Sie sind auf Seite 1von 11

EXPERINCIA EDUCOMUNICATIVA NA ZONA DA MATA DE PERNAMBUCO

Cristina Teixeira Vieira de Melo Email: cristinateixeiravm@gmail.com Everaldo Costa Santana Email: everaldocostas@gmail.com

Universidade Federal de Pernambuco

RESUMO O estudo tem o objetivo de analisar a experincia educomunicativa, em produo audiovisual, realizada por jovens comunicadores da Organizao No Governamental, Giral. Analisamos a influncia da iniciativa para o desenvolvimento scio-cultural dos jovens comunicadores e dos grupos culturais participantes das produes documentais na Zona da Mata de Pernambuco. A partir de estudos de tericos como Nestor Garcia Canclini, Pierre Levy, Jess-Martin Barbero, a presente pesquisa foi realizada atravs de um estudo de caso, com observao participante. O uso do audiovisual na experincia do projeto de formao de jovens comunicadores revela que os aprendizados vo alm dos limites de sua utilizao no sentido poltico, pedaggico e didtico, mas abrange e contempla espaos culturais heterogneos. Nesse cenrio, a ao educomunicativa tem contribudo no s para a valorizao da cultura e dos conhecimentos empricos e educativos, como tambm vem favorecendo o debate da comunicao como direito humano. A iniciativa tambm contribui para que os diferentes cidados saiam da passividade do anonimato para construir e emitir seus conhecimentos empricos e, dessa forma, sentirem-se mais valorizados e estimulados a atuar na sociedade. Palavras-chave: Educomunicao; comunicao; juventude; tecnologia.

ABSTRACT The study aims to analyze the educomunicativa experience in audiovisual production, performed by young communicators NGO, Giral. We analyze the influence of the initiative for the socio-cultural youth communicators and cultural groups participating in the documentary productions in the Forest Zone of Pernambuco. From theoretical studies as Nestor Garcia Canclini, Pierre Levy, Jess Martin-Barbero, this research was conducted through a case study using participant observation. The use of the audiovisual experience of the training project for young communicators reveals that learning beyond the limits of its use in political, pedagogical and didactic, but covers and includes heterogeneous cultural spaces. In this scenario, the action educomunicativa has contributed not only to value the culture and empirical knowledge and education, but also has favored the discussion of communication as a human right. The initiative also contributes to different citizens to leave the passivity of anonymity to build and send their empirical knowledge and thus feel more valued and encouraged to act in society. Keywords: Educommunication, communication, youth, technology.

Area temtica: Comunio e Desenvolvimento

Introduo

O GIRAL - Grupo de Informtica, Comunicao e Cidadania uma organizao no governamental que busca a democratizao da comunicao e sua garantia como direito humano. Para tanto, investe na formao de jovens em especial para o campo do audiovisual. Estes jovens pesquisam a cultura da Zona da Mata e Agreste de Pernambuco, identificam artistas e artesos e produzem documentrios para a divulgao em exibies pblicas e comercializao. Neste trabalho, buscamos responder se esse trabalho, de fato, gera o desenvolvimento socio-cultural dos jovens comunicadores e dos grupos culturais participantes das produes documentais. Para realizar esta pesquisa, investimos na observao participante e na realizao de entrevistas e na aplicao de questionrios semi-estruturado sobre os trs ltimos documentrios produzidos pelo Giral nos anos de 2009, 2010 e 2011. Os

documentrios analisados mostram o olhar dos artistas sobre suas localidades, cenas do dia a dia de cada um, e revelam aspectos culturais que a mdia de massa no mostra. Abaixo, um breve resumo de cada um: Seu Z Mamulengo Riso do Povo (2009) - conta a histria da vida artstica do mestre mamulengueiro Z de Vina, morador da divisa entre Glria do Goit e Lagoa de Itaenga. As entoadas do Mestre Z de Bibi (2010) fala sobre Z Bibi, artista consagrado e reconhecido como mestre do nico cavalo-marinho de bombo do Nordeste mora na Zona Rural de Glria do Goit, agricultor ativo, no stio Malcia, local onde mora. Dona Nina e o Maracatu (2011) aborda a histria de Dona Nina, nica mulher proprietria de maracatu da regio. Dona Nina, enfrenta preconceitos e desafios para colocar o maracatu Leo Teimoso nas ruas do municpio e cidades vizinhas.

