Sie sind auf Seite 1von 12

FSICA 1 Srie Prof.

Thales (PUC RJ) A primeira Lei de Newton afirma que, se a soma de todas as foras atuando sobre o corpo zero, o mesmo: a) ter um movimento uniformemente variado. b) apresentar velocidade constante. c) apresentar velocidade constante em mdulo, mas sua direo pode ser alterada. d) ser desacelerado. e) apresentar um movimento circular uniforme. Resposta : B (PUC-RJ) Considere as seguintes afirmaes a respeito de um passageiro de um nibus que segura um balo atravs de um barbante: I) Quando o nibus freia, o balo se desloca para trs. II) Quando o nibus acelera para frente, o balo se desloca para trs. III) Quando o nibus acelera para frente, o barbante permanece na vertical. IV) Quando o nibus freia, o barbante permanece na vertical. Assinale a opo que indica a(s) afirmativa(s) correta(s). a) III e IV b) I e II c) Somente I d) Somente II e) Nenhuma das afirmaes verdadeira Resposta : D (UEL-PR) Um observador v um pndulo preso ao teto de um vago e deslocado da vertical como mostra a figura a seguir.

Sabendo que o vago se desloca em trajetria retilnea, ele pode estar se movendo de: a) A para B, com velocidade constante. b) B para A, com velocidade constante. c) A para B, com sua velocidade diminuindo. d) B para A, com sua velocidade aumentando. e) B para A, com sua velocidade diminuindo. Resposta : E (UNIFESP-SP) s vezes, as pessoas que esto num elevador em movimento sentem uma sensao de desconforto, em geral na regio do estmago. Isso se deve inrcia dos nossos rgos internos localizados nessa regio, e pode ocorrer: a) quando o elevador sobe ou desce em movimento uniforme. b) apenas quando o elevador sobe em movimento uniforme. c) apenas quando o elevador desce em movimento uniforme. d) quando o elevador sobe ou desce em movimento variado.

e) apenas quando o elevador sobe em movimento variado. Resposta : D

(FATEC-SP-010) Ao estudar o movimento dos corpos, Galileu Galilei considerou que um corpo com velocidade constante permaneceria nessa situao caso no atuasse sobre ele qualquer fora ou se a somatria das foras, a fora resultante, fosse igual a zero. Comparando esse estudo de Galileu com o estudo realizado por Isaac Newton, Lei da Inrcia, pode-se afirmar que, para Newton: I - um corpo com velocidade constante (intensidade, direo e sentido) possui fora resultante igual a zero; II - um corpo em repouso, com velocidade constante e igual a zero, possui fora resultante igual a zero; III - Galileu considerou a velocidade constante (intensidade, direo e sentido) no movimento circular. Est correto o que se afirma em: a) I, apenas. b) I e II, apenas. c) I e III, apenas. d) II e III, apenas. e) I, II e III. Resposta : B (PUC-PR) A acelerao adquirida por um automvel de 1,5 m/s2 e a fora resultante que age sobre ele 3000 N. Com base nessas informaes, analise as proposies: I. A massa do automvel igual a 2000 kg. II. A massa do automvel igual a 4500 N. III. Se o automvel partir do repouso, aps 4 segundos sua velocidade ser igual a 6 m/s. IV. Se o automvel partir do repouso, aps 2 segundos ter percorrido um espao igual a 1,5 metros. V. Se quisermos reduzir a acelerao metade, basta dividirmos por dois a intensidade da fora aplicada. Esto corretas: a) apenas I e II. b) apenas I e III. c) I, III e V. d) I, II, IV. e) II, III e V. Resposta C (UECE-CE-010) Uma nica fora agindo sobre uma massa de 2,0 kg fornece a esta uma acelerao de 3,0 m/s2. A acelerao, em m/s2, produzida pela mesma fora agindo sobre uma massa de 1 kg :

a) Zero. b) 1,5. c) 3,0. d) 6,0. e) 9,0 Resposta : D (UDESC-SC-010) Um trailer rebocado, a partir do repouso, por um carro em uma rodovia plana e retilnea, conforme ilustra a figura. A fora resultante sobre o trailer mantm constantes a direo e o sentido. O mdulo da fora varia com o tempo, de acordo com o grfico apresentado:

