Sie sind auf Seite 1von 44

Eugnio de Andrade

(19 de Janeiro de 1923 13 de Junho de 2005)

Duplo Retrato, 1980 por Alfredo Cruz (Tinta da China)

PALAVRAS INTERDITAS Os navios existem, e existe o teu rosto encostado ao rosto dos navios. Sem nenhum destino flutuam nas cidades, partem no vento, regressam nos rios. Na areia branca, onde o tempo comea, uma criana passa de costas para o mar. Anoitece. No h dvida, anoitece. preciso partir. preciso ficar. Os hospitais cobrem-se de cinza. Ondas de sombra quebram nas esquinas. Amo-te E entram pela janela as primeiras luzes das colinas. As palavras que te envio so interditas at, meu amor, pelo halo das searas; se alguma regressasse, nem j reconhecia o teu nome nas suas curvas claras. Di-me esta gua, este ar que se respira, di-me esta solido de pedra escura, estas mos nocturnas onde aperto os meus dias quebrados na cintura. E a noite cresce apaixonadamente. Nas suas margens nuas, desoladas, cada homem tem apenas para dar um horizonte de cidades bombardeadas.
2

PROCURO-TE

Procuro a ternura sbita, os olhos ou o sol por nascer do tamanho do mundo, o sangue que nenhuma espada viu, o ar onde a respirao doce, um pssaro no bosque com a forma de um grito de alegria. Oh, a carcia da terra, a juventude suspensa, a fugidia voz da gua entre o azul do prado e de um corpo estendido. Procuro-te: fruto ou nuvem ou msica. Chamo por ti, e o teu nome ilumina as coisas mais simples: o po e a gua, a cama e a mesa, os pequenos e dceis animais, onde tambm quero que chegue o meu canto e a manh de maio.

Um pssaro e um navio so a mesma coisa quando te procuro de rosto cravado na luz. Eu sei que h diferenas, mas no quando se ama, no quando apertamos contra o peito uma flor vida de orvalho. Ter s dedos e dentes muito triste: dedos para amortalhar crianas, dentes para roer a solido, enquanto o vero pinta de azul o cu e o mar devassado pelas estrelas. Porm eu procuro-te. Antes que a morte se aproxime, procuro-te. Nas ruas, nos barcos, na cama, com amor, com dio, ao sol, chuva, de noite, de dia, triste, alegre procuro-te.

OS OLHOS RASOS DE GUA

Cansado de ser homem o dia inteiro chego noite com os olhos rasos de gua. Posso ento deitar-me ao p do teu retrato, entrar dentro de ti como num bosque. a hora de fazer milagres: posso ressuscitar os mortos e traz-los a este quarto branco e despovoado, onde entro sempre pela primeira vez, para falarmos das grandes searas de trigo afogadas na luz do amanhecer. Posso prometer uma viagem ao paraso a quem se estender ao p de mim, ou deixar uma lgrima nos meus olhos ser a nostalgia das areias. a hora de adormecer na tua boca, como um marinheiro num barco naufragado, o vento na margem das espigas.

CANO

Hoje venho dizer-te que nevou no rosto familiar que te esperava. No nada, meu amor, foi um pssaro, a casca do tempo que caiu, uma lgrima, um barco, uma palavra. Foi apenas mais um dia que passou entre arcos e arcos de solido; a curva dos teus olhos que se fechou, uma gota de orvalho, uma s gota, secretamente morta na tua mo.

VEGETAL E S

outono, desprende-te de mim. Solta-me os cabelos, potros indomveis sem nenhuma melancolia, sem encontros marcados, sem cartas a responder. Deixa-me o brao direito, o mais ardente dos meus braos, o mais azul, o mais feito para voar. Devolve-me o rosto de um vero sem a febre de tantos lbios, sem nenhum rumor de lgrimas nas plpebras acesas. Deixa-me s, vegetal e s, correndo como rio de folhas para a noite onde a mais bela aventura se escreve exactamente sem nenhuma letra.

