Sie sind auf Seite 1von 9

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE UFF

Fichamentos Michel Foucault - A Arqueologia da Histria Hayden White - Meta-Histria, A imaginao histrica do sculo XIX

Disciplina: Teorias, Mtodos e Historiografia. Professor: Mrio Grynszpan. Aluno: Cludio William da Silva Guignoni. Perodo: 2011/2.

Michel Foucault A Arqueologia do Saber Introduo.

Fichamento. A Arqueologia do Saber Introduo. FOUCAULT, Michel. A Arqueologia do Saber. 7 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 2005a. 1- Instrumentos diversos criados ou utilizados pelos historiadores permitiram-lhes anlises diversificadas sobre o contedo da Histria. Novos questionamentos surgem, na medida em que estes instrumentos so aprimorados, propiciando assim, observaes mais profundas. As velhas questes de anlise tradicional so substitudas Por outras, em busca de uma melhor compreenso das rupturas e demais processos histricos. (p. 4) 2- As diversas histrias, histria das idias, das cincias, da filosofia, do pensamento e da literatura, concentravam seus esforos de anlise, no mais nas grandes pocas, nos sculos, mas sim nos fenmenos de ruptura, aquilo que peculiar. (p.4) 3- O surgimento de uma nova racionalidade histrica, com o exemplo da obra Atos e liminares epistemolgicos de G. Bachelard, traduz um olhar de efeitos mltiplos, em detrimento de uma viso tradicional, privilegiadora, dentre outros aspectos, da regresso sem fim em direo aos primeiros precursores. (p. 4-5) 4- Redistribuies recorrentes que fazem aparecer vrios passados, vrias formas de encadeamento, vrias hierarquias, para uma nica e mesma cincia, medida que seu presente se modifica: assim, as descries histricas se ordenam com suas transformaes e no deixam, por sua vez, de romper com elas prprias. (p. 5) 5- A grande questo destas novas anlises histricas no perceber as continuidades, mas notificar as transformaes que so capazes de fornecer novas vises e interpretaes. (p. 6) 6- Em suma, a historia do pensamento, dos conhecimentos, da filosofia, da literatura, parece multiplicar as rupturas e buscar todas as perturbaes da continuidade, enquanto a histria propriamente dita, a histria pura e simplesmente, parece apagar, em benefcio das estruturas fixas, a irrupo dos acontecimentos. (p. 6) 7- de competncia da histria trabalhar com os documentos no de forma inerte, buscando apenas aferir-lhe a veracidade e conceituaes prprias em si mesmo, mas elabor-lo, estabelecendo relaes com as inmeras temporalidades e significaes, distinguindo aquilo que lhe pertinente anlise. A histria , portanto, o trabalho e a utilizao de uma materialidade documental [...] que apresenta sempre em toda a parte, em qualquer sociedade, formas de permanncias, quer espontneas, quer organizadas. (p. 7-8) 8- Tal atribuio da histria em nossos dias traz consigo conseqncias diversas, sendo a primeira delas, uma tendncia a multiplicao das anlises voltadas s rupturas na chamada histria das idias e a exposio dos tempos longos na histria propriamente

dita. J como uma segunda conseqncia, pode-se apontar o destaque dado pelas disciplinas histricas descontinuidade. O que antes era visto pela histrica clssica como dado e impensvel, passa a ser tratado por suas diversas disciplinas como questo de prioridade. A descontinuidade passa a ser, portanto, uma ao deliberadamente por parte do historiador, sendo fruto de sua descrio histrica. Numa terceira conseqncia, destaca-se a decadncia da constituio da idia de uma histria geral, global, em decorrncia da busca pela problematizao de aspectos como as especificidades cronolgicas, por parte da histria nova, sem, contudo buscar uma pluralidade de histrias independentes entre si. Finalmente, como uma ltima conseqncia, figura a incidncia de variados problemas de ordem metodolgica no seio desta histria nova. (p. 8-12) 9- A histria contnua o correlato indispensvel funo fundadora do sujeito: a garantia de que tudo que lhe escapou poder ser devolvido; a certeza de que o tempo nada dispersar sem reconstitu-lo em uma unidade recomposta; a promessa de que o sujeito poder, um dia sob a forma da conscincia histrica , se apropriar, novamente, de todas essas coisas mantidas a distncia pela diferena, restaurar seu domnio sobre elas e encontrar o que se pode chamar de sua morada. (p. 14) 10- A histria viva e em constante mutao. (p. 16-17) 11- A Arqueologia do Saber pretende formular os instrumentos utilizados ou elaborados por diversas pesquisas histricas para atender s suas necessidades especficas de anlise, bem como esfora-se para definir um mtodo de anlise seguro de qualquer influncia antropolgica. (p. 18)