Em relao a esta situao, analise: I O trailer uniformemente acelerado nos seguintes intervalos de tempo: 0 a t1 e t4 a t5. II A velocidade do trailer atinge seu valor mximo no instante t4. III No intervalo t4a t5 a velocidade do trailer constante, pois a fora resultante sobre ele zero. Assinale a alternativa correta. a) Somente a afirmativa I verdadeira. b) Somente as afirmativas I e III so verdadeiras. c) Somente as afirmativas II e III so verdadeiras. d) Somente a afirmativa III verdadeira. e) Todas as afirmativas so verdadeiras. Resposta : C (PUC-RS) No estudo das leis do movimento, ao tentar identificar pares de foras de ao-reao, so feitas as seguintes afirmaes:

I. Ao: A Terra atrai a Lua. Reao: A Lua atrai a Terra. II. Ao: O pulso do boxeador golpeia o adversrio. Reao: O adversrio cai. III. Ao: O p chuta a bola. Reao: A bola adquire velocidade. IV. Ao: Sentados numa cadeira, empurramos o acento para baixo.

Reao: O acento nos empurra para cima. O princpio da ao-reao corretamente aplicado: a) Somente na afirmativa I. b) Somente na afirmativa II. c) Somente nas afirmativas I, II e III. d) Somente nas afirmativas I e IV. e) Nas afirmativas I, II, III e IV. Resposta : D

(ACAFE-SC) Assinale a alternativa correta. a) Se a cada fora de ao corresponde uma fora de reao contrria, elas se anulam e o movimento impossvel. b) Quando aplicadas em corpos diferentes, a fora de ao em alguns casos pode ser menos que a de reao. c) A ao e a reao atuam no mesmo corpo e em sentidos opostos. d) Quaisquer duas foras, iguais em mdulo e de sentidos opostos, so de ao e reao. e) Se o peso de um corpo de 19,6 N, esse corpo est atraindo a Terra com uma fora de 19,6 N e de sentido oposto ao seu peso. Resposta : E (PUC-PR-010) Julgue as assertivas a seguir a respeito das leis de Newton. I. possvel haver movimento na ausncia de uma fora. II. possvel haver fora na ausncia de movimento. III. A fora que impulsiona um foguete a fora dos gases de escape que saem da parte traseira do foguete, medida que o foguete expele os gases para trs. IV. Um par de foras de ao e reao sempre atua no mesmo corpo. Assinale a alternativa correta: a) Apenas as assertivas I e II so verdadeiras. b) Apenas a assertiva I verdadeira. c) Apenas as assertivas I, II e III so verdadeiras. d) Todas as assertivas so falsas. e) Apenas a assertiva IV verdadeira. Resposta : C

Fsica 2 srie : Prof. Thales (UNESP-SP) A lmina bimetlica da figura abaixo feita de cobre (= 1,4.10-5 C-1) e de alumnio ( = 2,4.10-5 C-1). Uma das partes no pode deslizar sobre a outra e o sistema est engastado numa parede.

Se na temperatura ambiente (27 0C) ela horizontal, a afirmativa correta sobre o comportamento da lmina ( o coeficiente de dilatao linear) : a) sempre se curvar para baixo quando muda a temperatura. b) sempre se curvar para cima quando muda a temperatura. c) curva-se para baixo se e para cima se d) curva-se para cima se e para baixo se . e) somente se curva se . Resposta: D (UFAL) O fato de barras de ferro contidas em uma viga de concreto no provocarem rachaduras no concreto explica-se pela semelhana que existe entre os valores do: a) calor especfico desses materiais. b) calor de fuso desses materiais. c) coeficiente de condutividade trmica desses materiais. d) coeficiente de dilatao linear desses materiais. e) coeficiente de atrito desses materiais. Resposta : D (Olimpada Paulista de Fsica) muito comum acontecer de, quando copos iguais so empilhados, colocando-se um dentro do outro, dois deles ficarem emperrados, tornando-se difcil separ-los. Considerando o efeito da dilatao trmica, pode-se afirmar que possvel retirar um copo de dentro do outro se: a) os copos emperrados forem mergulhados em gua bem quente. b) no copo interno for despejada gua quente e o copo externo for mergulhado em gua bem fria. c) os copos emperrados forem mergulhados em gua bem fria. d) no copo interno for despejada gua fria e o copo externo for mergulhado em gua bem quente. e) no possvel separar os dois copos emperrados considerando o efeito de dilatao trmica. Resposta : D

(UEL-PR) O coeficiente de dilatao linear do ao 1,1.10-5 0C. Os trilhos de uma via frrea tm 12m cada um na temperatura de 0 0C. Sabendo-se que a temperatura mxima na regio onde se encontra a estrada 40 0C, o espaamento mnimo entre dois trilhos consecutivos deve ser, aproximadamente, de: a) 0,40 cm b) 0,44 cm c) 0,46 cm d) 0,48 cm e) 0,53 cm Resposta : E (UFU-MG modificada) O grfico a seguir representa o comprimento L, em funo da temperatura , de dois fios metlicos finos A e B.

