Sie sind auf Seite 1von 10

UFRR

Vestibular 99/2

PROVA OBJETIVA DE AGRONOMIA / BIOLOGIA / MEDICINA - FASE II

BIOLOGIA A estrutura representada no desenho : 01 Duas substncias A e B, temperatura de 20o C, reagem lentamente e geram um produto AB. Quando se acrescenta a substncia X a velocidade da reao aumenta acentuadamente. Para investigar a natureza da substncia X, realizaram-se vrios experimentos para medir a velocidade da reao durante cinco minutos. Os resultados esto na tabela a seguir: Concentrao do composto AB no final da reao 0,5 95,0 0,5
CO2

Experimento nmero

Temperatura (0C)

Substncias

I II III

20 20 100

A (+) (+) (+)

B X (+) (-) (+) (+) (+) (+)

Obs.: + indica presena e indica ausncia. Com base nos resultados da tabela e sabendo-se que as substncias A e B no degradam a 100o C podemos afirmar que a substncia X : (A) (B) (C) (D) (E) glicdio; hormnio; lipdio; enzima; vitamina.

(A) a mitocndria, orgnulo rico em DNA e enzimas, responsvel pela respirao celular; (B) o complexo de Golgi, responsvel pela sntese de enzimas da cadeia respiratria; (C) o retculo endoplasmtico rugoso, que propicia a sntese ribossmica de protenas; (D) o lisossomo, que uma bolsa citoplasmtica especializada na digesto intracelular; (E) o cloroplasto, organela celular onde ocorre a sntese de carboidratos a partir de substncias inorgnicas. 04 Uma clula que tem seis cromossomos, ao se dividir por meiose, apresenta na metfase I : (A) seis cromossomos alinhados, cada cromtide; (B) seis cromossomos alinhados, cada cromtides; (C) seis cromossomos pareados, dois a com duas cromtides; (D) seis cromossomos pareados, dois a com uma cromtide; (E) trs cromossomos alinhados, cada cromtides. um com uma um com duas dois, cada um dois, cada um um com duas

02 DNA AJUDA LUTA CONTRA CRIME A polcia britnica dispe do primeiro arquivo gentico do mundo dedicado luta contra o crime, capaz de registrar dados de at cinco milhes de delinqentes ou supostos delinqentes. Para os promotores do projeto, trata-se do dispositivo mais revolucionrio no servio da polcia desde a introduo das impresses digitais. (Jornal do Brasil - 12/04/97) Nesse novo arquivo policial, a diferena estrutural existente entre as molculas de DNA ser tomada por base para a identificao de delinqentes. Essa diferena consiste no(a): (A) tipo de pentose existente; (B) nmero de fosfatos presentes; (C) nmero de desoxirriboses contidas; (D) presena da dupla hlice; (E) seqncia de bases nitrogenadas.

05 Pesquisadores brasileiros desenvolveram um tipo de bactria que permite produzir lcool a partir do soro do leite e do bagao da cana. A produo de lcool pela bactria ocorre graas a um processo de: (A) (B) (C) (D) (E) fermentao; quimiossntese; fotofosforilao; fotlise; oxidao.

03 Observe o desenho a seguir :


APOIO NCE - UFRJ

06 A capacidade de produzir anticorpos uma adaptao fisiolgica que confere maior resistncia ao organismo. As clulas capazes de produzir os anticorpos so:

UFRR

Vestibular 99/2

PROVA OBJETIVA DE AGRONOMIA / BIOLOGIA / MEDICINA - FASE II

(A) (B) (C) (D) (E)

plasmcitos e linfcitos; condrcitos e plaquetas; mastcitos e adipcitos; basfilos e ostecitos; eritrcitos e leuccitos.

(B) (C) (D) (E)

formao de gametas; desenvolvimento do embrio; surgimento dos blastmeros; induo da mrula.

07 Entre os grficos abaixo apresentados, aquele que relaciona corretamente a resposta de um nico neurnio variao da intensidade do estmulo sobre ele praticado :

09 O grfico abaixo representa as variaes nos nveis de dois hormnios relacionados com o ciclo menstrual: o luteinizante e a progesterona.

