Sie sind auf Seite 1von 25

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

De volta a Furtado via Kaldor e Thirlwall: as teorias heterodoxas de crescimento como suporte para a retomada do enfoque furtadiano da questo regional
Andr Lus C. de Loureno (UFRN) Mrcia Maria de Oliveira Bezerra (UFRN) Marconi Gomes da Silva (UFRN) William Eufrsio Nunes Pereira (UFRN) rea: Metodologia e HPE; Sub-rea: HPE; Para sesses ordinrias. Resumo: O artigo tem o objetivo de apresentar e comparar as teorias heterodoxas de crescimento para economias abertas de Thirlwall e Kaldor visando avaliar como as mesmas podem servir como elemento de interpretao da literatura de economia regional heterodoxa brasileira. A hiptese deste trabalho que a inexistncia de autonomia formalizao de fronteiras internas entre as regies de um pas no constitui impedimento para que os efeitos de intercmbio entre as mesmas possam gerar configuraes caractersticas de restries de balano de pagamento, impondo limitaes expanso de suas economias e desencadeando neste processo mecanismos de polarizao entre as suas taxas de crescimento. Conclui-se que a literatura em questo justifica restabelecer a perspectiva de Furtado como chave para a interpretao e tratamento dos problemas regionais no Brasil. Abstract: The paper intends to present and compare the heterodox growth theories for open economies of Thirlwall and Kaldor to asses how they can contribute as an element of interpretation of the Brazilian heterodox regional economic literature. The hypothesis of the paper is that the inexistence of autonomy to formalize the internal borders between regions of a country does not constitute an obstacle for that the trade effects between the same can generate situations characterized by balance-of-payments-constraint, imposing limits to expansion of their economies and in these processes unleashing polarization mechanisms regarding their growth rates. It concludes that the literature below cited justifies the reestablishment of Furtados perspective as a key to the interpretation and treatment of regional problems in Brazil. Introduo A literatura que versa sobre a questo regional no Brasil relativamente vasta. Entretanto, no parecem existir dvidas quanto ao fato de que a lista dos textos clssicos que enfocam o tema encabeada pelo documento do Grupo de Trabalho para o desenvolvimento do Nordeste (GTDN) intitulado Uma poltica de desenvolvimento econmico para o Nordeste, escrito por Celso Furtado, e pela obra de Wilson Cano denominada Desequilbrios regionais e concentrao regional no Brasil (1930-1995). O texto do GTDN (1958) apresenta uma anlise do problema enfrentado pelo Nordeste no quadro do desenvolvimento nacional e um conjunto de recomendaes com o propsito de super-lo definitivamente. De modo sucinto, ser abordada a parte analtica do citado documento.

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. 2

O GTDN afirma que a disparidade de renda existente entre o Nordeste e o CentroSul , constitua-se o mais grave problema a ser enfrentado na etapa do desenvolvimento econmico nacional. Os diferenciais de ritmo de crescimento vigentes foram utilizados para projetar que deveria ocorrer o aprofundamento da distncia entre os nveis de renda per capita entre as referidas regies, em decorrncia da compreenso de que processos econmicos dessa natureza tm carter cumulativo de difcil reverso (GTDN, 1958, p. 387). Nota-se que a prpria terminologia reflete a influncia de Myrdal e da literatura desenvolvimentista da poca. O enfoque de Furtado para o tratamento do problema das disparidades regionais no pas privilegia a anlise do crescimento em contexto de economias abertas, conforme se extrai dessa afirmao: constitui equvoco apresentar a economia brasileira como um s sistema, em decorrncia da inadequada mobilidade do fator mo-de-obra (GTDN, 1958, p. 394). Da a importncia de se verificar se, e em que medida, a literatura heterodoxa contempornea de crescimento em economia aberta lhe d suporte. Furtado considera que poca o Centro-Sul encontrava-se em situao francamente favorvel para sustentar seu crescimento, em decorrncia do nvel de renda e do ritmo de crescimento obtido nos ltimos anos e do grau de diversificao de seu parque industrial, com a produo de bens de capital alcanando relativa importncia, gerando condies de poder apoiar-se em si mesma para crescer (GTDN, 1958, p. 394). Por outro lado, as perspectivas para o Nordeste apresentavam-se bastante diversas, e no se poderia esperar qualquer mudana neste quadro caso no fossem adotadas polticas com vistas reverso do cenrio que se encontrava configurado. Os diferenciais de ritmo de crescimento seriam decorrentes fundamentalmente das chamadas causas seculares ou profundas. s causas seculares seriam acrescidas outras decorrentes particularmente das polticas vinculadas prpria poltica de industrializao do pas (GTDN, 1958, p. 395). O foco lanado no intercmbio do Nordeste com o exterior, com o Centro-Sul e indiretamente com esta regio atravs do exterior, com vistas a capturar a transferncia de recursos. O texto procura mostrar, atravs de vrios exerccios numricos que, no mbito deste intercmbio, a poltica de proteo indstria brasileira acabou por promover transferncia de recursos do Nordeste para a regio Centro-Sul. Literalmente, afirma:
1

O Nordeste compreende os estados que se estendem do Piau Bahia e o Centro-Sul compreende os estados litorneos do Esprito Santo ao Rio Grande do Sul e os estados mediterrneos Minas Gerais, Mato Grosso e Gois.

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. 3

Na forma como foram conduzidas, no ltimo decnio, as relaes econmicas do Nordeste com o Centro-Sul tm sido prejudiciais regio mais pobre de recursos e de menor grau de desenvolvimento. No que respeita transferncia de renda, a ao do governo federal tem-se limitado a compensar a tendncia emigratria dos capitais privados nordestinos para a regio que oferece melhores oportunidades (GTDN, 1958, p. 399).

O texto enfoca ainda os Elementos dinmicos da economia do Nordeste, destacando as variveis que compatveis com as teorias heterodoxas contemporneas de crescimento em economias abertas: as exportaes (para o exterior e para o Centro-Sul) e os gastos governamentais so os componentes da demanda agregada que lideram a expanso da economia da regio. Ademais do diagnstico, o GTDN prope um Plano de ao para ampliar o desenvolvimento nordestino. Como no constitui propsito deste artigo enfocar a parte normativa do citado documento, destacam-se apenas seus principais componentes: a) Reformulao da poltica de aproveitamento de solos e guas na regio semi-rida; b) Reorganizao da economia da regio semi-rida e abertura de frentes de colonizao; c) Intensificao dos investimentos industriais; d) Soluo para o problema da oferta de energia eltrica; e) Aproveitamento de conquistas tecnolgicas recentes; f) Aumento da oferta de alimentos nos centros industriais e g) Assistncia tcnica aos governos estaduais. O notvel enfoque na superao do atraso das estruturas produtivas, novamente em linha com a literatura heterodoxa contempornea, portanto o cerne do projeto. De outra parte, o mencionado trabalho de Wilson Cano constitui-se numa das mais importantes obras sobre a questo regional no Brasil, e que tem o propsito de empreender uma abordagem crtica da literatura que enfoca a temtica. Sua postura de crtica aparece sintetizada na Introduo da obra em pauta, que se encontra dividida em trs itens: Conscientizao poltica e terica da questo regional, Alguns equvocos e mitos na questo regional e Vises compartimentadas e despolitizadas. Contudo, para os propsitos desse artigo, interessa registrar o reconhecimento por parte do autor da importncia que teve a Cepal para ampliar a conscientizao poltica sobre a temtica dos desequilbrios regionais, mas destacar sua viso acerca da inadequao dessa elaborao terica para tratar essa problemtica quando as regies em questo integram um mesmo pas. A respeito deste esquema de anlise, Cano observa:
Seu principal problema terico, no que se refere s tentativas de aplic-lo dimenso regional de uma nao, consiste em que a concepo centro-periferia s vlida quando aplicada ao relacionamento entre Estados-Naes, e no entre regies de uma mesma nao, em que a diferenciao de fronteiras internas no pode ser formalizada por medidas de poltica cambial, tarifria e outras, salvo as relacionadas s polticas de incentivos regionais. (Cano, 1998, p. 18-9).

