Sie sind auf Seite 1von 13

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CURSO DE MEDICINA VETERINRIA CAMPUS DE ARAATUBA

MANEJO DE BOVINOS LEITEIROS ADULTOS

Prof. CECILIO VIEGA SOARES FILHO, Eng. Agr. Doutor em Produo Animal

ARAATUBA - SP

MANEJO DE BOVINOS LEITEIROS ADULTOS


O conceito de manejo abrange todas as tarefas desempenhadas diretamente com os animais, no intuito de cri-los, mant-los e faz-los produzir. Atualmente, inclui-se nesta conceituao a mxima produtividade e a eficincia do uso de instalaes e equipamentos. Vrios autores descrevem a vaca de leite como sendo uma criatura de hbito. Dentro desta premissa, qualquer alterao que se faa em sua rotina, estabelecida por manejo, ir refletir negativamente em suas respostas produtivas. O manejo de bovinos leiteiros adultos (vacas) no deve ser estabelecido por normas padronizadas e destinadas a qualquer tipo de rebanho; elas variam de acordo com o tipo de gado, o local, o estgio tecnolgico atingido pelo criador etc. Assim, para um plantel de gado holands puro ou de alta cruza as normas aconselhadas so diferentes daquelas preconizadas para um rebanho cruzado ou para um rebanho onde predomine o gado zebu. No seria possvel dentro do espao disponvel apresentar normas de manejo para todos os tipo e estgios de explorao leiteira e achamos conveniente discutir os problemas de manejo do gado leiteiro mais numeroso no Estado de So Paulo, representado por animas cruzados e mestios, responsveis pela maior parcela da nossa produo leiteira. Analisaremos, portanto, o manejo de um rebanho leiteiro em um sistema de produo com gado cruzado, ordenhado 2 vezes ao dia em presena da cria e cuja alimentao, durante as guas, seja proporcionada pelas pastagens e, durante a seca, receba uma suplementao de volumosos e concentrados.

1. Instalaes
H necessidade de um estbulo adequado ordenha manual ou mecnica, com piso impermevel, gua corrente e cochos para fornecimento de rao. Deve existir um local para guarda dos bezerros, um cmodo para guarda de rao, um pequeno escritrio, instalaes, sanitrios e local para instalao de desintegradora de forragem. A presena de um tronco para vacinaes, exames de animais e

inseminao artificial tambm necessria. Deve-se construir um ou mais cochos no caminho que leva aos pastos das vacas, destinados ao fornecimento de volumosos, principalmente na seca. Se o produtor optar por silagem, os silos preferencialmente do tipo trincheira, devero estar nas proximidades.

2. Cuidados com as vacas


Para que uma vaca possa externar todo seu potencial leiteiro necessrio que inicie a lactao em boas condies fsicas e bem nutrida e, para tanto, deve-se proporcionar, principalmente nos 2 ltimos meses de prenhs, um arraoamento especial. conveniente que as vacas nesse estgio de prenhs fiquem separadas em um piquete onde recebero uma suplementao de volumosos e concentrados. Durante o 8o. ms de gestao dever ser efetuada a vacinao contra o paratifo dos bezerros. Aps o parto, que dever ser realizado em local prximo ao estbulo, a vaca e o bezerro e este mame o colostro. No dia seguinte a vaca dever ser levada ao estbulo onde se encontrar duas vezes ao dia com a cria para que a mesma possa mamar e seja feito o esgotamento do excesso de colostro que o bezerro no conseguir mamar. Aps 6 a 7 dias o leite j dever estar em condies de ser aproveitado para o consumo humano. As ordenhas a mo ou mquina sero precedidas da lavagem do bere e seu enxugamento com pano limpo ou papel toalha. Dever ser deixada uma quantidade conveniente de leite para o bezerro e temos observado que o fato do bezerro mamar, retirando todo o leite que resta aps a ordenha, diminui a incidncia de mamites, as quais, muitas vezes, so muito frequentes em estbulos onde as crias no tm contato com as mes e no so tomados cuidados enrgicos de preveno das mamites. As vacas devem ser observadas diariamente quanto sua vida reprodutora, recomendando-se que, 60 dias aps o parto, sejam cobertas ou inseminadas quando em cio. O no aparecimento de cios deve ser motivo para exame veterinrio. Nos rebanhos onde o touro no acompanha as vacas no pasto, deve ser providenciada a presena de um rufio para indicar as fmeas em cio.