Nvel hormonal (A) Intensidade do impulso Luteinizante (LH)

1 Progesterona

2 Intensidade do estmulo 1
o

10

15

20 25 Dias do ciclo

(B) Intensidade do impulso

Os momentos 1 e 2, assinalados no grfico, indicam respectivamente:

Intensidade do estmulo (C) Intensidade do impulso

(A) (B) (C) (D) (E)

a menstruao e o crescimento do endomtrio; a formao do corpo amarelo e a ovulao; a liberao do vulo e a menstruao; o crescimento do endomtrio e formao do vulo; a ovulao e a formao do corpo lteo.

Intensidade do estmulo (D) Intensidade do impulso

10 A mar vermelha um desequilbrio ecolgico em que a gua, nos locais onde o fenmeno ocorre, adquire comumente a colorao vermelha ou marrom. Esse fenmeno fruto do excesso de nutrientes ou mesmo de variao de luminosidade, que acarreta a proliferao e conseqente morte em grande escala de: (A) bactrias decompositoras que excretam resduos catablitos; (B) bactrias anaerbias que liberam gases txicos; (C) algas diatomceas que formam intensos depsitos de slica; (D) algas dinoflageladas que liberam substncias txicas; (E) cianofceas ou cianobactrias que competem pelos nutrientes minerais.

Intensidade do estmulo (E) Intensidade do impulso

Intensidade do estmulo 08 No ciclo de vida dos seres humanos, a recombinao dos genes de todos os ancestrais feita no seguinte perodo: (A) ato da fecundao;
APOIO NCE - UFRJ

11 Os vrus apresentam a estrutura bsica mais simples encontrada entre os seres vivos, sendo dez ou at cem vezes menores do que as bactrias. Sobre esses microorganismos, pode-se afirmar que:

UFRR

Vestibular 99/2

PROVA OBJETIVA DE AGRONOMIA / BIOLOGIA / MEDICINA - FASE II

(A) estabelecem relaes mutualsticas com seus hospedeiros; (B) apresentam ribossomos formando suas prprias protenas; (C) so formados obrigatoriamente por RNA, DNA e glicdios; (D) so organismos acelulares e endoparasitas obrigatrios; (E) apresentam autotrofismo, que dependente do DNA presente. 12 O nome cientfico da temvel cascavel encontrada na Venezuela, Colmbia e Amrica Central Crotallus terrificus durissus. As palavras Crotallus e durissus so referentes, respectivamente, a: (A) (B) (C) (D) (E) classe e subespcie; ordem e espcie; gnero e ordem; classe e espcie; gnero e subespcie.

(C) apenas de sais minerais; (D) apenas de protenas e amido; (E) apenas de protenas, amido e sais minerais. 16 Para uma pessoa que tenha sofrido leso no cerebelo no ser mais possvel: (A) (B) (C) (D) (E) salivar ao sentir o aroma de uma comida gostosa; piscar com a aproximao brusca de um objeto; caminhar na calada em linha reta; fazer associao entre fatos; identificar a cor de um objeto.

17 Considere o seguinte conjunto de caractersticas vegetais: I raiz, caule e folhas II- ausncia de frutos III - flores IV - sementes

O grupo vegetal que rene essas caractersticas : (A) (B) (C) (D) (E) talfitas; brifitas; pteridfitas; gimnospermas; angiospermas.

13 Esses animais constituem o maior grupo de invertebrados. Apresentam o corpo segmentado e uma casca dura que apresenta dobradias especiais para permitir que seu dono se mova. Os animais a que o texto acima se refere esto colocados no grupo taxonmico dos: (A) (B) (C) (D) (E) moluscos; aneldeos; platelmintos; equinodermas; artrpodes.

18 A presena de plos e espinhos nas sementes, o agradvel sabor dos frutos e a mudana de cor das frutas so adaptaes que garantem aos vegetais: (A) (B) (C) (D) (E) fecundao; disperso; proteo; locomoo; polinizao.