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. 4

Embora a obra de Cano relacione um conjunto de argumentos distribudo ao longo dos trs itens citados acima para responder as vises que julga equivocadas do problema dos desequilbrios regionais no pas2, para as finalidades desse artigo sua citao crucial porque d ensejo existncia de perspectivas distintas das desenvolvidas por Furtado no tratamento do fenmeno das disparidades regionais de crescimento no Brasil. O desenvolvimento das teorias heterodoxas de crescimento regional nos ltimos trinta anos pode contribuir para esclarecer se a crtica feita por Cano, da inaplicabilidade do conceito centro-periferia para abordagem da questo, procedente ou se as idias de Furtado encontram respaldo terico no campo da heterodoxia, sustentando suas explicaes acerca dos desnveis de crescimento regionais, ainda que se trate de regies de um mesmo pas. Este artigo tem o objetivo de apresentar e comparar as teorias heterodoxas de crescimento para economias abertas de Thirlwall e Kaldor especialmente seus desdobramentos para o aspecto regional de forma a avaliar se as mesmas podem servir de chave de interpretao para o tratamento dado por Furtado e Cano s disparidades de crescimento regionais no Brasil. Espera-se que tais teorizaes ofeream elementos analticos que permitam esclarecer se as posies de Furtado, fundadas na viso centro-periferia, encontram respaldo nessa literatura, ou se ela reconhece a impossibilidade afirmada por Cano (1998, p.18-19), que v na inexistncia de fronteiras internas formalizadas um problema incontornvel para o emprego do balano de pagamento investigao da dinmica expansiva entre as regies dentro de um mesmo pas. A hiptese deste trabalho que a inexistncia de autonomia formalizao de fronteiras internas entre as regies de um pas no constitui impedimento para que os efeitos de intercmbio entre as mesmas possam gerar configuraes caractersticas de restries de balano de pagamento, impondo limitaes expanso de suas economias e desencadeando neste processo mecanismos de polarizao entre as suas taxas de crescimento. 1. Davidson e Thirwall: elaboraes fecundas anlise econmica regional

Ainda no mbito da crtica ao GTDN, especificamente no caso de seu Plano de Ao, considera um erro a proposta de se promover uma substituio regional de importaes que viria a criar no Nordeste um centro autnomo de expanso manufatureira. O argumento utilizado que desde a dcada de 30 a acumulao de capital, com o comando a partir de SP, estava integrando o mercado nacional, condicionando-o portanto a uma complementaridade inter-regional ajustada s necessidades ditadas pela acumulao de capital daquele centro dominante e, portanto, que inexistia a oportunidade histrica concreta para a criao de um Centro Autnomo (Regional) de Expanso Manufatureira (Cano, 1985, p. 22).

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. 5

O modelo de Thirlwall (1979) possivelmente o mais conhecido modelo de crescimento heterodoxo, tendo sido adotado por autores de vrias sub-vertentes, inclusive Davidson (1994). Convm destacar suas hipteses de partida. O primeiro ponto que deve ser considerado a assuno comum, por ambos os autores, da hiptese da validade do princpio da demanda efetiva (PDE) mesmo no horizonte do longo prazo macroeconmico. Na realidade, tal assuno pode ser traduzida como a rejeio de que a flexibilidade de preos e salrios seja capaz de conduzir a economia automaticamente ao nvel do produto potencial e indicadora de que a decorrncia terica da incorporao da citada hiptese que o processo de crescimento econmico, contrariamente viso neoclssica, liderado pela demanda e no pela oferta. Embora liderado pela demanda, e, portanto, em princpio passvel de ser afetado pelo conjunto tradicional de instrumentos de poltica econmica, o crescimento pode encontrar restries de diversos tipos em sua trajetria. Dentre essas, o modelo em questo deposita todo seu foco sobre aquela que considerada a mais importante das restries, qual seja, a de balano de pagamentos. Considerar o balano de pagamentos uma potencial restrio ao processo de crescimento econmico de longo prazo e no apenas mais um dos vrios atritos e frices de curto prazo que, derivados de rigidezes vrias, impedem a continuidade do funcionamento timo do sistema econmico implica alinhar-se aos mercantilistas, cepalinos e outras correntes heterodoxas, em contradio ao pensamento convencional. Isto porque para este ltimo, cedo ou tarde as foras que regem o funcionamento do sistema de preos acabariam por equilibrar automaticamente as balanas de pagamentos de pases e regies, sem causar efeitos permanentes sobre os respectivos nveis de renda. Considere-se, guisa de ilustrao do raciocnio convencional, o caso de duas regies, digamos Nordeste e Sudeste, que mantm entre si um regime de cmbio fixo, ou mesmo de moeda nica, estando ambas inicialmente em situao de equilbrio nas respectivas balanas de pagamentos. Suponha a ocorrncia de um aumento exgeno na demanda nordestina por produtos feitos no Sudeste; e que tal choque, dada a presena de rigidezes diversas, no possa ser instantaneamente compensado, de modo que a primeira regio passe a exibir um dficit comercial, que teria como contrapartida um supervit na segunda. Supondo inalterado o montante total de moeda em circulao no agregado das duas regies, haveria uma drenagem de moeda do Nordeste para o Sudeste. Esta criaria um excesso de demanda por moeda no primeiro e um excesso de oferta no ltimo, desde que no houvesse esterilizao continuada destes processos de criao e destruio monetrias. Passaria ento a operar o conhecido argumento

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. 6

de Hume (1777): o nvel geral de preos de cada regio funcionar como a varivel de ajuste dos balanos de pagamentos, pois os agentes econmicos buscariam se livrar de seu excesso de oferta de moeda no Sudeste comprando bens, isto , ampliando a demanda agregada, o inverso se dando no Nordeste. Dada a hiptese de validade da lei de Say no longo prazo, a perfeita flexibilidade de preos e salrios tornaria a funo oferta agregada vertical em ambas as regies. Assim, variaes da demanda agregada s exerceriam no longo prazo efeito sobre os preos, e no sobre produo e emprego. Por conseqncia, as flutuaes de demanda fariam os nveis gerais de preos subirem no Sudeste e carem no Nordeste, de forma a desvalorizar a taxa real de cmbio nordestina e valorizar a do Sudeste. Supondo obedecida a condio de Marshall-Lerner no longo prazo, se seguiria um aumento das exportaes lquidas nordestinas e uma queda nas do Sudeste, movimento este que persistiria at a completa eliminao dos desequilbrios de balano de pagamentos. Segue-se que para que o balano de pagamentos possa efetivamente restringir o crescimento econmico no longo prazo, como ocorre no modelo de crescimento de Thirlwall, as hipteses empregadas pela ortodoxia devem ser abandonadas em prol das idias contrrias. Assim, uma segunda hiptese fundante da teoria do crescimento do citado autor a inexistncia de mecanismos que promovam o equilbrio automtico do balano de pagamentos atravs do sistema de preos. A adoo desta hiptese, por sua vez, ancora-se nos seguintes pressupostos: 1) a oferta de moeda no agregado das duas regies no pode ser considerada dada (exgena); pelo contrrio, ela suposta endgena independentemente do regime cambial adotado, o que reduz sensivelmente a vinculao entre o processo de criao/destruio de moeda e o resultado do balano de pagamentos; 2) a possibilidade de esterilizao continuada das variaes monetrias geradas pelo saldo do balano de pagamentos, pelo menos no caso de pases/regies superavitrios, aprofunda a possibilidade de tal desvinculao; 3) os preos no so determinados pela teoria quantitativa da moeda (TQM), pois: a) a velocidade-renda de circulao da moeda no independente nem da oferta de moeda, nem do nvel de produo real; e b) como vale o princpio da demanda efetiva, a produo no independente da demanda agregada (o que significa que a funo oferta agregada no vertical) e, por fim, 4) a possvel violao da condio de Marshall-Lerner (devido ao abandono do axioma de substituio bruta (Davidson, 1994, p. 215), em geral, e, no particular, ao abandono da idia de que a soma em valor absoluto das elasticidades-preo da demanda por exportaes e de importaes seja sempre superior unidade no longo prazo). O que se deduz da admisso da referida hiptese que o balano de pagamentos entre pases ou regies no tende ao equilbrio auto-