As vacas que atingirem 305 dias de lactao dever ter a lactao interrompida pela secagem, pois devero estar prestes a parir novamente, desde que tenham sido fecundadas no 3o. ms de lactao. Como medidas higinico-sanitrias no devem ser esquecidas a vacinao contra o paratifo dos bezerros, a vacina contra a aftosa de 6 em 6 meses e os teste peridicos para brucelose e tuberculose. conveniente que para cada animal seja feita uma ficha ou folha de caderno onde sero anotados todos os dados dos animais, tais como data do nascimento, raa, filiao, coberturas, doenas e as produes leiteiras no caso de fmeas. As produes leiteiras sero conhecidas atravs do controle leiteiro que dever ser feito mensalmente. O controle leiteiro, alm de permitir a avaliao correta da vaca, possibilita que o arraoamento seja feito baseando-se na produo leiteira.

3. Alimentao das vacas leiteiras


Como foi dito anteriormente, estamos tratando de um sistema onde a produo leiteira das guas obtida principalmente atravs das pastagens e a produo da seca feita mediante a suplementao das pastagens pelo fornecimento de volumosos e concentrados. A utilizao de concentrados nas guas depender do potencial das pastagens e do potencial de produo das vacas, devendo ser assinalado que nossas pastagens, principalmente de colonio ou napier, quando bem manejadas, podem fornecer, nas guas, nutrientes para a manuteno e para os primeiros 8 a 10 kg dirios de leite. No caso de pastagens de gramneas de qualidade inferior ou de gramneas nobres, porm mal manejadas, mesmo nas guas h necessidade de suplementao com volumosos e concentrados para se obter uma produo leiteira razovel. Durante a seca a suplementao com volumosos e concentrados obrigatria pois nossas pastagens contribuem com poucos nutrientes nessa poca do ano. Como volumosos principais podemos considerar a silagem de milho, de sorgo, as capineiras e a cana-de-acar. A melhor silagem a de milho e se constitui no melhor volumoso para vacas leiteiras e, quando se espera produes dirias mdias acima de 15 kg de leite por cabea o uso da silagem de milho se torna praticamente obrigatrio, na seca.

As capineiras e a cana-de-acar so tambm meios valiosos que o criador dispes para oferecer volumosos ao gado. Para que as capineiras forneam alimentos de boa qualidade na seca, necessrio que sejam muito bem manejadas. a cana-deacar quando se corrige sua deficincia protica atravs da correta adio de farelo de soja ou de algodo, torna-se um volumoso de boa qualidade. No que diz respeito aos concentrados, vamos nos referir principalmente rao de produo ou seja, uma quantidade de concentrado que fornecida diariamente e destinada a completar a quantidade total de nutrientes necessrios para propiciar uma determinada produo de leite.

3.1. Manejo da alimentao


A rao concentrada destinada s vacas em lactao deve ser balanceada qualitativamente e quantitativamente, de acordo com a produo da vaca e fornecida no momento da ordenha, individualmente ou em cochos separados. Esta prtica ir favorecer o controle quantitativo da rao e, se a mesma est compatvel com a produo da vaca. Apesar de ser considerado errado , tm-se como prtica usual entre os criadores e, at tcnicos, o fornecimento de quantidades de 1 Kg de rao concentrada para cada 3 Kg de leite produzido. Para as vacas altas produtoras, a quantidade de 1 Kg de rao concentrada para 2-3 Kg de leite produzido, acima de 5 Kg. Esta prtica poder trazer prejuzos considerveis explorao leiteira, se a rao fornecida estiver aqum das necessidades de produo do rebanho considerado, sendo o inverso verdadeiro. Logo aps a ordenha deve ser fornecido o volumoso. Na poca da estao seca, onde os pastos j esto ruins, faz-se- um manejo alimentar intensivo, isto , o volumoso disponvel na fazenda, ser fornecido no cocho. A base para seu fornecimento, em geral, ser de 2,5-3,0% do peso vivo do animal, tomando como base a matria seca. No perodo da estao chuvosa, se as pastagens estiverem em boas condies, as vacas tero acesso a elas, onde permanecero at o horrio da ordenha seguinte. A gua est correlacionada positivamente com a produo de leite. A vaca toma de 4 a 6 litros de gua por Kg de matria seca da rao, ou seja, de 40-60 litros