14 Corao que s recebe sangue venoso e corao com mistura total de sangue venoso e arterial no nico ventrculo existente so encontrados em animais como: (A) (B) (C) (D) (E) sardinha e perereca; sapo e andorinha; morcego e jacar; pardal e tubaro; tartaruga e baleia.

19 As pteridfitas formaram h mais de 300 milhes de anos, durante o Perodo Carbonfero, imensas florestas. O tamanho adquirido por esses vegetais s foi possvel devido presena, nestes seres, de: (A) vasos condutores de seiva; (B) fecundao independente da gua; (C) polinizao pelo vento; (D) frutos e sementes; (E) estrbilos ou cones. 20 Uma criana, ao ouvir de seu pai que uma rvore adulta, existente no quintal de sua casa, cresce verticalmente, na taxa mdia de 15 centmetros por ano, resolveu marcar sua inicial no tronco desta rvore, a 1,50 m do solo. Daqui a cinco anos, as iniciais da criana devero distar do solo: (A) 1,50 m (B) 1,75 m
APOIO NCE - UFRJ

15 A uma soluo contendo protenas, amido e sais minerais previamente acidificada, adicionou-se extrato de suco gstrico ativo. Espera-se que, nesse meio, mantidas as condies ideais, ocorra digesto: (A) apenas de protenas; (B) apenas de amido;

UFRR

Vestibular 99/2

PROVA OBJETIVA DE AGRONOMIA / BIOLOGIA / MEDICINA - FASE II

(C) 1,90 m (D) 2,05 m (E) 3,75 m

(C)

21 Em beterrabas, a forma da raiz determinada por um par de genes alelos. Os fentipos formados so trs: arredondado, ovalado ou alongado. Cruzamentos entre plantas de razes alongadas com plantas de razes arredondadas produziram apenas indivduos com razes ovaladas. Em cruzamentos desses indivduos ovalados entre si, foram obtidas trezentas e oitenta sementes que foram plantadas em sementeiras e foram distribudas a diversas pessoas; voc recebeu uma delas. A probabilidade de que, na sua sementeira, venha a se desenvolver uma beterraba de raiz ovalada : (A) (B) (C) (D) (E) 10% 25% 50% 75% 100%

a anomalia tem origem na formao dos espermatozides humanos; (D) o caritipo de um indivduo com a anomalia pode ser representado por 47, XXY + 21; (E) todo indivduo com a anomalia apresenta um nmero cromossomial com 2n=45.

24 Cientistas vm testando a possibilidade de utilizarem vrus bonzinhos para vencer cncer e AIDS atravs de batalhas genticas. Utilizando vrus inofensivos como vetores de genes, cientistas esto colocando, nas clulas dos pacientes, o material gentico que os mdicos desejam. Tal tcnica possvel, pois na clula hospedeira o DNA do vrus: (A) (B) (C) (D) (E) inativa as diferentes funes vitais; comanda a produo de protenas; inibe a respirao celular; induz uma mensagem deletria; estimula a duplicao do DNA celular.

22 Em moscas do gnero Drosophila existe um gene mutante que determina uma forma anormal dos olhos. Em condies de laboratrio, um macho de olhos normais foi cruzado com uma fmea de olhos anormais e o resultado obtido na prole est representado na tabela abaixo: Prole da fmea Fmeas 126 0

25 O albinismo determinado por um gene recessivo a. Numa determinada populao em equilbrio foi observado que 36% das pessoas apresentam esta caracterstica. A freqncia esperada de indivduos heterozigotos ser de: (A) (B) (C) (D) (E) 10% 16% 36% 48% 70%

Fentipos Olho normal Olho anormal

Machos 0 132

Pela anlise da tabela pode-se concluir que o tipo de herana do gene mutante : (A) autossmico recessivo; (B) autossmico dominante; (C) autossmico codominante; (D) ligado ao sexo recessivo; (E) ligado ao sexo dominante.

