Sie sind auf Seite 1von 3

Questo 04 Um objeto colocado diante de um espelho.

. Considere os seguintes fatos referentes ao objeto e sua imagem: I - o objeto est a 6cm do espelho; II - o aumento transversal da imagem 5; III - a imagem invertida. A partir destas informaes, est correto afirmar que o(a): a) espelho convexo. b) raio de curvatura do espelho vale 5cm. c) distncia focal do espelho vale 2,5cm. d) imagem do objeto virtual. e) imagem est situada a 30cm do espelho. Questo 05 De posse de uma lente convergente de distncia focal 50cm, um estudante deseja obter duas imagens de um mesmo objeto: a primeira com metade do tamanho do objeto e real, e a segunda, com 4 vezes o tamanho do objeto e virtual. Para tanto, determine: a) a distncia em que o objeto deve ser posto para que o estudante obtenha a primeira imagem; b) a distncia em que o objeto deve ser posto para que o estudante obtenha a segunda imagem. Questo 06 Um escoteiro usa uma lupa para acender uma fogueira, concentrando os raios solares num nico ponto a 20cm da lupa. Utilizando a mesma lupa, o escoteiro observa os detalhes da asa de uma borboleta ampliada quatro vezes.

Exerccio 16
Questo 01 Um projetor de diapositivos (slides) possui um sistema de lentes cuja distncia focal ajustvel. Um diapositivo colocado na vertical, a 125cm de distncia de uma parede tambm vertical. O eixo principal do sistema de lentes horizontal. Ajusta-se a distncia focal do sistema e obtm-se, projetada na parede, uma imagem ntida do diapositivo, com suas dimenses lineares ampliadas 24 vezes. a) O sistema de lentes do projetor convergente ou divergente? Justifique sua resposta. b) Para que valor foi ajustada a distncia focal do sistema? Questo 02

A partir de uma lente biconvexa L e sobre seu eixo principal, marcam-se cinco pontos A, B, C, D e E a cada 10cm, conforme ilustra a figura. Observa-se que um raio luminoso, emitido de um ponto P, distante 20cm dessa lente, aps atravess-la, emerge paralelamente ao seu eixo principal. Portanto, se esse raio for emitido de um ponto Q, situado a 40cm dessa lente, aps atravess-la, ele ir convergir para o ponto: a) A b) B c) C d) D e) E Questo 03 Um operador cinematogrfico deve saber selecionar a lente de projeo adequada para que a tela fique totalmente preenchida com a imagem do filme. A largura de um quadro na fita de um filme de longa metragem 35 mm. Para um cinema em que a tela tem 10,5m de largura e est a 30 m da lente da mquina de projeo, determine: a) a ampliao necessria para que a tela seja totalmente utilizada; b) a distncia entre a fita e a lente para que a ampliao necessria seja obtida; c) a distncia focal da lente.
Aprovao em tudo que voc faz. 1

a) Qual a distncia focal da lente? Justifique sua resposta. b) Calcule a que distncia da asa da borboleta o escoteiro est posicionando a lupa.

Questo 07
Um rapaz utiliza um espelho cncavo, de raio de curvatura igual a 40cm, para barbear-se. Quando o rosto do rapaz est a 10cm do espelho, a ampliao da imagem produzida : a) 1,3 b) 1,5 c) 2,0 d) 4,0 e) 40
www.colegiocursointellectus.com.br

DOMUS_Apostila 02 - FSICA II - Mdulo 48 (Exerccio 16)