de gua. Esta quantidade influenciada pela temperatura do ambiente, regime alimentar e produo das vacas. Experimentos demonstraram que vacas com acesso gua o dia todo, produzem de 4 a 5% de leite a mais do que aquelas com acesso somente duas vezes, e 6 a 11% do que aquelas com acesso gua uma s vez ao dia. Nos dias quentes as vacas de alta produo de leite, podem tomar 90 ou mais litros de gua por dia. O seu fornecimento deve ser artificial, se as aguadas nas pastagens impuserem s vacas longas caminhadas, pois o dispndio de energia em movimentao deve ser evitado em vacas leiteiras. O aleitamento artificial uma prtica que deve ser levado a termo. fcil de ser adotada e de grande valia aos controles sanitrios e econmicos. A sua adoo favorece um manejo de mais fcil e a forma eficiente. A prtica quase generalizada, principalmente, nas fazendas de rebanho zebu ou seus mestios, da ordenha com a presena do bezerro ao p da vaca, justificando a sua ausncia no h descida de leite, podemos contestar a sua validade e, mesmo afirmar a inverdade suposio. Na prtica, temos comprovado que os zebunos e seus mestios aceitam, at com facilidade, a ordenha sem a presena do bezerro, tanto na ordenha normal como na mecnica. O controle leiteiro, da reproduo e sanitrio, deve ser feito rotineiramente e analisado sistematicamente. Atravs dos dados de anlise que o tcnico e o criador iro ter base para tomada de decises posteriores. A baixa eficincia reprodutiva um dos problemas que mais interferem na produo e produtividade da pecuria leiteira e, h uma relao direta com o intervalo entre partos, que compreende o perodo de servio e o perodo de gestao. Sendo o perodo de gestao de pouca variao, o intervalo entre partos est na dependncia direta do perodo de servio. necessrio pois, que o manejo dispensado a vaca ps-parto seja eficiente e adequado para que a mesma esteja apta nova fecundao ao aparecimento do 1o cio, dentro de um prazo ideal, que permitir, ter um perodo de servio dentro da norma zootcnica preconizada. Este manejo dever estar relacionado aos fatores higinicos, sanitrios e alimentares. A identificao do cio de extrema importncia ao manejo reprodutivo. A identificao do cio, o controle alimentar e o exame ginecolgico de rotina no rebanho, far com que haja maior eficincia reprodutiva, consequentemente, maior eficincia produtiva. As condies higinicas para vaca no ps-parto devem ser observadas. Dois a trs dias antes da data provvel do parto, deve ser levada a uma

baia (maternidade) limpa e desinfetada. Aps o parto a vaca deve permanecer em observao at o final da fase colostral.

