Sie sind auf Seite 1von 6

FIGURAS DE LINGUAGEM Definio: Figuras de linguagem so certos recursos no-convencionais que o falante ou escritor cria para dar maior

expressividade sua mensagem. METFORA o emprego de uma palavra com o significado de outra em vista de uma relao de semelhanas entre ambas. uma comparao subentendida. Exemplo: Minha boca um tumulo. Essa rua um verdadeiro deserto. COMPARAO Consiste em atribuir caractersticas de um ser a outro, em virtude de uma determinada semelhana. Exemplo: O meu corao est igual a um cu cinzento. O carro dele rpido como um avio. PROSOPOPIA uma figura de linguagem que atribui caractersticas humanas a seres inanimados. Tambm podemos cham-la de PERSONIFICAO. Exemplo: O cu est mostrando sua face mais bela. O co mostrou grande sisudez. SINESTESIA Consiste na fuso de impresses sensoriais diferentes. Exemplo: Raquel tem um olhar frio, desesperador. Aquela criana tem um olhar to doce. CATACRESE uma metfora desgastada, to usual que j no percebemos. Assim, a catacrese o emprego de uma palavra no sentido figurado por falta de um termo prprio. Exemplo: O menino quebrou o brao da cadeira. A manga da camisa rasgou.

METONMIA a substituio de uma palavra por outra, quando existe uma relao lgica, uma proximidade de sentidos que permite essa troca. Ocorre metonmia quando empregamos: - O autor pela obra. Exemplo: Li J Soares dezenas de vezes. (a obra de J Soares) - o continente pelo contedo. Exemplo: O ginsio aplaudiu a seleo. (ginsio est substituindo os torcedores) - a parte pelo todo. Exemplo: Vrios brasileiros vivem sem teto, ao relento. (teto substitui casa) - o efeito pela causa. Exemplo: Suou muito para conseguir a casa prpria. (suor substitui o trabalho) PERFRASE a designao de um ser atravs de alguma de suas caractersticas ou atributos, ou de um fato que o celebrizou. Exemplo: A Veneza Brasileira tambm palco de grandes espetculos. (Veneza Brasileira = Recife) A Cidade Maravilhosa est tomada pela violncia. (Cidade Maravilhosa = Rio de Janeiro) ANTTESE Consiste no uso de palavras de sentidos opostos. Exemplo: Nada com Deus tudo. Tudo sem Deus nada. EUFEMISMO Consiste em suavizar palavras ou expresses que so desagradveis. Exemplo: Ele foi repousar no cu, junto ao Pai. (repousar no cu = morrer)

Os homens pblicos envergonham o povo. (homens pblicos = polticos) HIPRBOLE um exagero intencional com a finalidade de tornar mais expressiva a idia. Exemplo: Ela chorou rios de lgrimas. Muitas pessoas morriam de medo da perna cabeluda. IRONIA Consiste na inverso dos sentidos, ou seja, afirmamos o contrrio do que pensamos. Exemplo: Que alunos inteligentes, no sabem nem somar. Se voc gritar mais alto, eu agradeo. ONOMATOPIA Consiste na reproduo ou imitao do som ou voz natural dos seres. Exemplo: Com o au-au dos cachorros, os gatos desapareceram. Miau-miau. Eram os gatos miando no telhado a noite toda. ALITERAO Consiste na repetio de um determinado som consonantal no incio ou interior das palavras. Exemplo: O rato roeu a roupa do rei de Roma. ELIPSE Consiste na omisso de um termo que fica subentendido no contexto, identificado facilmente. Exemplo: Aps a queda, nenhuma fratura. ZEUGMA Consiste na omisso de um termo j empregado anteriormente. Exemplo: Ele come carne, eu verduras. PLEONASMO