23 Das anomalias de causa gentica, a Sndrome de Down a mais freqente: uma em cada 800 crianas em todo mundo afetada . Sobre este tipo de doena, pode-se afirmar que : (A) sua causa se deve a uma monossomia do cromossoma 21; (B) a probabilidade de nascer uma criana com essa anomalia aumenta com a idade da me ;

26 Doenas antigas, como a tuberculose e a pneumonia, esto em franco ressurgimento. Segundo dados da O.M.S. (Organizao Mundial da Sade), trs milhes de pessoas morrem a cada ano de tuberculose. (Revista Veja - 21/09/96) A resistncia de bactrias a antibiticos pode ser explicada porque: (A) as bactrias se acostumam aos antibiticos; (B) as bactrias absorvem substncias especficas dos

APOIO NCE - UFRJ

UFRR

Vestibular 99/2

PROVA OBJETIVA DE AGRONOMIA / BIOLOGIA / MEDICINA - FASE II

antibiticos; (C) o uso indiscriminado de antibiticos provoca mutaes nas bactrias; (D) os antibiticos induzem formao de bactrias mais fortes; (E) os antibiticos selecionam as bactrias resistentes. 27 Umas das evidncias mais importantes para a evoluo so os fsseis. Um exemplo de vertebrado extinto est representado abaixo na figura do Crossoptergeo, peixes com pulmes, que possibilitavam a respirao area. Esses peixes tambm utilizavam as nadadeiras para locomover-se no solo.

30 A qualidade de vida e a possibilidade de sobrevivncia do homem e de outros seres vivos em geral esto cada vez mais prejudicadas pela degradao ambiental do planeta em que vivemos. Abaixo esto relacionados trs fatores que contribuem para a diminuio da qualidade de vida no planeta: I - Fumaa e poluentes aprisionados. II - Queima acentuada de combustveis fsseis. III - Grandes quantidades de esgotos despejados diretamente em represas. Em ecologia, eles respectivamente, como: podem ser identificados,

Com base nessas informaes, podemos afirmar que esses peixes, provavelmente, deram origem primeiro aos: (A) mamferos; (B) equinodermas; (C) rpteis; (D) anfbios; (E) ciclstomos.

(A) inverso trmica, camada de oznio, magnificao trfica;. (B) inverso trmica, queimadas e mar vermelha; (C) inverso trmica, efeito estufa e eutrofizao;. (D) camada de oznio, magnificao trfica e eutrofizao; (E) poluio atmosfrica, camada de oznio e magnificao trfica.

QUMICA 31 A reao entre o cido sulfrico e o hidrxido de sdio pode ser representada pela equao nobalanceada: H2SO4 + NaOH Na2SO4 + H2O

28 Numa cadeia alimentar de um ecossistema, a quantidade de energia que se transfere de um nvel trfico para outro progressivamente menor porque parte da energia: (A) fica retida nos nveis trficos iniciais; (B) circula entre todos os organismos do ecossistema; (C) se perde sob a forma de calor; (D) se transforma em reserva energtica; (E) se transfere para outros ecossistemas de menor energia. 29 Estudos recentes de sucesso ecolgica em locais em que haja dunas ou derrames de lava indicam a necessidade de mil anos para a instalao neste local de uma comunidade clmax. Os principais seres vivos que se instalaro nessas regies, inicialmente ridas, esto representados por: (A) musgos; (B) lquens; (C) hepticas; (D) pteridfitas; (E) gimnospermas.

A quantidade, em mols, de cido sulfrico necessria para reagir com cinco mols de NaOH : (A) (B) (C) (D) (E) 5 4 2,5 1,5 0,3

32 Na reao 4Fe + 3O2 2Fe2O3, sabe-se que 112g de ferro reagem completamente com 48 g de oxignio. A massa, em gramas, do produto formado na reao vale: (A) (B) (C) (D) (E) 40 80 160 320 480

33 Leia atentamente as seguintes afirmativas:

APOIO NCE - UFRJ

UFRR

Vestibular 99/2

PROVA OBJETIVA DE AGRONOMIA / BIOLOGIA / MEDICINA - FASE II

I A dissoluo de cloreto de sdio em gua um processo qumico; II A evaporao da gua do mar um processo qumico; III A fuso do gelo um processo fsico; IV A combusto da gasolina um processo qumico; V A exploso da dinamite um processo fsico. So verdadeiras somente as afirmativas: (A) (B) (C) (D) (E) I e III I e IV III e IV IV e V todas O processo realizado pelo gs : (A) (B) (C) (D) (E) expanso isotrmica; aquecimento isocrico; resfriamento isobrico; resfriamento isocrico; compresso isotrmica.

