Sie sind auf Seite 1von 7

Conhecidos como grandes cones do sentimento nacionalista, a seo de hinos conta com os principais hinos que marcaram a construo

do governo republicano. Alm de representarem uma manifestao da nossa identidade nacional, os hinos so uma grande fonte de estudo histrico na compreenso das ideologias e questes que marcaram a construo da Repblica Brasileira. Hino da bandeira nacional As bandeiras e os hinos so smbolos criados para representar um sentimento de unidade, de patriotismo, ou seja, tais simbologias (mas no somente elas) criam um sentimento de pertena de um determinado povo a uma nao, manifestando o sentimento de nacionalidade, nacionalismo. Aps a proclamao da Repblica no Brasil, no ano de 1889, criou-se uma nova bandeira para representar a nova fase da histria brasileira. A bandeira do Brasil Imprio (1822-1889) foi substituda pelo projeto de Raimundo Teixeira Mendes e Miguel Lemos, com desenho de Dcio Vilares, mas a inspirao dos autores para produo da nova bandeira continuava sendo a bandeira do perodo imperial desenhada pelo pintor francs Jean Baptiste Debret. O hino outro elemento simblico de uma nao. No Brasil, o primeiro hino surgiu aps a Independncia brasileira, composto por D. Pedro I, tornou-se o Hino Independncia do Brasil. O hino nacional surgiu com a msica de Francisco Manoel da Silva pelo decreto n 171 do ano de 1890. A letra do hino foi escrita no ano de 1909 por Osrio Duque Estrada, foi oficializado como hino pelo decreto n 15.671, no ano de 1922 (Centenrio da Independncia). No ano de 1906, apareceu pela primeira vez o hino bandeira brasileira, escrita pelo poeta Olavo Bilac, esse hino tornou-se mais um elemento constituidor da identidade nacional brasileira.

Hino Bandeira Nacional Letra: Olavo Bilac Msica: Francisco Braga

Salve, lindo pendo da esperana, Salve, smbolo augusto da paz! Tua nobre presena lembrana A grandeza da Ptria nos traz. Recebe o afeto que se encerra Em nosso peito juvenil, Querido smbolo da terra, Da amada terra do Brasil! Em teu seio formoso retratas Este cu de purssimo azul, A verdura sem par destas matas, E o esplendor do Cruzeiro do Sul. Recebe o afeto que se encerra Em nosso peito juvenil, Querido smbolo da terra, Da amada terra do Brasil!

Contemplando o teu vulto sagrado, Compreendemos o nosso dever; E o Brasil, por seus filhos amado, Poderoso e feliz h de ser. Recebe o afeto que se encerra Em nosso peito juvenil, Querido smbolo da terra, Da amada terra do Brasil! Sobre a imensa Nao Brasileira, Nos momentos de festa ou de dor, Paira sempre, sagrada bandeira, Pavilho da Justia e do Amor! Recebe o afeto que se encerra Em nosso peito juvenil, Querido smbolo da terra, Da amada terra do Brasil!

Hino da Independncia

Se a arte imita a vida, podemos notar que a histria do Hino da Independncia foi to marcada de improviso como a ocasio em que o prncipe regente oficializou o fim dos vnculos que ligavam Brasil a Portugal. No comeo do sculo XIX, o artista, poltico e livreiro Evaristo da Veiga escreveu os versos de um poema que intitulou como Hino Constitucional Brasiliense. Em pouco tempo, os versos ganharam destaque na corte e foram musicados pelo maestro Marcos Antnio da Fonseca Portugal (1760-1830). Aluno do maestro, Dom Pedro I j manifestava um grande entusiasmo pelo ramo da msica e, aps a proclamao da independncia, decidiu compor uma nova melodia para a letra musicada por Marcos Antnio. Por meio dessa modificao, tnhamos a oficializao do Hino da Independncia. O feito do governante acabou ganhando tanto destaque que, durante alguns anos, Dom Pedro I foi dado como autor exclusivo da letra e da msica do hino. Abdicando do governo imperial em 1831, observamos que o Hino da Independncia acabou perdendo prestgio na condio de smbolo nacional. Afinal de contas, vale lembrar que o governo de Dom Pedro I havia sido marcado por diversos problemas que diminuram o seu prestgio como imperador. De fato, o Hino da Independncia ficou mais de um sculo parado no tempo, no sendo executado em solenidades oficiais ou qualquer outro tipo de acontecimento oficial. No ano de 1922, data que marcava a comemorao do centenrio da independncia, o hino foi novamente executado com a melodia criada pelo maestro Marcos Antnio. Somente na dcada de 1930, graas ao do ministro Gustavo Capanema, que o Hino da Independncia foi finalmente regulamentado em sua forma e autoria. Contando com a ajuda do maestro Heitor Villa-Lobos, a melodia composta por D. Pedro I foi dada como a nica a ser utilizada na execuo do referido hino.