3.2. Manejo das vacas secas


Quando se d um manejo adequado s vacas secas, indubitavelmente, ir refletir positivamente na futura produo de leite. no perodo seco ou perodo de descanso que o feto do bezerro tem um crescimento maior, sendo de 1/3 at aos sete primeiros meses de gestao e, 2/3 do seu crescimento, nos ltimos dois meses. Durante a fase inicial a circulao materna tem como prioridade a mantena da produo de leite, indo a corrente sangunea principal do corao ao bere, levando-o os nutrientes essenciais para a sntese do leite. Na fase final, com o ritmo de desenvolvimento do feto e a circulao materna, sob influncia de fatores hormonais, direciona-se gradativamente para o tero, onde h o desenvolvimento embrionrio. Nesse perodo a vaca requer nutrientes em quantidades adequadas, no s para o desenvolvimento normal do feto, como para a recuperao de suas reservas orgnicas, que iro servir como base para produo de leite na prxima lactao. Nesta fase deve-se secar a vaca interrompendo o processo de ordenha. Pesquisas demonstram que a vaca seca dever ganhar de 50 a 120 Kg de peso, para que haja em desenvolvimento fetal adequado e, para que a vaca adquira boas condies fsicas, necessrio produo de leite para a prxima lactao. Um aumento de 50 Kg de peso na vaca, significa uma produo de 500 Kg de leite a mais durante o perodo de lactao. Foi observado que as vacas secas que permanecem durante 6 a 8 semanas produziro maiores quantidades de leite na lactao, subsequente quelas submetidas ordenha contnua. Sugere dividir em grupos as vacas quanto a sua alimentao no perodo seco. Primeiro grupo, vacas de alta produo, necessitam ganhos em peso 67 a 90 Kg no perodo seco, para que possam exteriorizar o seu potencial gentico para a produo de leite prxima lactao, necessitando de 2,7 a 3,6 Kg de rao concentrada ou apenas 1,8 a 2,7 Kg, quando se dispem de pastagem de alta qualidade. Segundo grupo, vacas de mdia produo de leite, devem ganhar de 22 a 45 Kg de peso corporal e requer 1,8 a 2,7 Kg de rao concentrada ou 0,9 a 1,8, quando

se dispem de pastagens de alta qualidade. O terceiro grupo, vacas ms produtoras, que ganham peso durante a segunda metade de lactao. Se dispuserem de boas forragens, necessitaro de pouca ou nenhuma rao concentrada. recomendado um perodo seco ou de descanso de 60 dias antes do parto, ressaltando que esta prtica poder representar uma perda na produo de leite corrente, mas na subsequente obtm-se maiores ganhos. Intervalos menores, a glndula mamria no se refaz satisfatoriamente da lactao precedente, sendo a produo de leite da subsequente prejudicada. Intervalos maiores torna-se um perodo demasiadamente longo sem que haja produo de leite. Pesquisa demonstraram que as vacas com intervalos maiores produzem mais leite por hectare, em relao aquelas de intervalos menores. Todavia, a produo diria para cada lactao maior par estas ltimas, alcanando uma produo animal maior. Pesquisas na Universidade de Pundue, USA, com gmeos idnticos da raa holandesa, observaram que o perodo seco influencia em aumento substancial do leite, produzindo uma das vacas 2,6% a mais na lactao subsequente. A vaca com ordenha ininterrupta resultou em ganhos de peso com consequente diminuio em sua produo de leite. De um animal no se explica pela mesma reserva de nutriente, mas sim, com o descanso da glndula mamria e sua recuperao. Constataram que em vacas de alta produo e no incio da lactao h uma maior prioridade a sntese do leite do que a reserva corporal; nas vacas de baixa produo e no final da lactao sucede ao contarrio. sugerido que as vacas de meia conduo corporal, alteram o mecanismo de distrubuio de nutriente no incio da lactao, dando premazia a revitalizao das reservas corporais, do que a produo de leite potencial. Para que se seque as vacas com o intuito de atingir o perodo de descanso desejvel, necessrio que se baseie nos registros de restries atravs da fichas de acompanhamento reprodutivo, alm da checagem com exame ginecolgico palpao retal ou toque.