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. 7

mtico via preos relativos, mas que a possibilidade de equilbrio est relacionada manifestao do efeito-renda. Assim, na viso dos autores heterodoxos aqui tratados o mecanismo de ajuste do balano de pagamentos regional funciona de forma bastante diversa daquela acima ilustrada. Adaptando a descrio de Davidson (1994, p. 244) nossa ilustrao, temos que em um primeiro momento o dficit nordestino pode ser coberto pelos ativos lquidos dos residentes dessa regio, provocando uma sada de caixa dos bancos na regio Nordeste para os do Sudeste. Na ausncia dos mecanismos de ajuste previstos pela teoria neoclssica, a persistncia do dficit gerar uma perda crnica de ativos lquidos. Eventualmente esses se esgotaro, dando lugar acumulao crescente de dvidas e/ou venda de ativos de capital nordestinos para os residentes na regio Sudeste. De qualquer modo, o dficit ser financiado por uma entrada lquida na conta financeira, mas a contrapartida contbil dessa ser a expanso do passivo externo lquido nordestino. O nus gerado por tal passivo, na forma de juros, remessa de lucros e dividendos, etc., passar a pressionar a conta de rendas, do que se desdobram dois efeitos: a) uma queda na renda pessoal disponvel dos residentes do Nordeste, com efeitos contracionistas sobre o consumo, a demanda agregada, a produo e o emprego3; b) um aumento do dficit em transaes correntes, que acelerar ainda mais a expanso do passivo externo lquido, da conta de rendas, e assim sucessivamente, em um processo de desequilbrio com tendncias cumulativas. Na ausncia de polticas governamentais compensatrias, o equilbrio poder ser restaurado somente quando os efeitos contracionistas descritos no item a adquirirem a dimenso suficiente para promover uma reduo da produo/renda real relativa da regio Nordeste. Essa reduo deve se aprofundar at que as importaes caiam na escala necessria ao reequilbrio do balano de pagamentos. Na regio Sudeste todo o mecanismo de ajuste se processa de maneira similar, operando, todavia, em direo contrria. Resulta que o fator que, em ltima instncia, restringe o crescimento para esses autores a escassez de divisas, o que significa que o ajuste entre pases ou regies ocorre de forma assimtrica, ou seja, tende a impor maiores nus queles em situao deficitria, de modo que diante da impossibilidade do mercado prover crescimento com equilbrio do balano de pagamentos, somente as polticas econmicas so capazes de promover a reverso da situao.

Pode-se argir tambm, como fazem Davidson (1994) e Dow (1986), que o processo de expanso do passivo externo lquido encontrar eventualmente limites por parte da disposio dos credores em continuarem a expandir suas aplicaes nos ativos da regio deficitria, causando recesso pela via da contrao do crdito.

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. 8

Interessa muito em particular observar que tambm no caso das regies dentro de um pas tais mecanismos de ajuste se fazem presentes. Frequentemente se argi que no existem problemas de balano de pagamentos a nvel regional. Como observam McCombie e Thirlwall (1994, p. 467), evidentemente no h neste caso a necessidade de que exportaes e importaes se equilibrem para preservar a longo prazo o valor da moeda nacional nos mercados cambiais, como ocorre no caso das naes. Mas isso no quer dizer que no ocorram problemas associados ao comportamento dos balanos de pagamentos regionais. Tais problemas simplesmente se manifestam de forma diferente renda baixa, desemprego elevado. Portanto, frisam os autores, problemas econmicos regionais so problemas de balano de pagamentos! Para os autores em pauta, ademais, o comportamento do balano de pagamentos dominado no longo prazo pelo da conta corrente e o dessa, por sua vez, dominado pelas exportaes lquidas de bens e servios no-fatores. Portanto, para que o crescimento econmico de pases/regies em situao de restrio externa no provoque desequilbrio do balano de pagamentos no longo prazo, necessrio que a taxa de crescimento das exportaes seja pelo menos igual ao das importaes. Desse raciocnio decorre que as exportaes constituem-se no nico componente autnomo da demanda cuja expanso compatvel com o equilbrio do balano de pagamentos no longo prazo e que, por conseguinte, o crescimento sustentado liderado pelas exportaes. Por tais motivos, embora as referncias restrio de balano de pagamentos como elemento nuclear do modelo de Thirlwall (1979) sejam extremamente comuns, o fato que a restrio externa no aparece no modelo original deste autor como uma restrio global de balano de pagamentos propriamente dita, mas sim como uma restrio da balana comercial de bens e servios. De fato, e em linha com a viso heterodoxa de ajuste de balano de pagamentos, a exposio do modelo supe que a taxa mxima de crescimento do PIB compatvel com a restrio externa gerada a partir de:

(1) PX = eP*M,

onde P o ndice de preos das exportaes domsticas, X a quantidade exportada, e a taxa de cmbio nominal (quantidade de moeda domstica necessria para adquirir uma unidade de moeda estrangeira), P* o ndice de preos das importaes e M a quantidade importada.

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. 9

O uso do equilbrio da balana comercial, ao invs do equilbrio do saldo global do balano de pagamentos, parece sugerir que o critrio fundamental para a manuteno da sustentabilidade externa do crescimento consiste em evitar expanses continuadas do passivo externo lquido4. Implicitamente, parece estar se supondo que sempre que o crescimento econmico, impulsionado pela demanda, superar a taxa-limite definida pelo modelo (vide a seguir), o crescimento dos passivos externos lquidos, em rota de insolvncia, promoveriam, tal como na descrio anteriormente encetada, o ajuste pela via recessiva. Como se trata de um modelo de crescimento econmico, mais conveniente trabalhar com uma verso da equao anterior expressa em termos de taxa de crescimento, qual seja: (1) + x = + * + m,

onde as variveis acima representam as taxas instantneas de variao, respectivamente: dos preos de exportao; das quantidades exportadas; da taxa de cmbio nominal; dos preos de importao; e das quantidades importadas. O passo seguinte consiste em propor a adoo de formas especficas para as funes exportao e importao, qual seja, a forma multiplicativa comumente empregada, que gera elasticidades constantes:

P (2) X = X 0 Y* ; e eP *

eP * (3) M = M 0 Y , P
onde X0, M0 > 0 so constantes, e < 0 so respectivamente as elasticidades-preo da demanda por importaes e exportaes, Y e Y* so respectivamente os nveis de produto real, domstico e do resto do mundo, enquanto e > 0 so as elasticidades-renda da demanda, respectivamente, das exportaes e das importaes. Resulta, portanto, que as quantidades
4

Como, porm, em trabalho algo mais recente (Thirlwall e Hussain, 1982) os fluxos de capitais so introduzidos na anlise (como variveis exgenas), deslocando o conceito de restrio externa para o saldo global do balano de pagamentos, fica-se sem saber a rigor se o tratamento original considerado pelo autor apenas uma simplificao ou se de fato ele reflete a inteno de que o passivo externo lquido seja a varivel central a ser estabilizada. A dvida persiste nas exposies mais recentes do modelo como em Thirlwall (2002) nas quais ambas as verses so comumente apresentadas. Mais recentemente, Moreno-Brid (1998) props uma forma diferente de introduzir os fluxos de capitais na anlise, admitindo que o saldo em transaes correntes deve ser uma proporo constante do PIB.