METAMORFOSES DA PALAVRA

A palavra nasceu: nos lbios cintila. Carcia ou aroma, mal pousa nos dedos. De ramo em ramo voa, na luz se derrama. A morte no existe: tudo canto ou chama.

Quartos ao p do Mar , 1951 Rooms by the Sea Edward Hopper (1882-1967)

EPITFIO PARA UM MARINHEIRO MORTO QUANDO JOVEM

Perguntam por ti e oio a secreta voz da gua. Perguntam por ti e vejo o perfil azul do mar. Perguntam por ti e digo: Acorda e veste-te de branco.
9

QUASE MADRIGAL

Os anjos que prometes so apenas o rosto triste dos dias desolados. Eu no prometo nada, sou alegria. Aceito os anjos nos beijos que me ds, pondo rosas nos teus dedos descuidados.

10

LISBOA

Algum diz com lentido: Lisboa, sabes Eu sei. uma rapariga descala e leve, um vento sbito e claro nos cabelos, algumas rugas finas a espreitar-me os olhos, a solido aberta nos lbios e nos dedos, descendo degraus e degraus e degraus at ao rio. Eu sei. E tu, sabias?

11

PALAVRAS So como um cristal, as palavras. Algumas, um punhal, um incndio. Outras, orvalho apenas. Secretas vm, cheias de memria. Inseguras navegam; barcos ou beijos, as guas estremecem. Desamparadas, inocentes, leves. Tecidas so de luz e so a noite. E mesmo plidas verdes parasos lembram ainda. Quem as escuta? Quem as recolhe, assim, cruis, desfeitas, nas suas conchas puras?
12

TUA SOMBRA

A terra me sabes, luz das manhs lisas de vero, ao calor das pedras achadas nas dunas. Apetece cantar nos gomos, nas luas, nas colinas breves do teu corpo nu; cantar ou correr na gua, na seiva dos ombros, dos braos, no azul secreto da concha das pernas. sabor eterno, mortal sabor das fontes da terra, materno, solar rumor de alegria: apetece morrer, morrer ou cantar.
13

MSICA MIRABILIS

Talvez a ternura crepite no pulso, talvez o vento sbito se levante, talvez a palavra atinja o seu cume, talvez um segredo chegue ainda a tempo e desperte o lume.

14

CRISTALIZAES

1 Com palavras amo. 2 Inclina-te como a rosa s quando o vento passe. 3 Despe-te como o orvalho na concha da manh. 4 Ama como o rio sobe os ltimos degraus ao encontro do seu leito. 5 Como podemos florir ao peso de tanta luz? 6 Estou de passagem: amo o efmero. 7 Onde espero morrer ser manh ainda?
Cabea de Bronze, 1964, por Lagoa Henriques
15

NATUREZA MORTA COM FRUTOS

1 O sangue matinal das framboesas escolhe a brancura do linho para amar. 2 A manh cheia de brilhos e doura debrua o rosto puro da ma. 3 Na laranja o sol e a lua dormem de mos dadas. 4 Cada bago de uva sabe de cor o nome dos dias todos de vero. 5 Nas roms eu amo o repouso no corao do lume.

Natureza Morta com Mas e Laranjas (leo sobre tela Paul Czanne (1839-1906)

16

ESCRITO NO MURO
Procura a maravilha. Onde a luz coalha e cessa o exlio. Nos ombros, no dorso, nos flancos suados. Onde um beijo sabe a barcos e bruma. Ou a sombra espessa. Na laranja aberta lngua do vento. No brilho redondo e jovem dos joelhos. Na noite inclinada de melancolia. Procura. Procura a maravilha.

17

Banhista Sentada, 1892 Pierre-Auguste Renoir (1841-1919)

OS JOELHOS

Considerai os joelhos com doura: vereis a noite arder mas no queimar a boca onde beijo a beijo foi acesa.

