Sie sind auf Seite 1von 3

a) Encontre a componente vertical da velocidade de lanamento da bola em relao ao solo. b) Encontre a distncia, na horizontal, do ponto de lanamento at o aro.

Exerccio 16
Questo 05 Questo 01 Um menino, andando de "skate" com velocidade v = 2,5 m/s num plano horizontal, lana para cima uma bolinha de gude com velocidade v0 = 4,0 m/s e a apanha de volta.
Considere g = 10 m/s2.

a) Esboe a trajetria descrita pela bolinha em relao Terra. b) Qual a altura mxima que a bolinha atinge? c) Que distncia horizontal a bolinha percorre? Questo 02 Um corpo lanado obliquamente para cima. Desprezando-se a resistncia do ar, o vetor variao da velocidade do corpo entre dois pontos quaisquer da trajetria :

Um atirador de facas faz seus arremessos a partir de um ponto P, em direo a uma jovem que se encontra em p, encostada em um painel de madeira. A altura do ponto P de 2,0m e sua distncia ao painel de 3,0m. A primeira faca jogada para o alto com a componente horizontal da velocidade igual a 3,0m/s e a componente vertical igual a 4,0m/s. A faca se move em um plano vertical perpendicular ao painel. Desprezando a resistncia do ar e qualquer movimento de giro da faca em torno de seu centro de gravidade, determine a altura do ponto em que ela atinge o painel. Questo 06 Uma bola de tnis rebatida numa das extremidades da quadra descreve a trajetria representada na figura a seguir, atingindo o cho na outra extremidade da quadra. O comprimento da quadra de 24 m.

Questo 03 At os experimentos de Galileu Galilei, pensava-se que quando um projtil era arremessado, o seu movimento devia-se ao impetus, o qual mantinha o projtil em linha reta e com velocidade constante. Quando o impetus acabasse, o projtil cairia verticalmente at atingir o cho. Galileu demonstrou que a noo de impetus era equivocada. Consideremos que um canho dispara projteis com uma velocidade inicial de 100m/s, fazendo um ngulo de 30 com a horizontal. Dois artilheiros calcularam a trajetria de um projtil: um deles, Simplcio, utilizou a noo de impetus, o outro, Salviati, as ideias de Galileu. Os dois artilheiros concordavam apenas em uma coisa: o alcance do

a) Calcule o tempo de voo da bola, antes de atingir o cho. Desconsidere a resistncia do ar nesse caso. b) Qual a velocidade horizontal da bola no caso acima? c) Quando a bola rebatida com efeito, aparece uma fora, FE, vertical, de cima para baixo e igual a 3 vezes o peso da bola. Qual ser a velocidade horizontal da bola, rebatida com efeito para uma trajetria idntica da figura? Questo 07 Em uma regio plana, um projtil lanado do solo para cima, com velocidade de 400 m/s, em uma direo que faz 60 com a horizontal. Calcule a razo entre a distncia do ponto de lanamento at o ponto no qual o projtil atinge novamente o solo e a altura mxima por ele alcanada. Questo 08 Uma pedra, lanada para cima a partir do topo de um edifcio de 10 m de altura com velocidade inicial v0 = 10 m/s, faz um ngulo de 30 com a horizontal. Ela sobe e, em seguida, desce em direo ao solo. Considerando-o como referncia, correto afirmar que a(o): a) mxima altura atingida igual a 15 m. b) intervalo de tempo da subida vale 3,0 s. c) tempo gasto para chegar ao solo 5,0 s. d) velocidade ao passar pelo nvel inicial 10m/s.
1 www.colegiocursointellectus.com.br

3 1,8. Despreze o atrito com o ar. projtil. Considere a) Qual o alcance do projtil? b) Qual a altura mxima alcanada pelo projtil, segundo os clculos de Salviati? c) Qual a altura mxima calculada por Simplcio?
Questo 04 Uma bola lanada verticalmente para cima, a partir de um carro que se movimenta num plano horizontal com velocidade constante v0. A bola atravessa um aro 5m acima do ponto de lanamento, com movimento apenas na horizontal.
Aprovao em tudo que voc faz.

DOMUS_Apostila 02 - FSICA I - Mdulo 16 (Exerccio 16)

Questo 09 Um superatleta de salto em distncia realiza o seu salto procurando atingir o maior alcance possvel. Se ele se lana ao ar com uma velocidade cujo mdulo o 10 m/s, e fazendo um ngulo de 45 em relao a horizontal, correto afirmar que o alcance atingido pelo atleta no salto de:
(Considere g = 10 m/s2)

Questo 03 a) Aproximadamente 900 m. b) 125 m c) Aproximadamente 540 m. Questo 04 a) 10 m/s b) v0 Questo 05 1,0 m

a) 2 m. b) 4 m. c) 6 m. d) 8 m. e) 10 m. Questo 10 Aps um ataque frustrado do time adversrio, o goleiro se prepara para lanar a bola e armar um contraataque. Para dificultar a recuperao da defesa adversria, a bola deve chegar aos ps de um atacante no menor tempo possvel. O goleiro vai chutar a bola, imprimindo sempre a mesma velocidade, e deve controlar apenas o ngulo de lanamento. A figura mostra as duas trajetrias possveis da bola num certo momento da partida.