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. 10

exportadas so funo direta da renda real do resto do mundo e da taxa de cmbio real, enquanto as quantidades importadas so funo direta da renda real domstica e inversa da taxa de cmbio real. Aplicando-se novamente as taxas instantneas de variao, obtm-se: (2) x = g* - ( + * - ); e (3) m = g + ( + * - ),

onde g e g* so, respectivamente, as taxas de crescimento do produto real domstico e do resto do mundo. importante ressaltar que tais transformaes geram resultados que sero importantes para as concluses do modelo: a) a taxa de crescimento das exportaes funo direta da taxa de crescimento do produto real do resto do mundo e da taxa de variao da taxa real de cmbio (e no do nvel dela); b) a taxa de crescimento das importaes funo direta da taxa de crescimento da produo real domstica e inversa da taxa de variao da taxa real de cmbio (e, mais uma vez, no de seu nvel). Antes de tratar mais detalhadamente de tais discusses, contudo, convm substituir as equaes (2) e (3) em (1). Ento, resolvendo a equao resultante para g e chamando de gBP a taxa mxima de crescimento do produto real domstico consistente com a restrio de balano de pagamentos, isto , com o equilbrio do saldo em transaes correntes, obtm-se

(4) gBP =

g * (1 + + )( + * ) ,

a qual poderia ser considerada uma forma geral da lei de Thirlwall. O primeiro ponto importante a observar que, ao contrrio de algumas interpretaes, a frmula em questo no determina a taxa de crescimento do PIB de pases e regies, mas sim a taxa mxima de crescimento compatvel com o equilbrio do balano de pagamentos, ou melhor, da balana comercial e de servios no-fatores. O autor bastante explcito acerca da possibilidade de que nem todos os pases tenham, o tempo todo, o crescimento restringido pelo balano de pagamentos:
Naturalmente, deve existir uma assimetria no sistema. Enquanto um pas no pode crescer mais rapidamente que sua taxa de crescimento consistente com o equilbrio do balano de pagamentos por muito tempo, a menos que ele consiga financiar um dficit sempre crescente, h pouco que impea um pas de crescer mais devagar e acumular

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. 11
elevados supervits. Isto pode ocorrer particularmente quando a taxa de crescimento consistente com o equilbrio do balano de pagamentos to elevada que o pas simplesmente no tem a capacidade fsica de crescer quela taxa (McCombie e Thirlwall, 1994, p. 239).

Portanto, o modelo perfeitamente compatvel com situaes nas quais: a) a taxa gBP seja to alta que, na prtica, ela no se torne nunca uma limitao efetiva; b) os pases/regies cresam temporariamente s vezes, por um perodo de tempo razoavelmente extenso a taxas superiores a gBP. Portanto, a restrio de balano de pagamentos deve ser interpretada como uma limitao potencial e de longo prazo ao crescimento, e nunca como um determinante efetivo do crescimento a cada instante. Pode-se, portanto, expressar a determinao da taxa de crescimento real efetiva do PIB atravs da seguinte expresso:

(5) g = min {gBP; gd; ...}, ou seja, a taxa de crescimento real efetiva g determinada pela menor taxa de crescimento de uma srie de fatores, entre os quais se destacam gd, que representa a taxa de crescimento da demanda agregada, e gBP. As reticncias representam outras possveis taxas limitantes do crescimento. No que diz respeito aos determinantes da taxa de crescimento da demanda, Thirlwall adota explicitamente, enquanto Davidson o faz apenas implicitamente ao aceitar o modelo daquele5, que o investimento determinado pelo supermultiplicador (teoria do acelerador completamente induzido). Segundo esta teorizao, o investimento considerado semelhantemente ao consumo como sendo funo direta da produo/renda real. Na medida em que este nvel se eleva, concomitantemente ao grau de utilizao da capacidade e, ademais, espera-se que a demanda continuar subindo, os agentes econmicos so impelidos a realizar investimentos adicionais, ampliando o nvel da capacidade produtiva e, desse modo, expandindo a produo e a renda da economia. Trata-se de uma teoria do investimento em que esta varivel induzida pela renda, de modo que passa a multiplicar qualquer acrscimo de renda, quer este venha do consumo autnomo, do gasto pblico ou das exportaes lquidas. Por isso, trata-se de um supermultiplicador, pois o investimento amplifica os acrscimos de renda advindos dos vrios componentes autnomos da demanda agregada. A adoo do supermultiplicador traz por conseqncias: a) que a taxa de crescimento da demanda gd determinada pela taxa de crescimento dos componentes autnomos da de5

Cabe observar que esta incorporao no deixa de ser problemtica, posto que as hipteses empregadas na teoria do investimento adotada por Davidson (1994, cap. 4) so notoriamente avessas s presentes no modelo acelerador.

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. 12

manda agregada; b) que a taxa de crescimento do estoque de capital (gK) no constitui uma restrio de oferta no longo prazo, na medida em que o investimento, de acordo com a teoria do supermutiplicador, tenderia a promover o ajuste adequado do estoque de capital demanda agregada (gd = gK, com a direo da causalidade estabelecida da primeira taxa para a segunda). verdade, portanto, que todos os componentes da demanda agregada promovem alteraes nos nveis do produto e da renda. Entretanto importante destacar que modificaes no produto e na renda, dadas as propenses a exportar e a importar repercutem, ao menos no longo prazo, no balano de pagamentos. Retornando forma geral da lei de Thirlwall (equao 4), um segundo aspecto a ser observado que, caso o valor absoluto da soma das elasticidades-renda das exportaes e das importaes fosse maior do que a unidade ( + > 1 ), ento a condio de Marshall-Lerner (estabelecida em termos de taxa de crescimento) seria obedecida e, por conseqncia, gBP seria uma funo direta da taxa de variao da taxa de cmbio real ( + * - ). Duas questes agora se tornam cruciais urdidura do raciocnio, quais sejam, a obedincia ou no condio de Marshall-Lerner, e a validade ou no da hiptese de paridade de poder de compra (PPC), em sua verso dinmica, relativa ou fraca ( + * - = 0). No que concerne condio de Marshall-Lerner, h uma longa tradio no pensamento heterodoxo, que remete aos mercantilistas e CEPAL, de considerar que, ao menos no contexto dos pases subdesenvolvidos, as pautas de exportao e importao costumam ser dominadas por produtos cuja demanda tende a exibir elasticidades-preo relativamente baixas mesmo em perodos extensos de tempo (pessimismo das elasticidades). Tais condies seriam propcias violao da condio de Marshall-Lerner, o que poderia tornar gBP uma funo inversa, e no direta, da taxa de variao da taxa de cmbio real. Cumpre observar, todavia, que mesmo que a condio de Marshall-Lerner fosse obedecida, uma nica desvalorizao da taxa de cmbio real no seria capaz de acelerar de forma continuada o crescimento de um pas ou regio que estivessem submetidos a uma restrio externa. Isto porque gBP depende no do nvel da taxa de cmbio real, mas sim de sua taxa de variao. Seria necessria ento uma desvalorizao real contnua da taxa de cmbio para permitir um crescimento mais acelerado. Porm, seria ela possvel? Portanto, mais importante para o modelo do que a obedincia ou a violao a Marshall-Lerner a adoo da hiptese PPC (verso dinmica/fraca/relativa). Segundo esta, torna-se impossvel uma desvalorizao real contnua da taxa de cmbio: qualquer desvaloriza-

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. 13

o nominal seria seguida, em prazos mais longos, por aumentos proporcionais de preos que neutralizariam os ganhos de competitividade inicialmente obtidos. Insistncia nessa forma de acelerar o crescimento seria no apenas incua, mas francamente deletria, podendo exacerbar presses inflacionrias e, no limite, desencadear uma hiperinflao. Dada a longa controvrsia que cerca o assunto, a adoo da PPC foi justificada por Thirlwall (1979) de forma at um tanto superficial, recorrendo-se a certa rigidez empiricamente observada nos preos relativos, e com meno a modelos tericos que, tanto sob concorrncia perfeita quando sob condies de oligoplio, gerariam tal resultado. Esta adoo ainda mais paradoxal quando se tem em vista que o autor considerava explicitamente a lei do preo nico normalmente considerada como a fundamentao microeconmica da PPC como destituda de suporte emprico. Davidson (1982, p. 257-258), contudo, quem justifica melhor tal adoo. Mesmo que o setor de bens comercializveis da economia seja relativamente reduzido, inevitvel que uma desvalorizao cambial nominal tenha algum efeito sobre os preos, por exemplo, atravs do canal do custo dos insumos importados. Contudo, em um contexto de disseminao do uso de contratos salariais com clusulas de indexao, o aumento de preos causado pela mudana cambial aumenta os salrios nominais, retroalimentando o impacto sobre os preos. Em suma, em um contexto de indexao salarial generalizada a taxa de cmbio se converteria na nica ncora nominal da economia, o que faria com que suas variaes se transmitissem integralmente aos preos, seja de forma direta ou indireta 6. Adotada a PPC em sua verso dinmica/fraca/relativa ( + * - = 0), a forma geral da lei de Thirlwall (equao 4) pode ser reduzida sua forma especfica (6) gBP =
g * ,

a qual enfatiza a importncia das elasticidades-renda e elimina a da taxa de cmbio real para o crescimento dos pases sujeitos restrio externa. Dada a taxa de crescimento do PIB do resto do mundo g*, gBP ser to maior quanto maior a elasticidade-renda das exportaes () e menor a das importaes (). As elasticidades-renda dependem fundamentalmente da composio das pautas de exportao e importao do pas/regio. A explicao do comportamento microeconmico dessas elasticidades permite estender o modelo de forma a transform-lo em um do tipo centroperiferia.
6

