Sie sind auf Seite 1von 50

Modellus 2.

01

Manual
Vitor Duarte Teodoro

http://phoenix.sce.fct.unl.pt/modellus modellus@mail.fct.unl.pt

Junho de 2000 Faculdade de Cincias e Tecnologia Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Modellus 2.01 Autores: Vitor Duarte Teodoro, Joo Paulo Duque Vieira, Filipe Costa Clrigo Copyright 2000 Faculdade de Cincias e Tecnologia, Universidade Nova de Lisboa

O que novo na verso 2.01


1. 2.

Utilizao de vdeo (formato AVI) na janela de Animao. Ferramentas para anlise de vdeo, fotografias e grficos na janela de Animao: medida de coordenadas, medida de distncias, distncias sobre curvas, reas, declives e ngulos. Possibilidade de utilizao de escalas nas diversas medidas, com excepo da medida de ngulos, que pode ser feita em graus ou em radianos. Janela Notas: um pequeno processador de texto para escrever observaes, registos, actividades, etc. Opo Preferncias no menu Ficheiro para indicao dos directrios onde se encontram os modelos e as imagens utilizadas nos modelos. Novas funes na janela Modelo, incluindo funes de pausa e stop. Aumento do nmero de linhas do modelo: de 64 para 200. Aco em todas as janelas das opes Casas decimais e Limiar Exponencial. Possibilidade de abertura de ficheiros em modo de execuo automtica. Opo Preferncias... no menu Ficheiro para indicao da directoria em que se encontram os modelos e das directorias com imagens e videos. Repetir (Replay.)

3. 4. 5. 6. 7. 8. 9.

10. Visualizao de tangentes nos grficos, na janela Grfico, em modo 11. Opo de visualizao/no visualizao de pontos no Objecto Geomtrico

na janela de Animao.
12. Melhoria do contraste das janelas, com utilizao de fundos brancos. 13. Os modelos gravados com password no podem ser gravados novamente,

sem primeiro serem desprotegidos com a respectiva password.


14. Help file completo (em ingls), com quatro tutoriais. 15. Correco de diversos bugs e incorreces.

Modellus Verso 2.01

p. 3

A1
Novos botes

Janela Modelo: novas funcionalidades


Uma vez executado o programa, a janela Modelo tem agora dois novos botes, a seguir ao boto delta x:

novos botes

Esses botes tm as seguintes funcionalidades:


Boto Aco Exemplo

Introduz um valor no definido. Shortcut: ~ O valor de x no est definido para valores de t inferiores a 5. til em funes definidas por ramos, em que parte do domnio no est definido. Designa o ltimo valor de uma varivel. Shortcut: O novo valor de x igual ao valor anterior mais 1. til na investigao de iteraes/equaes com diferenas finitas.

Novas funes

Alm das funes j includas na verso 1, o Modellus possui agora mais as seguintes novas funes:
Funo Exemplo

Parte inteira Factorial Secante Co-secante Co-tangente Seno hiperblico


e e --------------- 2
t t

int(t)
fact(n) sec(t) cosec(t) cotan(t) sinh(t)

Modellus Verso 2.01

p. 4

Funo

Exemplo
t t

Co-seno hiperblico e + e - --------------- 2


e e Tangente hiperblica ---------------- t t

cosh(t)

e t + e t

tanh(t) round(t) Arredonda para o inteiro mais prximo.

Arredondamento Sinal

sign(t) Se o argumento negativo, sign(t) = 1 ; se o argumento positivo, sign(t) = 1; se o argumento nulo, sign(t) = 0.

Foram ainda introduzidas trs outras que devem ser utilizadas em conjunto com a condio if ... then ... e que permitem parar ou suspender a execuo do modelo:
Funo Exemplo

stop( ) Paragem pause( ) Pausa

if(y<0) then (a=stop(t)) Pra a execuo do modelo quando y<0 e o valor de t atribudo a a. if(t==5) then (a=pause(t)) Suspende a execuo do modelo quando t igual a 5 e atribui o valor de t varivel a. Pode continuar-se a execuo do modelo, pressionando o boto , na janela de Controlo. if(t==5) then (a=pause2(10)) Suspende a execuo do modelo quando t igual a 5 e atribui o valor 10 varivel a, mantendo-se em pausa por 10 unidades de tempo (10 dcimos de segundo, aproximadamente).

