Sie sind auf Seite 1von 22

Mtodos de Estudo Bblico Marcelo Feltrin

1. Introduo
Qual o seu objetivo de estar nesta sala de MEB?

1.1. Propsito do curso


Capacitar o aluno a estudar e interpretar a Bblia corretamente, com o alvo de aplic-la no seu dia a dia, para si e para seu prximo.

1.2. Objetivos
No final do curso voc ser capaz de: Observar e interpretar vrios trechos da Bblia corretamente;

Aplicar o texto bblico estudado sua vida diria; Usar vrios mtodos de estudos na preparao de estudos ou mensagens; Desenvolver o desejo de estudar as escrituras cada vez mais.

1.3. Livros - sugesto de leitura:


Mtodos de Estudo Bblico Walter Henrichsen (ed.Mundo Cristo). Princpios de Interpretao da Bblia - Walter Henrichsen (ed.Mundo Cristo). Vivendo na Palavra Howard e William Hendricks (ed. Batista Regular). Como Estudar a Bblia James Braga (ed. Vida).

1.4. Razes Bblicas para Estudar a Bblia


Vamos descobrir isto estudando a Bblia. Atravs deste exerccio veremos alguns benefcios que a Bblia traz para os que a estudam.
Texto Dt 17. 17 a 20 Js 1.8 Ed 7. 9,10 Sl 1. 1 a 3 Sl 119. 9 a 11 Jr 15.16 Mt 7.24 a 27 Jo 8. 31 a 32 Jo 15. 7 At 20.32 Cl 3.16 2Tm 3.16 a17 Tt 1.9 Ensino, repreenso, correo e instruo (sempre na Palavra) Apegar-se firmemente (como ensinado) Homem apto e plenamente preparado para toda boa obra Capaz de encorajar Refutar os oponentes Requisito Ter por perto, ler todos os dias, cumprir fielmente Falar, meditar, observar Dedicar-se ao estudo, prtica e ao ensino Medita constantemente na Lei do Senhor Viver de acordo com a Palavra, guard-la no corao comer a palavra Ouvir, praticar Permanecer firme na Palavra Permanecer em Jesus, permanecer na Palavra Ser santificado Benefcio Temer o Senhor, humildade, no se desviar, prolongar reinado (Rei) Prosperar,bem sucedido. Boa mo do Senhor sobre ele Feliz, d fruto no tempo certo, folhas no murcham, prospera no que faz Manter pura a conduta, no pecar contra Deus Alegria e jbilo Vida firmada, segura, resistente as tempestades Conhecer a verdade Pedidos atendidos Edificar e dar herana

Pg 1

Mtodos de Estudo Bblico Marcelo Feltrin

1.5. Por que estudar a Bblia sozinho


No podemos deixar de considerar a conquista realizada na Reforma protestante. Lutero j havia descoberto que Bblia longe do povo causaria corrupo, assim comeou mesmo sendo um monge catlico a ensinar a Bblia e a estudava em suas lnguas originais. Com isto foi formando o conceito de sola scriptura, idia de que as Escrituras so a nica autoridade para o pecador procurar a salvao. Assim comea entender que s a Bblia tem a autoridade verdadeira. Em 31 de outubro de 1517, fixa suas 95 teses na Igreja do castelo de Wittenberg. Em 1518 afirma que a nica autoridade no debate que teria logo a frente no seriam nem ao Papa nem a igreja, mas a Bblia.Cria um sistema de educao elementar para que o povo pudesse aprender a ler a Bblia em alemo At a reforma a Bblia vinha nas suas lnguas originais ou no Latim, lngua dos Romanos. A pregao passa ter o seu valor no culto. A Bblia passa ser acessvel a todo o povo, tendo contribudo fortemente para isso o advento da imprensa de Gutemberg.

1.5.1. Motivaes para o estudo


Para tornar capaz de pensar por si mesmo. Para experimentar a alegria da descoberta pessoal. Para capacitar-se a avaliar os estudos de outros. Para apaixonar-se pelo Autor. Para o seu crescimento espiritual.

1.5.2. Em que MEB me ajudar?


Manejar bem a palavra da verdade (2Tm 2.15) Evitar erros ao aplicar o trecho da Bblia Tirar versculo fora do seu contexto (Jo 16.24 com Tg 4.2,3) Fazer a passagem dizer o que ela no diz. (Mt 4. 6 com Sl 91.11,12) Dando nfase exagerada a questes secundria. (Jo 2. 1 a 11 - vinho em gua.... ficar nos detalhes) Quando estudamos a Bblia para saber o que diz no para fazer o que ela diz. Bblia na mente mas no no corao nem nas atitudes. (Ex. Lc 13.15 hipocrisia Lucas)

1.6. As dimenses da Bblia


A Bblia um livro natural (humano):

Pois nela h ingredientes que comunicam ao homem. Gramtica, estrutura, forma literria. Tudo isto de importncia para o bom estudo. Ela deve ser lida e estuda como Palavra de Deus. Termos que comunicam de forma progressiva as verdade de Deus aos homens.

A Bblia um livro espiritual (divino):

1.7. Doutrinas relacionadas ao estudo bblico


1.7.1. Revelao
A Bblia se apresenta como a verdade revelada de Deus. Revelada = desvendada, como o abrir de uma cortina para ver o que est por detrs. Ela revela a verdade.

1.7.2. Inspirao
Os autores bblicos foram em inpirados na sua escrita para ir aonde Deus queria que fossem e para produzir o que Deus queria que produzissem. Soprado por Deus inspirado ou exalado por Deus. Esse hlito o sopro do Senhor.

Pg 2

Mtodos de Estudo Bblico Marcelo Feltrin

1.7.3. Iluminao
E o ministrio do Esprito Santo, que esclarece as verdades reveladas na Bblia (Jo 16. 12-15). Atitudes que o cristo deve ter para ser iluminado pelo Esprito Santo para entender as Escrituras: Pedir que o ES sonde nossos coraes Sl 139.23,24, Sl 26.2.

Confessar o que necessrio ser confessado Sl 32.5 ; 51.2,7,10,17; 66,18; 1Jo 1.9 Pedir um corao receptivo, sedento e obediente Sl 42.1,2; Pv 23.12; Hb 10.22.