Questo 08 Um objeto colocado a uma distncia de 12cm de uma lente delgada convergente, de 8cm de distncia focal. A distncia, em centmetros, da imagem formada em relao lente : a) 24 b) 20 c) 12 d) 8 e) 4 Questo 09 Para evitar acidentes de trnsito, foram instalados espelhos convexos em alguns cruzamentos. A experincia no foi bem sucedida porque, como os espelhos convexos fornecem imagens menores, perdese completamente a noo de distncia. Para perceber esse efeito, suponha que um objeto linear seja colocado a 30 m de um espelho convexo de 12 m de raio, perpendicularmente a seu eixo principal. a) A que distncia do espelho convexo seria vista a imagem desse objeto? b) Se substitussemos o espelho convexo por um espelho plano, a que distncia deste espelho seria vista a imagem daquele objeto? Questo 10 A luz de um feixe paralelo de um objeto distante atinge um grande espelho, de raio de curvatura R = 5,0 m, de um poderoso telescpio, como mostra a figura ao lado. Aps atingir o grande espelho, a luz refletida por um pequeno espelho, tambm esfrico e no plano como parece, que est a 2 m do grande. Sabendo que a luz focalizada no vrtice do grande espelho esfrico, faa o que se pede nos itens seguintes. a) A = -300 b) 10 cm c) f 10 cm Questo 04 Letra E. Questo 05 a) p = 150 cm b) p = 37,5 cm Questo 06 Questo 01 a) convergente b) f = 4,8 cm Questo 02 Letra D. Questo 03

GABARITO

a) Considerando que os raios paralelos provenientes do Sol convergem para o foco da lente, podemos afirmar que a distncia focal da lente 20cm ou 0,20m.

b) 0,15 m ou 15 cm a) O objeto no ponto F, para o pequeno espelho, real ou virtual? Justifique sua resposta. b) Calcule o raio de curvatura r do pequeno espelho. c) O pequeno espelho cncavo ou convexo? Justifique sua resposta.
Aprovao em tudo que voc faz. 2

Questo 07 Letra C.

www.colegiocursointellectus.com.br

DOMUS_Apostila 02 - FSICA II - Mdulo 48 (Exerccio 16)

Questo 08 Letra A. Questo 09 a) 7,5 m b) 30 m Questo 10 a) Ponto Objeto (PO) vrtice de feixe Incidente no sistema ptico. Pode ser classificado em:

Ora, no item anterior, obtivemos para o pequeno espelho f =

2 m . Logo, ele convexo. 3

vrtice de feixe incidente, divergente; vrtice de feixe incidente, convergente; PO Imprprio vrtice de feixe incidente, cilndrico.
PO Real PO Virtual

O ponto F vrtice de feixe convergente e incidente no pequeno espelho, comportando-se, ento, para esse espelho como um Ponto Objeto Virtual.

b)

Como se trata de espelhos gaussianos, o foco F situase no ponto mdio entre o centro de curvatura C e o vrtice V.

CF = FV =

CV 5 = = 2,5 2 2 m.

Por isso a distncia a distncia focal do grande espelho 2,5 m, uma vez que o feixe nele incidente cilndrico (todo raio que incide paralelo ao eixo principal reflete passando pelo foco principal). O ponto F, de acordo com a figura acima, est a 2,5 m de V e a 0,5 m do vrtice do pequeno espelho. Como ele ponto objeto virtual, de acordo com o referencial de Gauss, sua abscissa negativa (p = 0,5 m). O ponto imagem real conjugado pelo pequeno espelho forma-se no vrtice V do grande espelho. Ento p = +2 m. Aplicando a equao dos pontos conjugados:

f=

p p ' 0,5 (2) 1 = = p + p ' 0,5 + 2 1 ,5

f =

2 m. 3

Como o raio de curvatura (r) igual ao dobro do mdulo da abscissa focal, vem:

r =2 f = 2

2 4 = m 3 3

r 1,3 m

c) Novamente, de acordo com o referencial de Gauss: Espelho cncavo: f > 0; Espelho convexo: f < 0;
Aprovao em tudo que voc faz. 3 www.colegiocursointellectus.com.br

DOMUS_Apostila 02 - FSICA II - Mdulo 48 (Exerccio 16)

Das könnte Ihnen auch gefallen