As observaes participantes foram realizadas durante as atividades de formao do Projeto Agentes de Desenvolvimento da Comunicao, que ocorreram todas as teras e quartas-feiras do primeiro semestre de 2011 na sede da Ong GIRAL, em Glria do Goit. Nessa oportunidade tambm realizamos oito entrevistas semi-estruturadas, com o objetivo de perceber o grau de desenvolvimento crtico dos jovens comunicadores. Antes de mostrar os resultados da pesquisa, descrevemos a regio de atuao do Giral o

prprio tipo de trabalho da instituo e o perfil dos jovens que participam das formaes.

A regio de atuao do giral

Localizada na Zona da Mata Norte de Pernambuco, distante a aproximadamente, 70 quilometros do Recife, a regio de atuao do Giral engloba os municpios de Glria do Goit e Lagoa de Itaenga. O local, castigado pela seca, marcado pela monocultura da cana-de-aucar e da mandiocultura e por processos histricos de sonegao de direitos humanos bsicos e desigualdade social. Tambm precria a oferta de cursos de qualificao profissional para jovens. Por isso, grande a necessidade de formao de mo de obra qualificada para enfrentar os problemas da desigualdade social. Apesar das carncias, a regio apresenta um cenrio de grande diversidade cultural. Um diagnstico elaborado por jovens do Giral referente arte e a cultura da regio mostra as potencialidades culturais e o grande nmero de artistas, artesos e jovens que trabalham com a arte e cultura. So mamulengueiros, integrantes de maracatus, cabloquinhos, cocos, cirandas, teatro. clara e visvel necessidade de registro e divulgao desses artistas que precisam de um estmulo para continuar trabalhando, gerar renda e desenvolvimento para os municpios. Apesar dos investimentos do Governo Federal, atravs dos vrios programas de incentivo a produo de material regional que tm contribudo para a valorizao e o crescimento dessas prticas culturais1, h uma ausncia de espaos que fomentem e ofeream a arte e cultura nas regies estudadas.

Em 4 de outubro de 2007 foi lanado o Mais Cultura, programa que marca o reconhecimento da cultura como necessidade bsica, direito de todos os brasileiros, tanto quanto a alimentao, a sade, a moradia, a educao e o voto. A partir desse Programa, o Governo Federal incorpora a cultura como vetor importante para o desenvolvimento do pas, incluindo-a na Agenda Social - poltica estratgica de estado para reduzir a pobreza e a desigualdade social. Essa , portanto, uma das mais importantes conquistas do Ministrio da Cultura e de todos os brasileiros - um programa pautado na integrao e incluso de todos segmentos sociais, na valorizao da diversidade e do dilogo com os mltiplos contextos da sociedade brasileira. Na perspectiva de cooperao, articulao e integrao, o Ministrio da Cultura estabelece parceria com ministrios, bancos pblicos, organismos internacionais e instituies da sociedade civil, e assina acordos com governos estaduais e municipais para a implementao das aes do Mais Cultura. Todas as aes do Mais Cultura buscam a ampla participao da sociedade civil e dos poderes pblicos. Tirar crianas e jovens das ruas por meio da cultura e disseminar a produo cultural do Brasil so os principais objetivos do programa Pontos de Cultura do Ministrio da Cultura (MinC). O projeto, iniciado em 2004, j apoiou 2,5 mil iniciativas em 122 cidades brasileiras, at abril de 2010.

Alem disso, contribui para o baixo crescimento cultural da regio o fato dos meios de comunicao comunitrios nas mos de polticos, igrejas e empresrios, que usufruem de tais meios para favorecimento pessoal; as precrias condies de funcionamento dos veculos de comunicao como rdios e jornais e os altos ndices de excluso digital e social. Nesse cenrio, o GIRAL, a partir de parcerias conjuntas e integradas com outras iniciativas, a nica instituio que trabalha com a temtica de comunicao.