1.8. Mtodos de Estudo Bblico


A Bblia um livro rico em estilos e contedo. Nela encontramos narrativas, profecias, poesia e provrbios, que nos proporcionam vrias alternativas de pesquisa do seu contedo. Por isso, quando vamos preparar um estudo bblico , precisamos determinar, de antemo, qual ser o mtodo que iremos empregar. Sinttico Analtico Tpico Biogrfico O objetivo entender a mensagem do livro bblico como um todo. D uma viso distancia do livro . Como sobrevoar o livro para v-lo como unidade. O objetivo fazer um estudo microscpico da passagem, indo a fundo nos detalhes Escolher um assunto e estudar o que a Bblia diz sobre aquele assunto ou tpico. o estudo onde a vida de um personagem bblico pesquisada, verificando as informaes histricas e o carter da pessoa.

Doutrinrio o estudo de uma determinada doutrina, verificando as informaes em toda a Bblia ou em parte dela, visando encontrar o verdadeiro sentido da mesma na Bblia ou no livro em estudo. Exemplo: A ressurreio dos mortos, eleio, perseverana dos santos, condenao eterna Devocional a leitura inspirativa e prtica da palavra de Deus. Para aplic-la em nosso dia a dia

1.9. Alguns Detalhes a Serem Observados


Escolha o momento e o local adequado. Aqueles onde haver menor interrupo, e portanto maior rendimento. Alm disso, o estudante da Bblia deve munir-se do ferramental adequado: Comentrios
Dicionrios Concordncia Mapas Enciclopdias Livros sobre o contexto cultural Softwares de Bblia Diversas verses da Bblia Caderno para anotaes Computador

Pg 3

Mtodos de Estudo Bblico Marcelo Feltrin

1.10. O Processo
Para se fazer qualquer investigao bblica, necessrio ter uma metodologia de trabalho. Os mtodos so os passos a serem dados na pesquisa; a forma de procedimento para se chegar a um determinado fim. No nosso estudo vamos observar os seguintes passos:

OBSERVAO

INTERPRETAO

APLICAO

1.10.1. Observao
Depois de escolhido a passagem bblica e o mtodo que ser utilizado, inicia-se a primeira etapa que a observao. Nela vamos ler o texto vrias vezes, em vrias verses, fazendo suas anotaes. Para essa etapa, o estudante ir fazer algumas perguntas ao texto at ficar bem familiarizado com a passagem.

1.10.2. Interpretao
Em seguida entra a fase de interpretao, que a etapa intermediria na confeco do estudo. Nela vamos usar as regras de interpretao, tambm chamada de HERMENUTICA. Assim, iremos descobrir o que o autor estava querendo dizer com aquela passagem. A fase de interpretao de fundamental importncia no estudo bblico, pois se ela estiver errada, a aplicao, fatalmente estar tambm errada.

1.10.3. Aplicao
Aps as observaes e correta interpretao do texto, precisamos saber como as verdades e princpios bblicos podem ser aplicados em nossa vidas. O propsito da Bblia no aumentar o nosso conhecimento, mas mudar as nossas vidas, o nosso carter.

1.10.4. Resumo do Processo


A observao procura responder pergunta: Que diz o texto? A interpretao procura descobrir: o que isso significa ? e a aplicao vai procurar responder a questo: E da ?

TEXTO BBLICO

INTERPRETAO CORRETA

APLICAO CORRETA

Pg 4

Mtodos de Estudo Bblico Marcelo Feltrin

2. Observao
Quando lemos um texto bblico, ns no conseguimos extrair dele, todas as riquezas nele contida. s vezes pensamos que a passagem no tem tantas informaes para serem tiradas. Mas, quando lemos comentrios e tambm ouvimos pregaes sobre o texto, ficamos perplexos com o que uma boa pesquisa pode fazer. A observao , portanto, aquela etapa do estudo bblico onde vamos gastar tempo para trazer tona todos os detalhes nele contido. O propsito que o estudante fique permeado com o contedo da passagem, e com isso tenha subsdios para as demais etapas da anlise textual. A Observao o alicerce do estudo.

2.1. Pr-Requisitos
Toda pesquisa exige interesse por parte do pesquisador para que ela tenha sucesso. Alm disso, os esforo e a perseverana durante o processo so fundamentais para se chegar ao objetivo. Muitas descobertas foram feitas quando os pesquisadores j estavam no limite. Aliada perseverana temos a pacincia. Um bom estudo bblico, preparado com ordem e fidelidade ao texto, exige pacincia, pois os resultados nunca surgem em questo de minutos, principalmente quando no conseguimos descobrir alguma detalhes do texto. Tambm fundamental que o estudante v registrando todas as suas informaes num caderno. Essas anotaes sero importantes para a formatao do estudo bblico. Cuidado com anotaes em folhas soltas, pois comum, com o passar do tempo, elas sumirem, perdendo assim informaes importantes. O contedo de suas informaes sero, posteriormente, averiguadas quanto sua veracidade. Assim, anote tudo aquilo que vem sua mente

2.2. Como ler o texto


Durante a Obsevao fundamental que o estudante: d ateno completa ao que se est vendo;
esteja mentalmente alerta e concentrado;

A pressa uma grande inimiga da boa Observao. Assim sendo, deve-se:


Ler a passagem cuidadosamente; Ler repetidamente; Ler pensativamente concentrando-se no que se est lendo; Ler pacientemente; Ler orando; Ler imaginativamente;

2.3. Perguntas usadas na Observao


Quem ? quem est falando e quem so os ouvintes? Quem so os personagens envolvidos? Anote

todos os personagens envolvidos na cena.


O que ? o que est acontecendo? O que cada personagem est falando, fazendo? O que acontece

antes e depois do evento?

Onde ? descreva o local da ao. Onde est o autor ao escrever, e onde esto os destinatrios. H

locais geogrficos que devem ser identificados ?


Quando? Quando estes eventos esto acontecendo? O momento significante? Em que ponto da

histria esto ocorrendo?

Por que ? Descubra fatos que motivaram o acontecimento ou a histria, o motivo ou propsito do autor

ou do personagem central.
Como ? De que forma os acontecimentos se desenrolaram: rapidamente; vagarosamente; por mos

humanas; por um milagre.

Pg 5

Mtodos de Estudo Bblico Marcelo Feltrin Exerccio: Observar um texto bblico, sem interpretao e sem aplicao. Mc 2. 13 a 17

Pergunta
Quem ?

Observaes
Jesus, multido, Levi, discpulos, escribas/fariseus, publicanos/pecadores (amigos Levi)

O que ?

