Sie sind auf Seite 1von 3

Unidade 2 Atividade 9 1. Responda as questes das letras a,b,c e d da atividade 9 que consta no seu livro.

. a) Na ateno bsica do seu municpio, regio ou estado so desenvolvidas aes de preveno e assistncia s DST/Aids e Hepatites Virais? Quais? So sim. Na ateno bsica de sade so desenvolvidas aes informativas, educativas com objetivo de promover a maior conscientizao da populao em relao a preveno as DST/Aids e Hepatites Virais. Nesse tipo de ateno, que a porta de entrada para o sistema de sade, as equipes de Estratgia de Sade na Famlia - ESF atravs de seus agentes nas comunidades e profissionais das Unidades Bsicas possibilitam o encaminhamento de aes que visam despertar nas pessoas a importncia para a preveno, diagnstico precoce, tratamento adequado alm de identificar as situaes de maior vulnerabilidade as DST/Aids e HV. Em relao gestante a ateno ao cuidado realizada durante o pr-natal com acompanhamento e realizao de exames sorolgicos para diagnstico da sfilis, importante para preveno da sfilis congnita, hepatite B e teste diagnstico HIV atendendo os cuidados para reduo transmisso vertical do HIV. Os casos da no competncia da ateno bsica so encaminhados para os servios de referncia. Ainda na ateno bsica o desenvolvimento das aes educativas garante o acesso aos insumos de preveno (preservativos, gel e kit de reduo de danos). A vigilncia epidemiolgica surge como elemento significativo, uma vez que o controle das notificaes fornece uma produo de informaes que so utilizadas para traar as aes. Os servios de assistncia especializadas oferecem os testes para diagnstico do HIV e de triagem da sfilis, acolhimento, aconselhamento/preveno, insumos (preservativos/gel lubrificante) tratamento e medicamentos aos usurios. O RN conta com Centro de Testagem e Aconselhamento, rede de laboratrios, ambulatrios e unidades dispensadoras de medicamentos.

b) As aes ofertadas na ateno bsica no seu municpio, regio ou estado so suficientes para assegurar a integralidade da ateno s pessoas com DST/AIDS e HV nesses servios? Por qu? As aes ofertadas precisam ser fortalecidas, as redes regionalizadas, com servios pactuadas entre os municpios atendendo o processo de integrao entre os diferentes nveis de ateno sade, com objetivo de assegurar a integralidade da ateno s pessoas com DST/AIDS E HV.

c) Em caso de voc considerar que so insuficientes, o que poderia ser feito para incluir as aes necessrias na ateno bsica? Uma maior organizao nos processos de trabalho para se vencer os desafios de ter uma assistncia integral de sade, operando atravs de diretrizes como o acolhimento, vinculao da clientela onde a equipe multiprofissional devidamente capacitada e valorizada, incremento da infraestrutura dos

servios, maior articulao entre setores e profissionais que proporcionem agilidade, preciso e resolutividade as demandas.

d) No seu municpio, regio ou estado, as aes em DST, Aids e HV desenvolvidas nas unidades bsicas de sade se articulam com iniciativas de outros setores e no governamentais? O estado do RN tem desenvolvido aes em DST/Aids e HV sempre buscando a parceria com outros setores (Secretarias Municipais de Sade, Justia e cidadania e Assistncia Social,) como tambm com organizaes no governamental, movimentos que atuam em diversas reas de combate a epidemia e representam a sociedade nos processos de anlise e discusso das polticas pblicas, contribuindo para o exerccio da cidadania e o controle social.

2. Aps a leitura do texto proposto, responda s quatro questes que se pedem no seu livro, a partir da leitura do texto: "Integralidade na assistncia sade: a organizao das linhas do cuidado". a) Qual a importncia da organizao das linhas do cuidado em DST/AIDS e Hepatites virais para o funcionamento da rede de ateno no seu municpio, regio ou estado? A organizao das linhas de cuidado em DST/AIDS e HV de grande relevncia para o funcionamento da rede de ateno e faz-se necessrio para combater e tratar a epidemia de Aids em nosso estado, com intuito de melhorar a qualidade da resposta para a sociedade em relao a epidemia. Neste contexto as linhas de cuidado vo somando-se a todas as aes e nveis de assistncia contribuindo para a excelncia do SUS. A efetivao das linhas de cuidado responde as necessidades da populao, uma vez que assegurado uma resposta integral s reas de preveno, cuidado e direitos humanos. b) Reveja a sua resposta na Atividade 05 sobre as informaes necessrias para a organizao das linhas de cuidado das aes de DST, AIDS e Hepatites Virais no municpio e complemente-a com base na leitura do texto. No meu entendimento quando um usurio procura o servio de sade ele est em busca de algum que possa conduzi-lo a soluo dos seus problemas. Deseja ser acolhido, compreendido em suas necessidades, examinado, orientado e sentir-se confiante da ateno e responsabilizao dos profissionais em manter, recuperar e restabelecer o seu bem estar, nesse sentido a escuta muito importante e o diagnstico ganha a dimenso do cuidado. A resolutividade est ligada ao recurso instrumental, o conhecimento tcnico dos profissionais, a ao acolhedora, ao vnculo que se estabelece com o usurio, ao significado que se d na relao profissional/usurio.

Garantir a integralidade operar mudanas na produo do cuidado, a partir da rede de ateno bsica, secundria, ateno urgncia e todos os nveis assistenciais incluindo o difcil problema da ateno hospitalar. c) Na funo gestora que voc ocupa em seu municpio, regio ou estado, voc identifica a relao entre gesto e ateno sade de forma articulada ou separada? Justifique sua resposta. A relao entre gesto e ateno sade ocorre de forma articulada. Os processos de produo de sade dos sujeitos caminham de forma integrada, no entanto, precisam ser aprimorados e fortalecidos para que todos os fluxos assistenciais centrados no usurio apresentem resposta as demandas e elimine as longas filas de espera para alguns procedimentos. d) Que passos devem ser dados para estruturar as linhas de cuidado em DST/AIDS e Hepatites Virais no seu municpio, regio ou estado? Para estruturar as linhas de cuidado em DST/AIDS e hepatites virais e atingir o resultado esperado pela sociedade, deve-se priorizar o fortalecimento da rede de ateno e linhas de cuidado a esses agravos, preveno, diagnstico precoce da infeco pelo HIV, pelas hepatites virais e reduo de risco e vulnerabilidade, promoo de direitos humanos e articulao com redes e movimentos sociais, aprimoramento e desenvolvimento da vigilncia, informao e pesquisa, aprimoramento da governana e da gesto, o acesso universal aos medicamentos, preservativos e outros insumos estratgicos.

Das könnte Ihnen auch gefallen