34 Assinale a alternativa que apresenta uma substncia simples: (A) (B) (C) (D) (E) gua; oxignio gasoso; areia; lcool; vitamina C.

38 Em relao constituio do tomo, assinale a alternativa FALSA: (A) o tomo constitudo de prtons, nutrons e eltrons; (B) o nmero atmico o nmero de prtons presentes no ncleo de um tomo; (C) o nmero de massa a soma do nmero de prtons e do nmero de nutrons presentes no ncleo do tomo; (D) istopos so dois ou mais tomos que possuem o mesmo nmero de massa; (E) isbaros so dois ou mais tomos que possuem o mesmo nmero de massa e diferentes nmeros atmicos. 39 O nmero de prtons, de nutrons e de eltrons de um tomo eletricamente neutro de 6C12 corresponde, respectivamente, a: (A) 6, 6 e 6; (B) 6, 12 e 6; (C) 12, 6 e 12; (D) 12, 6 e 6; (E) 6, 18 e 6. 40 Para que um tomo neutro do elemento qumico enxofre se transforme no nion S-2, ele deve: (A) (B) (C) (D) (E) perder 2 prtons; ganhar 2 prtons; perder 2 eltrons; ganhar 2 eltrons; ganhar 2 nutrons.

35 As equaes de combusto do carbono, nas fases alotrpicas de grafite e de diamante, so representadas a seguir: C (grafite) + O2 (g) CO2 (g) H = - 393,5 kJ/mol C (diamante) + O2 (g) CO2 (g) H = - 395,4 kJ/mol O valor da variao da entalpia, em kJ, na converso de um mol de grafite em diamante corresponde a: (A) (B) (C) (D) (E) 1,9 2,9 1,9 788,9 788,9

36 O volume, em litros, ocupado por 10,0 g de CO (massa molecular =28 g/mol) nas CNTP corresponde a: (A) (B) (C) (D) (E) 5,0 6,0 7,0 8,0 9,0

41 A alternativa alcalinos : (A) (B) (C) (D) (E) Ca, Mg e Ba Li, Na e K Zn, Cd e Hg Li, K e Pb Ag, Au e Bi

que

contm

somente

metais

37 O grfico abaixo representa uma transformao efetuada por um mol de gs ideal, do estado inicial I at o estado final II: Presso I

APOIO NCE - UFRJ

II

UFRR

Vestibular 99/2

PROVA OBJETIVA DE AGRONOMIA / BIOLOGIA / MEDICINA - FASE II

42 Em relao s propriedades peridicas dos elementos, assinale a alternativa FALSA: (A) os elementos pertencentes ao grupo 2A da tabela peridica so chamados de metais alcalinos terrosos; (B) a eletronegatividade, numa famlia, cresce de cima para baixo na tabela peridica; (C) o ferro (Fe) e o nquel (Ni) so metais de transio; (D) os gases nobres so os elementos que apresentam os maiores valores de potencial de ionizao; (E) um tomo de um halognio apresenta cinco eltrons na ltima camada eletrnica. 43 Um elemento qumico tem a seguinte configurao eletrnica: 1s22s22p63s23p4. Na tabela peridica, o perodo desse elemento o: (A) (B) (C) (D) (E) primeiro; segundo; terceiro; quarto; quinto.