Jesus est ensinando, Levi est trabalhando, Jesus percebe Levi, Jesus toma iniciativa de falar com Levi, Levi obedece, refeio na casa de Levi, escribas/fariseus observam o que est acontecendo, pessoas comentando/julgando o que est acontecendo, Jesus atento aos comentrios, Jesus aproveitando a situao para ensinar um conceito importante

Onde ?

2 locais distintos: Beira-mar (mar da Galilia), casa de Levi

Quando ?

Incio do ministrio de Jesus (grupo dos 12 ainda no estava completo). Jesus j era famoso (j tinha multido seguindo)

Por que ?

Como ?

Pg 6

Mtodos de Estudo Bblico Marcelo Feltrin

2.4. Estrutura Literria


Quando vamos estudar um texto bblico, o primeiro passo a ser tomado verificar qual a forma literria, qual o modo pelo qual o autor expressa as verdades de Deus. A determinao desse item ir facilitar muito o entendimento do mesmo, pois cada gnero literrio tem suas regras de interpretao. Algumas formas literrias: Narrativa Gnesis, Exodo
Didtica, Ensino Sermo do Monte, Rm 5.12-21 Admoestao ou Exortao - Carta de Glatas Poesia Livros como Salmos, Provrbios, dentro de poesia = Linguagem figurada (Ex: Salmos 34.15: Os olhos do SENHOR ....e os seus ouvidos Natureza emocional . Paralelismo (muito comum na na poesia judaica) Parbola Jesus nos Evangelhos Profecia Daniel Historia Josu, Sabedoria Provrbios, Tiago Epistolar Cartas de Paulo Apocalptica

2.4.1. Atmosfera
Alm da estrutura literria, importante tambm notar a atmosfera da passagem, o clima que permeia o texto. Alguns exemplos: Desespero,Urgncia, Alegria, Exortao, Humildade, Gratido, Tristeza, Ansiedade, Surpresa, Medo, Segurana, Confiana. Exerccio:

Passagem
At 9.1-9 At 16.35-40 Gl 2.11-15 Rm 1.8-15 Sl 64.1-10 Lc 7.11-17 1Co 3.1-9 Espanto

Atmosfera
Narrativa Narrativa Epistolar Epistolar Poesia Narrativa Epistolar

Estrutura Literria

Indignao (Paulo); temor (oficiais) Exortao Gratido, saudades Medo + Segurana Tristeza, Temor Exortao

Pg 7

Mtodos de Estudo Bblico Marcelo Feltrin

2.4.2. Palavras chaves


So palavras que ao serem definidas abrem ao observador, um entendimento mais exato da passagem. Exemplo: Aliana (gr: diatheke) = um contrato celebrado entre duas pessoas onde o contratante estabelece as clusulas e condies a serem aceitas pelo contratado. Hb 12.24 , Jesus o mediador desta nova aliana, uma aliana entre Deus e o homem. Esta aliana dada por iniciativa de Deus e as bnos dela resultantes, podero ser desfrutadas por todos quanto queiram fazer parte desta aliana.

2.4.2.1. A Importncia do contexto


O significado de uma mesma palavra pode ser diferente em funo do contexto. Veja por exemplo a palavra casa nestes textos: 1Pd. 2.5 se refere a Igreja, no feita de tijolo, cimento, etc...
Gn 7.1 no igreja, nem tijolo, mas sim a famlia. 2Sm 7.1-6 refere-se ao Templo

2.4.2.2. Sentido
Uma palavra tambm pode ser usada no sentido literal ou figurado Literal = Ex. 12.46 carne, ossos, l.
Figurado = Joo 1.36 cordeiro de Deus; (outros exemplos: Eu sou o po da vida, eu sou a porta, ...)

2.4.2.3. Tempos Verbais:


H sempre um problema nesta parte, pois ser que a traduo foi realizada da forma adequada ? No tempos verbais como aoristo, hipphil, pual, etc. Ser que tenho que ser um versado nas lnguas originais ? bom seria mas podemos confiar na fidelidade de nossa tradues, que so de uma qualidade considervel. Quanto ao verbo devemos estar atento se : transmitem uma ordem, desejo, algo que j foi consumado no passado, algo do presente, algo que ocorrer no futuro. Em que pessoa est: 1, 2, 3, se est no singular ou plural.... Rm 8.2 me libertou uma ao no passado, no algo que ir acontecer ou que continua a acontecer. Exerccio em Classe sobre palavras: Texto de Marcos 2.13 a 17

Classificao
v.13 Ensinava

Definio
Sabemos que o ensino pode ser feito discursivamente.

v.14 -

v.15 Discpulos

Eram aqueles que seguiam Jesus e seus ensinamentos

v.16 -

v.17-

Pg 8

Mtodos de Estudo Bblico Marcelo Feltrin

2.4.3. Leis de composio :


Todas as passagens ou livro pressupe uma unidade literria geral (narrativa, poesia, didtica,etc..), porm voc poder encontrar vrios princpios especficos de estruturas literria. Algumas Leis :
Comparao: mostra a semelhana entre coisas, pessoas, idias, etc... Sl 1. 3,4 Hb 4.12

Contraste: mostra a diferena entre coisa, pessoas, idias,etc... Sl 1 Gl 5. 19- 23

Repetio: usando mesmos trechos, idias, frases... Mt 5. 3 a 11

Causa - efeito: a progresso da causa para o efeito... Rm 1. 18 a 32

Efeito - Causa: a progresso do efeito para a causa.... 1Jo 4.7 e 8

Resumo: um sumrio das idias principais... Js 12

Paradoxo: uma aparente contradio.... Mt 11.30

2.4.4. A estrutura do Texto


Todo texto tem sua organizao, e o texto bblico no diferente. Um texto pode ser dividido em partes, e estas partes menores podem ser estruturadas de maneira a representar melhor a linha de pensamento do autor, formando um esqueleto do texto. Este esboo muitas vezes facilita a preparao de um estudo. Porm, nem sempre. Por exemplo, nas narrativas, o esboo no traz uma ajuda significativa. Importante: h vrias maneiras de visualizar o texto. No se frustre pensando que tem que descobrir O ESBOO.

Pg 9

Mtodos de Estudo Bblico Marcelo Feltrin

2.4.4.1. Atos 1. 8
Como reescreveramos o texto ..... 8 mas recebereis poder, ao descer sobre vs o Esprito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalm como em toda a Judia e Samaria e at aos confins da terra.

