Sie sind auf Seite 1von 6

Aula 2 23 de Agosto

1.

Neo-realismo ofensivo defensivo e neo-clssico


- MEARSHEIMER, John J. The tragedy of great power politics.. New York/London: W.W Norton and Company, 2001. Caps 2 e 4: Anarachy and the Strugglel for power, pp. 29-54. - MORGENTHAU, H. Poltica entre as naces. Braslia, UNB/Imprensa Oficial SP, 2003. - ROSE, G. . Neoclassical Realism and Theories of Foreign Policy,, World Politics, 51(1), 1988. - WALTZ, Kenneth. Teoria das Relaes Internacionais. Lisboa: Gradiva, 2002. Cap 6.

Neo-Realismo
- A teoria da poltica internacional concebida por Kenneth Waltz representou ponto de inflexo a partir da publicao de Theory of International Politics (1979), marco do NeoRealismo ou Realismo Estrutural. - Na teoria de Waltz, os resultados internacionais derivam de causas sistmicas e no, como vislumbrava o realismo clssico, de variveis pertencentes ao nvel das unidades polticas. Na lgica dedutiva waltziana, o eixo desloca-se para os efeitos do sistema internacional. - Estrutura do sistema: o princpio ordenador (a anarquia); a funo das unidades (como as unidades so funcionalmente similares, no teriam papel analtico); e a distribuio de poder entre grandes potncias (polaridade). - A interao entre estrutura e unidades se d em lgica explicativa descendente (topdown). Os resultados internacionais partem da estrutura do sistema. Nesse sentido, a teoria Neo-Realista serviria para explicar resultados internacionais; jamais para entender polticas externas especficas. - Balance of Power: Pressupondo uma constante no comportamento externo das unidades no sistema, como maximizadoras de segurana, o resultado internacional mais significativo que se depreende da teoria waltziana a contraposio de poder. - Teoria da contraposio de poder: Prev padres recorrentes de grandes potncias contrapondo grandes potncias. a expresso da estrutura do sistema internacional sobre a poltica externa dos Estados. As contraposies de poder teriam carter no intencional, produto da poltica internacional (sistema) e no da poltica externa (unidades e seus propsitos). - Um corolrio do modelo waltziano que a presso da estrutura internacional, a restrio que impe ao comportamento das unidades, supera os propsitos gerados internamente pelos Estados isto , os propsitos de sua poltica externa na medida em que molda a interao das unidades. O comportamento agregado do sistema internacional restringe o comportamento das unidades. - Lgica sistmica de Waltz: no se faz necessrio dotar a poltica externa das unidades de interesses diferenciados. Todas elas teriam, a priori, o mesmo propsito primrio: a sobrevivncia, ainda que, a posteriori, seus propsitos pudessem variar, desde a manuteno de sua posio no sistema at o domnio mundial. - Neo-Realismo x Realismo Clssico: Neo-Realismo, ao contrrio do Realismo Clssico, considera que o sistema internacional composto exclusivamente de Estados satisfeitos (Schweller, 1996).

- Sobrevivncia (Waltz): Manuteno da posio da unidade no sistema objetivo primrio dos Estados. Esse objetivo alcanado pela maximizao da segurana. Somente quando a sobrevivncia est assegurada, os Estados podem buscar outros objetivos. - A deduo a partir da estrutura anrquica do sistema internacional waltziano poderia ser vista do seguinte modo: ANARQUIA AUTO-AJUDA SOBREVIVNCIA POSICIONAL MAXIMIZAO DE SEGURANA DILEMA DE SEGURANA CONTRAPOSIO DE PODER - Como as unidades so idnticas, todos os Estados estariam dispostos a assumir custos e riscos altos para manter sua posio no sistema e apenas custos e riscos baixos, marginais, para melhor-la. - Modelo waltziano: A poltica externa aparecer necessariamente como resposta contrapositiva (por meio de alianas ou de incremento do prprio poder nacional do Estado) a aumentos relativos de poder na estrutura do sistema. No entanto, nada h de inevitvel ou automtico nessa lgica, se considerarmos a percepo e as decises dos lderes nacionais na histria.