J podeis, da Ptria filhos, Ver contente a me gentil; J raiou a liberdade No horizonte do Brasil. Brava gente brasileira! Longe v... temor servil: Ou ficar a ptria livre Ou morrer pelo Brasil. Os grilhes que nos forjava Da perfdia astuto ardil... Houve mo mais poderosa: Zombou deles o Brasil. Brava gente brasileira! Longe v... temor servil: Ou ficar a ptria livre Ou morrer pelo Brasil. No temais mpias falanges, Que apresentam face hostil; Vossos peitos, vossos braos So muralhas do Brasil. Brava gente brasileira! Longe v... temor servil: Ou ficar a ptria livre Ou morrer pelo Brasil.

Parabns, brasileiro, J, com garbo varonil, Do universo entre as naes Resplandece a do Brasil. Brava gente brasileira! Longe v... temor servil: Ou ficar a ptria livre Ou morrer pelo Brasil. Hino da Proclamao da Repblica Hino da Proclamao da Repblica - um dos mais significativos smbolos que representam a proclamao do regime republicano brasileiro. Assim que tomou o lugar' do regime monrquico, os republicanos se preocuparam em estabelecer novos smbolos que tivessem a funo de representar a transformao poltica acontecida no final do sculo XIX. J em janeiro de 1890, o governo provisrio do Marechal Deodoro da Fonseca lanou um concurso visando a oficializao de um novo hino para o Brasil. Com isso, o Teatro Lrico do Rio de Janeiro foi palco da disputa que acabou sendo vencida por Jos Joaquim de Campos da Costa de Medeiros e Albuquerque (1867 1934) (letra) e Leopoldo Miguez (1850 - 1902) (msica). Atuando como professor, jornalista, escritor e poltico, Medeiros e Albuquerque teve uma formao intelectual privilegiada, estudou na Escola Acadmica de Lisboa e teve, no Brasil, o folclorista Silvio Romero como seu preceptor. No meio poltico foi um grande entusiasta do ideal republicano e, quando o novo regime se instalou, Medeiros e Albuquerque assumiu alguns cargos pblicos e administrativos do novo governo. J Leopoldo Miguez saiu cedo do Brasil e, j nos primeiros anos de vida, se dedicou aos estudos musicais na Europa. Em 1878, voltou ao Rio de Janeiro para abrir uma loja de pianos e msica. Sendo professo defensor da Repblica, recebeu auxlio para retornar para a Europa e ali concentrar informaes sobre a organizao de institutos e conservatrios musicais. Em 1889, fora nomeado como diretor e professor do Instituto Nacional de Msica. Mesmo ganhando a disputa, o hino formado por esses renomados artistas acabou no sendo utilizado como o novo hino do pas. Em um decreto de janeiro de 1890, o governo brasileiro estipulou que a criao fosse empregada como sendo o Hino de Proclamao da Repblica. Desse modo, a composio acabou sendo conservada como um dos mais significativos smbolos que representam a proclamao do regime republicano brasileiro. No ano de 1989, a escola de samba Imperatriz Leopoldinense comemorou o centenrio da Repblica utilizando uma parte do refro do Hino em seu samba enredo. Muito pouco utilizado em solenidades oficiais, esse hino precisa ser resgatado como um dos mais significativos smbolos de nosso regime poltico. Segue abaixo a letra para aqueles que tiverem interesse em contemplar o seu contedo. Seja um plio de luz desdobrado. Sob a larga amplido destes cus Este canto rebel que o passado Vem remir dos mais torpes labus! Seja um hino de glria que fale De esperana, de um novo porvir!

Com vises de triunfos embale Quem por ele lutando surgir! Liberdade! Liberdade! Abre as asas sobre ns! Das lutas na tempestade D que ouamos tua voz! Ns nem cremos que escravos outrora Tenha havido em to nobre Pas... Hoje o rubro lampejo da aurora Acha irmos, no tiranos hostis. Somos todos iguais! Ao futuro Saberemos, unidos, levar Nosso augusto estandarte que, puro, Brilha, ovante, da Ptria no altar! Liberdade! Liberdade! Abre as asas sobre ns! Das lutas na tempestade D que ouamos tua voz! Se mister que de peitos valentes Haja sangue em nosso pendo, Sangue vivo do heri Tiradentes Batizou este audaz pavilho! Mensageiros de paz, paz queremos, de amor nossa fora e poder Mas da guerra nos transes supremos Heis de ver-nos lutar e vencer! Liberdade! Liberdade! Abre as asas sobre ns! Das lutas na tempestade D que ouamos tua voz! Do Ipiranga preciso que o brado Seja um grito soberbo de f! O Brasil j surgiu libertado, Sobre as prpuras rgias de p. Eia, pois, brasileiros avante! Verdes louros colhamos louos! Seja o nosso Pas triunfante, Livre terra de livres irmos! Liberdade! Liberdade! Abre as asas sobre ns!

Das lutas na tempestade D que ouamos tua voz!

