Sie sind auf Seite 1von 3

Pencil

O Pencil uma ferramenta para a criao de desenhos e animaes com cheiro de nostalgia. Isso porque este programa foi desenvolvido para a criao de desenhos mo e no estilo cartoon, sem uso de recursos 3D ou animaes computadorizadas. possvel utilizar tanto bitmap como grficos vetoriais para as criaes. O objetivo do programa no competir com programas para Flash, por exemplo, pois o programa desenvolve animaes tradicionais. Tambm no funo do Pencil rivalizar com ttulos semelhantes comerciais. O que esta alternativa proporciona a criao de animaes em 2D mais acessvel e simples. Voc trabalha com uma linha de tempo que lhe permite adicionar quatro camadas: bitmap, vetor, som e cmera. Para criar a animao, basta ajustar os frames, um em cada camada e dispor as camadas uma sobre outra.

O primeiro passo esboar seus personagens no formato bitmap, utilizando a ferramenta de desenho. importante fazer este esboo antes de adicionar uma camada de vetor e preencher o desenho. A interface e o procedimento mais simples do que a criao de Flash ou animaes semelhantes. Nenhuma ferramenta do Pencil fica escondida ou tem seu acesso dificultado. Elas so exibidas durante todo o tempo. Alm disso, possvel anexar ou soltar paletas para melhorar o seu controle sobre a criao. Organizando seu cartoon Cada camada possui uma funo para voc mud-la conforme o tempo da animao. Voc define essa transio atravs de keys (representadas por pequenos retngulos cinzas. Cada key possui informaes sobre o que a camada deve exibir ou produzir no determinado quadro.

Para camadas de imagem, cada key corresponde a um desenho diferente. A seqncia desses keys resulta numa animao. Voc pode criar loops e tambm definir o nmero de quadros por segundo. Para selecionar a camada que voc deseja trabalhar, basta clicar sobre ela. Arraste-as para alterar a ordem delas. Essa ordem afeta a maneira que as imagens so exibidas uma sobre a outra. No canto esquerdo de cada camada, h um crculo. Clique sobre este crculo para ativar ou desativar a camada em questo. Por padro, a camada de imagem exibida sem transparncia. J as outras camadas so semi-transparentes. Porm, possvel exibir todas elas sem nenhum recurso de transparncia. Desenhando em bitmap Voc especifica tamanho, cor e outras caractersticas na paleta de opes. Se voc usar um tablet stylet, a presso ajusta a largura e opacidade da ferramenta escolhida. Se voc usa somente um mouse, recomendvel usar a ferramenta Polyline. Basta clicar sobre dois pontos na tela e uma curva feita para lig-los. Desenhando em vetor Quando uma camada de vetor selecionada, voc pode usar as mesmas ferramentas de desenho. A diferena que todos os desenhos so convertidos em formas geomtricas. O resultado so imagens que no ficam pixeladas. Isso torna as imagens vetoriais ideais para desenhos tpicos de animao, enquanto que os bitmaps so indicados para rascunhos rpidos ou imagens mais complexas, como fundos de animaes.

Leia mais em: http://www.baixaki.com.br/download/pencil.htm#ixzz1gSKuUGPg

Das könnte Ihnen auch gefallen