Assinale a alternativa FALSA: (A) o ponto de fuso da substncia 30oC; (B) o lquido entra em ebulio a 80oC; (C) a estabilidade do estado lquido ocorre entre 30 oC e 80oC; (D) o estado slido estvel abaixo de 30oC; (E) a 50oC, a substncia permanece em estado slido. 47 Para preparar, em um balo volumtrico, um litro de soluo aquosa 1,0 molar de uma substncia, cuja massa molecular de 50 g/mol, necessrio utilizar uma massa, em gramas, de: (A) (B) (C) (D) (E) 10 30 50 70 90

44 Os elementos Y e Z pertencem ao terceiro perodo da tabela peridica. O elemento Y um metal alcalino, enquanto Z um halognio. O tipo de ligao qumica e a frmula molecular do composto formado por estes dois elementos so: (A) (B) (C) (D) (E) covalente e Y2Z; covalente e YZ2; covalente e YZ; inica e YZ2; inica e YZ.

48 Preparam-se 500 ml de uma soluo aquosa de cloreto de potssio (KCl) por diluio de 50 ml de soluo 0,2 molar do sal com quantidade de gua pura suficiente para completar o volume da soluo final. A concentrao molar da soluo diluda : (A) 0,01 (B) 0,02 (C) 0,05 (D) 0,10 (E) 0,15 49 Em determinada experincia, observa-se que na reao: H2 + 1/2O2 H2O o consumo de oxignio de 4 mols por minuto. Nessas condies, o consumo de hidrognio, em mols por minuto, : (A) (B) (C) (D) (E) 2 4 8 12 14

45 A frmula do composto inico resultante da unio dos elementos 20X e 17Y : (A) (B) (C) (D) (E) XY XY2 X 2Y X 2Y 3 X 3Y 2

46 O grfico abaixo representa o aquecimento isobrico, sob presso atmosfrica, de uma substncia pura desde o estado slido at a obteno de vapor. Temp. (oC)

50 O grfico abaixo representa a energia em funo do caminho da reao para o sistema reacional: A+B C Energia (kJ) 32

80

30
APOIO NCE - UFRJ

A+B
28

tempo

UFRR

Vestibular 99/2

PROVA OBJETIVA DE AGRONOMIA / BIOLOGIA / MEDICINA - FASE II

(C) Em temperaturas menores que 60oC, o sal Y mais solvel que o X; (D) Em temperaturas maiores que 60oC, o sal X mais solvel que o Y; (E) A solubilidade dos sais aumenta com o aumento da temperatura. 53 A partir da tabela abaixo, que mostra os potenciais padro de reduo de diversos metais A energia de ativao e a variao de energia da reao correspondem, respectivamente, a: (A) (B) (C) (D) (E) 4 kJ e 13 kJ; 17 kJ e 13 kJ; 4 kJ e 13 kJ; 17 kJ e 13 kJ; 13 kJ e 17 kJ. Reao Mg2+ + 2e- Mg Zn2+ + 2e- Zn Pb2+ + 2e- Pb Cu2+ + 2e- Cu Ag+ + e- Ag fazem-se as seguintes afirmaes: I A reao 2Ag+ + Cu 2Ag + Cu2+ espontnea. II A reao Pb + Zn2+ Pb2+ + Zn espontnea. III A reao Mg2+ + Zn Mg + Zn2+ espontnea. IVA reao Mg2+ + Pb Mg + Pb2+ no espontnea So verdadeiras somente as afirmativas: (A) I e II; (B) I e III; (C) I e IV; (D) II, III e IV; (E) I, III e IV. 54 Na seqncia radioativa abaixo: 52 O grfico abaixo representa a solubilidade dos sais X e Y em gua pura em funo da temperatura:
238 92A

Eo (Volt) - 2,37 - 0,76 - 0,13 + 0,34 + 0,80

51 Para se obter uma soluo de pH menor que 7, deve-se dissolver em gua pura: (A) (B) (C) (D) (E) hidrxido de potssio; cloreto de potssio; sulfato de sdio; cido clordrico; xido de clcio.

90B234 91C234 92D234 as seguintes emisses

tem-se, sucessivamente, radioativas: Temp. (oC) X (A) alfa, beta e beta; (B) beta, alfa, beta; (C) alfa, beta e alfa; (D) beta, alfa e alfa; (E) beta, beta e alfa.