pause2 ( ) Pausa temporria

Nota: as funes reconhecidas na verso 1 eram as seguintes:


Funo Exemplo

Raz quadrada (pode tambm ser obtida utilizando o boto na janela Modelo) Seno Co-seno Tangente Secante Arco seno Arco co-seno Arco tangente Logaritmo natural Logaritmo decimal

sqrt(2)

sin(2***t) ou sen (2***t) cos(2***t) tan(5) sec(2) arcsin(0.5) ou asin(0.5) ou arcsen(0.5) ou asen(0.5) arccos(0.5) ou acos(0.5) arctan(0.5) ou atan(0.5) ln(5) log(10)

Modellus Verso 2.01

p. 5

Funo

Exemplo

Gerador de nmeros aleatrios Gerador de nmeros aleatrios inteiros Valor absoluto

rnd(10)
Nota: gera nmeros aleatrios entre 0 e 10.

irnd(10)
Nota: gera nmeros aleatrios inteiros entre 0 e 10.

abs(-5)

Modellus Verso 2.01

p. 6

A2
Notas

Janela Notas
A janela Notas destina-se a escrever observaes, registos, comentrios, propostas de actividade:

Nesta janela possvel utilizar os shortcuts standard do Windows: Ctrl + C para copiar o texto seleccionado. Ctrl + V para colar. Ctrl + X para cortar o texto seleccionado. Ctrl + Z para anular.

Transferncia de texto entre aplicaes

O texto da janela Notas pode ser copiado para um processador de texto ou pode ser colado, vindo de outra aplicao.

Uso de password e efeito na janela Notas

Se o modelo for gravado com password e com a janela Notas visvel, o texto no pode ser alterado, podendo, no entanto, ser copiado para outras aplicaes. O boto Copiar nesta janela apenas actua sobre texto previamente seleccionado, no sobre todo o contedo da janela Notas.

Esconder a janela

O boto Esconder, , permite, tal como no caso das outras janelas, esconder a janela Notas sem perder o contedo da janela. Este boto , de certo modo, equivalente ao boto minimizar das janelas Windows. Se a janela estiver escondida e o ficheiro no tiver sido gravado com password, pode novamente ser visualizada utilizando o menu Janela, opo Notas.

Limite de caracteres

O nmero mximo de caracteres na janela Notas de aproximadamente 3200 cerca de duas pginas de texto.

Modellus Verso 2.01

p. 7

A3

Menu Ficheiro
O menu Ficheiro inclui uma nova opo, Preferncias:

Nesta opo pode indicar-se a pasta (Folder) que aberta por omisso (Default folder) sempre que se abre ou guarda um modelo:

Pode tambm indicar-se as pastas onde se encontram as imagens ou vdeos. Se estas estiveram indicadas, o Modellus encontrar mais facilmente qualquer ficheiro GIF, BMP ou AVI. Quando instalado a partir do ficheiro de instalao, o Modellus regista no ficheiro win.ini da pasta de sistema (Windows) os dados referentes s pastas pr-definidas.

Modellus Verso 2.01

p. 8

A4
Novas funcionalidades

Janela Animao
A janela Animao, uma vez criada ( possvel, tal como na verso anterior, criar trs janelas Animao) tem o seguinte aspecto:

Inclui 6 novos botes no topo, destinados a fazer medies, com o modelo parado, suspenso ou em execuo.

Ferramentas de medida

So as seguintes as funcionalidades dos novos botes:

Medir ngulos Medir declives Medir reas Medir distncias sobre curvas Medir distncias Medir coordenadas Uma vez actividado o boto na janela de Animao, clicando com o boto esquerdo do rato inicia a medio. O boto direito termina a medio.

Modellus Verso 2.01

p. 9

Medir coordenadas

Um exemplo de medida de coordenadas num grfico:


1.