4. Ordenha
A produo de leite de uma vaca est altamente relacionada com o seu potencial gentico, com o estado nutricional e o manejo a que est submetida. Uma das atividades de maior importncia no manejo da vaca em lactao a prtica de ordenha. Esta, quando bem conduzida, proporcionar maior produo de leite, caso contrrio, prejudicar a sua produo e, ainda, poder favorecer o aparecimento de doenas relativas ao bere. A ordenha deve ser feita em ambiente tranquilo e higienizado, deve ser rpida e completa e, obedecer rigidamente ao mesmo horrio. A higiene de importncia fundamental para a conservao do leite, dentro dos padres exigidos, principalmente, nos estbulos produtores de leite tipo B. A sala de ordenha deve estar limpa e lavada antes da ordenha, como tambm, os recipientes de manuseio e armazenamento do leite. O leite assim recolhido e armazenado ter maior tempo de conservao e menor nmero de germes patognicos por cm3. O primeiro passo a ser executado na ordenha, manual ou mecnica, a lavagem do bere, que alm do objetivo de limpeza, provoca um alto reflexo desencadeador da descida do leite. Atualmente, se recomenda apenas a lavagem das tetas, por ser a lavagem total do bere de difcil secagem, tendo a possibilidade de levar ao leite, a gua utilizada nesta lavagem. A lavagem das tetas deve ser feita com toalhas de papel descartvel individual. Aps esta prtica, faz-se o teste da caneca telada. Instrumento de detectao da mastite subclnica. O teste feito utilizando os dois ou trs primeiros jatos de leite de cada teta dirigido ao centro da caneca, para detectao de leite contendo cogulos ou grumos, o que indicativo de infeco da glndula mamria. Se o teste der positivo, a vaca ser considerada vaca problema, passando a ser ordenhada por ltimo e, j com o especfico tratamento. A ordenha dever ter horrio estipulado e manter o mesmo intervalo entre elas, diariamente, se mais de uma ordenha. O nmero dirio e o intervalo de ordenhas exercem influncia sobre a secreo lctea. Observaram que os intervalos de 8 a 16 horas no tiveram diferenas significativas na produo de leite, sugerindo que o intervalo tradicionalmente usado de 12 horas pode ser usado sem restries. Segundo pesquisadores, possvel conseguir aumentos na produo de leite, na ordem de 20%, com o mesmo manejo, ao passar de uma para duas ordenhas dirias e, de 25 a 30% ao se passar de duas para trs ordenhas. Na prtica em fazenda do sul de Minas Gerais,

constatou uma elevao da produo de leite de 15-30%, com o mesmo manejo, em vacas holandesas x zebu, quando se passou de duas para trs ordenhas dirias. O manejo a ser dado quando se indica trs ordenhas para um rebanho, de que ao decorrer o perodo de lactao, deve-se ir reduzindo gradativamente o nmero de ordenhas, isto , passar para duas e, posteriormente, para uma, coincidindo com o final do perodo de produo de leite. A adoo de linha de ordenha uma prtica oportuna. As vacas consideradas problemas sero ordenhadas por ltimo. O tempo de ordenha ideal deve ser de 4-5 minutos, tempo este que a prpria vaca favorece a ejeo do leite. A ordenha deve ser completa, isto , no deixar nenhuma quantidade de leite no bere ao trmino da ordenha, a sua presena, ir influenciar negativamente as clulas secretoras do leite, os acimos alveolares, prejudicando a secreo lctea. Ao trmino da ordenha, todo o leite obtido, ser pesado, filtrado e registrado em fichas zootcnicas especficas.

5. Mtodos para secar a vaca em lactao


Os principais mtodos so:

5.1. Ordenha incompleta


Significa a no ordenha da vaca por vrios dias. A quantidade de leite residual, dar uma presso negativa s clulas secretoras do ber, os acimos alveolares, impedindo a secreo lctea. um processo pouco recomendvel, pois a vaca fica propena mastite.

5.2. Ordenha intermitente


Ordenha o animal uma vez ao dia e pra um dia, em seguida ordenha o animal uma vez ao dia e pra dois dias. Por fim, ordenha o animal uma vez ao dia e cessa completamente a ordenha.

5.3.Cesso imediata
Quando o perodo de lactao chegar ao final desejado, cessar completamente a ordenha. Todo programa de manejo e alimentao da vaca seca, deve ter como objetivo, dar condies fisiolgicas e nutricionais vaca, de responder satisfatoriamente ao seu potencial gentico para produo de leite e lactao subsequente e, a um bom desenpenho reprodutivo.