Caracterizao do Giral

O Giral existe juridicamente desde 2007, mas o trabalho comeou em 2001, na informalidade, com apoio do Servio de Tecnologia Alternativa2. Instituio que ajudou a incubar o GIRAL. No perodo de incubao, o Giral formou 50 jovens comunicadores e mais 2 mil em informtica bsica. Depois de institucionalizado, desenvolveu o projeto de formao de Agentes de Desenvolvimento da Comunicao. Desde 2006, j foram formados mais de 200 jovens comunicadores. Muitos desses, atualmente, so referncias em suas famlias e comunidades, e esto atuando e aplicando os conhecimentos adquiridos na produo de vdeos, rdios ou jornais comunitrios. Assim, o Giral no s contribue para a formao de cidados mais crticos e conscientes de suas realidades como para a democratizao da comunicao. Os jovens do projeto recebem a formao e aplicam os conhecimentos e aprendizados nas suas famlias, escolas e comunidades, atravs de aes de mobilizao social e produo de comunicao. Tudo desenvolvido em parceria e de forma

Com mais de 20 anos de atividade, o Serta Servio de Tecnologia Alternativa uma Organizao da Sociedade Civil de Interesse Pblico (Oscip) que tem como misso formar jovens, educadores/as e produtores/as familiares, para atuarem na transformao das circunstncias econmicas, sociais, ambientais, culturais e polticas, na promoo do desenvolvimento sustentvel do campo. A organizao foi fundada em 1989 a partir de um grupo de agricultores, tcnicos e educadores que desenvolviam em comunidades rurais uma metodologia prpria para a promoo do meio ambiente, a melhoria da propriedade e da renda e o uso de tecnologias apropriadas. Desde sua origem, teve como foco o desenvolvimento e reconhecimento da importncia da agricultura familiar.

integrada com outras instituies, empresas e governos locais3, legalmente constitudos e que servem de laboratrios para estudos e veiculam os programas e as campanhas educativas produzidas pelos jovens na busca do desenvolvimento. A instituio tem como misso utilizar as tecnologias de informao e comunicao para despertar e potencializar capacidades e saberes das juventudes. Dessa forma, consideram-se todos os conhecimentos empricos dos jovens que, atravs dos novos aprendizados, potencializam seus saberes utilizando as tecnologias educacionais. Os vdeos, as rdios, e os contedos dos jornais produzidos pelos estudantes retratam suas realidades e servem de laboratrio. As comunidades comeam a ser vistas pelos prprios jovens, que tornam-se comunicadores locais e produtores de contedos e conhecimentos e fazem da atividade uma forma para o desenvolvimento humano, social e econmico de municpios da Zona da Mata Norte de Pernambuco. As aes priorizam os jovens do campo, as mulheres e a valorizao da cultura local. A atuao do Giral busca ser inovadora na proposta poltico-pedaggica, na metodologia de qualificao e profissionalizao, na interao do meio rural com o meio urbano, na criao de contedo de comunicao local, no trabalho de mobilizao e sensibilizao popular e na forma de gesto do trabalho dos jovens do campo. De fato, os jovens passam de receptores para produtores de contedos. A hiptese dese trabalho a de que as produes elaboradas por jovens da Zona da Mata Norte de Pernambuco, pertecentes a metodologia do Giral, se tornam experincias relevantes no campo da tecnologia educacional informal e na formao de cidados crticos da mdia. O Giral reconhecido como uma instituio referncia na formao de jovens comunicadores. Esses jovens produzem vdeos que revelam a importncia da valorizao das pessoas e das culturas locais, construindo processos de transformao social. Os vdeos, programas de rdio e contedos de jornais produzidos pelos jovens retratam suas realidades e servem de laboratrios, usando a atividade para promover o desenvolvimento humano, social e econmico na Bacia do Goit. (Amanaque 2010, do Canal Futura, da Fundao Roberto Marinho)

A exemplo: Centro da Mulheres de Glria do Goit; Gerao Futuro; Associao de Jovens Itaengueses, Rdios Comunitrias Goitacaz FM, em Glria do Goit; Feira Nova FM, em Feira Nova; Brasil FM, em Pombos e Itaenga FM, em Lagoa de Itaenga.