Utilizando o boto Definio de fundo, , colocou-se uma imagem de um grfico no fundo da janela (as imagens devem estar em formato GIF ou BMP):

Esta imagem est sempre por detrs de todos os objectos colocados nesta janela (o que no acontece quando se coloca uma imagem utilizando o boto de importao de imagens colocado nas ferramentas do lado esquerdo, ). Para medir coordenadas, clicar com o boto esquerdo no ponto que se toma como origem do sistema de coordenadas e com o boto direito no ponto em que se quer medir as coordenadas:

com o boto esquerdo do rato

com o boto direito do rato

Modellus Verso 2.01

p. 10

Se necessrio, pode ajustar-se a posio de qualquer dos pontos do medidor de coordenadas, utilizando o boto esquerdo do rato:

ajuste (arrastar com o boto esquerdo)

Pode igualmente editar-se a escala do medidor e as cores dos valores de medida, clicando com o boto direito sobre a origem ou a extremidade do medidor de coordenadas:

definio de escala

definio de cor de texto e de cor de fundo da medida Procede-se de modo idntico para eliminar a medida. Estas funcionalidades de edio do medidor de coordenadas so comuns s restantes ferramentas de medida.

Modellus Verso 2.01

p. 11

Medir distncias

Um exemplo de medida de uma distncia sobre uma fotografia:


1.

Utilizando o boto Definio de fundo, , colocou-se uma imagem no fundo da janela (as imagens devem estar num dos formatos seguintes: GIF ou BMP):

Para medir uma distncia, clicar com o boto esquerdo no incio da distncia da distncia a medir e com o boto direito no fim dessa distncia.

com o boto direito do rato

com o boto esquerdo do rato

Modellus Verso 2.01

p. 12

Se necessrio, pode ajustar-se a posio de qualquer dos pontos do medidor de distncias, utilizando o boto esquerdo do rato:

ajuste (arrastar com o boto esquerdo)

Pode igualmente editar-se a escala do medidor e as cores dos valores de medida, clicando com o boto direito sobre qualquer dos pontos extremos do medidor de distncias:

definio de escala definio de cor de texto e de cor de fundo da medida Procede-se de modo idntico para eliminar a medida.

Modellus Verso 2.01

p. 13

Medir distncias sobre a trajectria

Esta ferramenta permite medir distncias segundo trajectrias no rectilneas. Os sucessivos pontos so criados com o boto esquerdo do rato e o ltimo ponto criado com o boto direito:

Os vrios pontos so definidos com o boto direito. O ltimo, com o boto esquerdo. A edio da escala e das cores, uma vez criada a medida, pode ser feita com o boto direito.

Modellus Verso 2.01

p. 14

Medir reas

Este medidor especialmente adequado para medir reas em grficos. A sua utilizao semelhante aos restantes: boto esquerdo para criar pontos (ou alterar a posio, uma vez criados) e boto direito para terminar (ou para editar escalas e cores, depois de j estar na janela). Comecemos por colocar uma imagem (GIF ou BMP) de um conjunto de resultados experimentais (a pasta sensors do Modellus tem dezenas de imagens referentes a uma grande variedade de experincias):

Na maior parte das vezes, necessrio determinar as escalas dos grficos ou das fotografias. Essa definio pode ser feita do seguinte modo:
1.

Utiliza-se o medidor de distncias nas escalas do grfico: 7.0 s do grfico correspondem a 322 pixeis.

Comeo
2.

Fim

Define-se na janela Modelo uma varivel do factor de escala (7 segundos para 322 pixeis, neste exemplo):

Modellus Verso 2.01

p. 15

3.

Afixa-se o valor dessa varivel na janela de Animao, utilizando o boto Medidor Digital, :

Factor de escala no eixo do tempo.


4.

Aumenta-se o nmero de casas decimais (boto Opes na janela de Controlo para, por exemplo, 6 casas decimais:

6 casas decimais em todos os valores.

Modellus Verso 2.01

p. 16

5.

Procede-se de modo semelhante para determinar o factor de escala vertical:

Factor de escala no eixo da velocidade.


6.

Com o boto direito do rato editam-se as propriedades da rea a medir e escrevem-se os respectivos factores de escala:

Factor de escala no eixo do tempo.

Factor de escala no eixo da velocidade.

Modellus Verso 2.01

p. 17

7.

O valor da rea sob o grfico, no intervalo de tempo considerado, est agora correcto:

rea sob o grfico, no intervalo de tempo de 4,2 s a 7,3 s.

Modellus Verso 2.01

p. 18

Medir declives

O processo de medida de declives semelhante ao de medida de reas:


1. 2.

boto esquerdo para criar o ponto onde se pretende medir o declive (e para modificar a respectiva posio); boto direito para definir a tangente (ou para modificar escalas e cores).

A figura seguinte mostra um exemplo de determinao de um declive, utilizando as escalas obtidas no exemplo anterior (medida de reas):

Declive do grfico (tendo em conta as respectivas escalas).

