Sie sind auf Seite 1von 2

?Emoo?, ?criatividade? e ?quociente emocional?

foram expresses referidas na entrevista ao CEO da Novabase, Lus Paulo Salvado, vencedor na categoria de Novas Tecnologias do Best Leader Awards. Numa empresa de Tecnologias da Informao (TI), ?dominada? pela veia analtica dos engenheiros, estes traos no podem faltar. um lder tecnolgico? Usa o Facebook e as redes sociais para comunicar e liderar? No sou dos utilizadores mais frequentes, mas fao um esforo por me actualizar sempre que sai um gadget novo. Como lder de uma empresa de TI, tenho que sentir os benefcios e as dores dos utilizadores. Isso ajuda-me a gerir melhor e a procurar oportunidades. As novas tecnologias so ferramentas de produtividade pessoal, porque levan a informao mais longe e mais rpido a mais pessoas. Com as redes sociais, os clientes podem fazer posts sobre produtos, e isso positivo, porque exige que a gesto seja mais transparente.

A Novabase tem dois mil colaboradores. Qual o segredo para ter equipas criativas? As pessoas e o seu talento, a inovao e a globalizao. Em relao ao talento, o importante gerir a motivao, porque assim as pessoas so muito mais criativas. Temos o cuidado de encontrar o desafio certo para o potencial de cada um. Tem que ser um desafio estimulante, que no seja s o que a pessoa j saiba fazer, mas tambm no pode ser to difcil que a probabilidade de falhar seja grande. Na inovao, h que levar as pessoas a pensar fora da caixa. A Novabase tem um esprito crtico muito aguado, porque os engenheiros so treinados para isso, o que muitas vezes no bom para deixar emergir ideias. Quanto globalizao, este sector no tem grandes barreiras entrada. Competimos com todas as empresas do Mundo e quem pense s no seu mercado domstico, est a pensar mal.

Preocupa-o a fuga de crebros? Quantos mais crebros estiverem em Portugal, melhor, porque as nossas empresas precisam deles. Mas, como as fronteiras no negcio no existem, termos pessoas muito vlidas pode ser uma vantagem para fazer evoluir a marca de Portugal como pas capaz de produzir talentos e para haver aliados da internacionalizao de empresas portuguesas.

Liderar bem inato ou aprende-se e aperfeioa-se? Todas as pessoas so lderes, porque tm vrios papis. E, nalguns, lideram. H caractersticas que podem nascer connosco e que facilitam assumirmos esse papel, e h outras e acredito que so mais importantes que podem e devem ser aprendidas.

Como por exemplo? A inteligncia emocional. Enquanto o quociente de inteligncia no pode ser desenvolvido porque inato ou, pelo menos, muito impactado pelos primeiros anos de educao , o quociente emocional pode desenvolver-se muito, mesmo na idade adulta. Pode ser o factor de sucesso que distingue os grandes lderes. Trata-se de aprendermos a gerir emoes e a relacionar-nos com as emoes dos outros, de tentar perceber a razo de crticas que nos fazem, ou qual o estado de esprito do outro para comunicar bem com ele, porque seno a mensagem no chega. Um dos dfices grandes do ensino no dotar

as pessoas de uma aprendizagem nesta rea mais cedo. O papel ltimo de um lder desenvolver novos lderes. O bom lder aquele cuja empresa vive sem ele, porque desenvolveu outros lderes que o tornam substituvel. Desafimos a gesto de topo a fazer um curso de teatro, com um encenador, para desenvolver o lado emocional. Em Portugal tambm devia criar-se uma cultura de maior empreendedorismo. O nosso ADN tem ingredientes valiosos no sculo XXI, como a adaptabilidade, a auto-motivao e a capacidade de no desistir, que deviam ser trabalhadas com outras, como a inteligncia emocional e o gosto por arriscar. E h que ser mais tolerante com o fracasso. O sucesso, muitas vezes, vem de pequenos fracassos.

Das könnte Ihnen auch gefallen