Os jovens videastas

Os jovens beneficirios diretos do Giral tm origens nas reas rurais da Zona da Mata Norte, Sul e Agreste de Pernambuco. Suas faixas-etrias variam de 14 a 21 anos. So, na sua maioria, alunos que concluram ou esto concluindo o ensino mdio nas escolas da rede pblica de ensino. Para eles, a participao nos projetos do Giral se torna um espao de integralizao com outros jovens e de acesso a cultura, atravs da internet e das tecnologias de informao e comunicao. As produes de vdeos do Giral, incluindo a parte tcnica de elaborao de roteiros, gravao e edio, normalmente, so realizadas por uma equipe de produo das prprias comunidades. Viabiliza-se a participao das pessoas nas vrias etapas do processo de produo dos vdeos: definio da temtica do vdeo, idealizao do roteiro, edio, atuao como cantor, apresentador, ator, entrevistados, etc. Os vdeos produzidos so curtas metragens com at 10 minutos de durao. O processo de produo de cada vdeo dura aproximadamente trs meses e envolve em mdia 12 comunicadores. Os jovens se dividem nas funes de produtores, roteiristas, reporteres, cinegrafistas e editores, quase sempre, acompanhados por um educador das respectivas reas. Mesmo assumindo funes diferentes, todos participam e acompanham todo o processo da produo, inclusive na ilha de edio. Antes do inicio das produes, esses jovens realizam pesquisas com artistas e artesos dos municpios para conhecer um pouco mais do trabalho e da histria do artista, o interesse dele pela participao no documentrio e a relevncia que a produo tem para o artista, para o municpio, e tambm para os jovens. Depois disso, inicia-se o processo de definio da ideia, justificativa, argumentao e mais pesquisas. Todas essas atividades acontecem coletivamente, durante os encontros de formao. A roteirizao, as gravaes e as edies so realizadas durante as oficinas. O vdeo o resultado da formao. Com o vdeo pronto, os jovens produtores so os primeiros a assistir. Neste momento realizada uma avaliao geral do processo de produo e do produto final. Faz-se uma avaliao individual e coletiva a fim de se levantar sugestes de mudana e tambm se justificam porque algumas aes foram planejadas e roteirizadas, mas no realizadas.

Concluida a avaliao, comea o processo de ps-produo e preparao para a primeira exibio pblica do curta. Neste momento, organizada uma grande celebrao. Todos os participantes do vdeo, diferentes artistas, autoridades e a sociedade em geral so convidados para a exibio, que quase sempre acontece durante noite, no centro da cidade. A divulgao feita atravs de cartazes confeccionados pelos jovens e expostos em locais pblicos e tambm nas rdios comunitrias. Cpias dos vdeso so distribuidas, gratuitamente, pelos jovens, durante o lanamento da produo. Depois os vdeos tomam diferentes destinos. So postados youtube e diferentes sites na internet, doados para associaes, escolas e parceiros, e comercializados em eventos nacionais e internacionais. Neste ltimo caso, geram renda para os artistas e artesos que participam das produes. Pode-se dizer que os jovens videastas formam uma rede de jovens diferenciados em relao ao conhecimento sobre cultura, pois comeam a atuar diretamente com produo cultural atravs do audiovisual. Alm disso, esto conectados atravs das redes virtuais de relacionamentos, com destaque para o Orkut, que acessam para o lazer e amizades, mas tambm, para a busca de informaes e novidades.
Redes so estruturas abertas capazes de expandir de forma ilimitada, integrando novos ns desde que consigam comunicar- se dentro da rede, ou seja, compartilhem os mesmos cdigos de comunicao. Uma estrutura social com base em redes um sistema altamente dinmico suscetvel de inovao sem ameaas ao seu equilbrio [...]. Mas a morfologia de rede uma fonte de drstica reorganizao das relaes de poder. (CASTELLS, 1999, p. 498).

Dessa forma, preciso analisar no s como cincia e tecnologia causam transformaes na sociedade, mas tambm, como a sociedade interfere na produo popular, cientfica e tecnolgica.

Anlise da produo audiovisual

A partir das entrevistas semi-estruturadas realizadas com os artistas participantes dos curtas metragens percebemos que os artistas foco dos vdeos-documentrios do GIRAL: Acreditam que os vdeos do GIRAL contribuem para concretizao da identidade cultural local e regional e para divulgao do trabalho de seus grupos,

pois com a exibio dos vdeos nas comunidades e sua difuso nas redes sociais, houve maior aceitao e reconhecimento da cultura, tanto por moradores das comunidades onde residem, quanto por turistas e pessoas de outras localidades. Sentem-se valorizados e importantes quando so procurados para produo de curtas por jovens do GIRAL, e/ou de outras instituies e Universidades, e manifestam desejo de participar de outras produes. Fazem doaes para vizinhos, amigos, integrantes do grupo, secretarias municipais, instituies e prefeituras de cpias dos documentrios, na inteno de tornar seu trabalho conhecido e, ao mesmo tempo, solidarizando-se com aqueles que no tm condies de comprar os produtos Comercializam os DVDS como meio de obteno de renda