Evidentemente, pode-se questionar a generalidade da hiptese de indexao salarial, especialmente no caso de pases com inflao relativamente baixa. Um possvel contra-argumento que as desvalorizaes cambiais contnuas eventualmente elevariam a taxa de inflao para alm da barreira inflacionria (Robinson, 1980), provocando a emergncia justamente do cenrio de indexao salarial generalizada.

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. 14

Retomando os pontos comuns entre as teorizaes de Davidson e Thirlwall, podemos afirmar que os dois defendem a existncia de elasticidades-renda de importao e exportao diferenciadas entre pases e regies ricos e pobres. A idia que os pases pobres apresentam vantagens comparativas na produo de produtos agrcolas (alimentos ou matrias-primas) ou produtos manufaturados de baixo valor agregado, de modo que a elasticidade das exportaes relativamente baixa, enquanto apresentam elevada elasticidade de importaes relativa aos produtos industriais de alto valor agregado. Assim, o resultado do abandono do crescimento econmico e do equilbrio do balano de pagamentos ao livre jogo das foras de mercado ser inevitavelmente a ampliao da desigualdade da renda per capita entre os distintos pases ou regies, significando que o movimento tendencial das relaes entre distintos recortes espaciais a polarizao e no a convergncia. Portanto, as diferenas entre as estruturas produtivas e as elasticidades importao e exportao fazem com que a assimetria torne-se uma constante na relao entre os pases/regies ricos e pobres. Para efeito de ilustrao, suponha que a regio Nordeste de nosso exemplo anterior se especialize na produo de matrias-primas, mercadorias primrias e mesmo bens industriais de baixo valor agregado e baixo contedo tecnolgico, geralmente na fase final do ciclo de vida do produto. A lei de Engels sugere que a demanda do Sudeste por tais mercadorias apresentar elasticidade-renda () relativamente baixa, o que tender a reduzir o gBP da primeira regio. A regio Sudeste, por sua vez, se especializaria em produtos industriais de maior valor agregado, maior contedo tecnolgico e em fases mais iniciais de seus ciclos de vida. Neste caso, a mesma lei sugere que a demanda nordestina por importaes se caracterizar por elasticidade-renda () relativamente elevada, o que tenderia a reduzir novamente seu gBP. Supondo que a regio Nordeste enfrente uma restrio externa (de forma que g = gBP), os impactos de tal padro de comrcio interregional podem ser melhor auferidos pela inspeo de uma verso ligeiramente modificada da equao (6) acima, qual seja: (7)

g = . g*
Em suma, esta equao mostra que, na ausncia de polticas governamentais destina-

das a reverter o padro de comrcio acima descrito, a taxa de crescimento nordestina em condies de livre comrcio ser necessariamente inferior das demais regies: se relativamente baixa e relativamente alta, ento provavelmente / < 1, acarretando g/g* < 1, ou seja, g < g*. O contrrio sucederia na regio Sudeste.

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. 15

Estabelece-se um crculo vicioso cumulativo (Myrdal, 1957) cujos impactos desfavorveis sobre a distribuio da renda regional e nacional so evidentes. Segundo Davidson (1994, p. 221-222), existe outro mecanismo de reforo da polarizao. Se a taxa de crescimento populacional da regio pobre for superior da regio mais prspera, ento o diferencial em termos de taxa de crescimento da renda per capita ser ainda maior do que o diferencial das taxas de crescimento da renda, ou seja,

(8) g n << g* - n*,

onde n a taxa de crescimento populacional domstica, e n*, a externa. Fica evidente, portanto, a importncia de polticas governamentais que, na contramo do livre comrcio, induzam a mudana estrutural das economias pobres via: a) promoo de exportaes de bens com elasticidade-renda relativamente mais elevada; b) substituio de importaes com elasticidade-renda tambm mais elevada pela produo nacional desses bens. No caso das economias regionais, nas quais o uso desses instrumentos em geral no se encontra disponvel, as polticas deveriam identificar atividades com elevada elasticidaderenda da demanda e encoraj-las a se deslocarem para as reas atrasadas mediante incentivos de capital e subsdios mo de obra (McCombie e Thirlwall, 1994, p. 466-467). Davidson (1994, p. 245) por sua vez observa que o governo nacional deve utilizar-se da poltica fiscal para reciclar deliberadamente renda e moeda das regies superavitrias para as deficitrias. Transferncias interregionais poderiam ser empregadas para financiar at mesmo todo o dficit, e durante todo o perodo de tempo no qual persistissem desigualdades regionais significativas. Ademais, o banco central deveria prover reservas bancrias adicionais para os bancos das regies deficitrias, se necessrio reciclando-as a partir do acmulo das reservas dos bancos das superavitrias. O autor conclui afirmando que polticas fiscais e monetrias nacionais adequadamente desenhadas podem melhorar o crescimento de todas as regies, j que um maior crescimento nas regies anteriormente deficitrias transborda, via incremento das suas importaes das demais regies, para alm das fronteiras regionais, acelerando tambm o crescimento das regies anteriormente superavitrias. 2. O modelo kaldoriano: uma proposta alternativa de abordagem Outro modelo de crescimento em economias abertas que ser examinado para os propsitos desse artigo desenvolvido em Kaldor (1970). Inspirado no princpio da causao

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. 16

circular e cumulativa de Myrdal (1957), aquele autor explicita os mecanismos que desencadeiam um crculo vicioso e promovem o fenmeno da polarizao entre as taxas de crescimento de distintas regies conceito suficientemente amplo que pode envolver diferentes pases, grupos de pases ou mesmo diferentes reas dentro de um mesmo pas. Tal como feito no item anterior, a teoria kaldoriana ser abordada atravs da recuperao do conjunto de hipteses e concluses que a sustenta, incluindo o modelo formal, conforme apresentado por McCombie e Thirlwall (1994, cap. 7). Inicialmente, merece destaque a considerao que o referido autor faz acerca das atividades que compem a estrutura produtiva das economias, identificando diferenas nos aspectos que caracterizam as operaes na agricultura e na indstria, o que posteriormente lhe permite analisar o comrcio internacional nas circunstncias em que as transaes so feitas apenas por pases agrcolas, bem como na situao em que os pases participantes apresentam distintos nveis de industrializao. Este procedimento tem desdobramento nas hipteses que incorpora quando trata dos respectivos ajustes dos balanos de pagamentos desses pases: no caso de um mundo em que haja apenas pases agrcolas, os preos das commodities comercializadas sobem e descem com mudanas no equilbrio entre oferta e procura e a teoria clssica do comrcio internacional aparenta ser mais aplicvel (Kaldor, 1970, p. 341), com os mecanismos automticos de equilbrio do balano de pagamento podendo funcionar via preos relativos7. Todavia, quando trata do comrcio internacional no mundo contemporneo, Kaldor observa que predominam vendedores que so formadores de preos, ao invs de tomadores de preos, o que o leva a adotar a hiptese de rigidez de preos e salrios. Nesta perspectiva, variaes na demanda tm mais impacto sobre os nveis de produo de um pas que sobre os preos que pratica. Sucede assim, que j no so os mecanismos via preos relativos que vo resolver os problemas de desequilbrio de balano de pagamento; o ajuste vai ocorrer, essencialmente, via efeito-renda, ou seja, via variao da produo. Outras concluses podem igualmente ser extradas dessa assertiva, quais sejam: i) o crescimento econmico de um pas ser restringido por sua escassez de divisas; ii) possvel identificar a existncia de assimetrias: quando se considera o nus do ajuste do balano de pagamento, ele recai predominante-

Dado o conjunto de supostos necessrios para o funcionamento dos mecanismos automticos de equilbrio do balano de pagamentos exclusivamente via mudanas de preos relativos no longo prazo, descrito em itens anteriores, parece clara a insuficincia da suposio de um maior grau de flexibilidade de preos. necessrio supor, entre outros aspectos j citados a validade da lei de Say no longo prazo, caso contrrio fatalmente ao menos parte do ajuste se dar via efeito-renda.

