Sie sind auf Seite 1von 5

Ano 07 / Nmero 02 BOLETIM CLIMTICO MARO/ABRIL/MAIO (2009) Estado do Rio Grande do Sul Resp.

Tcnica: 80 DISME/INMET e CPPMet/UFPEL

Pelotas, 19 de fevereiro de 2009 TRIMESTRE COM AUMENTO NA CHUVA Introduo No ms de janeiro as precipitaes ficaram abaixo do padro climatolgico em grande parte do Estado, especialmente na Fronteira Oeste, Campanha e nas Misses. Na Zona Sul, Centro, Regio Metropolitana de Porto Alegre, Serra do Nordeste e No Litoral os volumes ficaram acima do padro. As temperaturas mximas ficaram abaixo do padro climatolgico em praticamente todo Estado, e apenas em alguns pontos da Campanha superou ligeiramente a mdia. J as mnimas ficaram acima do padro climatolgico apenas na Zona Sul e na Campanha, superando a mdia climatolgica nas demais regies. Na primeira quinzena de fevereiro as precipitaes ficaram abaixo do padro climatolgico em todo Estado. Condies Climticas Globais de TSM (atual) Neste ltimo ms (Figura 1), a Temperatura da Superfcie do Mar (TSM) no Oceano Pacfico Equatorial Central (a) permaneceu com anomalias negativas. J as anomalias positivas de TSM apresentaram aumento de intensidade especialmente no Oceano Pacifico Sudeste e Sudoeste (b) e no Atlntico Sudoeste junto costa da Argentina (c).

FIGURA 1. Anomalia Mensal de TSM, Janeiro - 2009, Fonte: NOAA-CDC/UFPel-CPPMet.

PROGNSTICO PARA O RIO GRANDE DO SUL Trimestre (Maro/Abril/Maio 2009 ) Frente s tendncias ocenicas esperadas para este prximo trimestre, especialmente os padres associados s anomalias positivas de TSM nas regies subtropicais do Atlntico e Pacifico, espera-se condies atmosfricas que favoream o aumento das chuvas, especialmente em abril e maio. Este trimestre tem por caracterstica marcante apresentar fortes contrastes trmicos, especialmente no final. A anlise detalhada dos modelos estatsticos (CPPMet/UFPel) indicam aumento das precipitaes neste prximo perodo. Para o ms de maro (Figura 2), a tendncia de precipitao mensal dentro do padro em todo o Estado. Em abril (Figura 3) espera-se precipitao mensal pouco acima do padro, especialmente no oeste do Estado. J no ms de maio (Figura 4), a tendncia mostra precipitao mensal pouco acima em praticamente todas as regies. Para este prximo trimestre, comum as temperaturas mnimas apresentarem grandes variaes trmicas, as quais podem ser mais intensas associadas s pequenas anomalias previstas. No ms de maro (Figura 5) os modelos apontam para valores de temperatura mnima mensal pouco abaixo no extremo oeste e dentro do normal para as demais regies. Para os meses de abril e maio (Figuras 6 e 7) a tendncia de temperatura mnima mensal pouco acima do padro, especialmente no oeste e sul. O aumento da temperatura mnima em abril e maio est associado ao possvel aumento da precipitao prevista para este perodo. As temperaturas mximas tambm apresentam variaes associadas ao padro esperado da precipitao. No ms de maro (Figura 8), a temperatura mxima mensal tende a ficar pouco abaixo do padro na metade leste do Estado. No ms de abril (Figura 9), os modelos indicam temperatura mxima mensal pouco abaixo do padro climatolgico no extremo oeste. J para o ms de maio (Figura 10), a maior probabilidade aponta para temperatura mxima mensal pouco abaixo do padro na serra e norte do Estado. Obs: Os valores das isolinhas nas Figuras 2, 3 e 4 correspondem aos valores mdios climatolgicos (mm) e as escalas de cores as classes de anomalias previstas (mm). As Figuras de 5 a 10 representam as mdias climatolgicas das temperaturas mnimas e mximas (C) e suas respectivas anomalias previstas (C). Participantes: Julio Marques CPPMET/UFPEL (jmarques_fmet@ufpel.edu.br) Gilberto Diniz CPPMET/UFPEL (gilberto@ufpel.edu.br) Solismar Dam Prestes - 8 DISME/INMET (solismar.prestes@inmet.gov.br) Flvio Varone 8 DISME/INMET (flavio.varone@inmet.gov.br)

A previso contida nesse boletim baseada no comportamento climtico observado nos ltimos meses, em Modelos Estatsticos de Previso Climtica desenvolvidos para o Rio Grande do Sul e dados obtidos junto ao INMET e NOAA. O uso das informaes contidas nesse boletim de completa responsabilidade do usurio.

Figura 2. Chuva Mdia Climatolgica e Anomalia Prevista Maro/09.

Figura 3. Chuva Mdia Climatolgica e Anomalia Prevista Abril/09.

Figura 4. Chuva Mdia Climatolgica e Anomalia Prevista Maio/09.

Figura 5. Temp. Mnima Mdia Climatolgica e Anomalia Prevista Maro/09.

Figura 6. Temp. Mnima Mdia Climatolgica e Anomalia Prevista Abril/09.

Figura 7. Temp. Mnima Mdia Climatolgica e Anomalia Prevista Maio/09.

Figura 8. Temp. Mxima Mdia Climatolgica e Anomalia Prevista Maro/09.

Figura 9. Temp. Mxima Mdia Climatolgica e Anomalia Prevista Abril/09.

Figura 10. Temp. Mxima Mdia Climatolgica e Anomalia Prevista Maio/09.

Das könnte Ihnen auch gefallen