2.4.4.2. Rm 8.35 a 39
35 Quem nos separar do amor de Cristo? Ser tribulao, ou angstia, ou perseguio, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? 36 Como est escrito: Por amor de ti, somos entregues morte o dia todo, fomos considerados como ovelhas para o matadouro. 37 Em todas estas coisas, porm, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. 38 Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poder separar-nos do amor de Deus, que est em Cristo Jesus, nosso Senhor.

Pg 10

Mtodos de Estudo Bblico Marcelo Feltrin

3. Interpretao
A Bblia o livro mais lido e o mais estudado em todo o mundo. Nela encontramos histrias, poesias, provrbios e profecias. Algumas partes so fceis de entender, outras exigem um maior exerccio para saber o real significado da passagem. Infelizmente, por negligenciar a importncia da pesquisa, muitas pessoas a interpretam erroneamente. Interpretao, ou Hermenutica, a arte ou cincia de explicar o significado do que foi ou est sendo observado. Responde pergunta: o que isto que dizer ?. A origem da palavra vem de Hermes, deus da mitologia grega, responsvel em transmitir e interpretar a comunicao dos deuses a seus desafortunados destinatrios. Significa "declarar", "anunciar", "interpretar", "esclarecer" e, por ltimo, "traduzir". Significa que alguma coisa "tornada compreensvel" ou "levada compreenso". Para que cheguemos a um sentido mais exato do texto, precisamos usar as ferramentas corretas de interpretao. Assim, o curso tem como propsito apresentar aos alunos as regras fundamentais de interpretao da Bblia, para que, atravs delas, eles possam encontrar o sentido correto de uma passagem das Escrituras, visando aplic-la na sua vida e tambm compartilh-la com os outros. O objetivo principal da interpretao bblica descobrir o sentido correto do texto na poca em que ele foi escrito, com vistas aplicao correta. Para isso, precisamos transpor as barreiras colocadas pelo tempo e a distncia entre os autores bblicos e ns. At 8. 26 a 40 Atos 8. 5 Filipe, descendo cidade de Samaria, anunciava-lhes a Cristo.6 As multides atendiam, unnimes, s coisas que Filipe dizia, ouvindo-as e vendo os sinais que ele operava.7 Pois os espritos imundos de muitos possessos saam gritando em alta voz; e muitos paralticos e coxos foram curados.8 E houve grande alegria naquela cidade. 12 Quando, porm, deram crdito a Filipe, que os evangelizava a respeito do reino de Deus e do nome de Jesus Cristo, iam sendo batizados, assim homens como mulheres. 26 Um anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: Dispe-te e vai para o lado do Sul, no caminho que desce de Jerusalm a Gaza; este se acha deserto. Ele se levantou e foi.27 Eis que um etope, eunuco, alto oficial de Candace, rainha dos etopes, o qual era superintendente de todo o seu tesouro, que viera adorar em Jerusalm,28 estava de volta e, assentado no seu carro, vinha lendo o profeta Isaas.29 Ento, disse o Esprito a Filipe: Aproxima-te desse carro e acompanha-o.30 Correndo Filipe, ouviu-o ler o profeta Isaas e perguntou: Compreendes o que vens lendo?31 Ele respondeu: Como poderei entender, se algum no me explicar? E convidou Filipe a subir e a sentar-se junto a ele.32 Ora, a passagem da Escritura que estava lendo era esta: Foi levado como ovelha ao matadouro; e, como um cordeiro mudo perante o seu tosquiador, assim ele no abriu a boca.33 Na sua humilhao, lhe negaram justia; quem lhe poder descrever a gerao? Porque da terra a sua vida tirada.34 Ento, o eunuco disse a Filipe: Peo-te que me expliques a quem se refere o profeta. Fala de si mesmo ou de algum outro? Havia uma barreira , histrica, cultural, social, .....

3.1. O que gera interpretaes erradas


Aceitao de uma explicao sem investigao Influncia de programas e livros evanglicos. Colocao da experincia pessoal acima das Escrituras. Falta de conhecimento do contexto histrico-cultural. Falta de conhecimento e aplicao de regras de interpretao. Falta de conhecimento da revelao progressiva de Deus. Falta de investimentos em livros de pesquisas.

Pg 11

Mtodos de Estudo Bblico Marcelo Feltrin

3.2. Barreiras a serem removidas


A Bblia foi clara, e no complicada, para os leitores originais. Mas somos separados do contexto deles por vrios sculos, pela cultura, pela lngua e pela histria. Sem princpios para nos orientar nessa tarefa, podemos ficar perdidos no caminho de volta para o significado original do texto. Por isso, necessrio conhecer bem os princpios de interpretao da Bblia. Existem diversos tipos de barreira que nos separam do ambiente dos autores do texto original, e portanto precisam ser transpostas para que possamos fazer a interpretao correta.

3.2.1. Barreiras da Linguagem


Quando estudamos uma lngua estrangeira sabemos que s ter a traduo da palavra no suficiente. Temos que aprender a disposio mental, a cultura, a viso de mundo daqueles que falam a lngua. Os escritos originais do Antigo Testamento foram escritos em hebraico, e uma pequena parte em aramaico. J o Novo Testamento foi escrito em grego koin, sendo que muitas palavras aparecem apenas uma vez na Bblia, tornando o trabalho de traduo muito rduo. A primeira verso em Portugus, feita por Joo Ferreira de Almeida, j sofreu inmeras alteraes. Nos ltimos anos a arqueologia tem descoberto manuscritos que tm colaborado no trabalho de busca do texto original. O bom interprete aquele que leva este detalhe em considerao. Os comentrios, muitos em Portugus, nos apresentam estudos de palavras que, certamente, nos daro uma maior compreenso do sentido que o autor original queria dar ao texto. Fazer uma interpretao baseada apenas na traduo da Bblia em Portugus, sem nenhum outro critrio de investigao, poder resultar em uma verdadeira catstrofe teolgica, partircularmente se o estudo em questo for doutrinrio.