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. 17

mente sobre os pases deficitrios; e iii) no caso de um pas deficitrio, apenas polticas econmicas oferecem possibilidades de reverter essa situao. Em se tratando das hipteses que compem o ncleo do modelo de Kaldor para o mundo contemporneo, constata-se que h primazia em termos hierrquicos da suposio da validade do princpio de demanda efetiva, mesmo no longo prazo. A adoo dessa hiptese implica ser o crescimento das economias liderado pela demanda. As diferenas de ajustamento que o modelo aponta acima indicam que o grau de eficincia dos mecanismos automticos de equilbrio dos balanos de pagamentos depende do nvel de desenvolvimento dos pases envolvidos: quando se trata do comrcio entre pases predominantemente agrcolas, os mecanismos podem operar via preos relativos; e quanto mais industrializados forem os pases participantes do comrcio internacional, mais seus balanos de pagamento tendero ao equilbrio via efeito-renda. Doravante ser tratado apenas o caso contemporneo, em que o ajuste do balano de pagamentos se d tambm atravs do efeito-renda. Assim sendo, era de se esperar, pelos motivos expostos no item anterior, que o crescimento do produto pudesse ser restringido pelo balano de pagamentos. Contudo, alguns autores, como Blecker (2009) e Thirlwall e Dixon (1979) defendem a idia de que o modelo em questo simplesmente no possui uma restrio de balano de pagamentos, com a taxa de crescimento da renda sendo determinada estritamente pela taxa de crescimento da demanda. Freitas (2003, 2009), contudo, argir em sentido oposto. O foco dessa controvrsia gira em torno da equao de partida do modelo, e do seu significado econmico. A equao em questo

(9) g = x, onde > 0 corresponde elasticidade (constante) do crescimento da produo (g) em relao ao crescimento das exportaes (x)8. O significado econmico da equao simples: dado o parmetro , quanto maior a taxa de crescimento das exportaes, maior o crescimento do produto real. Ocorre, porm, como observam Medeiros e Serrano (2001, p. 106) que as exportaes podem afetar o crescimento do produto real atravs de duas formas distintas: a) atravs de seu impacto sobre a demanda agregada; b) pela via do relaxamento da restrio externa.

Quando as exportaes representarem uma proporo constante do produto, = 1; uma proporo decrescente ser representada por 1 > > 0; e, evidentemente, uma proporo crescente, por > > 1.

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. 18

Thirlwall e Dixon (1979, p. 173) e Blecker (2009, p. 8) argumentam que no primeiro sentido que as exportaes atuam como elemento favorvel ao crescimento no modelo de Kaldor, pois em caso contrrio alguma referncia ao papel das importaes deveria se fazer presente na frmula da equao (9) acima9. Convm ento abordar quais so os componentes de demanda que alm da exportao podem responder pelo crescimento da economia na teoria kaldoriana. Uma vez que este autor adota a hiptese que o investimento determinado pela teoria do acelera-

dor/supermultiplicador, so os componentes autnomos os criadores ativos de demanda, posto que no esto diretamente relacionados com a renda. Segue-se que a taxa de crescimento da demanda agregada seria determinada pela taxa de crescimento dos seus componentes autnomos: a parcela autnoma do consumo; os gastos governamentais; e as exportaes. Contudo, esses autores tm dificuldade em explicar porque o modelo se concentra nas exportaes, abandonando os demais componentes autnomos. Parecem considerar tal ausncia uma falha do modelo kaldoriano, tanto que Blecker (2009, p. 15) acata a proposta de Setterfield e Cornwall (2002) de incluir tais componentes, supostamente nele ausentes10. Freitas (2003, 2009) apresenta uma explicao alternativa para a equao (9). Ela comportaria uma combinao de um modelo de crescimento liderado pela demanda e uma condio de equilbrio do balano de pagamentos (Freitas, 2003, p. 2), ou seja, segundo o autor, no modelo as exportaes afetariam o crescimento tanto pela via da demanda quanto pela do relaxamento da restrio externa. A explicao para este duplo papel reside exatamente na ausncia dos demais componentes autnomos da demanda agregada na equao. Isto porque Kaldor teria explicitado em notas de rodap (Freitas, 2003, p. 5) que, para que a condio de equilbrio do balano de pagamentos fosse atendida, era necessrio que: a) o oramento governamental estivesse equilibrado; e, simultaneamente, que b) a poupana e o investimento do setor privado se igualassem. Freitas (2003, p. 5-6) demonstra ento matematicamente que a imposio de tais condies implica uma relao do tipo

(10) g = x g,

10

Pela definio da varivel nota-se que ela no possui relao com as importaes. A equao (9) acima referida substituda por g = (Xx + Aa), onde > 0 um multiplicador de despesas, a a taxa de crescimento dos demais componentes da demanda autnoma e X e A so as participaes, respectivamente, das exportaes e dos demais componentes da demanda autnoma, na renda real. Nota-se a significativa diferena entre o significado econmico de nesta equao e o de na equao (9) original.

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. 19

onde g a taxa de variao do coeficiente de importaes; este por sua vez definido por = M/Y. Percebe-se que quando o coeficiente de importaes se mantm constante, g = 0 e, portanto, g = x; e que quando ele aumenta, g < x, e vice-versa. fcil ento, a partir da expresso (10) chegar-se novamente equao (9). Tambm fcil demonstrar que o parmetro gama e a taxa de variao do coeficiente de importaes esto inversamente relacionados de tal forma que, quando g = 0, = 1; quando g > 0, < 1, e vice-versa11. Economicamente falando, a elasticidade de resposta () da taxa de crescimento do PIB (g) taxa de crescimento das exportaes (x) tende a se reduzir quando o coeficiente de importaes () aumenta, e vice-versa. Em um modelo em que a taxa de crescimento do produto determinado pela taxa de crescimento da demanda, a lgica inequvoca: o aumento do coeficiente de importaes tanto reduz a taxa de crescimento da demanda quanto dificulta o financiamento do balano de pagamentos, reduzindo por ambos os motivos a taxa de crescimento do produto real; e vice-versa. Ao contrrio do que aparentava, a equao (9) inclui de fato um requisito de equilbrio de balano de pagamentos a rigor, como mostra Freitas (1993, p. 3), de equilbrio da balana de bens e servios no-fatores (vide abaixo). Dessas consideraes se extrai um importante resultado pretendido pelo modelo kaldoriano, que pode ser expresso na equao abaixo: (11) g = gBP = gd = x,

ou seja, a taxa de crescimento do produto real presente no modelo , simultaneamente, a taxa de crescimento da demanda agregada e a taxa de crescimento compatvel com a restrio externa. Portanto, o equilbrio do balano de pagamentos implicar a hierarquizao dos componentes autnomos de demanda que devem ser priorizados no estabelecimento de polticas econmicas (para reverter uma situao de dficit ou promover acumulao de reservas). O seu modelo parece adotar implicitamente a hiptese que o aludido equilbrio corresponde ao equilbrio em transaes correntes, posto que a posio do balano de pagamento no longo prazo determinada pela situao da conta de transaes correntes, ficando a conta de capital

11

Como g = x e g = x g, ento x = x g, e = 1 (g/x). Assim, se g = 0, = 1; se g > 0, < 1; e se g < 0, > 1.