Questo 06 a) 0,75 s b) 32 m/s c) 64 m/s Questo 07 A questo deseja a razo entre o alcance mximo do projtil e sua altura mxima. A componente horizontal da velocidade do projtil vx = v0.cos = 400.cos60 = 200 m/s A componente vertical (inicial) da velocidade do projtil vy = v0y.sen = 400.sen60 = 200 O tempo de subida dado por

m/s

vy = v0y + a.t

Assinale a alternativa que expressa se possvel ou no determinar qual destes dois jogadores receberia a bola no menor tempo. Despreze o efeito da resistncia do ar. a) Sim, possvel, e o jogador mais prximo receberia a bola no menor tempo. b) Sim, possvel, e o jogador mais distante receberia a bola no menor tempo. c) Os dois jogadores receberiam a bola em tempos iguais. d) No, pois necessrio conhecer os valores da velocidade inicial e dos ngulos de lanamento. e) No, pois necessrio conhecer o valor da velocidade inicial. GABARITO Questo 01 a) Arco de parbola. b) h = 0,80 m. c) d = 2,0 m. Questo 02 Letra A.
Aprovao em tudo que voc faz. 2

3 10.t tsubida = 20 0 = 200. O tempo total de voo ser ento


= 40

3s

total = 2.tsubida

3 m/s

O alcance ser x = vx.ttotal = 200.40 3 = 8000 3 m A altura mxima ser y = voy.t + at2/2 = 200

.20

(5.400.3) = 12000 6000 = 6000 m

A razo pedida 8000 Questo 08

/ 6000 = 4(

3) / 3

Letra D. Dados: v0 = 10 m/s; h0 = 10 m; = 30. As componentes horizontal (v0x) e vertical (v0y) da velocidade inicial so: v0x = v0 cos 30 = 10 (0,87) = 8,7 m/s; v0y = vo sem 30 = 10 (0,5) = 5 m/s. Verificando cada uma das opes: a) A altura mxima atingida em relao ao ponto de lanamento :

Em relao ao solo: H = 10 + 2,5 H = 12,5 m.


www.colegiocursointellectus.com.br

DOMUS_Apostila 02 - FSICA I - Mdulo 16 (Exerccio 16)

b) O tempo de subida : ts = ts = 0,5 s.

Como o tempo de subida igual ao de descida, o tempo total (tT) : tT = 2 tsub = 2 s No eixo x o movimento uniforme, com velocidade igual a v0x. O alcance horizontal (D) :

c) Com referencial no solo e orientando a trajetria para cima, o tempo para chegar ao solo calculado pela funo horria do espao: h = h0 + voy t gt2 .

Substituindo valores: h = 10 + 5 t 5 t2. Ao chegar no solo, h = 0. Ento: 0 = 10 + 5 t 5 t2 t2 t 5 = 0 Resolvendo a equao: t 2,8 s. d) Correta. Ao passar novamente pela mesma altura a pedra possui a mesma energia potencial inicial. Considerando o sistema conservativo, ento a pedra tem tambm a mesma energia cintica, portanto a mesma velocidade, em mdulo.

D = v0x tT = 5 D = 10 m.

Questo 10 Letra B

O tempo para o recebimento da bola igual ao tempo total de movimento. Calculando o tempo de subida: vy = .

Como o tempo de descida igual ao de subida, o tempo total : Questo 09 Letra E. t= .

Essa expresso nos mostra que quanto maior a altura alcanada, maior o tempo para o recebimento da bola pelo jogador. Nos lanamentos mostrados, para o jogador mais prximo a bola atingiria maior altura, portanto o jogador mais distante receberia a bola em menor tempo. Nota: a anlise foi feita para a situao proposta na questo. Se o goleiro lanasse a bola para o jogador mais prximo com o ngulo complementar ao do lanado (para lanamento com ngulos complementares obtm-se o mesmo alcance horizontal), esse jogador mais prximo receberia a bola em tempo menor.

Dados: v0 = 10 m/s; v0x = v0 cos 45 = 10

2 2

= 45; g = 10 ms/2. =5

Na figura,

2 m/s.
m/s

v0y = v0 sen 45 = 10

2 =5 2 2

No eixo y o movimento uniformemente variado, com a = g. Calculemos o tempo de subida (tsub), notando que no ponto mais alto vy = 0. vy = voy g t

0 = 5 10 tsub tsub =

2 2

s.
www.colegiocursointellectus.com.br

Aprovao em tudo que voc faz.

DOMUS_Apostila 02 - FSICA I - Mdulo 16 (Exerccio 16)

Das könnte Ihnen auch gefallen