Hayden White Meta-Histria A imaginao histrica do sculo XIXIntroduo.

Fichamento. Meta-Histria A imaginao histrica do sculo XIX. Introduo WHITE, Hayden. Meta-Histria. So Paulo: EDUSP, 1992. 1- A Meta-Histria pretende somar discusso do conhecimento histrico, buscando apresentar uma teoria geral da estrutura de pensamento histrico. (p. 17) 2- Segundo White, a validade de autores clssicos como modelo, tais como Michelet, Ranke, Tocqueville, Burckhardt, Hegel, Marx, Nietzsche e Croce se d no pela natureza dos dados e informaes por eles utilizados em suas obras, mas sim pela consistncia e coerncia de suas idias, que lhes fizeram referncias na capacidade de iluminar os principais debates do campo histrico. (p. 19) 3- enquanto um historiador pode entender que sua tarefa reevocar, da maneira lrica ou potica o esprito de uma poca passada, outro pode presumir que lhe cabe sondar o que h por trs dos acontecimentos a fim de revelar as leis ou princpios que o esprito de uma determinada poca apenas uma manifestao ou forma fenomnica [...] alguns historiadores concebem sua obra primordialmente como uma contribuio para a iluminao de problemas e conflitos sociais existentes, enquanto outros se inclinam para suprimir tais preocupaes presentistas e tentam determinar em que medida um dado perodo do passado difere do seu. (p. 20) 4- Em primeiro lugar os elementos dos campo histrico so organizados numa crnica pelo arranjo dos acontecimentos que sero tratados na ordem temporal pelo arranjo dos acontecimentos que sero tratados na ordem temporal de sua ocorrncia; depois a crnica organizada numa estria pelo posterior arranjo dos eventos nos componentes de um espetculo ou processo de acontecimento, que, segundo se pensa, possui comeo, meio e fim discernveis. (p. 21) 5- White defende a idia de que o historiador tambm possui em suas investigaes histricas uma certa parcela de inventividade. Ele no apenas encontra as suas estrias, mas capaz de sup-las diante de informaes carregadas de historicidade. ele o responsvel por arranjar os eventos da crnica histrica de acordo com uma hierarquia de significaes que lhe pertinente, a fim de conferir coerncia s suas idias. (p. 22) 6- Hayden responde questes ligadas estrutura do conjunto inteiro de eventos (o que ele chama de estria concluda), atravs de trs maneiras distintas, a saber: explicao por elaborao de enredo, explicao por argumentao e por implicao ideolgica. (p. 22-23) 7- A explicao por elaborao de enredo responsvel por atribuir determinado sentido a uma estria, de acordo com sua temtica especfica. O historiador, portanto, explica a estria de acordo com a maneira pela qual se prope a estruturar a mesma. (p.23)