Com base nessas informaes, correto afirmar que: a) os coeficientes de dilatao lineares dos fios A e B so iguais. b) o coeficiente de dilatao linear do fio B maior que o do fio A. c) o coeficiente de dilatao linear do fio A maior que o do fio B. d) os comprimentos dos dois fios em so diferentes. e) os comprimentos dos fios para qualquer temperatura so sempre iguais. Resposta : C (UFRS-RS) Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto a seguir, na ordem em que aparecem. A figura que segue representa um anel de alumnio homogneo, de raio interno Ra e raio externo Rb, que se encontra temperatura ambiente.

Se o anel for aquecido at a temperatura de 200 C, o raio Ra .......... e o raio Rb .......... . a) aumentar - aumentar b) aumentar - permanecer constante c) permanecer constante aumentar d) diminuir aumentar e) diminuir - permanecer constante Resposta : A

(ITA-SP)

O vidro pirex apresenta maior resistncia ao choque trmico porque:

a) possui alto coeficiente de rigidez b) tem baixo coeficiente de dilatao trmica c) tem alto coeficiente de dilatao trmica d) tem alto calor especfico e) mais malevel que o vidro comum Resposta : B (UEFS-BA) Tratando-se da dilatao dos slidos istropos e dos lquidos homogneos, correto afirmar: a) Uma esfera oca, quando aquecida, se dilata como se estivesse preenchida pela mesma substncia que a constitui. b) O coeficiente de dilatao volumtrica, para os slidos, igual ao dobro do coeficiente de dilatao superficial. c) A dilatao real do lquido depende do recipiente que o contm. d) A dilatao aparente do lquido a mesma, quando medida em recipientes de volumes iguais e constitudos de materiais diferentes. e) A dilatao aparente dos lquidos sempre maior do que a dilatao real. Resposta : A (UEL/PR) Um recipiente de vidro de capacidade 2,0.102cm3 est completamente cheio de mercrio, a 0C. Os coeficientes de dilatao volumtrica do vidro e do mercrio so, respectivamente, 4,0.10-5 C-1 e 1,8.10-4 C-1. Aquecendo o conjunto a 100C, o volume de mercrio que extravasa, em cm3, vale: a) 2,8.10-4 b) 2,8.10-3 c) 2,8.10-2 d) 2,8.10-1 e) 2,8 Resposta: E (CESGRANRIO) Um petroleiro recebe uma carga de 1 milho de barris de petrleo (1,6 x 105 m3) no Golfo Prsico, a uma temperatura de aproximadamente 50oC. Qual a perda de volume, por efeito de contrao trmica, que esta carga apresenta quando descarregada no Sul do Brasil, a uma temperatura de cerca de 20oC ? O coeficiente de dilatao trmica do petrleo aproximadamente igual a 1 x10-3 oC-1. a) 3 barris; b) 30 barris; c) 300 barris; d) 3000 barris; e) 30000 barris. Resposta : E

(PUC-SP modificada) Nos pases de inverno rigoroso, verifica-se o congelamento apenas da superfcie dos lagos e rios. A gua no se congela completamente porque: a) o mximo de densidade da gua se verifica perto de 4 C e o gelo, razovel isolante trmico, menos denso que a gua. b) o mnimo de densidade da gua se verifica perto de 4 C e o gelo, razovel isolante trmico, mais denso que a gua.

c) o ar se esfria antes da gua, congelando-se primeiro a superfcie dos lquidos em contato com o referido ar e, da, propagando-se o congelamento em profundidade. d) a gua em movimento dificilmente se congela. e) a gua se comporta como a maioria dos lquidos em relao s variaes de temperatura. Resposta : A Fsica Prof. Thales 3 srie (UFSM-RS)

Chama-se "gato" uma ligao eltrica clandestina entre a rede e uma residncia. Usualmente, o "gato" infringe normas de segurana, porque feito por pessoas no especializadas. O choque eltrico, que pode ocorrer devido a um "gato" malfeito, causado por uma corrente eltrica que passa atravs do corpo humano. Considere a resistncia do corpo humano como 105 para pele seca e 103 para pele molhada. Se uma pessoa com a pele molhada toca os dois plos de uma tomada de 220 V, a corrente que a atravessa, em A, : a) 2,2 105 b) 2,2 103 c) 4,5 d) 2,2 10-1 e) 2,2.10-3 Resposta : D (UFGO) Nos choques eltricos, as correntes que fluem atravs do corpo humano podem causar danos biolgicos que, de acordo com a intensidade da corrente, so classificados segundo a tabela a seguir.