6. Manejo do Touro
Por apresentar um alto investimento e, ainda ser o responsvel por uma maior variabilidade gentica do rebanho, o touro pea de destaque no bom desenvolvimento de um plantel leiteiro. A utilizao de um touro geneticamente inferior, pode trazer graves consequncias produo e reprodutividade dos seus descendentes. Para que o touro manifeste todo o seu potencial gentico, necessita de ter uma alimentao adequada e condizente s suas exigncias de manuteno e reprodutoras. Na sua fase de crescimento a sua alimentao pode ser vontade, com o objetivo de alcanar precocemente a maturidade sexual e produo de smen. Na fase adulta deve ser feito o controle alimentar, com intuito de resguardar suas caractersticas de reprodutor. Touros por demais obsenos tornam-se lentos e preguiosos, alm do acmulo de gordura poder afetar a sua eficincia reprodutiva. O fornecimento de forragem de boa qualidade, fenos e pastagem livre ad libitum, no podem faltar ao seu quadro dirio. O consumo da rao concentrada deve variar em funo da intensidade do esforo a que est sendo submentido. Touros em descano, devero ter a sua disposio 0,5/100 Kg de peso vivo, com a rao contedo o mnimo de 16% de protena e 60% de NDT. Deve-se ressaltar, que para fornecimento das quantidades de rao concentrada, deve ser levado em considerao a qualidade do volumoso disponvel e o estado corporal do animal. O touro deve ser manejado sozinho. Deve estar separado das vacas, em piquete com abrigo individual, dispondo de cochos para volumoso, concentrado e minerais, e

bebedouros. O abrigo individual ou baia, deve ser de construo slida, com dimenso de 2,5 x 3,0 m/animal e p direito de 3 m. A sua localizao deve ser de fcil acesso para as vacas em cio. O exerccio dirio constitui-se em fator essencial para o seu condicionamento fsico, devendo ter a sua disposio uma rea mnima de 120 a 200 m2/animal, dotado de gramneas resistente ao pisoteio. As cercas desta rea, podem ser simples de cordoalha ou arame farpado, com 5 ou 6 fios e, moures a cada 2 m. Em casos de touros bravios, a experincia nos mostrou, que a cerca eltrica conjugada com a cerca supra citada, deu bom resultado. Recomenda-se o seu argolamento, o que facilitar o seu manejo. Para se obter resultados reprodutivos satisfatrios, o touro deve iniciar as suas atividades sexuais aos 15-18 meses de idade, conjugado a um bom desenvolvimento fsico. De acordo com sua idade e sistema de cobrio, preconiza-se: Idade do Touro 15-24 meses aps 2 anos aps 3 anos Dirigida 10 20-35 30-50 Campo -----15-20 20-25

Esta relao touro:vaca, acima citada, est correlacionada com a raa, idade para cobrio, topografia das pastagens, quando se considera a monta natural e condies climticas, quando se compara os taurinos e zebunos. H, portanto, divergncias considerveis quanto a relao touro:vaca, ao se levar em considerao os parmetros citados. Bruschi & Rues (1984) encontraram a idade da puberdade ente 9 a 10 meses e, a maturidade sexual entre 24 e 28 meses para touros mestios europeu x zebu, criados no Brasil. E preconiza, que o taurino europeu ou mestio europeu x zebu, pode ser utilizado em monta natural controlada, com a idade de 15-18 meses, desde que se faa duas a trs coberturas semanalmente. J, o tourinho zebu, com a mesma frequncia de cobries, s deve ser usado aps 22 a 24 meses. Ao se pretender adquirir um touro, objetivando um progresso gentico para produo de leite, deve-se ater com muito cuidado, aos aspectos sanitrios, genticos, hereditrios e de fertilidade. Com a inseminao artificial difundida e usada em longa escala, haver possibilidades de melhor utilizao e aproveitamento de touros comprovados.

ENDEREO PARA CORRESPONDNCIA: UNESP - CURSO DE MEDICINA VETERINRIA RUA: CLVIS PESTANA, 793. CEP: 16.050-480 - ARAATUBA - SP FONE(FAX): (018) 622.4542 R. 306 E-MAIL: CECILIO@ ATANET.COM.BR

Das könnte Ihnen auch gefallen