Realismo Neo-Clssico
- Realismo neoclssico (World Politics, Gideon Rose (1998)): denominou essa vertente realismo neoclssico, da associao entre o neorrealismo e o realismo clssico. Reintroduz a dimenso histrica das relaes internacionais. Ressurge a contingncia das decises de poltica externa, a escolha dos estadistas em seu tempo e espao, em suas circunstncias polticas e histricas. - Stephen Walt (...) enquanto Waltz insistiu que sua teoria no era uma teoria de poltica externa, a corrente neoclssica da teoria realista d menos ateno s propriedades do sistema como um todo e se concentra primordialmente na explicao das decises de polticas externas especficas. - Modelos do Realismo Neoclssico: Procuram, em princpio, superar a separao rgida entre os nveis de anlise, proposta por David Singer, os quais no se poderiam combinar Poltica internacional e Poltica externa poderiam ser teoricamente integradas em modelos analticos e tratadas a partir de uma abordagem clssica. - Ao contrrio do que informa o neorrealismo, o comportamento atribudo s unidades pela estrutura do sistema internacional no seria unicamente a maximizao da segurana. A posio relativa do Estado no sistema de poder internacional poder estabelecer o parmetro inicial de sua poltica externa. Mas a traduo das dinmicas de

poder no sistema internacional em comportamentos de poltica externa no automtica. As escolhas passam por variveis intervenientes, expressas por certos fatores no nvel domstico das unidades. - Aes de poltica externa: Decorrem no de maneira automtica das dinmicas de poder no sistema internacional, mas passam por filtros intervenientes - A avaliao das dinmicas de poder: Essencialmente estratgica. Para as elites de poltica externa, isso implica um jogo constante de percepes relativas, um processo contnuo de avaliao do prprio potencial em relao ao poder dos demais pases, nos movimentos por posies internacionais. - O potencial nacional de um pas: Depende de seus recursos de poder tangveis e intangveis , de sua estrutura domstica, de sua posio geogrfica, de sua experincia histrica. Traduzido em estratgia e canalizado para a poltica externa, esse potencial poder transformar-se em poder efetivo no sistema internacional.

Neo-Realismo Defensivo (Kenneth Waltz):


- A segurana se d atravs de uma balana de poder defensiva. - O temor considerado varivel importante, o que leva os Estados a priorizar elementos defensivos. - O Neo-realismo defensivo no consegue resolver o dilema de segurana, j que um ator no consegue convencer o outro de que est se armando defensivamente, no que conhecido como reciprocidade negativa. - Hiptese do pior dos casos: os armamentos devem privilegiar balanas de poder defensivas, j que estas s tem a finalidade de dissuaso, mostrando para o outro ator o alto custo de um eventual first strike (doutrina da mtua destruio assegurada). Logo, armamentos defensivos s tm um uso potencial (decorrncia da balana de poder defensiva). - O custo da guerra leva o ator a se preparar para a pior das hipteses. - Metas de segurana de curto prazo e metas de defesa militar so priorizadas em relao s metas econmicas. Entretanto, no longo prazo, o desenvolvimento econmico procurado.

Neo-Realismo Ofensivo:
- Existncia de preferncias entre metas de segurana de curto e de longo prazo. Os Estados partem da categoria de probabilidades: por exemplo, os benefcios de uma poltica de segurana de longo prazo podem ser superiores aos custos de curto prazo. - Robert Gilpin afirma que os Estados se movimentam com essa poltica de trade-offs. As metas de curto e longo prazo so intercambiveis. - Existem incentivos para a mudana do sistema, e no para o status quo. - Gilpin e John Mearsheimer consideram os fatores domsticos, isto , a percepo da sociedade sobre os custos de um empreendimento. Mearsheimer coloca o tema do nacionalismo como importante varivel domstica, principalmente na Europa. Gilpin tem um conceito mais amplo de poder, a definio de poder complexa. H uma viso mais complexa dos objetivos, que so simultneos e mltiplos.

Neoliberalism (neoliberal institutionalism), Neorealism (structural realism) and World Politics BALDWIN, David
Neorealism and Its Critics: Livro editado por Keohane, que se focava na reformulao do modo de pensar do Realismo tradicional, de Kenneth Waltz. A ideia trazer para a teoria as novas instituies internacionais ou regimes.

Neoliberalism and Neorealism: Terms of Contemporary Debate


The Nature and Consequences of Anarchy


Arthur Stein: independent decision making x joint decision making. Estados autnomos em um cenrio de anarquia leva a construo de regimes internacionais. Charles Lipson: Reconhece a importncia da interdependncia. Axelrod e Keohane: Cenrio anrquico a falta de governo, mas essa permite que os Estados possuam interaes variadas entre si. Grieco: Neoliberais institucionalistas no do importncia s preocupaes sobre a sobrevivncia como um fator motivador para definir o comportamento dos Estados. Neorrealistas acreditam que a anarquia causa nos Estado muito mais constrangimento do que pensam os Neoliberais. Anarquia tem sido exageradamente considerada, ao passo que a interdependncia tem sido renegada.

International Cooperation
Grieco: Neorrealistas acreditam que cooperao internacional mais difcil de ser alcanada, mais complicada de ser mantida, e muito dependente do poder do estado. O futuro da EU ser um marco importantssimo para o arcabouo terico das duas correntes.

Relative x Absolute Gains


Stein: Viso liberal de interesse prprio coincide com o interesse comum de todos os Estados, j que eles almejam aumentar seus ganhos relativos, entretanto, para o autor essa maximizao no caracteriza interesses comuns. Lipson: Ganhos relativos so mais considerveis quando se trata de questes de segurana, mais que questes econmicas.