8- A estria romanesca fundamentalmente um drama de auto-identificao simbolizado pela aptido do heri para transcender o mundo da experincia, venc-lo e libertar-se dele no final [...] A comdia e a tragdia, porm, sugerem a possibilidade de libertao, ao menos parcial, da condio da Queda, e de alivio provisrio do estado dividido em que os homens se acham neste mundo. Mas essas vitrias provisrias so concebidas dessemelhantemente nos arqutipos mticos de que as estruturas de enredo da comdia e da tragdia so formas sublimadas. (p. 24) 9- A stira, diferentemente das perspectivas romanescas, trgicas e cmicas, percebe as possibilidades e verdades da existncia humana sob uma tica irnica. (p. 25) 10- Segundo White, o trabalho do historiador aproxima-se daquele feito por um cientista, na medida em que ele disponibiliza o enredo que conduz ao entendimento da histria contada, garantindo-lhe certa coerncia formal. Neste caso, o cientista aproximar-se-ia do historiador quando da identificao dos elementos do argumento nomolgico-dedutivo utilizado em sua exposio. Hayden ainda defende que o historiador d luz arte e cincia, simultaneamente, na medida em que no podem ser dissociadas suas atribuies de carter investigativo e narrativo, concomitantemente. (p. 27) 11- A histria possui sua singularidade frente s demais cincias, precisamente por discordarem os prprios historiadores a respeito de aspectos tidos como pontuais, tais como as leis de causao social que levam a uma determinada explicao para certos fenmenos histricos, e a questo da prpria forma de explicao cientfica da histria. (p. 27-28) 12- As disputas historiogrficas no nvel da interpretao so na realidade disputas sobre a verdadeira natureza da empresa do historiador [...] Assim, tambm as disputas sobre o que a histria deve ser refletem de igual modo variadas concepes daquilo em que deve consistir uma correta explicao histrica e diferentes concepes, portanto, da tarefa do historiador. (p. 28) 13- O historiador de carter formista aquele que pode estar suscetvel a generalizaes sobre a natureza do processo histrico. O formismo na verdade tende a apresentar-se satisfatrio quanto a sua amplitude (do ponto de vista em que busca abarcar um grande numero de exemplificaes, tendo assim um significativo alcance), entretanto, inevitavelmente acaba por pecar na exatido, na medida em que suas generalizaes necessariamente carecem de preciso conceitual. (p. 29-30) 14- Os historiadores organicistas tendem a dar enfoque aos princpios ou idias que aludem aos processos individuais que podem ser notados no campo histrico, bem como os processos tidos como globais. (p. 31) 15- White sustenta que ideologia corresponde a um conjunto de atribuies com a inteno de objetivar uma determinada tomada de posio no mundo presente da prxis social e a efetiva atuao sobre este mesmo mundo. (p.36) 16- Um historiador pode explicar o que aconteceu no campo histrico ao identificar a lei (ou as leis) que rege(m) o conjunto de eventos postos em enredo na estria como um drama de significao trgica. Ou, inversamente, pode encontrar a significao trgica