Considerando que a resistncia do corpo em situao normal e da ordem de 1500 , em qual das faixas acima se enquadra uma pessoa sujeita a uma tenso eltrica de 220V? a) I b) II c) III d) IV e) V Resposta : D

(UFJF) Suponha que voc mudou de Recife para Juiz de Fora trazendo um aquecedor eltrico. O que voc dever fazer para manter a mesma potncia do aquecedor eltrico, sabendo que a tenso da rede em Recife 220V e em Juiz de Fora 110V. A resistncia do aquecedor deve ser substituda por outra: a) quatro vezes menor. b) quatro vezes maior. c) oito vezes maior. d) oito vezes menor. e) duas vezes menor. Resposta : A (PUC-RIO 2007) Ao aplicarmos uma diferena de potencial de 9,0 V em um resistor de 3,0 , podemos dizer que a corrente eltrica fluindo pelo resistor e a potncia dissipada, respectivamente, so: a) 1,0 A e 9,0 W b) 2,0 A e 18,0 W c) 3,0 A e 27,0 W d) 4,0 A e 36,0 W e) 5,0 A e 45,0 W Resposta : C (Osec-SP) Admita que um fio metlico que possui a resistncia de 20 ohms cortado em quatro pedaos iguais e, ento, esses pedaos so ligados em paralelo. A nova resistncia, em ohms, ser de: a) 1,25 b) 2,50 c) 5,00 d) 10,0 e) A resistncia no se altera. Resposta : A (PUC-RIO 2009) No circuito apresentado na figura, onde V = 12 V, R1 = 5 , R2 = 2 , R3 = 2 , podemos dizer que a corrente medida pelo ampermetro A colocado no circuito :

a) 1 A b) 2 A c) 3 A d) 4 A e) 5 A Resposta : B

(UFF 2010) Duas lmpadas incandescentes A e B so ligadas em srie a uma pilha, conforme mostra a figura 1. Nesse arranjo, A brilha mais que B. Um novo arranjo feito, onde a polaridade da pilha invertida no circuito, conforme mostrado na figura 2. Assinale a opo que descreve a relao entre as resistncias eltricas das duas lmpadas e as suas respectivas luminosidades na nova situao.

a) As resistncias eltricas so iguais e, na nova situao, A brilha menos que B. b) A tem maior resistncia eltrica e, na nova situao, brilha menos que B. c) A tem menor resistncia eltrica e, na nova situao, brilha mais que B. d) A tem menor resistncia eltrica e, na nova situao, brilha menos que B. e) A tem maior resistncia eltrica e, na nova situao, brilha mais que B. Resposta:E (UEL-PR) A corrente eltrica i1, indicada no circuito representado no esquema abaixo, vale 3,0 A.

De acordo com as outras indicaes do esquema, a diferena de potencial entre os pontos X e Y, em volts, vale: a) 4,0 b) 7,2 c) 24 d) 44 e) 72 Resposta : D (PUC-RS) Um eletricista tem uma tarefa para resolver: precisa instalar trs lmpadas, cujas especificaes so 60W e 110V, em uma residncia onde a tenso 220V. A figura a seguir representa os trs esquemas considerados por ele.

Analisando os elementos da figura, correto concluir que, no esquema: a) 1, todas as lmpadas queimaro.

b) 2, duas lmpadas queimaro, e a outra ter seu brilho diminudo. c) 3, todas as lmpadas tero seu brilho diminudo. d) 1, s uma das lmpadas queimar, e as outras no acendero. e) 2, duas lmpadas exibiro brilho normal. Resposta : E (CFT-MG) A figura seguinte representa um circuito eltrico composto por uma fonte ideal e trs resistores.

Quando a corrente eltrica que passa no resistor de 2 de 6 A, a potncia dissipada pelo resistor de 6 , em watts, igual a: a) 216. b) 96. c) 36. d) 24. e) 48 Resposta : D (MACKENZIE-SP-010) As trs lmpadas, L1, L2 e L3, ilustradas na figura abaixo, so idnticas e apresentam as seguintes informaes nominais: 0,5W 6V. Se a diferena de potencial eltrico entre os terminais A e B for 12V, para que essas lmpadas possam ser associadas de acordo com a figura e operando segundo suas especificaes de fbrica, pode-se associar a elas o resistor de resistncia eltrica R, igual a:

a) 6 b) 12 c) 18 d) 24 e) 30 Resposta : D

Das könnte Ihnen auch gefallen