Priority of State Goals


Neoliberais e Neorrealistas concordam que tanto a segurana nacional quanto o bem estar econmico so importantes, mas divergem na nfase que direcionam a esses elementos. Lipson: Cooperao internacional mais provvel no mbito da economia do que no mbito da segurana. Como os neoliberais voltam-se mais para o estudo de economia poltica, ao passo que os neorrealistas voltam-se para questes de segurana, possvel que a cooperao esteja mais ligada rea de estudo em si.

Intentions x Capabilities
Morgenthau: Assume que os statesmen pensam e agem segundo interesses definidos pelo poder, entretanto, neorrealistas, tendem a enfatizar capacidades mais do que intenes.

Krasner: Critica os neoliberais por se focarem muito em intenes, interesses e informao, e deixarem de lado a distribuio das capacidades. Stein: Capacidades somente so importantes caso afetem preferncias e intenes do Estado.

Institutions and Regimes


Ambos reconhecem a ascenso dos regimes e de instituies internacionais, mas os neorrealistas so cticos quanto a real eficcia desses novos elementos frente o cenrio anrquico e a cooperao inter-estatal, ao passo que os institucionalistas acreditam que esses novos atores so significantes. Pontos convergentes: Entendem o Estado como egostas e maximizadores; Embora divirjam do papel dos atores no-estatais, ambos consideram o Estado como sendo o elemento principal; No mais um debate entre teorias de cooperao e teorias de conflito, j quem ambos entendem esses elementos como intrnsecos ao sistemas.

Historical Roots of the Debate


Filsofos cristos: comrcio entre as regies permitiriam maior cooperao, evitando assim, conflitos entre eles. Mercantilistas: (sculo XVII e XVIII): riqueza e poder como jogos de soma-zero. Iluministas: Cidado internacional, comunidade internacional. Woodrow Wilson: livre-comrcio promoveria a paz, bem como a ideia de uma instituio universal para fomentar o mesmo objetivo. Ps 2 Grande Guerra: Fortalecimento do Realismo. Dcada de 70-80: Intensificao do debate entre neorrealismo e liberais institucionalistas,

Anarchy and Social Order


Anarquia: caos e desordem (Estado de Hobbes todos contra todos); ausncia de governo. O que seria o governo? Deve ser alguma caracterstica que a nvel internacional no se faz presente. Kenneth Boulding (sistema proveniente das cincias sociais, que engloba em si elementos das duas vertentes tericas): Trs mecanismos sociais que so responsveis pela ordem na estrutura da famlia, podem ser responsveis pela ordem no sistema poltico internacional e entre os Estados-Nao: Exchange relations (recompensas); threat systems (constrangimentos); image integration (harmonia da percepo de interesses).

Capabilities and Cooperation


Scoope and Domain


Poder: tipo de relao causal em que o poder de um terceiro ator afeta o comportamento, crena, atitudes e propenso a agir do outro. Necessidade de definio do mbito e do domnio em que o poder ter efeito. Waltz: Rejeita a lgica causal de noo de poder. Ambos os atores podem ser afetado. Esse conceito alternativo no descarta a definio do escopo (que efeitos sero observados), domnio (que outros sero afetados). Capacidade do Estado: Terceiro poderia ser afetado de que maneira?

Waltz: tamanho da populao e territrio, recursos naturais, capacidade econmica, fora militar, estabilidade poltica, competncia. Capacidade de um Estado no poderia ser definida fora de um contexto especfico.

The Zero-Sum Problem


Soma zero: Se um ator ganha, isso implicar, obrigatoriamente, na perda para o outro ator (discutvel). Conceptualizao multidimensional x unidimensional do poder. Na poltica internacional, pode existir tanto situaes em que todos ganham, como situaes em que todos perdem.

Fungibility
Esse termo refere-se facilidade com que a capacidade de uma rea pode ser utilizada em outro contexto. Uso do dinheiro como uma varivel para calcular o valor dos ganhos e perdas no cenrio poltico, entretanto, complicado atribuir uma conceptualizao poltica para essa unidade.

Future Directions
O que cobe ou incentiva a cooperao internacional? - Estratgia da reciprocidade; - Inmeros estados propensos a cooperarem entre si; - Expectativas futuras dos atores ir incentivar maior cooperao; - Promoo da cooperao por meio dos Regimes; - Comunidades epistmicas; - Distribuio de poder entre os atores. Como combinar poltica domstica e poltica externa? - Fatores domsticos so essenciais para compreender o modo pelo qual os ganhos relativos so traduzidos na poltica. Utilidade da fora militar. Constrangimentos ou Oportunidades?

Das könnte Ihnen auch gefallen