60

Y X

15

g de sal/100g de gua

55 Uma amostra possui uma massa de 40 g de um elemento radioativo, cuja meia-vida de 10 minutos. Para que restem apenas 5g do elemento, o tempo necessrio, em minutos, : (A) 10 (B) 20 (C) 25 (D) 30 (E) 40 56 A frmula molecular que representa um alcino :
APOIO NCE - UFRJ

Assinale a afirmativa correta: (A) O sal X mais solvel que Y em toda faixa de temperatura; (B) O sal Y mais solvel que X em toda faixa de temperatura;

UFRR

Vestibular 99/2

PROVA OBJETIVA DE AGRONOMIA / BIOLOGIA / MEDICINA - FASE II

(A) C2H2 (B) C2H6 (C) C2H4 (D) CH4 (E) C3H8 57 Analise a frmula estrutural abaixo: H3C-CH2-CC-CH=CH2 correto afirmar que essa frmula : (A) (B) (C) (D) (E) apresenta dois tomos de carbono secundrios; tem quatro tomos de carbono com hibridizao sp; representa um hidrocarboneto saturado; possui duas ligaes (pi); apresenta uma cadeia aberta, homognea, no ramificada e insaturada.

(A) cido butanico; (B) etanoato de etila; (C) butanol; (D) butanona; (E) butanal. 60 O principal produto formado na oxidao de lcool secundrio corresponde funo orgnica: (A) cido carboxlico; (B) aldedo; (C) cetona; (D) ter; (E) alceno.

58 A adrenalina, um alcalide produzido pelas glndulas suprarenais, apresenta a frmula estrutural abaixo:

PROVA DE REDAO Redija um texto dissertativo, de 20 a 30 linhas, em linguagem formal, sobre um dos temas a seguir. Planeje o texto antes de redigi-lo a fim de que sua argumentao seja adequada.

OH HO CHCH2NCH3 OH H

TEMA 1 Duas das funes orgnicas representadas nesta frmula so: (A) lcool e amina; (B) fenol e aldedo; (C) lcool e amida; (D) fenol e amida; (E) cetona e amina. 59 Na reao de esterificao: C2H5OH + CH3COOH X + H2O o nome oficial (IUPAC) do composto X formado : TEMA 2 Srgio Buarque de Hollanda, em livro clssico, Razes do Brasil, declara que o brasileiro um homem cordial, no sentido de que prefere o dilogo e a
APOIO NCE - UFRJ

O mundo tem mudado velozmente e muitas das profisses de nvel superior que anteriormente atraam muitos jovens perderam hoje grande parte de seu atrativo; em compensao, h uma grande procura por cursos mais rpidos e de formao tcnica. Projetando a realidade atual no futuro, que profisses voc considera em ascenso e quais os motivos que levam prioritariamente os jovens a escolh-las?

10

UFRR

Vestibular 99/2

PROVA OBJETIVA DE AGRONOMIA / BIOLOGIA / MEDICINA - FASE II

conversao a solues mais violentas. A Histria do Brasil parece confirmar o pensamento desse autor, j que grandes mudanas em nossa ptria foram realizadas sem derramamento de sangue; por outro lado, dizem alguns que essa tendncia conduz a certo conformismo, que nos faz aceitar passivamente fatos que causariam revolta em outros grupos humanos. E voc, o que acha: a cordialidade brasileira um bem ou um mal para o pas?

TEMA 3 Um pensador francs disse a respeito do Brasil que nossa terra jamais seria um pas de grande cultura porque a umidade de nosso clima deteriora os livros em pouco espao de tempo, o que impediria o armazenamento e o desenvolvimento do saber. Ainda que o motivo no seja esse, a verdade que o Brasil necessita de providncias urgentes, se desejamos que nossa terra cresa nesse terreno. Voc, o que acha: o que fazer para que o Brasil progrida culturalmente?

APOIO NCE - UFRJ

11

Das könnte Ihnen auch gefallen