18

CALCEDNIA

Afinal os romanos eram como eu: amavam os lugares onde a grandeza e a solido andam de mos dadas.

19

PENICHE

Vento vento h tanto h s vento no meu pas vento branco verde vento negro ardente seca as lgrimas corta a voz na raiz.

20

ESSA MULHER, DOCE MELANCOLIA

Essa mulher, a doce melancolia dos seus ombros, canta. O rumor da sua voz entra-me pelo sono, muito antigo. Traz o cheiro acidulado da minha infncia chapinhada ao sol. O corpo leve quase de vidro.

21

COM O TEMPO, APROXIMAR-SE-O OS RIOS

Com o tempo aproximar-se-o os rios e os montes, com o tempo acabar por te vir comer mo e fazer ninho na tua cama o silncio

22

Eugnio de Andrade por Alfredo Cruz, 1989 (Acrlico)

A CLARIDADE COROA-SE DE CINZA, EU SEI

A claridade coroa-se de cinza, eu sei: sempre a tremer que levo o sol boca.

23

QUANDO O SER DA LUZ FOR

Quando o ser da luz for o ser da palavra, no seu centro arder e subir com a chama (ou baixar gua), Ento estarei em casa.

24

ESTO SENTADOS QUASE LADO A LADO

Esto sentados quase lado a lado no cho espera que passe um barco, a luz muito quieta no regao como se fora um gato, o sorriso antigo, a casa beira do crepsculo atenta aos passos nas areias; era outra vez Abril, chovia no jardim, j no chovia, um aroma, apenas um aroma, tornava espesso o ar. Uma criana me leva rio acima.

25

Eugnio de Andrade por Emerenciano - 1988 (Tcnica mista)

CARDOS

Este o lugar onde s o lume no demora a florir, onde o vero abdica de ser metfora para arder at ao fim.
26

O PEQUENO PERSA um pequeno persa azul o gato deste poema. Como qualquer outro, o meu amor por esta alminha materno: uma carcia minha lambe-lhe o plo, outra pe-lhe o sol entre as patas ou uma flor janela. Com garras e dentes e obstinao transforma em festa a minha vida. Quer-se dizer, o que me resta dela.

27

Ilustrao de Cristina Valadares para o livro Os Dceis Animais

28

Andorinha/Amor - 1933/34 Pintura-poema de Joan Mir (1893-1983)

SOU FIEL AO ARDOR

Sou fiel ao ardor, amo esta espcie de vero que de longe me vem morrer s mos, e juro que ao fazer da palavra morada do silncio no h outra razo.

29

ESTOU CONTENTE, NO DEVO NADA VIDA

Estou contente, no devo nada vida, e a vida deve-me apenas dez ris de mel coado. Estamos quites, assim o corpo j pode descansar: dia aps dia lavrou, semeou, tambm colheu, e at alguma coisa dissipou, o pobre, pobrssimo animal, agora de testculos aposentados. Um dia destes vou-me estender debaixo da figueira, aquela que vi exasperada e s, h muitos anos: perteno mesma raa.

Eugnio de Andrade Por Emerenciano, 1990 (Tinta da China)


30

A CHUVA CAI NA POEIRA COMO NO POEMA

A chuva cai na poeira como no poema de Li Bai. No sul os dias tm olhos grandes e redondos; no sul o trigo ondula, as suas crinas danam no vento, so a bandeira desfraldada da minha embarcao; no sul a terra cheira a linho branco, a po na mesa, o fulvo ardor da luz invade a gua, caindo na poeira, leve, acesa, Como no poema.

31

SOBRE A MESA A FRUTA ARDE: PERAS

Sobre a mesa a fruta arde: peras, laranjas, mas, pressentem a ntima brancura dos dentes, o desejo represado, o espesso vinho de vozes antigas; arde a melancolia ao inventar outra cidade, outro pas, outros cus onde lanar os olhos e o riso: deita-te comigo, trago-te do mar a crespa luz da espuma, nos flancos este amor retido.