Hino Nacional do Brasil A histria do Hino Nacional do Brasil pouco divulgada e geralmente se restringe a breves comentrios sobre os autores da letra, Joaquim Osrio Duque Estrada, e da msica, Francisco Manuel da Silva. A Histria do Hino Nacional do Brasil recheada de fatos interessantes, mas infelizmente pouco divulgados. Tradicionalmente, o que sabemos sobre o Hino referente aos autores da letra e da msica. A letra foi escrita por Joaquim Osrio Duque Estrada e a msica, elaborada por Francisco Manuel da Silva. O Hino Nacional Brasileiro foi criado em 1831 e teve diversas denominaes antes do ttulo, hoje, oficial. Ele foi chamado de Hino 7 de abril (em razo da abdicao de D. Pedro I), Marcha Triunfal e, por fim, Hino Nacional. Com o advento da Proclamao da Repblica e por deciso de Deodoro da Fonseca, que governava de forma provisria o Brasil, foi promovido um Grande Concurso para a composio de outra verso do Hino. Participaram do concurso, 36 candidatos; entre eles Leopoldo Miguez, Alberto Nepomuceno e Francisco Braga. O vencedor foi Leopoldo Miguez, mas o povo no aceitou o novo hino, j que o de Joaquim Osrio e Francisco Manuel da Silva havia se tornado extremamente popular desde 1831. Atravs da comoo popular, Deodoro da Fonseca disse: Prefiro o hino j existente!. Deodoro, muito estrategista e para no contrariar o vencedor do concurso, Leopoldo Miguez, considerou a nova composio e a denominou como Hino da Proclamao da Repblica. Decreto 171, de 20/01/1890: "Conserva o Hino Nacional e adota o da Proclamao da Repblica." O Governo Provisrio da Repblica dos Estados Unidos do Brasil constitudo pelo Exrcito e Armada, em nome da Nao, decreta: Art. 1 - conservada como Hino Nacional a composio musical do maestro Francisco Manuel da Silva. Art. 2 - adotada sob o ttulo de Hino da Proclamao da Repblica a composio do maestro Leopoldo Miguez, baseada na poesia do cidado Jos Joaquim de Campos da Costa de Medeiros Albuquerque. importante ressaltar que a cano que representa uma nao, como o Hino Nacional do Brasil, exalta fatos acontecidos, simboliza todas as lutas por ela passadas, carrega a identidade de um povo e a grande responsabilidade de ser o porta-voz da Nao brasileira para o restante do mundo. Hino Nacional do Brasil Letra de Joaquim Osrio Duque Estrada Msica de Francisco Manuel da Silva Parte I Ouviram do Ipiranga as margens plcidas De um povo heroico o brado retumbante,

E o sol da liberdade, em raios flgidos, Brilhou no cu da ptria nesse instante. Se o penhor dessa igualdade Conseguimos conquistar com brao forte, Em teu seio, liberdade, Desafia o nosso peito a prpria morte! Ptria amada, Idolatrada, Salve! Salve! Brasil, um sonho intenso, um raio vvido De amor e de esperana terra desce, Se em teu formoso cu, risonho e lmpido, A imagem do Cruzeiro resplandece. Gigante pela prpria natureza, s belo, s forte, impvido colosso, E o teu futuro espelha essa grandeza. Terra adorada, Entre outras mil, s tu, Brasil, Ptria amada! Dos filhos deste solo s me gentil, Ptria amada, Brasil! Parte II Deitado eternamente em bero esplndido, Ao som do mar e luz do cu profundo, Fulguras, Brasil, floro da Amrica, Iluminado ao sol do Novo Mundo! Do que a terra, mais garrida, Teus risonhos, lindos campos tm mais flores; "Nossos bosques tm mais vida", "Nossa vida" no teu seio "mais amores." Ptria amada, Idolatrada, Salve! Salve! Brasil, de amor eterno seja smbolo O lbaro que ostentas estrelado, E diga o verde-louro dessa flmula - "Paz no futuro e glria no passado. Mas, se ergues da justia a clava forte, Vers que um filho teu no foge luta, Nem teme, quem te adora, a prpria morte. Terra adorada, Entre outras mil, s tu, Brasil, Ptria amada! Dos filhos deste solo s me gentil, Ptria amada, Brasil!

Hino do Cear O Hino do Estado do Cear nasceu a partir da deciso de intelectuais cearenses quando resolveram festejar os trezentos anos da fundao do Cear, consideradando a vinda dos primeiros portugueses ao territrio, tendo frente Pero Coelho de Sousa, ocorrida em 31 de Julho de 1603, o marco cronolgico mais antigo da histria do Cear. Baro de Studart foi o presidente da comisso organizadora dos festejos. Alberto Nepomuceno ficou encarregado de compor o Hino do Cear, cuja execuo ocorreria no evento das comemoraes. A letra de Thomaz Pompeu Ferreira Lopes e a orquestrao e regncia do maestro Zacharias Gondim. O Hino do Cear foi executado pela primeira vez no dia 31 de julho de 1903, pelo coro de alunas da Escola Normal de Fortaleza e acompanhado pela Banda do Batalho de Segurana Pblica do Cear, em sesso solene realizada na Assemblia Legislativa do Cear.

Das könnte Ihnen auch gefallen