Fui para Braslia levei 45 cpias e vendi todas. (Mestre Z de Bibi) Fazemos doaes para os amigos, mas para os outros vendemos. (Z de Vina) Aqui em Lagoa de Itaenga mais barato, em outros locais vendemos a um valor melhor. Levamos para So Paulo, Rio de Janeiro, Amazonas, Vitria do Esprito Santo, Minas Gerais e para fora do Brasil. Tem gente que compram duas, trs cpias. (Z de Vina) Em nossas apresentaes levamos sempre uma pessoa especfica s para vender os DVD porque a procura grande. Se eu no cuidar, ele vende todos e ns ficamos sem nenhuma cpia. A eu sempre escondo uns dois comigo. O povo de fora procura mais do que os daqui. Porque os daqui j esto conformados e os de fora do mais valor. (Dona Rosa esposa do mamulengueiro Z de Vina) Acho importante porque me torno mais conhecida. Eu me sinto muito importante dando entrevista por ser uma mulher de mamulengueiro. Imagine: uma mulher de mamulengeuiro dando entrevita. (Dona Rosa)

Nunca pensei que ia gravar um filme. Eu pensei que ia terminar como comeou, mas mudou muito. Antes essas gravaes eram muito difceis e custavam muito caro para fazer. At retrato era difcil. Hoje, ns temos vrias cpias de DVD que vendemos e fazemos doaes. Os que gostam passam para os outros tamb.Hoje tem vdeos por tanto lugar que eu nem sei onde est. J gravamos cinco DVD e agora gravamos todas as apresentaes para depois vermos as formas que nos apresentamos. Fazer apresentao sem gravar no adianta. (Mestre Z de Bibi) Antes nem retrato a gente tirava e agora o povo procura nosso DVD. E onde estamos brincando o povo grava e tira foto. Antigamente a gente no entendia o valor e dessas coisas e hoje estamos espalhados pelo mundo inteiro. Quando vamos nos apresentar em qualquer lugar o povo j nos conhece e j ficam nos esperando com tudo organizado.(Mestre Z de Bibi)

`Ns fizemos vrias cpias e distribumos para todos os componentes do grupo, e tambm para fazer doao para amigos, autoridades, escolas e parceiros, mas mesmo assim, as pessoas continuam pedindo, e eu continuo fazendo cpias, sempre para doao em Lagoa de Itaenga, Carpina, Recife. Enviei at para So Paulo. Pois tem jovens daqui, que foram trabalhar l, mas todos os anos na poca de carnaval veem brincar no maracatu. Tem gente que pede para comprar, pergunta quanto , mas eu prefiro fazer doao. No quero vender.` (Dona Nina)

A gente fica mais conhecido. O povo fica sabendo que a gente existe, sabe que eu sou dona de maracatu. Isso j muita coisa para mim. Pois, dinheiro no tudo na vida, entendimento muito mais. Mas, para se apresentar preciso investimento. No quero me orgulhar por causa disso, quero apenas mostrar o que tenho e o que fao de melhor. (Dona Nina)

Para mim foi uma grande emoo. Eu mim senti muito importante. Maracatu minha vida. Todos ficam muito empolgados quando assistem ao documentrio, e sempre vem aqui na minha casa para assistir. (Dona Nina)

Ao final, podemos dizer que o uso do audiovisual na experincia do projeto de formao de jovens comunicadores da Organizao No Governamental GIRAL revela que os aprendizados vo alm dos limites de sua utilizao no sentido poltico, pedaggico e didtico, mas abrange e contempla espaos culturais heterogneos. Nesse cenrio, a ao educomunicativa tem contribudo no s para a valorizao da cultura e dos conhecimentos empricos e educativos, como tambm vem favorecendo o debate da comunicao como direito humano. A iniciativa contribui para que os diferentes cidados saiam da passividade do anonimato para construir e emitir seus conhecimentos empricos e, dessa forma, sentirem-se mais valorizados e estimulados a atuar na sociedade.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

CASTELLS, M. O poder da identidade / A era da informao: economia, sociedade e cultura. So Paulo: Paz e Terra, 1999.

Das könnte Ihnen auch gefallen