Modellus Verso 2.01

p. 19

Medir ngulos

A medio de ngulos pode ser feita em graus ou em radianos. Note-se, no entanto, que as unidades desta ferramente de medida no dependem da seleco da opo Radianos/Graus no boto Opes da janela de Controlo. A figura seguinte mostra um exemplo de medida de um ngulo (por vezes, pode ser necessrio ajustar o ngulo a medir, definindo um ngulo agudo):

Modellus Verso 2.01

p. 20

Utilizando as ferramentas de medida para construir modelos a partir de dados experimentais


Um exemplo com um oscilador

Analisemos diversos exemplos de construo de modelos a partir de dados experimentais, registados com sensores e interfaces computacionais. Em todas as situaes, comea-se por colocar a imagem com os dados no fundo da janela de Animao. Os exemplos a analisar so:
1. 2. 3. 4.

Um oscilador mecnico. A descarga de um condensador. Um movimento acelerado. Um movimento retardado, seguido de movimento acelerado.

1.

Colocou-se uma imagem (C:\modellus\sensors\mhs4.gif) de um conjunto de dados referentes posio de um oscilador mecnico (um pndulo elstico vertical) na janela Animao:

2.

Determinaram-se os factores de escala horizontal e vertical:

Modellus Verso 2.01

p. 21

3.

Mediu-se o perodo da oscilao (determinou-se a distncia entre dois picos para diminuir a incerteza de medio):

4.

Mediu-se a amplitude da oscilao:

Modellus Verso 2.01

p. 22

5.

Escreveu-se um modelo para o oscilador (frequncia angular em graus/s para utilizar a frequncia em radianos/s era necessrio seleccionar Radianos na janela de Controlo, boto Opes):

6.

Criou-se um Lpis na janela de Animao para representar o grfico do modelo obtido, utilizando como escalas os factores de escala j determinados:

Modellus Verso 2.01

p. 23

7.

Executou-se o modelo boto Comear, na janela Controlo:

8.

conveniente reduzir o passo para, por exemplo, 0.05 s, e diminuir o valor mximo de t para 4 s. Pode tambm colocar-se o grfico de modo a coincidir com os resultados experimentais:

Modellus Verso 2.01

p. 24

9.

O modelo est aceitvel. Agora s falta determinar a fase inicial e adequar o modelo ao facto da posio de equilbrio no ser 0 m... Mas antes ainda se pode colocar uma partcula a representar o oscilador, na vertical, com uma escala igual do grfico:

10. Agora pode observar-se a construo do grfico em simultneo com o

movimento do oscilador:

Modellus Verso 2.01

p. 25

Um exemplo com uma descarga de um condensador

A imagem seguinte refere-se descarga de um condensador (C:\modellus\sensors\discharge1.gif) . Pretende-se construir o modelo de decamento exponencial que descreve o potencial V nos extremos do resistor, em funo do tempo (V = V0ekt), em que k = ln(0.5)/T0.5, sendo T0.5 o semi-perodo (tempo que demora V a diminuir para metade, V/2) e V0 o potencial no instante inicial.
1.

Comea-se por determinar os factores de escala:

Modellus Verso 2.01

p. 26

2.

Mede-se o valor de V0:

3.

Determina-se o semi-perodo, medindo quanto tempo demora V a diminuir para metade:

Modellus Verso 2.01

p. 27

4.

Escreve-se o modelo de V e cria-se um grfico (Lpis) para representar essa funo, em sobreposio aos dados experimentais (note-se que as escalas do grfico devem ser as adequadas; o limite superior de t tambm foi alterado para 120):

5.

Este modelo pode ser facilmente melhorado. Por exemplo, poderia melhorar-se a determinao do semi-perodo, medindo quanto tempo demorou a passar de V0/2 a metade de V0/2 e fazer uma mdia das duas determinaes.

Modellus Verso 2.01

p. 28

Um exemplo com um movimento acelerado

Os dados seguintes referem-se a um movimento acelerado de um carro para experincias de movimento (ficheiro c:\modellus\sensors\acel1.gif). A fora responsvel pela acelerao exercida por uma ventoinha accionada por um motor elctrico, colocada no carro. Pretende-se determinar o modelo do movimento e representar esse movimento.

1.

Comea-se como nos exemplos anteriores, por determinar os factores de escala:

Modellus Verso 2.01

p. 29

2.