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. 20

em segundo plano12. Por outro lado, parece considerar (tambm implicitamente) que a conta de transaes correntes dominada pelas exportaes lquidas de bens e servios nofatores.13 A incorporao dessas hipteses conduz concluso que as exportaes so o nico componente autnomo de demanda cuja expanso compatvel com o equilbrio do balano de pagamento no longo prazo, o que permite concluir que em tais circunstncias o crescimento liderado nica e exclusivamente pelas exportaes. O prximo passo consiste em tratar dos determinantes do nvel (X) e da taxa de crescimento das exportaes (x). McCombie e Thirlwall (1994, p. 429) observam que o Kaldor no estabelece uma forma especfica para a funo nvel de demanda por exportaes, embora seu modelo, ao trabalhar com uma equao para a taxa de crescimento das exportaes igual a (2), sugira o emprego de uma funo multiplicativa convencional. Os autores ento se propem a descrever tal funo como sendo virtualmente igual do modelo anteriormente exposto. Assim, mantemos as equaes (2) e (2) como vlidas tambm para o presente modelo:

Substituindo (2) em (9) obtm-se: (12) g = [g* - ( + * - )],

que se assemelha equao (4). Contudo, alm de supor g = gBP, h agora uma importante diferena: ao invs de aceitar a hiptese PPC relativa (+ = 0), o modelo de Kaldor prefere (implicitamente) repudi-la. Resulta que as polticas cambiais que buscam desvalorizar continuamente o cmbio real pela desvalorizao tambm contnua do cmbio nominal so capazes de afetar a taxa de crescimento das exportaes e, portanto, a taxa de crescimento de longo prazo do produto real. Isto decorre delas no gerarem, por hiptese, aumentos no mesmo percentual da taxa de inflao. Blecker (2009, p.10-11) comenta que este procedimento de Kaldor provavelmente se baseava nos testes empricos ento disponveis, que tendiam a ser mais desfavorveis PPC relativa no longo prazo do que os presentemente disponveis.

12

Considerando que o saldo do balano de pagamento como um todo afeta as reservas internacionais, enquanto a conta corrente determina o passivo externo lquido, como explicado no item anterior o equilbrio de longo prazo estaria associado ao equilbrio em conta corrente. 13 A idia que fundamenta a adoo dessa hiptese a de que o saldo da conta de renda (que corresponde ao saldo da conta de juros mais remessa de lucros e dividendos, etc.) depende do tamanho do passivo externo lquido assumido pelo pas, o qual, por sua vez, dominado pelo saldo de transaes correntes. Como visto no item anterior, disto resulta que o saldo da balana comercial e de servios no-fatores determina em ltima instncia a trajetria do passivo externo lquido.

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. 21

A hiptese de no-validade da PPC exige que se inclua na formalizao do modelo de Kaldor (conforme McCombie e Thirlwall, 1994, p. 430) o processo de formao dos preos domsticos (P), expressos por meio da seguinte equao:

(13)

P = Z(W/A),

onde W o nvel de salrio nominal, A representa o produto mdio do trabalho e Z igual a 1 + mark up sobre o custo unitrio do trabalho (percebe-se portanto que o chamado salrio de eficincia dado por W/A). A taxa de crescimento dos preos domsticos (taxa de inflao) pode ser obtida da seguinte forma: = w a + z,

(14)

onde a taxa de inflao domstica, w a taxa de crescimento dos salrios nominais, a a taxa de crescimento da produtividade do trabalho e z uma proxy da taxa de variao de Z. Percebe-se ainda que o efeito de variaes cambiais sobre os preos/inflao foi completamente desconsiderado. Uma queda exgena da taxa de crescimento dos salrios de eficincia (w a) pode ser repassada inflao domstica, reduzindo-a. Em um contexto em que a taxa de inflao externa (*) e a taxa de variao da taxa de cmbio nominal () so consideradas exgenas, tal fenmeno resulta na desvalorizao tambm contnua da taxa de cmbio real. Este movimento de preos relativos contribui para melhoria da competitividade das exportaes e abre perspectivas para o reequilbrio do balano de pagamentos e para a acelerao do crescimento, como pode ser visto pela substituio de (14) em (12): (15) g = [g* - ( + * - w + a - z)]. Lembrando que < 0, perceptvel que efeitos similares aos da queda da taxa de crescimento dos salrios de eficincia podem ser desencadeados por uma poltica de desvalorizaes nominais contnuas do cmbio suficientes para mais do que compensar o diferencial de inflao interna e externa, ou, nos termos da frmula acima: (16) > w - a + z - *

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. 22

O crescimento do produto real em pases cujo peso do setor industrial significativo dispara outro efeito: o funcionamento da assim chamada lei de Verdoorn14 a qual, segundo Thirlwall (2005, p. 44), manifesta a existncia de uma forte relao causal entre crescimento da produo manufatureira e aumento da produtividade no setor manufatureiro, como resultado de rendimentos estticos e dinmicos de escala. McCombie e Thirwall (1994, p. 430) descrevem a associao que o modelo de Kaldor estabelece entre a taxa de crescimento da produtividade do trabalho e a taxa de crescimento do produto atravs da equao abaixo, na qual a lei de Verdoorn aparece com destaque:

(17) a = aa + g onde aa a taxa de crescimento da produtividade autnoma (gerada por fontes independentes do crescimento do produto) e 1 > > 0 o chamado coeficiente de Verdoorn, o qual expressa o efeito do crescimento do produto sobre o crescimento (induzido) da produtividade.

Substituindo (17) em (15), temos que:


[g * - ( + * - w + a a - z)] , 1 +

(18) g =

onde 0 > > -1, a condio (razovel, j que e devem ser nmeros relativamente pequenos, e no deve se afastar muito de 1) para que o modelo no seja explosivo, isto , para que as taxas de crescimento do produto no subam cumulativamente, mas sim que tendam para um valor estacionrio. Como por conseqncia o denominador da frao acima ser um nmero entre zero e um, a lei de Verdoorn provoca uma amplificao do efeito das demais variveis sobre o crescimento do produto. A lei de Verdoorn d, portanto, ensejo a um mecanismo de realimentao que pode ser descrito na forma de uma cadeia circular, pois como observa Thirlwall (2005, p. 54):

14

A lei de Verdoorn foi extrada do artigo publicado por esse autor em 1945 (Fatores que regulam o desenvolvimento da produtividade do trabalho). Outro estudo que marcou Kaldor foi publicado por Allyn Young, em 1928 (Rendimentos crescentes e progresso econmico), que por sua vez foi inspirado na obra de Smith, de 1776 (A Riqueza das Naes).

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. 23
(...) quanto mais rpido for o crescimento da produo, mais rpido ser o aumento da produtividade; e quanto mais rpido o aumento da produtividade, mais lento o crescimento dos custos de mo-de-obra por unidade, da mais rpido o crescimento das exportaes e da produo.

Este ltimo aumento da produo geraria ento um novo aumento da produtividade, e assim sucessivamente. O mecanismo de realimentao impulsionado pelas exportaes pode ser descrito na forma de uma cadeia entre as seguintes variveis: taxa de crescimento do produto taxa de crescimento da produtividade taxa de inflao taxa de variao da taxa de cmbio real taxa de crescimento das exportaes taxa de crescimento do produto etc., gerando um crculo virtuoso fundamental. O crculo cumulativo assim descrito configura-se virtuoso para o pas/regio que dispe de um maior parque industrial; em contrapartida, revela-se vicioso para aqueles pases ou regies que apresentam estruturas produtivas menos diversificadas com os quais o primeiro transaciona. Conforme observa Kaldor (1970, p. 340), ao tratar da lei de Verdoorn:
Um aspecto disso que conforme a comunicao entre as diferentes regies se torna mais intenso (com melhorias no transporte e na organizao de vendas), a regio que inicialmente mais desenvolvida industrialmente pode ganhar com a abertura progressiva do comrcio em detrimento da regio menos desenvolvida, cujo desenvolvimento ser inibido por ela [...] no caso da abertura do comrcio em produtos industriais, as diferenas nos custos comparativos podem ser aumentadas, e no reduzidas, como resultado do comrcio; e o comrcio pode prejudicar uma regio para o maior benefcio da outra.