Consiste na intensificao de um termo atravs da sua repetio, reforando seu significado. Exemplo: Ns cantamos um canto glorioso. POLISSNDETO a repetio da conjuno entre as oraes de um perodo ou entre os termos da orao. Exemplo: Chegamos de viagem e tomamos banho e samos para danar. ASSNDETO Ocorre quando h a ausncia da conjuno entre duas oraes. Exemplo: Chegamos de viagem, tomamos banho, depois samos para danar. ANACOLUTO Consiste numa mudana repentina da construo sinttica da frase. Exemplo: Ele, nada podia assust-lo. Nota: o anacoluto ocorre com freqncia na linguagem falada, quando o falante interrompe a frase, abandonando o que havia dito para reconstru-la novamente. ANAFRA Consiste na repetio de uma palavra ou expresso para reforar o sentido, contribuindo para uma maior expressividade. Exemplo: Cada alma uma escada para Deus, Cada alma um corredor-Universo para Deus, Cada alma um rio correndo por margens de Externo Para Deus e em Deus com um sussurro noturno. (Fernando Pessoa) SILEPSE Ocorre quando a concordncia realizada com a idia e no sua forma gramatical. Existem trs tipos de silepse: gnero, nmero e pessoa. De gnero. Exemplo: Vossa excelncia est preocupado com as notcias. (a palavra vossa excelncia feminina quanto forma, mas nesse exemplo a concordncia se deu com a pessoa a que se refere o pronome de tratamento e no com o sujeito). De nmero.

Exemplo: A boiada ficou furiosa com o peo e derrubaram a cerca. (nesse caso a concordncia se deu com a idia de plural da palavra boiada). De pessoa Exemplo: As mulheres decidimos no votar em determinado partido at prestarem conta ao povo. (nesse tipo de silepse, o falante se inclui mentalmente entre os participantes de um sujeito em 3 pessoa). SNTESE DO TUTORIAL As figuras de linguagem so recursos no-convencionais que o falante ou escritor cria para dar maior expressividade sua mensagem. Metfora o emprego de uma palavra com o significado de outra em vista de uma relao de semelhana. Comparao uma atribuio de caracterstica de um ser a outro em virtude de uma determinada semelhana. Prosopopia atribui caractersticas humanas a seres inanimados. Sinestesia consiste na fuso de impresses sensoriais diferentes. Catacrese uma metfora desgastada, to usual que j no percebemos, ou seja, o emprego de uma palavra no sentido figurado por falta de um termo prprio. Metonmia a substituio de uma palavra por outra, quando existe uma relao lgica, uma proximidade de sentidos que permite essa troca. Perfrase a designao de um ser atravs de alguma de suas caractersticas ou atributos, ou de um fato que o celebrizou. Anttese consiste no uso de palavras de sentidos opostos. Eufemismo consiste em suavizar palavras ou expresses que so desagradveis. Hiprbole um exagero intencional com a finalidade de tornar mais expressiva idia. Ironia consiste na inverso dos sentidos, ou seja, afirmamos o contrrio do que pensamos. Onomatopia consiste na reproduo ou imitao do som ou voz natural dos seres. Aliterao consiste na repetio de um determinado som consonantal no incio ou interior das palavras. Elipse consiste na omisso de um termo que fica subentendido no contexto, identificado facilmente. Zeugma consiste na omisso de um termo j empregado anteriormente. Pleonasmo consiste na intensificao de um termo atravs da sua repetio, reforando seu significado. Polissndeto a repetio da conjuno entre as oraes de um perodo ou entre os termos da orao. Assndeto ocorre quando h a ausncia da conjuno entre duas oraes.

Anacoluto consiste numa mudana repentina da construo sinttica da frase. Anfora consiste na repetio de uma palavra ou expresso para reforar o sentido, contribuindo para uma maior expressividade. Silepse ocorre quando a concordncia realizada com a idia e no sua forma gramatical. Existem trs tipos de silepse: gnero, nmero e pessoa.

Das könnte Ihnen auch gefallen