Mede-se o declive do grfico da velocidade:

3.

Edita-se a medio do declive, com o boto direito, e introduzem-se as escalas do grfico da velocidade. Obtm-se, assim, a acelerao do movimento:

Modellus Verso 2.01

p. 30

4.

Determina-se o intervalo de tempo em que o carro esteve parado antes de acelerar (pode introduzir-se o factor de escala do tempo para obter a medida directa desse intervalo de tempo):

5.

Mede-se a posio do carro, antes de iniciar o movimento (note-se a escala utilizada, a escala da posio):

Modellus Verso 2.01

p. 31

6.

Estamos agora em condies de escrever o modelo do movimento do carro (note-se o atraso t1 no segundo ramo da funo que descreve o movimento:

7.

Cria-se, finalmente, um grfico na mesma escala e, j agora, uma imagem (considerada como uma partcula) para representar o movimento do carro (a escala da coordenada horizontal deve ser suficientemente pequena para se observar movimentoporqu?):

Modellus Verso 2.01

p. 32

Um exemplo com um movimento retardado seguido de movimento acelerado

Os dados seguintes (C:\modellus\sensores\acel5.gif) referem-se a um movimento de um carro de laboratrio que se move por aco de uma pequena ventoinha. Pretende-se construir o modelo do movimento.
1.

Determinao dos factores de escala:

2.

Determinao da acelerao na primeira fase do movimento (movimento retardado) e na segunda fase (movimento acelerado) tendo em conta as respectivas escalas:

Modellus Verso 2.01

p. 33

3.

Determinao dos restantes parmetros relevantes para a construo do modelo:

4.

Construo e teste do modelo:

Modellus Verso 2.01

p. 34

Anlise de vdeos

Utilizando o boto Definio de fundo, , colocou-se um vdeo (C:\modellus\videos\pasco005.avi) no fundo da janela, surgindo duas imagens:

Este vdeo mostra o movimento de trs carros para experincias de dinmica. O carro de cima tem uma ventoinha que o empurra no sentido oposto da velocidade inicial que lhe conferida pela aco da mo.

Original do vdeo. No permite visualizar qualquer outro objecto sobreposto.

Cpia do vdeo.

A imagem da esquerda funciona como uma espcie de vdeo original: nesta zona da animao nada visualizvel, excepto o vdeo. A imagem da direita uma cpia da imagem da esquerda (cpia do ecr, o que implica no ser conveniente ter qualquer outra janela, como a janela Modelo, sobre o vdeo original). Sobre a imagem da direita pode colocar-se qualquer outro objecto.

Sincronizao do vdeo

O vdeo pode ser sincronizado com o passo da varivel dependente. Se se conhecer qual o nmero de imagens (frames) por segundo, utiliza-se este valor para definir o passo do modelo no boto Opes, janela Controlo. Por exemplo, para o vdeo da imagem anterior, tem-se 10 frames por segundo. Assim, o tempo entre cada frame de 1/10 s = 0,1 s. este valor que deve ser introduzido na janela Controlo. Se se introduzir um valor inferior, por exemplo 0,01 s, o vdeo passado 10 vezes mais lentamente, sem interpolao de imagens (logo, os saltos entre cada imagem podem ser facilmente visveis). tambm conveniente determinar quanto tempo demora o vdeo a correr para definir o valor mximo do tempo, a varivel independente, na janela Controlo.

Modellus Verso 2.01

p. 35

Medio sobre o vdeo

Pode utilizar-se qualquer das ferramentas de medida sobre o vdeo cpia, o da direita. A imagem seguinte mostra a determinao da posio ao fim de 0,1 s, medindo a distncia entre a posio inicial e a posio no instante 0,1 s:

Uma frame para trs

Uma frame para a frente

Uma vez executado o modelo, utilizou-se este boto para andar imagem a imagem

Replay Ir para o ltimo valor Regressar ao valor inicial Parar Comear/pausa/recomear Quando se est utilizando o Modellus para fazer modelos a partir de dados, imagens e vdeos deve utilizar-se, em simultneo e complementarmente, uma folha de clculo (Excel, por exemplo). Andando passo a passo, determina-se a posio de 0,1 s em 0,1 s. Essas medidas podem ser introduzidas numa folha de clculo. A figura ao lado mostra os resultados para a fase de movimento retardado do carro do vdeo acima: Medindo a posio do carrinho ao fim de 0,1 s: 19 pixeis.