3.2.2. Barreiras culturais


A Bblia o produto e a apresentao de culturas que so dramaticamente diferentes da nossa. Ela comeou a ser escrita aproximadamente 1450 anos antes de Cristo. Por volta do ano 400 a.C. foi escrito o ltimo livro do Velho Testamento Malaquias. J o Novo Testamento teve o seu primeiro livro escrito por volta do ano de 45 e o ltimo, perto do ano 90 depois de Cristo. Sendo assim, o leitor da Bblia deve estar ciente de que se trata de um documento antigo, escrito em pocas especficas, com propsitos especficos e para grupos especficos. No podemos deixar esse detalhe de lado. Para termos uma viso exata do que ocorreu temos que tentar reconstruir o contexto cultural nas reas da comunicao, transporte, comrcio, agricultura, profisses, religio, etc... Sugesto: livro A vida diria nos tempos de Jesus . Ed. Vida Nova.

3.2.3. Barreiras de comunicao


Comunicar uma arte. No nosso caso, temos um ser perfeito se comunicando com um imperfeito, um ser infinito se comunicando com um finito, o que traz algumas dificuldades naturais. Exemplo de barreira: Pv 22.28: No removas os marcos antigos que puseram teus pais. Possveis respostas: 1. No efetuar mudanas na forma como sempre fizemos as coisas. 2. No furtar 3. No remover os marcos que orientam os viajantes de cidade para cidade. 4. Nenhum dos casos acima Lembre-se no o que o texto significa para voc , mas sim o que o texto significa para seu autor e para seu primeiro publico. Nesta caso o marco se refere a um poste que indicava o fim da propriedade de certa pessoa e o comeo da do seu vizinho.Sem as tcnicas modernas de agrimensura, era uma coisa relativamente fcil aumentar a rea da gleba mudando os marcos. Assim o objetivo dar significado aos detalhes observados e descobrir os propsitos do texto sendo estudado.

Pg 12

Mtodos de Estudo Bblico Marcelo Feltrin

Na OBSERVAO escavamos; na INTERPRETAO construmos.

A qualidade da sua interpretao est embasada na qualidade de sua fundao. Se a observao no for bem feita a construo ser prejudicada.

3.3. Diferenas de Gnero Literrio


Os gneros literrios da Bblia so bem diversos exigindo uma abordagem diversificada. No h como ler o livro de Cantares com a mesmo lgica com que lemos Romanos.

3.3.1. Narrativa
Devemos estar atentos para evitar alguns perigos na sua interpretao: Alegorizao, espiritualizao.
Interpretao meramente histrica. Ignorar a audincia original e pular par o N.T. Explorar textos paralelos sem desenvolver o contexto.

3.3.2. Poesia
A poesia hebraica difere da nossa, por que no depende de rima ou ritmo. O fator principal seu paralelismo de pensamento. As idias de uma linha se equilibram com as da seguinte. O paralelismo sinonmico ocorre quando o pensamento da primeira linha est de acordo com o da segunda (J 9.11). O paralelismo antittico ocorre quando o pensamento da segunda linha contrasta com o da primeira (J 16.4,5). O paralelismo sinttico o arranjo que faz a segunda linha melhorar ou completar o pensamento da primeira. (J 11.18) [O homem que no se deu por vencido, Edies Luz do Evangelho, 1980] Requisitos bsicos: Identificar o tipo de Salmo.
Identificar as figuras de linguagem. Estudar o contexto histrico do Salmo e ler a introduo do mesmo. Descobrir a idia central do Salmo e expressar esta idia numa afirmao concisa e clara.

3.3.3. Interpretao de Provrbios


Reconhecer as particularidades do gnero literrio de Provrbios. Determinar se o

excees.

princpio que est sendo ensinado, uma promessa ou um princpio geral que admite

Correlacionar o princpio com outros textos e exemplos bblicos, especialmente amarrando o princpio com

alguma verdade do N.T., se for possvel. em termos prticos e contextuais.

Determinar os pontos de contato entre o princpio e o nosso mundo e a nossa cultura, para poder aplicar o texto

As mximas de Provrbios no so promessas absolutas, mas princpios gerais baseadas na observao cuidadosa da experincia humana. - Hill e Walton Muitas das mximas proverbiais devem ser reconhecidas como diretrizes gerais, no como observaes absolutas; no so promessas couraadas. - Buzzel

Pg 13

Mtodos de Estudo Bblico Marcelo Feltrin

3.3.4. Interpretao de profecias


A interpretao de profecias uma tarefa rdua. Na Bblia encontramos profecias que j se cumpriram e muitas outras que iro se cumprir. Para interpretarmos as profecias, precisamos da atuao do Esprito Santo. Alm disso precisamos pesquisar bem os comentrios e tambm fazer pesquisas sobre a profecia. No decorrer da histria, muitos estudiosos j trabalharam em cima do assunto e, mesmo assim, a escatologia atual apresenta muitos segmentos distintos. Observao: a palavra escatologia vem do grego eskatos + logia = o estudo das ltimas coisas, dos ltimos acontecimentos. H entre os cristos, muitas opinies diferentes em relao aos acontecimentos futuros. Elas dizem respeito principalmente com relao tribulao e ao milnio.

3.4. Princpios Gerais da Interpretao ou Hemenutica


3.4.1. Dar prioridade s lnguas originais.
Podemos entender as escrituras sem as lnguas originais, mas quando se trata de formular doutrinas, importante o conhecimento dos originais. Voc pode pensar: se no sei as lnguas originais ento no posso preparar um estudo bblico. Pode sim. Podemos lanar mo de vrias ferramentas.

Recurso
Atlas Dicionrios Bblicos Manuais Bblicos Comentrios Textos interlineares

Descrio
Mapas que mostram lugares mencionados no texto

use-o para superar


Barreira geogrfica

Explicam origem, significado e uso Barreira lingstica de palavras e termos chave no texto Apresentam informaes teis sobre Barreiras culturais assuntos do texto Apresentam o estudo bblico de um erudito bblico Barreiras Culturais, Lingsticas e literria

Tradues com o texto grego ou Barreiras lingsticas hebraico posicionado entre as linhas para comparao

3.4.2. Principio da acomodao da Revelao


A Bblia a verdade de Deus adaptada mente humana para sua melhor assimilao. Os termos so feitos de tal forma que o homem possa entender. Ex: Sl 32.4 a mo do Senhor Deus no tem mo...(mais a frente iremos falar um pouco sobre figuras de linguagem).

3.4.3. Principio da Revelao Progressiva


No decorrer da histria humana Deus foi se revelando aos homens. Essa revelao foi de forma progressiva. Os costumes, as prticas e o contedo da revelao de Deus de cada poca devem ser levadas em considerao quando vamos interpretar a Bblia. No podemos jogar o ensino do Novo Testamento no Antigo Testamento, e nem inserir o Antigo Testamento no Novo. Cada qual deve ser interpretado dentro da poca em que foi escrito.

