Sie sind auf Seite 1von 3

TDE prof. Jair Fernando Novelli.

A economia Cearense nas ltimas duas dcadas.

A economia cearense experimentou uma fase de crescimento razovel, proporcionalmente ao nvel regional e nacional, nas ltimas duas dcadas. Porm, sua influncia no PIB nacional no ultrapassou os j estabelecidos 2%. Esse patamar se manteve pelo fato de que a experincia cearense se deu ao mesmo tempo em que as regies Sul e Sudeste passavam por uma recesso onde a economia paulista obteve maior nus. Atravs da vontade poltica local tanto da sociedade como um todo, assim como da classe empresarial local, em especial ocorreram ajustes fiscais que permitiram uma poupana que, juntamente com o apoio do governo federal e do Banco Mundial, permitiu a construo do Porto do Pecm e do Aude Castanho. Tal medida correspondeu tanto uma alternativa endgena crise por que passava o setor pblico nacional, assim como tambm foi uma antecipao descentralizao poltico-administrativa que veio com a Constituio de 1988. Esses ajustes locais ajudam ao aproveitamento de oportunidades nacional e internacionalmente, alm de aumentar a competitividade da economia local. Apesar que, atualmente, o ajuste fiscal deixou de ser novidade, pois desde 2000, a LRF vem estabelecendo limites s prticas irregulares. Apesar que a boa gesto de uma economia no depende da Lei de Responsabilidade Fiscal - o que ocorre pelos gestores locais que devem realizar ajustes para incentivar investimentos em capital fsico e humano. Os governos estaduais e municipais precisam enfatizar o esforo fiscal, a maior eficincia da maquinaria, planejar e coordenar atividades pblicas e privadas com maior nfase, alm de se utilizar de resultados sobre a efetividade das polticas pblicas, incluindo auditorias externas assim como sua transparncia, divulgao dos ajustes, ao pblico. A economia cearense , no entanto, passou por modificaes. Onde se a agropecuria entrou em colapso enquanto setores de confeces, indstria txtil, bebidas e alimentos, estiveram em destaque. Os investimentos nessas reas se deram, principalmente, emprstimos do BNB e no por incentivos. Porm, essa expanso de capacidade instalada freou-se em 2000. Foi quando essa poltica passou a atender empresas locais, desviando-se do foco. Verificou-se que o incentivo pela atrao fiscal, por fim, gerou muitos empregos formais, principalmente no setor de couro e calados, porm no acelerou o

processo de industrializao. A insero industrial internacional, no setor de couros e calados se deu a um custo elevado para o governo, porm, justificvel pela gerao de empregos. Haveria um espao ainda para avanar tal indstria, na regio do Cariri, com destaque para Juazeiro do Norte. A ausncia de mais estudos especficos impedem diagnsticos mais precisos para alavancar mais reas do interior do Estado. Contudo, a poltica de incentivos fiscais, assim como vasta oferta de mo-de-obra barata, chegou a um esgotamento. Em parte, devido paralisao de interveno estatal. Uma opo seria o investimento por parte do setor privado da economia local. Deveria ser seguida por ajustes do governo federal na correo de desequilbrios sociais que vo alm da transferncia de renda e combate pobreza. O Estado do Cear ainda apresenta desigualdades social e espacial quando se compara a Regio Metropolitana de Fortaleza e o interior do estado. Sendo a RMF responsvel por grande parte do PIB local e mais de 90% das arrecadaes de ICMS. Quando o arranjo gado-algodo-cultura entrou em colapso, a distncia entre o interior e a RMF aumentou ainda mais. O bolsa-famlia foi um dos programas federais de transferncia de renda que evitaram o pior para a regio do interior cearense. Assim como o Fundo de Participao dos Municpios FPM, o que contribui para uma economia sem produo. Parte do fluxo de renda proveniente por essas transferncias financeiras acaba sendo destinado ao pagamento de bens e servios provenientes de outras regies, principalmente do Sudeste. Notou-se a existncia de dois pactos na questo das transferncias de renda. Um seria federativo, por meio das reformas constitucionais que montou a base de transferncias intergovernamentais, beneficiando estados e regies como o Cear e o Nordeste. O outro pacto seria de carter social, aps a Constituio de 1988 contribuindo para a expanso dos direitos no Brasil. A poltica cearense, ao mesmo tempo, atua para atrair investimentos privados e combater a pobreza local, principalmente de seu interior. Beneficiando, no entanto, muito mais o setor do empreendedorismo das mdias e grandes empresas, em detrimento das micro e pequenas. O que importa para os Sistemas e Arranjos Produtivos Locais a capacidade endgena de organizao da produo, com articulao , apoiada em interaes coletivas.

Existem vrios arranjos produtivos pelo interior cearense, sem apoio governamental e gerando mais de 30.000 postos de trabalho. A regio do Cariri um exemplo de localidade com vrios SAPLs, principalmente em relao ao turismo religioso, jias folheadas, calados e pedras ornamentais. Embora o Cear seja o estado pioneiro nos trabalhos de mapeamento, identificao e implantao de polticas que apiem os SAPLs, as equipes envolvidas na agenda de atividades correlacionadas so reduzidas. O novo modelo industrial de base de exportaes poder ser um enclave, com vis excludente, ou com baixo impacto scio-econmico, caso no incorpore em sua agenda os SAPLs e MPEs, de maneira independentes e/ou associados aos anunciados projetos estruturantes. Alm disso, o referido modelo no ser competitivo caso no acione o sistema estadual de inovao. O conhecimento e a inovao visam dar sustentabilidade ao crescimento econmico estadual alm de uma insero comercial mais vantajosa em nveis nacional e internacional. A competitividade no contexto das regies brasileiras est cada vez mais influenciada pelas consequncias do processo de globalizao e mobilizao dos capitais.

Das könnte Ihnen auch gefallen