Modellus Verso 2.01

p. 36

Utilizando estes dados, pode fazer-se um grfico da posio em funo do tempo:

O movimento , pois, retardado. Admitamos que uniformemente retardado. Deste modo, a posio do carro descrita por um modelo do tipo
1 2 x = x 0 + v 0x t + -- a x t , 2

e a velocidade por
v x = v 0x + a x t

em que x0 a coordenada inicial, v0x a componente escalar da velocidade inicial e ax a componente escalar da acelerao, que constante. Se considerarmos a origem como posio inicial, temos apenas que obter a velocidade inicial e a acelerao. Vamos utilizar o Excel para obter estes parmetros e, em seguida, comparar o modelo obtido com o vdeo. Comecemos por estimar a velocidade em cada instante, com excepo dos instantes inicial e final. Para tal, pode comear-se por calcular o quociente entre a mudana de posio e o respectivo intervalo de tempo, num intervalo de tempo de 0,1 s em torno de cada ponto. Por exemplo, a velocidade no instante 0,1 s dada pelo quociente entre a posio no instante 0,2 s e a posio no instante 0,0 s, dividido pelo intervalo de tempo de 0,2 s:
35 0 v 0.1x = ---------------- = 175pixel/s 0.2 0

De modo semelhante, a velocidade no instante seguinte dada por:


50 19 v 0.2 x = -------------------- = 155pixel/s 0.3 0.1

E assim sucessivamente.

Modellus Verso 2.01

p. 37

Calculando a velocidade inicial e a acelerao na folha de clculo

A folha de clculo especialmente apropriada para este tipo de clculo. Pode, assim, definir-se na clula D5 a frmula =(C6-C4)/(B6-B4) e duplicar essa clula para as restantes clulas at ao instante 1,3 s:

Ainda na folha de clculo, analisemos um grfico da velocidade em funo do tempo, em simultneo com o grfico de posio:

A velocidade aproxima-se de 0 medida que o carro se aproxima do ponto em que volta para trs.

Modellus Verso 2.01

p. 38

Inspeccionando visualmente o grfico da velocidade, pode estimar-se o valor da velocidade no instante 0 s: aproximadamente 190 pixeis por segundo. Vejamos como obter este valor inicial, utilizando a possibilidade que o Excel tem de ajustar modelos a dados.
1.

Seleccionam-se os dados de que se pretende o modelo (neste caso, o conjunto de valores da velocidade), fazendo clique sobre um dos pontos:

2.

Com o boto direito do rato, activa-se o menu de opes do grfico e selecciona-se a opo Add Trendline:

Modellus Verso 2.01

p. 39

3.

Escolhe-se a opo Linear e activa-se o segundo conjunto de opes em Options:

Modelo Linear

Options: segundo conjunto de opes para a Trendline

4.

Selecciona-se a check-box Display equation on chart:

Clique para ver a equao junto ao grfico.

Modellus Verso 2.01

p. 40

5.

Obtm-se, assim, a equao linear que melhor se ajusta aos dados experimentais: Pode colocar-se a equao em qualquer zona do grfico, utilizando o rato (boto esquerdo)

6.

A ordenada na origem vale, pois, 183.65 unidades = 184 unidades. Como se trata de dados de velocidade, em pixeis por segundo, tem-se 184 pixel/s. Este o valor da velocidade no instante t = 0 s, o instante inicial. O declive do grfico da velocidade, que corresponde acelerao, 129.4 unidades = 129 unidades. Este declive corresponde ao quociente variao de velocidade por intervalo de tempo. Logo, as suas unidades so 129 (pixel/s)/s ou 129 pixel/s2. O movimento do carro , pois, descrito pelas seguintes equaes:
2 1 x = 184t + -- ( 129 )t 2

7.

8.

v x = 184 + ( 129 )t .

Simplificando estas equaes, obtm-se:


2 x = 184t 129 t -------2

v x = 184 129t . 9.

