas aqui delineadas.

Referncias: BERMAN, Marshall. Tudo que slido desmancha no ar. So Paulo: Companhia das Letras, 2007. BLOCH, Marc. Apologia da Histria ou o Ofcio do Historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001. CARDOSO, Ciro Flamarion. Um historiador fala de teoria e metodologia: ensaios. Ed. Edusc: So Paulo, 2005. CONNOR, Steven. Cultura Ps-Moderna. Introduo s teorias do contemporneo. 3 Ed. So Paulo: Loyola, 1996. COSTA, Valcenir do Vale. Comunidade Virtual e Comunicao: O site da Igreja Adventista do Stimo Dia. So Bernardo do Campo, 2003, 156 f. Dissertao (Mestrado em Comunicao Social) Universidade Metodista de So Paulo). (Disponvel em: http://ibict.metodista.br/tedeSimplificado/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=202). HALL, Stuart. A identidade cultural na ps-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 1997. MARSON, Adalberto. Reflexes sobre o procedimento histrico. In: SILVA, Marcos A.da (org.). Repensando a histria. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1984.

Webgrafia

CALDEIRA NETO, ODILON. Breves reflexes sobre o uso da Internet em pesquisas historiogrficas. Revista Eletrnica Boletim do TEMPO, Ano 4, N20, Rio, 2009 [ISSN 1981-3384]. Disponvel em: http://www.tempopresente.org/index.php?option=com_content&task=view&id=5011&Itemid =147. Acessado em 01 de Maio de 2010, s 10:32. JUNGBLUT, Airton Luiz. A seara virtual: notas sobre a presena dos evanglicos brasileiros na Internet. (disponvel em: http://www.naya.org.ar/congreso2002/ponencias/airton_jungblut.htm. Acessado em 03 de maio de 2010, s 21:36. S, A. F. DE A. Admirvel campo novo: o profissional de histria e a Internet. Rio de Janeiro: Revista Eletrnica Boletim do TEMPO, Ano 3, n. 07, Rio, 2008. [ISSN 1981-3384]. Disponvel em: http://www.tempopresente.org/index.php?option=com_content&task=view&id=3620&Itemid =147. Acessado em 01 de maio de 2010, s 09:45.

1680

SILVA, Ldia J. Oliveira Loureiro da. Globalizao das redes de comunicao: uma reflexo sobre as implicaes cognitivas e sociais. Texto publicado em: ALVES, Jos Augusto, CAMPOS, Pedro e BRITO, Pedro Quelhas (1999), O Futuro da Internet Estado da Arte e Tendncias de Evoluo, 53-63, Lisboa: Centro Atlntico. Disponvel em <http://bocc.ubi.pt/pag/_texto.php3?html2=silva- lidia-oliveira-globalizacao-Internet.html>. Acessado em 01/04/2010, s 16:45. Depoimentos: https://www.blogger.com/comment.g?blogID=5894140542484074466&postID=6080752763 513366510&isPopup=true ; acessado em 08 de maio de 2001, s 09:30. http://boletim-ultima-semana.blogspot.com/2008/01/voc-precisa-de-oraes.html. Acessado em 04 de maio de2010, as 18:30. Blog da Associao Apostolado do Sagrado Corao de Jesus: http://boletim-ultima-semana.blogspot.com.

1681

Das könnte Ihnen auch gefallen