Sie sind auf Seite 1von 2

Aposentadoria e Previdncia Social

A previdncia social atua em cinco ramos principais: invalidez, velhice ou tempo de servio; doena e maternidade; acidentes de trabalho; desemprego e encargos familiares. Em praticamente todos os pases, onde existe, a previdncia social custeada pelas contribuies dos trabalhadores, das empresas e do estado em propores variveis. De modo geral, o sistema de previdncia mantm servios de assistncia mdica e hospitalar para seus associados. A rigor, a previdncia social beneficia pessoas que exercem atividade remunerada, como trabalhadores em empresas privadas e servidores pblicos, o que a distingue da assistncia social, que se caracteriza pelo atendimento a qualquer pessoa que dela necessite. Em muitos casos, principalmente na zona rural, o pagamento dos benefcios da Previdncia a principal fonte de renda familiar. Cerca de 70,8% da renda mdia domiciliar nos municpios do interior do Nordeste tem essa origem. Na Regio Sul, os benefcios recebidos por aposentados e pensionistas da zona rural correspondem a 41% da renda mdia familiar mensal.

Causas

Amor a

Precon

Aposen

Bem-su

Capital

Criacio

Drogas

Preven

Desem

Infla

Seguro

Justia

Liberda

Democ

Eleie

Censur

Feminis

Paganis

Pai-Nos

Religio

Protest

Histria da Previdncia no Brasil: A previdncia foi estabelecida no pas em 1923, quando o Congresso Nacional cria a Caixa de Aposentadoria e Penses para os empregados de empresas ferrovirias. Junto com os familiares, eles passam a ter direito a assistncia mdica, remdios subsidiados, aposentadoria e penses. Nos anos 30, Getlio Vargas reestrutura a Previdncia Social incorporando praticamente todas as categorias de trabalhadores urbanos. So criados seis grandes institutos nacionais de previdncia, e o financiamento dos benefcios repartido entre os trabalhadores, os empregadores e o governo federal. No mesmo perodo surgiu a expresso "seguridade social", inspirada na legislao previdenciria social dos Estados Unidos, como uma nova concepo de seguro social total, que procura abranger toda a populao na luta contra a misria e as necessidades. Com a promulgao da Lei Orgnica da Previdncia Social em 1960, a previdncia social, organizada em cinco grandes institutos e uma caixa, elevada tambm condio de instituto, passou a abranger a quase totalidade dos trabalhadores urbanos brasileiros. Em 1966, todas as instituies previdencirias foram unificadas no Instituto Nacional de Previdncia Social (INPS). Em 1974, o Ministrio do Trabalho e Previdncia Social foi desdobrado e criou-se o Ministrio da Previdncia e Assistncia Social, que passou a ter todas as atribuies referentes previdncia social. O INPS ficou responsvel pela concesso de benefcios, assim como pela readaptao profissional e amparo aos idosos. Arrecadao e dficit: O financiamento da Previdncia Social dos trabalhadores do setor privado feito de forma tripartite. O trabalhador contribui proporcionalmente ao salrio e o empregador recolhe segundo a folha de pagamento. A terceira parte cabe ao governo federal e deve cobrir eventuais casos de insuficincia financeira no sistema. Todos os trabalhadores contribuem para um fundo geral, e, dessa maneira, os ativos custeiam os benefcios dos inativos. Esse tipo de financiamento conhecido como contributivo (ou solidrio). Mas o envelhecimento da populao diminui a relao entre o nmero de trabalhadores e o de aposentados. Quando a Previdncia foi criada, nos anos 30, a expectativa de vida do brasileiro era, em mdia, de 43 anos; e, at a dcada de 60, para cada aposentado havia oito pessoas trabalhando e contribuindo. Hoje a expectativa de vida do brasileiro est em torno de 68 anos e a relao contribuinte/beneficirio diminuiu para 1,2. Em 1999, o dficit total da Previdncia Social era de 48,1 bilhes de reais. A parcela que mais contribui para esse resultado a dos funcionrios pblicos, responsvel por 80,7% do rombo. Previdncia privada: Nos ltimos anos, com a estabilidade econmica gerada pelo Plano Real e a proximidade da reforma previdenciria, cresce a demanda pelos planos de previdncia privada que complementam a Previdncia Social. O setor envolve quase 6,5 milhes de pessoas em 1999, entre trabalhadores ativos,

aposentados e os dependentes. A previdncia privada pode ser de dois tipos: aberta ou fechada. Os planos abertos, regularizados pela Superintendncia de Seguros Privados (Susep), so comercializados por bancos ou seguradoras. Entre 1996 e 1998 apresentam um crescimento nas contribuies de 235,7%, passando de 1,4 bilho de reais para 3,3 bilhes. No primeiro semestre de 1999, as contribuies alcanam 1,6 bilho de reais. Os planos fechados (tambm chamados de fundos de penso) tambm esto aos cuidados de empresas privadas, dirigidas por sociedades civis ou fundaes sem fins lucrativos destinadas exclusivamente aos empregados de uma empresa ou grupo de empresas. Sistemas e regimes: Funcionam no Brasil dois sistemas de previdncia, o estatal e o privado. Na previdncia estatal, obrigatria para todos os trabalhadores, h dois regimes: o Regime Geral de Previdncia Social (RGPS), operado pelo INSS para os trabalhadores da iniciativa privada e os funcionrios pblicos no concursados, e os regimes especiais, para servidores pblicos concursados, militares e membros dos poderes Judicirio, Legislativo e Executivo, entre outros. Na dcada de 60 comeam a estruturar-se regimes especiais de previdncia nos estados e nos municpios. Gradativamente, o sistema previdencirio dos trabalhadores da iniciativa privada unificado, levando implantao do atual Regime Geral de Previdncia Social, operado pelo INSS. O trabalhador do campo includo no sistema previdencirio em 1963, quando criado o Estatuto do Trabalhador Rural, que concede, entre outros benefcios, aposentadoria por invalidez e velhice. A extenso dos benefcios da Previdncia a todos os trabalhadores se d com a Constituio de 1988. A Constituio tambm garante renda mensal vitalcia a idosos e portadores de deficincia, desde que comprovada a baixa renda. Principais crticas ao sistema: Na ltima dcada do sculo XX, a previdncia social brasileira se encontrava mergulhada em profunda crise e atendia mal s necessidades dos segurados. A relao entre o nmero de contribuintes e o contingente beneficirio havia ascendido a dois para um, ou seja, para cada trabalhador inativo havia apenas dois ativos. Para corrigir essas distores, props-se uma reforma estrutural da previdncia pela qual a concesso dos benefcios passaria a depender da combinao de duas variveis: o tempo de contribuio, que seria estendido, e a idade do trabalhador. As principais crticas ao desempenho da previdncia do Brasil tinham por alvo o teto das aposentadorias, situado em geral muito abaixo do nvel salarial do trabalhador ativo; o atraso no pagamento dos benefcios; a noincorporao de reajustes devidos; as interminveis filas a que era submetida a maioria dos beneficirios para receber seus proventos; as aposentadorias especiais, como as que beneficiavam parlamentares com apenas oito anos de servios prestados, situadas em patamares muito mais altos que a mdia; e o precrio atendimento mdico prestado aos contribuintes devido degradao geral dos hospitais pblicos.

Das könnte Ihnen auch gefallen