3.4.4. Principio de preferncia pela interpretao de uma passagem mais clara.


Uma passagem mais clara deve ter a preferncia frente a uma que esteja com certas dificuldades.

Pg 14

Mtodos de Estudo Bblico Marcelo Feltrin

3.5. Regras gerais de interpretao


3.5.1. A Bblia interpreta a Bblia.
A Bblia o seu prprio (e melhor) intrprete. A Bblia no se contradiz. Porque Deus o Autor da Blia, sua mensagem est em completa harmonia e concordncia. O signficado de uma passagem tem que ser considerado com todos os outros ensinos da Bblia. Assim entra em cena o principio de preferncia pela interpretao da passagem mais clara. Alguns textos bblicos so explicados na prpria seqncia do relato, como no caso da parbola do semeador (Marcos 4.1-20) e nas revelaes do Senhor no livro de Daniel. Em muitos textos do Velho Testamento, quando analisados luz do Novo Testamento, passamos a entender o que o autor estava querendo transmitir.

3.5.2. Literalidade na interpretao.


A Bblia literatura como qualquer outro livro e consequentemente, suas palavras devem ser entendidas de forma literal (a menos que o autor esteja usando uma figura de linguagem). Exemplo: Mt 14.13- 21 5mil.....
Nm 16. 31 e 32 engoliu

3.5.3. Interpretar gramaticalmente


As palavras das Escrituras devem ser interpretadas no seu sentido natural, literal de acordo com as regras comuns da gramtica: Uma palavra tem somente um sentido literal quando usada em uma sentena.
O sentido de uma palavra ligada sentena por meio de regras gramaticais. O sentido da palavra deve ser derivado do seu contexto.

Exemplos: F Gl 1.23
F - Rm 14.23

3.5.4. Interpretar historicamente


A Bblia foi escrita (completa) h 2 mil anos. E um registro histrico de eventos de fatos que aconteceram. Desde que a Bblia originou-se em um contexto histrico, s pode ser compreendida luz da histria bblica. Ekklesia - igreja, assemblia, congregao. O conceito gramatical: a palavra que traduzida por igreja ekklesia, que composta da preposio ek (de, de dentro de), mais klesia, que chamados. A palavra ento tem o sentido de chamados de dentro de ou chamados para fora. O conceito cultural: a palavra significava assemblia. As reunies que eram feitas pela liderana da cidade, eram feitas fora da porta da cidade. As pessoas eram convocadas para se reunirem s portas da cidade, do lado de fora. Por qu se reuniam ali, a reunio era chamada de chamados para fora, mas o conceito era de assemblia. O conceito cristo: Jesus quando usou esta figura que lhes era familiar estava tomando emprestada a figura para dizer que Ele convocaria esta assemblia para fora do sistema mundano e com estas pessoas se reuniria.

3.5.5. Interprete a experincia pessoal luz das Escrituras.


Muitas pessoas tm experincias com Deus e injetam a experincia em algum texto bblico. Exemplos mais comuns so: cura de enfermidades, converso, provaes, livramentos etc. A experincia dos personagens bblicos no sero, necessariamente, as nossas experincias.

3.5.6. Os exemplos bblicos s tem autoridade quando amparados por uma ordem.
Marcos 1.35 xodo 3.10 Gnesis 22.2

Pg 15

Mtodos de Estudo Bblico Marcelo Feltrin

3.6. Figuras de Linguagem


A figura de linguagem uma forma de expresso em que as palavras usadas comunicam um sentido no literal ou anormal. uma representao legtima que pretende comunicar mais clara e graficamente uma idia literal. O texto bblico repleto de figuras de linguagem. Uma figura de linguagem serve para dar vida e cor a uma passagem, para chamar a ateno, para tornar idias abstratas mais completas, para ajudar a guardar informaes, para abreviar uma idia, e para encorajar reflexo, ponderao. Muitas interpretaes erradas so geradas quando as figuras de linguagem no so corretamente identificadas. Por causa disso fundamental que cada aluno estude o quadro que vem a seguir e procure ler os versculos relacionados a cada figura de linguagem.

Pg 16

Mtodos de Estudo Bblico Marcelo Feltrin

Figura
Metfora

Caracterstica
Uma semelhana entre dois objetos ou fatos,caracterizando-se um com o que prprio do outro. A metfora uma comparao mais forte que o smile, pelo fato de que h equivalncia direta posta entre os dois objetos.

Passagens
Joo 15:1 Jeremias 50:6 Mateus 5:13 Joo 10.9 Joo 14.6

Sindoque

tomar a parte pelo todo ou o todo pela parte,o plural pelo singular, o Salmo 16:9 gnero pela espcie, ou vice-versa. Ela trata mais de idias e Gnesis 6:12 conceitos. Atos 24.5 a personificao das coisas inanimadas, atribuindo-se-lhes os feitos Isaas 55:12 e aes das pessoas. Salmo 85:10-11 a expresso do contrrio do que se quer dizer, porm sempre de tal 1 Reis 18:27 modo que se faz ressaltar o sentido verdadeiro. J 12:2 um exagero para dar nfase, representando uma coisa com muito maior ou menor grau do que em realidade , para apresent-la viva imaginao. Nmeros 13:33 Deuteronmio 1:28 Joo 21:25 Mateus 5.29-30 Joo 6:51-65 Salmo 80:8-13 2 Reis 14:9 Juizes 14:14 Joo 3:14 Mateus 12:40

Prosopopia

Ironia

Hiprbole

Alegoria

uma fico em que se admite um sentido literal, exigindo, todavia, uma interpretao figurada. So vrias metforas unidas. Uma alegoria histrica. Um tipo de alegoria, porm sua soluo difcil e abstrata Uma classe de metfora que no consiste meramente em palavras, mas em fatos, pessoas ou objetos que designam fatos semelhantes, pessoas ou objetos no porvir. prefigurativo.