da estria que ps em enredo ao descobrir a lei que rege a seqncia de articulao do enredo [...] um conjunto de eventos posto em enredo como uma tragdia pode ser explicado cientificamente (ou realisticamente) recorrendo-se a leis precisas de determinao causal ou a leis putativas de liberdade humana. (pg. 41-42) 17- Para Hayden White, um estilo de historiografia significa, sobretudo, um tipo de combinao prprio de modos de composio de enredo, argumentao e viso ideolgica, entretanto, defende que estes diversos aspectos no podem ser juntados numa mesma obra de forma indiscriminada, devendo ser respeitadas determinadas compatibilidades entre os vrios modos de composio. (p. 43-44) 18- De acordo com White, antes que o historiador possa aplicar os instrumentos conceituais, a fim de representar e elucidar o campo histrico faz-se necessrio que ele prefigure este campo, ou seja, constitua-o claramente como objeto de percepo mental, atravs da adequao do aparato lingstico a ser utilizado, buscando nos documentos um conjunto completo de eventos a serem explorados. Da a importncia do primoroso uso dos recursos lingsticos no trabalho com a histria. (p. 44-45) 19- O autor reconhece a existncia de quatro tropos bsicos para a anlise da linguagem potica, que so: metfora, metonmia, sindoque e ironia. Tais tropos, por sua vez, permitem caracterizar objetos em diferentes tipos de discurso indireto. Segundo o autor, so muito teis no entendimento de operaes, atravs das quais os contedos de experincia que so capazes de resistir s descries em representaes que no se apresentem em carter ambguo podem ser compreendidos e elaborados para a o entendimento consciente. (p. 47-48) 20- O recurso da metonmia serviria para literalmente substituir o nome de uma determinada parte de algo pelo nome do todo (o autor utiliza o exemplo cinqenta velas, onde o substantivo velas estaria substituindo navios). Contudo aposta que ironia, metonmia e sindoque so tipos de metfora, mas diferem umas das outras nos tipos de redues ou integraes que efetuam no nvel literal de suas significaes e pelos tipos de iluminaes que tm em mira no nvel figurado. A metfora essencialmente representacional, a metonmia reducionista, a sindoque integrativa e a ironia negacional. (p. 48) 21- Hayden estabelece fases da conscincia histrica do sculo XIX, tendo a primeira tomado corpo dentro do contexto da crise na reflexo histrica no final do movimento Iluminista. Sustenta que durante o incio do sculo XIX trs escolas historiogrficas distintas entre si quanto reflexo histrica estabeleceram-se no cenrio europeu: a escola romntica, a idealista e a positivista. Todas eram categricas em discordar acerca do mtodo a ser empregado no trabalho com a histria, entretanto talvez um ponto que as aproximava devesse ser a desaprovao da atitude irnica na qual os racionalistas do final do Iluminismo passaram a abordar os estudos histricos. (p. 53)

Michel Foucault e Hayden White Aproximaes em A Arqueologia do Saber e Meta-Histria - A imaginao histrica do sculo XIX Ao analisar os captulos introdutrios de Meta-Histria e A Arqueologia do Saber, pode-se compreender que Hayden White reconhece nas idias de Foucault a importante reordenao do trabalho com a investigao e a hiptese histrica, na medida em que o historiador, atravs de Foucault passa a tornar o passado cada vez menos reconhecido e simplesmente dado, em detrimento da viso histrica convencional que insiste em refamiliarizar este mesmo passado ao leitor, tornando-o cada vez mais palpvel. Foucault prope uma mudana no carter histrico, tornando-o mais complexo e multiforme. Uma histria que busca encarar os fatos no como isolados em seu tempo, mas em constante dilogo com as demais temporalidades, e que, sobretudo privilegia as rupturas em lugar das continuidades de pensamentos, coletivos ou individuais. Michel ainda percebe a questo dos objetos histricos como significaes de acontecimentos completos e claramente analisveis, sendo a histria, para ele, perfeitamente trabalhada pelo historiador, fato que o aproxima em muito das idias de Hayden, claramente influenciado por ele, na medida em que este ir dizer que o historiador, mediante aos fatos evidenciados pelos documentos, o responsvel por recriar a histria, afirmando deste modo o carter inventivo do mesmo. Para ambos os autores, o historiador o grande responsvel por organizar os eventos da narrativa histrica de acordo com seus interesses de anlise, a fim de conferir ao seu discurso determinada significao, conceituao e sentido. Um outro fator de aproximao das duas obras, diz respeito incapacidade de dissociao do trabalho do historiador em relao s suas atribuies de carter investigativo e narrativo, que aproxima, simultaneamente o campo da histria com a cincia e a arte, respectivamente, estando ela, portanto, no meio termo entre estas duas. Finalmente h de se destacar a importncia que os autores conferem ao uso dos recursos lingsticos e semnticos na formao do discurso histrico, na medida em que Foucault aponta que o aprimoramento dos instrumentos (entre estes, os lingsticos, por exemplo) criados ou utilizados pelos historiadores, proporcionaram-lhes um aprofundamento e uma diversificao das anlises dos contedos histricos. Ao passo que Hayden, seguindo a mesma lgica Foucaultiana, reconhece em sua obra a importncia dos instrumentos lingsticos na elaborao das crnicas histricas, com o objetivo de tornar a histria mais atraente, completa e efetiva em suas anlises.

Das könnte Ihnen auch gefallen