Sie sind auf Seite 1von 4

A fome na frica Atualidades 28/11/08 Vinicios

A frica o continente mais pobre de todo o mundo, onde a grande maioria da populao vive abaixo da linha da pobreza realmente a fome e a misria so problemas que h muito tempo assola o povo africano. Alm disso, a mortalidade infantil muito grande j que todos os anos centenas de crianas morrem de desnutrio, no entanto este um problema que tem sido discutido por todo o mundo, que nos ltimos tempos vem se mobilizando para encontrar solues para este terrvel problema. A fome no continente africano no causada pela falta de alimento, e sim porque a populao no tem acesso a ele, pois como todos sabem, a renda est concentrada na mo de poucos. A situao que se encontra no pas parece nunca melhor o que parece mesmo que a cada dia que passa a situao piora ainda mais, esta pobreza deve ser enfrentada j que uma pessoa que fica faminta o dia todo no consegue se sentir livre e feliz. No entanto preciso conhecer quais as reais causas que levam essas milhares de pessoas, no qual vivem na subsistncia dependendo da doao de outros pases mais desenvolvidos e tambm de organizaes mundiais. Sem contar na calamidade em relao sade publica no qual possvel ver crianas morrendo a todo instante, outras procurando o que comer, e as vagas nos leitos dos hospitais esto quase todas ocupadas em decorrncia de outras pessoas que esto ocupando as mesmas. Muitas delas do entrada nos hospitais por causa da desnutrio j que no possuem uma renda fixa para que possam comprar os alimentos em quantidade necessria para que todos possam ser alimentados. O que muito pensam que se a produo agrcola fosse repartida em partes iguais no haveria fome j que a disponibilidade de aproximadamente

2.800 Kcal por pessoa, mas como podemos perceber que as contas no funcionam desta maneira. Entretanto basta perceber que cerca de 80% das crianas com fome na frica vivem em pases onde h excedentes alimentares, ou at mesmo que 20% dos alimentos produzidos tm como destino a alimentao animal. Sendo assim esses contextos devem ser analisados para que a fome e a misria da frica de ao menos uma amenizada j que no ser totalmente resolvido o problema, mas o que esperamos que as autoridades tomem alguma atitude em relao ao povo africano.

Questes da pg. 15 Qual o tema principal abordado na notcia?


O tema principal abordado na notcia a fome.

Qual a abordagem escolhida para tratar do tema? Ela esgota o assunto tratado?
Falando o que ele causa e tambm onde esse problema se apresenta mais. Um pouco, mas sim.

Quase os seus conhecimentos pessoais sobre o tema?


No s eu, mas todos sabiam j que a frica passava por esse problema de fome. At hoje esse tema abordado.

possvel conhecer mais sobre o assunto? Procure ajuda dos demais professores (Histria, Cincias, Portugus etc.) e outras fontes que completam seus conhecimentos sobre o tema em discusso?
Um pouco. Pode-se saber daquilo que os africanos sobrevivem, o que comem, e como fazer para evitar que isso acontea, o qual demoraria muitos anos.

Como o artigo justifica a existncia do problema na frica?


O artigo comea afirmando que a fome um problema que tem faz muito tempo e que a frica o continente mais pobre do mundo. Mas tambm o artigo coloca uma foto.

Quais as consequncias que o tema traz para a frica?


A fome traz mal funcionamento dos organismos e pode at causar a morte.

Essas consequncias podem ir alm, para a comunidade internacional como um todo?


No muito. O clima que predomina a frica o desrtico e com esse clima mais difcil ter plantao e tambm ter indstrias. A frica no tem recursos para construir muitas fbricas; a frica pobre. Mas a Europa, por exemplo, tem um clima melhor para plantar-se e ter mais indstrias e tambm a Europa um continente muito rico.

Que tipos de implicaes essas questes colocam para o resto do mundo (morais, culturais, ticas, polticas, econmicas etc.)?
Que a pessoa que de cor (negra) passa fome pobre, mas nem sempre isso ocorre. A fome pode parecer que at faz parte da cultura africana, parece normal.

Das könnte Ihnen auch gefallen