Fbula Enigma Tipo

Smbolo

uma espcie de tipo pelo qual se representa alguma coisa ou algum 2 Reis 13:14-19 fato por meio de outra coisa ou fato familiar que se considera a propsito para servir de semelhana ou representao. ilustrativo.Batismo e Ceia. uma espcie de alegoria apresentada sob forma de uma narrao, Mateus 13:3-8 relatando fatos naturais ou acontecimentos possveis, sempre com o Lucas 15 objetivo de declarar ou ilustrar uma ou vrias verdades importantes. Lucas 18:10-14 um smile ampliado uma comparao expressa pelas palavras semelhante ou como. A nfase recai sobre algum ponto de similaridade entre duas idias, grupos, aes, etc. uma figura usada pelo orador, no discurso.Consiste em interromplo subitamente, para dirigir a palavra, ou invocar alguma pessoa ou coisa, presente, ausente, real ou imaginria. 1Pedro 1:24 Salmo 1:3,4 Jeremias 47:6 Salmo 114:5-8 Isaas 14:9-32 Deuteronmio 32:1 Mateus 7:13-14

Parbola

Smile

Apstrofe

Anttese

Incluso, na mesma frase, de duas palavras, ou dois pensamentos,

Pg 17

Mtodos de Estudo Bblico Marcelo Feltrin

Figura

Caracterstica
que fazem contraste um com o outro.

Passagens
Mateus 7:17-18

Provrbio

um dito comum, popular. Os provrbios do Antigo Testamento esto Lucas 4:23 redigidos em sua maior parte em forma potica, consistentes em dois Marcos 6:4 paralelismos, que geralmente so sinnimos, antitticos ou sintticos. 2 Pedro 2:22 uma parbola condensada, um dito conciso que comunica uma verdade de uma forma estimulante. De para (contra) + doxa (opinio). Uma declarao oposta opinio comum, que parece absurda, porm, quando estudada, torna-se correta e bem fundamentada atribuir caractersticas humanas a coisas, idias ou animais Mateus 23:24 Mateus 19:24 2Corntios 12:10 Gnesis 4.10 Nmeros 22.30 Salmo 91.4 Gnesis 6:6 Salmo 8:3 2 Crnicas 16:9 Atos 7:60 Gnesis 4:1 1 Tes 4:13-15

Paradoxo

Personificao

Zoomorfismo Antropopatismo

atribuir caractersticas animais a homens ou a Deus. atribuir sentimentos humanos a Deus.

Antropomorfismo atribuir caractersticas humanas a Deus.

Eufemismo

suavizar a expresso duma idia substituindo a palavra ou expresso prpria por outra mais

3.7. Cinco passos para a Interpretao Bblica


5 Cs da interpretao bblica: Contedo Contexto Comparao Consulta- Concluso

3.7.1. Contedo
ele. Faa uma proposio com o contedo do texto. Olhando para o texto qual seria a melhor resposta para

3.7.2. Contexto
O contexto formado pelos versculos e captulos que cercam o trecho. Examinar esse material nos ajuda a entender melhor o texto. Cada passagem deve ser entendida dentro do cenrio mais amplo. Lembre-se: a Bblia interpreta a prpria Bblia.

3.7.3. Comparao
A idia aqui comparar o seu trecho com outras partes da Bblia (fora do contexto). Compare com outros versos que tratam do mesmo assunto. Leitura em outras verses pode ajudar: BLH, NVI, RA, RC, BJ,

3.7.4. Consulta
Consulte outros livros: Comentrios, Dicionrios, Livros de Teologia, Atlas, Manual. Este passo s deve ser

Pg 18

Mtodos de Estudo Bblico Marcelo Feltrin tomado depois de se ter realizado os passos anteriores. Lembrar que os autores so homens, e pode haver discordncias teolgicas.

3.7.5. Concluso
Tendo estudado o contexto, outras passagens e consultado livros, chegou a hora de escrever a concluso.

3.8. Cuidados na Interpretao


3.8.1. M leitura do texto
Jesus diz ..... Jo 14.6 eu sou o caminho, no eu sou um caminho. O dinheiro mal 1Tm 6.10 , o amor ao dinheiro que mal. Sl 37 .4 onde est a nfase ? Todas as Religies levam a Deus. At 4.12

3.8.2. Distoro do texto


Fazer o texto dizer o que no diz. Que h trechos difceis nas escrituras sabido, mas interpret-los de forma errnea isto algo srio.

3.8.3. Contradizer o Texto


Contradizer at pior que distorcer. Gn 3.1a 4 certo que no morrereis.... Deus tinha j falado que morreria...

3.8.4. Subjetivismo
Muitos cristos toleram uma forma de misticismo ao lerem as escrituras, violando cada principio de razo e bom senso. No h nada de errado em uma reao emocional Palavra de Deus, mas o significado do texto est no prprio texto, e no em sentimentos. Muitos crem que f significa respirar fundo, fechar os olhos e crer naquilo que l no fundo, sabemos ser absolutamente inacreditvel.

3.8.5. Relativismo
Alguns crem que a Bblia mudar seu significado dependendo da poca. O texto significa uma coisa quando foi escrito e hoje significa outra. Ele relativo. Ex. a Ressurreio de Cristo no foi corprea foi espiritual, no importa que Jesus ressuscitou fisicamente mas sim que ele viva em seu corao....

3.8.6. Confiana Excessiva


A soberba precede a runa. (confira tambm 1Co 8.1). Nunca podemos dizer: j sou conhecedor das Escrituras...Sei tudo sobre este assunto... Precisamos entender que ns talvez no tenhamos uma concluso sobre determina texto, mas o Senhor no se enganou, nem mesmo est confuso.

Pg 19

Mtodos de Estudo Bblico Marcelo Feltrin

4. APLICAO
Definio: Praticar na vida crist diria o que foi estudado. transformar conceitos em prtica. Um estudo bblico perde o seu objetivo se no chegar at o ponto de ser convenientemente aplicado. Aplicao responde pergunta: Como isto funciona ? Propsito: O propsito primrio das escrituras mudar as nossas vidas, no aumentar o nosso conhecimento. Passagens que reforam essa idia :
Js 1.8 1Sm 15.22 Ed 7.9,10 Sl 119 Ml 2.7-9 2Cr 36.14-21 Mt 23.2-3 Jo 14.15-21 2Tm 3.16.17 Tg 1.22-25 1Jo2.3-6

Lembre-se: A aplicao o ponto final de um longo trabalho


A aplicao o prmio final do seu estudo bblico A aplicao o processo de elaborao que transforma conceito em prtica.