Desse modo, com base no modelo, possvel sustentar a viso que a diferena nos nveis de industrializao dos pases/regies afeta o grau em que a lei de Verdoorn gera o mecanismo de retroalimentao das variveis citadas, operando como um fator adicional de divergncia (polarizao) entre as taxas de crescimento desses recortes geogrficos. No campo das polticas nacionais de estmulo ao crescimento, o modelo kaldoriano d suporte a: a) desvalorizaes ocasionais da taxa de cmbio real; b) promoo de exportaes de bens de elasticidades-renda relativamente elevadas; c) ampliao da mobilidade da mo de obra; d) protecionismo, embora as desvalorizaes cambiais reais sejam preferidas; e) subsdios mo de obra (preferencialmente) e ao investimento. No que concerne aplicabilidade do modelo no nvel regional (subnacional), Kaldor no impe nenhuma restrio a parte, claro, o fato de que no h desvalorizaes cambiais entre regies do mesmo pas15. Portanto, fica implcita na opinio de Kaldor a idia de que as restries de balano de pagamento tambm operam embora de forma diversa (vide abaixo) no nvel regional.
15

Kaldor (1970, p. 347) se refere contudo possibilidade de combater a tendncia polarizao atravs de subsdios mo de obra, de forma que um mecanismo fiscal fosse capaz de emular o funcionamento de uma taxa de cmbio entre as regies de um pas.

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. 24

Contudo, Kaldor identifica dois mecanismos que, no nvel regional, tenderiam a amortecer as tendncias polarizao, quais sejam: a) uma maior mobilidade de mo de obra do que sucede em nvel internacional; b) a existncia de estabilizadores fiscais automticos regionais, isto , a resposta das finanas pblicas a variaes nas exportaes e na renda, que ocorreria de modo a contrabalanar tais variaes. Este ltimo mecanismo uma dos principais motivos pelos quais uma queda nas exportaes no geraria, no nvel regional, reduo suficiente no nvel de renda para reequilibrar o balano de pagamentos. Ele considerado por Kaldor (1970, p. 345) a principal razo pela qual no haveria uma contrapartida ao problema (formal) de balano de pagamentos nacional em nvel regional. Concluso Considerando que a literatura Kaldor-Thirlwall coloca os determinantes do crescimento da demanda e, em particular, da situao do balano de pagamentos como elementos-chave para a explicao das desigualdades de crescimento regional; o trabalho de Furtado /GTDN enfatiza em sua explicao do atraso nordestino virtualmente os mesmos aspectos presentes na literatura do crescimento econmico para economias abertas da linhagem Kaldor-Thirlwall; a literatura Kaldor-Thirlwall apresenta razes para que seus modelos sejam aplicveis tambm esfera regional (subnacional), ou, mais rigorosamente, a qualquer recorte geogrfico; a dinmica prevista pelos modelos na linha Kaldor-Thirlwall para o crescimento entre regies distintas adquire caractersticas intrinsecamente cumulativas ao estilo MyrdalCEPAL, tpicas dos modelos Centro-Periferia; as polticas propostas na linha Kaldor-Thirlwall para o enfrentamento do quadro em questo passam pelas polticas governamentais similares s pensadas originalmente por Furtado e concretizadas no GTDN; Parece ento inevitvel concluir que: as teses furtadianas sobre a economia nordestina esto em conformidade teoria heterodoxa do crescimento contempornea, proposta para economias abertas, sejam elas naes, regies ou qualquer outro recorte geogrfico onde se pense seriamente a questo espacial;

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. 25

luz dessa literatura, a hiptese de Cano parece misturar equivocadamente diferentes aspectos da temtica regional, quais sejam: a) a ausncia de uma restrio formal regional de balano de pagamentos, com a ausncia de efeitos adversos e cumulativos de um desequilbrio regional de balano de pagamentos; b) a impossibilidade de adoo de polticas a nvel regional que emulem os efeitos das polticas protecionistas nacionais, com a impossibilidade (inconvenincia?) de realizao de polticas de fomento a atividades especficas visando reduo das disparidades regionais. Portanto, parece-nos que por trs de suas equaes comportamentais a moderna teoria

heterodoxa do crescimento econmico oferece suporte rica perspectiva furtadiana da questo regional, com o que se espera que ela retome a merecida posio de referncia central do debate regional no Brasil.

Referncias bibliogrficas
Blecker, R.A (2009) Long-Run Growth in Open Economies: Export-led Cumulative Causation or a Balance-ofPayments Constraint? Research Network Macroeconomics and Policies, 2-9 agosto, Berlim, Alemanha. Cano, W. (1998). Desequilbrios Regionais e Concentrao Industrial no Brasil: 1930-1995. Campinas, SP: Unicamp. IE. (30 anos de Economia Unicamp, 2), 2a. edio. Davidson, P. (1982). International Money and the Real World. Londres: Macmillan Press. __________ (1994). Post Keynesian Macroeconomic Theory. Aldershot: Edward Elgar. Dow, S.C (1986). The Capital Account and Regional Balance of Payments Problems. Urban Studies, jun. Freitas, F. (2009) Estabilidade e pleno emprego: as origens do esquema de Kaldor para a anlise da flutuao e do crescimento econmico. Revista de Economia Poltica, vol. 29, n 1, So Paulo, Jan/Mar. _________ (2003) Uma anlise crtica do modelo kaldoriano de crescimento liderado pelas exportaes. Trabalho apresentado no XXXI Encontro Nacional de Economia, Porto Seguro/BA. GTDN. Uma poltica de desenvolvimento econmico para o Nordeste. In: Revista Econmica do Nordeste, Fortaleza, v. 28, n. 4, p. 387-432, out./dez., 1997. Hume, D. (1777). Escritos Sobre Economia. So Paulo, Abril Cultural, 1983. Kaldor, N. (1970). The Case For Regional Policies. Scottish Journal of Political Economy, p. 338-348, nov. McCombie, J.S.L. e Thirlwall, A.P. (1994). Economic Growth and the Balance-of-Payments Constraint. Londres: Macmillan. Medeiros, C. A. Serrano, F. (2001) Insero externa, exportaes e crescimento no Brasil. In: Fiori, J. L. (org) Polarizao Mundial e Crescimento. Petrpolis, Rj: Vozes. Myrdal, G. (1957). Economic Theory and Underdeveloped Regions. London: Duckworth. Robinson, J. (1980). Novas Contribuies Economia Moderna. So Paulo: Vrtice, Editora Revista dos Tribunais, 1988. Setterfield, M. e Cornwall. (2002) A neo-Kaldorian perspective on the rise and decline of the Golden Age. In: Setterfield, M. (ed.) The Economics of Demand-Led Growth: challenging the supply-side vision of the long run. Cheltenham: Edward Elgar. Thirlwall, A.P.(1979). The Balance of Payments Constraint as an explanation of international growth rate differences. Banca Nazionale del Lavoro Quarterly Review, p. 45-55, mar. ___________(2002). The Nature of Economic Growth: an alternative framework for understanding the performance of nations. Cheltenhan: Edward Elgar. Traduo para o portugus A Natureza do Crescimento Econmico: um referencial alternativo para compreender o desempenho das naes. Braslia: Ipea, 2005. Thirlwall, A.P. e Dixon, R.J. (1979. A Model of Export-Led Growth with a Balance of Payments Constraint. In: Bowers, J.K. (ed.) Inflation, Development and Integration. Leeds: Leeds University Press. Verdoorn, P.J. (1949) Fattori che Regolano lo Sviluppo della Produttivita del Lavoro. LIndustria. Traduo para o ingls Thirlwall A.P. In D. Ironmonger, J. Perkins e T. Hoa (eds) (1988), National Income and Economic Progress: Essays in Honour of Colin Clark. London: Macmillan. Young, A. (1928). Increasing Returns and Economic Progress. In: The Economic Journal, dec. Zini, J.R.K (1995). Taxa de cmbio e poltica cambial no Brasil. So Paulo: Edusp.

Das könnte Ihnen auch gefallen