Regressemos ao Modellus. Na janela Modelo, escrevemos estas equaes e faz-se clique no boto Interpretar:

Interpretar

Modellus Verso 2.01

p. 41

10. Na janela de Animao, onde est o vdeo, selecciona-se uma partcula e

faz-se clique por debaixo do vdeo:

Clique para seleccionar Partcula

Clique para posicionar a Partcula

11. A coordenada horizontal da partcula (representada por um quadrado

pequeno) deve mover-se de acordo com o valor de x. Pode seleccionar-se as opes Trajectria e Estroboscopia, de 5 em 5 imagens:

Seleccionar todas estas opes e indicar Estroboscopia de 5 em 5 imagens. Varivel que define a coordenada horizontal da partcula Tipo de Partcula: Rectngulo

Modellus Verso 2.01

p. 42

12. Executa-se o modelo (boto Comear na janela de Controlo) e

observa-se o movimento do carro, no vdeo, e o movimento da partcula, de acordo com o modelo obtido:

Movimento da partcula, de acordo com o modelo.

13. Como se pode observar, o modelo adequado apenas para a fase retardada

do movimento... De facto, no regresso, a acelerao do carro tem uma magnitude superior acelerao na fase retardada. Poderia desenvolver-se este modelo determinando a acelerao na segunda fase do movimento e construindo um novo modelo utilizando funes por ramos, com condies na varivel independente.

Modellus Verso 2.01

p. 43

14. Vamos agora acrescentar na janela de Animao um vector para

representar a velocidade. Clica-se no boto Vector das ferramentas da esquerda da janela de Animao e coloca-se o vector por debaixo da partcula, por exemplo:

Clique para seleccionar Vector

Clique para posicionar o Vector

15. Na caixa de dilogo do Vector, indicar as seguintes caractersticas:

Componente horizontal do vector

Origem do vector: acompanha o valor de x, a coordenada de pposio da partcula

Cor Espessura

Nome

Modellus Verso 2.01

p. 44

16. Uma vez executado o modelo, observa-se o que sucede velocidade ao

longo do movimento:

O vector representa a velocidade da partcula. A origem do vector acompanha a posio da partcula.


17. Pode proceder-se de modo semelhante para representar a acelerao.

necessrio, no entanto, acrescentar na janela Modelo uma varivel identificada como ax e com o valor adequado. Experimente, ento, observar os dois vectores em simultneo:

Modellus Verso 2.01

p. 45

18. Representemos agora os grficos da posio em funo do tempo e da

velocidade em funo do tempo. Para criar um grfico, utilizao a ferramenta Lpis lado esquerdo e seleccionam-se as variveis que se quer representar:

Lpis (para criar grficos)

Caractersticas do grfico da posio. Notem-se as escalas horizontal e vertical do grfico. Assim, consegue-se um grfico com um tamanho adequado.

Caractersticas do grfico da velocidade. Notem-se as escalas horizontal e vertical do grfico.

Modellus Verso 2.01

p. 46

19. No modelo que temos vindo a analisar est a utilizar-se o pixel como

unidade de distncia no ecr. Se se quiser converter uma distncia em metros necessrio determinar o factor de escala do vdeo. Isso pode ser feito facilmente como se explicou na seco anterior, Ferramentas de medida, para o caso das imagens.

Modellus Verso 2.01

p. 47

A5
Novas funcionalidades

Janela Grficos
O fundo da janela Grficos , na verso 2.01, sempre branco. Deste modo, o contraste aumentado. As opes Casas decimais e Limiar exponencial boto Opes da janela de Controlo permitem definir quantas casas decimais devem aparecer nas escalas da janela, bem como a partir de que valores se inicia o uso de notao exponencial. Por exemplo, o grfico seguinte,

pode ser alterado para o seguinte, modificando o Limiar exponencial de 2 para 3 (ou superior) e o nmero de Casas decimais de 2 para 1:

Modellus Verso 2.01

p. 48

Tangentes ao grfico

Para se observar o declive da tangente ao grfico em cada ponto necessrio seleccionar a opo Tangentes (Quando se Faz Repetir), no boto Opes da janela de Grficos:

A tangente s visvel quando se faz Repetir (Replay) ou se percorre o modelo passo a passo:

Passo a passo para trs

Repetir (Replay)

Passo a passo para a frente

Modellus Verso 2.01

p. 49

A6

Janela Condies Iniciais


O nmero de Casas decimais e o nmero de dgitos a partir do qual h Notao exponencial, definidos na janela Controlo, boto Opes, tem efeito sobre os valores da janela Condies Iniciais. Assim, esta janela pode apresentar, por exemplo, o aspecto

ou

consoante as opes escolhidas.

Modellus Verso 2.01

p. 50

Das könnte Ihnen auch gefallen