4.1. Auto avaliao


Para aplicarmos as escrituras, primeiro a mudana tem e deve comear em ns mesmos. No podemos agir como se a Palavra s servisse para os outros: fulano precisava tanto ouvir isto.... Assim uma auto-avaliao de pontos fortes e fracos importante para se determinar as reas onde devemos concentrar nossa ateno.

reas Fortes
Qualidades

reas Fracas
Onde posso melhorar

4.2. Substitutos da Aplicao


H um perigo inerente ao estudo bblico: levar o aluno a um processo intelectualmente fascinante, mas espiritualmente frustrante, onde o estudante at se entusiasma com a verdade, mas no experimenta mudana de vida. Existem alguns substitutos que podem ocupar o lugar da aplicao. Alguns exemplos:

4.2.1. Substituir a aplicao por interpretao.


O Sermo ou estudo que termina com Que o Senhor abenoe seu corao com essa verdade. Pois que aplicao esta.... Ex. Tg 4.17

4.2.2. Substituir mudana substancial por obedincia superficial


Quando sondamos reas de nossa vida frente a uma determinada aplicao e deixamos de lado justamente reas onde estamos em falta. Ex. vendedor que honesto com mulher, filhos, mas no totalmente com seus clientes.

Pg 20

Mtodos de Estudo Bblico Marcelo Feltrin

4.2.3. Substituir arrependimento por racionalizaes


No momento em que a verdade comea a incomodar procuramos desculpas para nos defender. Ex. Vendendor desonesto: Fao isto pois meus concorrentes no so cristos e tambm fazem. Se eu no fizer seria concorrncia desleal.

4.2.4. Substituir decises volitivas por experincias emocionais.


Aquela experincia tpica de domingo ou final de acampamento, retiro, onde so feitos compromissos, derramam-se lagrimas, etc. mas em poucos dias tudo esquecido e no se produz nenhuma verdadeira transformao.

4.3. Os 4 passos na Aplicao


4.3.1. Conhecer
Conhecer o texto: ou seja, realizar a observao e a interpretao de forma exaustiva. H apenas uma interpretao e vrias aplicaes. Isto nos d segurana que aquelo que estudamos no ser mudado amanh. Alm de conhecer o texto, precisamos conhecer tambm a ns mesmos. Por isso a importncia de se fazer uma auto-avaliao.

4.3.2. Relacionar
Tendo conhecimento do texto e da nossa realidade, devemos relacionar a Palavra de Deus com a nossa prpria experincia. Na verdade, entende-se melhor o cristianismo como sendo uma srie de novos relacionamentos. O padro bblico para isso II Corntios 5:17: E assim, se algum est em Cristo, nova critatura: as coisas antigas j passaram; eis que se fizeram novas.

4.3.3. Meditar
A verdadeira meditao ponderar a verdade, com vistas a deixar que ela auxilie e reajuste nossas vidas. No significa uma ginstica mental que procura esvaziar a mente, mas entrelaar as Escrituras no tecido da vida diria. Confira Josu 1.8 e Salmo 1.1-2.

4.3.4. Praticar
O objetivo do estudo bblico a prtica da verdade. Devemos nos perguntar: Existe alguma rea da minha vida onde esta verdade se faz necessria ?. E a seguir partir para a prtica.

4.4. Diretrizes para se fazer uma boa aplicao


4.4.1. Uma prtica muito pessoal
A aplicao do texto bblico precisa ser personalizada. Para tanto, devemos usar, sempre que possvel o pronome pessoal eu, ao invs de ns.

4.4.2. Uma constatao especifica


Trata-se de perguntar a si mesmo onde o principio extrado do texto tem sido quebrado pelo estudante da Palavra. Deste modo poderemos perceber onde nossa vida, em confronto com a Palavra, est em desacordo com a mesma. Feri este princpio ? Onde ?
Quando ? Como ?

Pg 21

Mtodos de Estudo Bblico Marcelo Feltrin

4.4.3. Uma prtica diretiva


O prximo passo leva-nos ao. Se errei, como consertar? Se h algo para realizar, realizemos-lo. Direcione sua prtica com as seguintes perguntas, Devo agir assim ? Onde ?
Quando ? Como ?

4.5. Perguntas para auxiliar na Aplicao


Assim como na etapa da Observao usamos perguntas para bombardear o texto, tambm na Aplicao existem algumas que podem ser utilizadas quando abrirmos a Palavra:
H um exemplo a ser seguido ? H um pecado a se evitar ? H uma promessa a se reivindicar ? H uma orao a se repetir ? H um mandamento a obedecer ? H uma condio a se atender ? H um versculo a ser memorizado ? H um erro a se notar ? H um desafio a enfrentar ? H algum novo pensamento sobre Deus (Pai, Filho, ES) ?

4.6. Princpios
Ser que a Bblia tem algo a dizer sobre assuntos modernos: aborto, controle de natalidade e Eutansia ? Ou mesmo sobre temas que nem se sonhava existir na poca em que foi escrita: AIDS, engenharia gentica, energia nuclear ? A Bblia no foi escrita com o propsito de ser um tratado sobre biologia, negcios, economia ou mesmo de histria. Quando fala sobre tais reas, o faz de maneira verdadeira, mas no necessariamente de maneira especfica ou abrangente. O assunto principal da Bblia Deus e Seu relacionamento com a humanidade, sendo nossa responsabilidade praticar as implicaes disso na vida diria. Portanto, as implicaes abrangem todas essas reas. Sem dvida h vrios problemas especficos que a Bblia no menciona, mas isso no significa que no tenha nada a dizer sobre eles. Pelo contrrio, ela nos fala sobre verdades ou princpios fundamentais que Deus quer que apliquemos, englobando todas as reas da vida humana.

Ilustrao de A W Tozer Somos como aqueles que selecionam as pedras perfeitas para a construo de um altar. Arrumamos 12 pedras numa pilha bem-assentada, cortamos uma arvore, e colocamos a lenha ordenadamente sobre o altar. Matamos o bezerro cevado e colocamos sobre o altar como sacrifcio ao Senhor. A nos prostramos ao redor de nosso belo altar e discutimos sobre as pedras, damos lenha uma nova disposio, recolocamos o animal do sacrifcio. E depois de uma hora ou pouco mais, vamos todos para casa, um tanto satisfeito com a experincia, mas de certa forma sentindo que ficou faltando algo. Faltou algo para a existncia das pedras, madeiras, bezerro, altar, reunio, que o fogo do cu desa e consuma nosso sacrifcio, lenha e o altar.

Pg 22

Das könnte Ihnen auch gefallen