32

ANTES DE SABER

At onde os dedos tocam o quente do barro a mo sabe antes de saber. um saber mais vivo, um saber de ave: guia cegonha falco, animais quase no fim como o lume destes dias. Testemunhar a favor do lince nossa obrigao. Por ser azul.

33

A SLABA

Toda a manh procurei uma slaba. pouca coisa, certo: uma vogal, uma consoante, quase nada. Mas faz-me falta. S eu sei a falta que me faz. Por isso a procurei com obstinao. S ela me podia defender do frio de Janeiro, da estiagem do vero. Uma slaba. Uma nica slaba. A salvao.

34

A JORGE PEIXINHO

Faltava-te essa msica ainda, a do silncio, fria de to nua, agora para sempre e sempre tua.

35

DESENHO ANTIGO

s vezes ia pela tarde at ao rio. Os lamos mesmo em Agosto quase de bruma. Por caminhos de cabras, nem pastor nem gado. S o riso dos rapazes despindo-se perto da gua - o sexo exasperado.
O Banho - 1892/93 Paul Czanne (1839 - 1906)
36

CANO DA ME DO UM SOLDADO DE PARTIDA PARA A BSNIA muito jovem, sem tempo ainda de ser triste. Demora-se nos meus olhos enquanto leva a ma boca. Nenhuma fala obscura escurece a tarde, a cabeleira solta a sua bandeira; os ps brancos, irmos da chuva de vero, anunciam a paz. Suplico estrela da manh que lhe guie os passos, agora que partiu; que tenha em conta a sua ignorncia, no s da morte, tambm da vida.

37

A PEQUENA PTRIA A pequena ptria; a do po; a da gua; a da ternura, tanta vez envergonhada; a de nenhum orgulho nem humildade; a que no cercava de muros o jardim nem roubava aos olhos o desajeitado voo das cegonhas; a do cheiro quente e acidulado da urina dos cavalos; a dos amieiros sombra onde aprendi que o sexo se compartilhava; a pequena ptria da alma e do estrume suculento morno mole; a da flor mltipla e to amada do girassol.
38

OIO FALAR

Oio falar da minha vocao mendicante, e sorrio. Porque no sei se tal vocao no apenas uma escolha entre riquezas, como Keats diz ser a poesia. Desci rua pensando nisto, atravessei o jardim, um co saltava minha frente, louco com as folhas do outono que principiara, e doiravam o cho. A msica, digamos assim, a que toda a alma aspira, quando a alma aspira a ter do mundo o melhor dele, corria minha frente, subia por certo aos ouvidos de deus com a ajuda de um co, que nem sequer me pertencia.

39

SO COISAS ASSIM
So coisas assim que tornam o corao vulnervel: o regresso das cegonhas brancas, o comboiinho do ramal da Ceira que parece de corda, as oito linhas da Cano Nocturna do Viandante de Goethe que Schubert musicou. Quem dividiu comigo a alegria merecia ao menos que o trouxesse orvalhada e limpa terra do poema. Mas tambm o poeta escreve direito por linhas tortas: a poesia a fico da verdade. No ser a curva apetecida do teu peito mas os lmures de Madagscar, que s vi num filme francs, o que verdadeiramente me interessa hoje trazer ao poema.
40

RILKIANA

De ti e desta nuvem; desta nuvem branca como voo de pssaro em manh de Abril; de ti e da ntima chama de um fogo que no consente extino; de ti e de mim fazer um s acorde, um acorde s; para no te perder.

41

HOMENAGEM A MARK ROTHKO

Mark Rothko (1903-1970)

Amarelo, laranja, limo, depois o carmim: tudo arde nas areias entre as palmeiras e o mar era vero. Mas no lugar do teu nome a terra tem a cor do verde pensativo, que s a noite pastoreia leve.
42

~~~~~~ Todas as coisas tombam e so construdas de novo

E os que as constroem outra vez so felizes. ~~~~~~

43

44

Das könnte Ihnen auch gefallen